News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Espectadores nos estádios, preços dos bilhetes e vozes de burro

Started by Olho Vivo, 19 de April de 2010, 16:52

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Voltamos este fim-de-semana a ouvir vozes que se levantam contra os preços dos bilhetes nos estádios do futebol português, desta feita a propósito da visita do Benfica a Coimbra, o que envolveu até troca de galhardetes entre dirigentes dos dois clubes.

Tomo a liberdade de "roubar" a um blogue academista dois artigos que expõem bem porque é que estas vozes "bem-intencionadas" não estão realmente interessadas em atalhar o problema da falta de gente nas bancadas dos nossos estádios:

MEDIANA DE ESPECTADORES

A imprensa portuguesa gosta muito de dar relevo às médias de espectadores em Portugal, dando especial destaque à subida total de espectadores.
Esta como se sabe está inflacionada apenas por UMA equipa que desfruta duma publicidade diária completamente surreal, que se fosse a pagar não estaria ao alcance de nenhuma das maiores empresas portuguesas.

Esquecem-se portanto que 1 simples valor pode desvirtuar o resultado da média duma amostra.
Assim, e como os conhecimentos matemáticos dos jornalistas são muitas vezes abaixo do nulo (zero), aqui deixo a definição da variável estatística que deve ser usada quando há existência de valores aberrantes na amostra, a MEDIANA:
Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana. Como medida de localização, a mediana é mais robusta do que a média, pois não é tão sensível aos dados !

Veja-se então que o valor da Mediana para as médias de assistências do futebol português é cerca de 3800 espectadores. Este valor é claramente miserável quando comparado com qualquer outro campeonato europeu, e é esta a realidade deste futebol onde a maioria das equipas já têm que ir oferecer os bilhetes a casa das pessoas para conseguir ter alguém no estádio...

http://academicasempre.blogspot.com/2010/03/mediana-de-espectadores.html

FIM ANUNCIADO DA LIGA PORTUGUESA

Na sequência de artigos anteriores sobre as assistências dos estádios portugueses, decidi alongar o estudo aos restantes campeonatos de futebol Europeu.

Aqui incluo duas variáveis estatísticas para caracterizar as assistências desses campeonatos. A média corresponde ao valor médio das assistências médias de todas as equipas. A mediana é uma variável estatística com especial importância em casos onde existe algum valor desproporcionado que influência a média e assim distorce o seu significado. Este valor da mediana é dado pelo valor no centro da amostra ordenada, o que indica que os valores das assistências de metade das equipas serão inferiores a esse valor. Veja-se os resultados para esta temporada:

É CHOCANTE ver na tabela que a Segunda(!) Liga de Alemanha e Inglaterra têm médias de assistência superiores à Liga Sagres, sendo que das 5 principais Segundas(!) Ligas, só a Série B tem uma mediana de assistências inferior.

De resto, todos os país apresentados na tabela têm valores para mediana superiores à Liga Sagres. Isto significa que mais de metade dos estádios de todos estes países (como Bélgica, Escócia ou Suiça) têm mais espectadores que a Liga Sagres.

Como se vê, ter apenas 1 estádio sempre cheio e 2 a meia capacidade em todas as jornadas da Liga Sagres só chega para superar a média dos países medíocres... mas a mediana não deixa enganar... O campeonato português é realmente único...o único que tem muito mais de metade dos estádios vazios!

É este o caminho...para o abismo!

http://academicasempre.blogspot.com/2010/03/fim-anunciado-da-liga-portuguesa.html

Estes dois textos mostram com clareza porque é que o problema da falta de espectadores nos estádios portugueses não decorre do facto de, pelos preços dos bilhetes, em Coimbra, em vez de terem estado 30 mil pessoas nas bancadas, "apenas" estiveram 21 mil. O problema (no caso da Académica) é porque é que em média estão menos de 4 mil espectadores nas bancadas do Calhabé - e se em vez de falarmos de mediana das médias de espectadores por clube estivéssemos a falar de medianas das medianas (i.e., expurgando os valores das recepções aos três metralhas) o cenário seria ainda mais negro.

