News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/05

Started by JotaCC, 06 de May de 2010, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC




Vandinho: "custou-me não saber o que dizer ao meu filho"

Três meses "difíceis" e de sofrimento. Mas sem arrependimento. Vandinho está de regresso após o castigo que o afastou dos relvados nos últimos três meses - na sequência do jogo da 9.ª jornada frente ao Benfica e de uma queixa de tentativa de agressão ao treinador-adjunto Raúl José - e entra nas contas do técnico Domingos Paciência a tempo da última jornada, que poderá significar o título nacional. Sem arrependimento, "porque não fiz nada", Vandinho confessa estar agora tranquilo e disposto a ajudar o Sp. Braga na conquista do título.

"Não me arrependo de nada, porque não fiz nada. Estou tranquilo, foram três meses difíceis, mas já superados, tive a força dos meus companheiros, adeptos, das pessoas responsáveis pelo Sp. Braga e isso fortaleceu-me muito. Agora estou muito contente por estar disponível para ajudar a equipa a conquistar mais um passo, ganhar ao Nacional e lutar pelo título", sublinhou o capitão.

O brasileiro diz não sentir raiva pelo castigo. Antes uma enorme satisfação pelo sucesso da equipa arsenalista. "Sinto muito alegria, porque o Sp. Braga continua forte, a minha maior alegria é essa. O Sp. Braga tem um grupo que merece todos os elogios, muito forte, e que continuou a demonstrar que tem muito valor, por isso, na última jornada estamos a lutar pelo título.", frisou.

Escusando-se a comentar se o castigo foi injusto, Vandinho aponta as "pessoas responsáveis pelo castigo as mais indicadas para falar sobre isso". Mas não esconde alguma mágoa pela queixa de um técnico com quem trabalhou na última época. E confessa ter vivido momentos difíceis junto da família.

"Foi uma pessoa [Raúl José] com tive oportunidade de trabalhar, tivemos um ano muito bom. O que me custou mais foi a minha família. Em todos os jogos do Sp. Braga o meu filho perguntava-me porque é que não jogava e custou-me muito não saber o que dizer. A única coisa que me deixou marca foi isso, o resto nada mais", revelou, deixando uma palavra de agradecimento aos adeptos.

"Aprendi muito durante estes três meses. Vi o carinho das pessoas que me apoiaram muito. Só tenho a agradecer aos adeptos e a todas as pessoas do Sp. Braga". Mais preocupado com o triunfo frente ao Nacional, do que com a titularidade, Vandinho é o rosto da crença minhota: "sempre acreditamos, o nosso pensamento sempre foi esse".



Hugo Viana na pré-convocatória


Eduardo e Hugo Viana integram a pré-convocatória da selecção nacional para o Campeonato do Mundo da África do Sul 2010. O guardião do Sp. Braga é o titular da baliza portuguesa e tem entrada directa na lista final a caminho do Mundial, enquanto Hugo Viana merece a confiança do seleccionador nacional e poderá também integrar o leque de opções de Carlos Queiroz.

A grande época do médio arsenalista não passou despercebida ao seleccionador nacional, que junta assim Hugo Viana à lista provisória divulgada ontem pela Federação Portuguesa de Futebol. No total, Carlos Queiroz escolheu 50 jogadores, numa pré-convocatória que conta ainda com Nuno Assis, do Vitória de Guimarães e João Pereira (que esta época deixou o Sp. Braga rumo a Alvalade).

