News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Provedor do Sócio -- porque não?

Started by ric, 20 de May de 2010, 10:01

Previous topic - Next topic

ric

Tenho neste espaço sido acérrimo defensor da exist~encia de um Provedor do Sócio para o SCB.
Lanço desde já a certeza de que não encaixo no perfil (embora confesse que seria uma actividade que num futuro longo achasse que poderia ser útil).No entanto, parece-me que o clube deveria crescer acompanhando de perto os seus sócios, afinal a essência e razão de ser do clube e da SAD, claro...

Apesar de reconhecer que há claras situações de melhoria (ou tentativa de melhorar) a que não é alheia a contratação de um director-geral profissional, os sócios, hoje. continuam a ser o parente pobre do Braga.
Se com o advento das SAD´s o papel dos associados esmorece e quase desaparece, nunca os senhores das SAD´s devem esquecer que sem associados o Braga ...desaparece . E que o SAD só é SAD porque existe um clube por trás, com cerca de 20 mil sócios dos quais, 10 mil são fieis como um cão...
A Sad tb deve lembrar-se que o clube é detentor de maioria da SAd e ESSE clube existe porque tem alma, alma essa transmitida pelo fervor , pelo empenho e trabalho de centenas de associados, muitos deles (a maioria) anónimos.

Hoje, todos os clubes exaltam com a sua massa adepta. Em termos de camarotes, pacotes empresariais, etc a SAD funciona bem. tem profissionais para estar junto das empresas, para lhes levar os bilhetinhos, etc. mas ... e os sócios? Quem os defende? quem atende as suas criticas e sugestões?tudo é encaminhado para o DG que tem 300 milhões de afazeres e , pese a siua enorme boa vontade, é incapaz de dar seguimento a tudo.

É por isto , meus amigos, que entendo que a direcção deveria instituir um provedor dos associados. O perfil , é simples de ser traçado:

1- braguista de gema
2- reformado mas de "cabeça fresca"
3- ter provas dadas a nivel directivo
4- ter alguma noções de informática na óptica do utilizador

A sua missão era precisamente recolher toda a informação, ouvir os sócios, ir ao seu encontro, tratar a informação recolhida e fazer recomendações à sad/clube.

Estou certo que o clube melhoraria.
peço apenas para correr cafés da cidade e ouvirem grupos de associados&adeptos. Em todos existem histórias que nada dignificam o nosso clube e que são motivadas por mal entendidos, incapacidade de compreensão e muita falta de bom-senso. De parte a parte...


Neste último dia, ao passar os olhos pelo site do torrelavega (clube de onde vem o espanhol  Collada para o Braga ???) verifiquei a exist~encia de um "defensor del socio". Tem um regulamento e é um orgão directico do clube.
Pesquisei mais e vi que até o colosso barcelona tem um "defensor del socio". O mesmo acontece com dezenas de outros clubes espanhois.
No site do Barça, por exemplo, pode ler-se:

DEFENSOR DE LOS  SOCIOS Y LAS SOCIAS

El defensor o defensora de los Socios y Socias es un órgano unipersonal e independiente de la Junta Directiva, que tiene por misión la asistencia, el asesoramiento y la defensa de los derechos de los socios y socias en su relación con el club, así como la elaboración y actualización del censo de electores y electoras del club.

En el ejercicio de sus funciones el defensor o defensora de los Socios y Socias podrá pedir de los órganos de gobierno y administración del club, y éstos estarán obligados a facilitársela, la colaboración y la asistencia que le haga falta.

El artículo 51º de los Estatutos del club determina las funciones propias defensor o defensora de los Socios y Socias, la designación de este cargo, la duración del mandato así como los motivos de cese del cargo.

Actualmente, el defensor del Socio es Agustí Bassols i Pascual.