Isso é claríssimo na comparação internacional. Como diz o blogger, é chocante perceber que estamos muito abaixo de qualquer liga de média dimensão ou ainda de segundas ligas de países como a Espanha (metade!!!!), a França, não falando na Inglaterra ou na Alemanha - ao nível de uma segunda liga italiana!

As causas disto não estão nos preços dos bilhetes quando a generalidade dos nossos clubes recebem em sua casa o Benfica, ou o Porto ou o Sporting. Estão na desigualdade gritante entre clubes, na ausência de uma estratégia concertada por parte da Liga e dos clubes no seu conjunto no sentido de trazer público local aos estádios e, talvez, no sobredimensionamento das nossas competições profissionais.

A nossa Liga por exemplo, ao arrepio de todas as principais Ligas europeias, nada fez para criar um sistema de repartição mais equitativa das receitas do futebol, em particular das receitas televisivas. Nos principais campeonatos da Europa, apenas o espanhol não o faz - com as consequências que em breve se verão (e que já se vislumbram com o abissal desnível entre Real Madrid e Barça e os outros e a perda de qualidade daquela que era há uns anos a melhor liga europeia).

Há em breve eleições para a Liga. Alguém apresentou propostas quanto a estas questões? Não. E assim caminhamos para a perpetuação dos problemas e o aprofundamento da crise do futebol português.

A.Castro

Quote from: Pedro Ribeiro on 19 de April de 2010, 16:52
Voltamos este fim-de-semana a ouvir vozes que se levantam contra os preços dos bilhetes nos estádios do futebol português, desta feita a propósito da visita do Benfica a Coimbra, o que envolveu até troca de galhardetes entre dirigentes dos dois clubes.

Tomo a liberdade de "roubar" a um blogue academista dois artigos que expõem bem porque é que estas vozes "bem-intencionadas" não estão realmente interessadas em atalhar o problema da falta de gente nas bancadas dos nossos estádios:

MEDIANA DE ESPECTADORES

A imprensa portuguesa gosta muito de dar relevo às médias de espectadores em Portugal, dando especial destaque à subida total de espectadores.
Esta como se sabe está inflacionada apenas por UMA equipa que desfruta duma publicidade diária completamente surreal, que se fosse a pagar não estaria ao alcance de nenhuma das maiores empresas portuguesas.

Esquecem-se portanto que 1 simples valor pode desvirtuar o resultado da média duma amostra.
Assim, e como os conhecimentos matemáticos dos jornalistas são muitas vezes abaixo do nulo (zero), aqui deixo a definição da variável estatística que deve ser usada quando há existência de valores aberrantes na amostra, a MEDIANA:
Ordenados os elementos da amostra, a mediana é o valor (pertencente ou não à amostra) que a divide ao meio, isto é, 50% dos elementos da amostra são menores ou iguais à mediana e os outros 50% são maiores ou iguais à mediana. Como medida de localização, a mediana é mais robusta do que a média, pois não é tão sensível aos dados !

Veja-se então que o valor da Mediana para as médias de assistências do futebol português é cerca de 3800 espectadores. Este valor é claramente miserável quando comparado com qualquer outro campeonato europeu, e é esta a realidade deste futebol onde a maioria das equipas já têm que ir oferecer os bilhetes a casa das pessoas para conseguir ter alguém no estádio...

Infelizmente é mesmo a realidade do nosso futebol e da nossa economia..

do quadro destaco apenas o olhanense, como positivo, ou menos negativo em relação a outros clubes, pois o povo algarvio não é grande adepto de futebol, e isto quem o diz é pessoal conhecido que tenho la em baixo!!E tendo media de 4369, comparando com outros clubes, não é assim tão mau!!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

Braga_fan

Aqui em Braga , eu tinha bastantes amigos que iam ver o braga mas agora não vão.
Isto porquê?
Porque este estádio que nós temos foi só pensado em nível de aparência, porque a nível de condições deve ser dos piores que por aí anda.
Começamos quando entramos no estádio, uma fila enorme só para meter um bilhete, o braga organiza mal isto. Se formos por exemplo ao estádio da luz , é bastante rápido e não este tipo de problemas.

