News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/05

Started by JotaCC, 18 de May de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga dos Campeões: Arsenalistas são cabeças-de-série


O Sporting de Braga viu confirmado o estatuto de cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória da liga dos campeões. O emblema minhoto possui o quinto melhor ranking das dez equipas em competição.

A vitória do Unirea sobre o Ceahlaul, por 4-0, na penúltima jornada do campeonato romeno, garantiu de imediato esse desiderato ao conjunto arsenalista, uma vez que o Steaua de Bucareste, emblema com melhor coeficiente do que os bracarenses, ficou arredado da luta pela liga dos campeões.

Sendo cabeça-de-série, a equipa de Domingos Paciência já sabe que não vai defrontar o Zénit (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e também os ucranianos do Dínamo de Kiev. Escapa a esses emblemas e tem como possíveis adversários o Celtic de Glasgow (Escócia), os gregos do Paok Salónica, onde actua o português Edinho, os suiços do Young Boys, o Genk, da Bélgica e o Unirea Urziceni, da Roménia.

André Leone não renova

Volte-face de última hora e André Leone, cuja renovação até 2012 estava bem encaminhada, não vai permanecer na cidade dos arcebispos na próxima temporada.
Segundo uma fonte ligada ao Sporting Clube de Braga, o emblema minhoto "não vai entrar em loucuras ou desviar-se do rigor orçamental", apesar de ter garantido um lugar na terceira pré-eliminatória da liga dos campeões e nesse prisma a continuidade de André Leone foi descartada.

As conversações duraram alguns dias e chegou a existir uma plataforma de entendimento entre as duas partes. A renovação até 2012 esteve perto de ser consumada, mas divergências de última hora acabaram por colocar um ponto final no assunto, sendo certo que André Leone vai rumar para outras paragens.

Nesse prisma, abre-se uma nova janela de oportunidade no Sporting Clube de Braga, que vai partir para a aquisição de um novo reforço para o eixo central. O emblema minhoto tem alguns nomes em carteira e o processo está em fase de análise do mercado.

Neste momento, com vínculo ao Sporting Clube de Braga estão Moisés, Paulão e Rodriguez, contudo o peruano manifestou nas últimas horas a clara intenção de deixar a capital minhota, tal como Paulão havia formulado esse desejo na partida para férias. Nesse cenário, o capitão Moisés é o único que possui lugar cativo para a nova temporada.
Dossiers prioritários na agenda do Sporting de Braga são neste momento as renovações com Filipe Oliveira e com o camaronês Meyong.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Concorrência por Evaldo
SPORTING CONTINUA NA CORRIDA MAS NÚMERO DE INTERESSADOS AUMENTA

Jogador em grande destaque nas últimas temporadas, o lateral-esquerdo do Sp. Braga, Evaldo, continua a ser um alvo prioritário do Sporting para a próxima temporada. No entanto, ao empresário do jogador, Renato Moura, ainda não chegou qualquer proposta leonina e, segundo Record conseguiu apurar, a SAD bracarense também não recebeu nenhuma proposta oriunda de Alvalade pelo luso-brasileiro.

Contudo, os leões não estão sozinhos na corrida pelo jogador minhoto: Hannover e Colónia (Alemanha), At. Madrid (Espanha) e CSKA Moscovo (Rússia) são alguns dos clubes interessados nos serviços do defesa, de 28 anos, que cumpre a 2.ª temporada na cidade dos Arcebispos.

Tranquilo

Elemento essencial na equipa às ordens de Domingos Paciência - foi um dos elementos mais utilizados pelo treinador do Sp. Braga -, Evaldo encontra-se de férias no Brasil e espera tranquilamente pela resolução do seu futuro. Como Record avançou, o esquerdino está satisfeito na formação minhota mas vê com bons olhos o regresso a um grande, depois da experiência menos conseguida no FCPorto. O representante do atleta, Renato Moura, encontra-se na Holanda até ao final da semana e poderá aproveitar a estada na Europa para resolver o futuro de Evaldo.

Esta será mais uma questão para a SAD leonina resolver nas próximas semanas.



Vandinho: «Próximo passo é sermos campeões»
JOGADOR QUER MAIS DEPOIS DO HISTÓRICO 2.º LUGAR

Capitão que é capitão não foge às responsabilidades e, mesmo sabendo que o presidente António Salvador foi bastante calculista a abordar a nova época, Vandinho não quer desapontar os adeptos. "Sabemos que, depois do que fizemos, a cobrança vai ser maior. Ficámos em 2.º e agora o nosso próximo passo é sermos campeões", disparou o brasileiro, sem preconceitos, antes de colocar um parêntesis na ambição: "Claro que vai depender muito de quem entrar ou sair. Neste momento temos um excelente grupo, e se o mantivermos - e ainda há hipótese de o reforçar - com toda a certeza vamos lutar pelo título."

