News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Paradoxo.

Started by Zé, 26 de October de 2006, 22:19

Previous topic - Next topic

Não sou adepto de nenhum clube dos ditos grandes, nem tão pouco tenho simpatia ou afinidade por outro clube que não o SCB. Sou adepto do SCB e só... Para muitos é inacreditável  que um adepto dos clubes ditos pequenos tenha o seu coração conquistado por um clube "pequeno" r não sofra por um "grande". Muitos habitantes da nossa região são apoiantes dos 3"G" e assim, talvez com a intenção de justificar as suas preferências clubistas, teimam em questionar qual o "outro" clube que um braguista gosta... Infelizes!
Já foi pior, devo dizer.
Hoje o braguismo está cada vez mais impregnado nas nossas gentes mas a verdade é que somos manifestamente poucos.
Temos inevitavelmente que ser mais... muitos mais!
Curioso que, esta questão de ser só e unicamente apoiante do SCB, começou, melhor dizendo, ganhou uma dinâmica sem paralelo devido a Jesualdo Ferreira. Excelente profissonal e inquestionavelmente um bom treinador, mas declaradamente benfiquista, Jesualdo Ferreira, nascido em Mirandela, seria talvez a última pessoa que esperava viesse em constantes intervenções públicas apelar ao braguismo.
No lado oposto, um braguista assumido, como é Carlos Carvalhal, apesar de reconhecer que está à pouco tempo ao serviço do SCB, nas suas intervenções públicas ainda não abordou convincentemente este tema que para nós é tão sensível e importante. Carlos Carvalhal estará numa posição previligiada para ajudar a passar a mensagem que podemos ser só do SCB. Ele tem os holofotes apontados, coisa que nós não temos. Estamos na proximidade de dois jogos com dois "grandes". mais que nunca é pertinente reflectir sobre este assunto e Carlos Carvalhal poderá ter uma importante papel na divulgação do braguismo.
Força Gverreiros

Manuel Pereira

Carvalhal que se assume como adepto indeflectível deste clube prestava um serviço muito grande ao S C Braga se primeiro compreendesse o que é ser braguista, percebendo que uma coisa é ser bracarense e outra bem distinta é ser braguista e que por consegiuinte há bracarenses que não são braguistas e braguistas que não são bracarenses (são Vila Verdenses, Amarenses, Famalicenses ... e até os há Vimaranenses, é verdade eu conheço).
Seguidamente tornar-se um defensor da causa braguista e deste modo um elemento com grande capacidade de passar a mensagem do "separar das águas" neste domínio.

Saudações braguistas.

ZGANDULO

Concordo!!!

Eu também acho que o C.Carvalhal, além de ser o meu treinador-preferido e de ser o actual do meu clube, poderia falar mais, chamar mais atenção e exclamar o Braguismo a quem lê jornais (Correio do Minho, Diario do Minho).

Mexer com o bichinho do Braguismo era importante nesta altura visto etarmos na fase de grupos da UEFA e nos lugares cimeiros do campeonato...

A solução está à vista e um JANTAR SUPERBRAGA, com ele a convidado de honra sería benéfico e tornaría-se explosivo nesse campo...

Também é verdade que ele tem dito algumas coisas direccionadas aos adeptos e sócios mas isso já nós sabemos.

Cabe-nos a nós Superbraguistas levar a montanha a Maomé!!! - É a minha opinião...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Ricardo

Porque não convidar o Carlos Carvalhal para a AB?
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Mafalda

A diferença é que Carlos Carvalhal fala de si mm e, a meu ver, esforça-se por demonstrar esse braguismo, que eu não ponho em causa, mas centra o discurso em si mm. Jesualdo apelava às massas e usava isso muito bem no seu discurso.

Carlos Carvalhal tem que fazer o mm e até é mais fácil, só diz o que sente!
Mafalda

El_Gavion

Se repararem,o Jesualdo começou a apelar ao braguismo depois de ter ido a um jantar do superbraga e de ter constatado que a realidade era outra...que afinal havia braguistas(pelo menos 5 ;D).

