News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/10

Started by nandes, 27 de October de 2006, 08:31

Previous topic - Next topic

nandes






Central Nem em evolução

VOLTOU A TRABALHAR NO RELVADO MAS AINDA LIMITADO  



O central Nem continua a mostrar sinais positivos na recuperação da sua lesão muscular. Ontem, o brasileiro voltou a subir ao relvado e integrou os trabalhos do plantel, embora com algumas limitações. Nem falhou o jogo com a Naval para a Liga e esteve ausente na partida com o AZ Alkmaar, na Holanda, para a Taça UEFA. Porém, neste jogo europeu seria sempre uma carta fora do baralho, pois tinha de cumprir um jogo de castigo depois de ter sido expulso contra o Chievo. A sua lesão abriu a porta da titularidade a Maurício, brasileiro que tem cumprido bem o seu papel e até marcou o golo do empate no jogo da Figueira da Foz. Está seguro no onze – ainda não é crível que Nem regresse no imediato à equipa –, tal como Paulo Jorge, apesar de ontem de manhã ter ficado no ginásio.

Perspectivando desde já a deslocação a Sevilha para o jogo da 3.ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA, a Associação Braguista e a agremiação excursionista de cultura e recreio "Os Bravos da Boa Luz" fizeram esta semana uma parceria visando a deslocação de adeptos do Sp. Braga à capital da Andaluzia.

Mais informação na edição impressa de Record



In Record



====================================================================



Carlos Fernandes não deve estar apto

Nem disponível para o Marítimo

Para além de Hugo Leal e Wender, também Castanheira, Paulo Jorge e Frechaut são baixas para o próximo domingo, mas estarão aptos para o jogo com o Liberec, na próxima quinta-feira


Nem está disponível para fazer parte das opções de Carlos Carvalhal para o embate com o Marítimo. Restabelecido da rotura que o afectou no adutor da coxa esquerda, o central participou ontem na primeira fase do apronto integrado no grupo, efectuando posteriormente um trabalho específico sob a orientação do preparador-físico Miguel Cardoso. O cenário, a três dias do confronto, aponta para o regresso do brasileiro à estrutura arsenalista.

Em dúvida está Carlos Fernandes, que ontem foi submetido a um exame que confirmou o traumatismo na grade costal. O lateral-esquerdo vai ser hoje reavaliado e da forma como se apresentar dependerá a sua integração nos trabalhos de grupo e, consequentemente, da disponibilidade para participar na preparação do jogo com a equipa da Madeira, o que se afigura muito pouco provável. Já quanto a Paulo Jorge e Frechaut, apesar de os exames revelarem não existir quaisquer lesões musculares, a fragilidade da região afectada em cada um, em conjunto com a proximidade dos embates com o Slovan Liberec (quinta-feira, para a Taça UEFA) e o Sporting (segunda-feira, para a Liga), que eleva para três o número de jogos que o Braga disputa em praticamente uma semana, deverá levar o técnico a evitar correr riscos e optar por os manter fora da convocatória, permitindo-lhes mais tempo para uma recuperação mais consistente.

De fora vai ficar Castanheira, que saiu do jogo com a Naval com um forte traumatismo no joelho direito, cujo tratamento ontem prosseguiu. Garantidas estão, por outro lado, as ausências de Wender e Hugo Leal, o primeiro a recuperar de um estiramento do ligamento lateral interno do joelho esquerdo – ontem fez tratamento e trabalho de ginásio –, enquanto o segundo prosseguiu tratamento a uma microrrotura na face posterior da coxa esquerda, efectuando ainda trabalho no ginásio e na piscina.

Curiosamente, das seis baixas projectadas para o jogo com o Marítimo, quatro resultam do embate da passada segunda-feira com a Naval (Paulo Jorge, Frechaut, Carlos Fernandes e Castanheira), enquanto as outras duas (Hugo Leal e Wender) aconteceram no decorrer do embate com o AZ Alkmaar, que antecedeu o confronto com os navalistas. Hugo Leal padece de uma microrrotura na coxa esquerda e deverá estar apto apenas para a recepção ao Benfica (18 de Novembro), enquanto se perspectiva que Wender possa estar disponível para o Sporting (6 de Novembro). Paulo Jorge, Frechaut e Castanheira deverão estar aptos para a recepção ao Slovan Liberec, na próxima quinta-feira, assim como Carlos Fernandes, embora, neste caso, a possibilidade de este defrontar o Marítimo não esteja ainda colocada de parte.




