News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/04

Started by JotaCC, 09 de April de 2010, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Andrés Madrid: "Continuamos a acreditar no título"

O Sp. Braga não tira o pé do acelerador na perseguição ao Benfica, e continua a acreditar que é possível recuperar o primeiro lugar da Liga Portuguesa, nas cinco jornadas que restam. O médio argentino Andrés Madrid garantiu ontem que a equipa arsena-lista continua "empenhada" na luta pelo título, só a olhar para cima na tabela, e que cada jogo é uma final, tanto para o Sp. Braga como para o Benfica.

"E quem estiver à altura é que vai ser campeão", afirmou o camisola 23 dos 'guerreiros do Minho', em conferência de imprensa, após o treino matinal, de preparação para o ataque a Leiria. "Estou aqui já há seis anos e a mentalidade do Sp. Braga tem sido sempre a mesma: vencedora e a lutar para estar o mais acima possível. Por isso, ninguém no balneário pensa neste momento no segundo lugar. A nossa expectativa é sermos campeões. E vamos lutar até ao fim para chegar ao título", rematou com confiança o argentino, que pode ser bi-cam peão nacional, depois de ter já festejado pelo FC Porto no ano passado. "Estou a lutar por isso. Pessoalmente, gostava muito de também ser campeão pelo Braga", frisou.

A pressão do Sp. Braga sobre o Benfica está alta, mas primeiro há que vencer os leirienses amanhã, como é óbvio. "Vai ser um jogo difícil, mas vamos manter a atitude e entrar em campo para garantir a vitória", asseverou Madrid, consciente da cartada decisiva que pode ser esta 26.ª jornada, marcada pelo dérbi de Lisboa entre Benfica e Sporting, na segunda-feira.

"Sinto-me igual"

Face ao castigo de Vandinho, Madrid foi o jogador do plantel mais beneficiado, recuperando o estatuto de titular na equipa do Sp. Braga. Porém, o argentino realçou que o mais importante é o grupo. "Sinceramente, sinto-me bem, tal como me sentia anteriormente. Não sou mais ou menos importante. A equipa do Braga é o grupo, não é só os onze que jogam ao domingo".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga
Madrid quer ser campeão


Andrés Madrid garantiu que o Sp. Braga só tem a expectativa de ser campeão. O médio argentino quer somar o segundo título nacional consecutivo, depois de ter ganho o campeonato na época passada com a camisola do FC Porto.

"Aqui ninguém pensa no segundo lugar, pelo menos no balneário. Estão todos com a expectativa de serem campeões", assumiu Madrid, que aproveitou a onda de castigos e lesões para se afirmar no meio--campo minhoto. O jogador diz que a derrota na Luz não beliscou os objectivos do Sp. Braga: "É importante salientar que nunca deixámos de olhar para cima. Alguns resultados foram menos bons, perdemos pontos, mas acreditámos sempre." Hugo Viana recuperou de uma entorse e pode jogar em Leiria.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Reforços valem 12 pontos

Dizem os críticos que não são os mesmos que em Junho partiram para outras paragens. Efectivamente, Luis Aguiar e Renteria não conseguiram ainda tornar-se indiscutíveis para Domingos Paciência. São diferentes também em campo, até porque o esquema táctico já não é o 4x4x2 de Jorge Jesus e porque nenhum tem jogado na posição que prefere: avançado solto, no caso do colombiano; médio-ofensivo puro, no caso do uruguaio. Há um parâmetro, contudo, em que os dois estão no mesmo ponto em que partiram: têm sido vitais para a equipa. Tanto como antes de saírem.

Mais do que em exibições de encher o olho, o contributo dos dois reforços de Inverno mais sonantes traduz-se em golos e assistências. Ambos já estiveram nas duas faces da moeda e foi muito pelas suas acções que o Braga venceu o Belenenses, Marítimo, Rio Ave e Guimarães. Ao todo, são 12 pontos com sotaque espanhol, a língua que os une. Não se pode dizer convictamente que o Braga perdesse qualquer um dos ditos desafios, mas muito dificilmente os venceria. Uma análise linear dirá que a dupla provocou o ganho de oito pontos por comparação com o resultado que se verificava antes das acções decisivas.

O último jogo é o exemplo que mais espoleta a questão da importância dos reforços. Alan e Meyong é que marcaram os três golos da vitória contra o Guimarães. Mas quem ganhou os três penáltis assinalados por Artur Soares Dias? Primeiro Luis Aguiar. Depois Renteria, a dobrar. Desta forma, foi a primeira vez que ambos ajudaram a equipa. Mas já o haviam feito em jogos anteriores de outras maneiras, embora cada um só tenha marcado uma vez e só o golo de Luis Aguiar com o Marítimo tenha sido verdadeiramente decisivo.

A dupla sul-americana foi idolatrada pelos adeptos na época passada e a força que o Braga fez para os fazer voltar prendia-se com o objectivo de ser campeão. Com tantas lesões e castigos que o plantel tem sido sujeito, Domingos deve agradecer este esforço da SAD que lhe permitiu ter soluções à altura, mesmo numa fase em que nenhum estava nas melhores condições físicas. É que os clubes anteriores, Dínamo de Moscovo e Atlético Mineiro, há muito estavam de férias.

Os outros três reforços de Inverno

Das cinco contratações de Janeiro, três ainda não justificaram a aposta. Miguel Garcia e Rafael Bastos podem queixar-se de terem chegado numa fase em que Filipe Oliveira e Mossoró estavam particularmente inspirados. Quanto a Olberdam, teve via aberta para a titularidade, pois o seu empréstimo coincidiu com o castigo de Vandinho e a lesão de Madrid. Falhou e saltou do onze. Com os outros dois, espera melhores dias.

Miguel Garcia | Lateral direito

Na Liga Sagres só ainda fez quatro jogos desde que chegou, apenas dois como titular. No segundo até esteve bem, mas o regresso de Madrid pediu o recuo de Filipe Oliveira e a sua consequente saída. Ofensivamente não teve acções de registo. Destacou-se a defender, afinal aquilo para que lhe pagam.

Olberdam | Médio-defensivo

Estreou-se contra o Marítimo, sua anterior equipa. Chegou como o salvador pós-Vandinho, mas a goleada sofrida no Dragão foi-lhe fatal. Não voltou a ser titular e neste momento até falha convocatórias. Só um problema com Madrid pode garantir-lhe uma nova oportunidade.

Rafael Bastos | Médio-ofensivo

Além de Luis Aguiar e Renteria, é o único que tem um dado estatístico relevante. Em Coimbra, fez uma assistência brilhante para Matheus fechar o resultado. Não foi decisivo, mas deu indícios que tarda em confirmar. No último jogo, sentou Hugo Viana. Foi depois o primeiro a sair.


Jogos que resolveram

Belenenses com facada dupla | A vitória no Restelo ficou marcada pelos 100% de eficácia na hora de rematar à baliza. Foi também este o primeiro jogo da Liga Sagres 2009/10 que viu Luis Aguiar no onze. E o uruguaio começou a justificar ainda no primeiro tempo, com a assistência para Paulo César fazer o 0-1. Mais perto do fim, foi Renteria que assinou o 0-3, que deu a tranquilidade numa fase em que o Braga estava a ser massacrado. Um chapéu delicioso a Bruno Vale e três pontos no bolso.

Bomba destruiu Marítimo | Um grande golo de Djalma empatou o jogo que o Braga vencia com golo de Meyong. O jogo aproximava-se do fim e, antes de jogar com o FC Porto, os minhotos não podiam ceder. Luis Aguiar resolveu à bomba e festejou como se de um título se tratasse. O golo até nasceu de forma ilegal, mas valeu mais três pontos e a estreia do uruguaio a marcar esta temporada. Renteria, lesionado, não jogou. A estreia no onze ainda demoraria algumas semanas.

Rio Ave enganado por mau domínio | O actor principal do jogo antes da decisiva viagem à Luz foi Andrés Madrid. Um golo raro deu os três pontos, mas foi Renteria que ofereceu ao argentino essa possibilidade. E quase por engano! O passe é bem feito e pleno de intenção, mas essa só foi a opção tomada porque Renteria dominou mal o cruzamento anterior de Alan que pedia remate à baliza. Depois, de costas para o guarda-redes, viu bem a entrada de Madrid e festejou como se o golo fosse dele.

Penáltis traíram Guimaraães | O dérbi mais emocionante dos últimos anos foi decidido com três penáltis favoráveis ao Braga assinalados por Artur Soares Dias. No primeiro, Andrezinho tocou com o braço após um livre directo do médio uruguaio. No segundo, Renteria foi agarrado por Valdomiro e aos 90+4' tocado por João Alves. Alan e depois Meyong (duas vezes) acertaram na rede e completaram o golo que os dois já haviam iniciado.


Madrid
"Ninguém pensa no segundo lugar"

Andrés Madrid falou ontem em nome do plantel para transmitir uma certeza: "Ninguém pensa no segundo lugar. Seguramente acreditamos no título. Alguns resultados foram menos bons, mas o grupo nunca deixou de olhar para cima. Esperamos ser campeões."

O argentino esteve cedido ao FC Porto na época passada. É, portanto, o único guerreiro que pode ser bicampeão. "Estou a lutar por isso. O sentimento é diferente em cada equipa, em cada ano. Depende de muitas coisas. Mas não seria melhor ou pior. Só diferente", detalhou. Madrid até já podia ter outro título no currículo, mas o Braga claudicou em 2005, na recta final. Foi o jogo em Penafiel que "matou" a esperança. "Tivemos muitos falhanços e depois, num canto, caiu tudo por terra. Mas nos últimos seis anos o Braga luta sempre pelos lugares cimeiros", recorda, sem conseguir estabelecer diferenças qualitativas entre essa equipa e a actual.

Agora, é preciso que o Benfica perca pontos. "É impossível prever quando. Ainda com a Naval estava a perder 2-0 e ganhou. Cada jogo é uma final. Para eles e para nós", fechou.


Confiante e na luta pelo título


Hugo Viana não resistiu aos encantos e às perguntas dos cerca de 50 miúdos que estão a aprender as técnicas de futebol no Sportzone Soccer. Por representar o Braga, o adversário directo do Benfica e do FC Porto na luta pelos lugares do pódio da Liga Sagres, Hugo Viana foi desafiado por um pequeno, mas afoito, benfiquista ao qual respondeu que a equipa bracarense "continua confiante e na luta pelo título". A resposta fez torcer o nariz até a quem era portista: "Vocês vão em segundo lugar, nas vão cair para o terceiro, pois o FC Porto é o maior e vai ultrapassar o Braga". Uma certeza inocente que fez sorrir o médio.

Seis mil em Leiria já estão assegurados

O Braga entregou ontem mais 2500 bilhetes dos oito mil que adquiriu à SAD do Leiria. Ao todo, são já seis mil os bracarenses que têm ingresso, havendo boas expectativas para que nenhum seja devolvido e o Estádio Magalhães Pessoa possa vestir de vermelho na sua esmagadora maioria. Recorde-se que a SAD arsenalista tomou esta iniciativa como forma de ajudar a equipa a manter-se na luta pelo título. Os bilhetes para sócios são de borla. Não sócios pagam cinco euros. Qualquer um pode levantá-los até sábado de manhã.

O JOGO

JotaCC

Fé que move milhares

É a loucura das loucuras, é uma mobilização de sonhos potenciada pela época das ilusões supremas no Sp. Braga: seis mil, não há engano, seis mil adeptos dos arsenalistas já têm lugar reservado na plateia do Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, onde amanhã a equipa de Domingos Paciência continuará a perseguir a história.

A ideia dos responsáveis minhotos, que compraram oito mil entradas para este jogo, revela-se tremendamente magnética e o que se levanta já é uma onda de apoio inédita à formação bracarense para um compromisso fora de casa.

Quem é sócio do Sp. Braga não paga estes bilhetes e, naturalmente, uma borla tem sempre um efeito altamente apelativo. Mas o jogo com o União é em Leiria, a umas boas duas horas e meia de viagem desde Braga, e sabe-se, também, como o público arsenalista é mais pelo ambiente caseiro do que pelas visitas aos palcos adversários, principalmente àqueles que, como o estádio leiriense, não ficam nada à mão.

Só que a carreira deste Sp. Braga desafia hábitos e amarra os corações arsenalistas de uma forma a pender para o insólito, ainda que há cinco anos o clube tenha andado metido nas discussões do título e do acesso à Champions, com Jesualdo Ferreira no lugar que hoje pertence a Domingos.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga
Continuar a perseguir o sonho em Leiria

O objectivo do Sp. Braga, garantem jogadores, treinador e dirigentes, continua a ser o primeiro lugar. A ideia é manter o Benfica sob pressão, e não apenas no jogo de palavras. Para isso, ganhar em Leiria é fundamental, para que o Benfica não possa entrar mais folgado no dérbi de terça-feira - e também, claro, para que a vantagem sobre o FC Porto na luta pelo acesso à Champions não caia para uma margem perigosamenete curta. O campo e o adversário são do mais complicado que os bracarenses têm ainda pela frente nesta recta final de campeonato. Até porque o U. Leiria de Lito Vidigal também ainda luta pelas competições europeias.