Os pré-convocados são:
A. Madrid: Simão Sabrosa e Tiago
Benfica: Carlos Martins, César Peixoto, Fábio Coentrão, Nuno Gomes, Quim e Ruben Amorim
Chelsea: Deco, Hilário, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho
Internazionale: Ricardo Quaresma
Koln: Maniche e Petit
FC Porto: Beto, Bruno Alves, Miguel Lopes, Raul Meireles e Rolando
Zenit: Danny e Fernando Meira
Iraklis: Daniel Fernandes
Kayserispor: Makukula
Lille: Ricardo Costa
Málaga: Duda
M. United: Nani
PAOK: Edinho e Vieirinha
Deportivo: Zé Castro
Real Madrid: Cristiano Ronaldo e Pepe
Valladolid: Pelé e Sereno
Zaragoza: Eliseu
Sp. Braga: Eduardo e Hugo Viana
Sporting: Daniel Carriço, João Moutinho, João Pereira, Liedson, Miguel Veloso, Pedro Mendes, Rui Patrício, Tonel e Yannick
Toulouse: Paulo Machado
Valencia: Miguel
Vitória Guimarães: Nuno Assis
Werder Bremen: Hugo Almeida
Os 23 convocados para o campeonato do Mundo são conhecidos no dia 10 de Maio.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos: «Que o fim-de-semana seja ainda melhor»
TREINADOR DO SP. BRAGA FOI OVACIONADO EM ALVALADE E DEIXOU UM DESEJO NO AR

"Espero que no próximo fim-de-semana seja ainda melhor". As palavras pertencem a Domingos e são alusivas aos aplausos que ouviu durante o jogo de ontem, no sentido de levar o Sp. Braga à conquista do título. As grandes rivalidades do futebol são impiedosas e momentos há em que devem mais ao presente do que à memória.

Não admirou por isso que o técnico bracarense - o mesmo que em tempos ia a caminho de Alvalade e fez inversão de marcha para o FC Porto - tivesse sido um dos amigos de Iordanov mais aplaudidos da noite. Não pelos dois golos que marcou, mas porque os adeptos do Sporting lhe pediram com insistência... o título. "Nós só queremos Domingos campeão", ouviu-se repetidamente das bancadas. Outra forma de dizer que os leões não querem a festa do Benfica...

A festa

Pouco disponível a alongar-se mais sobre o assunto, Domingos, autor de dois golos da equipa de Amigos de Iordanov, preferiu direcionar o discurso para o ex-companheiro e para a festa propriamente dita.

"Foi uma noite bonita em que reencontrei amigos e ex-colegas de equipa numa homenagem a um ex-jogador que merece e que realizou uma boa carreira em Portugal", lembrou, agradecendo a forma como foi recebido no Estádio José Alvalade. "Foi bom ouvir os aplausos do público", referiu a concluir, evitando abordar a derradeira jornada do campeonato.


RECORD

JotaCC

Mais oito aptos do que Jesus

Seja o próprio Domingos (é o mais provável) ou outro treinador qualquer a começar a próxima época, não haverá as queixas do primeiro dia da actual. Quem pegar na equipa não terá cinco jogadores a recuperar de pubalgias decorrentes de lesões mal tratadas e esforços físicos excessivos. A primeira pecha que Domingos Paciência apontou ao antecessor Jorge Jesus quando se apresentou em Braga foi sanada e não se repete. A um jogo apenas de terminar a época, o plantel goza de uma saúde física invejável. Só Mossoró está na enfermaria e porque o benfiquista Carlos Martins lhe fracturou o perónio. Lesões musculares não há e os treinos estão a abarrotar de gente. Como nunca se viu esta temporada...

Nos últimos dias, depois de Osvaldo recuperar, têm treinado 29 jogadores: 27 da equipa principal, mais os juniores Luis Solignac e Guilherme. Um cenário bem distinto daquele que se verificava há um ano, na semana anterior ao jogo com o FC Porto, da última jornada da Liga Sagres. Jorge Jesus tinha, nessa altura, 14 elementos para treinar. Onze estavam em tratamento ou trabalho condicionado e, desses, só Leone, Frechaut e Aguiar foram convocados. O uruguaio entrou na segunda parte e numa missão de sacrifício, pois os jogadores do banco de suplentes eram... juniores! Frechaut e Leone foram titulares e exibiram-se num excelente plano, mesmo não estando a 100%. Ambos sofriam de pubalgias e iam alternando estados: ora convocados, ora lesionados. Passaram assim um largo período e, por isso, começaram esta época a fazer trabalho à parte.

