News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/03

Started by JotaCC, 17 de March de 2010, 07:32

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vandinho: a força de um desejo



Contagiante a forma como foi engolido pelos colegas. Um mini-jogo intenso, disputado nos limites, golo aqui, golo acolá, Rentería de pontaria afinada para o desespero de Paulão, mas foi Vandinho que colheu os louros, que provocou altas vibrações na pedreira. Só faltou ser levado ao colo, perante tamanha expressão de companheirismo, de quem fez o golo da vitória, mas também que demonstra uma enorme vontade de regressar aos tapetes verdes e entrar nas batalhas.

Vandinho está castigado até ao dia 2 de Maio, mas na capital minhota aguarda-se pacientemente pela resposta ao recurso do castigo. Trinta dias já se cumpriram e cada quinta-feira provoca ansiedade, já que das reuniões do conselho de justiça da Federação Portuguesa de Futebol pode sair o sinal verde aos arsenalistas. Fontes próximas do organismo federativo garantem q ue está para breve, podendo até não passar desta semana. E

Em Braga continuam a sentir-se doses industriais de injustiça em torno de uma sanção dura, vista até como uma tentativa de golpe no equilíbrio emocional e táctico dos arsernalistas. Veja-se até que o Sporting Clube de Braga com Vandinho a comandar as linhas médias havia sofrido apenas seis golos em dezassete jogos, enquanto que sem o vaporizante médio a equipa já encaixou oito tentos em seis desafios e tem demonstrando algumas debilidades nas transições defesa/ata-que.

Certo é que o jogo com o Benfica é o próximo, mas no horizonte o ambiente ainda não adquiriu o peso das grandes noites, de batalhas épicas, mas a sessão de trabalho de ontem não foi apenas um treino. Foi muito mais. Viu-se Rentería em fogo e uma força incomensurável em torno de Vandinho.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Liga Intercalar: Com apatia ao pontapé valeu um dragão Claro
GOLO DO AVANÇADO DO FC PORTO SELOU VITÓRIA FRENTE AO SP. BRAGA

O sentido de oportunidade do avançado Claro bastou para o FC Porto somar mais uma vitória na Liga Intercalar, desta feita ante um Sp. Braga demasiado cauteloso e sem argumentos para incomodar a constante coesão portista.

Uma partida sempre em ritmo amorfo, durante a qual pertenceram aos dragões as melhores, mas ainda assim raras, ocasiões de finalização, e onde só o sentido de oportunidade de Claro, a beneficiar de um ressalto defensivo, foi capaz de pontapear o marasmo a que ontem se assistiu no centro de treinos do Olival.

Incapazes de responder ao ascendente que os portistas apresentaram durante os primeiros 45 minutos, de tal modo que o o guardião profissional Nuno limitou-se a desempenhar funções de apanha bolas, o Sp. Braga reservou para a etapa complementar um ar da sua graça.

Um esforço que trouxe ânimo à partida, pese embora a inconsequência ofensiva que daí tenha resultado e que nunca chegou a colocar à prova o estilo de gestão que os miúdos de Patrick Greveraars patentearam até final.

Nota de destaque para os 59 minutos de bom nível do médio Peterson, o haitiano do Sp. Braga, que mostrou pulmão e maturidade acima da média em jogo. Bem como a agressividade que o lateral Addy, ganês do FC Porto, imprimiu ao corredor esquerdo, ou a objetividade que Guilherme, brasileiro arsenalista, emprestou ao seu miolo.

Dito expulso

Causou surpresa a expulsão de Dito, técnico arsenalista, um par de minutos depois dos portistas terem chegado à vantagem. Uma decisão decerto premeditada, atendendo não só ao pacífico desenrolar da partida como à postura tranquila que o ex-central do FC Porto e Benfica vinha a evidenciar.



Corpo de elite
ESTRUTURA TÉCNICA TEM SIDO UMA DAS RAZÕES DO ÊXITO

Tal como acontecia com as legiões de Júlio César, também nos "Guerreiros do Minho" o general Domingos Paciência não pode viver sem os seus tribunos militares. Todos formam um corpo de elite que continua a fazer avançar uma testa de ponte com o objetivo de conquistar um título inédito na história do clube.

Quem são, afinal, os "oficiais" que acompanham Domingos no estado-maior bracarense nesta saga cuja próxima etapa (Benfica, na Luz) se assume como "o jogo do título"? É este o nosso desafio...

Quando chegou a Braga, Domingos trazia consigo um especialista no treino de guarda-redes (Silvino Morais), mas não tirou o pelouro ao técnico que esteve na sombra de grandes épocas conseguidas por Quim, Paulo Santos e Eduardo. Todos eles guarda-redes que Vital ajudou a chegar à Seleção Nacional.

O último elemento da equipa técnica a chegar foi precisamente um homem da casa: Rui Santos. É ele o preparador físico da equipa, estando por norma sempre ocupado, pois o técnico principal gosta de separar o grupo e diversificar as estações do treino. Santos é natural de Braga e o mais jovem da equipa: tem apenas 33 anos e, curiosamente, começou a trabalhar no... Vitória de Guimarães. A que se seguiu uma experiência ao lado de Paulo Duarte na seleção do Burkina Faso, de onde transitou para a União de Leiria.

O observador

Na equipa técnica bracarense conta-se ainda um especialista na observação de jogos. Rui Vieira trabalhou também com Domingos em Coimbra, depois de ter passado pela Naval 1.º de Maio, e dirige dois colaboradores do clube nesta missão.

É natural da Póvoa de Lanhoso e tem apenas 27 anos. Os seus relatórios são instrumento de trabalho essencial na abordagem aos jogos por parte do Sp.Braga. Trabalho em equipa, sintonia, informação - eis as palavras chaves de uma equipa técnica de sucesso sempre apoiada diretamente por Ricardo Lemos (o homem da comunicação) e em coordenação permanente com o "manager" Carlos Freitas e o responsável pelo departamento de prospeção, Paulo Meneses.



Bilheteiras abertas hoje
INGRESSOS PARA A LUZ A 22 EUROS


Os pouco mais de três mil bilhetes que o Benfica enviou para a cidade de Braga começam hoje a ser vendidos, de manhã, nos locais habituais.

Os ingressos custam 22 euros, o mesmo preço que o Sp. Braga taxou aquando da visita do Benfica ao Estádio Axa, e o custo máximo possível para o tipo de entradas em questão.

Espera-se uma forte procura nas bilheteiras do Axa e do 1.º de Maio e os sócios bracarenses têm ainda a possibilidade de adquirir um pack que inclui a viagem de autocarro no dia do jogo, pelo preço de 37 euros.



RECORD

JotaCC

Leone e Madrid são talismãs do Minho

Diogo Valente e Miguel Garcia são os outros guerreiros minhotos que também se podem gabar de não saber o que é perder pelo Braga. A escassa utilização não permite, porém, retirar conclusões alargadas como nos casos de André Leone e Andrés Madrid. O nome próprio não é só o único ponto de contacto entre dois dos mais experientes jogadores do plantel. Ambos têm características defensivas, suplentes habituais se o plantel estiver todo operacional e primeiras alternativas para as posições que ocupam. Mas o mais curioso é que são autênticos trevos da sorte para Domingos Paciência.

Talismãs de bons resultados, nenhum sabe o que é perder na Liga Sagres. André Leone nos 11 jogos já efectuados, 10 deles como titular. Madrid em nove partidas, cinco de início. E mesmo empates contabilizam apenas dois cada um. Considerável e admirável.

Se o treinador arsenalista tiver qualquer superstição, não deve hesitar em lançar Leone e Madrid sempre de início. Juntos então arrasam qualquer teoria que explique os registos com felizes acasos. Estiveram em campo de forma simultânea cinco vezes esta época. O Braga ganhou quatro, empatou em Setúbal, mas não sofreu qualquer golo. E é no capítulo defensivo que se encontram explicações mais racionais para tamanho feito. Nenhum deles viu entrarem mais de dois golos na baliza de Eduardo. Os outros 12 sofridos foram com outros protagonistas. É justo referir, contudo, que cinco desses golos aconteceram na hecatombe do Dragão. Paulão e Olberdam alinharam nos lugares que hoje pertencem aos dois.

