News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/04

Started by JotaCC, 21 de April de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC




Sp. Braga no feito histórico

PROMESSA DE CONTRARIAR TRICAMPEÃS DA TROFA NA FINAL DA TAÇA

O pavilhão multiusos de Baião, distrito do Porto, recebe no próximo domingo, a partir das 11.30, a final da Taça feminina de voleibol. O Sp. Braga garantiu com surpresa a presença no jogo da decisão e vai procurar contrariar o favoritismo do Trofa, equipa tricampeã nacional.

João Lucas, treinador das bracarenses, fez ontem a antevisão do jogo, reconhecendo o "maior poder" das adversárias, mas garantindo que a sua equipa "estará pronta para aproveitar um mau dia do Trofa".

Para João Lucas, a mera presença na final "já é um feito histórico", pois é a primeira vez que o Sp. Braga chega a esta fase, pelo que agora "resta desfrutar do momento e procurar proporcionar um bom jogo".

Recorde-se que, para chegar à final, o Sp. Braga eliminou a Lusófona (3-0), o Belenenses (3-1), o Oeiras (3-2) e o Câmara de Lobos (3-2), em jogos sempre realizados fora de casa. Nas duas vezes em que as duas equipas se defrontaram na Divisão A1 desta época, o Trofa venceu a formação minhota por 3-0.

"O Trofa é favorito. Não vou falar em percentagens, mas é uma equipa que tem várias profissionais, enquanto nós temos amadoras, muitas ainda estudantes, sendo que a grande maioria fez a formação no Braga", concluiu Lucas.


Marcha minhota de 7 mil adeptos
SAD QUER REPETIR NA FIGUEIRA INICIATIVA DE LEIRIA

A SAD do Sp. Braga continua a apostar no apoio dos adeptos nesta ponta final do campeonato. Depois do investimento para o jogo de Leiria, onde estiveram mais de 7 mil bracarenses, agora é a vez da promoção a uma nova marcha.

Para o jogo com a Naval, do próximo domingo, os minhotos já compraram 7 mil bilhetes que começaram ontem a ser distribuídos gratuitamente nos vários postos de venda espalhados pela cidade. Quem pretender aproveitar a viagem organizada pelo clube basta pagar 6,5 euros e tem o seu lugar reservado num dos 70 autocarros previstos.



RECORD

JotaCC

Bilhetes grátis prometem invasão à Figueira da Foz

É mais uma campanha de charme que promete uma invasão à Figueira da Foz. A SAD do Sp. Braga voltou a abrir os cordões à bolsa e adquiriu 7 mil bilhetes para o jogo de domingo, frente à Naval 1.º Maio (18 horas), que serão agora distribuídos de forma gratuita por todos os sócios, adeptos e interessados em geral.

À imagem do que já aconteceu no duelo em Leiria, o objectivo é garantir o maior apoio à equipa na decisiva deslocação da próxima jornada, numa onda que pretende manter os níveis em alta e os olhos no primeiro lugar do campeonato.

Os bilhetes já começaram a ser distribuídos, sendo que qualquer pessoa interessada pode levantar um ingresso, mesmo não sendo sócio do clube. Não há barreiras para o sonho dos 'Guerreiros do Minho' e a aposta da direcção do clube expressa isso mesmo.

Os ingressos podem ser levantados nos locais habituais de venda: Estádio Municipal, 1.º de Maio, galerias do bingo e loja do Braga Parque. O clube arsenalista disponibiliza ainda viagem de autocarro até à Figueira da Foz, pelo preço de 6,50 euros.

Evaldo: "Ainda faltam nove pontos"

Mesmo com um adversário no primeiro lugar que não perde pontos, o Sp. Braga mantém o sonho do título. Evaldo foi o rosto da confiança da equipa no final do primeiro treino da semana e garante que o espírito não esmoreceu. "É lógico que não, ainda estamos na luta e faltam nove pontos. Acredito que o Sp. Braga vá ser campeão. Ainda faltam nove pontos", sublinhou, acrescentando que o Sp. Braga seria um justo campeão.

"Com certeza, pelo campeonato que temos feito. Vamos lutar até ao fim", garantiu. O brasileiro revela que não olham para o segundo lugar, até porque, "faltam ainda muitos pontos".
Evaldo confessa estar "feliz" em Braga e justifica a longevidade (é o totalista da equipa a par de Eduardo) com "trabalho".

O defesa esquerdo revelou ainda que o processo de naturalização está concluído e já é português, mas a dupla nacionalidade não o faz pensar na selecção. "No momento só penso no Sp. Braga. Acho que a selecção portuguesa está bem servida".