Portanto acho que nós(e muito especificamente,o superbraga.com) também podemos ajudar a dar esse "empurrãozinho"!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

Mau Maria

Boas... ás vezes seria bom deixarem o vosso humbiguinho e começarem a olhar para o mundo...

O CC é um profissional do Futebol e não pode andar por aí a dizer como vai o seu coração. Entendam isso.

Por outro lado, penso que neste forum o tema Braguista tá mais que percebido por todos os que por aqui voam... Penso que já é hora de avançar, e subir mais um degrau... não é tempo de andar todos os dias a dizer que somos Braguistas.... blá blá... e como os outros conseguem viver sem ser braguistas.... blá blá...

É hora da prática... é hora dos Braguistas praticarem o que são, no seu comportamento diário na sociedade... Ser braguista é sê-lo apenas e só... não há necessidade de repetir isso a toda a hora... como diz o povo, uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade...

Braguismo tem que ser, mais que um conceito que defendemos, UMA ACÇÃO...

Já repararam que os sportinguistas, os benfiquistas, os portistas, os gilistas, etc, etc... não andam por aí a dizer todos os dias "EU SOU.... " . Ás vezes faz-me dó essa vossa necessidade de....

Será o caso da mentira repetida?????
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

cardoso

Excelente visão, caro Zé.
Destaco esse parágrafo em que dizes que as coisas estão a melhorar. E a melhor prova disso é o incómodo que o braguismo está a provocar algumas alminhas. O importante é sentirmos que esse papel de defensor do braguismo também nos cabe e não devemos esmorecer nessa luta.
Quanto aos treinadores, eles são, de facto profissionais e não devemos exigir deles o papel de divulgadores do fervor clubista. O que Jesulado ferreira conseguiu no Brag foi excelentes resultados desportivos; e são esses resultados que movem o adepto, não o discurso. O discurso é o que nos resta a nós, adeptos. É a unica arma que temos, para usar na net, no café, na familia, nos jornais, etc. Lembro-me de Cajuda falar do "seu" braguinha" ao mesmo tempo que falava do "seu farense, do belenenses, do benfica, etc. Mas ele só não foi uma bandeira do braguismo, como foi o benfiquista Jesualdo Ferreira, porque não conseguiu os mesmos resultados enm teve ao dispôr os mesmos meios para o conseguir.
Carlos Carvalhal agora, será também o divulgador do Braguismo se os resultados aparecerem; se não aparecerem de nada lhe valerá o estatuto de braguista.

Anabela

Quote from: Mau Maria on 27 de October de 2006, 16:40

O CC é um profissional do Futebol e não pode andar por aí a dizer como vai o seu coração. Entendam isso.

Se calhar foi por isso que ele quase chorou em directo quando passámos a eliminatória frente ao Chievo, e afirmou com todas as letras que o BRAGA é oo seu clube do coração!

jaimeh

Quote from: Anabela on 27 de October de 2006, 20:01

Se calhar foi por isso que ele quase chorou em directo quando passámos a eliminatória frente ao Chievo, e afirmou com todas as letras que o BRAGA é oo seu clube do coração!

Chorar não chega !
Tem que apelar ao coração das pessoas também! Continuar a mudar mentalidades!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

El_Gavion

Boas... ás vezes seria bom deixarem o vosso humbiguinho e começarem a olhar para o mundo...

Por outro lado, penso que neste forum o tema Braguista tá mais que percebido por todos os que por aqui voam... Penso que já é hora de avançar, e subir mais um degrau... não é tempo de andar todos os dias a dizer que somos Braguistas.... blá blá... e como os outros conseguem viver sem ser braguistas.... blá blá...

É hora da prática... é hora dos Braguistas praticarem o que são, no seu comportamento diário na sociedade... Ser braguista é sê-lo apenas e só... não há necessidade de repetir isso a toda a hora... como diz o povo, uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdade...

Já repararam que os sportinguistas, os benfiquistas, os portistas, os gilistas, etc, etc... não andam por aí a dizer todos os dias "EU SOU.... " . Ás vezes faz-me dó essa vossa necessidade de....

Acho que não entendeste bem o que o Zé quis dizer!

