News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estética Celta de Braga 2010/11

Started by Jovision, 01 de May de 2010, 23:17

Previous topic - Next topic

Jovision

 Companheiros Bracarenses, Braguistas e eternos Bracari, após a definitiva afirmação do nosso SC BRAGA, muitos de nós tivemos pela 1ª vez a oportunidade de termos sido ouvidos a falar do orgulho que temos pelas nossas Raizes Milenares, que ainda por cima estavam censuradas há imensissimo tempo, por isso eu gostaria de propôr às claques do nosso Enorme Clube a adopção dos trajes guerreiros dos nossos antigos avós Celtas, os Celtas Bracari! Sim aqueles visuais que derrotaram a cidade de Roma que se rendeu, só por olhar para o nosso aspecto intimidante! Claro que há inumeras possibilidades de aspectos e fatos, por isso podiamos ir propondo trajes e visuais dos nossos antepassados Celtas e depois que escolham os melhores! Eu para já gostaria de lembrar estes nossos antepassados: Os Bracarus, ou Celtas Bracari!

GiBra

Minha gente, antes de publicar seja o que for, antes de mais vamos pensar com cuidado se as coisas não vão sair... – como hei-de dizer – estranhas...

Apesar de muita coisa estar errada no post colocado no Fórum, existem algumas coisas que de tão más, não podem deixar de ser salientadas...

1º - A pobre da figurinha escolhida... sem comentários... se acham que um "Celta" era assim a parecer um doido varrido... até fico sem palavras...

2º - Celtas Bracarii???? Tão mesmo a falar a sério???? Isso é o quê, o novo Híbrido da Honda???? WRONG!!!!!!

Prometo que é só mais uma notinha...

3º - Moço que escreveu o post... pah... olha a gramática... "Os Bracarus"??? NÂO!!!! Os Bracarii – Bracarus é singular, Bracarii é plural...

Pronto... já chega...

Uuuuffffaaaaa 

Jovision

Ai era para conjugar bem em que lingua: Latim? Hejee hejee não habia nechchidade! Para este senhor deveriamos continuar a calar as origens pagãs, Celtas heje heje, acambada de pagãos, viva a eterna dogmatica preservação dos valores católicos! Só espero que isso de me chamar moço, não tenha a ver com o passatempo tipico de correr atrás dos moços!

Pedro Ferreira

Até podem não aceitar as opiniões dos outros, mas respeitem nas se faz favor!

aurelio II

#4
Estive a beber uns copos com um descendente de celta que me disse que eu era descendente de romano. Eles têm olhos claros, claro! Eu tenho face arredondada e cabelo castanho. Quero também dizer que ele estava com os copos quando dissertamos sobre isto.

O que é um facto é que ele não gosta de futebol e eu sou um doente do Braga!

Ou seja, como corolário empírico, e o meu amigo celta não vai levar a mal, que se fod@m os celtas. Vivam os romanos que são braguístas!
Braga até ao fim!

Jovision

O unico problema é que os habitantes desta região chamada hoje de Braga, foram chacinados, torturados, presos, escravizados e aculturados pelos romanos! Se os novos Bracarenses estão-se nas tintas para as suas verdadeiras origens, então este ano são pelo CS Braga e para o proximo ano regressam à casa do benfica! Afinal tudo começou apenas com Octavio Augusto...

andre_carneiro

Quote from: Jovision on 02 de May de 2010, 00:47
O unico problema é que os habitantes desta região chamada hoje de Braga, foram chacinados, torturados, presos, escravizados e aculturados pelos romanos! Se os novos Bracarenses estão-se nas tintas para as suas verdadeiras origens, então este ano são pelo CS Braga e para o proximo ano regressam à casa do benfica! Afinal tudo começou apenas com Octavio Augusto...

Bem, por essa ordem de ideias deviamos esgravatar um pouco mais a história porque de certeza que o que os romanos fizeram aos Celtas, os Celtas fizeram a outro povo.
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

aurelio II

Quote from: Jovision on 02 de May de 2010, 00:47
O unico problema é que os habitantes desta região chamada hoje de Braga, foram chacinados, torturados, presos, escravizados e aculturados pelos romanos! Se os novos Bracarenses estão-se nas tintas para as suas verdadeiras origens, então este ano são pelo CS Braga e para o proximo ano regressam à casa do benfica! Afinal tudo começou apenas com Octavio Augusto...

Mas eu sou descendente romano! Confirmado por um perito às 5 da matina com cerca de 4,5 litros de cerveja na pança. Sou braguista dos mais fanáticos que existem. Ele é celta, não gosta de futebol. Resumindo, eu pela tua teoria, vou virar benfiquista... E as galinhas vão passar a ter dentes...

Nada disso amigo! O que interessa é que nós somos braguistas! Somos descendentes de celtas e de romanos que nos unimos e formámos um novo povo: os braguistas. Estes, vão conquistar os andrades e os alfacinhas! Os espanhóis são uns pobres coitados que nem luta dão!
Braga até ao fim!

Jovision

Sim, essa teoria até eu aceito! Somos de e do Braga desde o inicio e até à morte!

GiBra

Caro Jovisiom – moço realmente não era em tom depreciativo, mas pronto... lá está, é um até um vocábulo bastante característico bracarense – em primeiro lugar gostaria de esclarecer duas coisas:

1º - Não fio com intenção de insultar que coloquei o post, mas antes de alertar para que não se coloquem coisas em Fóruns das quais não se saiba do que se fala...

2º - (e este ponto é para o Pedro Ferreira) não só respeito a opinião do Jovision, como entendo perfeitamente a ideia que ele queria ter – e até nem acho disparatada de todo... realmente antes de os Romanos se "instalarem" nesta zona, já cá os bracarii andavam à muito (mais uma vez saliento que em primeiro lugar devemo-nos informar sobre os assuntos que queremos publicar para não parecerem tão "estranhos".

Agora relativamente à gramática: sim realmente é Latim e nada tem a ver com Cristianismo ou Paganismo...  O Latim já existia muito antes de (e para veres que nada tenho a ver com "preservação" de valores Cristãos) Cristo andar aos pulos nos (já sabes o quê) do pai dele...

Por fim, também tas um nada enganado quanto ao, e paço a citar, "chacinados, torturados, presos, escravizados e aculturados pelos romanos". Não foi bem assim... a sério... Os Romanos não são como o nosso Excelentíssimo e Digníssimo 1º Ministro, eles não têm culta de tudo...

Mais uma vez, não leves a mal... Eu até acho piada à ideia... Realmente antes de Romanos somos definitivamente Bracarii. Mas no entanto, Aurelio II, estou contigo, realmente tens razão "O que interessa é que nós somos braguistas! (...) Estes, vão conquistar os andrades e os alfacinhas! Os espanhóis são uns pobres coitados que nem luta dão!"

Jovision

Que foi para ofender foi! Se os escritos de Plinio demonstrando a coragem das mulheres Bracarenses que preferiam matar os seus filhos e de seguida matarem-se a elas próprias antes do que os entregar à escravidão romana são mentira, bem aí há que reescrever a história universal, ainda por cima, modificar aspectos que nos colocam a nós Bracarenses acima dos restantes Ibéricos para os Norte Europeus...? Se os romanos eram uns amores e não torturavam, nem esclavizavam então o mundo efectivamente é triangular! Por ultimo, a perfeita conjugação do latim é algo tipico dos seminaristas católicos! E Braga já perdeu imenso pela castração catolica! Fomos Capital Celta, Capital da Romana Galécia e a cidade mais distinta da Ibéria Suevo-Germânica, daí a sermos um exclusivo romano, que ainda por cima poucos monumentos deixaram, é o mesmo que continuarmos a exaltar a herança benfiquista!

rvx

#11
Os Romanos foram pagãos na maior parte da sua história. Só a partir de Constantino, acho eu, é que o catolicismo se propagou no seu império, não muito antes da sua queda.

Os Romanos devem ter escravizado, sim, tal como aconteceu com muitos dos povos invasores. Nós não fomos invadidos só por eles, ou esqueceram-se dos Visigodos. Ou anteriormente, dos Cartagineses.