Mas não se deve pensar que todas as lesões foram musculares. Meyong, Orlando Sá, Vandinho e Bruno Tiago estiveram parados por fracturas impossíveis de controlar por qualquer treinador. E Jorge Jesus ainda pode socorrer-se de um argumento para o desgaste físico dos seus atletas: o excesso de jogos. O Braga, versão 2008/09, fez 48 jogos. O que agora luta pelo título "só" contabilizará 39. Mas o mérito de Domingos na gestão física é assinalável.


Gestão disciplinar foi perfeita

Em matéria disciplinar o Braga também fez uma gestão perfeita. Nenhum jogador falhou jogos verdadeiramente fundamentais e os que há muito estão em risco, como Rodriguez, Matheus e Aguiar, aguentaram até ao fim sem verem o quinto cartão amarelo. Bem pior aconteceu no ano passado. É que além das lesões já descritas, João Pereira, Mossoró e Paulo César tiveram de cumprir castigo e o Braga só ficou com 12 jogadores à disposição. Curiosamente, Jorge Jesus volta a ter três castigados nesta última jornada, mas pelo Benfica: Javi García, Fábio Coentrão e Di María.


AS LESÕES NO FINAL DA ÉPOCA COM JORGE JESUS

NOME LESÃO TEMPO DE PARAGEM


PAULO JORGE Mialgia na coxa direita Quatro semanas

MOISÉS Rotura do gémeo da perna esquerda Seis semanas

FRECHAUT Pubalgia Semanas intermitentes

ANDRÉ LEONE Pubalgia Semanas intermitentes

STÉLVIO Rotura muscular na coxa direita Três semanas

VANDINHO Lesão do ligamento lateral do joelho esquerdo Quatro semanas

BRUNO TIAGO Fractura dos ossos da perna esquerda Terminou carreira

LUIS AGUIAR Tendinopatia da pata de ganso do joelho direito Uma semana

JORGINHO Tendinopatia dos adutores da coxa esquerda Dois meses

MEYONG Fractura do quinto metatarso do pé esquerdo Quatro meses

ORLANDO SÁ Rotura do ligamento cruzado do joelho direito Seis meses

26

Neste momento, Domingos tem 26 jogadores profissionais em condições de jogar no último e decisivo jogo do campeonato. Só Mossoró é baixa e nestas contas já nem entra Tiago Pinto, que faz parte do grupo mas não está inscrito nas competições oficiais.



Vandinho
"Não fiz nada que possa merecer arrependimento"

De volta três meses depois da última batalha, o guerreiro mais querido da esfera arsenalista continua sem entender porque esteve tanto tempo impedido de ajudar a equipa. "Arrepender-me? Não fiz nada que possa merecer arrependimento", garantiu, depois de recordar todos os acontecimentos daquela noite que, para alguns, afastaram o Braga do título. "O Braga é uma equipa muito forte e continuou a demonstrar que aqui há jogadores de muito valor. Por isso é que ainda está a lutar pelo título. Sem mim o Braga continuou forte, a vencer. Portanto, não concordo", apressou-se a desmentir. Os números ajudam a comprovar esta certeza: apesar de o Braga ter perdido três pontos para o Benfica neste período, a média de pontos conseguida por jogo é idêntica: 2,44 com o capitão, 2,41 sem ele.

Vandinho não se esquecerá deste momento. "Foram três meses difíceis, mas tive a força dos meus companheiros, adeptos e responsáveis. Vi o carinho das pessoas aqui dentro. Só tenho de agradecer aos adeptos e às pessoas do Braga. O castigo fortaleceu-me", frisou. Sobre Raul José, que Domingos Paciência criticou, poucas palavras, "Foi uma pessoa com quem tive oportunidade de trabalhar. Tivemos um ano muito bom. Mas o que me custa mais é a minha família. Todos os jogos o meu filho perguntava porque é que eu nunca jogava. Isso custava muito. Foi a única coisa que deixou marca", apressou-se a esclarecer, longe de entrar em qualquer polémica. "As pessoas que fizeram isto é que podem responder se foi sério ou não. E eu não sou pessoa certa para dizer se um benfiquista seria castigado pelo mesmo. Houve imagens, todos viram. As pessoas sabem bem o que fazem", terminou.


