News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/05

Started by JotaCC, 14 de May de 2010, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pizzi afirmou-se na I Liga e agradou a Domingos Paciência


Está em marcha a planificação do plantel do Sporting de Braga para a próxima temporada. Domingos Paciência tem ideias definidas e revelou algumas delas, sem descurar a atenção particular aos jovens talentos da cantera arsenalista. Assim como os jogadores que estão sob a alçada do emblema bracarense, a rodar noutros clubes. É o caso de Pizzi, avançado que se notabilizou a época passada, em primeiro lugar, no Covilhã (Liga de Honra) e, depois, no Paços de Ferreira (I Liga). Foi mesmo considerado como o melhor jogador da Liga de Honra no final da primeira volta, por votação de todos os treinadores.

Concluiu a época em grande plano e mereceu a chamada para a selecção nacional de sub-21. Agora, "o próximo passo é regressar a Braga, é nesse sentido que estou a trabalhar", revelou o jovem futebolista ao 'Correio do Minho'.

Natural de Bragança, Luís Miguel Fernandes — conhecido por Pizzi — foi descoberto pelos técnicos da formação do Braga em 2007. O futebolista contava 16 anos e já representava os seniores do clube transmontano.

O jovem futebolista cumpriu, apenas, um ano em Braga, ainda nos juniores. Chegou a participar nos trabalhos dos seniores, na altura, sob a batuta de Manuel Machado. Perante a margem de progressão que apresentava, foi convidado a renovar contrato até 2011. Mas perante a natural dificuldade em impor-se na primeira equipa, aceitou rodar noutros emblemas.

Em 2008/09 passou pelo GD Ribeirão (II divisão nacional). Seguiu-se a passagem pelo Sporting da Covilhã e logo de seguida o Paços de Ferreira. "Foi importante rodar noutros clubes, principalmente no Paços de Ferreira porque tive a oportunidade de jogar na I Liga e adquirir maior experiência. Sei que é difícil, mas o meu desejo, agora, passa por integrar o plantel do Braga", afirmou o jovem futebolista.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rafael Bastos: «O meu melhor ainda vem aí»
PROMETE LUTAR PELA TITULARIDADE

Esteve a um pequeno passo de ser herói no último jogo, frente ao Nacional, mas o destino adiou-lhe a glória para depois do verão. Pelo menos é esse o pensamento de Rafael Bastos, reforço de inverno e que teve algumas dificuldades em impor-se na equipa. "O Domingos lançou-me na jornada decisiva e tive duas oportunidades claras para marcar, mas ainda não foi desta vez. O meu melhor ainda vem aí, acreditem", expressou o brasileiro, dirigindo-se diretamente aos adeptos. E a explicação para não ter tido sucesso nestes primeiros cinco meses é fácil de encontrar:"Cheguei num momento em que a equipa estava muito bem. Sabia que ia ser difícil entrar, mas fiz o meu trabalho e espero ter mostrado no dia-a-dia o meu valor. Na nova época vou procurar o meu espaço. Quero voltar a 100 por cento e sei que vamos todos começar do zero. Aí, já vou lutar pela titularidade."

Em termos coletivos, o campeonato esteve perto de ser perfeito. Só faltou a tal ajuda do Rio Ave na Luz, e Rafael Bastos já encontra um novo foco de motivação. "Esta época bateu na trave. Depois das férias vamos começar a pensar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões e queremos entrar na fase de grupos", assumiu, falando encantado sobre a sua experiência no Minho:"Há seis meses nunca pensei estar envolvido nestas lutas. Fui para uma aventura no Japão, eles até queriam renovar, mas soube do interesse do Sp. Braga e fiquei entusiasmado. Até vou ter uma oportunidade única de jogar na Champions."

Há dois anos, Jesus já o tinha querido em Braga, mas foi com Domingos que foi contratado:"Ele impressionou-me muito. Tem na motivação o seu ponto forte. Percebe de futebol e dá-nos imensos conselhos."


Meyong e Leone vão renovar por mais dois anos
CASOS PENDENTES RESOLVIDOS

André Leone e Meyong têm tudo acertado para a renovação dos seus contratos por mais dois anos. Eram dois alvos apetecíveis no mercado, mas acabaram por aceitar as propostas do clube e têm confirmada a continuidade em Braga. Meyong foi alvo do interesse de vários clubes nos últimos dias, chegando mesmo a recusar um tentador contrato (seria quase o dobro do salário...) oferecido pelo Apoel. Não ficou seduzido pela entrada no campeonato cipriota e prefere continuar em Portugal. A mulher é portuguesa, natural de Setúbal, onde Meyong estava ontem. Hoje deve estar em Braga para rubricar o vínculo e acabar com as especulações...