Depois se estiver num dia de chuva, dentro do próprio estádio entra chuva e vento... resultado? As cadeiras ficam molhadas e quem está lá em baixo apanha chuva e vento.Depois a intenção das pessoas é irem todas para cima, e ninguém quer ir lá para baixo.Penso que quem está em cima também apanha bastante vento e chuva. Assim o numero de pessoas que vai ao  estádio é pouca.

Em termos de segurança penso que o estádio também é muito mau e os horários dos jogos e o preço dos bilhetes, às vezes são de rir.Enfim depois há outras situações como o difícil estacionamento e isso. O que não falta à volta do Axa é espaço para novas infra-estruturas. Depois outra coisa que acho mal é o numero de escadas que temos de subir e os poucos elevadores. :-\

mágicoBRAGAallez

Quote from: Braga_fan on 19 de April de 2010, 17:25
Aqui em Braga , eu tinha bastantes amigos que iam ver o braga mas agora não vão.
Isto porquê?
Porque este estádio que nós temos foi só pensado em nível de aparência, porque a nível de condições deve ser dos piores que por aí anda.
Começamos quando entramos no estádio, uma fila enorme só para meter um bilhete, o braga organiza mal isto. Se formos por exemplo ao estádio da luz , é bastante rápido e não este tipo de problemas.

Depois se estiver num dia de chuva, dentro do próprio estádio entra chuva e vento... resultado? As cadeiras ficam molhadas e quem está lá em baixo apanha chuva e vento.Depois a intenção das pessoas é irem todas para cima, e ninguém quer ir lá para baixo.Penso que quem está em cima também apanha bastante vento e chuva. Assim o numero de pessoas que vai ao  estádio é pouca.

Em termos de segurança penso que o estádio também é muito mau e os horários dos jogos e o preço dos bilhetes, às vezes são de rir.Enfim depois há outras situações como o difícil estacionamento e isso. O que não falta à volta do Axa é espaço para novas infra-estruturas. Depois outra coisa que acho mal é o numero de escadas que temos de subir e os poucos elevadores. :-\

Eu juro que não percebo como é que o estádio pode ser o principal motivo para uma pessoa não ir ver os jogos. Ou sou muito maluquinho ou...

E quanto à chuva e vento, no 1º de Maio só debaixo da bancada é que estavas seguro. E mesmo nos novos estádios, já apanhei chuva no Dragão p.e. e estava a meio da bancada.

Não percebo.

Braga_fan

Quote from: mágicoBRAGAallez on 19 de April de 2010, 17:49
Isto porquê?

Eu juro que não percebo como é que o estádio pode ser o principal motivo para uma pessoa não ir ver os jogos. Ou sou muito maluquinho ou...

E quanto à chuva e vento, no 1º de Maio só debaixo da bancada é que estavas seguro. E mesmo nos novos estádios, já apanhei chuva no Dragão p.e. e estava a meio da bancada.

Não percebo.

Claro que é motivo para que muita gente não vá para lá.

aurelio II

Daria uma boa tese de mestrado...

Na minha opinião falta um dado importante. Esta análise baseia-se em valores absolutos de espectadores e isso condiciona os resultados. Apenas um exemplo para mostrar contradições: o Corunha terá uma mediana de espectadores na ordem dos 15 mil? Talvez. O Braga terá na ordem dos 9 mil? Talvez. Quem tem mais espectadores? O Braga. Porquê? Porque percentualmente temos mais gente no estádio.

Não podemos exigir a um país com 10M o mesmo que se exige a um país com 40M. Em condições normais teria de se exigir 4x mais à Espanha e isso, poucas vezes acontece.

É óbvio que a nossa mediana é, mesmo assim, uma miséria. A média disfarça quando há uma ou outra equipa que leva lá mais gente.
Braga até ao fim!

Olho Vivo

Quote from: aurelio II on 19 de April de 2010, 18:18
Na minha opinião falta um dado importante. Esta análise baseia-se em valores absolutos de espectadores e isso condiciona os resultados. Apenas um exemplo para mostrar contradições: o Corunha terá uma mediana de espectadores na ordem dos 15 mil? Talvez. O Braga terá na ordem dos 9 mil? Talvez. Quem tem mais espectadores? O Braga. Porquê? Porque percentualmente temos mais gente no estádio.