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sporting e Braga por Lulinha: «Pena ter falhado o Benfica»
Jovem médio brasileiro está emprestado pelo Corinthians ao Estoril


Lulinha, jovem brasileiro que representa o Estoril por empréstimo do Corinthians, pode chegar em breve ao escalão principal. O seu empresário, Wagner Ribeiro, revelou nesta terça-feira o interesse de Sporting e Sp. Braga.

«Vou conversar com o Corinthians, o Lulinha está muito bem lá. O Sporting e o Sporting de Braga querem contratá-lo por empréstimo. O contrato dele com o Corinthians vai até 2014, e a cláusula de rescisão é alta. O tempo do empréstimo vai depender da negociação», explicou o agente, em entrevista à Gazeta Esportiva.

A promessa de 20 anos correu um risco, ao aceitar a proposta para jogar na II Liga portuguesa, mas sente-se recompensada. «Sinceramente, o meu empresário não me tinha dito nada, porque estou concentrado no Estoril. Mas gostaria muito de continuar em Portugal», garante Lulinha, ao Maisfutebol.

«No ano passado, chegou-se a falar do Benfica, foi pena essa possibilidade ter falhado. Agora, fala-se em dois rivais do Benfica. Eu aceitei o desafio de jogar no Estoril, na segunda divisão, e estou feliz com a aposta. O meu nome era muito grande no Brasil, mas agora Portugal também já conhecem o Lulinha», considera o jogador, que pode alinhar como médio ofensivo ou segundo avançado.

Lulinha e a ponte para o Benfica

Lulinha realizou 31 jogos com a camisola do Estoril, até ao momento, entre a II Liga e a Taça da Liga. Marcou três golos. Adaptado ao futebol português, a promessa canarinha diz-se preparada para dar o salto. «Espero manter este nível até final da época e então ver a melhor proposta. Sinto-me pronto para jogar num grande», remata.

A imprensa brasileira acompanha o percurso de Lulinha e os antigos companheiros aproveitam a ocasião para conhecer a realidade portuguesa. Dentinho, jovem avançado do Corinthians, foi apontado recentemente ao Benfica.

«Eu li isso num jornal e aproveitei para ligar ao Dentinho, perguntar-lhe se era verdade. Ele disse-me que tinha ouvido uns boatos, mas nada de proposta concreta, até porque está sempre empresário. Só posso dizer que ele tem qualidade para jogar em qualquer clube da Europa. O Benfica teria muito a ganhar com o Dentinho», conclui Lulinha.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

À esquerda manda só ele

Evaldo continua a ser dono e senhor da posição de defesa-esquerdo no Braga e recusa-se a dar uma oportunidade à concorrência interna de mostrar as suas qualidades. A resistência do lateral tem sido notável - ninguém tem mais jogos efectuados no Campeonato Nacional nos últimos cinco anos - e, em parte, esteve na origem da venda de Edimar aos romenos do Cluj, ao empréstimo de Ney ao Setúbal ou à não-inscrição de Tiago Pinto em Dezembro. Como se explica tamanha longevidade? Uma dica: não é com uma poção mágica, como nas histórias de Astérix. "Apenas trabalho. Se trabalharmos bem, conseguimos tudo", respondeu o brasileiro cujo nome foi associado ao Colónia no último defeso. No entanto, uma saída da Cidade dos Arcebispos não está por enquanto nos seus planos. "Estou bastante feliz no Braga, um clube que me recebeu muito bem. Por isso, só penso no Braga", garantiu, com a segurança que uma declaração curta e directa deixa transparecer.

Com perto de 2500 minutos nas pernas só no campeonato, Evaldo tem sido um dos responsáveis pela brilhante carreira do Braga na prova. O lateral é o arsenalista com mais roubos de bola alcançados na competição, beneficiando da suspensão de Vandinho para ultrapassar o médio neste capítulo específico do jogo, e tem revelado um entendimento quase perfeito com Paulo César, o que leva a que os adversários escolham maioritariamente o lado contrário para tentarem criar perigo para a baliza de Eduardo. Apesar de tudo, os bracarenses não têm conseguido anular a vantagem de seis pontos para o Benfica, que teima em não escorregar. Contudo, o brasileiro não dá o título como perdido. "A vitória do Benfica [contra a Académica] não esmoreceu a equipa. Ainda faltam nove pontos, por isso continuamos a acreditar que podemos vencer o campeonato", revelou Evaldo, para quem "o Braga seria um justo campeão pela época que tem feito". Aliás, na hora de avaliar o futebol praticado pelos dois primeiros classificados da Liga, este não tem dúvidas. "Se o Braga joga melhor que o Benfica? Com certeza", atirou.

Certeza também não falta a Evaldo de que, no domingo, os braguistas vão invadir a Figueira da Foz para apoiar a equipa. De resto, já foi assim em Leiria, onde a equipa festejou muito um triunfo difícil de obter. "Já tivemos um enorme apoio por parte dos adeptos [em Leiria] e acredito que no domingo será igual", rematou.

Tiago Pinto
Uma época "a seco"

Foi a última contratação do Braga a ser anunciada no defeso e era visto essencialmente como uma aposta de futuro, até porque passou a primeira metade da temporada a recuperar de uma intervenção cirúrgica. A inscrição ficou assim adiada para Janeiro, mas nem nessa altura se verificou. A regularidade patenteada por Evaldo, bem como a necessidade de inscrever Olberdam, contratado ao Marítimo para atenuar um problema no meio-campo, levou a que o ex-Trofense fosse excluído das opções arsenalistas no último instante. Por isso limitou-se a realizar alguns jogos na Liga Intercalar, prova na qual até revelou pormenores interessantes.

Ney
Minutos só chegaram no Sado

A capacidade para jogar em ambas as faixas do terreno de nada lhe valeu, já que as oportunidades para mostrar os atributos que levaram o Braga a contratá-lo ao Estrela da Amadora foram bastante reduzidas. Pensado como principal alternativa a Evaldo caso este se lesionasse, acabou por participar em apenas um jogo oficial pelos arsenalistas, contra o Guimarães, mas devido à suspensão do lateral contrário: João Pereira. Por isso acabou por ser cedido ao Setúbal, onde tem jogado com a regularidade que desejava. Aliás, já leva dez encontros pelos setubalenses na Liga e tem sido uma peça crucial na recuperação que estes vêm encetando na segunda volta.

Edimar
Venda foi a melhor solução

Dois encontros como titular e outro como suplente utilizado são muito pouco para quem chegou à Cidade dos Arcebispos com enormes aspirações. Mas a resistência de Evaldo, que lhe cedeu o lugar contra a Académica apenas porque Jorge Jesus o preferiu poupar para a Taça UEFA, não deu para muito mais. Por isso, no defeso levou, para o Cluj, muito pouco que contar da experiência em Portugal, onde marcou apenas um golo. Foi na derradeira jornada da última edição do campeonato, na casa do FC Porto, embora nesse jogo tenha actuado no meio-campo e não no lado esquerdo do sector mais recuado, que mais uma vez foi entregue ao ex-maritimista.


Viana de regresso mas não ao onze

A integração total de Hugo Viana no trabalho de grupo foi a nota mais relevante do regresso ao trabalho na capital do Minho. O médio está recuperado da dupla lesão (coxa direita e tornozelo esquerdo) que o obrigou a ser substituído em Leiria, oito minutos apenas depois de ter entrado. Falhou a recepção ao Leixões, mas está pronto para regressar novamente na Beira Litoral. Será convocado para o jogo com a Naval, embora o banco de suplentes seja o cenário mais provável para ele, tal como nos últimos jogos que disputou.

Domingos Paciência tem surpreendido nos últimos onzes que vai apresentando, mas o 4x2x4 com que tem jogado não deve mudar, até porque os resultados têm sido bons e a última exibição chegou a empolgar. Assim sendo, Madrid e Luis Aguiar vão manter-se como elementos de transição e Viana aguardará por nova oportunidade, que até pode ser breve. É que Aguiar tem quatro amarelos e, como tal, está em risco de suspensão.

Mais atrasado do que o craque está André Leone, que não cumpriu as expectativas de quem estava a assistir com um cartaz que o saudava: "Finalmente o verdadeiro guerreiro do Minho chegou... André Leone". Houve até quem lhe pedisse para jogar no fim-de-semana, mas o central mostrou-se longe da Figueira da Foz. Fez corrida ao lado de Osvaldo, também ele parado há muito tempo.

Matheus também trabalhou à parte, mas a sua utilização no próximo jogo não está em causa. O brasileiro fez fortalecimento muscular, mas deve juntar-se ao restante plante talvez ainda hoje. O veloz avançado tem alternado com Renteria e Meyong nos dois lugares livres do ataque; desta deve saltar do onze.



Invasão da Figueira da Foz em nova oferta da SAD


Tal como aconteceu no recente jogo em Leiria, a SAD volta a oferecer bilhetes a todos os sócios e adeptos bracarenses que queiram seguir com a equipa para a Figueira da Foz e ajudar ao sonho do título. Só a viagem será paga, o que significa que quem quiser só tem de dispor de 6,5 euros. Basta fazer a marcação e levantar o bilhete nos lugares habituais: secretaria do clube, galerias do bingo e lojas oficiais. O José Bento Pessoa vai pintar-se de vermelho.



Mendes na lista para a próxima pré-temporada

Na sequência da aposta em jovens valores da formação, como no passado são exemplos Orlando Sá e Stélvio Cruz e, mais recentemente, Cristiano e Petterson, o Braga prepara-se para lançar na equipa principal mais alguns jogadores. Pizzi é o valor mais emergente dos vários jogadores emprestados; está certo na próxima pré-temporada, período durante o qual deve também ser observado Mendes, um dos que mais têm surpreendido nos últimos tempos.

No Varzim, onde joga em qualquer posição do meio-campo ofensivo, o jovem de 22 anos tem sido destaque. Foi titular em 24 partidas e marcou três golos, o último dos quais no último domingo, em casa do Carregado. Anteriormente jogou no Ribeirão e Merelinense, sempre numa bitola alta. Isto depois de ter saído dos juniores, que chegou a acumular com a entretanto extinta equipa B. Mendes tem mais dois anos de contrato com o Braga.



Dois craques em Merelim

O périplo do Braga pelas escolas da região vai continuar hoje, na escola EB 1 Merelim São Pedro. Dois jogadores são esperados às 15h00 naquele estabelecimento de ensino, depois de, no passado dia 7, Paulo César e Peterson terem feito as delícias das crianças que frequentam o jardim de infância e ATL da Casa do Povo da Vila do Prado.



Meyong ganha pontos

Com Matheus limitado e Renteria já eliminado do "minitorneio" de futebol realizado no treino de ontem, Meyong aproveitou o jogo decisivo para marcar pontos importantes na luta pela titularidade, marcando o golo que deu o triunfo à sua equipa. O camaronês, que começou o embate com o Leixões no banco, poderá regressar ao onze com a Naval.



Vizela já tem lista de juniores a ceder na mão

O Vizela, clube que na próxima época estreará um protocolo com o Braga, já tem na mão a lista dos jogadores com que pode contar. Agora cabe aos directores do clube escolher quem pretendem. Dessa lista fazem parte praticamente todos os juniores com contrato e que passarão a seniores em 2010/11. Rui Dias deve ser o treinador do Vizela.



O JOGO

JotaCC

Defesa do Sp. Braga na seleção?

Evaldo já é português

O defesa-esquerdo do Sporting de Braga, Evaldo, confirmou que o seu processo de naturalização está concluído e que já é português, podendo a partir de agora ser chamado à seleção nacional. O jogador de 28 anos, que está em Portugal desde 2003, altura em que veio representar o FC Porto, defendeu, no entanto, que a equipas das «quinas» 'está bem servida', de jogadores para a sua posição. Evaldo assegurou que 'de momento', só pensa no Sporting de Braga.
Quanto à luta pelo primeiro lugar, o jogador bracarense considera que o facto do Benfica liderar não esmorece o espírito da equipa minhota, defendendo que o Sporting de Braga seria um justo até porque 'com certeza', joga melhor que o Benfica. 'Lógico que não estamos desmotivados pelo facto de não sermos líderes. Faltam ainda nove pontos e estamos na luta. O próximo jogo, frente à Naval, é essencial, mas ainda acredito que podemos ser campeões', confidenciou Evaldo, que garante estar 'feliz', em Braga.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Águias avançam para contratação de Eduardo
SAD VAI SATISFAZER PEDIDO DE JORGE JESUS PARA A BALIZA

O Benfica vai avançar para a contratação de Eduardo, guarda-redes do Sporting de Braga e titular da Selecção Nacional. Segundo Record apurou, o internacional português é o eleito de Jorge Jesus para reforçar a baliza na próxima temporada e ocupar a vaga que a saída de Moreira, a custo zero, irá deixar em aberto.

Há vários meses que as águias procuram um rival à altura para Quim no mercado e os nomes de Romero (AZ Alkmaar) e De Gea (Atlético Madrid) estiveram em cima da mesa, mas, apesar de agradarem bastante ao técnico benfiquista, este deixou sempre claro que se fosse possível a preferência iria para Eduardo. Pesados os prós e os contras, a SAD encarnada resolveu aceder à pretensão do treinador, até porque o guardião dos minhotos acaba por sair mais barato. O Benfica está disposto a pagar a cláusula de rescisão fixada nos 4 milhões de euros, valor pelo qual não conseguira Romero ou De Gea.