Recordando um pouco o campeonato que terminou agora, o médio defensivo falou da forma como o grupo de trabalho viveu a emoção de andar pelo topo da tabela: "Saímos com muito orgulho e sem qualquer ponta de frustração, porque fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Penso que o 2.º lugar foi uma grande conquista. Começámos a época a pensar em vencer cada jogo, mas na reta final, com tão bons resultados, passámos a acreditar que o título era possível e a cada dia que passava essa esperança e confiança aumentava mais."

Esperança. As decisões capitais ficaram reservadas para oEstádio da Luz e para a Choupana. O Benfica acabaria por garantir as faixas, fruto de uma vitória frente ao Rio Ave. "Mesmo no último jogo, ainda acreditávamos que era possível chegar ao título. O Eduardo e o Diogo Valente saíram a chorar devido à emoção daquele momento único na história do clube. Foi mais alegria do que tristeza ou desilusão", recordou, finalizando a ideia:"Estávamos todos muito contentes com a brilhante campanha da equipa e agora chegou o momento de descansar e curtir um pouco a família."

Sonho europeu

Agora é tempo de descanso, mas dentro de um mês o plantel volta a juntar-se para um desafio... milionário:"Vão ser muito importantes as pré-eliminatórias. O nosso pensamento é chegar à fase de grupos. É um sonho defrontar grandes equipas. Já tive oportunidade de jogar contra o Milan, fizemos um grande jogo, e espero voltar a defrontar os grandes da Europa."


Leone não chega a acordo
SAD QUERIA BAIXAR ORDENADO E JOGADOR DEU A NEGA

Afinal, André Leone não vai renovar o seu contrato com o Sp. Braga. Havia um princípio de acordo, tal como Record avançou oportunamente, mas nos últimos dias surgiram divergências insuperáveis. A SAD minhota queria baixar de forma considerável o ordenado do jogador. Leone até cedia alguma coisa, mas exigia um vínculo mais prolongado.

Ontem houve nova reunião, que foi conclusiva para um "não". O jogador, de resto, adiou as suas férias e permaneceu em Braga precisamente para saber se iria continuar, já que era esse o seu desejo e da sua família, mas perante a intransigência da SAD acabou por dar por concluídas as negociações. Leone vai agora estudar as propostas que tem em carteira, e tudo indica que regressará ao futebol brasileiro, depois de dois anos no Minho.

Meyong e Filipe Oliveira também ainda não confirmaram o propalado acordo de renovação de dois anos.

Brasileiros na mira

Entretanto, o médio-defensivo Jumar e o avançado Rafael Coelho, ambos do Vasco da Gama, estão apontados como alvos do Sp. Braga. Fazem parte de uma extensa lista de potenciais reforços que está nas mãos de Carlos Freitas, manager do futebol bracarense.


Cabeça na Champions

SORTEIO DA 3.ª PRÉ-ELIMINATÓRIA VAI TER ARSENALISTAS NO POTE 1

A vitória de ontem do Unirea Urziceni sobre o Ceahlaul Piatra-Neamt era o dado que faltava para confirmar a presença do Sp. Braga como cabeça-de-série na 3.ª pré-eliminatória da Champions. A equipa de Semedo e Bruno Fernandes, que esteve na época finda na fase de grupos da prova milionária da UEFA, garantiu o 2.º lugar no campeonato romeno, evitando que fosse o Steaua Bucareste, com um coeficiente superior ao dos arsenalistas, a estragar as contas.

Anteontem, de resto, o surpreendente título do Bursaspor, na Turquia, já tinha atirado o vice-campeão português para a cauda das cinco equipas que vão ocupar o Pote 1, mas com o Basileia campeão na Suíça só mesmo um final surpreendente do campeonato romeno podia evitar o cenário desenhado. Assim, o Sp. Braga já sabe que não vai defrontar Zenit, Ajax, Fenerbahçe e Dínamo Kiev, mas mantém a expectativa elevada para o sorteio que se realiza no dia 16 de julho, em Nyon, onde até pode ter de defrontar os escoceses do Celtic ou os gregos do PAOK, com muitos portugueses à mistura. O mesmo Unirea que ontem "confirmou" os arsenalistas como cabeças-de-série, pode também ser adversário.

