News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/10

Started by Kintaro, 18 de October de 2006, 08:44

Previous topic - Next topic

Kintaro

Sp. Braga parte rumo à Holanda

Sp. Braga parte esta manhã para Alkmaar, na Holanda, onde vai defrontar a equipa local, o AZ, em partida referente à fase de grupos da Taça UEFA.

Nesta deslocação à Holanda, o técnico Carlos Carvalhal não sabe se o guarda-redes Paulo Santos consegue recuperar, por isso parte prevenido com mais dois guardiões, Dani Mallo e Eduardo.

O técnico testa hoje pelas 18h30 as condições do DSB Stadium, em Alkmaar, e poderá explicar meia hora antes, em conferência de imprensa, as ilações retiradas e a ambição da equipa na estreia na fase de grupos.

in ABOLA





A velha casa de Co Adriaanse

Falar do AZ, equipa que amanhã recebe o Braga na primeira jornada da fase de grupos da Taça UEFA, é falar de Co Adriaanse. O treinador, que se sagrou campeão na temporada passada pelo F. C. Porto e que abandonou o comando técnico dos dragões de forma abrupta no início da época, foi o grande responsável pela ascensão do clube de Alkmaar ao topo do futebol holandês.

Adriaanse liderou a equipa entre 2002 e 2005, transformando-a numa espécie de quarta via da "Eredivisie", capaz de ombrear com os gigantes Ajax, PSV e Feyenoord. Apesar de não ter ganho títulos e de ter ficado a um segundo da final da Taça UEFA de 2004/05 (o famoso golo de cabeça de Miguel Garcia deu o apuramento ao Sporting nos derradeiros instantes do prolongamento), o treinador holandês ficou no coração dos adeptos do AZ, que hoje recordam com saudade o excelente futebol praticado pela equipa durante três anos. "Co Adriaanse foi muito importante para o clube. Devolveu-o à ribalta do futebol europeu e abriu a porta a uma revolução estrutural, que teve o ponto alto na construção do novo estádio", afirmou, ao JN, Erik Van Leeuwen, elemento da direcção do clube presidido por Dick Sheringa.

Na última época em que esteve em Alkmaar, antes de rumar a Portugal, Adriaanse trabalhou ao lado de Louis Van Gaal, então director-desportivo, que assumiu o cargo de treinador depois da sua saída. A transição foi tranquila e os bons resultados obtidos na época passada (segundo lugar no campeonato holandês) mantiveram o AZ no bom caminho. Em Agosto, no dia da inauguração do estádio DSB, que sucedeu ao velhinho Alkmeer Hout, Co Adriaanse foi homenageado pelo clube, que deu o seu nome à sala de imprensa do novo recinto. "No 'Fan Center' do novo estádio, também é possível ver muitas fotografias do ex-treinador do F. C. Porto", acrescentou Van Leeuwen.

A verdade é que Van Gaal está a dar continuidade ao excelente trabalho de Adriaanse, aproveitando, igualmente, para relançar uma carreira marcada pelo insucesso nos últimos anos em Barcelona e na selecção da Holanda. Na presente época, o AZ é o única conjunto que ainda não perdeu no campeonato holandês (cinco vitórias e dois empates em sete jornadas), ocupando o segundo lugar, a um ponto do líder Ajax. Os adeptos acorrem em grande número ao estádio DSB e há um ponto assente na cidade. Nem lhes passa pela cabeça que a equipa não ganhe amanhã ao Braga...



A caminho da aventura

O Braga parte hoje de manhã para a Holanda, onde amanhã (19.15 horas) defronta o AZ Alkmaar, em jogo da jornada inaugural da fase de grupos da Taça UEFA. Carlos Carvalhal divulgou ontem a convocatória para o encontro, que inclui 20 jogadores, entre os quais os três guarda-redes do plantel (Paulo Santos, Dani Mallo e Eduardo). A medida é preventiva e poderá ter a ver com a lesão muscular sofrida anteontem por Paulo Santos, que não será suficiente para impedir o internacional português de defrontar o AZ.

As chamadas de Castanheira, Bruno Gama e Irineu são as outras novidades da lista. O médio já recuperou dos problemas físicos que o afastaram do jogo de sexta-feira passada com o Beira-Mar, enquanto o jovem extremo volta aos eleitos, depois de ter estado ao serviço da selecção de Sub-20 que venceu os Jogos da Lusofonia, em Macau. Irineu foi convocado devido à ausência de Nem, que terá de cumprir a suspensão que lhe foi imposta pela UEFA na sequência da expulsão em Verona. O central brasileiro será substituído no onze pelo compatriota Maurício, que alinhará ao lado do capitão Paulo Jorge no eixo da defesa.

O argentino Andrés Madrid, que também treinou anteontem de forma condicionada devido a uma lesão cervical, está à disposição do treinador, que não deverá fazer grandes alterações à equipa que venceu em Aveiro por 3-0, embora seja possível a entrada de mais um elemento para o meio-campo e a saída de uma das três unidades do ataque.

A equipa bracarense chegará a Amesterdão por volta do meio-dia, viajando, a seguir, de autocarro para a cidade de Alkmaar. O treino de adaptação ao relvado e iluminação do novo estádio do AZ está marcado para as 18.30 horas e será antecedido pela habitual conferência de imprensa de Carlos Carvalhal.

Convocados Paulo Santos, Eduardo, Dani Mallo; Luís Filipe, Paulo Jorge, Maurício, Irineu, Carlos Fernandes, Andrés Madrid, Hugo Leal, Ricardo Chaves, Frechaut, João Pinto, Castanheira, Maciel, Wender, Bruno Gama, Cesinha, Zé Carlos e Marcel.

in JN

Arsenalista

Presença lusitana
Emigrantes vão apoiar

Para além das cerca de quatro dezenas de adeptos bracarenses que vão viajar com a comitiva no charter, a equipa minhota deverá contar ainda com o apoio de mais de uma centena de emigrantes, tendo em conta as reservas efectuadas junto do clube holandês, através dos serviços arsenalistas. Em Alkmaar, o Braga terá mesmo um funcionário para ajudar a resolver os problemas de acesso dos emigrantes.


Maurício e Irineu têm treinado sempre juntos
Carvalhal vai usar nova dupla de centrais
A esperada disponibilidade de Paulo Santos e Madrid garantirá uma estrutura sem grandes mexidas, subsistindo a dúvida quanto às funções de João Pinto, que poderá subir no relvado e abrir espaço para a entrada de um médio de maior contenção
LINO DEVESAS

Carlos Carvalhal não terá grandes dúvidas para o embate com o AZ. O treino que hoje terá lugar no DSB-Stadium em nada influirá nas decisões quanto à estratégia, embora subsista a possibilidade de uma ou outra alteração na estrutura para além da provocada pela ausência de Nem, uma vez que, em princípio, tanto Paulo Santos como Madrid estarão em condições de defrontar os holandeses. A substituição do central, obrigatória, poderá ser feita através da entrada do seu compatriota Maurício, aliás a troca mais natural, uma vez que a chamada de Irineu para fazer dupla com Paulo Jorge se afigura menos provável...

Curiosamente, há uma outra situação que merece ser equacionada: a saída de Paulo Jorge e a entrada da inédita dupla Irineu/Maurício. É que nos treinos a que os jornalistas puderam assistir esta foi a solução muitas vezes testada pelo técnico, provavelmente por considerar serem mais compatíveis juntos do que qualquer um destes com Paulo Jorge.

Aliás, Irineu possui muitas qualidades, uma das quais, a velocidade, poderá ser de grande importância para este jogo... No centro do terreno, se se confirmar a presença de Madrid, este terá como parceiro garantido Hugo Leal, restando saber se João Pinto irá completar o triângulo ou actuar mais descaído sobre o flanco direito, abrindo espaço para a eventual entrada de Ricardo Chaves, permanecendo Wender e Marcel no ataque. Certo é que o Braga vai manter o seu sistema habitual: 4x3x3.



Nem traído pelo adutor da coxa esquerda
L.D.

Nem está pode ficar de fora nos dois próximos embates dos bracarenses para as lides domésticas: a deslocação à Naval e a recepção ao Marítimo. O central lesionou-se no adutor da coxa esquerda na sessão matinal de ontem e vai ficar nos próximos dias sob os cuidados do departamento clínico, estando previsto para um dos próximos dias (porventura quinta-feira) exame mais minucioso e concludente sobre a gravidade e extensão da lesão, cujo resultado ditará o período de afastamento da competição do defesa brasileiro, sendo que a sua ausência na viagem à Figueira da Foz é já um dado praticamente adquirido. Nem, sublinhe-se, é o único central arsenalista que regista o estatuto de titular nos oito jogos disputados pelo Braga até esta altura, incluindo os dois confrontos com o Chievo para a Taça UEFA.



Convocados por precaução
Dani Mallo e Eduardo juntam-se a Paulo Santos
Vandinho está disponível, mas não viajou, pelo que o seu regresso à equipa deverá veriificar-se na deslocação à Naval
L.D.

Paulo Santos voltou ontem a treinar condicionado, o que significa que não está totalmente restabelecido da mialgia que anteontem o efectou na coxa direita e, ainda que se espere que o guarda-redes recupere a tempo de defrontar o AZ Alkmaar, por uma questão de precaução o técnico Carlos Carvalhal optou por incluir no rol dos eleitos o outros dois guarda-redes do plantel profissional: Dani Mallo e Eduardo.

Também Madrid, que anteontem surgiu no municipal com uma cervicalgia - que o impediu de participar no apronto com normalidade -, realizou treino condicionado, embora tudo aponte para venha a integrar o onze amanhã. Para além de Nem, castigado, há a registar a ausência de Vandinho entre os convocados, uma vez que o futebolista já se encontra há uns dias refeito da lesão que o afastou da competição desde a fase final da pré-temporada (jogo com o Bétis, disputado a 16 de Agosto), mas ainda há procura da condição física ideal, perspectivando-se que comece a dar o seu contributo à equipa a partir do jogo com a Naval, marcado para a noite da próxima segunda-feira. Pedro Costa, Paíto, Matheus e Davide completam o lote dos futebolistas que ficaram na Cidade dos Arcebispos. Por conseguinte foram convocados os guarda-redes Paulo Santos, Dani Mallo e Eduardo; os defesas Luís Filipe, Paulo Jorge, Maurício, Irineu e Carlos Fernandes; os médios Madrid, Ricardo Chaves, Frechaut, Hugo Leal, Castanheira e João Pinto; e os atacantes Maciel, Bruno Gama, Marcel, Zé Carlos, Wender e Cesinha.

In Ojogo
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva