News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braguismo, mais que nunca!

Started by Zé, 30 de October de 2006, 22:37

Previous topic - Next topic

Que SCB queremos no futuro?
Que SCB poderemos ter no futuro?
São questões que podem parecer descabidas mas assumem primordial importância se considerarmos que actualmente não temos dimensão para ambicionar, de forma contínua, a luta pelos lugares cimeiros, ie, o SCB que queremos no futuro.

O dinheiro é o factor determinante e o SCB não tem capacidade de gerar grandes receitas, receitas essas necessárias para construir planteis ganhadores, jogadores de inegável qualidade. Temos que recorrer à venda de jogadores para conseguir equilibrar o orçamento com as naturais consequências a nível desportivo. Além de não ser desejável assentar o orçamento em receitas que estão dependentes de um negócio feito por um empresário, é importante o SCB conseguir diversificar as receitas e definitivamente gerar receitas correntes suficientemente estáveis e robustas que permitam o SCB lutar por outros desígnios. É importante então gerar receitas e mediante as receitas que o SCB gerar teremos o SCB do futuro.

Temos que considerar que apesar de muitos discordarem, existe uma relação entre os resultados desportivos e os orçamentos de cada clube. Os clubes que habitualmente quedam-se nos lugares cimeiros são também, regra geral, aqueles que gastam mais dinheiro.

A chave da questão, como repetidamente tenho dito neste fórum está no aumento dos associados do clube. Pode parecer um paradoxo porque as receitas com os associados representam uma pequena percentagem do orçamento geral e são bem menores, por exemplo, que as receitas obtidas pelas transmissões TV. Porque então um paradoxo? Se as receitas com os associados são uma pequena percentagem do orçamento geral, e representam pouco para os clubes em termos de encaixe de dinheiro, o mesmo não se poderá dizer de outras rubricas, e a maior ou menor dimensão humana do clube, representará mais receitas com a publicidade, bilheteira, transmissões TV, MKT, etc, etc... fundamentais que são para cortar definitivamente com a dependência da venda de jogadores. Permitam-me um aparte, poderá estar no "pequeno" encaixe financeiro que a SAD faz com os associados,  a razão de muitas vezes acharmos que a SAD desconsidera os associados.

Se considerarmos que é importante o crescimento da massa associativa, podemos resumir tudo o que é necessário a uma palavra que hoje felizmente existe: o braguismo.

Está pois o futuro do SCB dependente do braguismo e de tudo que ele representa. Este aspecto é de primordial importância para o futuro do clube e passa também por nós adeptos. Se concordam com as conclusões anteriores, é importante então "conquistar" e "evangelizar" o maior número de associados possíveis. Um associado terá no futuro um efeito multiplicador e gerará mais e mais associados.

Compete à SAD agir e criar as condições necessárias para que o número de associados possa aumentar,  mas nós adeptos podemos dar um pequeno grande contributo. Somos nós que conhecemos a nossa família, os amigos, os colegas de trabalho, da escola, etc, etc... passar a mensagem do Braguismo é mais que nunca fundamental e dele dependerá o futuro do SCB.

Não será uma tarefa fácil... Os resultados serão sempre o óbice maior ao incremento do Braguismo porque, as gentes da nossa região tem preferência clubista definida. O facto das pessoas desejarem o sabor da vitória e a satisfação daí inerente, impele-as a apoiar uma equipa que ganha mais vezes que o SCB. As pessoas gostam de ganhar e correm atrás do clube que lhes proporciona o sabor da vitória.

A nós braguistas, à nossa SAD, é preciso muita persistência, muita vontade e amor ao SCB para constantemente e teimosamente enfrentar as hordas de adeptos dos 3"G" que falaciosamente ostentam nada mais que aquilo que lhes alimenta o ego: as vitórias. A "fútil" e "efémera" vitória. Por mais que ganhem, os adeptos destes clubes serão sempre insaciáveis,  exigirão e jamais, nunca, apreciarão o verdadeiro sabor de ganhar. Quando as vitórias não lhes enchem o ego, qual balão, perdem o fulgor e caiem por terra, então, escondidos atrás da máscara que com o tempo aprenderam a usar, esperam, esperam... e ressurgem quando novo folgo lhes permite ostentar o ego inflamado por uma vitória. Entretanto tem esperança, e tem razões para isso, que as vitórias voltarão de novo. Habitualmente esperam menos que os outros, porque a bem ou a mal, muitos factores ajudam a compor o ramalhete.

