News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga cidade - Braga clube

Started by duke, 03 de March de 2010, 17:14

Previous topic - Next topic

duke

Acho que este tópico é de interesse para o futuro.

Não há dúvida nenhuma que a grande maioria dos adeptos do SC Braga, digamos que 95% pelo menos, vivem ou nasceram em Braga (cidade ou município) ou perto de Braga, e é por essa razão que apoiam o SC Braga.

Também é em Braga que o clube SC Braga tem os seus grandes apoios institucionais, Câmara Municipal e não só.

No entanto, vemos por aqui que há braguistas que são de Guimarães (também haverá o contrário), de Famalicão, Barcelos, Vila Verde, etc, e não dos clubes que há nessas cidades ou vilas. São minoritários, mas há, e não são menos braguistas por isso, talvez até se possa dizer que para eles era mais difícil serem do SC Braga. Embora façam cair um pouco por terra aquela máxima de "apoia o clube da tua terra".

Penso que será difícil o Braga conquistar adeptos em Lisboa, Porto, ou Coimbra, Setúbal, etc. Mas se os resultados, digamos, na próxima meia dúzia de anos, continuarem a ser muito bons, pode granjear simpatias e adeptos, não só Munho, como el alguns pontos de Trás os Montes ou da Beira Alta.

A reflexão é esta: deveremos continuar a associar o SC Braga só praticamente a Braga? Ou devemos diminuir essa componente "bairrista" para tentar penetrar noutros locais?

Gostava de saber opiniões.

jaimeh

O Porto debateu-se com essa questão nos anos 70 e foi pela mão de Pedroto que deixou de ser um clube de província! Claro que se o Braga começar a crescer (títulos e consolidação de uma posição nos 4 1ºs), isso vai acontecer naturalmente.
Também achava engraçado, se cada 1 dissesse porque motivo é do SC Braga, desde quando e onde nasceu e mora actualmente para se poder relacionar com o facto de ser braguista!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Gambit

Essa lógica vai contra a daqueles que criticam aqueles que são dos 3 do costume, sendo de Braga...

João Pedro

Quote from: Gambit on 03 de March de 2010, 17:28
Essa lógica vai contra a daqueles que criticam aqueles que são dos 3 do costume, sendo de Braga...

Obviamente.

Cada clube devia ter a sua falange de apoio centrada no concelho/distrito (exceptuando alguns casos pontuais, p.e. pessoal que se deslocou da cidade de origem para outras cidades). Mais do que isso já é apoiar pela lei do mais forte...

1

Quote from: João Pedro on 03 de March de 2010, 17:40
Quote from: Gambit on 03 de March de 2010, 17:28
Essa lógica vai contra a daqueles que criticam aqueles que são dos 3 do costume, sendo de Braga...

Obviamente.

Cada clube devia ter a sua falange de apoio centrada no concelho/distrito (exceptuando alguns casos pontuais, p.e. pessoal que se deslocou da cidade de origem para outras cidades). Mais do que isso já é apoiar pela lei do mais forte...

Concordo totalmente.

Gostaria que Portugal fosse a exemplo dos países desenvolvidos da Europa um país onde as pessoas apoiassem o clube da sua cidade/região.

O Braga tem que se expandir essencialmente em Braga mas também no resto do minho e algumas regiões próximas de trás os montes (tipo Montalegre)

Catarina

Esta questão é ambígua.

Acredito que as pessoas devem ser do clube da sua terra, mas acho que esta justificação serve para criticarmos aqueles com que vivenciamos no dia-a-dia e são de outro clube, e também de certa forma para tentarmos diminuir a segregação que o Braga está sujeito na sua própria cidade...

Se o Braga crescer, como já está a acontecer, se começar a ganhar títulos, respeito dos outros, principalmente da c.s., obviamente vamos querer que outras pessoas de outras cidades comecem a associar-se ao Braga. Pelo menos falo por mim, gostava que o nosso clube tivesse adeptos por todo o lado. Mas lá está, depois é a tal "lei do mais forte".