Eu sou um leigo na matéria, mas, se formos a pensar em tempos tão longínquos, a nossa herança vem de muitos povos diferentes, não só dos celtas. Eu, por exemplo, devo ter laços com os norte-africanos.

Por esta lógica de ideias, então, devemos-nos orgulhar da nossa herança Neanderthal, apesar de não ter sido provado que eles se cruzaram com o Homo Sapiens Sapiens.

Os portugueses escravizaram os brasileiros nativos, e eles não se identificam com os índios, até porque a maioria é descendente de colonos. O mesmo acontece nos Estados Unidos.

Portanto, a única coisa de que me sinto capaz de ter orgulho é de sermos portugueses, há mais de 900 anos, independentemente do que está mal neste país. A questão dos romanos e dos celtas é, simplesmente, história, para mim. Já passou tanto tempo.

C.P.

Pessoal, quanto a este tema penso que o nosso ENORME já escolheu a figura a seguir.

Temos é que apoiar.

BRAGA SEMPRE
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Pedro Ferreira

Não te cruzaste com a mouraria, eles só estiveram em Braga para um barbecue e depois foram embora, ouviram dizer e tal que aqui havia boa comida e as pessoas era simpáticas e fizeram uma visitinha

rvx

#14
Quote from: Pedro Ferreira on 02 de May de 2010, 10:53
Não te cruzaste com a mouraria, eles só estiveram em Braga para um barbecue e depois foram embora, ouviram dizer e tal que aqui havia boa comida e as pessoas era simpáticas e fizeram uma visitinha

;D Eu ainda os convidei para ir lá a casa, mas eles disseram que não podiam comer carne. Mas eu não estava a falar dos Mouros, mas dos Cartagineses, anteriormente aos romanos. A capital de ambos era a mesma. Inicialmente, chamava-se Cartago, mas evoluiu para Tunis, a capital actual da Tunísia. Só que estiveram separados por, no mínimo, 500 anos.

Mas os meus conhecimentos de história são vagos, por isso, posso estar enganado.

jaimeh

Quote from: C.P. on 02 de May de 2010, 10:05
Pessoal, quanto a este tema penso que o nosso ENORME já escolheu a figura a seguir.

Temos é que apoiar.

BRAGA SEMPRE

C.P.! Entendo o que dizes mas também não é o mais correcto, porque se alguém do nosso ENORME, de repente se lembrar que temos que começar a ter um equipamento alternativo igual ao do Porto ou do Sacavenense, só nos resta apoiar, não, não deve ser essa a atitude a ter, primeiro temos que ver porque motivo estão a pensar assim, devem também consultar os sócios quando se trata de uma tomada de posição que envolva alterações significativas na imagem do clube, e demonstrarem interesse em terem outras opiniões em consideração. Não vamos comer tudo que nos dão e não vamos sequer deixar de refletir sobre as coisas, só porque quem faz as coisas é alguém que nós temos por pessoa de bem e que representa o nosso clube!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Jovision

 Sim, eu apenas quis propôr uma ideia alternativa, a ser votada ou escolhida pela comunidade da nossa cidade, mas que tambem representasse a nossa história, as nossas origens! Só que pelos vistos os defensores do monopólio da estética romana (que eu tambem aceito, por ser legitima), mas que não deveria impedir  muitos milhares de Bracarenses de se poderem orgulhar de vestir as cores das nossas origens Celtas! Quem lucraria por ter claques romanas e celtas a puxar por ele, era só um: o enormissimo vencedor do verdadeiro campeonato 2009/10, o Nosso S.C.BRAGA!

Jovision

 Pois é, sabem a quantidade de raparigas Bracarenses que lançaram as Runas Celtas para o Braga ganhar hoje e desde o inicio do campeonato? Não se esqueçam que os outros podem ser mais e ter jogadores mais caros, mas nós temos as pessoas mais especiais! Temos é que aceitar Todas as nossas Raizes e unir-las num enorme caldeirão chamado: BRAGA CAMPEÃO!!!