Madrid melhorou claramente o desempenho do sector mais recuado dos arsenalistas. A sua entrada no onze estancou o encaixe de golos, que já se cifrava em quatro jogos consecutivos. Leone também contribuiu para tal, embora já tenha estado em campo contra o Olhanense. É ao lado de Moisés que mais rende e a eficácia na hora de travar os adversários já vem desde o ano passado, ainda que Rodriguez também dê, e bem, conta do recado.

Na Luz, só Madrid tem a certeza que joga. Leone está lesionado e, apesar de a sua recuperação ser certa, deve perder o comboio para Rodriguez. Domingos Paciência não se assusta, até porque já não vai em tradições, tantas foram as que ele próprio quebrou desde que chegou ao Minho em Junho passado.

André Leone | O defesa-central brasileiro tem uma relação tão boa com Rodriguez que parece que faz de propósito para o lançar no onze. Leone lesiona-se sempre que o peruano vai para o banco e não conseguiu ainda fazer mais de seis jogos consecutivos. A sorte é que Rodriguez corresponde à amizade na mesma moeda e também parece fazer questão de devolver o lugar que, aqui e ali, rouba ao colega. São tão parecidos que Rodriguez foi onze vezes titular, apenas mais uma do que Leone, que falhou, por castigo e opção, respectivamente, as duas derrotas arsenalistas esta época: em Guimarães e no Dragão. O jogo mais marcante da época foi, em casa, contra o Benfica: foi expulso ao intervalo por desacatos com Cardozo.

Andrés Madrid | Apesar de só agora estar a ganhar protagonismo, o argentino já foi importante anteriormente. Antes de Vandinho se lesionar, já tinha jogado sete vezes, ainda que duas delas de forma residual. Além de substituto do capitão, foi também sempre primeira alternativa aos problemas que foi tendo Hugo Viana. Como titular, o pior que fez foi empatar em Setúbal, num dia em que o universo arsenalista o tratou como um autêntico D.Sebastião, que vinha para salvar o meio-campo. Agora é intocável e parece caminhar para a forma que, em 2005/06 o consagrou como um dos melhores trincos a alinhar em Portugal e lhe abriu o interesse do FC Porto, só concretizado três anos depois. É o único jogador do plantel que se pode sagrar bicampeão nacional em anos consecutivos.

3 | Lesões que ambos já sofreram esta temporada. Leone não teve nenhuma grave. Madrid sim.

1 | Nenhum é de marcar muitos golos, mas ambos já se estrearam este ano. Leone contra o Nacional. Madrid mais recentemente contra o Rio Ave.

5 | Jogos que Domingos teve de esperar para poder lançar Madrid no lugar de Vandinho e resolver os problemas no meio-campo.

0 | André Leone está em fim de contrato e pode assinar com qualquer outro clube. Há um mês já disse que gostaria de voltar ao Brasil.




Evaldo em gestão para o sprint final


Evaldo e Paulo César voltaram ontem, pelo segundo dia consecutivo, a trabalhar de forma condicionada ao lado do fisioterapeuta Francisco Miranda. Sem que nenhum constitua motivo de grande preocupação tendo em vista o jogo da próxima jornada, ambos estão lesionados e a ser seguidos com atenção. Paulo César padece de uma mialgia recidiva na coxa direita e está parado há quase uma semana. Evaldo sofreu uma entorse traumática no joelho esquerdo e está a ser tratado com todos os cuidados. Afinal, é o jogador de campo com mais minutos somados em toda a temporada: 2790, repartidos por 31 jogos completos em que participou.

O lateral-esquerdo só foi poupado na última jornada da Carlsberg Cup, com o Braga já eliminado. Apesar de estar habituado, pois já na última época foi o maior maratonista da equipa, Domingos quer preservá-lo a esforços desnecessários e fora de tempo, para que se apresente efectivamente a 100 por cento no sprint final desta época, que será sempre histórica para o clube e até pode valer um título nacional.

É pouco crível que Evaldo seja integrado no trabalho normal esta semana, até porque como tem ritmo não precisa de o adquirir a todo o custo.

Já Paulo César inspira mais cuidados, pois o tratamento apressado desta lesão, para que pudesse jogar no Restelo, provocou-lhe uma recaída fatal, que o obrigou a perder a recepção ao Rio Ave.

A asa esquerda do avião minhoto está fora de combate e há espaço para que Diogo Valente e Matheus possam ganhar minutos no jogo-treino de sexta-feira, contra o Varzim. Tiago Pinto, que não está inscrito, também pode alinhar, à semelhança de alguns juniores.



Domingos já é um caso assinalável

A vida de Domingos Paciência vai para o ar na próxima segunda-feira, no terceiro episódio do programa "Vidas", que a RTP estreou recentemente. Ontem, a jornalista Judite de Sousa visitou o Estádio AXA e conversou com o treinador, que ganhou o seu lugar de destaque pela época histórica que está a realizar. Aliás, o programa reporta-se a histórias de pessoas que viveram algo marcante ou que se tornaram notícia por uma razão especial. Domingos pode fazer do Braga campeão.

Guilherme será resolvido na próxima semana

Segurar o médio Guilherme é, como O JOGO já noticiou, prioridade do Braga para a próxima época. Neste momento há 200 mil euros a separar os arsenalistas do Paraíba do Sul, clube brasileiro que detém o passe do jogador. No sentido de encontrar uma solução que permita que o jovem brasileiro se vincule definitivamente ao Braga, está marcada uma reunião para a próxima semana entre António Salvador e José Rubem, presidente do clube brasileiro, que tem já viagem marcada para Portugal a convite do seu homólogo bracarense.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Defesa tem entorse no joelho esquerdo
Evaldo preocupa Domingos



Arrancou em Braga a 'operação Benfica', mas o primeiro treino ficou marcado por uma notícia preocupante para Domingos Paciência. Evaldo, titularíssimo no lado esquerdo da defesa, não vai poder treinar nos próximos dias, devido a uma entorse traumática no joelho esquerdo sofrida durante o jogo com o Rio Ave (1-0), na última jornada da Liga.

Evaldo esta semana só vai fazer trabalho de ginásio, tal como aconteceu ontem de manhã. Mas os médicos dos minhotos acreditam na recuperação integral do defesa antes da deslocação à Luz (27 de Março). "O jogador está em gestão de esforço e a ideia é recuperá-lo bem para ser utilizado frente ao Benfica", explicou um responsável do clube. O defesa brasileiro, de 27 anos, é totalista absoluto no Sp. Braga e na Liga, acumulando 2017 minutos de jogo em 23 jornadas. Só o guarda-redes Eduardo soma os mesmos minutos de jogo no Sp. Braga, o que revela a importância de Evaldo na estratégia de Domingos.

Ausências também notadas no primeiro treino foram as de Leone e de Matheus. O central recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda e Matheus de uma entorse no tornozelo esquerdo. No entanto, ambos os atletas são recuperáveis para a partida com o Benfica. O mesmo acontece com Paulo César, que cumpre no ginásio a última etapa de recuperação de dores musculares na coxa direita.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Ensaio com Vianense quinta-feira

O Sp. Braga vai aproveitar a paragem na Liga para realizar, esta quinta-feira, um jogo-treino com o Vianense, marcado para as 10.30 horas, no Estádio 1.º de Maio.

A sessão poderá ser presenciada por sócios, adeptos e profissionais da comunicação social.

Para sexta-feira está marcado outro jogo-treino, desta feita com o Varzim, a partir das 16 horas, no Estádio Axa.

Ao contrário do previsto, o treino desta manhã decorreu à porta fechada. Os "arsenalistas" preparam o jogo da 24.ª jornada com o Benfica, agendado para o próximo dia 27.


A BOLA

JotaCC

Jesus prefere Eduardo a Romero


O Benfica vai contratar um guarda-redes para a próxima temporada. O titular da selecção nacional é o preferido do treinador. O titular da selecção argentina está no fundo da lista.

Eduardo é o preferido de Jorge Jesus para substituir Quim na baliza do Benfica. O treinador "encarnado" tem o guarda-redes português sob observação desde que o treinou, no Sp. Braga. O número um da selecção nacional tem contrato com os minhotos até 2012, mas na última renovação ficou definida uma cláusula de rescisão de quatro milhões de euros.

Certo é que o Benfica vai avançar para a contratação de um novo guarda-redes. Bola Branca está em condições de revelar que além de Eduardo, Jesus tem referenciados dois brasileiros, Bruno e Felipe, e o argentino Sergio Romero.