Contacto: sindic.socis@fcbarcelona.cat

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Afinal a roda até está inventada e nada disto é novo. São apenas sinais dos tempos. tempos em que a "pessoa" volta a ser o centro das atenções....

miguel_afonso

Boas

Está é uma discussão antiga, já a debatemos varias vezes aqui. Na maioria estamos de acordo que o provedor de sócio seria excelente, um voz de todos nos mais perto da administração.

Mas após tanto debate de tantas vezes falarmos do mesmo, voltamos a casa de partida...

A minha questão é simples: O que temos que fazer para que o provedor se torne realidade?


Pezinhuh

Quote from: miguel_afonso on 20 de May de 2010, 10:16
Boas

Está é uma discussão antiga, já a debatemos varias vezes aqui. Na maioria estamos de acordo que o provedor de sócio seria excelente, um voz de todos nos mais perto da administração.

Mas após tanto debate de tantas vezes falarmos do mesmo, voltamos a casa de partida...

A minha questão é simples: O que temos que fazer para que o provedor se torne realidade?



Para já só temos de opinar, depois colocar todas estas ideias à Administração do sc braga, para assim fazer seguir ou não esta brilhante ideia.

Abraço

ric

Quote from: Pezinhuh on 20 de May de 2010, 11:18
Quote from: miguel_afonso on 20 de May de 2010, 10:16
Boas

Está é uma discussão antiga, já a debatemos varias vezes aqui. Na maioria estamos de acordo que o provedor de sócio seria excelente, um voz de todos nos mais perto da administração.

Mas após tanto debate de tantas vezes falarmos do mesmo, voltamos a casa de partida...

A minha questão é simples: O que temos que fazer para que o provedor se torne realidade?



Para já só temos de opinar, depois colocar todas estas ideias à Administração do sc braga, para assim fazer seguir ou não esta brilhante ideia.

Abraço

è nestas alturas de vacas gordas (leia-se bons resultados desportivos) que a relação com os associados é mais visivel.

é um periodo para se reflectir nesta ideia e sobretudo trazê-la para a mesa - no defeso - e para que os novos foristas possam opinar sobre uma questão levantada há mais de 4 anos.

krugger

Quote from: ric on 20 de May de 2010, 11:58
Quote from: Pezinhuh on 20 de May de 2010, 11:18
Quote from: miguel_afonso on 20 de May de 2010, 10:16
Boas

Está é uma discussão antiga, já a debatemos varias vezes aqui. Na maioria estamos de acordo que o provedor de sócio seria excelente, um voz de todos nos mais perto da administração.

Mas após tanto debate de tantas vezes falarmos do mesmo, voltamos a casa de partida...

A minha questão é simples: O que temos que fazer para que o provedor se torne realidade?



Para já só temos de opinar, depois colocar todas estas ideias à Administração do sc braga, para assim fazer seguir ou não esta brilhante ideia.

Abraço

è nestas alturas de vacas gordas (leia-se bons resultados desportivos) que a relação com os associados é mais visivel.

é um periodo para se reflectir nesta ideia e sobretudo trazê-la para a mesa - no defeso - e para que os novos foristas possam opinar sobre uma questão levantada há mais de 4 anos.

Penso que sem sombra de duvida seria mais uma importante etapa do nosso crescimento, iria fazer o clube mais proximo dos seus associados e vice-versa.

GALEGO

Caro amigo Ric e caros amigos deste tópico no Forum : nao é preciso ir até o Barcelona para ver o do proveedor do sócio... Curiosamente, na Gimnástica de Torrelavega (2º B ainda que un histórico do futebol español) de onde vem o Collado, tenhem a figura do proveedor do sócio. Ver :
http://rsgimnasticatorrelavega.es/defensor.php
Um abraço para todos

Pedro Ferreira

Só uma pergunta, a Associação Braguista não é o elo de ligação dos sócios e adeptos do Braga à direcção? a AB pode muito bem servir como um provedor de sócio...

joaobl03

À que fazer chegar esta sugestão até a administração da SAD .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Lipeste

#8
Parece-me uma boa ideia, principalmente se a sua principal competência visasse servir de ponte entre as preocupações e desejos dos associados e o Clube, caso contrário seria uma mera figura decorativa. Se ha alguma coisa que possa apontar à actual presidência do Clube e da SAD é sem dúvida alguma a pouca informação que disponibiliza aos seus associados (Clube) e por vezes pouco clara (SAD).

