News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/04

Started by JotaCC, 28 de April de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

A despedida perfeita

No Domingo todos os caminhos vão dar ao Estádio Municipal de Braga. Olhar para a temporada realizada pelo Sporting Clube de Braga enche de orgulho o peito dos arsenalistas, deixa a concorrência de boca aberta e mantém um país atento, com a indecisão em torno do primeiro lugar, o trono, aquele posto desejado por todos, mas apenas ao alcance de um emblema.

Perante este cenário de magia e de luxo, a SAD bracarense decidiu abrir as portas, com entradas gratuitas. Há ainda um forte apelo ao sentimento, a uma presença massiva de adeptos e todos vestidos de vermelho e branco. Em ebulição está uma despedida perfeita...

Seis rotas, 33 paragens...

Tudo se vai concentrar no palco das paixões e nesse prisma, os dirigentes minhotos esperam que a romaria comece bem cedo. Todos os caminhos vão seguir a mesma rota e, aliado a esse facto, um forte contingente dos transportes municipais de Braga vai assegurar o transporte gratuito.

Com partida em seis pontos da cidade - Praça Conde Agrolongo, Junta de Freguesia de S. Mamede d'Este, cruzamento da farmácia de Esporões, Santa Lucrécia de Algeriz, Merelim São Roque, Cabreiros e Fraião -, com partidas às 18.15 e 19.15 horas e um roteiro pré-definido de trinta e três paragens até ao palco da capital minhota, estima-se um Domingo louco, nunca antes visto, com um estádio a rebentar pelas costuras, uma vibração constante, numa dança única de vermelho e branco, que vai pintar a cidade.

Aliás, nestes últimos dias as bandeiras na janela estão em processo de multiplicação, a onda braguista anseia igualmente pela derrota do Benfica no Estádio do Dragão, para as decisões finais na Choupana de um campeonato que a todos os níveis já serve de recordação. Pelo número de espectadores, pelo fervor clubístico, pelo comportamento da equipa em patamares nunca antes pisados e por um sonho em que todos acreditam e que todos pretendem continuar a alimentar.


Bernardo tem carimbo

A imprensa brasileira colocou um trio do Cruzeiro de Belo Horizonte na rota de Portugal, mais concretamente de um emblema que está às portas de garantir um lugar na próxima edição da liga dos campeões.

O avançado Anderson Lessa e o latera-direito Marcos estão referenciados no Sporting Clube de Braga, mas não fazem parte do topo prioritário. Já Bernardo é outra música, uma vez que o médio ofensivo, internacional sub-19 pelo Brasil, tem um cartel bem mais elevado que os seus colegas da Toca da Raposa e, para além disso, a mais que provável saída de Luís Aguiar no final da temporada pode levar à escolha do jovem de 19 anos.

Apesar disso, e contrariando a tese da imprensa brasileira que a decisão pode estar por horas, na capital do Minho todas as decisões estão adiadas. Para já, e porque o clube minhoto ainda não abdicou das pretensões de manter Luís Aguiar, e porque a classificação ainda não está decidida, apenas existem ligeiras movimentações de mercado.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

"Obrigado Guerreiros" na beleza da despedida
PORTAS ABERTAS E ADEPTOS EM SINTONIA COM A SAD

Continua a conjugação de esforços em Braga numa caminhada que já é histórica e pode ser ainda mais. No jogo que marca a despedida da equipa do Estádio Axa na época de todos os recordes, está decidida mais uma demonstração de crença dos adeptos, que começaram logo ontem a responder aos apelos da SAD. Sob o lema "Obrigado Guerreiros", a receção ao Paços de Ferreira terá portas abertas, à semelhança do que já sucedeu esta época em 2 jogos, com Marítimo e Olhanense. O objetivo é superar a lotação de 30 mil espectadores s que encheram o Axa no confronto com os insulares, sendo que os adeptos, claro, estão em sintonia com a SAD e já se organizam para agradecer o esforço que levou 15 mil minhotos em romaria nas duas recentes deslocações a Leiria e Figueira da Foz. Está em estudo a organização de um cordão humano desde o campo da Feira, bem no centro da cidade, e há mais iniciativas para fazer do último jogo em casa uma verdadeira festa. Aconteça o que acontecer no Dragão, mas ainda há quem acredite até ao fim!


