News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/04

Started by JotaCC, 01 de April de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga: a vez de Luís Aguiar comandar a legião


Quando Mossoró se lesionou gravemente na Luz, aos 52 minutos, Luís Aguiar foi de imediato o primeiro pensamento do treinador Domingos Paciência para render o supersónico brasileiro no onze. E o uruguaio entrou bem no jogo, assumindo de imediato a batuta da equipa e acrescentando mais dinâmica ao meio campo arsenalista.

Visão de jogo acima da média, qualidade de passe e dois livres bem executados levaram logo perigo à baliza de Quim, sendo que num deles Moisés podia mesmo ter feito golo. Frente ao Vitória de Guimarães, um jogo de extrema importância para o Sp. Braga, ainda com o título na mente, e sobretudo a Liga dos Campeões para assegurar, Luís Aguiar vai ter nova oportunidade de mostrar serviço.

Esta mexida no onze é obrigatória, face à lesão de Mossoró, mas o técnico do Sp. Braga pode apresentar mais uma ou outra surpresa para o dérbi, nomeadamente no ata-que, onde Rentería não correspondeu.

Meyong está na calha, mas há ainda Matheus em boa forma, e Adriano 'sedento'. Dú-vidas para tirar apenas à hora do dérbi, pois a estratégia está a ser bem limada pelos 'guerreiros' no segredo da pedreira.


Futebol: Liga - Manuel Cajuda considera rivalidade minhota a 'mais bonita do país'


O antigo treinador do Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães Manuel Cajuda disse hoje esperar que os adeptos daqueles dois clubes de futebol 'saibam fazer justiça à rivalidade mais bonita do país'.

Para o técnico de 58 anos, é importante que os adeptos 'se respeitem e que façam desse jogo [Sporting de Braga-Vitória de Guimarães] uma festa, porque as notícias do futebol português que chegam ao estrangeiro são muito tristes'.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Cajuda, que regressa quinta feira ao Dubai, onde treina atualmente o Al Sharjah, disse sentir 'desgosto' por não poder assistir a 'um jogo único, daqueles que o futebol português não pode perder'.

Treinador dos 'arsenalistas' durante sete temporadas (não consecutivas) e dos vitorianos durante duas épocas e meia, Manuel Cajuda é seguramente dos treinadores com mais 'derbys' minhotos no currículo.

Dos muitos jogos entre os grandes rivais do Minho, Manuel Cajuda recorda especialmente um, jogado em Guimarães, na época 1996/97, então ao comando dos bracarenses.

'Era a última jornada do campeonato e o Vitória de Guimarães dependia do resultado do Salgueiros em Faro para ir à Europa e, no último minuto, o Abílio falhou uma grande penalidade. Com isso, o Vitória e o Braga foram à Europa, sendo que o Braga já não ia há muitos anos. Foi um jogo emotivo e recordo que ficaram as duas massas associativas satisfeitas', recordou Cajuda.

Com o empate 0-0 então verificado, os minhotos de Braga seguraram a quarta posição com 55 pontos e os de Guimarães o quinto lugar com 53, sendo que o Salgueiros 'morreu na praia' com 52 pontos.

Por ter 'um passado brilhante' em ambos clubes, o treinador não quis fazer outros comentários sobre o jogo de sexta feira, receando que qualquer palavra pudesse cair mal em alguma das partes.

'Eu compreendo que os de Braga não gostem dos de Guimarães e vice-versa, mas eu gosto dos dois clubes - sou de Olhão', disse.

De resto, Cajuda considera serem jogos 'com tudo de positivo e nada de negativo'.

'É uma partida imperdível e um dos grandes 'derbys' que o campeonato português não pode deixar de ter. Tenho muita pena de o não poder ver, só depois pela internet vou ver o resultado', concluiu.

O Sporting de Braga, segundo classificado com 55 pontos, recebe o Vitória de Guimarães, quinto com 36, pelas 18:00 de sexta feira, em jogo da 25.ª jornada da Liga de futebol.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Uma pressão histórica a pesar no sprint final
ARSENALISTAS NUNCA PERDERAM MENOS DE 6 PONTOS NAS ÚLTIMAS 6 JORNADAS DA LIGA

Após uma temporada de exceção, eis que se depara perante Domingos Paciência um derradeiro desafio. Desde que António Salvador subiu à presidência que os arsenalistas, nas últimas 6 jornadas da Liga, nunca em 7 épocas perderam menos do que 6 pontos quando detêm, atualmente, apenas 5 de vantagem sobre o FC Porto na corrida à Champions.

Tendo em conta que os dragões assumiram como objetivo, após o triunfo no Restelo, a conquista de 18 pontos até ao termo da época, o Sp. Braga tem de se precaver para o pior cenário e garantir um sprint final que mantenha a equipa a depender exclusivamente de si própria. Todavia, o registo histórico apenas reforça a expectativa: em média, os minhotos desperdiçam 10,14 pontos nas últimas 6 jornadas de cada Liga.

A melhor marca foi a de Jorge Costa, em 2006/07, que somou 12 pontos e apenas desperdiçou 6, mas tratou-se de um dado que contrasta claramente com uma regra que apresenta 9 pontos como o pecúlio que aparece logo a seguir na lista que permite avaliar a propensão pouco positiva do Sp. Braga para lidar com a pressão da ponta final das temporadas.

No escaldante dérbi minhoto, contra um Vitória de Guimarães de olhos postos no 4.º lugar, o desempenho do Sp. Braga vai ser analisado à lupa, sendo determinante a mensagem que for enviada à navegação após o desaire da Luz.

RECORD

JotaCC

Alan, à grande é com ele!

Nem por sombras Domingos abre mão do atacante. Sexta presença num 'derby' minhoto. As marcas nos jogos mais mediáticos não só...

Alan será uma das setas que Domingos Paciência vai apontar amanhã à baliza do Vitória de Guimarães. O brasileiro é presença permanente no onze do Sp. Braga e ao longo do trajecto já percorrido na Liga, só por uma vez não acumulou um jogo completo (Nacional, 15.ª jornada). Por escassos sete minutos, o atacante não é um dos totalistas no campeonato, mas o detalhe não fere nem de leve a importância do jogador na estrutura da equipa bracarense, onde se destaca como um dos melhores marcadores. Aos três grandes, fez golos ao FC Porto e ao Sporting, só lhe escapou o Benfica.

O derby minhoto que o Estádio Axa recebe amanhã será mais um dos grandes jogos do calendário do Sp. Braga, e Alan apresenta uma certa tendência para deixar marca nestas partidas, com ou sem golos marcados, mas sempre com exibições elogiadas globalmente, pela crítica. Domingos só pode ser, naturalmente, um treinador feliz com o rendimento do avançado, que aos 30 anos de idade verte experiência, alegria e objectividade sobre o jogo dos bracarenses, elevando-se como um dos titulares intocáveis, em condições de registar este ano uma das melhores épocas de sempre em Portugal.

A BOLA

david

Aguiar e Viana são para segurar
ANDRÉ MORAIS

O Braga está interessado em segurar Hugo Viana e Luis Aguiar no próximo plantel e esse passou a ser assunto prioritário depois de conhecidos os seis meses de paragem a que Mossoró estará sujeito, decorrentes da fractura do perónio que sofreu no Estádio da Luz. Assim que vir definitivamente a sua posição definida na tabela classificativa, a SAD vai tratar os dois assuntos com muito cuidado e com empenho máximo, para que a próxima época arranque em força e com um plantel suficientemente forte para evitar que se falhe a presença numa competição europeia, como aconteceu este ano. Sem Mossoró, é preciso uma alternativa de qualidade reconhecida e Luis Aguiar tem isso mesmo a seu favor: conhece a equipa, encaixa em várias posições e tem tarimba europeia. Tanta que foi o segundo melhor marcador da Taça UEFA em 2008/09. Quanto a Hugo Viana, não é um 10 imprevisível como Mossoró, nem um médio-ofensivo profundo como Aguiar. Mas faz a ligação com o trinco de forma muito eficiente e ainda pode jogar mais adiantado se tal for necessário.