Sp.Braga vs U.Leiria

Local: Estádio Municipal de Leiria

Hora: 19.15 (amanhã)

Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

Transmissão: Sport TV1

Últimos três jogos

2008/09 Não se realizou

2007/08 0-0

2006/07 1-0




Costinha dá prioridade a um treinador português



Dirigente pretende alguém que conheça o plantel e o futebol nacional

Costinha deseja contratar um treinador português que conheça, em profundidade, não só o plantel dos leões, ou o que restar dele no final da actual temporada, mas também o futebol português e as nuances particulares.

Segundo o DN apurou, não estão descartadas as hipóteses francófonas - com Le Guen à cabeça -, mas a prioridade, depois de somados os prós e os contras, vai para um treinador nacional, de forma a que algumas etapas sejam queimadas, o que não aconteceria se fosse necessário enquadrar um treinador com conhecimento reduzido do futebol português.

Neste capítulo, Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, como o DN avançou na edição de terça-feira, é aquele que reúne as características que mais se aproximam daquilo que José Eduardo Bettencourt e Costinha desejam para a temporada 2010/ /2011. E aqui até pode dar-se a ironia de, na eventualidade Domingos sair de Braga, o presidente dos minhotos, António Salvador, consumar um namoro, que tem mais de um ano, com André Villas-Boas, técnico que teve tudo apalavrado para ir para Alvalade, como se sabe.

Para Domingos deixar o Minho, o clube interessado no treinador terá sempre de pagar 1,2 milhões, verba relativa à cláusula de rescisão do técnico.

Mais barata parece ser a desvinculação de Paulo Sérgio, treinador do Vitória de Guimarães. Tal como Domingos, Paulo Sérgio tem mais um ano de contrato por cumprir, mas a sua libertação apenas custa 500 mil euros.

Segundo o DN apurou, Paulo Sérgio já foi sondado informalmente das condições que deseja para suceder a Carlos Carvalhal.

Manuel Cajuda é um nome que não está totalmente descartado, mas surge num patamar abaixo de Domingos e de Paulo Sérgio. Ainda assim é de considerar, caso as primeiras hipóteses não se concretizem, até porque o algarvio terá sempre uma vantagem; podia negociar directamente com o clube que orienta actualmente e chegar a Alvalade sem encargos financeiros para a SAD leonina.

Fora de hipótese, sabe o DN, está Jorge Costa. O treinador do Olhanense vai pegar num novo projecto em 2010/2011 e, apurou o DN, o antigo capitão do FC Porto está na pole position para render Villas Boas se este deixar a Académica.


DN

JotaCC

À procura de consenso "no caso Britalar"
DETERMINADA NOVA RONDA DE NEGOCIAÇÕES ENTRE AS PARTES

Ficou marcada para 22 e 23 de junho mais uma ronda de negociações entre o Benfica e o Grupo Britalar, processo que decorre em tribunal devido a um alegada dívida, contestada pelos encarnados, relativa à construção do centro de estágios, no Seixal.

Esta sexta-feira foi determinada uma suspensão de instância, tendo em vista um eventual acordo entre as duas partes, que se encontraram pela primeira vez em tribunal a 2 de junho de 2009.


RECORD

JotaCC

Domingos: «Atacar o primeiro lugar, não defender o segundo»
Arsenalistas lutam enquanto for matematicamente possível

Domingos Paciência não se contenta com o segundo lugar. Depois do avançado Paulo César apontar a mira à liderança da Liga, o técnico segue-lhe as pisadas. A ambição tem envolvido todo o plantel bracarense, que prepara o próximo jogo em Leiria com um pensamento: trazer mais pontos, encurtando a distância para o Benfica.

«O nosso pensamento é atacar o primeiro lugar e não defender o segundo. Enquanto for possível matematicamente procurar o primeiro lugar é assim que vamos pensar e trabalhar», disse o treinador dos «arsenalistas» em conferência de imprensa de antevisão ao embate com a União de Leiria.

Apesar da ambição, Domingos não deixa de reconhecer a qualidade do adversário: «Cada jogo tens as suas dificuldades. O último não foi fácil e o próximo [contra a União de Leiria] também não, contra uma equipa que também luta por um lugar na Europa. A forma de abordagem terá que ser procurar jogar nos limites sabendo que em caso de vitória podemos continuar a lutar pela liderança», concluiu.

O Sporting de Braga defrontará a União de Leiria no próximo sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, pelas 19h15.


Sp. Braga: Rodriguez sai, Olberdam e Adriano regressam
Sem o peruano nem Leone, escolha deve recair em Paulão

Para a deslocação até ao Magalhães Pessoa, as principais novidades na lista de convocados no Sp. de Braga passam por Rodriguez, Olberdam e Adriano. O primeiro vai cumprir castigo e não vai jogar, enquanto que os outros dois são os nomes novos na lista de 20 jogadores.

O defesa central peruano viu um cartão amarelo no «derby» minhoto, entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga, e está impedido de disputar o jogo com a União de Leiria. Face à ausência de Rodriguez e à lesão de André Leone, Paulão deverá ser o escolhido para alinhar ao lado de Moisés no eixo defensivo bracarense.

Mossoró continua lesionado, e Vandinho ainda cumpre o castigo saído do «túnel».

Lista de convocados:


Guarda-redes: Eduardo, Kieszek;
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão, Miguel Garcia;
Médios: Madrid, Hugo Viana, Rafael Bastos, Luís Aguiar, Peña, Olberdam;
Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César, Diogo Valente e Adriano.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Rodrigues de fora, Olberdam e Adriano de regresso

A saída de Rodriguez (castigado) e os regressos de Olberdam e Adriano são as novidades nos convocados do Sporting de Braga para a deslocação ao reduto da União de Leiria, sábado, da 26ª jornada da Liga Sagres.

O defesa central peruano viu um cartão amarelo no "derby" minhoto com o Vitória de Guimarães, que o impede de jogar em Leiria, pelo que, face à lesão de André Leone, deverá ser Paulão a fazer dupla com Moisés no eixo defensivo.

De regresso aos eleitos do treinador bracarense, Domingos Paciência, estão o médio Olberdam e o avançado Adriano.

Mossoró, lesionado, e Vandinho, a cumprir castigo de três meses, são as outras baixas dos "arsenalistas".

O Sporting de Braga é o segundo classificado, com 58 pontos, e a União de Leiria ocupa a sexta posição, com 34.

O jogo tem início às 19:15 de sábado, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e será arbitrado por Bruno Paixão, de Setúbal.


Lista dos 20 convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão e Miguel Garcia.
Médios: Madrid, Hugo Viana, Rafael Bastos, Luís Aguiar, Peña e Olberdam.
Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César, Diogo Valente e Adriano.



SAD e Britalar pedem suspensão do julgamento para tentarem acordo

O julgamento do processo que opõe a empresa Britalar ao Benfica foi esta sexta-feira suspenso por dois meses, para que as partes tentem chegar a um acordo sobre o pagamento das obras do centro de estágio do clube.

Na sessão de esta sexta-feira, na qual deveria ser inquirido o antigo vice-presidente do Benfica responsável pelo património Mário Dias, os advogados dos litigantes solicitaram a suspensão da instância para tentar chegar a um acordo.

O pedido de suspensão foi aceite pelo juiz Nuno Salpico, da 13.ª vara do Tribunal Cível de Lisboa, que agendou a próxima sessão para 22 de Junho, às 10:30.

Esta será a segunda tentativa de acordo entre as partes, uma vez que os advogados da Britalar e da Benfica SAD já tinham apresentado um pedido de suspensão por um período de 30 dias na tentativa de chegarem a um acordo, que não foi alcançado.

A Britalar reclama mais de 1,6 milhões de euros em obras alegadamente executadas e que não estavam previstas no contrato de empreitada do centro de estágio do Benfica, no Seixal.

O centro de estágio do Benfica foi inicialmente orçado em 12,96 milhões de euros, em meados de 2004, empreitada adjudicada à Britalar.

Mais tarde, o contrato estabelecido entre Benfica SAD e Britalar foi renegociado em mais 2,5 milhões de euros, mas, segundo disse António Salvador, proprietário da empresa, na primeira audiência, o Benfica apresentou mais projectos de especialidade em Janeiro de 2005.

O JOGO

JotaCC

Olberdam e Adriano na lista
CONVOCADOS PARA DESLOCAÇÃO A LEIRIA

Após o treino realizado à porta fechada, e para o assalto a Leiria, onde um triunfo permitirá aos arsenalistas pressionar os adversários diretos, Domingos convocou 20 jogadores.

