News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/10

Started by nandes, 25 de October de 2006, 08:31

Previous topic - Next topic

nandes


Dores de cabeça para Carlos Carvalhal

PAULO JORGE E FRECHAUT ENGROSSAM LOTE DE INDISPONÍVEIS
 


À assustadora média de dois lesionados por jogo, o Sp. Braga voltou a encher, no espaço de apenas uma semana, um departamento clínico que ficara vazio após a recuperação de Vandinho.

Com as baixas de Paulo Jorge e Frechaut, resultantes do jogo de segunda-feira, na Figueira, eleva-se para cinco o número de impedimentos que Carvalhal terá de gerir nas visitas do Marítimo e do Sloban Liberec e na deslocação a Alvalade. Todos os lesionados foram ontem ao estádio para tratamento e em dia de folga.

Depois de Nem, que falhou os dois últimos compromissos devido a uma distensão muscular no adutor da coxa esquerda, contraída no jogo com o Beira-Mar, foi a vez de Wender (estiramento do ligamento interno do joelho esquerdo) e Hugo Leal (microrrotura na região posterior da coxa esquerda) abandonarem lesionados o jogo da Taça UEFA com o AZ Alkmaar.

Mais informação na edição impressa de Record


In Record



====================================================================




Maurício até já marca

"Foi frustante sofrer o golo nos descontos"

O central, autor do tento arsenalista, sublinha a vontade de regressar aos êxitos já no domingo, diante do Marítimo, assim como prevê formar uma boa dupla com Irineu


Maurício foi o autor do golo que manteve o Braga entre os lídereres da Liga até ao período de compensação do jogo com a Naval, altura em que Nei obteve o empate. "O meu golo surgiu numa altura boa, mesmo sobre o intervalo, mas o empate acabou por ser frustrante. Depois de termos passado a segunda parte a tentar segurar a vantagem, o que não foi fácil em virtude da pressão da Naval, sofremos o golo já nos descontos. Podíamos ter saído com os três pontos, mas... paciência", desabafou o central arsenalista. "Podemos considerar este empate como um tropeção em casa de um adversário que, para além de estar com o mesmo número de pontos, mostrou ser um antagonista forte. O resultado acabou por ser justo", reconheceu, esperando regressar às vitórias já no próximo domingo, "frente ao Marítimo".

As lesões de Nem e Paulo Jorge colocam Maurício e Irineu como os únicos centrais disponíveis para o confronto com o Marítimo, mas as ausências não afectam o brasileiro. "O Braga tem quatro excelentes centrais e a concorrência é sadia. Todos possuem condições para jogar. A partir do momento em que cada um tem a sua oportunidade, como está a contecer comigo, o objectivo é fazer tudo para continuar na equipa", sustentou, afirmando-se confiante numa boa prestação da dupla que vai formar com Irineu. "Chegou a hora dele, infelizmente por lesão do Nem e do Paulo Jorge, mas ele está adaptado ao grupo e, apesar de não estar ainda acostumado ao campeonato português, tem tudo para mostrar o seu valor. Está pronto para jogar! Temos treinado juntos, mas a competição é diferente. Com o apoio de todos, muita concentração e diálogo no campo, a gente vai sair-se bem", concluiu.



Já há cinco indisponíveis

Lesões em catadupa geram estado de alerta

Nem, Hugo Leal, Wender, Frechaut e Paulo Jorge. São cinco unidades nucleares, todos magoados na perna esquerda



"Cruzes canhoto!". A expressão popular de repúdio pode muito bem ser utilizada pelos responsáveis do Braga para afastar aquilo que já se assemelha a um mau olhado: cinco lesões em duas semanas, atingindo alguns dos principais protagonistas da equipa. Com a curiosidade de todos terem sido afectados na... perna esquerda.

Depois de Nem ter sofrido uma microrrotura no adutor, no decorrer dos ensaios para a deslocação a Alkmaar, Hugo Leal e Wender abandonaram o jogo da Holanda com uma microrrotura na região superior da coxa e um estiramento do ligamento lateral interno do joelho, respectivamente. Três lesões que já condicionavam as opções de Carlos Carvalhal. Mas anteontem, na Figueira da Foz, o treinador viu-se confrontado com as saídas Frechaut e Paulo Jorge ainda na primeira metade, ambos com problemas musculares na coxa esquerda. A extensão e gravidade das lesões apenas hoje será conhecida, após os exames a que os futebolistas irão ser submetidos.

O lote de indisponíveis para o jogo com o Marítimo, no domingo, é constituído por cinco dos atletas que mais têm sido utilizados pelo técnico, sendo que Nem é, deste grupo, o que tem algumas probabilidades de recuperar para o embate com o Slovan Liberec, marcado para o próximo dia 2 de Novembro, parecendo por isso certa a sua disponibilidade para o embate com o Sporting, três dias depois.

Já no que diz respeito a Hugo Leal e Wender, apesar da evolução bastante favorável da situação clínica de ambos, dificilmente estarão no jogo de Alvalade. Assegurados estarão, tal como em princípio Frechaut e Paulo Jorge, para a recepção ao Benfica, marcada para 19 de Novembro.