Amo-te enorme S.C.Braga!!!

HugoSáPinto

Concordo quase a 100%.
Discordo apenas do imperativo do ponto 2. Não nos esqueçamos que há profissões que permitem essa disponibilidade para o exercício do cargo ;)

jaimec

Quote from: HugoSáPinto on 20 de May de 2010, 23:32
Concordo quase a 100%.
Discordo apenas do imperativo do ponto 2. Não nos esqueçamos que há profissões que permitem essa disponibilidade para o exercício do cargo ;)

Concordo. De resto concordo com o ric nos outros dados do perfil . Mais, diria que sao condicao essencial ! Acho uma optima ideia, mas devemos acrescentar :
- Ser dotado de uma paciencia extraordinaria e bom-senso acima da media .

ZGANDULO

O Sr. Coelho que muitos de nós já conhecemos dos jantares SB!!!

Encaixa-se perfeitamente no perfil.
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: ric on 20 de May de 2010, 10:01
Tenho neste espaço sido acérrimo defensor da exist~encia de um Provedor do Sócio para o SCB.
Lanço desde já a certeza de que não encaixo no perfil (embora confesse que seria uma actividade que num futuro longo achasse que poderia ser útil).No entanto, parece-me que o clube deveria crescer acompanhando de perto os seus sócios, afinal a essência e razão de ser do clube e da SAD, claro...

Apesar de reconhecer que há claras situações de melhoria (ou tentativa de melhorar) a que não é alheia a contratação de um director-geral profissional, os sócios, hoje. continuam a ser o parente pobre do Braga.
Se com o advento das SAD´s o papel dos associados esmorece e quase desaparece, nunca os senhores das SAD´s devem esquecer que sem associados o Braga ...desaparece . E que o SAD só é SAD porque existe um clube por trás, com cerca de 20 mil sócios dos quais, 10 mil são fieis como um cão...
A Sad tb deve lembrar-se que o clube é detentor de maioria da SAd e ESSE clube existe porque tem alma, alma essa transmitida pelo fervor , pelo empenho e trabalho de centenas de associados, muitos deles (a maioria) anónimos.

Hoje, todos os clubes exaltam com a sua massa adepta. Em termos de camarotes, pacotes empresariais, etc a SAD funciona bem. tem profissionais para estar junto das empresas, para lhes levar os bilhetinhos, etc. mas ... e os sócios? Quem os defende? quem atende as suas criticas e sugestões?tudo é encaminhado para o DG que tem 300 milhões de afazeres e , pese a siua enorme boa vontade, é incapaz de dar seguimento a tudo.

É por isto , meus amigos, que entendo que a direcção deveria instituir um provedor dos associados. O perfil , é simples de ser traçado:

1- braguista de gema
2- reformado mas de "cabeça fresca"
3- ter provas dadas a nivel directivo
4- ter alguma noções de informática na óptica do utilizador

A sua missão era precisamente recolher toda a informação, ouvir os sócios, ir ao seu encontro, tratar a informação recolhida e fazer recomendações à sad/clube.

Estou certo que o clube melhoraria.
peço apenas para correr cafés da cidade e ouvirem grupos de associados&adeptos. Em todos existem histórias que nada dignificam o nosso clube e que são motivadas por mal entendidos, incapacidade de compreensão e muita falta de bom-senso. De parte a parte...