As novidades são a saída do castigado Rodríguez e a entrada na lista de Olberdam e Adriano.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek

Defesas: Paulão, Moisés, Evaldo, Miguel Garcia, Filipe Oliveira

Médios: Rafael Bastos, Madrid, Luís Aguiar, Diogo Valente, Olberdam, Peña, Hugo Viana

Avançados: Alan, Rentería, Meyong, Adriano, Matheus, Paulo César.



Domingos: «Muita coisa pode aparecer»
TÉCNICO NÃO ASSEGURA CONTINUIDADE EM BRAGA

O arranque da conferência de imprensa de Domingos Paciência ficou marcado pelo eventual assédio do Sporting, que procura treinador para a próxima temporada. Tendo em conta que pelo menos dois dos grandes vão mudar de comando técnico, a temporada do Sp. Braga torna o responsável por esse percurso um nome atrativo. Desta vez, Domingos foi menos taxativo na rejeição dos rumores, abrindo a porta a novidades futuras, embora vinque o seu conforto à frente do emblema arsenalista.

"A minha forma de esar na vida passa, acima de tudo, por reconhecer o que as pessoas fazem por mim, bem como as portas que me abrem. Nesta altura, está muita coisa ainda em jogo. O título, o apuramento para a Champions e também muito dinheiro. Por isso defendo o Sp. Braga e as pessoas que acreditaram em mim. Os adeptos estão contentes e o meu pensamento centra-se exclusivamente neste clube. Queremos alcançar o primeiro lugar e isso depende dos próximos 5 jogos", comentou.

Apesar da insistência, Domingos nunca referiu o nome dos leões, explicando quando instado a assumir se vai continuar em Braga: "Nesta altura, nesta altura...", uma expressão que repetiu, "há coisas que não quero estar a comentar. É o interesse no treinador, o interesse nos jogadores... Muita coisa pode aparecer daqui para a frente, como apareceu em momentos anteriores em relação a elementos do plantel. Por isso estamos focalizados naquilo que ainda podemos alcançar", vincou, sem mais detalhes.

Tendo em conta o duelo direto com o Benfica pelo topo da classificação da Liga, o desaire encarnado em Anfield Road também não podia ficar fora da ementa, sobretudo em antecipação de um dérbi lisboeta que deixa os arsenalistas a sonhar com uma aproximação à liderança, ainda que Domingos desvalorize os efeitos de um eventual cansaço da formação de Jesus.

"Há equipas que durante um ano disputam mais jogos e é natural que a exigência física e psicológica seja maior. Quanto a favorecer-nos, não vou por aí. Todas os clubes têm as suas condições e argumentos e quando se prepara uma época isso é feito em termos de calendário, jogos, plantel, pelo que todas as equipas têm de estar preparadas. Não é a melhor via arranjar argumentos como o cansaço para explicar o que possa acontecer de menos bom. No ponto em que está o futebol, todas as equipas estão bem preparadas e, na próxima época, se tiver de competir na Europa, o Sp. Braga também estará preparado para esse nível de exigência", salientou o técnico.

RECORD

JotaCC

Domingos e o interesse do Sporting: «Estou a 100 por cento no Sp. Braga»

Tem sido apontado como possível sucessor de Carlos Carvalhal no Sporting mas Domingos Paciência garante que está apenas concentrado em alcançar os objectivos pretendidos pelo Sporting de Braga.

«Estou concentrado a 100 por cento no Sporting de Braga. Costumo dizer aos meus jogadores que, mais importante que o interesse individual, é o interesse do colectivo. Estamos altamente concentrados em grandes objectivos. Ainda acreditamos no título e chegar à Champions é também um grande objectivo. É só nisso que vamos pensar até ao final época», garantiu em conferência de imprensa.

Perante a insistência dos jornalistas no assunto, o técnico foi peremptório: «Não vou falar mais sobre esse tema neste momento.»


Adriano e Olberdam convocados para Leiria
Por Redacção

Os regressos do avançado Adriano e do médio Olberdam são os principais destaques da lista de convocados do Sporting de Braga para o jogo de amanhã (19.15 horas) com o União de Leiria, referente à 26.ª jornada da Liga.

Em relação à última convocatória – vitória 3-2 sobre o Vitória de Guimarães – sai Rodriguez, castigado.

De fora continuam os lesionados Leone e Mossoró bem como o castigado Vandinho.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Paulão, Moisés, Evaldo, Miguel Garcia e Filipe Oliveira.