O desejo dos dois jogadores é um trunfo favorável aos arsenalistas. Hugo Viana já anunciou publicamente ser essa a sua vontade. Luis Aguiar quer o mesmo. Mas querer não chega e a SAD tem dois problemas distintos para resolver. No caso de Hugo Viana, não é difícil chegar a um acordo de rescisão com o Valência, até porque os espanhóis estão em crise financeira e desejam libertar-se dos ordenados de jogadores que não são activos do clube. Difícil será para António Salvador conseguir propor a Hugo Viana um ordenado próximo dos últimos que o jogador auferiu. Há disponibilidade do médio para o reduzir significativamente, mas ainda assim esse limite deve situar-se acima do tecto salarial bracarense.

Quanto a Luis Aguiar, igualmente caro mas não tanto, há o Dínamo de Moscovo também a atrapalhar. O Braga vendeu o jogador aos russos no Verão por três milhões de euros e estes dificilmente aceitarão perder tudo. Não há qualquer opção de compra prevista mas António Salvador assegurou direito de preferência no final da temporada e vai tentar valer-se disso. Adquiri-lo novamente só seria possível após estar confirmado o acesso à Champions. Campeões. Caso contrário, será necessário negociar com o Dínamo, sendo que Jorge Mendes, empresário muito bem colocado junto dos dois clubes pode dar uma ajuda, tal como fez na primeira transacção.

Para o Braga, ficar com estes dois polivalentes - ambos podem desempenhar qualquer função no meio-campo - seria o cenário ideal para evitar que o meio-campo perca ainda mais qualidade. Segurar pelo menos um é obrigatório e a SAD não está disposta a perder essa possibilidade. Afinal, não quer obrigar o próximo técnico a reconstruir um sector vital da equipa em menos de um mês, o tempo que separa a data de apresentação do primeiro jogo das competições europeias. Só no caso de ser campeão é que o Braga não terá de se ajustar às datas das pré-eliminatórias da UEFA.
o jogo

david

Regularidade

Domingos Paciência entendeu que Viana, Mossoró e Luis Aguiar são incompatíveis num onze em 4x3x3. Como os dois primeiros estiveram na melhor fase da época, Aguiar tem sido preterido quando tal é necessário. A lesão de Mossoró convida-o agora a retomar a regularidade que exibiu no ano passado. Se nada de anormal se passar, o uruguaio será titular nos últimos seis jogos da época e tem tempo para assentar nos níveis que se lhe conhecem

Camaleão

Foi o próprio Hugo Viana que explicou o decréscimo de rendimento. Afinal, tudo tem que ver com uma questão de posicionamento e responsabilidade. O médio teve de mudar de pele depois do castigo de Vandinho e encostar-se ao trinco de serviço numa missão muito menos exuberante. Tudo porque nem Olberdam, nem Filipe Oliveira nem Madrid têm a mobilidade e pujança física do capitão. Viana tem de os ajudar.


       
   Liga Sagres » Braga
Carlos Martins pediu desculpa a Mossoró

Braga e Benfica estão em guerra pelo título e muitas batalhas têm sido travadas fora do campo. Contudo, a lesão de Mossoró fez os rivais baixarem a guarda por uns momentos. Domingo à noite, Carlos Martins telefonou a Mossoró para lhe pedir desculpa pela lesão que lhe provocou. O médio do Benfica ficou perturbado quando soube que o bracarense não poderá jogar nos próximos seis meses e quis inteirar-se do seu estado físico e psicológico. Carlos Martins desculpou-se pelo gesto ocasional, frisando não ter sido sua intenção magoar o homólogo. Falaram como bons colegas e Mossoró guardou o gesto do benfiquista como uma doce memória no meio deste pesadelo, reiterando que não o culpa, pois acredita na sua inocência. Tudo resolvido, portanto.