Nesta altura, a mediana do número de espectadores por jogo no AXA ronda os 11,500. Mas, a crer numa boa casa frente ao Paços de Ferreira (basta que seja semelhante à última, frente ao Leixões), terminaremos a época com uma mediana de espectadores por jogo ligeiramente acima dos 13 mil.

Para além disso, penso que nos deveríamos comparar com ligas de dimensão semelhante. Por exemplo, com a holandesa. Estamos tão mas tão abaixo: mais de metade dos clubes da liga holandesa têm assistências médias superiores a 12,600 espectadores, i.e., há pelo menos 9 clubes que apresentam médias de espectadores por jogo idênticas ou superiores às nossas. Neste caso, não é a dimensão do país que está em causa, nem mesmo a qualidade futebolística das equipas - nem, creio eu, a (grande) diferença de poder de compra entre as duas populações é suficiente para justificar porque é que as médias das assistências a jogos de metade das equipas da nossa Liga não ultrapassa os 3,800 espectadores (por comparação com 12,600 na Holanda).

nandes

Outra das razões que consubstanciam este problema da falta de espectadores nos nossos estádios, prende-se com a nossa mentalidade lusitana.

Não sei se já repararam na quantidade de comentários vindos de outras cores clubísticas, depreciativos à política implementada pela nossa SAD com o intuito de levar muitos adeptos a apoiar o Enorme. Reconheço que se trata de uma "política excepcional" provocada pela situação desportiva do clube, mas não seria de enaltecer a atitude levada a cabo pela direcção do Enorme? A exemplo da nossa direcção, não deveriam muitos outros clubes proceder de igual modo? É bonito ver 1 jogo da Liga Sagres na Fig. da Foz com cerca de 300 pessoas?

Mas não, todos criticam, menos os braguistas como é óbvio, que o SCB ofereça bilhetes aos seus associados afim de proporcionar um maior apoio à sua equipa. É só dar uma vista de olhos aos comentários inseridos na CS da especialidade e sentir uma revolta enorme com o que lá está escrito.

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

PAF

Este é um tema que merecia e deveria ter muito mais discussão por parte dos clubes e principalmente por parte da Liga...
As assistências em Portugal em geral são um desastre, e para isso há razões que a mim me saltam logo á vista, por um lado é incrivel a indiferença com que grande parte dos clubes tratam os seus adeptos (abaixo de cão), e como tratam o futebol no seu geral. O Braga tem tido um avanço bastante considerável neste aspecto e não tenho dúvidas que esta mudança de mentalida por parte da direcção chamou muita gente ao estádio, aproximou-se da cidade, mas ainda há muito a fazer.
Há o preço dos bilhetes, (a mim é o que me tem afastado mais dos jogos fora), em relação ao estrangeiro talvez muitas vezes nem sejam caros, (pelo menos pelo que eu já vi em Espanha, bem mais caros e Inglaterra, ainda mais caros, mas são realidades diferentes) há a mentalidade dos adeptos em geral que não gostam de futebol mas sim do clube, adeptos que não gostam do clube da sua cidade (Leiria Figueira, como é possivel cidades destas terem assistências iguais a alguns clubes da regional que cobram 4€ por entrada...), estádios mal elaborados (Aveiro reduziu as assistencias praí para 1/3 ou até menos com a mudança de estádio).

Para mim havia uma solução mais ou menos radical que gostava de ver testada, que era reduzir a 1ªLiga para 10 clubes,aí de certeza tanto média como mediana subiriam .

rvx

Isto já foi tão discutido, e não deu em nada, infelizmente.

Para mim, os horários e preços são logo uma grande condicionante à ida a jogos, regularmente. Depois, o facto de as pessoas não apoiarem os clubes da sua terra faz com que elas não tenham muitas oportunidades de se deslocarem a um estádio, periodicamente. Isto porque, para ir a um jogo do clube da terra, não se tem tantos custos quanto isso. Pode não parecer, mas a possibilidade de adquirir um lugar anual por um preço acessível faz com que, em momentos de dúvida, uma pessoa se sinta inclinada a ir ao estádio, já que não vai gastar mais dinheiro e tem de fazer render o investimento.

