News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/04

Started by JotaCC, 07 de April de 2010, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

A onda arsenalista já está em alta


A corrida aos bilhetes já se fez sentir ontem no Estádio Municipal de Braga e nos postos de venda habituais. A SAD arsenalista requisitou oito mil bilhetes e já começou a oferecer aos associados. Ontem sentiu-se uma adesão bastante positiva e estima-se que os ingressos voem nos próximos dias.

Inserido nesta campanha, o Sporting Clube de Braga vai fretar autocarros para levar os adeptos até ao Estádio Dr. Magalhães Pessoa e a um preço simbólico de sete euros. A onda cresce e na cidade do Lis espera-se uma invasão vermelha, com um forte apoio ao Sporting Clube de Braga.

Os arsenalistas continuam na corrida pelo título nacional e sábado está agendada mais uma etapa bastante importante, até porque faltam cinco jogos para o campeonato terminar e o conjunto de Domingos Paciência procura encurtar a distância para o actual líder.

Hugo Viana em dúvida

Hugo Viana contraíu uma entorse no tornozelo esquerdo e está em dúvida para o jogo com a União de Leiria. O médio limita-se a realizar tratamento e trabalho condicionado e poderá falhar o jogo com os leirienses.

No departamento médico dos minhotos há a esperança em recuperar o jogador e só a evolução nas próximas horas é que vai ditar a recuperação ou não de Hugo Viana.
Fora de jogo está Mossoró, com regresso anunciado apenas para Outubro, enquanto que André Leone muito dificilmente vai recuperar. Assim, para o eixo da defesa, Moisés deve actuar ao lado de Paulão. No miolo, Rafael Bastos poderá manter-se no onze inicial.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga
Hugo Viana é dúvida para U. Leiria


O departamento médico do Sp. Braga tem 72 horas para recuperar o médio Hugo Viana a tempo da difícil deslocação dos bracarenses ao terreno da U. Leiria, no próximo sábado (19h15, Sport TV1).

De acordo com o boletim médico dos clube, Viana realizou tratamento, trabalho condicionado no ginásio e relvado no treino que decorreu ontem à porta fechada na 'Pedreira'. Caso o médio falhe a partida de Leiria, Domingos deverá apostar no mesmo trio de meio--campo titular na última partida diante do V. Guimarães: Madrid, Luís Aguiar e Rafael Bastos.

André Leone continua a recuperar de uma lesão muscular e dificilmente será opção. Rodríguez cumpre uma partida de castigo pelo que o eixo defensivo dos minhotos ficará entregue a Paulão e Moisés.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Bombardeiro Viana descansa

Até os relógios suíços de alta precisão necessitam, volta e meia, de corda. É o que sucede com Hugo Viana. Discreto no assalto ao Estádio da Luz, onde jogou (na condição de titular) durante 58 minutos, acabando substituído por Rafael Bastos; e praticamente despercebido no dérbi minhoto, ante o Guimarães, entrando em acção apenas nos últimos oito minutos; o camisola 45 atravessa um período de abaixamento de forma, resultante possivelmente da sua alta taxa de utilização (é o quinto arsenalista mais utilizado), e pela segunda vez esta época apareceu no banco de suplentes, em nome da equipa, da concorrência e também do próprio rendimento do jogador.

Responsável principal pela recuperação do internacional português, que chegou a ser encarado pelo Valência como um caso perdido para o futebol de alta competição; Domingos Paciência achou por bem dar-lhe algum descanso (preservá-lo de um eventual esgotamento físico) e, na recepção ao Guimarães, puxou Luis Aguiar para a zona de cobertura do meio-campo, entregando a Rafael Bastos a responsabilidade de actuar no lugar de Mossoró, perdido até ao fim da época em virtude de ter fracturado o perónio direito e sofrido uma rotura ligamentar no tornozelo. Ao lado de Andrés Madrid, o centrocampista uruguaio fez pela vida, tentando simplificar a sua missão na esperança de não se transformar num eventual problema. Pelo esforço e disponibilidade em dobrar os companheiros da defesa, roçou o razoável e pouco mais, o que também não espanta, atendendo a que está talhado para actuar em zonas mais avançadas do tabuleiro de jogo.

Os números (ver quadro) de Luis Aguiar no duelo com o eterno rival do Minho não enganam; ou melhor, acabam por confirmar a impressão com que se ficou durante o jogo. Viu-se realmente um médio esforçado e raçudo, mas pouco produtivo em termos estatísticos, ficando uns furos valentes abaixo do que é habitual em Hugo Viana, no que diz que respeito, por exemplo, a roubos de bola, remates e, obviamente, cobrança de livres... Os remates-canhão são especialidade comum ao português e ao uruguaio, mas o primeiro já leva uma vantagem de quatro golos, número que chegou a fazer dele o melhor marcador da equipa bracarense até à nona jornada da Liga Sagres, enquanto Luis Aguiar ainda persegue o segundo no campeonato, depois de se ter estreado a marcar, frente ao Marítimo, ficando associado a um triunfo caseiro por 2-1.

Olhando para as médias de Hugo Viana, percebe-se facilmente que por trás da equipa que ganhou ao Guimarães ainda há um Braga mais feroz. Os ataques, remates e cruzamentos que o esquerdino fabrica normalmente em cada jogo são sempre problemas acrescidos para qualquer adversário, assim como têm um peso considerável os seus roubos de bola. É desse jogador versátil que Domingos Paciência está à espera para atacar em força a ponta final do campeonato. É também com esse jogador que a equipa bracarense sonha, tendo em vista a nova época.

6

Quando representou o Sporting (2004/05), por empréstimo do Newcastle, marcou seis golos, o máximo que conseguiu na carreira. Está a dois golos da marca.
24

Utilizado por Domingos Paciência em 24 jogos da Liga Sagres, só por duas vezes não alinhou como titular. Contabilizou apenas oito minutos contra o Guimarães.
4

Oriundo da formação do Sporting, conta quatro empréstimos na carreira: Sporting (2004/05), Valência (2005/06), Osasuna (2007/08) e Braga (2009/10)
26

Presente no Mundial'2006, disputado na Alemanha, conta 26 jogos pela Selecção Nacional. Tem 27 anos e é natural de Barcelos.


Dupla perdeu na Taça

A ascensão e consequente apogeu de Hugo Viana verificaram-se enquanto Vandinho podia jogar, até explodir o longo castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga. Ao lado do brasileiro, o médio português recuperou a confiança perdida e, de repente, desatou a mostrar qualidades nunca vistas, nem mesmo quando foi campeão nacional pelo Sporting, antes da sua primeira aventura no Newcastle. Curiosamente, quando Vandinho desapareceu, foi Luis Aguiar quem apareceu primeiro ao lado de Viana. Privado de Vandinho e ainda de Mossoró, ambos castigados, Domingos Paciência teve de remendar uma nova equipa frente ao Rio Ave, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal, e a experiência até nem correu mal durante o tempo regulamentar e o prolongamento. No fim, face a um insistente 0-0, o vencedor foi determinado numa exaustiva sessão de penáltis (18). Nos últimos seis jogos, Andrés Madrid assumiu-se, finalmente, como substituto de Vandinho.



Entorse coloca esquerdino em dúvida

Uma entorse no tornozelo esquerdo poderá afastar Hugo Viana da deslocação a Leiria, reduzindo ainda mais o leque de opções de Domingos Paciência para o meio-campo do Braga. O esquerdino lesionou-se durante o treino de ontem, tendo-lhe sido prescrito tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado, estando naturalmente em dúvida para o compromisso de sábado. O incidente motivou inclusivamente a ausência do internacional português no Sport Zone Soccer Camp, no Porto, onde explicaria como é o seu dia-a-dia de jogador profissional a cerca de 50 crianças inscritas nesta iniciativa pedagógica. À excepção de Mossoró, parado até ao fim da época, a segunda dor de cabeça do treinador chama-se André Leone, que continua a recuperar de uma lesão no adutor da coxa esquerda. Face ao castigo de Rodriguez, Paulão espreita a titularidade.



Carlos Freitas suspenso 45 dias

Dois meses depois de ter atacado em força a Comissão Disciplinar da Liga, na sequência das suspensões dos jogadores Vandinho e Mossoró, acusando-a de ter "dois pesos e duas medidas" e de estar deliberadamente a prejudicar o clube, Carlos Freitas teve resposta, em forma de castigo. As declarações do manager do Braga foram analisadas ao pormenor e a CD da Liga puniu-o com 45 dias de suspensão e uma multa de 1500 euros, por "lesão da honra e reputação" sobre aquele órgão e o seu presidente, Ricardo Costa. Inconformado com os castigos dos dois jogadores brasileiros, o dirigente arsenalista não poupou a CD da Liga, a 2 de Fevereiro deste ano. "Estranho que a reunião da CD tenha sido em Lisboa e que só o Braga tenha sido visado por castigos. Existem mais de dois pesos e duas medidas por parte do doutor Ricardo Costa em punir alguém que se tem afirmado dentro de campo, que é a equipa do Braga. E como não tem sido possível derrotá-la dentro de campo, esta acção (castigos disciplinares) visa tornar-nos mais fracos. Mas ele que se desengane", alertou. Na prática, até finais de Maio, Carlos Freitas não poderá frequentar túneis, balneários e banco da equipa em dia de jogo, ele que habitualmente assiste aos desafios na tribuna VIP do Estádio AXA.



Deslocação a Leiria custa sete euros

O fenómeno que se verificou no Estádio Municipal José Bento Pessoa, na Figueira da Foz, com a recente visita do Benfica, deverá repetir-se em Leiria, igualmente em tons de vermelho e branco, envolvendo desta vez outro emblema. Os oito mil bilhetes que o Braga vai oferecer aos seus associados deverão esgotar até ao fim da semana, faltando apenas precisar quantos autocarros fretados pelo clube arrancarão de Braga no sábado, tendo como destino Leiria. Quem optar por este meio de transporte (partida e regresso), exclusivo a associados, terá de desembolsar apenas sete euros.


O JOGO

JotaCC


Sp. Braga
Hugo Viana sofreu entorse no tornozelo esquerdo

O médio Hugo Viana sofreu ontem uma entorse no tornozelo esquerdo, tendo realizado trabalho condicionado, informou o Sporting de Braga, segundo classificado da Liga. O clube minhoto não estabeleceu um prazo de recuperação. O defesa-central André Leone continua o processo de recuperação da lesão muscular no adutor da coxa esquerda e também está em dúvida para a partida da próxima jornada, com a União de Leiria. Mossoró recupera da cirurgia para tratamento da fractura no perónio direito e da rotura ligamentar do tornozelo direito e inicia um processo de reabilitação, que deve durar cerca de seis meses.





Comentário
Do "rolo compressor" benfiquista a Artur Soares Dias

1. Já não havia grandes dúvidas, mas, a partir de agora, o Benfica pode mesmo encomendar as faixas de campeão: a cinco jornadas do fim, pode dar-se ao luxo de perder um jogo e empatar outro (isto se o Braga não tropeçar mais), sendo que só joga mais duas vezes fora de casa: em Coimbra e no Dragão. Até por isso, e no pressuposto de que as coisas correm favoravelmente amanhã, em Liverpool, talvez Jorge Jesus ainda possa ir a tempo de rectificar um pouco a ordem das suas prioridades. Compreensivelmente, o Benfica vem investindo as fichas todas na liga portuguesa, mas a conjugação do actual quadro interno com a eventual passagem à próxima ronda da Liga Europa é bem capaz de justificar uma ligeira inversão na aposta.