Ontem, o brasileiro acordou pela primeira vez em casa depois do infortúnio sofrido contra o Benfica. Muito motivado para iniciar o processo de recuperação, Mossoró ficou a saber que a fisioterapia só terá início na próxima semana. Até lá, repouso absoluto e nada de esforços desnecessários. Para compensar o facto de não poder sair de casa, o jogador recebeu na sua casa uma série de amigos, a maioria dos quais colegas no Braga. Tantos que só ao fim do dia ficou novamente no recato familiar.

O departamento médico marcou presença em peso, na pessoa do médico João Pedro Araújo, do fisioterapeuta Francisco Miranda e do enfermeiro Luís Filipe. Os colegas também não lhe largaram a porta. Renteria, que o tem como melhor amigo no futebol, Peña, Moisés, Paulão e Matheus ajudaram a diverti-lo e do Porto viajou Léo, médio do Leixões que jogou com Mossoró no Paulista. Hoje será a vez de outros. Mossoró é dos mais queridos do balneário.


Renteria favorito contra Meyong e Matheus

Domingos Paciência está renitente em mudar a estrutura que apresentou na Luz mas que o satisfez na relação atitude/qualidade. Com a troca de Mossoró por Luis Aguiar a ser obrigatória, apenas o lugar de ponta-de-lança está em discussão. Mesmo assim, Renteria continua como favorito para ocupar o lugar perante as ameaças de Meyong e Matheus, as outras possibilidades. A ineficácia do colombiano na Luz explica-se também pelo facto de nem sempre ter sido bem apoiado. Em casa e frente a um adversário inferior, o Braga atacará muito mais e Renteria terá hipóteses de provar a boa forma. Meyong, que na Luz não foi utilizado pela primeira vez, é também uma hipótese credível, até porque o tem sido quase sempre que o Braga joga em casa. Estranho é que tenha caído no tempo de utilização após a melhor fase que viveu esta época, com quatro golos em sete jogos. Matheus é o último desta lista de probabilidades. Mas também ele não seria propriamente uma surpresa. Hoje o treinador tem o último treino para dissipar dúvidas.


Maturidade continua a evitar mais baixas

Domingos Paciência tinha razão: os jogadores do Braga são suficientemente maduros para jogar sem estarem sujeitos a cartões amarelos desnecessários. De tal forma que há vários jogos que Rodriguez, Matheus e Filipe Oliveira estão em risco de suspensão e passam incólumes a cada 90 minutos que jogam. Já jogaram contra o Benfica e vão fazê-lo contra o Guimarães, no final de uma série muito complicada de jogos. Esta maturidade é importante sobretudo em Rodriguez, uma vez que o habitual suplente - André Leone - está lesionado e não poderá jogar.
O jogo

JotaCC

Sp. Braga-V. Guimarães: o derby do Minho visto por quem o conhece
Paulo Sérgio antevê um «jogo muito dividido»

seguir a Manuel Cajuda, vem Paulo Sérgio afirmar a beleza da rivalidade entre V. Guimarães e Sp. Braga. O antigo jogador das duas equipas antecipa o «derby» minhoto da 25ª jornada.

«Como o Sp. Braga precisa de pontos para continuar na segunda posição e o V. Guimarães para consolidar a sua participação na Europa para o ano, antevejo que seja um jogo bem disputado, muito dividido, à imagem da rivalidade entre os dois clubes», explicou o jogador, actualmente a representar o Atlético.

A rivalidade entre as duas equipas é sobejamente conhecida, e o «derby» minhoto é um dos jogos a não perder da próxima jornada. Paulo Sérgio sabe bem como é esse aceso duelo: «Quem conhece bem os dois clubes internamente como eu, sabe que a rivalidade entre os dois é enorme, mas são clubes que se respeitam e é de facto uma rivalidade bonita.»

Sem Mossoró, quem vai ser a solução?


