News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/03

Started by JotaCC, 02 de March de 2010, 07:41

Previous topic - Next topic

JotaCC

Regresso de Madrid apontado ao Bonfim

A aparição de Andrés Madrid, a cem por cento, foi ontem a grande novidade do treino do Sp. Braga, no regresso aos trabalhos dos 'guerreiros' do Minho. O médio argentino, que estava afastado da equipa desde o dia 3 de Janeiro (lesionou-se no jogo com o Sporting para a Taça da Liga), já está recuperado e às ordens do técnico Domingos Paciência, tendo em vista o próximo jogo com o Vitória de Setúbal (sábado, às 21h15).

Se o regresso de Madrid foi uma boa notícia, já a lesão do médio brasileiro Olberdam perto do final do treino, marcou a sessão pela negativa. O jogador ex-Marítimo abandonou o relvado com queixas na zona lombar, mas só hoje será conhecida a gravidade da lesão, na habitual actualização do boletim clínico.

Em recuperação continua o defesa central Rodriguez. O peruano fez apenas corrida e treino condicionado, juntamente com o médio Stélvio, sob a orientação do fisioterapeuta Francisco Miranda. Mas tudo indica que será opção para o Bonfim.
Tam bém o defesa central Moisés trabalhou à parte do grupo, em gestão de esforço, mas a sua utilização, no sábado, contra os sadinos não está em causa.

O mesmo não deve acontecer com Diogo Valente e com Miguel Garcia. O esquerdino recupera ainda de lesão, ao passo que o lateral direito saiu lesionado do jogo com a Olhanense...
Com cerca de duas centenas de adeptos a apoiar, arrancou assim em força a preparação do Sp. Braga para o jogo da 22.ª jornada. Recorde-se que para este jogo, Domingos Paciência já pode contar como médio Mossoró, que está de volta aos disponíveis após ter cumprido um jogo de castigo, frente ao Olhanense.

Entra Mossoró, sai Paulo César. O avançado brasileiro completou uma série de cinco amarelos no jogo de sábado passado, e vai falhar, deste modo, a próxima partida. Ausentes do treino, estiveram Peña e Eduardo, ao serviço das respectivas selecções.
O plantel do Sp. Braga volta a treinar hoje, pelas 10 horas, no complexo do Estádio Municipal.


CORREIO DA MINHO

JotaCC

Olberdam convida Madrid

Mais um problema para Domingos Paciência resolver se a lesão de Olberdam for grave. O médio que veio do Marítimo para tentar fazer esquecer Vandinho foi ontem forçado a abandonar a sessão de trabalho com problemas lombares. Olberdam saiu no carro-maca, devidamente acompanhado e com a mão sobre a zona dorida. Hoje será reavaliado para se saber até que ponto a sua recuperação para o jogo do próximo domingo é viável. Se não for, as portas para o regresso de Andrés Madrid estão completamente abertas. Um convite mais descarado era impossível até porque, neste momento, também Miguel Garcia trabalha de forma condicionada e Filipe Oliveira pode ter de voltar à direita da defesa.

Madrid é que está finalmente recuperado do traumatismo com contusão óssea sofrido no pé direito em Alvalade. Dois meses depois de se ter lesionado, integrou a peladinha sem limitações físicas aparentes, além da natural falta de mobilidade, típica de quem não faz movimentos de quebra há largas semanas.

O argentino é o preferido de Domingos para o lugar de Vandinho desde o começo da época, mas a sua utilização imediata apresenta vários entraves. Desde logo por acelerar uma recuperação morosa num jogador com tendência a sofrer recaídas. Depois por ser natural que Madrid não consiga jogar 90 minutos com intensidade. Por outro lado, oferecer-lhe ritmo em Setúbal e, depois, com o Rio Ave, seria a forma mais indicada de o ter a 100 por cento contra o Benfica, no jogo que pode decidir a época. E nenhum outro conhece tão bem a mecânica do meio-campo como ele, pois esta época já foi quatro vezes titular.

Estas possibilidades estão a ser conjecturadas pelo treinador e dependerão sempre das recuperações de Olberdam e/ou Miguel Garcia. Pode estar em perspectiva uma nova mudança na zona mais recuada da equipa. E esta agrada aos adeptos.


Casa arrombada

A suspensão de Vandinho é a primeira e imediata explicação para o rombo defensivo que assolou o Braga no último mês. De melhor defesa da Europa, os arsenalistas passaram num ápice a segunda melhor... nacional. É verdade que foram os cinco golos do FC Porto a estragar a média, mas sofrer em quatro jogos consecutivos não é normal. Muito pelo contrário. Esta época, e só na Liga Sagres, Eduardo já esteve 360 minutos (entre a quarta e oitava jornadas) e depois 586' (entre a 12ª e a 18ª) inviolável.

A vitória contra o Sporting foi precisamente o último jogo desta última série do titular da Selecção Nacional, a terceira melhor da história do clube. Desde então mudou muita coisa na estrutura defensiva da equipa arsenalista. A perda do trinco é o exemplo mais evidente e O JOGO até já explicou porquê: sem Vandinho, os adversários atacam 30 por cento mais e rematam quase o dobro. Mas a falta de identificação dos quartetos defensivos utilizados também prejudica. Nos quatro jogos de que falamos, nunca Domingos repetiu uma defesa. E, se incluirmos o trinco no figurino da retaguarda, então as alterações (de jogadores ou apenas posicionais) foram 10. Muitas mais do que as aconselháveis numa equipa que fez da arte de bem defender a bandeira principal durante quase toda a temporada.

E se, nas mudanças que opera do meio-campo para a frente, Domingos age muitas vezes por opção, cá atrás a história é diferente. Moisés foi expulso e falhou um jogo por castigo. Leone e Rodriguez estiveram lesionados. Miguel Garcia idem e o resultado de tantas adversidades é uma rotação sem paralelo. Anteriomente, a única mudança conhecida era a constante troca entre Rodriguez e Leone, dois defesas-centrais de idêntico valor que se lesionaram algumas vezes.

Apesar de tudo, o Braga continua a ganhar e na luta pelo título. Em boa hora a eficácia ofensiva, cuja falta tantas vezes desesperou o técnico no início da época, apareceu. Em Belém, o Braga fez três golos em três remates. Depois piorou, mas no somatório dos quatro jogos tem uma eficácia de 23 por cento, exactamente o dobro da total no campeonato. E ainda que sejam descontados os 100 por cento do Restelo, esta mantém-se em 17 por cento nos outros três jogos, números bastante agradáveis que garantem um golo a cada cinco remates. Neste caso, foram nove golos em quatro jornadas, contra 24 nas 17 anteriores. Significativo.



Quatro jogos 10 mudanças


Duas trocas
Belenenses


O primeiro jogo da Liga sem Vandinho teve Filipe Oliveira como trinco, uma vez que a dupla Viana/Aguiar não deu conta do recado na Taça de Portugal. Ao deslocar Filipe, Domingos teve de lançar Miguel Garcia como lateral-direito. Duas mudanças operacionais que aos 18 minutos de jogo passaram a três, uma vez que Moisés foi expulso e entrou Paulão. O Belenenses teve imensas oportunidades mas o Braga foi 100% eficaz e ganhou por 3-1.

Três trocas
Marítimo

Com Moisés expulso e Leone "de castigo" por ter dito que queria sair, Domingos teve de escolher Paulão para estrear uma dupla inédita com Rodriguez. A lesão de Miguel Garcia obrigou o treinador a voltar a recuar Filipe Oliveira para lateral e abriu as portas a Olberdam, recentemente contratado a este adversário. O Braga venceu por 2-1, mas a equipa foi segura no último sector e os madeirenses só marcaram de muito longe.

Uma troca
FC Porto


Moisés de regresso, Rodriguez fora por lesão. Entre Leone e Paulão, o técnico escolheu previsivelmente o segundo. Nunca a equipa foi tão vulgarizada nesse sector. Moisés/Paulão foram um desastre e a adaptação do primeiro ao lado esquerdo desse eixo também. Mas a acção de Filipe Oliveira na direita e de Olberdam a fechar a defesa contribuíram muito para os 5-1 finais e, nesse instante, ficaram prometidas mais mudanças.

Quatro trocas
Olhanense


A prioridade de Domingos foi refazer uma dupla de centrais conhecida e bem rotinada. Assim, voltou a colocar Moisés sobre a direita e trocou Paulão por Leone, que ao lado de Moisés costuma ter excelentes desempenhos. Evaldo foi o único jogador defensivo que se manteve, pois Filipe Oliveira voltou para o meio-campo, em vez de Olberdam, e Miguel Garcia retomou o posto na defesa. A equipa sofreu calafrios no início, mas venceu 3-1.


Rodriguez já faz corrida mas ainda está atrasado


Uma boa notícia para a defesa arsenalista será o regresso de Rodriguez. O peruano mantém-se lesionado, mas ontem já subiu à relva para correr ao lado de Stélvio, cedido ao 1º de Agosto mas a recuperar no AXA. Esta semana ainda não será opção para Domingos.