Por uma questão de identidade; por uma questão cultural; pelo bairrismo; por uma questão de coerência, devemos transmitir a mensagem que o SCB pode proporcionar a maior satisfação e orgulho do mundo. Porque é "nosso", é da nossa terra, representa as nossas "raízes" e o que somos... o SCB somos nós e nós somos o SCB.

Tenho fé nas novas gerações... a dificuldade maior reside na família, nos pais, adeptos dos 3"G" que logo tratam de incutir a preferência clubista nos descendentes. E quando não é assim, é a comunicação social.
Somos "intoxicados" com notícias e propaganda relacionada com os 3"G", como que Portugal tivesse somente 3 clubes.
É uma luta desigual...
VIVA O SCB!
Força Gverreiros

Kilo

Excelente post, tudo certo...mas nada de novo! Mas ainda assim extremamente importante! Há que reavivar esta necessidade urgente do nosso clube! Há que insistir e insistir e quando não houver esperança para que determinada pessoa passe para o nosso lado, insistir outra vez!

E perdeu-se uma das iniciativas mais importantes: as visitas às escolas! Porque é nos jovens que se deve apostar, pois são aqueles a quem ainda se pode moldar o espirito e incutir o gosto pelo Braga!

Oferecer um cachecol ao primo mais novo, ao filho do amigo, aos afilhados...enfim,fazer com que eles tenham algo que os faça ligar ao Braga! Há mil e uma maneiras, é só puxar pela cabeça!

E há mais! Temos que ser nós os primeiros a defender quem está à frente do Braga e tirar-lhes a pressão de cima dos ombros, que muitas tem um efeito nefasto (como se está a verficar), pois os primeiros a aproveitarem-se destas nossas "inseguranças" são os abutres dos metralhas da nossa terra:"... e andam vocês a insistir que vá ver o Braga"! 

Mas ontem senti um orgulho tremendo dos adeptos bracarenses(tirando alguns palermas) que demonstraram uma superioridade moral tremenda, apoiando a equipa mesmo a perder 0-4...fiquei como um perú ;D ;D ;D! Foi uma bofetada àqueles que se julgam os maiores, mas que quando a equipa perde, atiram cadeiras e batem nos árbitros!

Só há que continuar e consolidar o crescimento!

(E os preços mais baixos, resultam ou não??? Em vez de 10 pessoas a 15€, tivemos 4, 5 mil a 2€! Só há que continuar para que passe a mensagem.)

ric

O z´+e traduz no seu post o que de facto é preciso para este Braga.
No entanto, eu continuo a bater no "ceguinho": temos primeiro que conquistar os sócios descontentes, aqueles que pagaram quotas e nunca mais as pagaram, aqueles que iam ao futebol e deixaram de ir.Temos que conhecer as razões, estudar o perfil actual dos nossos associados. temos 7/8 mil de sócios fieis para ir ao fuetbol. Dizem-me que temos 20 mil associados, talvez 5 mil crianças e utentes da natação. isto quer dizer que temos uma fatia importante para conquistar e que por uma ou outra questão não estão "com o Braga" apesar de terem sido inscritos sócios.
Sem os cativar, através de chamadas telefonicas, contactos/imquéritos para conhecer grau de insatisfação acho que não deveriamos embarcar em grandes projectos. Hoje, de forma organizada, existem empresas que se dedicam ao vulgarmente chamado Call center. Ligam para casa das pessoas, provuram conhecer razões de aus~encia, elaboram um relatório final.
No entanto, e numa análise muito "à flor da pele", as razões do afastamento são:

1- Jogos a horas impróprias
2- dificuldade de acessos (no sentido lato)ao EMB
3- final dos cobradores
4- deficiencias no contacto com os socios facilitando a vida aos mesmos através de modos de pagamento diversos e acessiveis
5- alguma desilusão provocada por situações embaraçosas e "chatas" vividas no dia a dia de sócio (longas filas para bilhetes, casos problemáticos com as cadeiras anuais, descontentamento com falta de sinaçoção eindicações no estádio, falta de sentido civico dos auxiliares de segurança, etc,etc
6- custo de vida/preços dos bilhetes
7- excesso de televisão (jogos televisionados do SCB)

lininho

A mim o que me doi mais e me faz, muitas vezes, pensar se valerá a pena evangeliazar, ou sequer ser adepto de futebol é, chegar ao fim dos jogos que o S. C. Braga perde, e ver o ar de regozijo dos filhos desta terra por essa derrota.
Outros, mais camuflados, falam como se lhes estivesse a doer alguma coisa com o intuito apenas de dizer mal.
É isto que me custa a perceber e, por mais que me esforce, não consigo. É como se eu gostasse mais da mãe do meu vizinho, só porque lhe dá mais chupas.
zé: futuro capitão. 8-)

magico21

Quote from: lininho on 31 de October de 2006, 10:49
É isto que me custa a perceber e, por mais que me esforce, não consigo. É como se eu gostasse mais da mãe do meu vizinho, só porque lhe dá mais chupas.
Lininho cuidado, essa dos chupas pode  ser mal interpretada ;D, mas que tens razao tens, no fim do jogo um tipo que tu ate conheces vinha a sair  e a contar umas piadas....teve logo de ouvir "vai-te pro cara***"

Sá Pinto

Quote from: Zé on 30 de October de 2006, 22:37
Que SCB queremos no futuro?
Que SCB poderemos ter no futuro?

Por uma questão de identidade; por uma questão cultural; pelo bairrismo; por uma questão de coerência, devemos transmitir a mensagem que o SCB pode proporcionar a maior satisfação e orgulho do mundo. Porque é "nosso", é da nossa terra, representa as nossas "raízes" e o que somos... o SCB somos nós e nós somos o SCB.

Tenho fé nas novas gerações... a dificuldade maior reside na família, nos pais, adeptos dos 3"G" que logo tratam de incutir a preferência clubista nos descendentes. E quando não é assim, é a comunicação social.
Somos "intoxicados" com notícias e propaganda relacionada com os 3"G", como que Portugal tivesse somente 3 clubes.
É uma luta desigual...
VIVA O SCB!

Na verdade este jogo não eram só os três pontos que estavam em jogo, era muito mais que isso, pois alguns "filhos da nossa cidade" regressavam ao futebol com os cachecóis ainda com pó da final da Taça, dos jogos com o Schalke 04 e vinham testemunhar o que "este" Braga valia, pois um tio, primo ou amigo tinham-lhe oferecido um mísero bilhete de 2€! Era importante uma boa exibição e uma vitória para exaltar o seu moral em torno do SCB, mas eis que entro no estádio, com 10 pessoas non-habitués e já o Braga sofre o 1º golo (penso para mim, lá se vai a importância da iniciativa...), sofre o 2º, Maurício expulso, 3º e 4º golos...(pronto, se a disponibilidade deles já não era muita,agora é que vai ser!). Mas qual não é o meu espanto e na ressaca da pesada derrota, esses meus amigos dizerm que gostaram muito do jogo(do espetáculo em si, obviamente do resultado não!) e que ficaram impressionados com o apoio e que assim dá gosto ir ao estádio  ;) Por isso, senhores do poleiro, o Braga necessita de mais iniciativas destas, a matéria está lá e temos de lapidá-la! :D

A questão do Lininho também é pretinente, acontece-me frequentemente :'( Mas as coisas estão a mudar, estão a mudar...
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!

FIDELIS

excelente e oportuno
principalmente quando vi pretensos adeptos do Braga a saírem ao intervalo no último jogo

o Braguista está lá sempre
é esta mentalidade que temos de ajudar a mudar
que o amor ou a simples simpatia se transforme em verdadeira paixão

mas fico contente quando vejo uma bancada aplaudir de pé uma equipa que leva 4 em casa, é sinal que o Braguismo cresce

Força Braga
Fidelis Bracara
Braga e Basta

1

Só um aparte: O final dos cobradores foi muito mau... por exemplo na minha familia ninguem usa os seus cartões de socios pra ir ver os jogos e o cobrador não passou para receber as cotas e por isso ninguem notou, ou seja, este ano praí 20 pessoas ainda não pagaram cotas. Suponho que como nós exista muita gente em Braga. Sinceramente não sei se foi boa politica do Braga o fim dos cobradores.