Nas últimas horas, mesmo assim, os turcos do Istambul BB e os gregos do AEK também tiveram o camaronês em vista, mas Meyong optou pelo Sp. Braga e pela possibilidade de jogar na Champions, tal como André Leone. O caso do defesa-central também deu a volta, num processo moroso e que já durava desde janeiro, altura em que se aventou a possibilidade de Leone regressar ao Brasil. O defesa tinha ainda duas propostas para continuar no futebol europeu - França ou Itália -, mas nos últimos dias a SAD arsenalista assumiu como prioridade tratar destes casos pendentes e cumpriu.


Paulo Jorge a entrar na rota da Champions

ESTÁ PERTO DE SER REFORÇO DO VICE-CAMPEÃO

Paulo Jorge está muito perto de entrar na rota da Champions, tornando-se reforço do Sp. Braga. O extremo, que acaba por cumprir sem problemas toda a ala direita, faz parte dos alvos dos arsenalistas, numa política de antecipação à concorrência. Tal como Domingos Paciência confirmou no encontro de anteontem com os jornalistas para fazer o balanço da época, a política da SAD vai continuar a ser a de privilegiar a filosofia do "comprar bem e barato". Entenda-se com isto jogadores a custo zero e perfeitamente identificados com o futebol português. Paulo Jorge insere-se perfeitamente nesta política e já terá um princípio de acordo com os arsenalistas, com contrato para duas épocas e mais uma de opção.

O jogador ficou de confirmar este acordo no princípio da próxima semana, o que deve mesmo acontecer, isto apesar de um último esforço do Marítimo, que lhe apresentou uma proposta de renovação nas últimas horas. Mas o problema é que Paulo Jorge está seduzido pela Champions e tem interesse ao nível do foro meramente familiar em regressar ao continente. Recorde-se que o jogador, de 29 anos, é natural da Maia, onde iniciou a sua carreira, e poderá voltar a casa, depois de quatro anos fora do seu ambiente.

Paulo Jorge brilhou no Maia em 2004/05, foi contratado pelo Boavista e só ficou uma temporada no Bessa, dando o salto para o Benfica. Na Luz durou uma época, e seria emprestado ao Málaga na transição para o Marítimo, onde foi figura de proa nas duas últimas temporadas.


RECORD

JotaCC

Dois avançados e um onze quase novo

Contratar dois avançados de inegável qualidade é a prioridade da SAD bracarense. As dificuldades sentidas em determinada altura da época finda não são para repetir, e Domingos Paciência pretende dois homens-golo. Renteria tem hipóteses de ficar, mas não tem as características de um verdadeiro número 9. Meyong, sim, mas a sua continuidade ainda não é certa. E Adriano já não volta, o que obriga ao reforço obrigatório da equipa com duas mais-valias.

Mas os pedidos de Domingos abrangem muito mais zonas do terreno. Quase todas, aliás, a bem da competitividade interna e soluções para atacar quatro frentes: campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões. A posição "6" é a única que está definitivamente coberta. Vandinho e Madrid são garantias absolutas de qualidade. Fernando Alexandre esteve no Leixões e, se algum dos primeiros sair, será chamado imediatamente. Nas alas, também não há muito a inventar. Alan tem propostas, mas vai continuar. Paulo César e Matheus também são certos, e resta uma vaga, que Pizzi, que esteve cedido ao Paços de Ferreira, vai ocupar. Só se não agradar na pré-época é que haverá necessidade de ir ao mercado.

Depois, todas as outras zonas do campo são para reforçar. Um central é obrigatório, mas até podem ser contratados dois no caso de sair mais alguém além de Rodriguez, muito bem colocado entre os activos para partir. Leone, que ainda não renovou, suscita dúvidas. Na direita, falta um João Pereira. Filipe Oliveira cresceu muito e vai continuar, mas Miguel Garcia não convenceu, em absoluto, a equipa técnica, que vê nesta posição um alvo prioritário, quase tanto como o ataque. Um lateral-esquerdo também está na ementa, mesmo que Evaldo não saia. O brasileiro não tem um concorrente à altura há duas épocas, e a SAD não quer arriscar mais.