Ainda há playoff

O Sp. Braga entra em ação na 3.ª pré-eliminatória a 27 ou 28 de julho, sendo que o jogo da 2.ª mão é a 3 ou 4 de agosto. Caso passe o primeiro adversário, a equipa de Domingos Paciência ainda tem de eliminar outro, dando-se o facto de Sevilha, Werder Bremen, Tottenham, Sampdoria e Auxerre terem passaporte direto para essa ronda.

Seja como for, o apuramento para o playoff da Champions permite, logo à cabeça, um encaixe de 2 milhões de euros e, em caso de derrota, a entrada imediata na fase de grupos da Liga Europa como consolação excecional. Há muito dinheiro em jogo, como se percebe, sendo que, ao entrar na Champions propriamente dita, o Sp. Braga tem a garantia de mais 7,1 milhões, isto sem contar com os proveitos dos pontos acumulados e as verbas do "pool" dos direitos das transmissões televisivas.


RECORD

JotaCC

Arsenalistas cabeças-de-série

Terminou o suspense. O Braga ficou a saber que será cabeça-de-série no sorteio da terceira eliminatória da Liga dos Campeões, que se realiza no próximo dia 16 de Julho. Para isso, foi fundamental o triunfo obtido ontem pelo Unirea Urziceni, frente ao Ceahlaul, que acabou com as hipóteses matemáticas do Steaua de Bucareste, o único clube que podia atirar com os arsenalistas para o pote 2, terminar a liga da Roménia no segundo lugar. O vice-campeão nacional pode, assim, deixar de se preocupar com Zenit de São Petersburgo (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dínamo de Kiev (Ucrânia), uma vez que estes vão fazer-lhe companhia no primeiro pote do sorteio. No play-off decisivo a história poderá ser outra consoante os resultados desta eliminatória, na medida em que todos eles têm coeficientes superiores e, se não caírem na terceira ronda, poderão vir a defrontar os arsenalistas.

No dia em que soube que vai ser cabeça-de-série, o Braga ficou também a conhecer o lote completo de adversários que lhe poderão tocar no sorteio. Com o empate do Timisoara, o Unirea Urziceni garantiu o segundo posto no campeonato romeno e juntou-se a Celtic (Escócia), PAOK (Grécia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica) no pote 2 da fase dos não campeões da terceira eliminatória da liga milionária.



Renovação abortada


O futuro de André Leone vai passar por outro clube que não o Braga. Apesar de o central ter expresso recentemente o desejo de renovar com os arsenalistas, as partes nunca estiveram de acordo quanto aos valores e à duração do contrato, e as negociações acabaram por terminar ontem, após uma reunião realizada ao final da tarde. A carreira do brasileiro deve agora continuar no Brasil, de onde há dois meses recebeu uma proposta bastante tentadora do Sport Recife, tal como O JOGO revelou oportunamente. De resto, só a vontade de permanecer na cidade dos Arcebispos o levou a adiar a transferência para o clube da Série B do Brasileirão, que tem agora luz verde para se concretizar com o fim da ligação aos bracarenses.

O regime orçamental que António Salvador pretende manter esta temporada, e do qual não se desviará nem um milímetro , esteve na origem da separação entre André Leone e o Braga. À semelhança do que aconteceu com Meyong, o clube propôs ao central a prorrogação do vínculo contratual somente por mais uma temporada, mas com uma pequena grande diferença em relação ao avançado internacional camaronês: uma redução drástica no vencimento mensal. O brasileiro, que sonhava ajudar a equipa na próxima edição da Champions, fez cara feia à oferta e acabou por rejeitá-la, até porque as condições que o Sport Recife lhe colocou em cima da mesa são superiores, mesmo quando comparadas com algumas de clubes da Série A do Brasileirão.

Para trás fica um casamento com a duração de duas temporadas, que começou em 2008/09, com a benção de Jorge Jesus. Com o agora treinador do Benfica, Leone alinhou um total de 26 jogos (17 na Liga Sagres, dois nas Taças e sete na extinta Taça UEFA) e apontou um golo, na vitória (3-0) do Braga frente ao Standard de Liège. Na época recém-terminada as utilizações não foram tantas, mas Domingos também não pôde contar com o central durante algum tempo devido a problemas físicos. Por isso, o treinador utilizou-o apenas em 16 encontros (12 no campeonato e quatro nas Taças), dos quais os arsenalistas só saíram derrotados em dois, relativos à Carlsberg Cup. Pelo meio o brasileiro fez ainda um golo, que selou o triunfo na recepção ao Nacional, na derradeira jornada da primeira volta do escalão principal. A despedida antecipada dos adeptos aconteceu em Março, no embate com o Rio Ave, quando uma lesão o obrigou a sair aos 55 minutos e lhe acabou com a época.


Preparado para a "cobrança"

Por vontade de Vandinho, não há limites para o Braga. Quem é capaz de ameaçar o Benfica até ao último suspiro do campeonato, será capaz de tudo, incluindo vencer o campeonato na próxima época. "A cobrança vai ser sempre maior. Ficámos em segundo e agora o próximo passo é ficar em primeiro. Claro que vai depender de quem vai entrar e de quem vai sair. Neste momento, temos um grupo e se o mantivermos, e ainda o reforçarmos, com toda a certeza vamos lutar pelo título", afiançou o centrocampista, saboreando, por enquanto, à distância a participação na Champions. "Vão ser muito importantes as pré-eliminatórias. O nosso pensamento é chegar à fase de grupos. É um sonho defrontar grandes equipas, já tive a oportunidade de jogar contra o Milan. Fizemos um grande jogo e espero defrontar grandes da Europa", confessou.

Esse sonho só não se esfumou em Janeiro, altura em que foi suspenso, porque António Salvador preferiu mantê-lo no plantel, mesmo sem jogar, a vendê-lo por qualquer preço. "Foi importante sentir o carinho do presidente. Agora espero retribuir, mas se tivesse uma oportunidade para sair também seria bom. Eu só queria jogar", explicou. Aliás, sair já até é um cenário que Vandinho não afasta completamente. "Se agora aparecer alguma proposta boa para o Braga, tenho a certeza de que falará comigo", atalhou. Sobre o período em que foi refém de um castigo polémico, o qual fez correr muita tinta, Vandinho admite que "não é fácil falar agora". "A verdade é que estávamos a passar por um bom momento", lembrou.



Náutico recebe 250 mil euros pelo central Breno

Caminha para o fim a novela relacionada com os direitos de formação do ex-central arsenalista Breno, actualmente ao serviço do Salgueiro (Brasil). O Náutico, anterior clube do jogador brasileiro, reclamava uma dívida de 325 mil euros, mas os minhotos apenas terão de pagar 250 mil, tal como determinou o Tribunal Arbitral do Desporto. A versão oficial da SAD diverge, porém, da que é proclamada por Eduardo Carlezzo, o advogado do Náutico. "Eles fizeram uma apelação ao Tribunal Arbitral do Esporte e no dia 15 de Março fizemos um acordo, de duas prestações de 125 mil euros cada. Não pagaram nenhuma. Como estipulamos uma multa no acordo, de 50%, a dívida actual é de 375 mil euros", precisou o jurista, que diz ter denunciado o caso Comité Disciplinar da FIFA. "Deverão abrir esta semana uma investigação a fim de aplicar sanções ao clube, que podem ser tanto uma multa como a retirada de pontos na liga", ameaçou.



Maranhão em análise para o ataque

Caro para o Guimarães, que não foi além de uma proposta a rondar 150 mil euros, Maranhão poderá acabar no "rival" Braga. Melhor marcador do Anapolina, com 10 golos apontados em 17 partidas do Campeonato Goiano, o jogador de 25 anos é uma das opções que a SAD arsenalista tem debaixo de olho com vista ao reforço do ataque, sendo capaz de actuar tanto na posição de ponta-de-lança como segundo avançado. Tem contrato com o Grémio Esportivo Anápolis até 2014.


Pacto com o Guimarães inviabiliza Andrezinho

Há um curioso pacto de não agressão que Braga e Guimarães fazem questão de cumprir religiosamente. A iniciativa partiu dos presidentes António Salvador e Emílio Macedo e consiste na promessa de não assediarem jogadores do clube vizinho, mesmo os que s e encontrarem em fim de contrato. A última prova mais recente verificou-se com Andrezinho. Livre de compromissos, depois de ter rejeitado uma proposta para renovar pelo Vitória, o lateral-direito chegou a ser sugerido para o plantel às ordens de Domingos Paciência, mas depressa a SAD esclareceu que tal será impossível, apesar do valor técnico do jogador.



O JOGO

JotaCC

Balanço da época: Alan agora vedeta
BRASILEIRO DO SP. BRAGA É A EXPRESSÃO DO SALTO QUALITATIVO DO 2.º CLASSIFICADO

O melhor futebol da época foi praticado pelo Benfica campeão nacional, mas a posse desse estatuto discutiu-se até à última jornada da Liga e está também refletida na Seleção da Liga elaborada a partir das classificações de "O melhor de Record".