Jogos com Sporting e Benfica vão ter as datas alteradas


As datas dos jogos do Braga com os grandes de Lisboa vão ser alteradas. A deslocação da equipa da Cidade dos Arcebispos a Alvalade para defrontar o Sporting, referente à nona jornada, que estava inicialmente marcada para o próximo dia 5 de Novembro, foi adiada para o dia seguinte, estando o início do confronto marcado para as 17h15, com transmissão televisiva em directo. O adiamento deste embate prende-se com o facto de o Braga defrontar no dia 2 o Slovan Liberec, em jogo referente à segunda jornada da fase de grupos da UEFA. Já no que diz respeito à recepção do Benfica, relativa à décima jornada, e prevista para o dia 19, o embate foi antecipado para o dia 18, com início marcado para as 21h30, igualmente com honras de transmissão televisiva. De referir ainda que o próximo jogo, com o Marítimo, foi adiado das 16h00 para as 18h30, no municipal bracarense, tendo transmissão em directo na Sport TV.




Traumatismo

Carlos Fernandes reavaliado


Carlos Fernandes terminou o jogo com a Naval fisicamente inferiorizado, em virtude de um traumatismo costal sofrido no decorrer do confronto. O lateral-esquerdo, tal como os cinco lesionados, esteve ontem no departamento clínico para fazer tratamento, subsistindo algumas dúvidas sobre a sua disponibilidade para integrar o treino matinal de hoje. As dúvidas apenas serão dissipadas após a reavaliação a que o defesa irá ser submetido.




Esta manhã

Treino é à porta aberta


O Braga regressa hoje de manhã aos treinos, cumprindo uma sessão de recuperação activa para os futebolistas que defrontaram a Naval, e mais intensa e extensa para os restantes. O primeiro ensaio da semana, cujo início está marcado para as 10h00, será aberto ao público. Para este apronto, já se sabe que vão faltar os lesionados Nem, Hugo Leal, Wender, Frechaut e Paulo Jorge, que vão prosseguir o tratamento e recuperação.



José Pedro (ex-preparador físico do Braga)

"O cenáro é um pouco idêntico ao da época passada"


Como analisa, agora à distância, a onda de lesões musculares que estão a afectar o plantel do Braga?

O cenário é um pouco idêntico ao da época passada. Há jogadores no Braga que possuem um historial de lesões musculares significativo e que têm por isso uma maior probabilidade de se lesionarem. Depois de algum tempo sem grandes lesões, a sucessão de jogos e consequente aumento de exigência física aumenta a eventualidade de tal acontecer. Mas o volume de lesões, razão pela qual se fala muito sobre isso, é apenas uma coincidência.
 

"Fiquei algo surpreendido por não continuar na sua equipa [de Jesualdo Ferreira]"

Depois de três anos a trabalhar com Jesualdo Ferreira, estava à espera de continuar a fazer parte da sua equipa técnica?

Se tivermos em consideração que foram três anos de sucesso, é óbvio que sim. E por isso fiquei de certo modo surpreendido por não continuar a fazer parte da sua equipa, o que não implica qualquer agastamento da minha parte, de modo algum. O professor fez as suas opções e a relação de amizade mantém-se.
 

"Estou a observar metodologias de treino em clubes de top da Europa"

O que tem feito durante este tempo em que não está a trabalhar?

Estou a acompanhar algumas equipas de top da Europa. Em Agosto estive duas semanas no Lyon, no próximo mês vou estar em Barcelona e a seguir vou fazer mais um estágio em Inglaterra. O objectivo é observar as metodologias de treino, trocar experiências e desta forma adquirir conhecimentos que no futuro me poderão ser importantes.



In O JOGO




====================================================================



Isto vai uma crise...                             


Cenário desolador no plantel do Sporting de Braga. Cinco jogadores, com estatuto de "titulares" neste arranque de época, estão entregues ao departamento médico. Paulo Jorge e Frechaut são os pacientes mais recentes, que serão reavaliados hoje depois de terem sido substituídos no jogo da passada segunda-feira frente ao Naval 1.º de Maio.

O Sporting de Braga está a pagar caro a factura do esforço dispendido nos jogos das competições europeias. Nada que a equipa-técnica já não tivesse em linha de conta, mas não deixa de ser um ponto a assinalar dado o elevado número de lesões num curto espaço de tempo. Nem, Wender, Hugo Leal, Paulo Jorge e Frechaut estão entregues ao departamento médico do clube. Em suma, cerca de 50% de uma equipa encontra-se afastado dos relvados. Basta reparar que os jogadores que se encontram de "baixa" fazem parte do lote dos habituais titulares, tendo disputado a maioria dos jogos já efectuados, quer para o campeonato como para a Taça UEFA.

Carlos Carvalhal terá de improvisar um "onze" para o jogo de domingo, frente ao Marítimo, tendo em conta o elevado número de "baixas" que residem no plantel. Segundo os diagnósticos, a maior parte destes jogadores arrisca-se mesmo a falhar o jogo da jornada seguinte, em Alvalade. Assim, o Sporting de Braga não estará em condições de se apresentar no embate com o Sporting, a realizar dentro de duas semanas. Trata-se de um encontro decisivo, tendo em vista a luta entre dois adversários directos que discutem os lugares cimeiros da classificação na Liga Portuguesa de Futebol.

É certo que o treinador arsenalista nunca deu relevância à ausência de jogadores, depositando confiança nos elementos que são chamados para o campo, mas neste caso existem razões óbvias para lamentar este desolador cenário.
Assim, resta saber se o Sporting de Braga continuará a ter forças para se manter entre os primeiros, além de ter em vista os compromissos na fase de grupos da Taça UEFA.


In Correio do Minho
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL