News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM -- Sinais de sucesso

Started by cardoso, 18 de October de 2006, 17:36

Previous topic - Next topic

cardoso

Às vezes, por detrás de pequenos pormenores escondem-se verdades muito significativas. Há dias reparei num quiosque numa caderneta de cromos para uma colecção de jogadores da Liga portuguesa. Tal colecção é editada por uma multinacional da especialidade. Para a capa da edição portuguesa foi escolhido um tema que nada tem de original: uma montagem de fotos com um jogador de cada clube dito "grande". Mas o que me chamou a atenção foi o facto de, desta vez, não aparecerem na capa três jogadores mas sim quatro! Bem no meio dos representantes dos tradicionais Porto, Sporting e Benfica lá aparece o jogador do Sporting Clube de Braga! Trata-se de uma simples caderneta de cromos mas este facto tem para mim um valor simbólico: é a primeira vez que, declaradamente, vejo o Braga representado entre aqueles três! Aos poucos, estes pequenos sinais vão-se multiplicando; o nosso clube começa a ser encarado de outra forma.
Nós, braguistas, por vezes somos demasiado ansiosos e queremos que tudo aconteça muito depressa. Mas se recuarmos no tempo veremos que não passaram muitos anos desde os tempos em que lutámos para não descer. Por isso, devemos ter mais esperança no futuro e menos ansiedade. Vem isto a propósito das palavras do Presidente Salvador na apresentação das contas da SAD. António Salvador continua a surpreender-me positivamente. Continua a fazer um magnifico trabalho e tem razão em quase tudo o que diz. No entanto, gostava de deixar aqui uma pequena observação: não é assim tão grave que o nosso clube não consiga encher o estádio nem vender as cadeiras todas! Penso que o nosso presidente, neste aspecto particular, talvez pudesse ser um pouco mais positivo: há muito poucos anos a média de assistências no 1º de Maio rondaria os 4 ou 5 mil espectadores. Se essa média subiu para os 12 mil, penso que é uma boa evolução que nos pode deixar esperançados em relação ao futuro!
Outro sinal claramente positivo em relação ao futuro do Braga é a forma como os clubes ditos "grandes" e os seus adeptos nos encaram. Cada vez mais o Braga deixou de ser visto como a filial seja de quem for. Este argumento tem servido apenas para alguma comunicação social que persiste agarrada ao passado, confundindo os vários tons de vermelho. Nota-se mesmo em alguma desta comunicação social "passadista" e retrógrada uma vontade crescente de, ao nível da opinião, atacar com todas as armas o S. C. de Braga. Houve até quem dissesse, com todo o saber feito não sabe de quê, que o Braga não tem adeptos; uns são benfiquistas, outros são sportinguistas e há ainda um ror de portistas. Portanto, bracarenses puros, é coisa que não existe. Uma opinião como esta só pode suscitar motivos de regozijo: por um lado é divertido ler graçolas como esta. Tem piada sim senhor! Os moços do Gato Fedorento que se cuidem com esta concorrência. Por outro lado (e muito mais importante) é bom ler estas opiniões porque elas demonstram algo de muito significativo para nós: o Sporting Clube de Braga já ameaça os tais "grandes". Nós já somos alvo de preocupações e uma opinião tão desesperadamente radical como aquela só vem sublinhar a relevância que o Sporting Clube de Braga adquiriu.
Temos, em conclusão, motivos mais que suficientes para sonhar com um futuro risonho: cada vez mais adeptos, um bi-clubismo em agonia, contas com uma saúde de fazer inveja aos "grandes" e uma comunicação social preocupadíssima connosco. Bem-hajam, portanto os nossos maledicentes por nos lembrarem o valor que, realmente, temos.

SimpLe-Kid

Concordo... isso da cardeneta de cromos é um dos exemplos que já começam a ser muitos de como o nosso clube cresceu, por exemplo num programa da RTPN à quinta, ao falar das contas dos clubes portugueses disseram "Agora vamos falar das contas dos 4 grandes...", claro que se referiam ao SCB, e isso enche um braguista de orgulho porque é o reconhecimento do nosso valor.
Quanto às assistências, para mim a culpa é do SCB das baixas assistências, pois deve ser o clube ir ao encontro dos cidadãos e não o contrário, porque nem toda a gente tem a mesma paixão como nós por futebol e pelo SCB, e claro ao SCB cabe-lhe alimentar e atrair os habitantes de Braga para "juntarem" ao SCB e isso não se faz apenas pedindo.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

BRAGA FOREVER

Grande Cardoso!