As condições do estádio, também, têm influência, mas que, na minha opinião, é inferior ao peso dos factores anteriores. O problema do Axa está nos acessos e na quantidade de escadas que se tem de subir para ir para a segunda bancada. Para mim, isso não é problema, mas nem toda a gente é tão nova como eu.

Anabela

Quote from: RVX1921 on 29 de April de 2010, 08:42
O problema do Axa está nos acessos e na quantidade de escadas que se tem de subir para ir para a segunda bancada. Para mim, isso não é problema, mas nem toda a gente é tão nova como eu.

Sem dúvida que o estádio tem defeitos e já houve várias discussões sobre isso mesmo.
No entanto, onde estão os defeitos do estádio quando o jogo é, por exemplo, de borla? Estou a lembrar-me do Braga-Belenenses de há 3 anos e, mais recentemente, do SCBraga-marítimo em que o estádio encheu.
Onde estavam os defeitos do Axa aquando do jogo Portugal-albânia (acho eu) que esgotou dias antes?
As pessoas são comodistas. No SCBraga-Olhanense e no SCBraga-leixões, por estar mau tempo nem meia casa esteve.

rvx

Quote from: Anabela on 29 de April de 2010, 13:24
O problema do Axa está nos acessos e na quantidade de escadas que se tem de subir para ir para a segunda bancada. Para mim, isso não é problema, mas nem toda a gente é tão nova como eu.

Sem dúvida que o estádio tem defeitos e já houve várias discussões sobre isso mesmo.
No entanto, onde estão os defeitos do estádio quando o jogo é, por exemplo, de borla? Estou a lembrar-me do Braga-Belenenses de há 3 anos e, mais recentemente, do SCBraga-marítimo em que o estádio encheu.
Onde estavam os defeitos do Axa aquando do jogo Portugal-albânia (acho eu) que esgotou dias antes?
As pessoas são comodistas. No SCBraga-Olhanense e no SCBraga-leixões, por estar mau tempo nem meia casa esteve.

Sim, por isso é que acho que esse é o factor que menos influencia. Mas nessas borlas, a maior parte do pessoal eram jovens de outros clubes, que não querem saber do Braga, e isso cai no segundo problema.

Mas há um público que nós costumamos desprezar, e esse é o dos bracarenses que não têm o hábito de ir ao estádio. Conheço várias pessoas nessa situação, e garanto que são 100% do Braga.

1

Quote from: RVX1921 on 29 de April de 2010, 13:27
Quote from: Anabela on 29 de April de 2010, 13:24

Sim, por isso é que acho que esse é o factor que menos influencia. Mas nessas borlas, a maior parte do pessoal eram jovens de outros clubes, que não querem saber do Braga, e isso cai no segundo problema.

Mas há um público que nós costumamos desprezar, e esse é o dos bracarenses que não têm o hábito de ir ao estádio. Conheço várias pessoas nessa situação, e garanto que são 100% do Braga.

Eu também conheço vários assim.
Esses simplesmente nunca tiveram o habito de ir ao estádio e não sabem as emoções que se passam lá.
Temos cativar esses acima de tudo.

Ana Cunha

O Axa pode não ser o melhor estádio do país em termos de funcionalidade (acho mesmo que neste aspecto está bastante mal), mas não me venham com tretas... Quando é de borla o pessoal enche o estádio e ele continua com os mesmos defeitos! O preço dos bilhetes influencia e muito!

weasel

Isto porquê?

Cá vem a conversa do costume que o estádio não presta!
Fogo! Começo a irritar-me seriamente com o constante criticismo relativamente ao AXA!

Vocês não saíem de Braga para ver a Bola, só pode!!!
Nunca em Braga perdi tanto tempo para entrar como em Leiria! Paços, Naval, Setubal, Rio Ave, ... tantos estádio que têm condições inacreditáveis, quer a nível de bancadas, quer a nível de casas de banho, e todas as outras comodidades! Diz-me um estádio que não seja completamente coberto onde não chova nas bancadas! Não há...

Irra!

O estádio é perfeito? Não é! Mas é muito bom! Podia a organização dos jogos ser melhorada? Podia. Mas o problema já não é estrutural, é organizacional.
Querem voltar para as condições do 1º de Maio? Eu não!