Depois de 30 jornadas, o atacante do Sp. Braga, Alan, foi o mais pontuado pelos jornalistas de Record, a culminar uma época em que subiu de patamar, desempenhando funções que não se confinaram aos flancos que foram o seu "habitat" durante anos. Mas os bracarenses tiveram também o melhor guarda-redes, o atual titular da Seleção Nacional, Eduardo. E ainda o lateral-esquerdo, Evaldo.

O Sp. Braga rivaliza diretamente com o Benfica na contribuição que faz para a equipa do campeonato, ao fornecer o mesmo número de jogadores. E as águias fazem-no com o central David Luiz, o atacante Di María e o vencedor da Bota de Ouro, Óscar Cardozo, três jogadores decisivos na conquista do título.

Esta seleção reflete igualmente a época medíocre do Sporting, que só aqui parece representado indiretamente pelo médio da U. Leiria, André Santos, formado em Alvalade e um dos candidatos a fazer parte do plantel leonino na próxima época.

A efetividade goleadora do colombiano Falcão fez dele o único jogador do ex-campeão FC Porto neste onze. Mas os dragões, tal como o Sporting, também têm um representante indireto, o médio do Olhanense, Castro, uma das revelações da Liga, também já com passaporte de regresso à casa formadora carimbado.

Fora da zona de influência dos três grandes foram eleitos o lateral-direito Paulo Sérgio, uma adaptação feliz de Van der Gaag no Marítimo, e o central da Naval, Diego Ângelo, uma das atrações do mercado.

Suplentes

Jogadores vedetas da época que passou, como Alvaro Pereira (FCPorto), Luisão e Javi García (ambos do Benfica) e Nuno Assis (V. Guimarães) não atingiram pontuação suficiente que os pudesse levar à titularidade.

RECORD

JotaCC

Leone saltou fora

Volte-face na renovação do central. Questões financeiras originam divórcio. Tiago Pinto e Mário Felgueiras a caminho do Portimonense.

O princípio de acordo alcançado na semana passada entre o Sp. Braga e Leone para a renovação do contrato do central, por mais dois anos, ficou sem efeito. O jogador pediu mais dinheiro para renovar, a SAD queria dar menos e, em nome de uma política orçamental que não autoriza loucuras, colocou ponto final neste processo.

Leone fica agora livre para decidir o seu futuro, que poderá passar pelo regresso ao Brasil ou pelo Arles-Avignon, emblema gaulês que no passado fim-de-semana ascendeu à Ligue 1. Aliás, esse dado poderá ter sido decisivo para romper em definitivo as negociações entre Leone e o Sp. Braga, já que os franceses acenam com valores mensais na ordem dos 40 mil euros. Seguro é que Leone não fica em Braga e o clube procura um substituto numa longa lista de alternativas que o mercado oferece. Entre elas destacam-se Jardel (Estoril) e Diego Gaúcho (U. Leiria), mas nenhuma decisão foi tomada pela Administração, que tenta ainda renovar com Filipe Oliveira, esperando que o acordo verbal firmado com Meyong, para a extensão do vínculo do camaronês, se mantenha de pé.

Duo em Portimão

Noutro âmbito, e depois de acertar a cedência de Yazalde ao Rio Ave, Tiago Pinto e Mário Felgueiras têm também os seus destinos definidos: irão ambos defender as cores do recém-promovido Portimonense, a título de empréstimo. No caso do guarda-redes, trata-se de um regresso ao clube que defendeu em 2007/2008, antes de saltar para o Minho.


A BOLA

JotaCC

Arsenalistas juntam-se ao Zenit , Ajax, Dínamo de Kiev e Fenerbahçe
Champions: Sp. Braga cabeça-de-série na pré-eliminatória

O Sp. Braga vai ser um dos 'cabeças-de-série' na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Esta possibilidade surgiu apenas depois de esta segunda-feira o Unirea Urziceni ter vencido, por 4-0, o Ceahlaul Piatra Neamt, em jogo a contar para a penúltima jornada do campeonato romeno, afastando o Steaua de participar na 'Liga Milionária'.

Com esta vitória, a equipa romena fica apenas a um passo de garantir a segunda posição do campeonato, que lhe pode garantir um acesso à 'Champions'. Tendo em conta que ao coeficiente desta equipa, onde alinha o português Semedo, é inferior à equipa treinada por Domingos Paciência, valendo aos bracarenses a condição de cabeças-de-série.

Os arsenalistas junta-se ao Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), Dínamo de Kiev (Ucrânia) e Fenerbahçe (Turquia), as equipas mais cotadas, ficando apenas preencher uma vaga no 1.º Pote, que se encontra em disputa entre o Unirea e o Timisoara, este último hoje enfrenta o Pandurii, precisando de uma vitória para se manter na luta.