Valeu a pena o pedido que te fiz.Não deixas-te passar a oportunidade de fazer uma "achegazinha" ao anormal do Joel Neto.

Parabéns e obrigado!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

cardoso

Quote from: BRAGA FOREVER on 18 de October de 2006, 18:07
Grande Cardoso!

Valeu a pena o pedido que te fiz.Não deixas-te passar a oportunidade de fazer uma "achegazinha" ao anormal do Joel Neto.

Parabéns e obrigado!
;)

cardoso

Quote from: SimpLe-Kid on 18 de October de 2006, 18:06
Concordo... isso da cardeneta de cromos é um dos exemplos que já começam a ser muitos de como o nosso clube cresceu, por exemplo num programa da RTPN à quinta, ao falar das contas dos clubes portugueses disseram "Agora vamos falar das contas dos 4 grandes...", claro que se referiam ao SCB, e isso enche um braguista de orgulho porque é o reconhecimento do nosso valor.
Quanto às assistências, para mim a culpa é do SCB das baixas assistências, pois deve ser o clube ir ao encontro dos cidadãos e não o contrário, porque nem toda a gente tem a mesma paixão como nós por futebol e pelo SCB, e claro ao SCB cabe-lhe alimentar e atrair os habitantes de Braga para "juntarem" ao SCB e isso não se faz apenas pedindo.
É isso. A frase mais antiga de que me lembro aqui no fórum, já dos tempos do João G. Oliveira era "se Maomé não vai à montanha, a montanha tem de ir a Maomé").
Na minha opinião a unica falha da gestão de A. Salvador tem sido o facto de ficar eternamente à espera de Maomé. E, pior ainda, reclamando com Maomé...

Somos Braga!

Muito bem!

Assino por baixo este texto sem alterar uma virgula ao que o cardoso disse.

Eu também sou dos que acham que é melhor um artigo num jornal a "dizer mal" tipo o do nosso amigo Joel do que artigo nenhum. Acho que o pior de tudo é ser ignorados... Se eles dizem mal é porque nós somos importantes, causamos inveja, preocupação...Este tipo de artigos de opinião (tipo o do Joe) são importantes e têm o mérito de fomentar e unir os Braguistas ainda mais, união essa "personificada" neste grande texto do Cardoso.

Assim o Braguismo cresce...e cresce....e cresce.....

Muitos Parabéns.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Manuel Pereira

Mais vale um artigo a dizer mal de nós (ou a apoucar-nos) que não escreverem artigo nenhum... Não podia estar mais de acordo.
Mais vale tentarem agredir-nos (podem tentar mas não conseguem) do que ignorar-nos.
A maldicência e as agressões de que somos alvo fazem com que nos unamos e que fiquemos cada vez mais robustos.
Faz com que o braguismo floresça cada vez mais pelo minho e pelo mundo.
Faz com que os bracarenses e os minhotos percebam que devem ser braguistas e não adeptos de clubes de bairros o freguesias da cidade de Lisboa ou do Porto.
Nós não estamos contra os biclubistas, nós verificamos "apenas" que há cada vez mais braguistas e cada vez menos biclubistas.
Parabéns Cardoso!
Concordo com a generalidade das opiniões expressas  pelos que me precederam.

Saudações braguistas.

braguista365

SPORTING CLUBE DE BRAGA O LYON A PORTUGUESA!

P.S.:[size=150pt]CARDOSO A PRESIDENTE! QUEM ESTÁ COMIGO?[/size]

ZGANDULO

Outra vez CARDOSO?????

Tu não te cansas de escrever bem...Ai o catano?!?

PARABÉNS CARDOSÃO!!! ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Zeus

Cardoso a Presidente
Salvador a 1º Ministro (Para o ano o País estava dar lucro)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Ricard8

Quote from: cardoso on 18 de October de 2006, 18:28
Quote from: SimpLe-Kid on 18 de October de 2006, 18:06
É isso. A frase mais antiga de que me lembro aqui no fórum, já dos tempos do João G. Oliveira era "se Maomé não vai à montanha, a montanha tem de ir a Maomé").
Na minha opinião a unica falha da gestão de A. Salvador tem sido o facto de ficar eternamente à espera de Maomé. E, pior ainda, reclamando com Maomé...

Aqui seria mais se o adepto não vai a pedreira a pedreira tem que ir ao adepto.