BRAGA FOREVER

Quote from: lininho on 31 de October de 2006, 10:49
A mim o que me doi mais e me faz, muitas vezes, pensar se valerá a pena evangeliazar, ou sequer ser adepto de futebol é, chegar ao fim dos jogos que o S. C. Braga perde, e ver o ar de regozijo dos filhos desta terra por essa derrota.
Outros, mais camuflados, falam como se lhes estivesse a doer alguma coisa com o intuito apenas de dizer mal.

Já somos dois Lininho! :(

Com muita calma e paciência vamos atingir os nossos objectivos!

Como Braguista que sou fico triste, mas sei que é importante continuar a ganhar,e é por isso mesmo que só desejo mais uns 4/5 anos na ribalta desportiva,para aí sim o processo de evangelização ser irreversível!

Não podemos esquecer que isto de se ser Braguista é muito recente,só temos de aguardar que o fenómeno se transforme numa onda contagiante tipo furacão!! ;)

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ZGANDULO

Tal como tinha escrito no meu comentário sobre o jogo contra o marítimo, foi bom ver e sentir que o Braguismo existe e está cada vez mais enraízado.( momento do jogo: Todos os verdadeiros braguistas a aplaudir, de pé!!!) 8)

Vê-se por estes pequenos gestos que nos estámos a fazer enormes perante uma cidade/região que não nos pode ver nem nos dá o devido interesse... ::) :'(

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

jaimeh

Quote from: 1 on 31 de October de 2006, 16:57
Só um aparte: O final dos cobradores foi muito mau... por exemplo na minha familia ninguem usa os seus cartões de socios pra ir ver os jogos e o cobrador não passou para receber as cotas e por isso ninguem notou, ou seja, este ano praí 20 pessoas ainda não pagaram cotas. Suponho que como nós exista muita gente em Braga. Sinceramente não sei se foi boa politica do Braga o fim dos cobradores.

Das maiores burrices desta direcção!
Querem que o Braga seja clube moderno, sim senhor! mas há certas coisas que são muito úteis e de facto os cobradores eram uma delas, pelos motivos mais que mencionados!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

TRINCADO

Grande Post Ze, subscrevo na totalidade.

A iniciativa recente que mais gostei deste Braga foi a pareceria com a Universidade do Minho. Muito bem.

braguista365

Mas quem no seu perfeito juizo e total conhecimento do seu ser,vai atras de uma equipa de uma terra qualquer que nada tem a ver com a sua somente pelo "prazer" de sentir o gosto da victoria ,embora irreal,ja que nao acredito que essas pessoas sintam o verdadeiro gosto da victoria.
Por isso eu digo ,nao acredito no biclubismo ,é um paradoxo em toda a sua plenitude,e repugno um natural de braga ,amares faro(...) seja a terra que for despreze as cores ,os simbolos dessa mesma terra para torcer por outra que nada tem a ver com a sua.
Alguem que haja assim so pode ser futil sem sentimentos pelo que é verdadeiro,alguem sem identidade!É triste!
Desculpem o desabafo,mas é o que eu sinto ,e é por isso que eu tanto amo o nosso

Sporting Clube de Braga!

jaimeh

Quote from: braguista365 on 01 de November de 2006, 18:23
Mas quem no seu perfeito juizo e total conhecimento do seu ser,vai atras de uma equipa de uma terra qualquer que nada tem a ver com a sua somente pelo "prazer" de sentir o gosto da victoria ,embora irreal,ja que nao acredito que essas pessoas sintam o verdadeiro gosto da victoria.
Por isso eu digo ,nao acredito no biclubismo ,é um paradoxo em toda a sua plenitude,e repugno um natural de braga ,amares faro(...) seja a terra que for despreze as cores ,os simbolos dessa mesma terra para torcer por outra que nada tem a ver com a sua.
Alguem que haja assim so pode ser futil sem sentimentos pelo que é verdadeiro,alguem sem identidade!É triste!
Desculpem o desabafo,mas é o que eu sinto ,e é por isso que eu tanto amo o nosso

Sporting Clube de Braga!

Então acredita que é verdade.
No Porto por exemplo, existem naturais da cidade que são do Benfica! Dá para acreditar?! Acredita que é verdade! embora isso não seja biclubismo é apoiar uma equipa (ainda por cima rival) em detrimento da natural das suas terras !
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!