Mossoró entra directo no lugar de Paulo César

O regresso de Mossoró após castigo fica facilitado pela suspensão de Paulo César, que contra o Olhanense acumulou o quinto cartão amarelo. Assim, Matheus deve ser deslocado para a esquerda do ataque, jogando Mossoró nas costas do ponta-de-lança Meyong.



Zamalek quer reaver dinheiro


O Zamalek desistiu de vez de Kalaba, que não se apresentou no Egipto um mês depois de terminar a participação na Taça das Nações Africanas. O Al-Ahli, histórico rival egípcio, deve ser o destino na próxima época, sendo que até lá o médio não pode jogar. O Zamalek não gostou da atitude do jogador e entrou em contacto com o Braga para solicitar a devolução de 20 mil euros já pagos pelo empréstimo do jogador zambiano no primeiro dia de Fevereiro. O Braga não tem responsabilidade na recusa do jogador.


Peña para Queiroz ver

Eduardo e Peña estão nas respectivas selecções e faltaram ao treino de ontem. O português volta quinta-feira, depois de defrontar a China, em Coimbra. Quanto ao venezuelano, só na próxima semana tem viagem agendada, uma vez que além do Panamá, amanhã, a Venezuela defronta no sábado a Coreia do Norte, adversário de Portugal no próximo Mundial. Carlos Queiroz, seleccionador de Portugal, estará atento a esse jogo, mas a exibição de Peña não será, obviamente, o centro das atenções.



O JOGO


JotaCC

Filipe Oliveira vira à direita

Filipe Oliveira vai voltar a fixar-se no lado direito da defesa, no lugar de origem e onde o seu rendimento é mais elevado. Essa é uma certeza alicerçada não só no regresso em pleno de Andrés Madrid, mas na produção flutuante de Miguel Garcia na lateral, quadro agravado por uma lesão muscular que o defesa sofreu frente à sua antiga equipa, o Olhanense.

Independentemente de recuperar do problema físico a tempo de integrar a convocatória para Setúbal, Garcia não escapará à condição de reserva de Filipe Oliveira, no Bonfim. Desde o castigo de Vandinho que Domingos se vem debatendo com a questão recorrente de não ter no plantel um substituto à altura do 88.

Mas um Sp. Braga que corre pelo título e que tem a Champions praticamente garantida não pode andar a tapar buracos, muito menos numa zona do terreno tão sensível como é o meio-campo. Filipe Oliveira viu o seu empenho e atitude muito elogiados, mas é na direita da defesa que se sente melhor. Por outro lado, esse regresso ao lugar original está intimamente ligado à plena recuperação de Andrés Madrid.

A BOLA

Pedrocol@

Miguel Garcia e Diogo valente integrados

O lateral Miguel Garcia (lesão muscular) e o médio Diogo Valente (luxação no ombro) recuperaram das respectivas lesões e foram integrados no treino desta manhã do Sporting de Braga sem quaisquer limitações.

Por seu lado, Olberdam, que ontem se retirou do treino com queixas na região lombar, não foi visto no relvado, pelo que se mantém a dúvida se estará ou não apto para o jogo de sábado com o Vitória de Setúbal.

Moisés esteve em gestão de esforço e trabalhou à margem do plantel juntamente com Paulo César (joelho direito) que está castigado e é opção para a deslocação ao Bonfim.

O central peruano Rodriguez (mialgia) efectuou treino condicionado.

Os jogadores que vão defrontar o Varzim, na Póvoa (16 horas), para a Liga Intercalar abandonaram a sessão mais cedo.



in aBola


Pedrocol@

Miguel Garcia e Diogo Valente reintegrados

O plantel do Sp. Braga treinou, na manhã desta terça-feira, tendo em vista a deslocação a Setúbal, no próximo sábado.

De realçar a reintegração de Miguel Garcia e Diogo Valente. Moisés, em gestão de esforço, Paulo César, a recuperar de uma lesão noum joelho, e Rodriguez, também com mazelas físicas, treinaram à parte.

Domingos Paciência deu um treino de apenas uma hora para um conjunto de dez jogadores, que mais logo serão utilizados no encontro com o Varzim para a Liga Intercalar. São eles: Paulão, Osvaldo, Andrés Madrid, Luís Aguiar, Peterson, Miguel Garcia, Guilherme, Mossoró, Adriano e Renteria.

Este encontro será de capital importância para Mossoró ganhar ritmo de jogo, visto que deverá regressar frente ao Vitória Setúbal, depois da suspensão na sequência dos incidentes na partida com o Benfica.

in Record on-line