News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/03

Started by JotaCC, 12 de March de 2010, 07:23

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luís Aguiar na calha para defrontar Rio Ave


Luís Aguiar está quase pronto para ser opção para Domingos Paciência, tendo em vista a recepção ao Rio Ave, amanhã, pelas 19.15 horas, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol.
Depois de ter sido utilizado a titular na deslocação a Setúbal, onde os arsenalistas empataram a zero com o Vitória local, Luís Aguiar lesionou-se e esteve praticamente toda a semana a treinar condicionado, tendo sido reintegrado progressivamente nos treinos em conjunto com o resto do plantel.

Na mesma situação também se encontrava Paulão, sendo que quer o uruguaio, quer o defesa central brasileiro estão agora praticamente recuperados e podem mesmo vir a ser opção para o treinador tendo em vista o jogo de amanhã.
Nos treinos, os dois atletas já participaram sem limitações aparentes, realizando os habituais exercícios com bola, juntamente com o resto do plantel.

Desta forma, não acontecendo qualquer situação estranha e negativa para os atletas, devem receber autorização do departamento clínico do clube para poderem defrontar o Rio Ave.
Assim, e em véspera do jogo com os vilacondenses, de fora dos planos de Domingos Paciência apenas se mantêm o lateral esquerdo Tiago Pinto e o médio ofensivo brasileiro Osvaldo.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Paulo césar baralha as opções

Há um problema a dificultar as escolhas de Domingos Paciência para o jogo com o Rio Ave. No dia em que recebeu a boa notícia da recuperação total de Luís Aguiar, o treinador do Braga foi igualmente informado que Paulo César poderá ter de falhar o encontro com os vila-condenses, numa altura em que até se previa o seu regresso ao onze inicial, depois de ter cumprido castigo contra o Setúbal. Em causa está ainda a lesão muscular sofrida pelo brasileiro frente ao Sporting, a 29 de Janeiro, que volta e meia reaparece - já tinha dado sinais de vida antes do embate contra o Olhanense - e o obriga a trabalhar à parte dos companheiros, tal como sucedeu ontem. A grande temporada que o avançado está a realizar, contudo, levou o técnico bracarense a aguardar pelo treino de hoje, no qual o jogador será submetido a um teste, para tomar uma decisão, não só, em relação à lista de convocados, mas também quanto à equipa titular.

Por enquanto Domingos mantém a esperança de ver Paulo César jogar, mesmo que o problema do avançado não o permita ser utilizado os 90 minutos. A lesão muscular que o perturba aconselha, no mínimo, a uma semana de repouso, tal como sucedeu após o embate com o Belenenses, mas a vontade do jogador em ajudar a equipa nesta fase crucial da época já o levou a fazer alguns sacrifícios no passado. Se o voltar a fazer, até porque ao encontro com o Rio Ave seguir-se-á uma interrupção da Liga Sagres, o brasileiro renderá Luis Aguiar, permitindo a Mossoró regressar ao meio-campo.

Se Paulo César reprovar no exame de hoje, Domingos tem três opções, sendo a mais provável a utilização do mesmo onze que defrontou o Setúbal. Ou seja, com Mossoró à esquerda, onde não consegue ser tão influente como no meio-campo, e Luis Aguiar a mexer os cordelinhos na zona nevrálgica do terreno.

As outras duas são um tanto ou quanto surpreendentes, embora o técnico já as tenha experimentado. A primeira passaria pela aposta em Matheus para o flanco canhoto, relegando Aguiar para o banco de suplentes, onde já se sentou frente ao Olhanense. O brasileiro, contudo, costuma ser a arma-secreta do treinador, que contra o Marítimo preferiu dar a titularidade a Diogo Valente para depois ter alguém para lançar se as coisas não estivessem a correr bem ou, então, para dar a estocada final no jogo. E Matheus tem-se revelado importante neste aspecto, como ficou demonstrado contra o Freamunde, na Taça de Portugal.

2

Anos que, na quinta-feira, foram acrescentados ao contrato que liga Paulo César ao Braga. O brasileiro, que se estreou em Portugal com a camisola do Gil Vicente, em 2000/01, chegou à Cidade dos Arcebispos na temporada transacta e, desde então, já efectuou um total de 57 jogos em todas as competições pelos arsenalistas

5

Golos apontados por Paulo César na presente edição da Liga Sagres. Setúbal, Benfica, Leiria, Sporting e Belenenses foram as vítimas do avançado


Alternativas

Luis Aguiar

É a hipótese mais provável a apresentar por Domingos, embora Mossoró não seja tão eficaz na esquerda como quando actua no meio-campo. A utilização de Luis Aguiar, que não tem velocidade suficiente para jogar nas alas, contudo, a isso obriga

Matheus

A aposta no avançado permitiria a Mossoró jogar na zona nevrálgica do campo e daria maior velocidade ao ataque. A boa exibição contra o Olhanense é um trunfo a favor do "99", embora o técnico perdesse a sua arma-secreta

Diogo Valente

Foi a solução encontrada por Domingos Paciência para colmatar a ausência de Paulo César no embate contra o Marítimo. A utilização do extremo, recrutado esta temporada ao FC Porto, possibilitaria ao treinador bracarense manter Matheus no banco para o que desse e viesse. Tal como na opção anterior, Luis Aguiar seria o sacrificado.



Meyong é o próximo da lista para renovar

Parcialmente renascido das cinzas, depois de ter desaparecido da competição há um ano na sequência de uma operação ao pé esquerdo, Meyong tem presença praticamente garantida no plantel arsenalista da próxima época. O ponta-de-lança encontra-se em fim de contrato, mas renovará muito em breve, decorrendo actualmente negociações bastante avançadas entre o jogador e a SAD do Braga. O pontapé de saída para as conversações foi dado há quase um mês, sinal de que os minhotos contam há muito tempo com o jogador de 29 anos para se estrearem (eventualmente) na apetecida Liga dos Campeões. Envolvido em várias frentes de combate e absolutamente sincronizado com o técnico Domingos Paciência no que diz respeito à projecção da nova temporada, o "manager" Carlos Freitas luta contra o tempo em matéria de renovações, como se verificou recentemente com Paulo César, e já terá chegado a um princípio de acordo com o companheiro de Samuel Eto'o na selecção dos Camarões. Efrain Pachon, o agente de Meyong, não esconde o jogo. "Há interesse de ambas as partes em estender o contrato. Dentro de um mês, tudo estará resolvido. A iniciativa partiu do Braga", confessou.

Alheio a eventuais propostas do estrangeiro, o agente FIFA colombiano quase dá o Braga como garantido no futuro próximo do internacional camaronês. "Está muito feliz em Braga e sente-se bem no clube. Como tem jogado com regularidade e não voltou a sofrer lesões, anda naturalmente satisfeito", assinalou, descartando ao mesmo tempo a possibilidade de Meyong voltar a prestar provas no Al-Wahada, dos Emirados Árabes Unidos, que, em Junho, terá oferecido ao Braga cerca de 1,5 milhões de euros. Ainda a recompor-se da delicada intervenção cirúrgica a que tinha sido sujeito em finais de Fevereiro, Meyong não causou boa impressão e regressou a Braga de livre vontade. "Essa operação até foi sugerida pelo Braga. Ele adora o clube e aprecia muito os seus profissionais", afiançou Efrain Pachon.


Recurso de Vandinho ganha raízes no CJ

Um mês ou até menos era o prazo que o Braga estimava para conhecer o veredicto do Conselho de Justiça (CJ) da FPF sobre o castigo aplicado a Vandinho (três meses de suspensão), na sequência dos incidentes ocorridos na recepção ao Benfica, à entrada para o túnel e já no interior do mesmo, onde o treinador-adjunto benfiquista Raul José disse ter sido agredido pelo jogador brasileiro. Desde que os minhotos apresentaram recurso à pena decidida pela Comissão Disciplinar da Liga, os membros do CJ já se reuniram por três vezes e, até ao momento, nada, nem sequer um sinal de esperança. Já lá vai mais de um mês, o que significa que dificilmente será "libertado" para os jogos seguintes, frente ao Benfica e ao Guimarães. Com sintomas de uma lombalgia, o centrocampista trabalhou ontem com alguns cuidados e à parte do grupo, com o ânimo possível. Sem ele, o Braga não está irreconhecível, mas tornou-se mais tenro.



