News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/04

Started by JotaCC, 12 de April de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana fora de combate
SÓ REGRESSA DENTRO DE DUAS SEMANAS

Hugo Viana não será opção de Domingos Paciência para a receção ao Leixões do próximo sábado. O esquerdino vai passar esta semana entregue ao departamento médico e, na melhor das hipóteses, só deve complementar os tratamentos com trabalho no relvado entre 5.ª e 6.ª feira. Ou seja, mesmo que a recuperação seja total, fica muito em "cima" do lançamento da convocatória para o confronto com os leixonenses.

Ainda por cima, a ideia é não correr os mesmos riscos de Leiria, onde o esquerdino chegou após uma semana em que esteve em recuperação de uma entorse no tornozelo esquerdo, precisamente a lesão que voltou a ter ao fim de oito minutos no relvado do Magalhães Pessoa. Hugo Viana, recorde-se, entrou aos 68 minutos para o lugar de Meyong, mas sofreu também uma forte contusão na coxa direita que o deixou logo fora de combate. Aguentou apenas os tais oito minutos e seria rendido por Rafael Bastos.

As últimas semanas, em suma, não têm sido fáceis para o internacional português. Perdeu o estatuto de titular indiscutível no dérbi do Minho e voltou a sentar-se no banco em Leiria. Agora, a perspetiva é estar à disposição de Domingos para a deslocação à Figueira da Foz, daqui a duas semanas, no jogo da 28.ª jornada da Liga.

Leone para ver

Com o regresso aos treinos marcado para esta tarde, a expectativa recai agora em Leone. O defesa-central passou as duas últimas semanas a recuperar de uma lesão muscular na coxa esquerda. Deve estar para breve o regresso.



Domingos é o melhor treinador da história
VITÓRIA EM LEIRIA CONFIRMOU DADO ESTATÍSTICO

Era o dado estatístico que faltava para a confirmação de um cenário há muito desenhado na cidade dos arcebispos: Domingos Paciência é o melhor treinador da história do Sp. Braga. Este "melhor" entenda-se por números, o que é possível quantificar numa realidade que talvez nem o próprio protagonista antevisse no início desta época. Domingos superou todos os recordes e pode ainda pulverizar os números, chegando a um patamar muito difícil de igualar nos próximos tempos. Aos 41 anos, o treinador personifica o crescimento sustentado de um clube, mas é também a imagem de como o futebol é fértil em surpresas. Quem sonharia com isto quando o mesmo Domingos foi olhado com desconfiança após o precoce afastamento europeu em agosto?

A grande verdade é que o treinador que se diz estar a ser equacionado para Alvalade, mas que tem também a porta do Dragão entreaberta, garantiu em Leiria o feito de ultrapassar Jesualdo Ferreira, até anteontem o que tinha melhor pecúlio em Braga com os 58 pontos amealhados em duas temporadas consecutivas. Domingos já chegou aos 61 e ainda tem pela frente quatro jornadas que o podem deixar num lugar de destaque no emblema minhoto durante muitos anos.

Na sua época de estreia em Braga, o treinador de Leça da Palmeira que "bebeu" toda a filosofia do FC Porto enquanto avançado frio e calculista, supera tudo e todos e está ainda com o foco num título inédito. Já garantiu matematicamente o 3.º lugar (mesmo que o Sporting ganhe na Luz, fica a 17 pontos dos minhotos), o que já seria o melhor de sempre dos arsenalistas, mas tem praticamente seguro um 2.º posto que dá ao Sp. Braga a possibilidade de discutir a entrada na milionária fase de grupos da Liga dos Campeões. Ao fim de tantas estatísticas batidas, resta ainda a de procurar manter a da melhor defesa. Neste momento, Eduardo já sofreu 18 golos, menos três do que os que acabou na época passada com Jorge Jesus ao leme da equipa. Mais um motivo!


RECORD

JotaCC

Alan: "Estamos a lutar pelo título"

É um dos cérebros da equipa e um pulmão do ataque arsenalista. Alan voltou a ser decisivo em Leiria e garante que o Sp. Braga está na luta pelo título nacional, naquela que considera também ser uma grande época em termos pessoais e o melhor Alan de sempre em campo.

"Creio que sim, embora já tenha feito grandes épocas em Portugal. Esta é apenas mais uma", confessou, destacando o importante triunfo alcançado no sábado, frente à União de Leiria.
"Apesar das dificuldades, mostrámos que somos uma grande equipa e estamos a lutar pelo título. Importa frisar que, apesar de estarmos no final do campeonato, a equipa está forte", destacou o brasileiro.

Mesmo desvalorizando o clássico entre Benfica e Sporting, que se joga amanhã, Alan deixou escapar que gostaria de ver a equipa leonina vitoriosa: "se o Sporting ganhasse o jogo, seria bom para o Sp. Braga".