Médios: Luís Aguiar, Diogo Valente, Peña, Rafael Bastos, Hugo Viana, Andrés Madrid e Olberdam.

Avançado: Paulo César, Alan, Mateus, Meyong, Adriano e Rentería.


«Atacar o primeiro lugar e não defender o segundo» - Domingos Paciência

Domingos Paciência garante que, enquanto for possível, o Sporting de Braga vai continuar a lutar pelo título, estando para isso obrigado a vencer amanhã (19.15 horas) o União de Leiria.

«O nosso pensamento é atacar o primeiro lugar e não defender o segundo. Enquanto for matematicamente possível procurar o primeiro lugar, é isso que vamos fazer e é para isso que vamos trabalhar», assegurou Domingos em conferência de imprensa.

No entanto, o técnico arsenalista salienta que não será fácil cumprir com o objectivo em Leiria: «Sabemos que cada jogo tem as suas dificuldades. Da mesma forma que o último jogo não foi fácil, o próximo também não será. O União de Leiria luta por um lugar nas competições europeias e é natural que as dificuldades vão ser muitas. Como tal, vamos jogar nos limites sabendo que em caso de vitória continuamos a lutar pela liderança.»

Questionado se o afastamento do Benfica da Liga Europa pode favorecer o Sp. Braga, Domingos não foi preciso, mas assegurou os minhotos estarão preparados para as várias frentes em que vão estar envolvidos na próxima época: «Uma equipa como Benfica pensa a longo prazo a várias frentes. Hoje em dia, as equipas têm que se preparar para quantidade de jogos. O Sp. Braga vai estar preparado para o nível de exigências das provas em que vai estar envolvido na próxima época.»

A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: "Enquanto for matematicamente possível procurar o primeiro lugar, é isso que vamos fazer"

Domingos Paciência assegura que o Sporting vai continuar a lutar pelo título e que para isso é imperativo vencer o União de Leiria, no próximo sábado.

"O nosso pensamento é atacar o primeiro lugar e não defender o segundo.
Enquanto for matematicamente possível procurar o primeiro lugar, é isso que vamos fazer e é para isso que vamos trabalhar", afirmou o técnico.

Porém, Domingos Paciência avança que não será um desafio fácil: "Sabemos que cada jogo tem as suas dificuldades. Da mesma forma que o último jogo não foi fácil, o próximo também não será. O União de Leiria luta por um lugar nas competições europeias e é natural que as dificuldades vão ser muitas. Como tal, vamos jogar nos limites sabendo que em caso de vitória continuamos a lutar pela liderança".

Quanto ao afastamento do Benfica da Liga Europa, o treinador não foi esclarecedor, apenas assegurou que o Sp, Braga estará preparado para tudo o que vier na próxima época: "Uma equipa como Benfica pensa a longo prazo a várias frentes. Hoje em dia, as equipas têm que se preparar para quantidade de jogos. O Sp. Braga vai estar preparado para o nível de exigências das provas em que vai estar envolvido na próxima época".


O JOGO

JotaCC


Domingos só pensa no 1º lugar


A táctica do jovem treinador do Braga passa por "atacar o primeiro lugar e não defender o segundo", segundo fez saber na antevisão da deslocação a Leiria, sábado, da 26. jornada da Liga de futebol.

Mostrando sintonia com as declarações de vários jogadores durante a semana, Domingos Paciência assegurou que "o pensamento do grupo é atacar o primeiro lugar e não defender o segundo porque, enquanto for matematicamente possível, a equipa vai procurar o primeiro lugar".

Para o técnico, a pressão de lutar pelo primeiro lugar "é boa, de grande responsabilidade", lembrando que no plantel do Sporting de Braga "muitos jogadores já lutaram por esse objectivo e com essa pressão".

O treinador "arsenalista" disse esperar "muitas dificuldades" em Leiria, perante "um adversário que ainda luta pelos lugares europeus", pelo que a sua equipa terá de "jogar nos limites" para continuar a lutar pelo título.

Domingos Paciência recusou ainda a ideia de que o afastamento do Benfica da Liga Europa possa favorecer a equipa bracarense e que os "encarnados" possam sentir cansaço pelos muitos jogos realizados.

"As equipas preparam uma época e um plantel para essa quantidade de jogos", disse, considerando ainda que essa "não é a melhor maneira de arranjar argumentos para o que de menos bom se consegue".