Ao atingir este estatuto, o Sp. Braga já sabe que irá defrontar uma das equipas do 2.º da pré-eliminatória: Celtic de Glasgow, PAOK (de Fernando Santos, Vieirinha e Edinho), Young Boys, Gent ou Unirea Urziceni/Timisoara.

O sorteio da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões tem lugar a 16 de Julho em Nyon, na Suíça, onde se localiza a sede da UEFA. Os jogos desta fase de qualificação disputam-se a 27/28 de Julho (1ª Mão) e 3/4 de Agosto (2ª Mão).


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Eduardo no Benfica só por dois milhões

Apesar do desmentido do Benfica, o JN sabe que o guarda-redes Eduardo é uma das hipóteses para 2010/2011.

Todavia, o negócio tem uma condição prévia, pois a SAD só encara a solução caso o Braga aceite negociar por um valor na casa dos dois milhões de euros.

A importância representa cerca de 50% do valor da cláusula de rescisão do futebolista - quatro milhões de euros -, expectativa que o vice-campeão nacional deseja satisfazer uma hipotética saída.

A verba não seduz contudo a SAD que, além do critério financeiro, sustenta a posição no parecer técnico de Jorge Jesus. O treinador conhece bem o atleta que orientou nos arsenalistas e só avalizará a operação caso o quadro negocial se enquadre na primeira ordem de grandeza. No seu entender, existem soluções mais atractivas e de outra garantia no plano desportivo se o cenário avançar para níveis equiparados aos da cláusula de rescisão.

O keeper do Braga pode ser hipótese por um valor na casa dos dois milhões de euros, mas pelo montante exigido, perto do dobro, a SAD preferirá investir até um pouco mais e garantir um elemento com outra classe.

O cenário é semelhante ao do Verão de 2009 quando o guarda-redes podia ter viajado com o técnico para Lisboa. Na altura, o panorama era idêntico, embora o jogador possuísse vínculo até 2012. O acordo foi ampliado em Janeiro e admitiu a extensão por mais uma época, além da inclusão do preceito rescisório.

Quim não viaja para renovar

Por outro lado, Marco Amelia (Génova), Sérgio Romero (Az Alkmaar), Mariano Andujar (Catania) e De Gea (Atlético de Madrid) são alguns dos atletas observados pelas águias. Todavia, a probabilidade de sucesso dos dossiês afigura-se improvável, uma vez que os clubes mostraram pouco interesse em negociar.

Por outro lado, Quim continua a aguardar que a SAD formalize o convite para prolongar a carreira na águia. Os responsáveis já asseguram oficiosamente que contam com o atleta e a exclusão da digressão à Ámerica do Norte indicia que o processo deve ganhar contornos definitivos nos próximos dias. Todavia, este passo pode não determinar o desenho da hierarquia da baliza benfiquista em 2010/2011. O quadro parece depender da decisão sobre o estatuto do elemento a contratar. Júlio César será a terceira via e a própria posição de Quim pode variar consoante o nome que a SAD faça surgir pela porta da Luz.

JN

JotaCC

Liga dos Campeões

Sp. Braga como cabeça-de-série

O Sporting de Braga terá o estatuto de cabeça-de-série na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A confirmação surgiu ontem, depois do Steaua de Bucareste ter ficado afastado da «Champions». O Celtic de Glasgow, o PAOK (equipa orientada por Fernando Santos e onde actuam Edinho e Vieirinha), o Young Boys e o Genk, são possíveis adversários.



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

SC BRAGA NA FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL


A equipa júnior de voleibol do SC Braga ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1 (25-22; 24-26; 25-22 e 25-23), na Fase Intermédia do Campeonato Nacional, que se disputou em Gueifães, garante a presença na Fase Final do Escalão.

Num jogo muito emotivo e equilibrado, com ambas as equipas determinadas em marcar presença na Fase Final, o SC Braga foi mais consistente e levou de vencida esta partida decisiva.

Desde o primeiro ponto do jogo que se perspectivava o equilíbrio. Num jogo muito suado, as duas equipas empenharam-se em conquistar cada ponto em disputa. O SC Braga apresenta-se como a equipa mais nova em competição, com uma média de idades muito inferior a todos os adversários, no entanto a determinação e a vontade de vencer, colmatou a menor experiência neste escalão.