Depois há o meio-campo ofensivo, um sector dependente da continuidade ou não de Luis Aguiar e/ou Hugo Viana. Contratar mais um médio de transição é obrigatório, e Leandro Salino, ex-Nacional, está em vias de assinar. Podem ser necessários mais um ou dois, mas isso só o tempo o dirá. Se Aguiar ficar, então chega um, pois o uruguaio consegue fazer as posições "8" ou "10". Hugo Viana teria mais dificuldades a jogar atrás do avançado, e a sua continuidade obriga à contratação de um médio-ofensivo. É que Mossoró está lesionado e Bernardo, que deve chegar dos brasileiros do Cruzeiro, é um jovem. Resta Rafael Bastos.



Yazalde outra vez a caminho do Rio Ave

Emprestado em Janeiro ao Olhanense, Yazalde deverá ser encaminhado para o Rio Ave na próxima temporada. O internacional português sub-21 continuará a não figurar entre as primeiras opções de Domingos Paciência e aceita ser novamente cedido, de modo a não perder ritmo competitivo, existindo nesta altura um princípio de acordo entre o avançado e o clube de Vila do Conde, onde jogou em 2009 pouco tempo depois de ter sido contratado ao rival Varzim. Filho do antigo internacional Jaime Graça, Yazalde foi inclusivamente decisivo para o Rio Ave assegurar a permanência no escalão máximo, marcando então quatro golos pelos vila-condenses que o ajudaram a regressar, pela porta grande, a Braga. O número elevado de avançados que compunham o plantel orientado por Domingos Paciência voltou a complicar a afirmação do ponta-de-lança, pelo que a segunda saída do clube arsenalista se tornou irreversível, da mesma forma que o empréstimo ao Rio Ave, já a partir de Junho. Será quase um regresso a casa para o poveiro.


Rafael Bastos
"Regresso para ser titular e ganhar a Liga"

O último jogo de Rafael Bastos deixou água na boca. O médio brasileiro concorda, por isso parte de férias com vontade de regressar para dar sequência a essa imagem positiva. Se não jogou mais este ano, deve-o ao facto de ter chegado a meio da época. "Cheguei num momento em que a equipa estava muito bem. Já sabia que ia ser difícil. Espero que tenha mostrado no dia a dia, ao treinador, o meu valor", referiu. "Agora vou descansar para voltar a cem por cento... Todos começarão do zero a próxima época, e vou procurar a titularidade e ganhar a Liga", prosseguiu, ambicioso. A possível saída de Hugo Viana e Luis Aguiar ajudaria à afirmação. "Se saírem, vai ser mais fácil para mim, mas, nesse caso, o Braga também iria contratar mais gente. Mas nem que fiquem, não importa. Como já disse, começamos todos do zero", frisou.

Rafael Bastos deseja muito ser campeão para compensar esta época que "bateu na trave." Mas mais interessante é mesmo a Champions. "A oportunidade é única. Vamos dar o máximo para levar o Braga à fase de grupos", sublinhou.

A terminar, distinguiu os dois treinadores que mais o marcaram. Jesus foi quem o lançou na Liga e o indicou ao Braga, mas Domingos é que o aproveitou. "O Jesus é mais táctico; o Domingos impressionou-me. Faz da motivação uma arma. Foi um grande jogador e conhece o nosso lado. Dá conselhos e ajuda-nos bastante", concluiu.



Estágio começa dia 27 e realiza-se em Portugal

O Braga arrancará para o estágio de pré-época seis dias depois de se apresentar, ou seja, dia 27. Os primeiros treinos da época serão feitos nos relvados de apoio ao AXA e depois, durante nove dias, Domingos aperfeiçoará processos e conhecerá melhor o novo grupo longe da capital do Minho. O local ainda não está definido, embora falte apenas acertar pormenores. Certo é que o estágio se realizará em Portugal, à semelhança do que aconteceu nas duas últimas épocas. Com Jesus, foi em Óbidos, e Domingos levou a equipa para Portimão. Há três anos, Jorge Costa esteve na Alemanha.



Domingos em Angola para jogo de estrelas

O treinador do Braga viaja hoje para Angola, onde ficará até segunda-feira. Domingos orientará a equipa de Luís Figo num jogo de solidariedade e estará ao lado de grandes figuras do futebol mundial, o que só atesta o reconhecimento do magnífico trabalho efectuado. Depois do regresso a Portugal, o técnico continuará a preparar a próxima temporada.


Olberdam, Miguel Ângelo e Miguelito voltam.