Para o brasileiro, o apoio dos adeptos tem sido fundamental na caminhada da equipa esta época. "Temos que agradecer o apoio que nos têm dado, tanto em casa como fora de portas, acho que eles estão de parabéns. Temos que lhes agradecer e dedicamos esta vitória aos adeptos. Tivemos o prazer de jogar em casa, os adeptos foram maravilhosos".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Tantas saudades de jogar contigo

Foi Jorge Jesus - e aqui não há dúvidas quanto à paternidade da ideia - que achou que Meyong e Renteria combinariam bem. Linz, Orlando Sá, Jorginho, Matheus e Paulo César eram as outras alternativas de ataque, mas o agora treinador do Benfica nunca duvidou, mesmo quando o colombiano (e foram tantas as vezes) falhava golos tão fáceis que a plateia desesperava. As características de um encaixavam perfeitamente nas do outro. Meyong gosta de prender os centrais e aparecer no espaço vazio. Renteria recusa fixar-se na área e prefere jogar de trás para a frente, descoordenando a defesa adversária para abrir espaços para Meyong marcar. Com o tempo, a dupla tornou-se uma das mais temidas de Portugal e encheu-se de marcar golos: sete Renteria, dez Meyong. E só no tempo em que actuaram em simultâneo, nos seis meses que ligaram Setembro a Fevereiro, data em que o camaronês se lesionou.

Desde então passaram 11 meses sem qualquer minuto juntos. Meyong não voltou a jogar na época transacta. Nesta, Renteria só chegou em Janeiro e foi pouco tempo depois, contra o Rio Ave, para a Taça de Portugal que se reencontraram. Apenas 15 minutos, muito pouco para qualquer lance significativo.

Nos dois meses seguintes, o 4x3x3 conservador de Domingos não tem permitido ver mais do que um ponta-de-lança em campo. Quando um entrava, já o outro tinha saído. A troca directa em Setúbal foi o momento de maior proximidade até ao jogo contra o Guimarães, no qual tiveram direito a 25 minutos lado a lado. Renteria ganhou dois penáltis e Meyong converteu-os. O sucesso da aposta obrigou o treinador a repeti-la em Leiria. Desta feita de início. E voltou a não se arrepender: um golo de cada um na reviravolta que cimentou o segundo lugar. Ao todo, quatro golos com o selo da dupla em apenas dois jogos. E cada um esteve em três deles.

Meyong e Renteria funcionam mesmo bem e isso é indiscutível. Domingos acabou de ganhar uma nova solução para atacar o que falta da época. A vontade de matar as saudades que tinham um do outro é a melhor garantia.

Dois motivos diferentes a requererem acção da SAD

Meyong e Renteria podem sair livremente no final de Junho se a SAD não se apressar a resolver os seus processos. O primeiro termina contrato com o Braga. O segundo está emprestado pelo FC Porto. O interesse na continuidade de ambos não é difícil de prever e, no caso do camaronês, até já se manifestou em forma de conversa exploratória. Essa é uma situação mais fácil de resolver. Renteria dependerá sempre de um acordo com os dragões. Há um ano não foi possível.



Hugo Viana lesionado

Reavaliar Hugo Viana, que saiu lesionado em Leiria oito minutos apenas depois de ter entrado, é a principal preocupação do departamento médico arsenalista, que também mantém Leone na enfermaria. O defesa deixou de ser foco principal, uma vez que El Mudo Rodriguez já cumpriu castigo e volta a estar à disposição de Domingos Paciência. Não há atletas suspensos, o que significa que nem Filipe Oliveira nem Matheus viram amarelo no último jogo. Luis Aguiar é que se juntou a esta dupla e passa a figurar na lista de jogadores em risco de exclusão.

Para o jogo com o Leixões, a SAD não abre as portas ao público, mas deixa qualquer sócio com quotas em dia entrar sem pagar. Leixonenses pagam 20 euros.


Domingos sela recorde

Os 58 pontos somados já na jornada anterior e a certeza de que já não baixaria do terceiro lugar fizeram deste o melhor Braga de sempre. Contudo, em 2004/05 Jesualdo Ferreira também somou 58 pontos, ainda que em 34 jornadas. Para que não restassem dúvidas, a vitória de anteontem, em Leiria, permite confirmar em absoluto mais um recorde quebrado pelo técnico. São já vários esta época, a começar pelas sete vitórias consecutivas a abrir o campeonato e a terminar no primeiro pódio da história. Até ao fim, há mais para assegurar, como por exemplo a melhor defesa de sempre. Mas o mais importante é ser campeão ou segurar, pelo menos um lugar na Liga dos Campeões.


Luís Solignac contratado para o futuro

O melhor jogador do Platense, da Argentina, em 2008/09 foi um avançado de 18 anos, agora com 19, chamado Luís Solignac. Internacional sub-18 pelo seu país, assinou no fim de Janeiro um contrato de formação com o Braga até ao final da época, finda a qual passará a profissional. Luís, com 1,88 metros, agradou e além dos seis golos que leva nos juniores em pouco mais de dois meses, já facturou três na Liga Intercalar, contra o Guimarães. Por isso, é já ponto assente que será aposta de futuro da SAD, devendo até integrar a próxima pré-época do plantel profissional.