RECORD

JotaCC

Um dilema na montra

Prestes a assegurar a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Braga surge já no epicentro do defeso como um nicho de mercado tão apetecível como seguro. António Salvador tem na mão o futuro da maior parte dos guerreiros, mas apenas no caso de Evaldo a SAD tem poder para decidir: aproveita o momento para capitalizar os melhores activos ou segura-os na perspectiva de multiplicar milhões após um ataque bem-sucedido à Champions? O lateral-esquerdo é a única figura que não tem cláusula de rescisão. Eduardo e Rodriguez estão à mercê de quem queira pagar quatro e seis milhões de euros, respectivamente, sendo certo que o peruano é negociável. Moisés, Alan, Vandinho não têm idade para lucros que valham a pena por comparação com a perda desportiva. Mossoró lesionou-se e perdeu horizontes. E ainda há o caso mais flagrante. Tal como Jesus, Domingos tem cláusula para sair. Se alguém pagar 1,25 milhões de euros, então o projecto tem de recomeçar.

Entre a primeira linha minhota, há outros casos difíceis. Luis Aguiar e Hugo Viana estão emprestados, e o desejo de ambos de continuar está à distância dos milhões que o Braga não tem e que só a Champions pode conferir. E a presença na mesma depende de uma equipa forte logo na pré-época, ao contrário do que aconteceu este ano. O dilema persiste, e é António Salvador que tem de o gerir. Para casos com os do Braga, a FIFA deu uma ajuda. A partir de Julho, os jogadores usados nas pré-eliminatórias podem jogar na fase regular das provas europeias por outros emblemas. O Braga pode assim atacar em força a primeira fase sem perder capacidade negocial.


Em marcha o maior orçamento de sempre

António Salvador foi claro quando, há pouco menos de um ano, disse que o Braga tinha de facturar dez milhões de euros para recuperar o que não ganhou em 2008/09 e não comprometer o futuro. Agora, ainda não traçou metas, mas a possível presença na Champions garante não ser preciso vender tantos elementos. Certo é que, em função dos resultados desportivos alcançados e da projecção de receitas/despesas para uma versão mais internacional da equipa, a SAD tem em marcha um orçamento que será provavelmente o maior de sempre. A confirmar...

10,3

Nunca o Braga facturou tanto como em 2009/10. Orlando Sá foi o mais rendível: 3,2 milhões de euros. Houve Aguiar (M€ 3), João Pereira (3), César Peixoto (0,4) e até Jorge Jesus (0,7).

5,7

É o valor mínimo para quem entra na fase de grupos da Liga dos Campeões. Chega para pagar um terço da época e basta vender Eduardo para quase se igualar a receita anterior.



Cinco jóias arsenalistas na linha de fogo

Eduardo
Investimento zero retorno Mundial


Eduardo é quem pode originar o lucro maior. O guardião não custou nada em juvenil e, se pagarem a cláusula de rescisão, renderá quatro milhões de euros. O Mundial pode ajudar. E, como formador, o Braga facturará sempre em futuras transferências.

Rodriguez
El Mudo já foi falado de mais


A vontade de Rodriguez sair é sobejamente conhecida. Já se falou do FC Porto, e agora é o Sporting que se reaproxima do ataque feito em Janeiro. Está avaliado em seis milhões, mas a SAD negoceia-o por quatro. Em 2006 foi bem mais barato.

Evaldo
Queiroz protege-o e... desvaloriza-o


Há seis anos em Portugal, Evaldo já podia ir à Selecção. Queiroz não quer, o que, para o Braga, tem dois efeitos: valoriza menos, mas fica menos exposto. Quando foi trocado com o Marítimo por Miguelito e Carlos Fernandes, houve quem criticasse...

Hugo Viana
Está à distância de 80% do ordenado


É o jogador mais caro do plantel, mas o Braga não lhe paga acima do tecto salarial. O Valência custeia o resto e está disposto a deixá-lo partir de borla. Sem custos, aparecerão outros interessados. Viana quer ficar, mas para isso tem de perder dinheiro.

