News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/05

Started by JotaCC, 21 de May de 2010, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Mossoró: "Temos o sonho de chegar cada vez mais longe"



Foi um dos responsáveis pela brilhante caminhada do Sp. Braga na última época e uma das peças-chave do onze de Domingos Paciência. Endiabrado e um dos motores no ataque arsenalista, com direito a cânticos que entoavam a cada jogo - 'ninguém pára o Mossoró' - apenas parou devido à grave lesão sofrida no jogo do Estádio da Luz. Está em fase de recuperação à fractura do perónio direito e rotura do tornozelo, mas tem já o pensamento no regresso a cem por cento na próxima época.

A poucos dias de viajar rumo ao Brasil para férias, Mossoró confessa ser feliz em Braga e revela o sonho da equipa: chegar o mais longe possível na Liga dos Campeões.
"Ainda é muito precoce falar sobre isso, mas temos o sonho de chegar cada vez mais longe. E por se tratar da Liga dos Campeões são jogos difíceis, mas vamos colocar os pés no chão, manter a mesma humildade, simplicidade, e trabalhar para passar esta primeira pré-eliminatória, porque depois ainda temos outra até à fase de grupos. Com muito trabalho podemos chegar muito longe", revelou o médio.

Mossoró diz que gostava de ver o Sp. Braga na fase de grupos da liga milionária e garante que os adversários vão ter também tarefa complicada: "são adversários difíceis por se tratar de uma pré-eliminatória, por isso, qualquer adversário que possa sair será sempre difícil, temos consciência disso. Mas para eles também vai ser complicado, porque vão defrontar a segunda força do futebol português, já sabem da nossa qualidade. Vamos estar com uma boa base e com a equipa cada vez mais forte, será uma continuidade ao trabalho da época passada", referiu, acrescentando que todos os jogadores vão dar "o máximo, porque é um sonho para cada um de nós".

Em jeito de balanço daquela que foi a melhor época de sempre da história do clube, Mossoró classifica-a de "excelente", apesar de não ter começado da melhor maneira com a eliminação prematura da Liga Europa.
"As coisas não começaram da maneira que gostávamos, depois disso a equipa foi madura, responsável e assumimos toda a responsabilidade da eliminação da Europa. Não estávamos à espera, mas a equipa foi madura no campeonato, na Taça de Portugal, e as coisas foram acontecendo naturalmente, a confiança foi aumentando. E está toda a gente de parabéns, porque foi uma excelente época", frisou.

Para o médio, o "trabalho" e a "crença" imposta por Domingos Paciência foram determinantes para o segundo lugar no campeonato. "Com muito trabalho e acima de tudo confiar no traba-lho do treinador. Desde o momento que chegou, o Domingos passou muita confiança, muita força de acreditar. Sempre transmitiu que acreditava em nós. Jogadores que não tinham jogado antes renderam muito mais e no final deu isto, todo o grupo saiu ganhando e valorizado no final do campeonato", rematou.

"O momento mais triste foi a eliminação da taça"

A época de sonho de Mossoró ficou marcada pelo castigo, na sequência do jogo com o Benfica, e pela grave lesão que o afastou precisamente depois do jogo da segunda volta, na Luz. Mas para o médio, o momento em que foi anunciada a punição de três jogos foi o mais marcante. Precisamente na véspera dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

"O que mais me abateu foi o momento do castigo. Não estou aqui para julgar, mas o que mais nos abateu foi a Taça de Portugal, ficou por ali um sonho. Naquele momento, a equipa ficou emocionalmente muito abatida, deu para perceber que foi o pior jogo da época com o Rio Ave. Não s ó porque eu e o Vandinho ficámos de fora, mas pela circunstância. Estávamos preparados para o estágio, o treinador já tinha preparado todo o trabalho de jogo quando surgiu a notícia", lembrou, deixando claro que o afastamento da prova rainha foi o momento mais triste.

"O que mais me deixou triste foi a eliminação da Taça de Portugal, foi algo que me doeu bastante. Sobretudo pelo momento que a equipa estava a atravessar, tinha sido um mês de Janeiro espectacular, com quatro vitórias, e estávamos num momento muito bom quando aconteceu tudo aquilo. Foi algo que me deixou muito triste", confessou.