Olho Vivo

Mais um excelente texto retirado do blogue Académica Sempre sobre a problemática das assistências em Portugal:

MÉDIAS E MEDIANAS DE ASSISTÊNCIAS - PORTUGAL

Terminado o Campeonato de Futebol Português da Liga Sagres 2009-2010, as assistências podem ser analisadas comparando as equipas e as épocas anteriores, comprovando a notória descida do número de espectadores.

Como a variável estatística "Média" pode ter o seu significado distorcido pela existência de valores desproporcionados, como é o caso de alguns jogos no futebol português, é aqui dado especial ênfase à variável "Mediana". Este valor da Mediana é dado pelo valor no centro da amostra ordenada, o que significa que os valores das assistências de metade dos jogos serão inferiores a este valor.

Visto este ser um blogue da Académica, vejamos primeiro os resultados para a Briosa:

Como se vê, as médias de assistências da Briosa têm vindo a descer, e em particular a Mediana que foi esta época 57% do valor de há 2 épocas. Uma enchente singular com adeptos da Freguesia de Benfica pode interferir na Média. Mas a dura realidade é o valor da Mediana de 3152 espectadores, o qual indica que em metade dos jogos realizados no ECC estavam menos de 3152 espectadores no estádio.

Vejamos agora o panorama da Primeira Liga do Futebol em Portugal:

Se a Académica aparentemente ocupa a 6ª posição em Portugal quando considerando as Médias de Assistências, olhando para as Medianas a situação muda, e a Briosa encontra-se no 10º lugar!
De resto, nas últimas 3 épocas apenas o Nacional da Madeira conseguiu subir as suas assistências. Fora isso, além da subida de assistências do Sport Lisboa e do Sp.Braga na presente temporada devido à luta pelo título, só o V.Setúbal conseguiu subir as assistências neste ano, à custa de inúmeros bilhetes oferecido porta a porta.

A Mediana das Medianas para cada uma destas épocas indica o valor de metade de todos os jogos realizados na Liga! Ou seja, em 2007/08 metade dos jogos tiveram menos de 3971, em 2008/09 esse valor desceu para 3685, e em 2009/10 esse valor voltou a descer parar 3435.
Resumindo, 120 dos 240 jogos realizados nesta época tiveram menos de 3435 espectadores.

PORQUE É QUE AS ASSISTÊNCIAS SÃO BAIXAS E ESTÃO A DESCER?

- Jogos em péssimos horários! ?
R: Mentira! Só em algumas semanas houve jogos à 2ª feira, e este era 1 dos 8 jogos da jornada. Os resultados aqui apresentados dizem que pelo menos 4 dos 8 jogos da jornada tinham estas assistências. Além disso, os estádios mais vazios são das equipas que nem têm transmissão televisiva e jogam-se ao Domingo as 16h.

- Transmissões televisivas! ?
R: Mentira! Os jogos que dão na TV são aqueles que já têm mais assistências. A Mediana representa a metade dos estádios que estão vazios e nem têm transmissão televisiva.

- Preços dos bilhetes muito elevados! ?
R: Mentira! Só diz que os bilhetes são caros quem só quer ir ver O Único jogo onde esses bilhetes são caros. E 1 jogo não influencia os restantes jogos com estádios vazios. É que a realidade na maioria das equipas já são bilhetes à borla jornada após jornada.

- Demasiadas equipas, devia-se reduzir para 12! ?
R: Mentira! Reduzindo para 12 equipas, calculando o valor da Mediana na presente temporada o resultado seria de apenas 3805 espectadores. Isto porque só 5 equipas têm Medianas acima de 4 mil espectadores.

- Então, será que é por causa dos 3 Estarolas! ?
R: É estúpido mas é Verdade! A massificação dos 3 estarolas começou há 50 anos, mas ainda nos dias de hoje consegue intensificar-se ano após ano. Só o V.Guimarães e Sp.Braga conseguiram contrariar essa lavagem cerebral feita pela imprensa de Lisboa e Porto, e apenas eles conseguem Medianas superiores a 4mil espectadores. Se o mesmo acontecesse nas outras cidades, os resultados seriam completamente diferentes.

