News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/02

Started by JotaCC, 20 de March de 2010, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga vence Varzim em Jogo-treino


Depois da goleada, por 7-0, sobre o Vianense, na passada quinta-feira, ontem os Guerreiros do Minho voltaram a vencer em jogo treino, desta vez ao baterem o Varzim por 3-1.
Renteria mostrou estar a afinar a pontaria e, depois de ter bisado frente ao Vianense, no jogo com o Varzim inaugurou o marcador, marcando um golo de belo efeito. Depois de receber a bola no centro da área, dominou, rodou sobre um adversário e rematou em jeito, não dando hipóteses ao guarda-redes Marafona.

Este foi o primeiro tento da partida, mas, apesar das muitas situações de perigo criadas pelo Sp. Braga, até ao intervalo não houve mais golos.
Na segunda parte, o Sp. Braga continuou a dominar o encontro, criando diversas ocasiões de golo, com Rafael Bastos, de fora da área, e Mossoró, após a cobrança de um livre, a aumentarem a vantagem para 3-0. Lelo reduziu para o Varzim após um pontapé de canto.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pára, treina e nunca perde

Após a vitória sobre o Rio Ave no sábado, Moisés considerou que a paragem iria ser benéfica para o Braga. Poucos dias depois, foi Mossoró que enalteceu o facto de os arsenalistas terem mais tempo do que o Benfica para preparar o jogo do título. Pela experiência adquirida nas quatro anteriores interrupções do actual campeonato, os dois brasileiros sabiam bem do que estavam a falar.

Para uma equipa que fez da força anímica um dos trunfos principais - começou a Liga Sagres com sete motivadoras vitórias -, longos períodos de inactividade competitiva poderiam quebrar o ritmo. Contudo, até nisso o Braga tem mostrado características de um verdadeiro candidato ao título. Das quatro vezes em que a Liga Sagres registou paragens prolongadas, apresentou-se ao mais alto nível nos jogos do regresso a esta prova, obtendo três vitórias e um empate. Este verificou-se na oitava jornada, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave (1-1), num jogo que significou a primeira perda de pontos da equipa orientada por Domingos Paciência.

Convém, no entanto, sublinhar que, em três das quatro interrupções, o Braga jogou primeiro para outras competições do que para a Liga Sagres. E, também nesse quadro de análise, o balanço é positivo: duas vitórias e uma derrota, esta sofrida em Alvalade (2-1), com o Sporting, para a Carlsberg Cup, após a paragem natalícia. De resto, finda a fase regular da qualificação de Portugal para o Mundial'2010, o Braga foi ganhar à Covilhã (1-0, na Taça de Portugal Millennium) e, depois do play-off da Selecção contra a Bósnia, despachou o Setúbal (3-0), no AXA, para a mesma competição.



O tal penálti


No primeiro fim-de-semana de Setembro surgiu a primeira paragem na Liga Sagres, motivada por mais dois jogos de Portugal na fase de qualificação para o Mundial, com a Dinamarca e a Hungria. O Braga manteve-se firme e, na quarta jornada, foi ganhar aos Barreiros, com golos de João Pereira e Meyong, este num penálti bastante discutido na altura.


Golo polémico

A Selecção Nacional volta a jogar, desta vez com Hungria e Malta, e a Liga Sagres volta a descansar no fim-de-semana de 10 e 11 de Outubro. O Braga regressa à competição no dia 17, na Taça de Portugal, ganhando na Covilhã, e a 24 vai a Vila do Conde empatar. João Tomás abriu o activo, após falta sobre Moisés, e Evaldo restabeleceu a igualdade.


Tranquilidade


O play-off de Portugal diante da Bósnia rumo ao Mundial da África do Sul implica nova interrupção no campeonato, agora a 14 e 15 de Novembro. No fim-de-semana seguinte, os arsenalistas batem o Setúbal por 3-0, na Taça de Portugal, e no dia 30 voltam a ganhar de forma tranquila, desta feita ao Leiria, no AXA, com golos apontados por Paulo César e Matheus.


Natal não afectou

O Braga despediu-se de 2009 com uma vitória em Paços de Ferreira (1-0) e, após as férias natalícias, perdeu em Alvalade para a Carlsberg Cup (2-1), a 3 de Janeiro. Contudo, nem rabanadas nem a derrota travaram o percurso vitorioso no campeonato, pois logo a seguir o Braga recebeu e venceu o Nacional, no AXA, à custa de golos de André Leone e Vandinho.


Matheus e Meyong são os mais esfomeados

Nos jogos do regresso ao activo, os golos do Braga repartiram-se por vários jogadores, mas dois deles mostraram-se particularmente esfomeados pela bola. São os casos de Matheus e Meyong, que marcaram dois golos cada um após as paragens. Logo na primeira interrupção, Meyong marcou o golo decisivo ao Marítimo e, na segunda, foi Matheus a assumir preponderância com um golo apontado aos 90 minutos contra o Covilhã (1-0), na Taça de Portugal. Em Novembro, as competições internas pararam novamente, desta vez por causa do play-off para o Campeonato do Mundo, e quando voltaram, Meyong facturou um golo ao Setúbal (3-0, na Taça) e Matheus molhou a sopa por uma vez ante o Leiria (2-0), na Liga Sagres.



Renteria é uma seta apontada ao Benfica

Um golo, uma mão-cheia de oportunidades para marcar e um sem-número de pormenores interessantes permitiram a Renteria responder à altura ao bis obtido por Meyong, quinta-feira, no jogo-treino com o Vianense. A condição física do internacional colombiano, que chegou a Braga em Janeiro, melhora a cada dia que passa, e isso ficou bem patente no particular que os arsenalistas venceram (3-1), ontem, ao Varzim. O avançado foi dos mais activos e arrancou vários aplausos aos adeptos, que exultaram quando este abriu a contagem aos 35', num lance em que revelou tudo o que se pretende num atacante: capacidade para segurar a bola de costas para baliza, rodar com rapidez e rematar de forma indefensável.

Tal como se espera que aconteça no Estádio da Luz, Renteria começou o jogo com o Varzim sozinho no ataque. O avançado tem praticamente garantida a titularidade contra o Benfica e só um imprevisto - ou uma grande surpresa - o deverá atirar para fora da equipa. Se nada de anormal suceder até sábado, então será a segunda vez que o colombiano iniciará um encontro esta temporada, depois de ter conquistado o lugar a Meyong no encontro contra o Rio Ave, no qual até efectuou a assistência para o golo de Madrid. Completamente ultrapassado está o caso da mala Louis Vuitton, que lhe custou um lugar no onze contra o Belenenses, ao qual apontou o seu primeiro tento esta época.



Duas partes, dois sistemas a pensar nos encarnados

Embora alguns dos presumíveis titulares tenham ficado de fora, o jogo-treino com o Varzim foi uma espécie de ensaio geral para o embate com o Benfica. Por isso, Domingos Paciência fez várias experiências, distribuindo a equipa no habitual 4x2x3x1 na primeira parte e no inovador 4x4x1x1, que já havia utilizado contra o Olhanense, na segunda. Curiosamente, foi neste período que os arsenalistas, por Rafael Bastos (56') e Mossoró (66'), marcaram dois dos golos com que derrotaram (3-1) o Varzim, que só reduziu aos 81', por Lelo. Diogo Valente foi o lateral-esquerdo de serviço, enquanto Vandinho entrou uns minutos... para central.



Procura de bilhetes para a Luz abrandou


Sexta-feira foi um dia calmo na procura de bilhetes para o jogo com o Benfica, marcado para dia 27. Pouco mais de 200 ingressos saíram ontem das bilheteiras arsenalistas, pelo que ainda restam cerca de mil para os sócios que queiram acompanhar o Braga ao Estádio da Luz.



Regresso ao trabalho apenas na segunda-feira

O plantel do Braga goza hoje o primeiro de dois dias de folga concedidos por Domingos Paciência, que amanhã assistirá tranquilamente à final da Taça da Liga, na qual estará presente o Benfica, próximo adversário dos arsenalistas na Liga. Segunda-feira volta-se ao trabalho.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga




Minhotos ganham 3-1 ao Varzim
Depois da goleada (7-0) ao Vianense, o Sp. Braga venceu ontem o Varzim (Honra), por 3--1, em mais um ensaio para manter a forma, antes da deslocação ao Estádio da Luz, para defrontar o Benfica (27 Março).

Rentería, aos 35', Rafael Bastos, aos 56', e Mossoró, aos 66', apontaram os golos dos arsenalistas. Lelo (81') apontou o golo dos poveiros. Numa altura em que o centro do ataque suscita dúvidas a Domingos Paciência, o colombiano Rentería voltou a mostrar-se com golos e uma exibição superior. Diga-se que, na véspera, o papel de protagonista coube ao principal concorrente de Rentería, o camaronês Meyong, autor de dois golos na vitória por 7-0 ao Vianense.

Leone, Paulo César, Matheus e Evaldo recuperam de lesões musculares, enquanto Leone fez gestão de esforço. O plantel folgará dois dias mas tem ordem para ver na televisão o jogo do Benfica, para a Taça da Liga.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Rodriguez vai entrar no eixo

Peruano embala para o regresso à titularidade na deslocação à Luz. Afastamento de Leone, por lesão, ajuda a abrir a porta do onze ao central. Último jogo completo foi na 19.ª jornada.

O peruano Rodriguez está na pista do regresso à titularidade, admitindo-se que a entrada do central no onze que vai actuar na Luz já será um dado praticamente adquirido no pensamento do técnico Domingos Paciência. A lesão que tem afastado Leone dos exercícios do plantel contribuirá para essa inclinação do treinador, mas outro pormenor aponta à mesma ideia: o defesa teve oportunidade de retomar a presença em competição no último jogo, como Rio Ave, apresentando uma condição física à dimensão das exigências que os 35 minutos de utilização nessa partida lhe impuseram.

Rodriguez evolui ainda à procura do regresso a um plano de forma mais ideal à presença no onze titular, mas é declaradamente uma opção no painel de soluções para o eixo defensivo do Sp. Braga, e quando se desenha no horizonte dos minhotos o encontro no Estádio da Luz, a consolidação de Rodriguez como fortíssimo candidato ao alinhamento inicial oferece a Domingos um motivo de tranquilidade. Com o peruano às ordens, o técnico pode manter uma dupla rotinada nas campanhas do Sp. Braga, sempre com Moisés no quadro dos centrais titulares, o brasileiro que é o reconhecido patrão do sector.

A BOLA