News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Origem do nome Sporting Clube de Braga?

Started by Jovision, 30 de March de 2010, 01:47

Previous topic - Next topic

Jovision

Viva, será que alguem conhece a história das origens do Braga e pode explicar o porquê do nome "Sporting" clube de Braga? É Sporting no sentido de "Clube Desportivo de Braga", ou é mesmo uma homenagem ao Sporting de Lisboa? Muito obrigado e tenho 1 pressentimento que até ao fim, o Braga vai subir 1 lugar, só vai conseguir subir mais um, mas...!

duasbancadas

A história que conheço conta que deram o nome "Sporting" por causa dos sportinguistas de Braga (aliás o primeiro equipamento era verde) e fizeram o equipamento vermelho para fazer a vontade aos galináceos cá do burgo! Graças a todos os deuses, algum cérebro mais alinhavado mais tarde sugeriu que copiássemos o equipamento com mangas brancas semelhantes ao Arsenal de Londres, na altura a melhor equipa do mundo! E ainda bem, eu nunca suportaria apoiar um clube com o mesmo equipamento do clube das galinhas de um bairro da mourama! E já que falo em equipamento, porque raio insistimos em jogar de preto?! Já se viu que dá azar, mudem na próxima época, c'um catano!
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

Ramiro Lopes

Creio que actualmente está a ser redigido um livro que irá revelar muitas destas historias.

Acerca do assunto do tópico, a cidade de Braga teve até à fundação do SCBraga diversos clubes, entre os quais o Estrela Foot-Ball Club e o Liberdade Foot-Ball Club (creio que havia um clube designado por Braga Foot-Ball Club, mas não posso garantir). No entanto em 1920 um grupo de estudantes decide criar um novo clube que designa por Sporting Club de Braga. Acredito que os jovens que fundaram o clube teriam como referencia o SportingCP, até pelas cores do equipamento que eram identicas às usadas pelo SportingCP na altura. Pelo que me contaram a ideia inicial era que o clube usasse as cores vermelha e branca no entanto nos estatutos iniciais foram colocadas as cores do SportingCP. Há muita discussão acerca disto! Pelo que já me disseram o SCBraga era durante os primeiros anos de vida designado como Sporting, reforçando um pouco mais a teoria que o clube teria sido fundado à imagem do SportingCP. Eventualmente haverá que conheça algum dos sucessores dos fundadores do clube que seguramente melhor explicarão isto. Cerca de 10 anos depois da fundações numa viagem realizada a Londres pelo técnico José Szabo decide-se mudar o equipamento do clube para que fosse identico ao Arsenal de Londres, que era na epoca uma das melhores equipas do Mundo. Pelo que sei, nunca houve qualquer ligação do vermelho usado ao SLBenfica, no entanto o mesmo não se passa com o verde do SportingCP.

Curioso, ou talvez não, é o facto de nos actuais estatutos do SCBraga se referir que as nossas cores sao o encarnado e nao o vermelho. Preciosismos dirão uns, afirmação dirão outros.
Futebol em 3D? É no EMB

Nemec

Quote from: duasbancadas on 30 de March de 2010, 14:04
E já que falo em equipamento, porque raio insistimos em jogar de preto?! Já se viu que dá azar, mudem na próxima época, c'um catano!

Não é o Braga que escolhe. O Braga comunicou à Liga quais os 3 equipamentos a utilizar esta época e a Liga escolheu com qual deles deveria jogar em cada jogo logo no inicio da época.

Podes ver aqui: -http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Comunicado%20oficial%20034%20-%20Época%202009-2010.pdf

Daqui até ao final voltamos a jogar de preto frente ao Leiria e vamos jogar com a Naval com um equipamento todo "catita": camisola vermelha, calções pretos, e meias vermelhas. Vá-se lá saber o porque dos calções pretos...
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Dracul

Quote from: Nemec on 30 de March de 2010, 23:30
E já que falo em equipamento, porque raio insistimos em jogar de preto?! Já se viu que dá azar, mudem na próxima época, c'um catano!

Não é o Braga que escolhe. O Braga comunicou à Liga quais os 3 equipamentos a utilizar esta época e a Liga escolheu com qual deles deveria jogar em cada jogo logo no inicio da época.

Podes ver aqui: -http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/Comunicado%20oficial%20034%20-%20Época%202009-2010.pdf

Daqui até ao final voltamos a jogar de preto frente ao Leiria e vamos jogar com a Naval com um equipamento todo "catita": camisola vermelha, calções pretos, e meias vermelhas. Vá-se lá saber o porque dos calções pretos...

O ano passado fizemos grandes jogos com o equipamento preto. Sempre que me lembro daquele jogo em Liège...

DiogoEA

Quote from: dracul on 30 de March de 2010, 23:53
Quote from: Nemec on 30 de March de 2010, 23:30

O ano passado fizemos grandes jogos com o equipamento preto. Sempre que me lembro daquele jogo em Liège...

E aquele em Milão...

Bracarix

Caiem-me os argumentos por terra se tenho de explicar, aqui em Lisboa , onde moro há cerca de 50 anos, que nos estatudos do Sp. C. de Braga consta que o equipamento é encarnado e a bandeira é encarnada e branca.
Como é sabido, encarnado não é cor.
Vermelho sim, é cor e Vida!
Eufemismos de legisladores e consentimentos de gente distraída...
Há alguma lógica nas explicações ja escritas, mas esta do «encarnado» não é nada convincente! >:(

Lipeste

Correndo o risco de estar enganago porque não investiguei, pelo que sei o nome Sporting aparece pporque os seus fundadores eram adeptos do Sporting.

Amo-te enorme S.C.Braga!!!

jonypedro

tens razao o mais engraçado foi o azul bebe e branco, se bem que nessa epoca houve aquele desaire de 8 jogos sem ganhar
[url="http://img215.imageshack.us/img215/5606/bragay.png"]http://img215.imageshack.us/img215/5606/bragay.png[/url]

1

Quote from: Bracarix on 31 de March de 2010, 03:22
Caiem-me os argumentos por terra se tenho de explicar, aqui em Lisboa , onde moro há cerca de 50 anos, que nos estatudos do Sp. C. de Braga consta que o equipamento é encarnado e a bandeira é encarnada e branca.
Há alguma lógica nas explicações ja escritas, mas esta do «encarnado» não é nada convincente! >:(

Claro que somos vermelhos e não encarnados.

Ramiro Lopes

Quote from: 1 on 01 de April de 2010, 12:30

Segundo os estatutos do clube somos encarnados.

ARTIGO 5º
EMBLEMA
1 - O Emblema é o da cidade de Braga, sendo composto pelas seguintes cores:
a) Encarnada, a metade esquerda;
b) Branca, a metade direita;
2 - O Emblema tem inscrita a denominação do S.C.B. por extenso.

Retirado dos estatutos que são apresentados no http://www.superbraga.com/clube/informacoes/ (nunca os encontrei na pagina oficial do clube)
Futebol em 3D? É no EMB

1

Quote from: Ramiro Lopes on 01 de April de 2010, 14:06
Quote from: 1 on 01 de April de 2010, 12:30

Segundo os estatutos do clube somos encarnados.

ARTIGO 5º
EMBLEMA
1 - O Emblema é o da cidade de Braga, sendo composto pelas seguintes cores:
a) Encarnada, a metade esquerda;
b) Branca, a metade direita;
2 - O Emblema tem inscrita a denominação do S.C.B. por extenso.

Retirado dos estatutos que são apresentados no http://www.superbraga.com/clube/informacoes/ (nunca os encontrei na pagina oficial do clube)

Então há que mudar isso.
Julgo que os estatutos devem ter sido escrito noutra época (já são antigos) onde se usava mais a terminologia encarnado. Próxima assembleia de sócios espero puder estar presente para propor uma votação para mudar isso dos nossos estatutos.

Jovision

Encarnado?
1º Nem sequer é côr, quando muito é apenas uma referência a algo que tem a côr da carne!
2º Ninguem usa esse termo em Braga!
3º Já chega de sermos dominados pela mentalidade lisboeta e sulista, nós temos uma história ilustre e uma cultura riquissima e digna de orgulho.Temos mais é que nos vangloriarmos disso!
Mas eles tem isto tão bem preparado para durar, que se alguem fala dos Celtas Bracari, já está a ser separatista. Acaso em toda a Europa as regiões não se orgulham das suas tradições, da sua forma diferente de falar? Porque é que em Espanha todas as regiões tem as distintas bandeiras nas janelas, desde Catalães, a Galegos, até Canários, etc, etc?

maroni

Pelo que li na trancrição no livro do Sr Barros Pereira, retirado do original, não diz " encarnado, mas sim VERMELHO"

Mais Norte

Tanto quanto sei já foi alterado:

"...ARTIGO 6º EMBLEMA 1 - O Emblema é o da cidade de Braga, sendo composto pelas seguintes cores: a)  Vermelha, a metade esquerda; b)   Branca, a metade direita; 2 - O Emblema tem inscrita a denominação do S.C.B. por extenso. "...

NightHawk

É normal que tenha estado como "encarnado". Mesmo que no início estivesse como "vermelho", teria sempre sido censurado pela Ditadura e alterado para "encarnado" durante esse período.

Quim

Quote from: NightHawk on 28 de May de 2018, 16:50
É normal que tenha estado como "encarnado". Mesmo que no início estivesse como "vermelho", teria sempre sido censurado pela Ditadura e alterado para "encarnado" durante esse período.
Exacto. Durante o Estado Novo o vermelho estava conotado com os comunistas... Daí o encarnado

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk

Legião

Segundo quem estudou o assunto o Braga nunca foi verde e nunca fomos filial de ninguém, o nosso primeiro símbolo é o que está na minha imagem, penso que jogamos uma vez de verde num jogo contra o Algés, tenho a esperança que um dia a nossa verdadeira história seja contada... até lá andamos a deixar que banalizem a nossa identidade como querem, pior, com a  falta de informação, são os próprios braguistas que alimentam mitos.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Sérgio Gonçalves

Quote from: Old School on 29 de May de 2018, 09:51
Segundo quem estudou o assunto o Braga nunca foi verde e nunca fomos filial de ninguém, o nosso primeiro símbolo é o que está na minha imagem, penso que jogamos uma vez de verde num jogo contra o Algés, tenho a esperança que um dia a nossa verdadeira história seja contada... até lá andamos a deixar que banalizem a nossa identidade como querem, pior, com a  falta de informação, são os próprios braguistas que alimentam mitos.
Essa tua foto é de um jornal de 1924, ora tendo o clube sido criado em 1919 não sei o que prova isso. Segundo o que Barros Pereira (um dos maiores historiadores do clube) escreveu no livro dos 85 anos do clube um dos fundadores indicou-lhe que o Braga equipava de cor verde e branca à imagem do Sporting da época. Do que sei, o Braga nunca foi filial de ninguém.
Sócio nº 2014

Sérgio Gonçalves

Já agora o nosso "primeiro" jogo foi contra o Algés e Dafundo que é verde.
Sócio nº 2014