2. O jogo na Figueira da Foz pode ser visto pelo lado da confirmação do "rolo compressor" que até já permite ao Benfica recuperar de dois golos de desvantagem, mas também pela forma sobranceira, lenta e errática como a equipa da Luz entrou em campo. Certo é que frente a um adversário mais competente dificilmente iria a tempo de emendar os estragos.

3. Artur Soares Dias teve um mau dia em Braga, mas querer fazer dele uma espécie de braço armado do Sp. Braga é uma perfeita tontaria. Os que insistem na maledicência deviam era explicar como é que essa suspeita é compaginável com a marcação de um penálti (a falta existiu, mas já todos vimos outras idênticas passarem em branco noutros jogos) a favor do V. Guimarães, já em tempo de descontos? O árbitro cometeu erros, mas o único penálti em que verdadeiramente se equivocou foi no último, facto que exponenciou as críticas. Isto, naturalmente, sem contar com o livre máximo que, humildemente, acabou por anular, decisão em que primou a sensatez e o respeito pelas regras e pela verdade desportiva. Foi apenas um mau dia de alguém que, pese embora a juventude, tem muita qualidade, coragem e conhecimento. O resto é desculpa de mau pagador.

O PUBLICO

JotaCC

Domingos e Puel são os preferidos

Nome do treinador português ganha mais força em Alvalade depois de descartada a contratação de Villas Boas. Costinha gostava de voltar a trabalhar com o técnico do Lyon.

Domingos Paciência, 41 anos, treinador do Sp. Braga, e Claude Puel, 48, treinador do Lyon, são os favoritos, em Alvalade, para suceder a Carlos Carvalhal no comando técnico do Sporting. Mas a Direcção dos leões e o director do futebol, Costinha, avaliam ainda outros nomes, principalmente estrangeiros.

A substituição de Carlos Carvalhal continua a ocupar grande parte do tempo de Costinha. Anteontem, no dia em que o Conselho de Administração da SAD enviou um comunicado à CMVM, dando conta de que André Villas Boas, treinador da Académica, não será o treinador do Sporting na época 2010/2011, o tema voltou a ser discutido entre Costinha e José Eduardo Bettencourt. Neste momento, o presidente dos leões e o director do Sporting estudam as vantagens que vários nomes de uma lista de preferidos podem oferecer ao clube. Não está definido, porém, apenas um perfil, nem que o novo treinador tenha de ser experiente.

A opção pela contratação de Domingos Paciência ganhou força nos últimos dias. Não é, porém, um reflexo da decisão de não se ter avançado para negociações com a Académica e com Villas Boas, que era o candidato favorito até anteontem. Desde Janeiro e, sobretudo, Fevereiro que essa hipótese está a ser considerada. E se o trabalho de Domingos, sobretudo este ano, no Sp. Braga, fala por si, a verdade é que a necessidade de negociação com os minhotos (o treinador tem uma cláusula de 1,2 milhões de euros) pode ser encarada como um obstáculo.


A BOLA

JotaCC

«Temos de manter a pressão sobre o Benfica» – Paulo César

O avançado brasileiro Paulo César, durante uma sessão de autógrafos na casa do povo de Vila do Prado, em Vila Verde, assumiu a importância de vencerem o União de Leiria para manterem a «pressão» sobre o Benfica.

«Esperamos um jogo difícil frente ao Leiria. Será mais uma final. É importante vencer para mantermos a pressão sobre o Benfica. Estamos apenas a seis pontos e ainda faltam disputar 15. Depois, eles têm um calendário difícil», afirmou Paulo César.

O avançado brasileiro admitiu que o Benfica tem revelado bom futebol, tal como aconteceu na última jornada: «O Benfica tem jogado e não se pode tirar o mérito, mas nós temos é de pensar em fazer o nosso trabalho. Vamos tentar vencer os nossos jogos e esperar pelo desfecho.»