De volta a casa

Cinco deslocações nos últimos seis jogos



O Braga-Marítimo, marcado para as 18h30 de domingo, assinala o regresso dos arsenalistas a casa, depois de três deslocações consecutivas, a segunda das quais ao AZ Alkmaar, na primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Mais: nos últimos seis jogos, a equipa minhota apenas uma vez actuou no Municipal bracarense, precisamente diante do FC Porto, que venceu, por 2-1, na ressaca da conquista do apuramento para a fase de grupos, em Verona.
 

Quadro total de jogos
 
Data Competição jornada jogo resultado
26/08/2006 Liga 1ª Braga-Paços de Ferreira 2-1
08/09/2006 Liga 2ª Aves-Braga 0-1
14/09/2006 UEFA   Braga-Chievo 2-0
18/09/2006 Liga 3ª Braga-Leiria 0-1
23/09/2006 Liga 4ª Estrela-Braga 0-0
28/09/2006 UEFA   Chievo-Braga 2-0 (2-1, a.p.)
02/10/2006 Liga 5ª Braga-FC Porto 2-1
13/10/2006 Liga 6ª Beira-Mar-Braga 0-3
19/10/2006 UEFA   AZ Alkmaar-Braga 3-0
23/10/2006 Liga 7ª Naval-Braga 1-1



In O JOGO



====================================================================




Jogadores à espreita de uma oportunidade





Carlos Carvalhal não sabe, ao certo, ainda, quais os jogadores que pode contar para o jogo de domingo, frente ao Marítimo, dado as lesões que assolaram o plantel. Há jogadores que estão a prepararem-se para sair da sombra e agarrar a titularidade...

A tempestade de lesões que assolou o plantel do Sporting de Braga poderá abrir as portas a jogadores que têm sido utilizados com pouca frequência. Irineu - estreou-se no último jogo frente ao Beira-Mar - será a opcção mais óbvia para o eixo da defesa, formando dupla com Maurício, caso Paulo Jorge não recupere a cem por cento. Nem - está evoluir da distensão muscular que contraiu - mas só para próxima semana deve treinar a cem por cento. Carlos Carvalhal conta com um leque mais curto para fazer as suas escolhas, mas serão mais certeiras, tendo em conta que não conta com muitas alternativas face previsíveis ausências. O treinador do Sporting de Braga não poderá, sequer, pensar em fazer a gestão de esforço deste ou aquele jogador, por consequência das lesões que assolam o grupo de trabalho (Nem, Carlos Fernandes, Wender, Hugo Leal, Paulo Jorge e Frechaut). Paulo Jorge e Frechaut devem ainda recuperar para o jogo de domingo, pois ao contrário do previsto não acusaram lesões musculares.

O habitual lateral-esquerdo da turma arsenalista, Carlos Fernandes, também saiu com mazelas no último jogo, apresentando queixas na grade costal, mantendo a dúvida sobre a sua recuperação para o embate com o Marítimo. Neste contexto, levantam-se mais dois jogadores que estão na "sombra" à procura de um lugar ao sol: Pedro Costa e Paíto. O internacional moçambicano não conseguiu convencer, ainda, Carvalhal. Jogou a titular no jogo com o União de Leiria (derrota do Sp. Braga 0-1) e foi substituído ao intervalo. Entretanto, tem primado pela ausência na lista de convocados. Pedro Costa apresenta-se como mais opção para as laterais (tanto joga na esquerda como na direita), contabilizando apenas o jogo disputado frente ao Estrela da Amadora.

No meio-campo, emergem outras ausências. Frechaut e Hugo Leal, dois jogadores que estavam de "pedra e cal", mas foram afastados dos relvados. Por coincidência, a retirada de Hugo Leal surgiu no momento em que Vandinho regressou em pleno aos relvados. Já disputou os 90 minutos frente ao Beira-Mar e parece ter reconquistado o lugar na equipa, ao lado do incontestável titular Andrés Madrid. Mas aí as alternativas são maiores, com Ricardo Chaves a apresentar-se como outra solução para o cento do terreno, além de Castanheira.
O clima está mais desanuviado na frente de ataque, apesar da ausência do principal artilheiro da equipa, Wender. O brasileiro estava a fazer uma grande época no Sporting de Braga, sobretudo ao nível das competições europeias mas está fora de cena. Vai falhar os jogos com o Marítimo, Liberec (Taça UEFA) e Sporting. Pode-se ser que ainda regresse a tempo de defrontar o Benfica. Com a saída de Wender, entrou Cesinha em cena. O jogador correspondeu à chama e está a fazer tudo para agarrar a oportunidade...



Davide continua à espera


Na entrada para a 8.ª jornada da Liga Bwin, Carlos Carvalhal já fez rodar quase todo o plantel do Sporting de Braga. Irineu e Bruno Gama confirmaram as respectivas estreias no jogo da última jornada, diante do Beira-Mar. Do tal de 24 jogadores que compõe o plantel do Sporting de Braga apenas Davide aguarda por uma chamada à equipa, além dos guarda-redes que têm sido suplentes de Paulo Santos, Eduardo e Dani Mallo. O extremo do Sporting de Braga - que até jogou com alguma regularidade no tempo de Jesualdo Ferreira - ainda não teve a oportunidade de se estrear pela formação bracarense, mas poderá entrar nas opções do técnico, agora que as opções são mais reduzidas. Todavia, tem ainda pela frente jogadores como Maciel e Matheus, que esperam da mesma forma ganhar um lugar na equipa. Matheus ainda nem sequer jogou a titular, tendo acumulado alguns minutos de jogo nos duelos com o Paços de Ferreira e União de Leiria, tendo sido presença mais assídua nas convocatórias, já que Davide nem sequer chegou a sentar-se no banco de suplentes.



In Correio do Minho



==============================================================================



Os primeiros reflexos da sobrecarga europeia




Nem continua a recuperar de uma lesão muscular  




Ainédita participação do Braga na fase de grupos da Taça UEFA, que obviamente obriga os arsenalistas a fazerem mais jogos em semanas consecutivas, já trouxe consequências negativas para o plantel. A onda de lesões em jogadores importantes da equipa de Carlos Carvalhal, iniciada na partida da semana passada com o AZ Alkmaar, obrigará o treinador a fazer mudanças profundas no onze que começará o encontro de depois de amanhã com o Marítimo (18.30 horas, com transmissão televisiva na SportTV 1). Para além dos problemas físicos, o jogo na Holanda também trouxe um caso disciplinar, noticiado pelo JN, que teve Maciel como protagonista, e que deverá afastá-lo da convocatória para a recepção aos madeirenses.

Apesar de já ter integrado o treino de ontem, de forma condicionada, o central Nem não estará disponível para essa partida, tal como Wender, Hugo Leal, Paulo Jorge e Frechaut, todos lesionados. Carlos Fernandes e Castanheira também estão em dúvida e ontem fizeram apenas tratamento aos traumatismos sofridos no jogo de segunda-feira passada com a Naval.

Carvalhal terá, assim, de reformular a equipa bracarense, sobretudo no sector defensivo (a dupla de centrais será inédita e formada pelos brasileiros Maurício e Irineu), num jogo que antecede dois compromissos importantes para o clube. Recorde-se que, na próxima quinta-feira, o Braga recebe o Slovan Liberec, estando obrigado a somar pontos para continuar a sonhar com a passagem à fase seguinte da Taça UEFA, e no dia 6 de Novembro joga em Alvalade com o Sporting. Hoje, o plantel minhoto volta a treinar de manhã (10 horas), novamente à porta fechada, ainda sem a presença dos diversos jogadores lesionados. 



In JN



===============================================================================


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL