News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga ataca de David e desafia os gigantes do futebol português

Started by pedropontes, 12 de March de 2010, 09:50

Previous topic - Next topic

pedropontes

Pequeno clube do país liderou a competição por 20 rodadas e, atualmente, é o segundo, um ponto a menos do que o Benfica. Saiba mais sobre ele


Se há um lugar difícil para que David vença Golias, esse lugar é em Portugal, no campeonato nacional. Nas 75 edições passadas, apenas duas vezes o título ficou com equipe pequenas (Belenenses e Boavista). Nas demais, só deu os três gigantes. Tais números dão credibilidade ao trabalho feito pelo Sporting Braga, que ocupa a segunda colocação do certame nacional, com três pontos a menos do que o líder Benfica e oito à frente do Porto, atual tetracampeão.




Divulgação/Divulgação
O Estádio Axa tem capacidade para pouco mais de 30 mil pessoas, a média é menor do que 10 mil

O mérito desse pequeno David chamado Braga ganha ainda mais peso se destacarmos que a equipe esteve na parte de cima da tabela na maior parte do campeonato, só perdendo a condição de líder para os encarnados na 20ª rodada.

Mas qual seria o segredo do sucesso desse clube, sediado numa cidade de pouco mais 170 mil habitantes e que tem apenas um título em 89 anos de história? Segundo o jornalista José Eduardo, editor de esportes do jornal Diário do Minho, de Portugal, a chave é o presidente Antonio Salvador, um empresário da área de construção civil. Ele, há cinco anos no cargo, vem transformando um clube de muita tradição na natação e outros esportes olímpicos em motivo de orgulho da região.



- Temos outros clubes no Minho (uma das províncias portuguesas), como o Vitória de Guimarães, mas nesta temporada o Braga é o destaque. O presidente Antonio Salvador tem participação direta no sucesso, porque vem modernizando o clube desde que assumiu. Hoje, a estrutura é de clube grande, profissional. Não falta nada aos jogadores. Por isso, tem ameaçado os grandes. Desde que Salvador assumiu, a equipe ficou em quarto lugar três vezes e em quinto no ano passado. Isso é muito para um clube do tamanho do Braga. Principalmente porque a folha salarial é muito menor do que a dos três grandes do país. Não saberia nem dizer o quanto - afirmou o jornalista, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM por telefone.


Ampliar Foto Reprodução/record Reprodução/record
Antonio Salvador, empresário da área de construção e presidente do Braga

Um dos méritos de Salvador é a habilidade para fazer negócios. Cercado por uma equipe que observa bem jogadores tanto na Europa quanto em outros continentes, o presidente costuma acertar nas transações. Assim, com um projeto sólido, convenceu jogadores como os meias Hugo Viana, com passagens por Newcastle e Valencia, e Márcio Mossoró, ex-Internacional, a vestirem a camisa do Braga.

- Ele sabe negociar. Vende jogadores por bons preços e depois consegue os mesmos de volta por empréstimo. Muitas vezes sem custo. E contrata bons jogadores que estão perto do fim do contrato. Isso dá uma boa receita, que pode ser revertida em estrutura e contratações. Hoje, o elenco do Braga tem jogadores do Paraguai, Venezuela, Colômbia... e muitos brasileiros, é verdade. Posso destacar Márcio Mossoró, Renteria, Hugo Viana e outros com passagem por grandes clubes, como atacante Adriano, ex-Porto - contou José Eduardo.

A intensidade dos elogios ao talento administrativo do presidente não é a mesma quando o assunto é a relação com a imprensa. Antonio Salvador, o mais novo entre os dirigentes dos clubes da primeira divisão, é avesso às entrevistas. Normalmente, técnico e um jogador falam com a imprensa antes dos jogos. E, quando o momento é conturbado, ninguém dá declarações. O GLOBOESPORTE.COM tentou conversar com o dirigente e com o meia Márcio Mossoró, um dos destaques do time, mas não obteve sucesso.

- Alguns pequenos problemas aconteceram, e o presidente optou por não conversar - disse Ricardo Neves, assessor de imprensa do Braga, por telefone.

Os tais problemas são, na verdade, fruto da suspensão de três jogadores do clube após uma confusão durante um jogo contra o Benfica, pela nona rodada do Português. Os meias Vandinho (três meses), Márcio Mossoró (três jogos) e o zagueiro Ney (dois jogos) foram punidos por se envolverem em uma briga com o atacante Cardozo e o auxiliar-técnico Raul José.


Sporting Braga
Ano de Fundação    1921
Cidade    Braga (177 mil habitantes)
Títulos    1 (Copa de Portugal, em 1966)
Apelidos    Os Arcebispos, Os Arsenalistas, Minhotos e os Guerreiros do Minho
Principais jogadores    Hugo Viana (Ex-Valencia e Newcastle), Márcio Mossoró (Ex-Internacional), Renteria (Ex-Atlético-MG e Porto), Moisés (ex-Flamengo e Cruzeiro) e Meyong.



A diretoria do Braga alega que os jogadores não deveriam ser punidos, porque as agressões não foram relatadas pelo árbitro Jorge Sousa na súmula. Mas a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional bateu o pé e confirmou os ganchos.

Desde então, Salvador fechou ainda mais o clube, dificultando as entrevistas. E declarou guerra ao Benfica, principal rival na briga pelo título, que acabou beneficiado com as suspensões (o time assumiu a liderança no período).

Para dar força ao time, o dirigente abriu os portões do Estádio Axa, construído para a Euro 2004, nos dois últimos jogos da equipe como mandante. Foram cerca de 60 mil pessoas, com uma média de 30 mil por partida (a capacidade é de 30.286 mil). O time venceu ambos, mas ainda assim não recuperar a liderança. Para José Eduardo, se a torcida comprasse a ideia e apoiasse o time com mais frequência, a história poderia ser diferente.




Divulgação/Site oficial
As escolinhas de base trabalham nos campos que ficam ao lado do estádio

- O clube tem 20 mil sócios, mas a média é de 9 mil, 10 mil. As pessoas adoram o Braga na cidade e na região do Minho, mas os jogos são quase todos transmitidos pela televisão. Por isso, a cultura de ir ao estádio não é tão grande aqui. Nos confrontos chaves, contra os times grandes, isso faz a diferença. E o Braga peca um pouco nesse ponto - atestou.



Neste fim de semana, o time tem mais uma chance de ultrapassar os encarnados. A equipe receberá o Rio Ave no sábado. Em um raro canal com a imprensa, o meia Hugo Viana falou sobre a partida e as chances do Braga na briga pelo título.

- Queremos voltar às boas exibições e isso não aconteceu em Setúbal (empate por 0 a 0). Não jogamos mal, mas podíamos ter feito mais. Não vamos pensar no jogo do Benfica antes do jogo com o Rio Ave. Só dependemos de nós próprios para sermos campeões. Faltam oito jogos e tudo podem acontecer - disse o jogador em entrevista à imprensa portuguesa, já citando o encontro contra o Benfica, na rodada seguinte.



A equipe conta também com a força da sua defesa. Após 21 jogos, sofreu apenas 14 gols, a segunda menos vazada do Português.



- É um time muito bem montado pelo técnico Domingos Paciência. Defesa forte, com o xerife Moisés no comando, meias de qualidade e atacantes perigosos. Acho que o Braga brigará pelo título até o fim do certame. Vai incomodar, diz José Eduardo.


pedropontes

Ate no brasil ja se reconheçe o trabalho feito no nosso MAGICO

disco infiltrator

"Pequeno clube do país"....

Quer se queira quer não queira o Braga não é pequeno.Não o digo por ser Braguista, o SCB não é um pequeno clube. Longe disso. É um facto e só aumenta a nossa responsabilidade.

Se o SCB é pequeno o que é uma Naval? Leiria? Paços???

Seria bom que parassem de se referir aos clubes em Portugal como os 3 grandes e os outros pequenos. O SCB não tem a dimensão dos 3 do costume mas está longe de ser um "pequeno clube"


1

Quote from: disco infiltrator on 12 de March de 2010, 14:49
"Pequeno clube do país"....

Quer se queira quer não queira o Braga não é pequeno.Não o digo por ser Braguista, o SCB não é um pequeno clube. Longe disso. É um facto e só aumenta a nossa responsabilidade.

Se o SCB é pequeno o que é uma Naval? Leiria? Paços???

Seria bom que parassem de se referir aos clubes em Portugal como os 3 grandes e os outros pequenos. O SCB não tem a dimensão dos 3 do costume mas está longe de ser um "pequeno clube"



Julgo que és tu que estás no Brasil.

O Braga para uma dimensão brasileira é pequeno e vem de uma cidade pequena. É a única maneira de explicar as palavras usadas nesta noticia.