Sobre a possibilidade do Vitória de Guimarães protestar a polémica partida frente aos «arsenalistas» na última jornada: «Só tenho que salientar que o Braga foi a melhor equipa durante os 90 minutos de jogo.»

A BOLA

JotaCC

Paulo César: «Ganhar para pressionar o Benfica»
AVANÇADO TRAÇA OBJETIVO PARA VISITA DE SÁBADO A LEIRIA

Na sequência da vista a uma escola na Vila do Prado, Paulo César deixou bem claro que que o Sp. Braga não desiste do título nem pretende aliviar a tensão sobre o líder da tabela. "O objetivo para Leiria é o mesmo de sempre, ou seja, procurar ganhar para colocar pressão sobre o Benfica", admitiu o jogador.

A equipa visita a União de Leiria no próximo sábado, às 19.15, clube onde o jogador atuou durante três épocas. "Será obviamente um jogo especial, mas sinto que vou sentir-me como se estivesse em Braga, dado que são esperados 8 mil adeptos do nosso clube no encontro", salientou.

O Sp. Braga trabalhou hoje de manhã, longe de olhares indiscretos, uma vez que Domingos conduziu a sessão à porta fechada. Para amanhã está agendado um novo treino, às 10 horas, com 15 minutos abertos à comunicação social.

RECORD

JotaCC

Paulo César ainda acredita no título

O avançado Paulo César, do Sporting de Braga, disse hoje que acredita poder se sagrar campeão da Liga Sagres e quer ganhar sábado, em Leiria, para manter a pressão sobre o líder Benfica.

"Por tudo o que fizemos, acredito [que o Braga pode ser campeão]. Estamos a seis pontos do Benfica, mas ainda há cinco jogos, são 15 pontos em disputa, e eles têm um calendário difícil. Vamos lutar até ao final, tentar ganhar os nossos jogos e no final, quem sabe, festejar o título", afirmou o jogador.

Paulo César, que falava no final de uma visita ao Jardim de Infância e ATL de Prado, no concelho vizinho de Vila Verde, em mais uma ação de marketing do clube minhoto, não considera a próxima jornada decisiva pelo facto de o Benfica jogar com o Sporting e disse ser "indiferente" jogar antes ou depois dos "encarnados".

Paulo César jogou durante três temporadas na União de Leiria antes de chegar a Braga, mas encara o embate de sábado, às 19:15, "como outro jogo qualquer".

"É lógico que, pelos anos que estive lá, tenha um respeito muito grande por aquela equipa, mas agora estou no Braga e quero ganhar até para continuarmos esta pressão sobre o Benfica", explicou.

O avançado brasileiro de 30 anos elogiou ainda a resposta do adversário na última jornada, ante a Naval.

"Eles têm jogado bem, não podemos tirar mérito ao Benfica. Resta-nos fazer a nossa parte, manter a humildade e determinação que temos vindo a ter desde o início", disse.

Segundo Paulo César, "a equipa está bem, tem trabalhado bem e sabe que [o jogo em Leiria] é mais uma final, mais um jogo difícil, como foi com o Vitória de Guimarães, em casa, mas o único resultado que interessa é uma vitória".

Sobre o protesto que o Vitória de Guimarães fez entrar na Liga, reclamando a repetição do jogo com os "arsenalistas", disse não ser a pessoa certa para falar sobre o assunto, mas não deixou de "salientar" que "o Braga foi melhor durante 90 minutos".

O castigo a Carlos Freitas pela Comissão Disciplinar da Liga "não mexeu com o grupo", assegurando "que neste momento ele está mais unido que nunca".

Paulo César destacou ainda o papel do presidente António Salvador por ter adquirido oito mil bilhetes a distribuir aos sócios com as quotas em dia que queiram ver o jogo de Leiria.

"Seria bom para a nossa equipa [ter oito mil adeptos do Braga em Leiria]. Estive lá três anos e sei que não vão muitos adeptos da casa àquele estádio e ter o apoio da nossa massa adepta seria muito bom", concluiu.


O JOGO