News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/05

Started by JotaCC, 23 de May de 2010, 07:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

Renovações emperradas

Filipe Oliveira, Meyong e Kieszek são os jogadores bracarenses que estão para renovar há duas semanas mas que ainda não o fizeram. Depois de gorada a continuação de André Leone, a SAD não quer perder mais um trio importante na planificação da próxima época, mas estes também querem aproveitar o estatuto que adquiriram para conseguir escapar ao corte orçamental que já levou à cessação das negociações com o defesa-central brasileiro.

O treinador Domingos Paciência pediu a António Salvador, presidente da SAD, para manter o esqueleto da equipa. Nele enquadram-se o lateral-direito e o avançado, que, por mais que saibam que o clube procura alternativas para os seus lugares, serão sempre uma aposta segura e de qualidade reconhecida. Nem Filipe Oliveira nem Meyong estão dispostos a ceder em nenhum dos parâmetros no qual se estabelece o braço-de-ferro: o salário e a duração do contrato, afinal os dois predicados mais importantes de qualquer vínculo. O Braga quer reduzir o orçamento com os actuais quadros e dentro dessa ginástica procura soluções que agradem aos jogadores. Filipe Oliveira está numa fase de negociação mais avançada, pelo simples facto de não estar inclinado para voltar a emigrar. Em Portugal, não encontrará melhor do que o Braga e, por isso, deve aceitar prolongar a ligação ao clube por mais dois anos, como O JOGO deu conta em tempo oportuno. Meyong tem um pé fora do Minho, uma vez que não se opõe a sair do país e há propostas muito mais vantajosas e com a duração de duas temporadas, enquanto o Braga só está disposto a oferecer uma época.

Já Kieszek é um caso distinto e o único para o qual não há urgência. O Braga tem opção sobre o guarda-redes, mas só a accionará se o desejo do polaco for o mesmo. E este ainda não sabe o que quer, pois desconhece se Eduardo fica ou sai. Para já está em banho-maria.


Mossoró encostou as muletas

Mossoró já está em... Mossoró, precisamente a vila - vizinha de Fortaleza - que lhe dá a alcunha. E sem muletas! Ou melhor, com uma, mas por precaução pessoal. Ontem foi o dia que marcou uma dupla viragem na recuperação do médio criativo: entrou finalmente de férias e teve ordem para largar as muletas que o auxiliam desde a grave lesão contra o Benfica, no final de Março, que lhe custará seis meses de recuperação. Mossoró já consegue andar sozinho e apoiar totalmente a perna direita. Radiante, o médio-ofensivo vai aproveitar para descansar até à próxima quinta-feira, dia em que vai recomeçar a trabalhar na reabilitação do perónio com a ajuda de Miguel Monteiro, fisioterapeuta do Braga, que viaja para o Nordeste brasileiro no dia anterior.

O mês seguinte vai ser passado na praia, onde a areia e a água salgada ajudarão ao fortalecimento muscular. Sempre com o auxílio de trabalho no ginásio. Esta nova fase vai permitir que Mossoró regresse a Portugal (a 15 de Junho) em condições de pisar a relva e saltar para uma nova etapa. Participar nas eliminatórias da Liga dos Campeões está fora de questão, mas o jogador deve estar apto ainda na fase inicial do próximo campeonato. Uma excelente notícia para todos os adeptos bracarenses.


Madrid já está na Argentina

Andrés Madrid foi ontem de férias para o seu país. O médio argentino partiu realizado com a segunda metade de época que fez e foi acompanhado por Luís Solignac, o compatriota que brilhou nos juniores bracarenses e que a SAD quer segurar. Para já não há acordo, mas as próximas semanas podem trazer novidades nesse capítulo.

Recorde para bater

Ultrapassar os oito mil lugares anuais é um objectivo da SAD, que na época anterior conseguiu ultrapassar os sete mil e bater a época 2008/09. Em franca expansão a nível de adeptos, a comunhão dos bracarenses com o clube promete bater mais um recorde. É que apesar de as ambições da equipa serem maiores, os preços da época anterior mantêm-se. E ainda contemplam uma eliminatória da Champions.



Braga e Guimarães atentos a Rui Sampaio

Rui Sampaio, que esteve em destaque no Beira-Mar na última época, pode estar de saída para um emblema de maior dimensão na I Liga. O médio polivalente de 22 anos, internacional sub-20 pela mão do então seleccionador José Couceiro, confirmou a O JOGO "abordagens de clubes da I Liga", mas sem citar nomes. "Não confirmo nem desminto nomes porque esse é um assunto que está entregue ao meu empresário. Sinto-me feliz por ver o meu trabalho reconhecido." Com a época em curso, Rui Sampaio foi alvo de algumas observações por parte do Guimarães mas, ao que foi possível apurar, o Braga também está na peugada do jogador. "Se me perguntar se gostava de jogar num clube de outra dimensão, claro que digo que sim. Quem não gostava? Todo o jogador procura subir na carreira." Com mais um ano de contrato com o Beira-Mar, e sem cláusula de rescisão, Rui Sampaio já foi abordado para prolongar o vínculo mas, tudo indica, o clube aveirense não terá sucesso nessa intenção. Titular indiscutível na equipa que se sagrou campeã da Liga Vitalis, Rui Sampaio alinhou em 28 jogos do campeonato e conseguiu seis golos.


Evaldo sem trocar Adrien


O futuro do lateral-esquerdo Evaldo, do Braga, pode começar a ser negociado com o Sporting na próxima semana. O interesse dos leões no dono indiscutível da esquerda do vice-campeão nacional é sobejamente conhecido, mas até ao momento o emblema verde e branco não fez qualquer proposta pelo competitivo e regular luso-brasileiro de 28 anos... muito por culpa da falta de liquidez imediata que a SAD apresenta e que também está a dificultar a aquisição de Petrovic (ver texto nesta página).

O agente de Evaldo, Renato Moura, já se encontra na Europa, e as negociações vão avançar em breve. Nesse contexto, os nomes de Bruno Pereirinha e de Adrien chegaram a ser abordados como possíveis moedas de troca para facilitar o acordo económico. Pereirinha não está, contudo, nas cogitações do Braga, e a intenção do Sporting quanto ao futuro de Adrien, ao que O JOGO apurou, passa por cedê-lo a um emblema inglês, cenário que seria mais vantajoso em termos financeiros para os leões, até porque, desportivamente, seria muito difícil ao jovem médio sportinguista ganhar um lugar - e minutos - "neste" Braga.

O Sporting precisa de vender para poder apresentar garantias bancárias e contratar reforços para 2010/11, pelo que as eventuais saídas de Miguel Veloso ou de João Moutinho são até bem-vindas para posterior liberdade de movimentos no mercado de transferências.

António Salvador, presidente do Sporting de Braga, é defensor do pressuposto "vender para comprar melhor" e já fixou preço para Evaldo: três milhões de euros. Uma verba elevada para os cofres leoninos, mas mesmo assim abaixo dos valores pagos pelos também laterais João Pereira e Leandro Grimi. O Sporting não está sozinho na corrida por Evaldo, pretendido também por emblemas estrangeiros. Porém, apesar das dificuldades financeiras e da concorrência, os leões identificaram Evaldo como alvo prioritário pela sua adaptação e conhecimento da Liga, experiência e regularidade.


O JOGO


JotaCC

Pérolas para segurar
SAD BRACARENSE VAI FAZER UM ESFORÇO

Nos próximos dias, a SAD arsenalista vai debruçar-se sobre um tema de futuro, procurando segurar as pérolas que chegaram a Braga ainda por lapidar. Há três casos que estão na berlinda, mas já se sabe que os dirigentes vão fazer um esforço financeiro para chegar a acordo com os detentores dos passes de Gale, Zizov e Solignac. Tratam-se de três apostas do departamento de scouting dos minhotos e todos eles já com provas dadas. Gale Agbossoumonde, por exemplo, é internacional norte-americano Sub-20 e veio emprestado pelo Miami, mas o seu passe pertence a um grupo de empresários que até estão dispostos a prolongar o empréstimo ao abrigo de uma aposta mais declarada por parte do Sp. Braga. O defesa-central, de 18 anos, tem também boas hipóteses de ficar no plantel, dependendo do que der o mercado nos casos de Rodríguez e Paulão, ambos com vontade de sair. Esquerdino, possante e com boa disciplina tática, Gale mostrou evolução e chegou a ser convocado para um jogo da Liga Sagres em Setúbal.

Tem o aval técnico de Domingos Paciência, tal como acontece nos casos de Zizov e Solignac. O esquerdino é craque e, aos 19 anos, já correu a Europa. Esteve até em Barcelona e jogou pela primeira equipa do Levski Sofia. O investimento, neste caso particular, será mais significativo e Eli Zizov tem de evoluir para outros patamares em termos físicos a fim de poder vingar ao mais alto nível. Internacional israelita em todas as camadas jovens, Zizov também pertence a um grupo de empresários e a sua evolução em Braga pode passar pelo empréstimo a um clube da Liga de Honra na nova época. Tal como Luís Solignac, um goleador argentino (12 golos em 7 jogos nos juniores e Liga Intercalar) que só chegou em janeiro, mas mostrou os seus dotes.

Além destes três casos particulares, há vários ex-juniores já com contrato firmado que devem ser cedidos ao Vizela.


RECORD