Bruno tem 25 anos, 1.91m e é titular do Flamengo, actual campeão brasileiro. Felipe é titular do Corinthians, desde 2007, tem 26 anos e 1.90m. Sergio Romero joga no AZ Alkmaar, tem 23 anos e 1.92m.

O número um dos campeões holandeses é o preferido de Maradona para a selecção da Argentina, mas está no final das preferências do treinador do Benfica. Além disso está avaliado em 5.5 milhões e meio de euros, vai ao Mundial e poderá sair, ainda mais, valorizado.

Romero não é visto, também, como um elemento que se possa tornar indiscutível na equipa. Mustafá, jogador argentino que passou pelo Estrela da Amadora, defende que Romero, apesar da juventude, já é muito conceituado na Argentina. O central diz que Romero "salvou a Argentina em alguns jogos. É muito importante para a equipa. É muito seguro e tem grande agilidade", analisa Mustafá.

RR

david

Mossoró: «Estádio cheio não nos assusta»
TRANQUILIDADE PARA JOGO COM O BENFICA

Mossoró fez esta quarta-feira uma visita à EB1 da Gandra, na freguesia de Ferreiros, e à margem do diálogo com os estudantes referiu que o Sp. Braga não está amedrontado com a visita ao Estádio da Luz.

"Estamos cientes que é um jogo muito importante mas a preparação é igual. Não nos assusta nada o facto de o estádio já estar cheio poque dentro do campo são 11 contra 11 e vai vencer quem estiver melhor", adiantou.

Mossoró relativiza a importância da partida no que ao título diz respeito. "Depois deste jogo ainda há 18 pontos e portanto não vai ser decisivo", frisou.

Data: Quarta-Feira, 17 Março de 2010 - 16:18
RECORD

JotaCC

«Queremos sair da Luz com os três pontos» – Mossoró

O médio brasileiro não está preocupado com o Estádio da Luz ter lotação esgotada para o embate frente aos «arsenalistas». Mossoró assegurou que o objectivo da equipa é conquistar os três pontos.

«Não nos assusta. Em campo vão estar 11 contra 11 e só no final é que vamos ver qual é o melhor. O Braga vai trabalhar para vencer», afirmou Mossoró.

O Sp. Braga venceu o jogo da primeira volta, por 2-0, mas o médio brasileiro realçou que essa partida não interessa: «É passado e já não conta. O presente é mais importante e queremos sair da Luz com os três pontos.»

A partida entre o Benfica e o Braga pode esclarecer a luta pelo primeiro lugar, mas Mossoró não acha que coloque um ponto final na disputa: «Todos os jogos são decisivos. Depois, vamos ainda disputar mais seis partidas, pelo que este jogo não irá decidir nada.»

Antes do jogo com o Benfica, o Sp. Braga ainda vai afinar a máquina ao jogar, na quinta-feira, frente aos Vianenses, no Estádio 1.º de Maio, e na sexta-feira com o Varzim, no Estádio Axa.

RECORD

JotaCC

ABC cumpre hoje o último jogo da fase regular no Flávio Sá Leite, com o Águas Santas    

O ABC defronta esta noite a equipa do Águas Santas, em jogo a contar para a 21.ª jornada da I Divisão Nacional de Andebol.

É o último jogo da equipa bracarense na fase regular a disputar no Pavilhão Flávio Sá Leite, com início às 21 horas.


ANTENA MINHO

JotaCC

Jogos particulares para manter ritmo
FRENTE A VIANENSE E VARZIM

O plantel do Sp. Braga treinou, na manhã desta quarta-feira, à porta fechada, no Estádio Axa.

Evaldo e Paulo César continuam condicionados, mas é provável que consigam recuperar atempadamente para o encontro com o Benfica, agendado para dia 27 no Estádio da Luz.

O clube bracarense vai aproveitar a paragem do campeonato, em virtude da final da Taça da Liga, para realizar dois encontros particulares de modo a manter ritmo competitivo.

Na quinta-feira, as 10.30, haverá dérbi minhoto no Estádio Axa, diante do Vianense. No dia seguinte será a vez do jogo contra o Varzim, às 16 horas.

RECORD