Braga é o pequeno David do futebol português

Começam a faltar cantos no mundo onde não se fale da campanha do Braga. Atento ao futebol português, o site brasileiro globoesporte comparou o fenómeno arsenalista à figura bíblica de David e destacou a influência do presidente António Salvador.

Paulão e Luis Aguiar prontos a utilizar

Finalmente refeitos dos respectivos problemas físicos, o central Paulão e o médio Luis Aguiar juntaram-se ontem ao grupo, trabalhando sem restrições, e deverão entrar na convocatória para o jogo com o Rio Ave. O segundo poderá mesmo alcançar a titularidade.


O JOGO

JotaCC

Rui Lourenço deve regressar ao ABC

O ponta-direita Rui Lourenço deverá estar de regresso ao ABC, na próxima época. Nascido para a modalidade no pavilhão Flávio Sá Leite, onde começou a jogar aos 11 anos, passou os últimos três no ISAVE (um) e no Maria Balaio (dois), devendo nas próximas temporadas voltar a vestir a camisola do ABC, clube com o qual ganhou dois campeonatos e disputou uma final da Taça Challenge. Rui Lourenço, 25 anos, está a fazer um grande campeonato da II Divisão, com uma média de 8,2 golos por jogo, tendo já tido alguns contactos no sentido de efectivar o regresso ao clube bracarense.


O JOGO

JotaCC

Ex-goleador dos dragões tem mais um ano de contrato com o Braga
Domingos só fala no fim da época



Domingos só pensa no Sp. Braga. O treinador é forte hipótese para substituto de Jesualdo Ferreira, mas apenas concede analisar novas propostas de trabalho depois de concluído o seu trajecto nos minhotos, na presente temporada.

O já noticiado interesse do Sporting e a aproximação dos dragões ao seu antigo goleador não alteram o estado de espírito do técnico que ainda acalenta esperanças de chegar ao título nacional: o Sp. Braga está a três pontos do líder Benfica e há oito jornadas a disputar na Liga.

Aliás, Domingos já revelou a sua impaciência para perguntas que visem o seu futuro próximo, promovendo, acima de tudo, a estabilidade no grupo de trabalho dos minhotos. O antigo avançado do FC Porto tem ainda um ano de contrato com os arsenalistas, mas a proximidade entre Pinto da Costa e António Salvador poderá ser decisiva num eventual negócio.

Contudo, ao que o CM apurou, o princípio de acordo entre FC Porto e André Villas-Boas, que terá afastado o técnico da Académica de um contrato com o Sporting, ainda vigora, sendo o antigo adjunto de José Mourinho outra das possibilidades em carteira para os actuais tetracampeões nacionais.

Algo é certo: o tempo de Jesualdo Ferreira no FC Porto terminou e, com o professor, seguirão também muitos dos jogadores do actual plantel azul-e-branco...




CORREIO DA MANHA


Olho Vivo


JotaCC

Benfica-Braga joga-se a 27 de Março


Na 1ª volta em Braga a festa foi dos jogadores bracarenses Foto: Getty Images
Benfica e Sporting de Braga, os dois primeiros classificados da Liga portuguesa de futebol, defrontam-se a 27 de Março, sábado, num jogo já considerado com o do título. As alterações à jornada 24 foram hoje anunciadas pela Liga de clubes.

À entrada para a jornada 23, o Benfica lidera com mais três pontos do que o Braga. Independentemente do que aconteça, vão manter-se nos dois primeiros lugares.

A ronda 24 vai abrir com a visita do Sporting ao reduto do Marítimo, a 26 de Março, e fechar com a recepção do Belenenses ao tetracampeão nacional FC Porto, terceiro da tabela, a 28 de Março.

O calendário completo da 24ª jornada é o seguinte.

Sexta feira, 26 Março
Marítimo - Sporting, 20:15

Sábado, 27 Março
Vitória de Guimarães - Académica, 18:00
Benfica - Sporting de Braga, 20:15

Domingo, 28 Março
Rio Ave - Olhanense, 16:00.
Leixões - Naval 1 de Maio, 16:00.
Vitória de Setúbal - Nacional, 16:00.
União de Leiria - Paços de Ferreira, 18:00
Belenenses - FC Porto, 20:15

RTP

JotaCC

«Vandinho está muito desmotivado» - Domingos

O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, reiterou que o Conselho de Justiça já se devia ter pronunciado sobre o recurso dos minhotos referente aos castigos aplicados a Vandinho e Mossoró, considerando que o primeiro está a passar por uma situação muito difícil e «injusta».

«Já devia ter sido comunicado se o recurso tem efeito ou não. Nesta altura é uma situação muito injusta para o Vandinho continuar a trabalhar desta forma. Está muito desmotivado», soltou Domingos, lançando ainda uma crítica a Raul Jos, treinador adjunto de Jorge Jesus no Benfica: «quando um treinador apresenta queixa de um jogador, é uma situação muito feia no futebol».

Os rumores sobre uma possível mudança para o FC Porto no final da temporada voltaram a ser comentados pelo técnico bracarense. Domingos pede respeito pelos colegas «que estão no activo» e considera que a intenção destas notícias é só uma: destabilizar o Sp. Braga.


Rodríguez e Miguel Garcia de volta para recepção ao Rio Ave

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, conta com dois reforços para a recepção ao Rio Ave, a contar para a 23.ª jornada da Liga. Rodríguez e Miguel Garcia voltam a ser opção após ausência por lesão.

Em caminho inverso do duo, Paulo César não recuperou a tempo e acaba por ser a grande «baixa» da com os vilacondenses devido a uma mialgia na região posterior da coxa direita, tendo efectuado tratamento e ginásio durante o treino desta sexta-feira.

Paulão também tinha sido dado como recuperável para o encontro de sábado, mas continua com uma entorse no tornozelo esquerdo e tem reintegrado de forma progressiva nos trabalhos do plantel arsenalista, assim como Olberdam, também indisponível para Domingos por motivos físicos (traumatismo na grade costal esquerda).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas:Filipe Oliveira, Miguel Garcia, Moisés, André Leone, Rodríguez e Evaldo;

Médios: Andrés Madrid, Hugo Viana, Diogo Valente, Luís Aguiar, Mossoró e Rafael Bastos;

Avançados: Alan, Matheus, Meyong, Rentería e Adriano.


A BOLA

JotaCC

Rodriguez e Miguel Garcia regressam frente ao Rio Ave

Os regressos de Rodriguez e Miguel Garcia são as principais novidades dos convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Rio Ave, sábado, em jogo da 23ª jornada da Liga Sagres.

O defesa central peruano está de volta aos eleitos do treinador Domingos Paciência, completamente recuperado da lesão que o afastou dos relvados nas últimas semanas.

Miguel Garcia, defesa direito contratado em Janeiro ao Olhanense, também voltou a ser chamado pelo técnico "arsenalista", igualmente após recuperar de uma lesão.

De fora dos convocados ficaram o defesa central norte-americano Gale e o médio brasileiro Guilherme, jogadores ainda juniores que Domingos chamou para a deslocação a Setúbal (0-0), na 22.ª jornada.

Paulo César, Paulão, Olberdam, Osvaldo (todos lesionados) e Vandinho (ainda suspenso), não podem ser opção para o jogo com a equipa de Vila do Conde.

O Sporting de Braga ocupa a segunda posição, com 52 pontos, a três do líder Benfica, enquanto o Rio Ave é 9º, com 28.

O jogo tem início às 19:15 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.


Lista de convocados:


Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, André Leone, Rodriguez, Miguel Garcia.

Médios: Madrid, Hugo Viana, Mossoró, Rafael Bastos, Luís Aguiar.

Avançados: Alan, Meyong, Diogo Valente, Renteria, Matheus, Adriano.



Domingos Paciência considera muito importante recepção ao Rio Ave

O treinador do Sporting de Braga considerou esta sexta-feira de vital importância a recepção ao Rio Ave, sábado, em jogo da 23ª jornada da Liga Sagres, para a equipa minhota continuar a lutar pela liderança,

"Pela fase em que estamos, temos a consciência de que é muito importante ganhar se queremos continuar a lutar pela liderança. Também sabemos que é cada vez mais difícil porque as equipas colocam cada vez mais dificuldades. Temos de fazer muito e bem, sábado", analisou Domingos Paciência.

A equipa minhota já defrontou o Rio Ave duas vezes esta época: para o campeonato, empatou em Vila do Conde, e, para a Taça de Portugal, foi eliminada após a marcação de grandes penalidades, em casa.

"Da última vez [Taça de Portugal], não fizemos um bom jogo, muito pelo que aconteceu na véspera, em que saíram os castigos do Vandinho e do Mossoró, e não nos conseguimos alhear disso", recordou o técnico.

O técnico disse esperar sábado "um jogo diferente" e prometeu "uma equipa mais ofensiva e um jogo mais conseguido", elogiando o adversário: "É uma equipa bem organizada e bem orientada".

Domingos Paciência assegurou que a equipa não está já a pensar no jogo com o Benfica, da jornada seguinte, e recusou a ideia de cansaço na equipa da Luz.

"Não creio. Quando há condições financeiras para fazer um plantel, ele tem que ser equilibrado e tem de ter dois grandes jogadores por posição, porque equipas como o Benfica, FC Porto e Sporting participam em muitas provas e têm que estar preparadas para isso. Não é por aí que esperamos alguma quebra", disse.

O treinador não quis dizer se considera possível ainda perder a segunda posição, dada a vantagem (oito pontos) sobre o terceiro classificado (FC Porto), mas admitiu que "nesta fase" exista a "preocupação" de olhar para o primeiro e para o terceiro classificados.

Ainda sobre o FC Porto e as notícias que o dão como provável sucessor de Jesualdo Ferreira, pediu "respeito" e disse que [essas notícias] "levam a pensar que há segundas intenções".

"Repito o que disse a seguir ao jogo com o Setúbal [a propósito do alegado interesse do Sporting]: tem de haver respeito. Há objectivos a conseguir pelos treinadores no activo e essas notícias levam a pensar que há segundas intenções... Mas a mim não me desestabilizam, cresci no futebol, desde os 17, 18 que sou profissional", avisou.

Domingos considerou também que o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol já devia ter decidido o recurso interposto pelo clube ao castigo de Vandinho.

"Pela equipa, mas sobretudo pelo Vandinho porque há uma esperança que o castigo possa ser reduzido, mas ele está muito desmotivado, é uma situação ingrata", disse, criticando ainda a atitude de Raul José, treinador adjunto do Benfica, cuja queixa originou o castigo.

"Um treinador apresentar uma queixa contra um jogador é uma situação muito feia no futebol", apontou.

O jogo com o Rio Ave tem início às 19:15 de sábado, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.

O JOGO

JotaCC


Rodriguez e Miguel Garcia aptos para defrontar Rio Ave


Rodriguez e Miguel Garcia recuperaram das lesões e estão na lista de convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Rio Ave, sábado, em jogo da 23ª jornada da Liga de futebol.

O defesa central peruano está completamente recuperado da lesão que o afastou dos relvados nas últimas semanas.

Miguel Garcia também voltou a ser chamado pelo técnico "arsenalista", igualmente após recuperar de uma lesão.

De fora dos convocados ficaram o defesa central norte-americano Gale e o médio brasileiro Guilherme, jogadores ainda juniores que Domingos chamou para a deslocação a Setúbal (0-0), na 22ª jornada.

Paulo César, Paulão, Olberdam, Osvaldo (todos lesionados) e Vandinho
(ainda suspenso), não podem ser opção para o jogo com a equipa de Vila do Conde.   

O treinador dos bracarenses, Domingos Paciência, naturalmente que quer ganhar ao Rio Ave, mais um "jogo importante", numa senda "cada vez mais difícil" na luta pela liderança.

A lista de convocados de Domingos é a seguinte.

Guarda-redes - Eduardo e Kieszek

Defesas - Evaldo, Filipe Oliveira, Moisés, André Leone, Rodriguez, Miguel Garcia

Médios - Madrid, Hugo Viana, Mossoró, Rafael Bastos, Luís Aguiar

Avançados - Alan, Meyong, Diogo Valente, Renteria, Matheus, Adriano


Domingos quer ganhar ao Rio Ave

O treinador do Sporting de Braga realça a importância do próximo jogo para continuar a lutar pelo título e revela que espera cada vez mais dificuldades postas pelos adversários


RTP