Na minha opinião faz falta alguém dentro do clube "falar ao coração" das pessoas,cativá-las,trazê-las ao estádio para apoiar o SC Braga incondicionalmente!A CIDADE DE BRAGA ESTÁ ADORMECIDA!!
Essa pessoa poderá ser o presidente,o treinador,um jogador com muitos anos de casa,etc...mas tem que ser uma pessoa que o sinta,que tenha um bom discurso,que tenha carisma e que as pessoas oiçam e admirem!Carlos Carvalhal poderá vir a ser essa pessoa!Penso que terá perfil para isso!E seria fulcral para o crescimento do nosso clube ter essa tal pessoa...um pouco à imagem do Pinto da Costa,só que em bom! ;D ;D

E não,nós não temos necessidade em dizer que somos braguistas!Nós temos ORGULHO!!É óbvio que um sportinguista,um portista ou um benfiquista não têm necessidade(orgulho?) em dizer isso...infelizmente,neste país,é do que mais há!Agora dizeres que o teu clube é só o Braga(ou os clubes de Braga nas diferentes modalidades) quase que choca as pessoas,quase que é uma heresia...e dá-me um gostinho especial(e penso que dará aos demais braguistas também) "chocar" desse modo as pessoas.Se reparares,os nossos amigos do outro lado da fronteira estão sempre a dizer "Somos únicos"!Isso é orgulho em ser e apoiar única e exclusivamente o clube da terra,coisa que é rara neste país!

E não te preocupes,nós os braguistas agimos!!Já muitos de nós fizeram outras pessoas sócias,"massacrámos" a cabeça de nossos conhecidos com o braguismo,defendemos a nossa "dama",etc,etc!ACÇÃO é o que não falta nestas almas!E tu serás o próximo!! ;)
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

Aquiles

Estamos todos a aumentar o numero de Braguistas sempre que visitamos este forum ou sempre que tomamos alguma acção, ou sempre que no estadio temos um comportamento positivo.
O que interessa é apoiar o SCBraga, o resto vai vir pot acréscimo!

Pé Ligeiro

Eu acrescentaria também o papel do presidente. António Salvador deveria também vestir a camisola de Braguista e fazer eco dessa forma de estar, que para muitos ainda é estranha, mas que a nós diz muito.
Todas as ideias e iniciativas que sirvam para fazer crescer o Braguismo são bem-vindas!

BRAGA SEMPRE MAIS!

aurelio

Sempre Braga!!! Desde o primeiro batimento do meu coração!

Temos de ajudar a mudar as mentalidades, puxar a malta para o Braga, fazer ver q é a nossa terra que está em causa!

Todos os dias um pouco, daqui a uns anos seremos mais... :D

braguista365

O Carlos Carvalhal ja demonstrou o seu braguismo ,no flash interview apos o jogo com o chievo,em que claramente emocionado disse que fez historia no seu clube de sempre e de coraçao,ao se qualificar para a fase de grupos da taça uefa.

Quanto aos Braguistas constantemente dizerem,com orgulho-"eu sou braguista",deve-se ao facto de ainda vivermos com o estigma de uma certa imprensa nos qualificar como "lampioes"(deus me livre) ou de outro qualquer estarola,e nunca como apenas 100% braguista,daí a nosso comportamento compulsivo!  ;)  ;D

Aconselho o caro MM a ler novamente o meu post. Se continuar a não entender, terei todo o prazer de lhe explicar novamente, nem que tenha que fazer um desenho.

Não pretendo analisar o braguismo e a afirmação perante os outros do amor ao SCB. o que pretendi, como o El Gavion já o elucidou, foi apelar ao treinador do SCB, ao profissional que treina o SCB,  que até é um braguista, por isso sabe o conceito, para mobilizar as pessoas em torno do SCB e transmitir-lhes a mensagem que se apoiarmos só o SCB podemos fazer o mesmo que os clubes ditos grandes. Sabe melhor que ninguém neste fórum o problema que existe da "bi-clubite". Deve saber melhor que ninguém que há muitos adeptos do SCB que torcem por outro clube. Não conhece por acaso ninguém?
Nos maus momentos o braguista deve ser mais forte que o desânimo,a trsiteza que grassa no seu coração, unir-se, juntar forças  e dizer presente, nunca abandonando o clube. temos que apoiar o SCB. Caro MM, os próximos jogos são  importantes. Por quem torcerá nos próximos jogos?
Força Gverreiros

BRAGA FOREVER

Concordo que o Carvalhal pode no futuro fazer um pouco mais pelos Braguistas,mas não concordo quando se diz que somos manifestamente poucos.