Carlos Pereira e Van der Gaag voltaram ontem a reunir-se e para falarem sobre a constituição do plantel. O JOGO sabe que Olberdam, Miguel Ângelo e Miguelito (na foto), jogadores que estiveram emprestados e todos com mais um ano de contrato, terão de se apresentar ao trabalho no dia 14 de Junho. Entretanto, Pitbull, Taka, Paulo Jorge, Manu, Cherrad, Bak e Sapina vão abandonar o clube, mas é provável que a lista de saídas ganhe ainda maior extensão, mesmo de jogadores que ainda estão contratualmente ligados aos verde-rubros.


O JOGO

JotaCC

Guarda-redes Eduardo desmentido

A Benfica, SAD desmentiu ontem, em comunicado, a existência de negociações para a contratação do guarda-redes do Sporting de Braga, Eduardo. "Os responsáveis do Sport Lisboa e Benfica têm vindo a assistir pacientemente, nas últimas semanas, a uma verdadeira 'novela' alimentada por alguns jornais e, seguramente, sustentada por 'fontes' bem interessadas em tal situação. O Sport Lisboa e Benfica vem esclarecer que nunca manteve qualquer tipo de contactos ou reuniões com quem quer que fosse do Sporting de Braga tendo em vista a aquisição do guardião Eduardo. Tudo o que foi escrito sobre essa matéria é ficção, alimentada - seguramente - por quem tem muito interesse na transferência do atleta."




"Final" em Braga será mais difícil

O FC Porto está a uma vitória de revalidar o título de campeão nacional e faltam ainda quatro jogos para o fim do Andebol 1. Os dragões, que viram a possibilidade de festejar a revalidação do título em casa ser adiada, face ao encerramento do aeroporto da Madeira e consequente adiamento do jogo frente ao Madeira SAD, vão amanhã a Braga defrontar o ABC, pelas 17h30. A vitória continua a valer o título, mas a dificuldade teoricamente aumentou.

Para Nuno Grilo, a formação azul e branca ficou um pouco "triste" por não ter jogado na quarta-feira. "Não havia nada melhor que jogar no Dragão e tentar ser campeão em casa, junto aos nossos adeptos."

Já Wilson Davyes não acredita em desmotivação e garante que só com uma catástrofe o FC Porto não será campeão. "Eu não quero ser arrogante, mas acho que seria necessário uma catástrofe para não sermos campeões. Faltam quatro jogos e precisamos de apenas vencer um. Dadas as circustâncias, é a nossa obrigação" salientou o central.

Os actuais campeões têm a história desta época a seu favor, uma vez que venceram todos os quatro encontros com o ABC: três no campeonato (24-27;22-18 e 26-22) e um na Supertaça (27-22). Mas o saldo positivo não faz com que os portistas estejam menos ansiosos. Para Grilo, é normal a "ansiedade" quando se está a uma vitória do principal objectivo, a revalidação do título. Apesar disso, Grilo garante que o jogo frente aos minhotos está a ser preparado da mesma forma. "Encaramos todos os jogos como finais", referiu. Para Wilson, o jogo em Braga é teoricamente mais difícil do que com o Madeira SAD em casa, mas acredita na vitória.

Do lado do ABC, Carlos Matos revela que o jogo de amanhã não está a ser encarado como uma final. "O jogo com o FC Porto é mais um e queremos ganhar para atingir o segundo lugar, o objectivo que nos resta", afirmou o capitão dos bracarenses.


O JOGO

JotaCC

Paulo Jorge avança

Futebolista do Marítimo já foi abordado. Vai chegar ao Minho a custo zero. Há cinco anos esteve a um pequeno passo de ser reforço.

Paulo Jorge deverá assinar por duas épocas, com outra de opção, com o Sporting de Braga, reforçando o corredor direito da equipa. Aos 29 anos, e depois de passagens pelo Boavista, Benfica e Málaga, o lateral-direito, que também pode actuar a extremo, terminou a ligação de dois anos ao Marítimo. O estatuto de jogador livre tornou-o num alvo prioritário dos bracarenses, que falaram como seu representante. A proposta está na mesa e nada faz prever que Paulo Jorge escape da rede minhota, porque a mudança representa um salto qualitativo na carreira — terá a possibilidade de discutir o título nacional e de exibir credenciais na Liga dos Campeões.

Em 2005, quando começou a dar nas vistas na 2ª Divisão, ao serviço do Maia, esteve próximo de se vincular ao clube minhoto. Uma fuga de informação, porém, inviabilizou a transferência, tendo o jogador acabado por assinar pelo Boavista. Passados cinco anos, o seu destino cruza-se de novo com o Sp. Braga. Desta vez, o final tem tudo para ser feliz.

A BOLA

JotaCC

Yazalde vai voltar aos Arcos

Experiência em Olhão chegou ao fim. Avançado será novamente cedido pelo Sp. Braga. Futebolista reencontra Carlos Brito.

O Rio Ave tem mais um reforço garantido para a próxima temporada, embora o nome já tenha feito parte da história do clube. Yazalde é o craque em causa, ele que esta época esteve emprestado pelo Sp. Braga ao Olhanense, mais precisamente durante a segunda metade do campeonato. Trata-se, portanto, de um regresso a Vila do Conde, onde o avançado assinou um capítulo feliz da sua ainda curta carreira.

Numa campanha em que a equipa lutou pela permanência até ao último segundo, o jovem internacional português, filho de uma antiga glória da casa (Jaime Graça), despediu-se dos Arcos como um dos maiores heróis dessa conquista cedido seus quatro golos renderam 12 pontos aos vila-condenses. Ainda ligado aos bracarenses, Yazalde apresentar-se-á outra vez naquela morada como elemento cedido pelo emblema minhoto. Uma situação que, aliás, chegou a ser ponderada na temporada agora finda.

A BOLA

JotaCC

Evaldo e Alberto Rodríguez quase garantidos a troco de cinco milhões

Evaldo e Alberto Rodríguez têm grandes possibilidades de ser jogadores do Sporting na próxima temporada. Uma fonte bem colocada no processo garantiu ao DN que o negócio em torno dos (ainda) jogadores do Sporting de Braga está praticamente concluído, faltando acertar apenas alguns detalhes.

Cinco milhões de euros é quanto o clube de Alvalade vai gastar com os dois defesas vice-campeões nacionais que, por seu turno, já fizeram saber a António Salvador, presidente do emblema minhoto, que pretendem mudar de ares, mais concretamente para Alvalade.

Se cinco milhões de euros é um número que satisfaz ambas as partes, resta saber, e é isto que está por definir, como se processará o pagamento. O Sporting de Braga deseja jogadores ao passo que o Sporting também não se importa de aliviar o seu plantel com elementos com os quais não conta em 2010/11. É aqui que as duas partes não conseguem entender-se, por isso, segundo apurou o DN, é bem possível que a operação seja concluída apenas com dinheiro.

O Sporting vai apresentar-se ao trabalho a 21 de Junho. Falta pouco mais de um mês para colocar jogadores excedentários e contratar outros tantos que preencham o perfil traçado por Costinha, o director para o futebol, e Paulo Sérgio, treinador principal dos leões. O tempo não escasseia, por isso o Sporting quer fechar negócios que tem apalavrados o mais rapidamente possível. No entanto, há elementos que vão disputar o Mundial e que só depois de terminarem a sua participação no certame africano decidirão a próxima etapa na carreira.

É também com esta pressa leonina que o Sporting de Braga vai 'jogando' dia após dia na esperança de que os leões de Lisboa cedam e se cheguem à frente com os jogadores desejados em Braga.


DN

JotaCC

Domingos Paciência defende que António Salvador deve continuar a ser o presidente do Sporting de Braga.     

O que o Sporting de Braga é hoje deve-o ao seu presidente diz o treinador da equipa.

Domingos Paciência defende por isso, que em ano de eleições de eleições defende a continuidade de António salvador à frente do clube.


ANTENA MINHO

JotaCC

Eduardo: «Hoje concretiza-me o meu sonho»
O PRIMEIRO PENSAMENTO DO GUARDA-REDES QUANDO ACORDOU

Eduardo, guarda-redes do Sp. Braga, foi o primeiro jogador a apresentar-se no hotel que vai acolher a Seleção Nacional, durante o estágio na Covilhã.  O jogador arsenalista revelou a imensa alegria que sente por fazer parte dos convocados de Carlos Queiroz.

"Quando acordei, pensei logo: 'hoje é o dia em que vou concretizar o meu sonho", contou o titular da baliza nacional.

Para Eduardo esta primeira fase " é importante para a preparação da equipa" e para a "união do grupo", tendo em conta o objetivo comum, que é "fazer um bom Mundial".

O jogador bracarense não sente que tenha o trabalho facilitado, destacando o valor dos outros dois guarda-redes convocados: Daniel Fernandes e Beto.

Questionado sobre o interesse do Benfica, respondeu: "São apenas notícias. O que tiver de acontecer acontecerá. Estou 100 por cento concentrado na Seleção".

RECORD