;)

Saudações Braguistas

Casimiro_Canhoto

O Cardoso é, na minha opinião, um dos melhores comentadores de futebol que eu tenho visto nos ultimos anos. Observa bem e não tem papas na língua.

Não admira, é das Palhotas! ;D
(Eu também nasci nas Palhotas, apesar de há muito ter mudado para o Bairro da Misericórdia. Aliás, eu não sou bi-clube, sou tri-clube: BRAGA - SOARENSE e BAIRRO DA MISERICÓRDIA).

Gostaria de dar alguma axegas ao que o cardoso escreveu no Correio do Minho.

Mas o que me chamou a atenção foi o facto de, desta vez, não aparecerem na capa três jogadores mas sim quatro! Bem no meio dos representantes dos tradicionais Porto, Sporting e Benfica lá aparece o jogador do Sporting Clube de Braga!
O jogador é o JOÃO PINTO. Isso também teve a sua influência. Mas é notório que o Braga está a ganhar terreno. Ainda outro dia na Bancada Central um ouvinte se referia ao campeonato como tendo 4 candidatos.

Nós, braguistas, por vezes somos demasiado ansiosos e queremos que tudo aconteça muito depressa. Mas se recuarmos no tempo veremos que não passaram muitos anos desde os tempos em que lutámos para não descer.
É verdade sim senhor. Quantos anos estivemos para descer até à última. Quem se lembra daquele jogo com o Chaves, e o golo do Valtinho. E quando perdemos 3-0 no União da Madeira e fomos salvos pelos golos do Carlos Jorge.

No entanto, gostava de deixar aqui uma pequena observação:[/u] não é assim tão grave que o nosso clube não consiga encher o estádio nem vender as cadeiras todas! Penso que o nosso presidente, neste aspecto particular, talvez pudesse ser um pouco mais positivo:
E porque é que ele não põe o preço das cadeiras mais barato? E porque é que os reformados têm que pagar bilhete de sócio?.

Temos, em conclusão, motivos mais que suficientes para sonhar com um futuro risonho: cada vez mais adeptos, um bi-clubismo em agonia, contas com uma saúde de fazer inveja aos "grandes" e uma comunicação social preocupadíssima connosco. Bem-hajam, portanto os nossos maledicentes por nos lembrarem o valor que, realmente, temos.
A comunicação social NACIONAL é tudo um bando de c.... Depois queixam-se que levam no focinho dos sócios... >:(

VIVA O NOSSO BRAGA

ZGANDULO

Quote from: Casimiro_Canhoto on 19 de October de 2006, 11:33
O Cardoso é, na minha opinião, um dos melhores comentadores de futebol que eu tenho visto nos ultimos anos. Observa bem e não tem papas na língua.

Não admira, é das Palhotas! ;D
(Eu também nasci nas Palhotas, apesar de há muito ter mudado para o Bairro da Misericórdia. Aliás, eu não sou bi-clube, sou tri-clube: BRAGA - SOARENSE e BAIRRO DA MISERICÓRDIA).

Gostaria de dar alguma axegas ao que o cardoso escreveu no Correio do Minho.

Mas o que me chamou a atenção foi o facto de, desta vez, não aparecerem na capa três jogadores mas sim quatro! Bem no meio dos representantes dos tradicionais Porto, Sporting e Benfica lá aparece o jogador do Sporting Clube de Braga!
O jogador é o JOÃO PINTO. Isso também teve a sua influência. Mas é notório que o Braga está a ganhar terreno. Ainda outro dia na Bancada Central um ouvinte se referia ao campeonato como tendo 4 candidatos.

Nós, braguistas, por vezes somos demasiado ansiosos e queremos que tudo aconteça muito depressa. Mas se recuarmos no tempo veremos que não passaram muitos anos desde os tempos em que lutámos para não descer.
É verdade sim senhor. Quantos anos estivemos para descer até à última. Quem se lembra daquele jogo com o Chaves, e o golo do Valtinho. E quando perdemos 3-0 no União da Madeira e fomos salvos pelos golos do Carlos Jorge.

No entanto, gostava de deixar aqui uma pequena observação:[/u] não é assim tão grave que o nosso clube não consiga encher o estádio nem vender as cadeiras todas! Penso que o nosso presidente, neste aspecto particular, talvez pudesse ser um pouco mais positivo:
E porque é que ele não põe o preço das cadeiras mais barato? E porque é que os reformados têm que pagar bilhete de sócio?.