Quanto à Académica, após 8 anos consecutivos na Primeira Liga sem feitos notáveis, vários adeptos têm deixado de marcar presença no estádio. Mas quais são esses adeptos? Mais uma vez, os adeptos dos 3 estarolas (que apenas simpatizam com a Briosa)! A verdade é que os cerca de 2500 adeptos 100% Briosa, os mesmo que estiveram presentes no Académica vs Nacional enquanto decorria o Porto vs Sport Lisboa, esses nunca deixam de marcar presença.

http://academicasempre.blogspot.com/2010/05/medias-e-medianas-de-assistencias.html

Pedro Ferreira

Atentando aos dados desta época vemos através da mediana que este ano tivemos adeptos mais aguerridos comparando com os do clube vizinho

apolovaz

A falta de adeptos nos estádios portugueses e principalmente dos clubes abaixo dos lugares europeus não por causa de nada daquilo que dizem vezes sem conta, a falta de adeptos nesses estádios é causado pela falta de militância desses clubes.
Deixo aqui alguns números e factos!

-A media de assistência na ultima temporada foi de 10.901, mas este numero é uma ilusão, porque basta excluirmos as assistências do F.C.Porto e do S.L.Benfica para essa media baixar em mais de 100%,depois disso se excluirmos as medias do Sporting C.P, do Braga e da Vitoria de Guimarães, a media(sem S.L.Benfica e F.C.Porto) desce novamente em mais de 100%. Muito mau. mesmo as medias de assistência dos clubes é uma ilusão, por exemplo a U.Leiria levou mais adeptos ao estádios em dois jogos(Benfica e Braga) do que no restante dos jogos, A naval em 3 jogos acontece o mesmo.

Vou usar as medias de assistências da Bélgica, 11.743, um pais com mais ou menos a mesma população que Portugal e da Suíça que tem uma media de assistências próxima da nossa!

-A cidade de Braga tem uma população de cerca de 170mil h, Coimbra cerca de 140mil h, Setúbal cerca de 125mil h, Funchal 98mil h, Leiria 42 mil, Aveiro 70mil. É incrível como os clubes das respectivas cidades não conseguem levar nem 10% da população ao estádio. Mas porquê? Porque a população das respectivas cidades está nas tintas para os seus clubes. Poderia excluir o Braga dessa lista mas não o fiz, porque a media de assistências do Braga está muito podia ser bem melhor tendo em conta a população da cidade e o sucesso recente do clube.
-É doloroso perceber que os clubes dessas cidades não conseguem ter nem 20% da cidade como sócio!
-O S.L.Benfica teve na ultima temporada a 11ª melhor media de assistências de todos os campeonatos europeus, ou seja os ditos grandes principalmente o Benfica conseguem ter uma militância ao nível dos melhores clubes da Europa enquanto que clubes como a Naval, U.Leira, Estrela da Amadora e muitos outros quase não têm adeptos.
-A cidade de Bruges na Bélgica tem cerca de 120 mil habitantes menos que Setúbal e dois clubes na primeira divisão belga, o Principal clube da cidade,  o Club Brugge KV tem uma media de assistências de 24.368 mesmo tendo que dividir a cidade com um outro clube, o Cercle Brugge que tem uma media de assistências de 8.833. que bom era se o meu Vitoria tivesse uma media de assistências igual a do Cercle Brugge,  e se conseguisse ter a que o Club Brugge tem seria uma maravilha!
A cidade de Genk tem uma população de cerca de 63mil habitantes, menos que Aveiro e um pouco mais que Figueira da Foz mas  o Genk (clube) consegue uma fantástica media de assistências de 19mil,  se o Beira-Mar conseguisse metade disso e a Naval 1/4 seria mel.
-A cidade de Sion na Suíça tem menos de 30 mil habitantes mas mesmo assim conseguem ter uma media de de assistências de 10.761 em Portugal isso é impensável.