"Voltar a cem por cento"


O dia 27 de Março marcou a época para Mossoró. O médio brasileiro lesionou-se na segunda parte do jogo no Estádio da Luz e terminou a época a um mês do final do campeonato. No dia seguinte, foi submetido a uma intervenção cirúrgica para tratamento de fractura do perónio direito e rotura ligamentar do tornozelo e estima-se que a paragem se prolongue até Setembro.

A primeira fase de tratamento já está ultrapassada e o médio tem já o pensamento no regresso aos relvados. "O objectivo a nível de equipa é mais uma vez tentar ir o mais longe nas provas que vamos disputar. Individualmente, o primeiro objectivo é voltar o mais rápido possível e a cem por cento", deixou claro o jogador.

Mossoró recorda que no momento da lesão sentiu ter sido grave, mas garante que em momento algum lamentou o acontecido. "Senti que tinha acontecido algo grave que me ia tirar no resto da época, senti isso no relvado, estava consciente, mas não sabia que ia ser tão grave. Agora é ter paciência. Creio que para o início da época posso estar bem outra vez a mostrar o meu futebol", sublinhou, garantindo não ter sentimento de "injustiça" pelo que acontecu.

"Nunca estamos preparados para isto, mas no momento que acontece temos de estar. Em momento algum lamentei o que aconteceu, em momento algum fiquei, como dizemos no Brasil chorando no leite derramado. Tenho de ser agora mais forte do que nunca para superar a lesão", destacou.

Como se consegue? "Com o apoio da minha família e dos meus amigos. Na medida do possível tem sido fácil. Lógico que há momentos em que paro para pensar, estou afastado dos relvados, mas faz parte da minha profissão. Os adeptos têm incentivado bastante através de mensagens, cartazes, uma força moral que tem sido importante para que possa recuperar e estar no meu melhor", revelou.

Depois de a primeira fase de recuperação estar ultrapassada, Mossoró dará agora início a uma nova etapa. "Está a correr bem dentro do previsto. Já terminámos a primeira fase, agora vamos passar à fase de carga, de colocar o pé novamente no chão. Tenho feito trabalho de ginásio, nada de muito esforço nem muita carga, porque ainda tinha um parafuso para segurar a placa e ficar mais firme. Agora que o tirei começa o trabalho mais forte. Vamos ver como vão decorrer os 22 dias que vou ficar no Brasil, onde também vou seguir trabalho específico", explicou o jogador, sem revelar a previsão de regresso à competição, que ainda é uma incógnita.

"Ainda é cedo. Pode ser Agosto, Setembro. Vamos deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Mas o mais importante é que volte a cem por cento. É esse o meu desejo. Quero voltar a cem por cento, porque sei da exigência do futebol europeu. Já estou aqui há três anos e conheço bem a realidade deste tipo de futebol. Se não estivermos a cem por cento não rendemos", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC




Hugo Viana apontado ao "novo" Sporting
REGRESSO A ALVALADE É POSSIBILIDADE EM ABERTO

Hugo Viana é um dos jogadores referenciados para reforçar o Sporting na próxima época. O médio do Valencia, que na temporada passada foi uma das figuras do Sp. Braga (esteve na Pedreira cedido pelo emblema espanhol), é bem-visto pelos responsáveis leoninos, que equacionam o nome do internacional português como um dos possíveis reforços para a equipa liderada por Paulo Sérgio.

Acessível

Depois de seis épocas a jogar no estrangeiro (Newcastle, Valencia e Osasuna), Hugo Viana aproveitou bem o regresso ao futebol português para, com a camisola do Sp. Braga, voltar a brilhar nos relvados. O camisola 45 dos minhotos foi uma das melhores unidades dos bracarenses ao longo da época e apontado como uma das figuras da Liga Sagres.

Esta realidade, aliada ao valor do atleta e à empatia que reúne junto de alguns dos principais responsáveis pelo futebol verde e branco, entronca numa conjetura que pode permitir o regresso do internacional português ao clube onde se iniciou.

Além disso, o facto de lhe restar apenas um ano de contrato com o Valencia e de não entrar nos planos do emblema ché para 2010/11 faz com que o Sporting olhe para este contexto com uma oportunidade de negócio. O valor de mercado de Viana, que rendeu aos leões 12,5 milhões em 2002, cifra-se em 2 milhões de euros.



Meyong já fala na saída
ENQUANTO RENTERÍA DIZ QUE... GOSTAVA DE FICAR

Depois de Leone, Meyong deve ser o próximo jogador em final de contrato a não chegar a acordo para renovar e deixar o Sp. Braga. O avançado camaronês até recebeu um convite para prolongar a ligação, mas considera os números apresentados pela SAD inaceitáveis. "Não me agradaram. Eles sabem o que precisam e o que podem ter. Se isto continuar assim vou continuar a minha vida noutro lugar", começou por afirmar, antes de se mostrar bem atento às últimas notícias que dão conta das contratações de Collado e Lima, para o ataque:"Gostava de ficar em Braga e continuo a dizer que lhes dou prioridade, mas, como estou a ver as coisas, eles já têm outras ideias. Vai ser difícil eu continuar, até porque não vou esperar muito mais. Tenho propostas do estrangeiro e não posso deixar as pessoas à espera de uma resposta."

Reforço?

Na Colômbia, Rentería é que se mostra encantado por continuar no Minho:"Ficaria muito feliz se lá continuasse, no caso do FCPorto me dispensar. O Sp. Braga tem um desafio importante na Liga dos Campeões."



Fernando Alexandre e Ney rumam a Leiria
MÉDIO E LATERAL VOLTAM A SER EMPRESTADOS

O vice-campeão continua a arrumar a casa para a nova temporada e, nesse sentido, Domingos Paciência informou que não contava com Fernando Alexandre e Ney. Os responsáveis da SAD não demoraram a colocar-se no terreno e ambos os jogadores foram cedidos, a título de empréstimo, à União de Leiria, onde durante 10 meses vão voltar a tentar mostrar argumentos para na próxima oportunidade merecerem confiança.

Curiosamente, o médio-defensivo e o lateral foram contratados há um ano e até iniciaram a época com Domingos Paciência, mas acabariam por sair no decorrer do campeonato. Fernando Alexandre tinha participado na pré-eliminatória da Liga Europa e chegou a defrontar o Sporting pelos minhotos, até ser informado da dispensa e encontrar no Leixões uma oportunidade para jogar com regularidade. Afirmou-se à frente do sector recuado dos homens do Mar - muitas vezes até foi eleito o melhor da equipa - e tinha esperanças de permanecer no Axa. A concorrência de Vandinho e a recuperação total de Madrid acabaram por pesar.

O caso de Ney é um pouco diferente. Chegou à Cidade dos Arcebispos um pouco surpreendentemente após uma época bem conseguida no E. Amadora, mas os adeptos não lhe viam potencial para discutir um lugar com João Pereira e Evaldo. A polivalência foi mesmo o único fator que se encontrou para justificar a sua contratação e o treinador acabou por dar razão às vozes críticas. Só apostou em Ney à 10.ª jornada, face ao castigo de João Pereira, e a equipa... perdeu pela 1.ª vez na temporada! O brasileiro nunca mais voltou a jogar e, na reabertura de mercado, foi cedido ao V. Setúbal. Jogou quase sempre.


RECORD

JotaCC

Maykon à disposição

A iminente venda de Evaldo para o Sporting, por um valor próximo dos três milhões de euros, não representará um grave problema desportivo, antes um bom negócio, na esteira de outros conseguidos pela SAD do Braga, presidida por António Salvador. O segredo do clube consiste em estar permanentemente atento aos sinais do mercado, às novidades de qualidade e, obviamente, mais em conta que vão aparecendo, encontrando-se nesse grupo o lateral-esquerdo Maykon. Ligado ao Paços de Ferreira por mais uma época, o brasileiro de 26 anos já motivou conversações exploratórias e poderá tornar-se num alvo preciso dos minhotos mal se materialize a transferência de Evaldo, dono incontestado do corredor esquerdo da defesa arsenalista, que na época anterior chegou a estar muito próximo de se mudar para os alemães do Colónia.

Em Portugal, também o Sporting estará de olho em Maykon, por influência do seu novo treinador Paulo Sérgio, que, há pouco menos de um ano, recomendou ao Paços de Ferreira a contratação do ex-jogador do Belenenses quando ainda trabalhava na Mata Real. Rápido e com grande inclinação para atacar, ao ponto de se adaptar com facilidade à posição de extremo, o defesa encaixa no perfil do lateral-esquerdo desejado por Domingos Paciência, estando a sua eventual saída dependente de uma negociação com o Paços de Ferreira, que poderá baixar o valor do seu passe, avaliado em 600 mil euros, em função das boas relações existentes entre os dois clubes - recorde-se que em Janeiro o Braga deu luz verde ao empréstimo de Pizzi. Essa é pelo menos a esperança do próprio jogador.

Outra solução que foi igualmente sugerida aos responsáveis arsenalistas foi o luso-francês Damien Tixier, que, em Portugal, já passou por Naval, Académica e Leiria, representando actualmente os suíços do Neuchâtel Xamax. Três anos mais velho do que Maykon, o que poderá significar também maior experiência, Tixier estará ao alcance do Braga por 150 mil francos, pouco mais do que 130 mil euros.



SAD pondera colombiano Bacca

Na órbita do Braga está também o colombiano Carlos Bacca, avançado do Atlético Junior e terceiro melhor marcador daquele país em 2009, com 12 golos em 29 jogos. Bacca tem 25 anos e conta agora com mais 10 tentos nos 14 jogos já disputados em 2010, num ritmo que muito promete e que está a encantar outros clubes europeus. Aliás, desses 14 jogos só quatro foram completos e se traçarmos a relação tempo/golos verificamos que os números são ainda mais impressionantes. Bacca marca um golo a cada 85 minutos. Ou seja, em menos de um jogo completo.

O compatriota de Renteria foi oferecido a António Salvador por empréstimo e a um preço que, à partida, parece proibitivo: 500 mil dólares, cerca de 400 mil euros. No final da época, se o Braga estiver interessado em adquirir o seu passe, então teria de desembolsar três milhões de euros. Ou seja, 2,4 milhões de euros.

O Braga está a ponderar esta hipótese, sendo que neste momento tudo está dependente das situações de Meyong e Renteria. Há interesse em que ambos continuem, mas os dois processos não são simples de resolver.


Renteria quer continuar

Renteria está de férias na Colômbia e expressou à Imprensa local o desejo de continuar no Braga. "Resta-me um ano de contrato no FC Porto, mas ficaria muito feliz por continuar em Braga na próxima época. Vai estar na Europa e se o FC Porto não me quiser, gostaria de continuar nesse grande colectivo que é o do Braga", disse.

Alan é o jogador da época

Foi esmagadora a vitória de Alan na votação feita entre os adeptos para melhor jogador do Braga na época finda. O extremo recolheu 69,1% dos votos e superou Mossoró (7,4%) e Moisés (6,8%), a dupla também brasileira que completou o pódio. Eduardo e Vandinho fecham o Top 5 entre os 14 jogadores que tiveram direito a votos.

Petição online por... Farías

Não custa sonhar e há já uma petição online que pede a António Salvador e Carlos Freitas a contratação do portista Ernesto Farías. O facto de o argentino estar de saída do FC Porto desperta o apetite dos adeptos mais ambiciosos. Até ontem não havia muitos subscritores, mas a petição foi disponibilizada há apenas dois dias.


O JOGO

JotaCC

Fernando Alexandre em cima da mesa

Fernando Alexandre, médio centro vinculado ao Sp. Braga e que na época agora finda representou o Leixões, pode ser cedido pelo emblema minhoto ao União.

As boas relações mantidas entre as administrações dos dois clubes podem facilitar um negócio que, apesar de ainda não estar confirmado, tem boas possibilidades de ser concluído com êxito.

Este, tal como os outros dossiers pendentes, conhecerão avanços decisivos durante a próxima semana. Uma das situações que deverá conhecer o seu desfecho é a relativa a Cássio. O avançado brasileiro despertou interesse do outro lado do Atlântico, mais precisamente no México, país que tem uma liga extremamente competitiva. Cássio não deverá ser o único jogador a dizer adeus a Leiria. Carlão, Djuricic e Diego Gaúcho são também desejados mas os processos destes jogadores estão mais atrasados.

A BOLA