Sobre se a derrota por 4-1 frente ao Liverpool pode pesar psicologicamente nos jogadores do Benfica, respondeu que "o futebol é muito rápido, muda de um dia para o outro" e que "tudo depende" de como os jogadores "vão reagir".

O treinador disse ainda que o Sporting de Braga vai preparar-se melhor do que este ano para jogar em todas as provas, reconhecendo que "se tivesse jogado mais na Liga Europa ou ido mais longe em outras provas teria mais dificuldades porque quando se começa mal é muito difícil endireitar-se".

Domingos Paciência recusou ainda comentar um alegado interesse do Sporting no seu concurso porque "acima do interesse individual está o colectivo", mas admitiu que "muita coisa pode aparecer".

"Há muita coisa em jogo, o título, o apuramento para a Liga dos Campeões, muito dinheiro em jogo. Eu defendo um clube que é o Sporting de Braga, as pessoas acreditaram em mim, os adeptos estão contentes e o pensamento é no Braga", disse ainda.

Sobre a deslocação em massa de adeptos bracarenses a Leiria (sete mil já estão garantidos), disse ser uma "prova evidente de que os adeptos continuam a acreditar que é possível fazer uma grande época e ficar na história do clube".

RTP

rfg_mlk

Esta "final" é histórica para o Braga

Está confirmado: amanhã a invasão de bracarenses a Leiria é uma certeza. Serão muito certamente oito mil "braguistas" (ou perto disso) presentes nas bancadas do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em jogo a contar para a 26ª jornada da Liga Sagres. Jogo este que não contará com a presença de Leone, a principal ausência bracarense.

A menos de 24 horas do encontro entre 5º e 2º classificados, já foram levantados mais de 7 mil ingressos (cerca de 7200 nesta altura) e, no mínimo, 41 camionetas vão viajar até ao centro do país, às quais se juntam os inúmeros veículos próprios que se deslocarão. Esta invasão é inédita e, acima de tudo, histórica - nunca, em momento algum da história do clube, se assistiu a uma onda de apoio como amanhã se vai registar. E a "culpa" é da SAD, que motivou este arrastão, colocando os bilhetes à borla para todos os sócios e a apenas 5€ para não sócios. Além disso, resgatou 8 mil bilhetes à SAD leiriense. Esta medida oportuna vai gerar, então, a maior massa de apoio ao Braga até à data, num estádio onde irremediavelmente o apoio à equipa da casa é insignificativo, não chegando na maior parte das vezes aos mil espectadores. Se fosse pelo apoio dos adeptos, poderia assumir-se que o Braga ia jogar em casa.


Domingos de olhos postos na liderança

Em conferência de imprensa de antevisão a este Braga-Leiria, o treinador dos minhotos diz querer "atacar o primeiro lugar e não defender o segundo, enquanto matemáticamente for possivel". Para o técnico, a vitória passa por "jogar nos limites", embora reconhecendo que o adversário tem que ser encarado com respeito, pois luta por um lugar na Europa.

Quanto ao eventual interesse do Sporting, veiculado pela imprensa nacional durante esta semana, o treinador nortenho assumiu que o seu "pensamento é no Braga" e sublinhou ainda que "acima de um interesse individual, há um interesse colectivo". O treinador do Sporting de Braga assumiu ainda que o seu futuro é preparar a equipa para as competições europeias do próximo ano, depois da experiência esta época ter corrido mal.


Esta tarde foi também anunciada a convocatória, na qual a principal ausência é Leone, que se expectava a sua possivel recuperação para este jogo. O defesa não recuperou e é, por isso, a maior baixa para este jogo indelével para todo o clube e cidade. Em sentido inverso, as novidades da convocatória são Adriano e Olberdam, afastados das convocatórias há algum tempo. Hugo Viana, que esteve lesionado durante a semana, foi chamado e deverá mesmo jogar de início.
A equipa que mais tempo passou em 1º lugar ao longo desta temporada, tenta amanhã reaproximar-se desse posto, às 19h15.

Eis os 20 convocados por Domingos Paciência:
Eduardo e Kieszek;
Filipe Oliveira, Miguel Garcia, Moisés, Paulão e Evaldo;
Andrés Madrid, Olberdam, Hugo Viana, Peña, Luís Aguiar, Rafael Bastos e Diogo Valente;
Alan, Matheus, Paulo César, Meyong, Adriano e Renteria.

MaisMinho
www.MaisMinho.pt