Nunca gostei do argumento 'sou de clube x porque ganha muitas vezes', mas quem sabe um dia não é ao nosso clube que toca esse argumento...

Anabela

Quote from: Catarina on 03 de March de 2010, 18:02
Se o Braga crescer, como já está a acontecer, se começar a ganhar títulos, respeito dos outros, principalmente da c.s., obviamente vamos querer que outras pessoas de outras cidades comecem a associar-se ao Braga. Pelo menos falo por mim, gostava que o nosso clube tivesse adeptos por todo o lado. Mas lá está, depois é a tal "lei do mais forte".

Eu por acaso não penso assim.
Aliás, faz-me imensa confusão.
No entanto, se isso acontecer é sinal que o SCBraga está a crescer e portanto seria óptimo.
Mas, porque carga de água um alentejano sem qualquer ligação a Braga e ao SCBraga haveria de ser do SCBraga? Só porque ganha? É o que acontece com os 3"porquinhos"  que nós tanto criticamos.

DiogoEA

Quote from: Anabela on 03 de March de 2010, 20:21
Quote from: Catarina on 03 de March de 2010, 18:02
Se o Braga crescer, como já está a acontecer, se começar a ganhar títulos, respeito dos outros, principalmente da c.s., obviamente vamos querer que outras pessoas de outras cidades comecem a associar-se ao Braga. Pelo menos falo por mim, gostava que o nosso clube tivesse adeptos por todo o lado. Mas lá está, depois é a tal "lei do mais forte".

Eu por acaso não penso assim.
Aliás, faz-me imensa confusão.
No entanto, se isso acontecer é sinal que o SCBraga está a crescer e portanto seria óptimo.
Mas, porque carga de água um alentejano sem qualquer ligação a Braga e ao SCBraga haveria de ser do SCBraga? Só porque ganha? É o que acontece com os 3"porquinhos"  que nós tanto criticamos.

Concordo, Anabela. Em Portugal, devíamos ter uma mentalidade como no Reino Unido em que praticamente todos apoiam o clube da sua terra independentemente do poder ou escalão. Prefiro que o Braga cresça mas em Braga mas não me importo de ter alguns adeptos espalhados pelo país. Reforço é que preferia uma mentalidade como a britânica, apesar de o nosso futebol não o permitir...

mágicoBRAGAallez

Respondendo directamente à questão.
Devemos continuar a associar o clube à cidade de Braga e a toda a região do Minho. Mais que isso já não apoio.

Maria

A nossa expansao pode e deve ser fomentada através da criacao e manutencao dos nucleos. Temos em Toronto (Canada), Luxemburgo, Paris, Suica, Albufeira... sei que ha mais mas nao sei onde... Isso serve para aproximar os adeptos que estao deslocados por razoes pessoais/profissionais e de alguma forma perpetuar o braguismo de quem, mesmo nao tendo nascido em Braga, tenha um pai ou uma mae braguista e quica ser tambem um/a braguista.
Ja aqui disse que ha um pub na Irlanda que tem uma vitrine cheia de coisas do Braga, isto porque um grupo de cerca de 40 homens vieram ca de férias, foram a um jogo e agora "seguem" o Braga. Também o Karl queria conseguir a casa do Braga em Dublin. Sao todos irlandeses mas gostam do Braga...
Defendo que quem é de Braga deve ser do Braga. Nao entendo que seja de outra maneira. Assim como quem é de Leiria devia ser do Uniao... Mas sabemos que nem sempre é assim... infelizmente.
A titulo de curiosidade, no ultimo jogo, estavam no estadio alguns ingleses e um deles veio ter comigo e com o Karl. Disse viver na zona de Manchester, mas nao apoia o MANUTD, apoia o Oldham que está praí na 3.a divisao! Ou seja, defende o clube da sua zona e nao é adepto do clube que mais ganha!
GVERREIRA DO MINHO

FIDELIS

Acho que isto não se pode controlar, as pessoas são adeptas de um determinado clube pelos mais vários motivos, ou porque é o clube da sua cidade, ou porque é o clube da cidade onde nasceu, ou porque ganha mais vezes, ou porque é in, ou porque o pai o conduziu a isso, ou porque sim.
O Braga deverá consolidar e fidelizar os adeptos da região antes de tudo, e sem dúvida a grande meta do Braga é ter 30000 adeptos fanaticos no seu estadio em todos os jogos. Quando isso acontecer é porque já estamos no limiar de um clube que a partir dai nunca mais deixará de ser realmente enorme. Só a partir daí o Braga poderá conseguir fidelizar adeptos de outras regiões embora eu também defenda que quem é natural de um determinado local deveria apoiar sem reservas o clube desse local, pois está visto que o futebol gera riqueza, gera notoriedade e quando um clube atinge um determinado patamar todos saem a ganhar ainda que de forma indirecta.

Fidelis Bracara
Braga e Basta

tt

Caros Amigos, a maior parte de vocês não se devem lembrar, mas o que se passa em braga é uma situação que decorre do rápido crescimento da cidade nos ultimos 20 a 25 anos, acontece que a população multiplicou-se por 6, 7 ou 10 e como devem imaginar não se deveu a uma explosão de natalidade na cidade. Braga absorveu pessoas de todos os cantos do país por isso é natural que muita gente não se identifique com o braga ao contrário dos filhos dessas pessoas já nascidas aqui que começam a identificar-se com o braga e que serão cada vez mais no futuro. É uma questão de tempo, eu penso que mais dez anos e a maioria dos bracarenses serão pelo braga. Assim espero e que os resultados desportivos tambem ajudem. eu lembro-me de ir aos jogos no velhinho estádio à 25 ou 30 anos e a média nessa altura era de 5000 agora é quase o triplo mais uns anos e o estádio não vai chegar para tantos GUERREIROS

ABRAÇO

FORÇA BRAGA

Pedro Bala

e este ano ainda temos mais. temos todos sem ser os lampioes e os tripeiros a apoiar-nos. eu tenho um amigo que veio de lisboa viver pra braga e ja é adepto do braga


SOMOS O 4º GRANDE!

splitz

Quote from: SCB_1921 on 03 de March de 2010, 21:29
e este ano ainda temos mais. temos todos sem ser os lampioes e os tripeiros a apoiar-nos. eu tenho um amigo que veio de lisboa viver pra braga e ja é adepto do braga


SOMOS O 4º GRANDE!

bom, no jogo Braga - Benfica, um amigo meu que estuda em Bragança, trouxe com ele para ver o jogo um colega que e braguista natural de Bragança.
Ele não tem qualquer relacionamento com Braga, a família é toda de Bragança, mas parece que em miúdo começou a acompanhar o Braga pela tv, foi um clube que lhe chamou à "atenção" e tornou-se adepto, tem camisolas e tudo de apoio ao Braga, e orgulha-se do seu clube.
Mas pronto eu não sou a pessoa ideal pra falar disso, mas é um caso curioso  ;)
Pessoalmente compreendo, em Bragança não existe grande tradição futebolística para com o clube da terra, por isso não condeno que goste e apoie o enorme  :D

PEDRØ XVI

Quote from: splitz on 05 de March de 2010, 01:43
Quote from: SCB_1921 on 03 de March de 2010, 21:29
e este ano ainda temos mais. temos todos sem ser os lampioes e os tripeiros a apoiar-nos. eu tenho um amigo que veio de lisboa viver pra braga e ja é adepto do braga


SOMOS O 4º GRANDE!

bom, no jogo Braga - Benfica, um amigo meu que estuda em Bragança, trouxe com ele para ver o jogo um colega que e braguista natural de Bragança.
Ele não tem qualquer relacionamento com Braga, a família é toda de Bragança, mas parece que em miúdo começou a acompanhar o Braga pela tv, foi um clube que lhe chamou à "atenção" e tornou-se adepto, tem camisolas e tudo de apoio ao Braga, e orgulha-se do seu clube.
Mas pronto eu não sou a pessoa ideal pra falar disso, mas é um caso curioso  ;)
Pessoalmente compreendo, em Bragança não existe grande tradição futebolística para com o clube da terra, por isso não condeno que goste e apoie o enorme  :D


è natural bragança é igual a braga só tem mais o "ança"  ;D
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

disco infiltrator

Braga tem um potencial enorme para atrair adeptos e fazer crescer os Braguistas em toda uma região. Mas para isso precisa de ter um departamento de marketing bastante activo e precisa de comunicar com os adeptos. Precisa de criar as condições minimas naqueles "estádio".

Braga é uma das cidades mais jovens de Portugal e da Europa. Em Braga muita gente simpatiza com o SCB mas não se sente motivada para ir ao estádio ou para acompanhar futebol, é preciso "trabalhar" essa gente.

Braga é a capital duma grande região que abarca várias cidades que muito dificilmente terão um clube na primeira divisão. Não fará mais sentido uma pessoa de Viana ou de Ponte de Lima apoiar o SCB do que um dos 3 estarolas?? O Clube dos Guerreiros do Minho, o clube que leva o nome de toda uma região? O mesmo para pessoas de Monção, Valença, Esposende, Famalicão etc etc etc

Seria bom que esta Direcção criasse um plano de acção para este campo. Não podemos perder esta oportunidade....

Gambit

Epá, isso de apoiar o clube da terra é uma treta!
Por essa lógica tava eu a apoiar o Mirandela... que nem o relato consigo ouvir!!  :P
Em Roma sê romano, mas conheço um gajo que é de Roma e adepto do Juventus...  :P
Cada um é como cada qual e mais nada!

Carvalhinha

Quote from: Gambit on 05 de March de 2010, 07:56
Epá, isso de apoiar o clube da terra é uma treta!
Por essa lógica tava eu a apoiar o Mirandela... que nem o relato consigo ouvir!!  :P
Em Roma sê romano, mas conheço um gajo que é de Roma e adepto do Juventus...  :P
Cada um é como cada qual e mais nada!

Não é nada treta...
Basta leres o que o disco infiltrator escreveu antes de ti:

Quote from: disco infiltrator on 05 de March de 2010, 04:47
Braga é a capital duma grande região que abarca várias cidades que muito dificilmente terão um clube na primeira divisão. Não fará mais sentido uma pessoa de Viana ou de Ponte de Lima apoiar o SCB do que um dos 3 estarolas??  O Clube dos Guerreiros do Minho, o clube que leva o nome de toda uma região? O mesmo para pessoas de Monção, Valença, Esposende, Famalicão etc etc etc

;D

Gambit

Adepto do Juventus... que bem!  :o

Carvalhinha, esqueceste-te de colocar aquilo do ironic mode on e off...  ::)

pedropontes

Eu nasci em braga e nao troco esta cidade por nada

Desde pequeno ia ao jogos no primeiro de maio com um tio meu, pq o meu pai ja era mais azul e eu tive cumu muitos jovens da minha geraçao uma costelinha azul, mas a uns tempos eu pensei que e uma pura estupidez (para mim) apoiar outro clube sem ser o Magico sempre fui socio do braga e adepto do braga mas tinha aquele lado azul. Hoje ja nao simpatizo com o porto mais nada para que me tar a chatear com um clube que nada me diz? a unica coisa que me fazia ser um pouco portista é que ao longo da minha infancia era so porto porto porto e eu fiquei com um quedazinha azul mas tambem antes azul que vermelho la do sul.

Conclusao, eu cheguei a conclusao o clube pelo qual sofria e pelo qual vale apena ir a todo o lado e o BRAGA porque e o clube da minha cidade e o clube que desde pequeno mais me identifiquei e porque duma vez por todas ta na hora de fazer deste braga um gigante no futebol. So tenho pena que muitos dos jovens de agora que tem uma costela dos mouros e dos lagartos nao chguem a conclusao que vale apena e dignificar e enaltecer o nosso magico braga o resto e palha.

ABRAÇOS E AMANHA LA TAREMOS RUMO A MAIS UMA VITORIA