O médio criativo do Sp. de Braga, Mossoró, está lesionado e por isso Domingos terá que usar outro maestro para assumir a batuta da equipa. Questionado sobre quem seria o timoneiro do Sp. Braga, Paulo Sérgio apontou várias opções. Entre mudanças de esquemas tácticos, à utilização de outras caras, surge o nome Hugo Viana: «Se calhar o Hugo Viana poderá substituir o Mossoró. Não é um jogador de penetração como o Mossoró, mas pode muito bem desempenhar o papel de número 10.»

A alteração táctica pode muito bem colmatar a ausência do brasileiro. «Podem inverter o triângulo, jogando com um trinco e dois médios ofensivos, em vez de jogarem com dois defensivos e um número 10. Pode haver ali uma alteração táctica no meio campo», indicou Paulo Sérgio.

«Com ou sem Hulk, o F.C. Porto não está ao nível dos outros anos»

Recordando os tempos em que esteve ao serviço do Sp. Braga, Paulo Sérgio fez alguns comentários sobre o seu antigo treinador e actual técnico dos dragões, Jesualdo Ferreira. O jogador não esqueceu a forma de trabalhar do «mister Jesualdo Ferreira». «É um treinador que entende muito de futebol. Falando na metodologia de treino, o Jesualdo é um treinador de topo no futebol português», assegurou.

E essa metodologia continua a vigorar num F.C. Porto que «ainda parece sentir a falta de jogadores chave como o Lucho Gonzalez, por exemplo». Paulo Sérgio não concorda com os recentes comentários acerca da carência «Hulkiana» de que padece os dragões: «Apesar de ser um jogador potentíssimo, de certeza que não ia fazer tudo sozinho. Tem que haver uma equipa que o suporte. É claro que é uma grande mais-valia para o F.C. Porto mas o que é certo é que com o Hulk ou sem ele, o F.C. Porto nunca foi o do ano passado ou dos anos anteriores.»

2º lugar? Sp. Braga parte à frente

Já que o F.C. Porto está mais fraco, o segundo lugar parece ser uma realidade mais próxima dos minhotos, segundo a visão de Paulo Sérgio. Mesmo assim, «o F.C. Porto é sempre uma equipa que luta pelos primeiros lugares»: «E com certeza que se o F.C. Porto não for para o ano à Liga dos Campeões, será um golpe rude na estrutura da equipa».

O Sp. Braga tem feito um campeonato à altura dos «grandes» nacionais e o jogador sabe-o. «O Sp. Braga tem-se conseguido aguentar na segunda posição, tem a vantagem de só depender dele, e portanto neste momento está muito melhor posicionado que o F.C. Porto para atingir no final do campeonato o segundo lugar. Cabe ao Sp. Braga ser forte mentalmente e frio emocionalmente para continuar na posição onde estão até ao final da época», rematou. .

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Arsenalistas" refutam hipótese de virem a perder pontos

O Sporting de Braga, segundo classificado da Liga Sagres, refutou esta quinta-feira a possibilidade de perder pontos na sequência do "caso Vitorino de Piães", alegando que agiu no "rigoroso cumprimento dos regulamentos desportivos".

Em declarações à agência Lusa, fonte do clube minhoto disse que a garantia bancária de 55 000 euros para o pagamento da dívida de 43 750 euros ao GD Vitorino de Piães, clube da Associação de Futebol de Viana do Castelo, pelos cinco anos de formação do jovem Vítor Hugo, foi estabelecida pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Como tal, e como a garantia bancária foi entregue no tempo e valor estabelecidos e aceites pela FPF, o Sporting de Braga "não teme" a perda de quaisquer pontos, possibilidade esta quinta-feira levantada pelo jornal Correio da Manhã.

De acordo com o jornal, que cita o advogado do Vitorino de Piães, "a suspensão (do impedimento de inscrever jogadores) é ilegal, já que o Conselho de Disciplina da Federação deu como válida uma garantia bancária quando o artigo 31 do Regulamento Disciplinar fala em caução, designadamente por depósito em conta da FPF".