Luis Aguiar
Sporting na jogada, mas já rendeu bem


Chegou a Braga livre, brilhou dez meses e rendeu três milhões de euros para jogar seis meses em Moscovo. Em Janeiro foi resgatado por cedência, agora difícil de repetir. O Dínamo quer ser ressarcido, e outros, como o Sporting, têm argumentos mais fortes



3 perguntas A João Gomes Oliveira (ex-presidente e actual presidente da assembleia geral do Braga)

1 O Braga deve apostar outra vez em chegar à Champions e até ao título ou capitalizar esta época em vendas?
"Salvador sabe o que pretende"


"António Salvador e a sua administração sabem o que pretendem e vão traçar uma estratégia e um rumo que não colocam em causa o curso desta equipa. Não gostaria de responder a essa pergunta, porque seria intrometer-me nas decisões de um presidente em quem todos os bracarenses confiam. Nós queremos sempre melhor, mas não é possível atingir sempre este desiderato desportivo. Este rumo e estas classificações pertencem a esta administração e vão continuar. Nenhum adepto acredita que este clube volte a lutar para não descer."

2 Agora que atingiu este nível, o Braga deve manter política de empréstimos ou rendibilizar só activos próprios?
"Empréstimos interessam a todos"


"Sempre houve jogadores emprestados em todos os clubes, com este modelo e esta reciprocidade de interesses. Um empréstimo interessa a todos. Hoje chega um jogador por empréstimo, amanhã sai outro nessa condição. Isso verifica-se em vários clubes europeus. Eu e os adeptos do Braga só pretendemos uma coisa: ganhar três pontos em cada jogo e conseguir os objectivos da época. O resto não nos interessa, nem choca nada. Salvador é que sabe. O que importa é ganhar e não se os jogadores são do Braga ou emprestados."

3 Quem é que o Braga deve segurar pela eventual dificuldade de substituição?
"Mais importante? Talvez Domingos"


"Pelo campeonato que realizou, o plantel valorizou-se todo. Qualquer jogador é um activo. Enquanto o clube ganhar e estiver nos lugares cimeiros, o plantel vai valorizar ainda mais. Todos os jogadores são importantes, mas talvez mais do que todos seja o treinador. O Domingos Paciência trouxe melhorias, diferenças, e isso nota-se nos resultados conseguidos. É o timoneiro do colectivo. e é importantíssimo que continue. Mas, repito, o Braga tem um plantel muito forte e todos, de uma forma ou outra, são difíceis de substituir."


Miguel Garcia volta dois meses depois

O quinto cartão amarelo que Filipe Oliveira viu contra a Naval é o convite por que Miguel Garcia ansiava para mostrar que pode ser reforço para a próxima época. O ex-Olhanense foi contratado em Janeiro para substituir João Pereira, mas apanhou Filipe Oliveira numa fase especialmente produtiva e só duas vezes conseguiu ser titular, a última delas precisamente na recepção ao ex-clube, cumprem-se hoje dois meses. Miguel Garcia terá agora nova oportunidade para somar minutos e ganhar a preferência de Domingos.



Trio de brasileiros pode chegar por empréstimo

A rádio Itatiaia, do Brasil, anunciou o empréstimo de Bernardo (médio-ofensivo), Anderson Lessa (avançado) e Marcos (lateral-direito), do Cruzeiro, ao Braga. Eduardo Maluf, presidente do clube brasileiro, confirmou que o trio, dispensado recentemente, está a caminho de um clube europeu que vai disputar a Liga dos Campeões, mas não confirmou o nome dos arsenalistas. O Braga não confirma, mas conhece os jogadores, apresentados a Carlos Freitas por um empresário. A possibilidade de um chegar ao Minho é real, mas nunca os três em simultâneo.


O JOGO

JotaCC

Direcção dos minhotos oferece bilhetes no último jogo da Liga na Pedreira
Sp. Braga quer 30 mil com o Paços

A direcção do Sp. Braga decidiu ontem que os adeptos que queiram assistir na Pedreira, no domingo (20h15), ao jogo com o Paços de Ferreira não vão pagar bilhete. Os minhotos esperam que na última partida em casa da Liga 2009/10 estejam 30 mil pessoas nas bancadas para apoiar a equipa orientada por Domingos Paciência.

O Sp. Braga está em segundo lugar no campeonato, a seis pontos do líder Benfica, e uma vitória diante dos castores garante um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões na próxima temporada. Esta, no entanto, não será a primeira vez que os dirigentes do Sp. Braga abrem as portas: na 19ª ronda, os arsenalistas receberam o Marítimo (2-1), jogo presenciado por 30 mil espectadores, a maior enchente de sempre; duas jornadas depois, na recepção ao Olhanense (3-1), apenas oito mil assistiram à partida, devido ao temporal que se registou em Braga.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga

Jogo com Paços também à borla


Os adeptos do Sporting de Braga vão poder voltar a entrar de graça no Estádio Municipal de Braga, desta vez para assistir ao encontro com o Paços de Ferreira, da 29.ª jornada. Tal como tem sido habitual nos últimos jogos da equipa, quer em casa quer fora, a Direção do clube volta a abrir as portas do estádio para ter o maior apoio possível à equipa, que ainda luta pelo título.
A primeira vez que tal aconteceu foi na 19.ª jornada, quando os «arsenalistas» receberam o Marítimo (2-1), repetindo-se duas jornadas depois, na receção ao Olhanense (3-1). Se ante os madeirenses o estádio bracarense registou a maior enchente de sempre em jogos para o campeonato (30 mil pessoas), frente aos algarvios compareceram apenas oito mil para o que muito terá contribuído o grande temporal que então se fez sentir.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

ABC joga esta tarde na Madeira    

O ABC defronta esta tarde o Madeira SAD, em jogo da quarta jornada do campeonato nacional de andebol.

A equipa de Jorge Rito tenta recuperar do desaire da última jornada diante do FC Porto.


O jogo Madeira SAD - ABC tem início às 19 horas. Na luta pelos primeiros lugares no campeonato estão ainda agendados mais dois jogos para esta noite: Sporting-Belenenses (21.30 h) e Benfica - FC Porto (20 h).

ANTENA MINHO

JotaCC

Moisés reintegrado, Leone queixoso

O central brasileiro Moisés, do Sporting de Braga, recuperou de mialgia e treinou sem limitações na sessão que decorreu esta manhã nos relvados de apoio do Estádio AXA.

Por outro lado, Leone acusou dores na coxa esquerda já na recta final do apronto e foi forçado a abandonar prematuramente a sessão.

Renteria apresentou-se com febre e, por isso, não treinou. Osvaldo e Mossoró, ambos lesionados, completaram o lote de ausentes.

A equipa volta a treinar amanhã de manhã para preparar a recepção ao Paços de Ferreira, no domingo, em jogo da 29.ª e penúltima jornada do campeonato.

ABOLA

JotaCC

Sp. Braga pode ser «tramado» por jogador do Sp. Braga
Pizzi é avançado bracarense emprestado ao P. Ferreira, onde está de corpo e alma

O campeonato pode ficar já decidido na próxima jornada, caso o Benfica não perca no Dragão ou caso o Sp. Braga não vença o Paços de Ferreira. O Benfica desloca-se ao Dragão e os encarnados podem festejar mesmo com uma derrota. Os bracarenses estão obrigados a ganhar em casa ao P. Ferreira, onde actua um jovem «arsenalista». O  MaisFutebol  falou com Pizzi, jogador do Sp. Braga emprestado aos pacenses, para uma antevisão ao embate.

Pizzi é jogador «arsenalista» mas actua na Mata Real. O P. Ferreira vai ao Estádio Axa tentar estragar as aspirações do Sp. Braga na perseguição ao primeiro lugar que ainda é matematicamente possível. Apesar do vínculo contratual, Pizzi assegura que não vai «estar dividido». «Neste momento só me preocupo em ajudar o Paços a conquistar um ou três pontos no Municipal de Braga», indicou o avançado.

Jogar contra o Sp. Braga nunca foi tarefa fácil e nesta época muito menos. «Vai ser um jogo complicado para nós. O Sp. Braga está a fazer um excelente campeonato, está a surpreender toda a gente com o excelente desempenho que tem tido. Vamos tentar usar as armas que temos para bater a equipa bracarense, mas sabemos que não vai ser nada fácil», perspectivou.

Pizzi é avançado e os golos correm-lhe nas veias. O jovem não está dividido, mas não sabe se comemora um eventual golo à equipa por quem nutre «muito carinho». O mais provável é não o fazer: «Vai depender do momento. Mas sinceramente acho que não vou festejar porque tenho um grande carinho pelo clube e é ao Sp. Braga que estou ligado contratualmente».

«Nunca imaginei o Sp. Braga a lutar pelo título a duas jornadas do fim»

Pizzi deu voz ao que muita gente certamente pensa. O jogador ao serviço do P. Ferreira confessou que não pintava este cenário. «É uma verdade que nunca imaginei que a equipa estivesse a duas jornadas do fim a lutar pelo título. Mesmo assim, se tivermos em conta o valor do plantel do Sp. Braga, não me admira o excelente campeonato que estão a fazer».