Mas porque é que os clubes dessas cidades belgas e suíças que apontei conseguem isso e os das portuguesas não? Simples na Bélgica a metade da população não é do Anderlect e na suíça acontece o mesmo. Em Portugal provavelmente tirando Porto e Guimarães o Benfica é o clube com mais adeptos em todas as cidades e o mais incrível é que os clubes locais não são nem a segunda nem terceira força desportiva nas cidades, tirando o Braga.
Há benfiquistas que para ver um jogo do Benfica no Estádio da Luz gastam cerca de 70 euros isso numa viagem. Ora eu tenho certeza que esses adeptos fossem do clube da cidade conseguiam ver todos os jogos em casa do clube com esse dinheiro comprando um lugar anual. E são milhares o que fazem isso, alguns por uma vez alguns mais vezes, conhece alguns que gastaram mais de 400 euros durante a ultima época pra ver o Benfica no Estádio da luz.
Fico pasmado ao ver a romaria que se faz pra ir ver o Benfica nem Coimbra em Funchal e noutras cidades e para os jogos dos clubes locais, tas quieto.

Agora o quê que os clubes estão a fazer para contrariar isso? Nada ou quase nada, o Braga está a fazer um excelente trabalho nessa matéria, mas tem encontrado uma forte resistência devido a o que apontei em cima, a maioria da população é adepta dos 3 grandes!
Todos admiram o que o Vitoria de Guimarães consegue e todos querem conseguir isso, mas poucos fazem alguma coisa nesse sentido, em Guimarães provavelmente é onde se paga mais menos para ver a bola na 1ª liga, principalmente quando  se compra um lugar anual. O Vitoria não conseguiu isso de num ano ou nem numa década, isso vem anos, eles fizeram o que o Braga está a fazer hoje há muitos anos, nos anos 70 e 80 e agora o resultado está a vista de todos.
Estudei em Coimbra durante 3 anos, e uma vez enviaram-me uma proposta de sócio fiquei pasmado ao ver que um sócio efectivo paga 11€ mensais menos 1€ que se paga no Benfica. Agora como querem chamar mais gente fazer –se de sócio se praticam esses preços absurdos, acabei por recusar a proposta, apesar disso comprei um bilhete anual de estudante por 35 euros, preço bastante bom mas é só isso, os preços dos restantes cativos são uma barbaridade, preços a variar entre 95€ e 165€, quase ao nível dos ditos grandes. É assim que querem acabar com a tendência dos adeptos se juntarem em torno dos três clubes ditos grandes?
O Sporting fez uma promoção, se levares dois adeptos a comprar um cativo eles te dão um, na académica é se levares 10,  que absurdo.
Não tenho os preços praticado por todos outros clubes, mas não deve ser muito diferente, sei do Portimonense que tem preços bastante bons, entre 35 e 90. O Maritimo
Inclui os cativos nas quotas e é anual, e bom preço diga-se.

Enquanto os dirigentes desses clubes não mudarema a mentalidade, enquanto não começarem a trabalhar a sério em marketing, a cois avai  continuar como está, ou piorar.

Olho Vivo

Com a devida vénia ao autor, coloco aqui mais dois links do blog Académica Sempre que entretanto não me lembrei de postar sobre a questão das assistências no futebol português (época passada) e que desmistificam alguns argumentos sem pés nem cabeça:

http://academicasempre.blogspot.com/2010/05/grafico-de-assistencias-portugal.html

http://academicasempre.blogspot.com/2010/05/medias-e-medianas-de-assistencias_19.html

Excelente trabalho! A comparação com as outras ligas europeias é impressionante e arrasadora para o nosso futebol, colocando-nos claramente atrás das segundas ligas espanhola, italiana e francesa (não falemos de Inglaterra ou da Alemanha) e de ligas como a sueca, a norueguesa, a escocesa, a suíça ou a belga!!!!

Na imprensa desportiva portuguesa, o assunto vem sempre à baila a propósito dos preços aquando das visitas dos três metralhas... >:( >:( >:(

Cici

Sinceramente, eu não acho estes valores chocantes e porquê? Porque a Alemanha é o país da UE com mais população e provavelmente a nação mais rica. E estar a comparar um país com mais de 82 milhões de habitantes para um de 10 milhões e em que o pib per capita lá é de 34$ enquanto que o o nosso é de 21$ ainda faz a sua diferença.
Se repararem os países que têm uma média de adeptos superior a Portugal, são países com mais população, com maior poder de compra, com salários muito mais elevados e com os clubes mais ricos da Europa.
Por isso dada a nossa realidade e a crise que pra aqui anda, não é mau de todo estes números.