José Rebelo Silva acrescentou não ser intenção do Vitorino de Piães de vir a impugnar a decisão daquele conselho, mas disse acreditar "que possa haver quem queira".

A fonte "arsenalista" disse ainda que o clube bracarense está a ponderar intentar um processo-crime contra José Rebelo da Silva por difamação do Sporting de Braga, além de uma participação na Ordem dos Advogados por quebra do sigilo profissional.

O Sporting de Braga ocupa a segunda posição (que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões) com 55 pontos, a seis do líder Benfica, sendo perseguido pelo FC Porto, terceiro classificado com 50 pontos.

O JOGO

JotaCC

«Estamos preparados para receber V. Guimarães» - Domingos

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, não está a encarar o «derby» minhoto de forma leviana e deixa o aviso aos seus jogadores: «para ganhar ao V. Guimarães, temos de jogar nos limites».

«Sabemos que um "derby" tem uma envolvente emocional diferente para os adeptos. Para ganhar a este adversário temos de jogar nos limites. O jogo na primeira volta não foi tão bem conseguido [derrota por 0-1] e até por isso sabemos que Vitória nos espera e estaremos preparados para o receber», destacou Domingos, em antevisão ao encontro com os vimaranenses, a contar para a 25.ª jornada da Liga.

Domingos revelou ainda que todo o grupo quer dedicar a vitória a Mossoró, que se lesionou com gravidade na última jornada, mas deixa o alerta: «Para isso acontecer a equipa terá de estar competitiva e concentrada».

A liderança da Liga, ocupada pelo Benfica, está agora a seis pontos, mas o técnico não desarma, considerando que ainda é possível chegar ao topo da classificação. «Por tudo aquilo que fizemos esta época, é legítimo pensar que podemos chegar ao primeiro lugar».

Na última jornada, os arsenalistas sofreram um rude golpe nas aspirações pelo título, pois perderam frente ao adversário directo, o Benfica, e deixaram os «encarnados» cimentar a liderança, facto que causou algumas mazelas a nível psicológico com Domingos admite.

«Trabalhamos aspectos psicológicos da equipa e disse aos jogadores que ainda têm muito a ganhar esta época. Alertei-os para a grande responsabilidade deste [próximo] jogo», atirou.



Duas alterações para o «derby» minhoto

Na próxima sexta-feira terá lugar o «derby» do Minho entre Sp. Braga e Vitória de Guimarães. O técnico dos bracarenses, Domingos Paciência, procedeu a duas alterações em relação à última convocatória, uma forçada e outra por opção.

Assim, Mossoró lesionado gravamente durante a derrota na Luz frente ao Benfica, foi o jogador que saiu por motivos físicos da lista de convocados. Olberdam saiu dos eleitos por opção técnica.

Para o lugar de ambos jogadores entraram dois médios. O venezuelano Peña e Diogo Valente.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: Rodríguez, Paulão, Moisés, Evaldo, Miguel Garcia e Filipe Oliveira;

Médios: Luís Aguiar, Diogo Valente, Peña, Rafael Bastos, Hugo Viana e Andrés Madrid;

Avançado: Paulo César, Alan, Mateus, Meyong e Rentería.


A BOLA

JotaCC

Domingos Paciência: «Temos de jogar nos limites»
TÉCNICO ACREDITA QUE PODE VOLTAR À LIDERANÇA

A meta não podia estar mais bem definida: os seis jogos que faltam disputar até ao final do campeonato são "todos" para ganhar. Assim o assumiu Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, que continua a acreditar que é possível voltar à liderança da liga, mas alertou que isso passa por uma vitória no dérbi minhoto de sexta-feira (18 horas).

O técnico dos arsenalistas sublinhou que o Sp. Braga tem "toda a legitimidade" para acreditar que pode voltar ao primeiro posto. Domingos Paciência, que fazia a antevisão da receção ao V. Guimarães, admitiu que, depois de "um resultado menos conseguido [derrota na Luz, 1-0], é natural que a concentração e exigência sejam cada vez maiores" e adiantou que esta semana o trabalho incidiu mais sobre "o aspecto psicológico no sentido de que há ainda muito para ganhar ainda no campeonato".