Neste último dia, ao passar os olhos pelo site do torrelavega (clube de onde vem o espanhol  Collada para o Braga ???) verifiquei a exist~encia de um "defensor del socio". Tem um regulamento e é um orgão directico do clube.
Pesquisei mais e vi que até o colosso barcelona tem um "defensor del socio". O mesmo acontece com dezenas de outros clubes espanhois.
No site do Barça, por exemplo, pode ler-se:

DEFENSOR DE LOS  SOCIOS Y LAS SOCIAS

El defensor o defensora de los Socios y Socias es un órgano unipersonal e independiente de la Junta Directiva, que tiene por misión la asistencia, el asesoramiento y la defensa de los derechos de los socios y socias en su relación con el club, así como la elaboración y actualización del censo de electores y electoras del club.

En el ejercicio de sus funciones el defensor o defensora de los Socios y Socias podrá pedir de los órganos de gobierno y administración del club, y éstos estarán obligados a facilitársela, la colaboración y la asistencia que le haga falta.

El artículo 51º de los Estatutos del club determina las funciones propias defensor o defensora de los Socios y Socias, la designación de este cargo, la duración del mandato así como los motivos de cese del cargo.

Actualmente, el defensor del Socio es Agustí Bassols i Pascual.

Contacto: sindic.socis@fcbarcelona.cat

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Afinal a roda até está inventada e nada disto é novo. São apenas sinais dos tempos. tempos em que a "pessoa" volta a ser o centro das atenções....


SE ME QUISEREM DAR ESSE TACHO A MIM(não passa mais do que isso, a liga portuguesa de futebol profissional tem 1 à mais de 1 ano e até agora ZERO.... ZEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRROOOOOOO.... só serviu para gastar dinheiro que não temos) CONCORDO 100MIL %

se for para dar o tacho a outro:

- PORQUE NÃO E PONTO FINAL.
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

lmcoelho

Quote from: ZGANDULO on 21 de May de 2010, 17:13
O Sr. Coelho que muitos de nós já conhecemos dos jantares SB!!!

Encaixa-se perfeitamente no perfil.


Esse Coelho sou eu ?! 8) ;D ;D ;D
Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

Rondo

A sugestão parece boa. Bastante boa diria eu.
"100% de respeito e 0% de medo"

jaimec

Claro que e uma grande ideia com grande potencial ... e preciso pensar bem antes de teclar !
De tachistas ja todos estamos fartos ... quase tanto como de quem se faz aos tachos.
Haja sensatez !

JotaCC

Era sem duvida uma boa medida alguém que vá de encontro aos sócios e possíveis sócios, porque muitos infelizmente e alguns por teimosia desde a extinção dos cobradores deixaram de ser sócios.

Inês

Gostei da ideia, acho que deviamos ter alguém que nos representasse a todos nós!
Porque afinal nós, SOMOS O SPORTING CLUBE DE BRAGA!
;D ;D
[url="//www.eduardocarvalhogr.blogspot.com"]www.eduardocarvalhogr.blogspot.com[/url]

eire1921

Não sei se será assim tão necessário ou urgente. Acho que já temos um provedor do sócio que nos defende em toda a linha e que se chama António Salvador. Não só abriu portas como nos pagou para irmos ver o Braga (ainda não sei se me orgulhe do presidente ou me envergonhe de muitos bracarenses que só vão ver o Braga se for de graça).

Agora, no futuro, quando o presidente e a direcção mudarem... se calhar aí faz mais sentido. De qualquer modo, iniciar o debate agora é totalmente meritório.

ric

O +rovedor de sócio não é para colocar medidas de grande impacto como abertura de portas ao público. è claro que AS é o principal defensor dos sócios até pq o seu mandato foi conseguido á custa do voto dos associados...
Neste caso, trata-se de dar voz e ter um espaço/pessoa que receba sugestões, criticas, encaminhes problemas e até os possa resolver.
Seria uma entidade extra direcção com poderes bem definidos e que poderia antecipar muitos problemas e conseguir resoluções de consenso libertando a direcção e o seu director geral para os assintos da gestão diária do clube.

E quanto a tachos, óbviamente que deveria ser um cargo sem qq remuneração.