Braga histórico continua a acreditar

Independentemente do que conseguir nestas últimas quatro jornadas, este Braga já fez história ao conseguir a melhor pontuação de sempre num campeonato - 61 pontos superam os 58 de Jesualdo Ferreira em 2004/05. E também já ninguém lhe tira o terceiro lugar, igualmente inédito. O título ainda é possível. A vitória em Leiria, naquela que foi a segunda reviravolta consecutiva, pressiona o Benfica para o dérbi de amanhã. E por falar em pressão, o FC Porto respondeu da melhor maneira ao triunfo do Braga, com um golo de Farías, avançado que já não jogava há três meses. Os dragões não desistem da luta pelo acesso à Liga dos Campeões, agora que já contam com um Hulk que ainda acredita na chamada para o Mundial'2010.

Terrível está a luta pela permanência. O Belenenses continua ligado à máquina, mas já o Leixões está mais perto da linha de água. Setúbal e Académica encontram-se hoje, no Bonfim, e quem ganhar pode dar passo importante para ficar na Liga Sagres.


O JOGO

JotaCC

Hugo Viana reavaliado hoje

Hugo Viana vai ser submetido hoje a exames complementares à dupla lesão sofrida no jogo frente ao U. Leiria. É praticamente um dado adquirido que o médio vai falhar a recepção ao Leixões, no próximo domingo, mas a reavaliação, 48 horas depois da lesão, poderá fornecer pistas mais seguras sobre o tempo de paragem e a consequente implicação desportiva para o jogador e o Sp. Braga.

O diagnóstico feito no final da partida de Leiria apontou para a existência de uma forte contusão na coxa direita e uma entorse no tornozelo esquerdo. Esta última lesão já estivera na origem da dúvida que rodeou a chamada do número 45 para o desafio com o U. Leiria. A recidiva reduz claramente a margem de manobra de Hugo Viana, pese ao longo da época o esquerdino ter dado provas de grande sacrifício pessoal, reduzindo os tempos de recuperação para se colocar à disposição de Domingos Paciência.

O cenário actual sugere cautela na abordagem a um problema físico que não sendo, a priori, grave, pode comprometer o rendimento do jogador nos desafios que o Sp. Braga ainda tem pela frente. A prioridade do departamento médico será a de devolver Viana ao plantel minorando a probabilidade de o médio sofrer nova recaída.

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana falha Leixões

O médio Hugo Viana, do Sporting de Braga, que se lesionou no jogo do passado sábado em Leiria, foi hoje reavaliado e vai falhar a recepção ao Leixões, na próxima jornada da Liga.

Hugo Viana lesionou-se (contusão na coxa esquerda e entorse no tornozelo esquerdo) durante o jogo com o União de Leiria – vitória minhota por 2-1 – e não treinou hoje com os restantes companheiros.

O médio voltará a ser reavaliado amanhã mas pensa-se que deverá recuperar a tempo de defrontar a Naval na 28.ª e antepenúltima jornada da Liga.

Leone e Osvaldo treinaram condicionados no relvado e estão ambos em dúvida para a recepção ao Leixões.

De regresso às opções está Rodriguez depois de ter cumprir um jogo de castigo em Leiria.

Domingos Paciência agendou novo treino para amanhã às 10 horas, sessão que vai decorrer à porta fechada no estádio do clube.


A BOLA

JotaCC

Hugo Viana pode falhar Leixões
MÉDIO AOS CUIDADOS DO DEPARTAMENTO MÉDICO

O Sp. Braga regressou aos treinos, esta segunda-feira, depois da vitória em Leiria (2-1) que mantém a pressão sobre o Benfica.

A primeira sessão de trabalhos da semana terá dado indicações de que Hugo Viana será baixa para o jogo diante do Leixões. O esquerdino está lesionado e não apareceu no relvado, estando ao cuidado do departamento médico dos arsenalistas.

Leone e Osvaldo também estão com problemas físicos, mas subiram ao relvado para fazer treino condicionado e Rodríguez treinou a 100 por cento, o que quererá dizer que poderá regressar à titularidade depois de ter cumprido castigo.

Esta terça-feira, às 10 horas, realiza-se, em Braga, um treino à porta-fechada seguido de um almoço de grupo no Campo de Golfe de Ponte de Lima.

RECORD

JotaCC

Adeptos do Sp. Braga denunciam abuso do Corpo de Intervenção no jogo em Leiria     


Dezenas de adeptos do Sporting de Braga sairam magoados do Estádio da União de Leiria, tudo por causa do abuso do Corpo de Intervenção da Polícia de Lisboa, a denuncia é do representante da Claque Bracara Legion.

Paulo Carvalho, defende que face às alegadas agressões, o clube deveria tomar uma posição oficial.

Cerca de oito mil adeptos deslocaram-se a Leiria para assistir ao jogo do passado fim-de-semana. A partida terminou com alguma polémica, perante a intervenção das forças de segurança.

ANTENA MINHO