No primeiro set, apesar de alguns erros no serviço e no primeiro toque, a equipa bracarense lutou muito, mas o resultado manteve-se sempre muito equilibrado. Na parte final, a entrada da Luísa Macedo no serviço garantiu o desprender do marcador e uma vantagem confortável que nunca mais se desvaneceu. Assim, as arsenalistas venceram o primeiro set por 25-22. A equipa de arbitragem, acumulou alguns erros que, não beneficiando nenhuma equipa em especial, ia criando alguma contestação de parte a parte.

No segundo set, o cenário manteve-se. O SC Braga acumulou muitos erros na recepção e permitiu constantemente que o Vitória mantivesse a liderança no resultado parcial. Contudo, na parte final, fruto de alguma consistência no serviço permitiu a aproximação e a luta pela vitória no set. A vitória sorriu à equipa de Guimarães, fruto de uma decisão de arbitragem muito contestada pela equipa bracarense, mas que permitiu vencer o set por 26-24.

No terceiro set sentiu-se que as vimaranenses queriam arrancar para a vitória final, mas a entrega da jovem equipa bracarense não deixou. Neste set com grande destaque para as atacantes Mariana Falcão, Mariana Filipe e Rita Matos, bem coadjuvadas pela distribuição certeira de Marina Costa, permitiu o arrancar na vitória do parcial, outra vez, por 25-22.

No terceiro set, o SC Braga arrancou para uma fase inicial muito positiva ficando a ganhar por 11-2. Para muitos estava definido o vencedor no jogo, porém o Vitória reagiu muito bem igualando a 14-14. Daí até final o resultado sempre equilibrado, não deixava antecipar o vencedor. Na parte final do set, a equipa bracarense fez jus ao nome "Gverreiras do Minho" e lutou muito na defesa. Aos 23-23 o árbitro da partida numa decisão muito contestada pelo Vitória, atribuiu o ponto às bracarenses. No ponto final sentiu-se uma determinação tal que o SC Braga contra-atacou por 4 vezes de forma determinada e foi a Mariana Filipe com um ataque controlado que acabou por desfazer as dúvidas e atribuir a vitória à equipa Bracarense.

Num excelente jogo, bem disputado, muito emotivo, equilibrado, o SC Braga foi um digno vencedor final e permite-lhe conquistar pela terceira vez consecutiva a Fase Final. É de louvar, que logo no primeiro ano que disputa neste escalão consiga marcar presença na derradeira oportunidade de conquista deste escalão.

Na série A, disputada em Paços de Ferreira, ficaram apuradas o Lusófona VC (Lisboa) e o AVC de Famalicão, que se juntam ao GDC Gueifães e à equipa bracarense e compõem as quatro equipas finalistas que nos dias 4, 5 e 6 de Junho vão disputar o título nacional do escalão.

A equipa bracarense alinhou com: Maria Ramôa, Eduarda Otero, Bruna Noversa, Luísa Macedo, Marina Costa, Sandra Vaz, Rita Matos, Joana Vieira, Estela Carneiro, Mariana Filipe, Ana Rita Braga (Libero), Mariana Falcão, Ana Rita Barros e Ana Queirós.


1º LUGAR COLECTIVO PARA O SC BRAGA

34º Torneio Aniversário EDV

Ponte da Barca

15, Maio de 2008

Diana Silva alcança Troféu Melhor Nadadora do Torneio

O Sporting Clube de Braga (SCB) participou no 34º Torneio de Aniversário da Escola Desportiva de Viana, sendo o grande vencedor, ficando em segundo lugar a equipa organizadora (EDV) e a completar o pódio, a Escola Desportiva Limiana. Neste torneio estiveram presentes mais de 200 nadadores representativos de 2 associações de natação do nosso país: Associação de Natação do Minho (9 clubes) e Associação de Natação do Norte de Portugal (9 clubes)

Sendo um dos poucos torneios de carácter inter associativo que promove a participação de nadadores do escalão Cadete (A e B) e Infantil (A e B), fizeram parte do programa as seguintes provas: 50m Mariposa, 50m Costas, 50m Bruços e 50m Livres (Escalão Cadetes A e B), e, 100m Mariposa, 100m Bruços, 100m Livres e 200m Estilos (Escalão Infantil A e B). Fizeram ainda parte do programa de provas as tradicionais estafetas mistas: 4x50m Estilos Feminino e 4x50m Estilos Masculino.

É de realçar o excelente desempenho desportivo demonstrado por todos os nadadores da comitiva arsenalista, não obstante, destacaram-se da mesma os seguintes nadadores: João Lopes (2ºlugar aos 50m Mariposa), António Silva (1ºlugar aos 100m Mariposa), José Fernandes (1º Lugar aos 50m Costas), Catarina Silva (3ºlugar aos 50m Mariposa), Diana Silva (1ºlugar aos 200m Estilos), Pedro Martins (1ºlugar aos 200m Estilos), Maria Ribeiro (2º Lugar aos 100m Livres), Sara Costa (3º Lugar aos 100m Mariposa) e Laura Gomes (3º Lugar aos 100m Bruços). De realçar ainda que a nadadora Diana Silva ao nadar a prova de 200m Estilos alcançou o troféu para melhor nadadora do Torneio.