Toda a gente em Braga tem a mira no título de campeão e recusa-se a baixar os braços. Pizzi não está em Braga, mas não foge à regra. O avançado sabe que «matematicamente ainda é possível e que os jogadores do Sp. Braga farão tudo por tudo e vão lutar até ao fim para alcançarem esse objectivo».

O atleta conhece bem o plantel bracarense, e dá-lhe o devido valor. Mas será só esse o segredo para a excelente prestação na liga 2009/2010? «Em boa parte o segredo do sucesso da equipa passa pelo Domingos. Mas não podemos esquecer o plantel do clube, recheado de bons jogadores», confirmou.

A camisola que deu o nome a Pizzi

Quem não se lembra de Juan Antonio Pizzi do Barcelona? O ex-jogador espanhol serviu a selecção espanhola e o Barça e até teve uma curta passagem por Portugal, de dragão ao peito. Pizzi, o do P. Ferreira, ainda era jovem e costumava jogar à bola com os amigos que lhe puseram a alcunha.

«O nome surgiu quando eu era miúdo e jogava no bairro com os meus amigos. Eu algumas vezes levava uma camisola do Barcelona para jogar, na mesma altura em que o Pizzi jogava lá, e os meus colegas decidiram pôr-me essa alcunha», contou.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Casa de Braga alvo de vandalismo

A Casa do Benfica de Braga foi alvo de actos de vandalismo na madrugada passada, depois de em Ermesinde ter tido lugar uma situação semelhante.

Na fachada do edifício na cidade minhota podia ler-se esta manhã a inscrição 'Braga 1921', pinturas alegadamente realizadas por adeptos do Sp. Braga.

Na semana passada, a bandeira das 'águias' foi hasteada na varanda do terceiro andar, o que poderá ter provocado a investida à Casa 'encarnada'

O JOGO

JotaCC

Moisés apto para receção ao P. Ferreira
CENTRAL TREINOU SEM LIMITAÇÕES ESTA QUARTA-FEIRA

O central Moisés treinou esta quarta-feira sem limitações e está às ordens de Domingos Paciência para o encontro com o Paços de Ferreira, referente à 29.ª jornada da Liga Sagres. Um duelo que o Sp. Braga está obrigado a ganhar sob pena de entregar automaticamente o título de campeão ao Benfica.

O técnico bracarense volta assim a contar com um dos capitães da equipa e patrão da defesa. Recorde-se que o brasileiro falhou o jogo com a Naval devido à mialgia na perna esquerda que o vinha a afetar.

Já Rentería, titular na Figueira da Foz, não treinou hoje por se encontrar com sintomas febris. Osvaldo, por seu turno, realizou apenas treino condicionado.

De notar que Leone, que no passado fim de semana voltou aos eleitos após paragem por lesão, saiu mais cedo da sessão desta manhã, pois ter-se-á ressentido de uma lesão muscular. As dúvidas irão pairar no ar até sexta-feira, quando o departamento médico do clube divulgar o boletim clínico.


"Obrigado Guerreiros" na beleza da despedida
PORTAS ABERTAS E ADEPTOS EM SINTONIA COM A SAD


Continua a conjugação de esforços em Braga numa caminhada que já é histórica e pode ser ainda mais. No jogo que marca a despedida da equipa do Estádio Axa na época de todos os recordes, está decidida mais uma demonstração de crença dos adeptos, que começaram logo ontem a responder aos apelos da SAD. Sob o lema "Obrigado Guerreiros", a receção ao Paços de Ferreira terá portas abertas, à semelhança do que já sucedeu esta época em 2 jogos, com Marítimo e Olhanense.

O objetivo é superar a lotação de 30 mil espectadores s que encheram o Axa no confronto com os insulares, sendo que os adeptos, claro, estão em sintonia com a SAD e já se organizam para agradecer o esforço que levou 15 mil minhotos em romaria nas duas recentes deslocações a Leiria e Figueira da Foz.

Está em estudo a organização de um cordão humano desde o campo da Feira, bem no centro da cidade, e há mais iniciativas para fazer do último jogo em casa uma verdadeira festa. Aconteça o que acontecer no Dragão, mas ainda há quem acredite até ao fim!

RECORD