Fé no empenho do amigo Carlos Brito

Domingos incluiu Carlos Brito na lista dos homens de quem esta última jornada depende. E com razão. Nas mãos do treinador do Rio Ave estão também as hipóteses de o Braga ser campeão. E Vandinho confia no empenho máximo do treinador que o lançou em Portugal. "Não preciso de lhe pedir nada. Conheço muito bem o Carlos Brito. Sei da capacidade dele e o que vai pedir aos jogadores. Então não tenho de lhe pedir nada", respondeu, já depois de ter reiterado a fé que, juntamente com os colegas, deposita para a última jornada. "Sempre acreditamos. Mas sabemos da dificuldade que é vencer o nosso jogo", disse.


Luis Aguiar voltou cheio de pedal

A indisposição já passou e Luis Aguiar juntou-se novamente ao resto do grupo para recuperar o dia de treinos que tem em atraso. E o uruguaio voltou cheio de vontade. Pelo menos foi o que se pôde ver nos 15 minutos abertos de treino. Os três guarda-redes ficaram no ginásio a fazer treino específico e só se juntaram ao grupo mais tarde. Hoje a sessão é totalmente fechada, tal como amanhã e depois. A partida para a Madeira será sábado às 15h30.

Madrid está seguro na equipa titular

Como encaixar Vandinho na equipa titular é a pergunta mais premente nesta altura. Domingos Paciência já terá definido se Vandinho joga ou não, mas só no jogo se saberá com certeza absoluta. O mais provável é que o brasileiro se sente no banco de suplentes. Se jogar, não será em favor de Madrid. Os responsáveis técnicos estão muito satisfeitos com o desempenho do argentino e não prescindem do seu excelente momento na equipa. Como Aguiar também brilha intensamente, depreende-se que, se Vandinho jogar, então será um dos dois avançados a voltar para o banco.


O JOGO

JotaCC

Vandinho não se arrepende de nada

Disponível para defrontar o Nacional, na última jornada do campeonato, depois de cumprir os três meses de castigo que lhe foram aplicados pela Liga, Vandinho disse ontem que não tem por que se arrepender, pois entende que nada fez para ser suspenso.

Vandinho pode voltar à competição no domingo, diante do Nacional, depois de ter sido obrigado a ficar de fora nos últimos 12 jogos do Braga, devido à suspensão que lhe foi imposta pela Comissão Disciplinar da Liga, tendo afirmado ontem que continua de consciência tranquila.

"Não me arrependo de nada porque não fiz nada. Não tenho por que me arrepender e estou tranquilo. Foram três meses difíceis, mas já estão superados", referiu o médio, voltando assim a negar que tenha tentado agredir Raul José, treinador-adjunto do Benfica, no jogo que as duas equipas disputaram a 31 de Outubro do ano passado. Recorde-se que foi essa suposta tentativa de agressão que esteve na base do castigo aplicado pela Liga.

"Durante estes três meses, tive a força dos meus companheiros, dos adeptos, das pessoas responsáveis do Braga e isso fortaleceu-me muito. Agora, estou muito contente por estar novamente disponível para ajudar a equipa a dar mais um passo, porque temos a oportunidade de ainda lutar pelo título", acrescentou, desvalorizando a sua ausência do onze arsenalista nos últimos três meses: "A equipa continuou forte e a demonstrar que tem jogadores de muito valor no plantel. É por isso que está a disputar o título na última jornada".

Vandinho acredita que os minhotos têm possibilidades de chegar ao primeiro lugar, mesmo sabendo que depende de uma vitória do Rio Ave, no Estádio da Luz. "Estou mais preocupado com o jogo do Braga com o Nacional e com a vitória que temos de conseguir, mas conheço muito bem Carlos Brito. Sei as capacidades que ele tem e o que vai pedir aos jogadores do Rio Ave", revelou o médio brasileiro, que representou a equipa de Vila do Conde durante duas épocas, antes de se transferir para o Braga, no início da temporada de 2004/05.