Fator decisivo poderá ser a reaproximação entre os dois presidentes. Luís Filipe Vieira e António Salvador afastaram-se com a aliança do líder minhoto ao FC Porto e as contratações de Jesus e César Peixoto, no início da temporada, acabaram por ser processos duros e com o Benfica a pagar as cláusulas de rescisão. Com as pazes feitas entre os dois presidentes, existe ainda a possibilidade de se negociarem outras contrapartidas por um valor inferior aos 4 milhões. Também cobiçado por Galatasaray e outros clubes estrangeiros, Eduardo dá preferência ao Benfica e a trabalhar com Jesus.


RECORD

JotaCC

«Vamos fazer o nosso papel» - Meyong

Eventual deslize na Figueira da Foz afastará os bracarenses de chegar ao título. Meyong lembra que há muito que esperam um deslize da equipa e tal não tem vindo a acontecer, pelo que garante que os "arsenalistas" vão defrontar a Naval com o intuito de somar os três pontos.

«Muita gente esperava que já tivéssemos escorregado e tal não aconteceu. Vamos jogar com a Naval para ganhar, acreditando que ainda é possível chegar ao título», vincou o avançado camaronês, que falava à margem de uma visita à Escola EB de Merelim/S. Pedro, bem perto do Estádio Axa.

Meyong, aliás, garante que a equipa bracarense espera continuar a fazer o seu papel, «ganhando os três jogos que faltam na expectativa de no final do campeonato chegar ao primeiro lugar».

Ninguém poderá é por em causa a excelente campanha realizada pelos arsenalistas. Será então sinónimo de frustração caso a equipa não conseguir alcançar o Benfica: «O objectivo a que nos tínhamos proposto no início era qualificarmo-nos para as competições europeias. Se ficarmos no segundo lugar já é bom, até porque o clube nunca conseguiu essa classificação, mas ficaríamos sempre com a sensação de que poderíamos ter chegado mais longe. Como tal, e porque tudo pode ainda acontecer, acreditamos que vamos chegar ao primeiro posto.»

A nível pessoal, Meyong abordou ainda o facto de estar em final de contrato: «Neste momento a prioridade é ajudar o Sp. Braga, por isso, no final do campeonato, falaremos. De qualquer forma, darei sempre prioridade ao Sp. Braga, um clube sério, ambicioso e onde me sinto muito bem.»

A BOLA

JotaCC

Meyong: «Seria justo sermos campeões»
CAMARONÊS PROMETE EMPENHO MÁXIMO ATÉ FINAL

O avançado camaronês Meyong esteve hoje na Escola EB1 de Merelim. De sorriso largo, o jogador do Sp. Braga não se furtou a nenhuma questão, reiterando que o grupo liderado por Domingos Paciência vai continuar com pensamento exclusivo na vitória até final da presente edição da Liga.

"Vamos continuar a fazer o nosso papel, que é ganhar os jogos que temos pela frente até ao fim da temporada e acreditar que ainda é possível chegar ao primeiro lugar da classificação", revelou aos presentes.

Apesar de não se referir diretamente à campanha do Benfica, o camaronês sabe que as águias estão em bom momento. Apesar disso, concentração máxima no Sp. Braga. "Pelo que fizemos, seria justo sermos nós os campeões. Aliás, com os pontos que temos atualmente, no ano passado seríamos campeões", assegurou.


De olho no Mundial

No que diz respeito ao plano individual, o sonho do Mundial da África do Sul está bem presente. Depois de falhar a CAN'2010, uma vez que ficou fora das escolhas do selecionador Paul Le Guen, o avançado é claro relativamente ao certame que arranca no próximo mês de junho.

"Dessa altura até agora melhorei muito e é óbvio que gostava de ser convocado. Qualquer jogador sonha com uma presença num Mundial. É a minha prioridade", revelou aquele que ostenta o título de 2.º melhor artilheiro camaronês da Europa, logo a seguir a Samuel Eto'o.


Renovação fica para depois...

A terminar, tempo para abordar a renovação pelo Sp. Braga: "Só vamos tratar desse assunto no final da época, mas obviamente sinto-me bem no clube. Por isso darei sempre prioridade ao Sp. Braga."

RECORD