Basta ter ficado até ao fim do jogo contra o Marítimo,e depois de uma goleada sofrida para constatar que não é bem assim.Foi simplesmente arrepiante aquele momento clubistico!

O Braguismo entrou numa fase que não terá mais retrocesso...prá frente é o futuro dos Braguistas e do S.C.Braga!!

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Mau Maria

Quote from: Zé on 30 de October de 2006, 01:26
Não pretendo analisar o braguismo e a afirmação perante os outros do amor ao SCB. o que pretendi, como o El Gavion já o elucidou, foi apelar ao treinador do SCB, ao profissional que treina o SCB,  que até é um braguista, por isso sabe o conceito, para mobilizar as pessoas em torno do SCB e transmitir-lhes a mensagem que se apoiarmos só o SCB podemos fazer o mesmo que os clubes ditos grandes. Sabe melhor que ninguém neste fórum o problema que existe da "bi-clubite". Deve saber melhor que ninguém que há muitos adeptos do SCB que torcem por outro clube. Não conhece por acaso ninguém?
Nos maus momentos o braguista deve ser mais forte que o desânimo,a trsiteza que grassa no seu coração, unir-se, juntar forças  e dizer presente, nunca abandonando o clube. temos que apoiar o SCB. Caro MM, os próximos jogos são  importantes. Por quem torcerá nos próximos jogos?

Boas

Quando critiquei este post, e sublinhei a questão da ACÇÃO, todos tivemos um exemplo disso ontem no Estádio. A grande maioria apoiando a equipa após uma derrota desastrosa. É esse tipo de acção que tem que ser reforçada, o saber apoiar o clube em todos os momentos...

Quanto ao CC, continuo a pensar que não o devemos pressionar relativamente ao seu Braguismo no sentido que ele utilize isso para motivar as hostes.... O quer acho é que ao CC cabe treinar, motivar os jogadores, escolher os melhores e ganhar Jogos... isso é o que ele pode fazer pelo Braguismo. De resto ele é um profissional, e hoje está em Braga, amanhã noutro clube qualquer, e é lógico que ele não se possa comprometer demasiado.

Até porque penso que ele deve separar as águas. E muitas vezes a tomada de decisões não pode depender de questões emocionais, de amor ao clube... isso pode vir a ser factor preocupante... "santos da casa não fazem m...."

Enfim... não penso ser função do Carvalhal motivar os Bracarenses para o Braguismo...

Quanto às minhas opções pessoais, estou de consciência tranquila quanto ao apoio que dou ao Braga... e Tu estás???

(S)oon(C)hampion(B)raga

como diz uma musica dos Clã, acho que o nome é "na corda bamba" ou "dança na corda bamba":

"e mesmo que a tua sorte seja a do perdedor nunca deixes de saltar"

não tou com isto a querer dizer que o S.C.B. é um clube "perdedor" estou sim a querer dizer que quer sejamos ricos ou pobres, quer sejamos bonitos ou feios, gordos ou magros, as nossas convições e a nossa fé mantem-se sempre inabalavel. Seja ela qual for.

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

Mau Maria

Quote from: Adepto on 30 de October de 2006, 12:15
como diz uma musica dos Clã, acho que o nome é "na corda bamba" ou "dança na corda bamba":

"e mesmo que a tua sorte seja a do perdedor nunca deixes de saltar"

não tou com isto a querer dizer que o S.C.B. é um clube "perdedor" estou sim a querer dizer que quer sejamos ricos ou pobres, quer sejamos bonitos ou feios, gordos ou magros, as nossas convições e a nossa fé mantem-se sempre inabalavel. Seja ela qual for.

Profundo, isso é mesmo uma ideia das profundezas... chega até às fronteiras de senilidade. ;D ;D ;D