JN

JotaCC

Sp. Braga foi forte

Vandinho desvaloriza a sua ausência

O médio do Sporting de Braga, Vandinho, que pode regressar à competição no domingo após ter cumprido três meses de castigo, considera que a sua ausência não foi determinante para os bracarenses chegarem à última jornada no segundo lugar e não no primeiro. O «capitão» de equipa defende que os bracarenses continuaram 'fortes', graças aos bons jogadores que compõe o plantel. 'A equipa continuou forte e continuou a demonstrar que há aqui jogadores de muito valor e por isso na última jornada está a lutar pelo título', salientou Vandinho
Em relação ao jogo da última ronda, frente ao Nacional da Madeira, o médio brasileiro mostrou-se otimista, apesar das 'muitas dificuldades', que vai encontrar e confia em Carlos Brito para derrotar o Benfica, no Estádio da Luz: 'Conheço-o muito bem, sei da capacidade dele e o que ele vai pedir aos jogadores', frisou.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Martins e Hugo Viana não vão ao Mundial

Nem Fernando Meira, nem Carlos Martins, nem Hugo Viana. Apesar de estar na lista de 50 pré-convocados pela selecção nacional para o Mundial 2010, o trio de jogadores não vai à África do Sul, pois não figura no lote de 36 nomes entretanto entregue na FIFA - a que o DN teve acesso.

Ontem, a Federação Portuguesa de Futebol divulgou uma lista de 50 pré-convocados (ao lado), dominada pelo Sporting (com nove jogadores) e com algumas surpresas - como o médio Petit, que tinha anunciado, em 2008, o adeus à selecção. Mas as novidades desvanecem-se no rol de 36 nomes já entregue na FIFA. Dos 50 ontem revelados, saem duas das "revelações" da Liga 2009/10 (Carlos Martins e Hugo Viana), assim como outros representantes dos três grandes: César Peixoto, Daniel Carriço e Miguel Lopes. Os outros excluídos são "estrangeiros": Meira, Ricardo Costa, Sereno, Paulo Machado, Pelé, Petit, Edinho, Eliseu e Vieirinha.

Assim, já é certo que jogadores chamados para a qualificação, como Antunes, Manuel Fernandes e Boa Morte, estão de fora das escolhas do seleccionador Carlos Queiroz. Mas ainda permanece aberta a hipótese de serem chamadas surpresas como Rúben Amorim, João Pereira, Nuno Assis ou Djaló.

De resto, Queiroz continua com dúvidas na baliza e equaciona levar quatro guarda-redes para o estágio na Covilhã. Os convocados para o período de trabalho na Serra da Estrela (de 14 de Maio a 1 de Junho) serão conhecidos na segunda-feira, dia 10.


durante o castigo
Vandinho sem resposta para o filho

› Vandinho passou, desde ontem, a ser opção para Domingos Paciência e, caso o técnico o entenda, poderá ser convocado para a deslocação ao reduto do Nacional, onde equipa ainda jogará a decisão do título, depois de ter cumprido castigo de três meses imposto pela Liga. Aos jornalistas, Vandinho diz que não tem motivos para estar arrependido pois não fez "nada para se ter que arrepender". Questionado se já perdoou Raul José, adjunto do Benfica com quem trabalhou em Braga, o médio desviou o assunto: "Foi uma pessoa com quem tive a oportunidade de trabalhar, tivemos um ano muito bom, mas o que me custava mais era lidar com a minha família e com o meu filho que, em todos os jogos do Sp. Braga, me perguntava porque é que eu não jogava."

DN

JotaCC

Três aviões confirmados

O "charter" que transportará a equipa à Madeira há muito que ficou com a totalidade dos lugares preenchidos, mas o entusiasmo crescente por parte dos adeptos fez com que fossem abertas as inscrições para um segundo voo fretado, que também depressa ficou lotado.

Mas não desanimem os interessados em acompanhar os guerreiros do Minho no fecho da Liga, numa viagem que pode ser histórica para o emblema minhoto. Um terceiro "charter" já está alugado, numa iniciativa que tem excedido todas as expectativas, superando mesmo o número de apoiantes que acompanharam o Benfica quando os encarnados jogaram na Choupana.

E ontem não faltou quem quisesse saber preços - oscilam entre os 300 e os 380 euros -, numa prova que apoio não vai faltar aos bracarenses na partida com o Nacional.

A BOLA

rfg_mlk

Um sonho no Atlântico

O Sporting de Braga continua a preparar o jogo que encerra a Liga Sagres, no domingo, e que vai ditar o campeão nacional. E o Braga mantém o sonho, um sonho que vai jogar na ilha da Madeira (Nacional da Madeira - Braga, 18h), no qual precisa de vencer e esperar por uma vitória do Rio Ave no estádio da Luz. Vai ser um jogo de nervos, mas que pode trazer para Braga e para o Minho o primeiro título de campeão nacional.

O Braga precisa de um conjunto de resultados possíveis para se sagrar campeão: a sua vitória contra o Nacional e uma derrota do Benfica frente ao Rio Ave. Este é o único cenário que permite o título, um cenário em nove possíveis, ou seja, oito favoráveis ao clube de Lisboa. Mas não é pelo facto da matemática não ser a favor do Braga que os arsenalistas não acreditam. Em Braga vive-se uma alegria imensa, sente-se um optimismo inédito, havendo muita fé e esperança entre todo o universo braguista. E há ainda um factor a jogar a favor dos minhotos, a pressão. O Benfica, que adiou a festa mesmo até ao fim, tem a pressão toda em cima de si. Do lado bracarense, Domingos já afirmou que o Braga já é o verdadeiro campeão, não fazendo recair no clube qualquer pressão adicional.


Há Vandinho, aí está o capitão

Não fosse este um jogo que decide o título, ainda há um condimento extra. É o regresso de Vandinho, o capitão arsenalista, que esteve castigado quatro meses depois da confusão do túnel em Braga, contra o Benfica. Vandinho já pode jogar frente ao Nacional, não sendo certo que o faça de início, devido à forma física que deverá apresentar e pelo facto de Madrid ter estado bem nos últimos jogos. É o reforço de peso para o meio-campo, pois desde que o jogador está indisponível a equipa já sofreu o triplo dos golos, uma vez que até então tinha apenas seis tentos sofridos e agora soma 19. Sem Vandinho, o Braga já encaixou 13 golos e, repare-se, em menor número de jornadas. Entretanto, Vandinho já afirmou que o pior de tudo foi não saber explicar ao filho a razão para não jogar.


Ainda para o jogo contra o Nacional, está a haver uma procura desmedida por bilhetes, situação normal tendo em conta os últimos jogos fora. Mas, a diferença aqui é o meio de transporte, o avião. Os adeptos querem ir ver a sua equipa e não importa se têm de ir por meio aéreo. Uma situação que António Salvador não previa e obrigou a SAD a procurar alternativas para levar os adeptos incondicionáveis. Neste momento, há três aviões fretados, um deles que transporta também a comitiva bracarense, mas poderão ter de ser disponibilizados mais, devido à enorme procura. Uma pequena loucura de quem tanto quer ver o Braga campeão e quer deixar a crise para segundo plano.

No plano desportivo, a equipa prosseguiu hoje a preparação com um treino à porta fechada, no qual todo o plantel participou, com excepção para Mossoró, que é neste momento o único lesionado. É um fim de época pouco atribulado em matéria de lesões, comparando com o que se tem vivido nas jornadas anteriores.


Quem merece destaque é também Hugo Viana. O médio do Braga, tal como Eduardo e ainda Nuno Assis (Vitória de Guimarães) constam da lista de pré-convocados de Carlos Queiroz para o Mundial da África do Sul, anunciada ontem no sitio da Internet da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). No caso do médio natural de Barcelos, é uma surpresa, uma vez que nunca chegou a ser convocado pelo seleccionador nacional, devendo ser por isso pouco provável a sua chamada. Hugo Viana está emprestado pelo Valencia (Espanha) e foi uma das peças nucleares da equipa de Domingos ao longo desta época. Quanto a Nuno Assis, mantém-se a expectativa quanto à sua chamada, sendo certo que Eduardo será o guarda-redes titular da Selecção no Mundial.

MAISMINHO

JotaCC

Renteria ajudou a conquistar cinco pontos
PRECISAMENTE A DISTÂNCIA QUE SEPARA FC PORTO DOS ARSENALISTAS

O avançado Renteria, emprestado pelo FC Porto ao Sporting de Braga, esteve diretamente envolvido na conquista de cinco pontos dos minhotos na Liga Sagres, precisamente a distância entre os dois clubes na tabela classificativa.

A primeira ação fulcral do jogador foi no "derby" minhoto (3-2) da 25.¦ jornada, porque - e decisões polémicas à parte -, foram sobre o colombiano que foram feitas as faltas que originaram as duas últimas das três grandes penalidades que favoreceram os arsenalistas nesse jogo.

Sem elas, seria o Vitória de Guimarães a triunfar, pelo que esses três pontos têm a sua chancela indelével.

Logo na jornada seguinte, na deslocação a Leiria, Renteria marcaria o seu segundo golo neste campeonato, este verdadeiramente decisivo já que permitiu ao Sporting de Braga a reviravolta no marcador (2-1) depois de ter começado a perder (dois pontos).

Além do envolvimento direto na conquista destes cinco pontos, curiosamente a distƒncia a que o FC Porto está do Sporting de Braga, Renteria, que já na temporada passada tinha alinhado pelos minhotos por empréstimo dos portistas tendo regressado a Braga na reabertura de mercado, em janeiro deste ano, ajudou na soma de outros cinco.

O avançado estreou-se em jogos do campeonato a 29 desse mês, na receção ao Sporting, da 17.ª jornada, ao entrar aos 77 minutos, e marcou o seu primeiro golo na jornada seguinte, na deslocação ao Restelo.

O avançado fez o terceiro golo da equipa, colocando então o marcador em 3-0, num resultado final de 3-1 favorável aos minhotos.

Participação igualmente importante voltaria a ter na receção ao Rio Ave, na 23.ª jornada, ao assistir Madrid para o único golo da partida.

Faltando ainda uma jornada para o fim do campeonato, o internacional colombiano, que completa 25 anos em julho, participou em 11 jogos pelo Sporting de Braga, sendo que nenhum deles completo, num total de 450 minutos.


Jorge Sousa na Luz e Carlos Xistra no Nacional-Sp.Braga
ÁRBITROS PARA OS JOGOS DO TÍTULO JÁ SÃO CONHECIDOS


A Comissão de Arbitragem da Liga nomeou Jorge Sousa para o Benfica-Rio Ave e Carlos Xistra para o Nacional-Sporting de Braga, jogos que decidirão os título em disputa entre encarnados e minhotos.

Árbitros para a 30.ª jornada da Liga Sagres:

Nacional-Sporting de Braga, Carlos Xistra
Naval Académica, Marco Ferreira
Leixões-Sporting, Elmano Santos
Paços de Ferreira-Olhanense, Paulo Costa
União de Leiria-FC Porto, Hugo Miguel
Vitória de Setúbal-Belenenses, Lucílio Baptista
Vitória de Guimarães-Marítimo, Olegário Benquerença
Benfica-Rio Ave, Jorge Sousa

RECORD

JotaCC

«Quero que o Sp. Braga ganhe o campeonato» - José Diogo Quintela

A poucos dias do final do campeonato, a A BOLA TV falou com José Diogo Quintela e quis saber quem merece «vestir» as faixas de campeão no próximo domingo.

Sempre com boa disposição, o «Gato Fedorento» sportinguista confessou que gostaria que os
minhotos» estragassem a festa do Benfica e apostou em Falcao para melhor marcador da Liga.

A BOLA