A comunicação social NACIONAL é tudo um bando de c.... Depois queixam-se que levam no focinho dos sócios... >:(

VIVA O NOSSO BRAGA

Assim está bem!!! - Custa-te tanto ser normal nos comentários como foste neste???

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Vlad

Não!!! Não!!! Não pode!!!! Com esta não contava eu!! O Fino/Eustáquia/Casimiro_Canhoto é a nossa D. Rosa?!?!?!?
;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Também me parece que é mais pelo João Pinto do que propriamente pelo Braga.  :-\ Mas pronto, ao menos estamos lá!

Mais baratas as cadeiras? Não concordo. As cadeiras não são caras. Só acho que de facto os bilhetes para menores deviam ser mais baratos, mas COM CONTROLO NAS ENTRADAS, que é para os papás chulos não irem coms os bilhetes das crianças. Ou então os tais bilhetes de cor diferente.

100 %!!! Cambada de ***** vendidos!

VIVA O NOSSO BRAGA

VIVA O NOSSO BRAGA!!!!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Casimiro, o meu agradecimento por esses elogios (obviamente exagerados), mas tenho de fazer duas correcção: não é CM mas sim DM.
Outra correcção: eu moro perto das palhotas, gosto muito do pessoal das palhotas mas na verdade sou de Vila Verde, terra onde dizem que só há biclubistas excepto eu, o Zé Gandulo e o Vila Verde ;)

Vlad

Só para acrescentar um comentário a isto do "4.º grande".
NÃO GOSTO!
NÃO GOSTO DE VER O BRAGA CHAMADO DE 4.º GRANDE!
Tudo bem que são sinais algum reconhecimento do crescimento do Braga como clube, mas não me cai nada bem ver o meu Braga apelidado de "grande", muito menos de "4.º".
Como diz a minha mulher e também forista: "3 grandes? que é isso? aqui há 16 grandes, e são as 16 equipas que participam na nossa liga principal". Não há "3 grandes" nem "4 grandes" nem nada disso, há 16 equipas grandes que disputam um campeonato principal. Não sei porquê (ou até sei), mas esta palavra "grande" quando associada a um clube de futebol, conoto-a com ROUBALHEIRA, CORRUPÇÃO, FAVORECIMENTO, PREPOTÊNCIA,  OPORTUNISMO e TUDO DE MAU QUE EXISTE NO NOSSO FUTEBOL.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

cardoso

Concordo, Vlad. Prefiro dizer que o Braga está "ao lado" dos 3 auto-intitulados "grandes".

Freitas

Obrigado Cardoso pelas tuas crónicas. Tu tens o "talento" de transportar A ALMA ARSENALISTA para os teus textos e por isso quando os leio reforço o enorme prazer e orgulho que sinto em ser do SC BRAGA....obrigado...
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Ricardo

Quote from: Vlad on 19 de October de 2006, 14:53
Só para acrescentar um comentário a isto do "4.º grande".
NÃO GOSTO!
NÃO GOSTO DE VER O BRAGA CHAMADO DE 4.º GRANDE!
Tudo bem que são sinais algum reconhecimento do crescimento do Braga como clube, mas não me cai nada bem ver o meu Braga apelidado de "grande", muito menos de "4.º".
Como diz a minha mulher e também forista: "3 grandes? que é isso? aqui há 16 grandes, e são as 16 equipas que participam na nossa liga principal". Não há "3 grandes" nem "4 grandes" nem nada disso, há 16 equipas grandes que disputam um campeonato principal. Não sei porquê (ou até sei), mas esta palavra "grande" quando associada a um clube de futebol, conoto-a com ROUBALHEIRA, CORRUPÇÃO, FAVORECIMENTO, PREPOTÊNCIA,  OPORTUNISMO e TUDO DE MAU QUE EXISTE NO NOSSO FUTEBOL.
Foi exactamente por isso que no texto introdutório em inglês que ajudei a escrever não escrevi essa treta do 4º grande. Parece que é difícil ao pessoal de perceber que nós não somos grandes...

SOMOS ENORMES! ;D
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

2378

não somos "grandes" nem queremos ser, nós somos ENORMES.

Nós e todos os outros clubes que disputam as Ligas, pois não é fácil sobreviver neste enrredo,
onde tudo é cozinhado.

Se me repugna o conceito de 3G, obviamnete que não gosto de ver o meu clube associado a 4G.

Cardoso, não faltam sinais de crescimento, só não vê quem não quer.

manda aí mais crónicas  ;)