O treinadoe disse ainda esperar um jogo difícil, contra "uma equipa que está bem, de muita qualidade e bem orientada", pelo que o Sporting de Braga terá de "jogar nos limites", sendo que "só há um pensamento dos jogadores, estrutura e adeptos que é ganhar". O responsável referiu ainda que o grupo quer dedicar a vitória a Mossoró, que se lesionou com gravidade no jogo com o Benfica, e rejeitou a ideia de intencionalidade de Carlos Martins no lance.

Domingos comentou o protagonismo recente dos presidentes do Benfica e FC Porto na comunicação social, em contraponto com o Sporting de Braga: "O Braga tem andado à margem, mas isso é compreensível e natural porque o futebol português e a imprensa vive dos 'três grandes'".

Sobre o seu futuro, disse ter "mais um ano de contrato com os arsenalistas: "Só se o presidente rasgou essa página... Falta ainda muito por definir no campeonato e [esse tema] perde fundamento quando o treinador ainda tem mais um ano de contrato".



Diogo Valente e Peña regressam para o dérbi minhoto
DOMINGOS PACIÊNCIA CHAMA 19 JOGADORES

Os regressos de Diogo Valente e Peña são as principais novidades dos convocados do Sp. Braga para a receção ao Vitória de Guimarães, sexta-feira, às 18 horas.

O extremo português e o médio venezuelano estão de volta aos eleitos do treinador, Domingos Paciência, para o dérbi minhoto, sendo que em relação à última convocatória saíram Mossoró, lesionado, e Olberdam, por opção.

André Leone, lesionado, e Vandinho, a cumprir castigo de três meses, são as outras baixas dos arsenalistas, que ocupam o 2.º lugar da classificação.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão, Rodriguez, Miguel Garcia
Médios: Madrid, Hugo Viana, Rafael Bastos, Luís Aguiar, Peña
Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César, Diogo Valente


RECORD

JotaCC

Diogo Valente e Peña de volta para "derby" minhoto

Os regressos de Diogo Valente e Peña são as principais novidades dos convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Vitória de Guimarães, sexta-feira, da 25ª jornada da Liga Sagres.

O extremo português e o médio venezuelano estão de volta aos eleitos do treinador, Domingos Paciência, para o "derby" minhoto, sendo que em relação à última convocatória saíram Mossoró, lesionado, e Olberdam, por opção.

André Leone, lesionado, e Vandinho, a cumprir castigo de três meses, são as outras baixas dos "arsenalistas".

O Sporting de Braga ocupa a segunda posição, com 55 pontos, e o rival Vitória de Guimarães é quinto classificado com 36.

O jogo tem início às 18:00 de sexta-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Artur Soares Dias, do Porto.


A lista completa dos convocados do Sporting de Braga:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão, Rodriguez, Miguel Garcia.
Médios: Madrid, Hugo Viana, Rafael Bastos, Luís Aguiar, Peña.
Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César, Diogo Valente.



Domingos Paciência diz continuar a acreditar no regresso à liderança

O treinador do Sporting de Braga disse esta quinta-feira que continua a acreditar que é possível voltar à liderança da liga de futebol, mas alertou que isso passa por uma vitória no "derby" minhoto de sexta-feira.

Domingos Paciência lembrou que faltam seis jogos para o final do campeonato e espera "ganhar todos", fazendo ainda questão em sublinhar que o Braga tem "toda a legitimidade" para acreditar que pode voltar ao primeiro posto.

O técnico, que fazia a antevisão da recepção ao Vitória de Guimarães, admitiu que, depois de "um resultado menos conseguido [derrota na Luz, 1-0], é natural que a concentração e exigência sejam cada vez maiores" e adiantou que esta semana o trabalho incidiu mais sobre "o aspecto psicológico no sentido de que há ainda muito para ganhar ainda no campeonato".

Domingos disse esperar um jogo difícil, contra "uma equipa que está bem, de muita qualidade e bem orientada", pelo que o Sporting de Braga terá de "jogar nos limites", sendo que "só há um pensamento dos jogadores, estrutura e adeptos que é ganhar", disse.

O responsável referiu ainda que o grupo quer dedicar a vitória a Mossoró, que se lesionou com gravidade no jogo com o Benfica, e rejeitou a ideia de intencionalidade de Carlos Martins no lance.

Domingos comentou o protagonismo recente dos presidentes do Benfica e FC Porto na comunicação social, em contraponto com o Sporting de Braga: "O Braga tem andado à margem, mas isso é compreensível e natural porque o futebol português e a imprensa vive dos 'três grandes'".

Sobre o seu futuro, disse ter "mais um ano de contrato com o Braga: "Só se o presidente rasgou essa página... Falta ainda muito por definir no campeonato e [esse tema] perde fundamento quando o treinador ainda tem mais um ano de contrato".

O Sporting de Braga recebe o Vitória de Guimarães sexta-feira, às 18:00, com arbitragem de Artur Soares Dias, do Porto.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Leone de fora, Diogo Valente e Peña na lista
Domingos Paciência divulgou convocatória para derby do Minho


O Sp. Braga não contará com André Leone para o derby do Minho, frente ao Vitória de Guimarães. O duelo está agendado para as 18 horas desta sexta-feira, no Estádio AXA. Diogo Valente e Peña entram na lista de convocados.

Domingos Paciência perdeu Márcio Mossoró na ressaca do embate com o Benfica. Vandinho, a cumprir suspensão, é a outra baixa no plantel arsenalista. Olberdam foi excluído da convocatória arsenalista, por opção.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, Paulão, Rodriguez e Miguel Garcia;
Médios: Madrid, Hugo Viana, Rafael Bastos, Luís Aguiar e Peña;
Avançados: Alan, Meyong, Renteria, Matheus, Paulo César e Diogo Valente.


MAIS FUTEBOL

JotaCC


"Continuo a acreditar no regresso à liderança"


O treinador do Sporting de Braga disse esta quinta-feira o que continua a acreditar que é possível voltar à liderança da liga de futebol, mas alertou que isso passa por uma vitória no "derby" minhoto de sexta feira.


Domingos Paciência lembrou que faltam seis jogos para o final do campeonato e espera "ganhar todos", fazendo ainda questão em sublinhar que o Braga tem "toda a legitimidade" para acreditar que pode voltar ao primeiro posto.

O técnico, que fazia a antevisão da recepção ao Vitória de Guimarães, admitiu que, depois de "um resultado menos conseguido 1/8derrota na Luz, 1-0 3/8, é natural que a concentração e exigência sejam cada vez maiores" e adiantou que esta semana o trabalho incidiu mais sobre "o aspecto psicológico no sentido de que há ainda muito para ganhar ainda no campeonato".

Domingos disse esperar um jogo difícil, contra "uma equipa que está bem, de muita qualidade e bem orientada", pelo que o Sporting de Braga terá de "jogar nos limites", sendo que "só há um pensamento dos jogadores, estrutura e adeptos que é ganhar", disse.

O responsável referiu ainda que o grupo quer dedicar a vitória a Mossoró, que se lesionou com gravidade no jogo com o Benfica, e rejeitou a ideia de intencionalidade de Carlos Martins no lance.

Domingos comentou o protagonismo recente dos presidentes do Benfica e FC Porto na comunicação social, em contraponto com o Sporting de Braga:
"O Braga tem andado à margem, mas isso é compreensível e natural porque o futebol português e a imprensa vive dos 'três grandes'".

Sobre o seu futuro, disse ter "mais um ano de contrato com o Braga:
"Só se o presidente rasgou essa página... Falta ainda muito por definir no campeonato e 1/8esse tema 3/8 perde fundamento quando o treinador ainda tem mais um ano de contrato".

RTP