A equipa do SCBraga conquistou ainda o segundo lugar na estafeta de 4x50m Estilos Masculino (João Lopes, Pedro Martins, David Martins, José Fernandes) e o terceiro lugar no sector feminino (Catarina Silva, Diana Silva, Maria Ribeiro e Maria Teresa Silva).

Treinadores: Ana Sousa e Paulo Santos



RESULTADOS – DEPT. FUT. FORMAÇÃO (15 e 16 de Maio)


A turma de Iniciados B terminou a participação no campeonato distrital com uma vitória fora-de-portas frente ao Fair-Play, num encontro em atraso da 8ª jornada disputado na passada semana. Rui "Russo" foi o máximo goleador com 17 golos marcados, seguido de Cristiano com 11 golos e Almendra com 9 tentos. No turma C, Francisco foi o melhor marcador com 12 golos, em segundo lugar ficou André Bonjardim com 11 golos e no terceiro lugar Oehen com 10 golos.

No que respeita às Escolas, a turma A confirmou o seu favoritismo à partida para a última jornada, vencendo o Várzea e alcançado o título de campeã da sua série. Foram quatro títulos em sete possíveis, divididos equitativamente pelos Infantis e Escolas mas festejados efusivamente por todos os Peqvenos Gverreiros. Os jogos resultados foram os seguintes:

·         Juniores:         SCB – 19 Franco-Portugaise – 1;

·         Iniciados B:     Fair-Play – 1 SCB – 3 (Golos: Bruno Rocha, Rui Fernandes e Russo);

·         Infantis A:       SCB – 9 GFC Pousa – 2       (1º lugar);

·         Infantis B:       SCB – 14 Merelinense – 1    (1º lugar);

·         Infantis C:       SCB – 10 FC Ferreirense – 0    (2º lugar);

·         Infantis D:       FC Ferreirense – 4 SCB – 7  (5º lugar);

·         Escolas A:      ARC Várzea – 2 SCB – 5      (1º lugar)

·         Escolas B:      ARC Várzea – 1 SCB – 10    (1º lugar)

·         Escolas C:      EF Craques - 0 SCB – 7       (7º lugar).


JotaCC

Domingos e os adversários na Champions: «Só os nomes assustam»
Ser cabeça-de-série não garante vida facilitada

Domingos Paciência está satisfeito com o facto de o Sp. Braga ser cabeça-de-série na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas não acredita que isso lhe facilite a tarefa.

O técnico vai tentar levar o emblema bracarense pela primeira vez à fase de grupos da prova milionária, mas sabe que não terá tarefa fácil. «Vamos ser cabeças-de-série num grupo de cinco equipas, mas os adversários que nos podem calhar na 3ª pré-eliminatória não são fáceis. Só os nomes assustam», afirmou Domingos.

O Sp. Braga sabe que o seu adversário sairá de um grupo formado por Celtic, PAOK, Young Boys, Gent ou Unirea.

«Há que trabalhar bem para atacar a fase preliminar. É muito importante para a equipa», recordou.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Domingos e a Champions: «Só os nomes assustam»

Domingos Paciência antevê dificuldades para o Sp. Braga na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e nem o estatuto de cabeça-de-série parece tranquilizar o técnico dos arsenalistas.

Frisando que o objectivo passa por «pôr a equipa ainda mais forte», Domingos reconhece que «não vai ser fácil» ultrapassar o primeiro de dois patamares de acesso à Champions.

«Vamos ser cabeças-de-série num grupo de cinco equipas, mas os adversários que nos podem calhar na terceira pré-eliminatória não são fáceis. Só os nomes assustam», admite, referindo-se a Celtic (Escócia), PAOK (Grécia), Unirea (Roménia), Young Boys (Suíça) e Gent (Bélgica).

Por isso, «há que trabalhar bem para atacar essa fase», que, nas palavras do técnico, «é muito importante» para o clube.

O Sp. Braga será cabeça-de-série com Zenit (Rússia), Ajax (Holanda), Fenerbahçe (Turquia) e Dínamo Kiev (Ucrânia). Os jogos da terceira pré-eliminatória disputam-se a 27/28 de Julho e a 3/4 de Agosto.

A BOLA