News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/03

Started by JotaCC, 01 de March de 2010, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Meyong: "Título seria alegria enorme"

Na luta pela liderança até ao final. O desaire do Dragão foi esquecido com um triunfo frente ao Olhanense, que elevou a moral e confiança do Sporting de Braga na luta pelo primeiro lugar do campeonato. A equipa arsenalista só depende de si própria para manter vivo o sonho. Um sonho partilhado pela equipa técnica, jogadores, adeptos e toda uma cidade. Meyong é o rosto dessa confiança que faz caminhar o Sp. Braga. O avançado camaronês confessou que a equipa vai manter-se na luta até ao final do campeonato.

"Estamos aí para lutar pelo título. Até agora estivemos em primeiro e vamos continuar a lutar. Não creio que o orçamento do clube fosse para sermos campeões, mas nós sabemos as nossas qualidades. E como muita gente diz não faz mal sonhar, por isso, vamos continuar a ganhar jogo-a-jogo e vamos ver até onde podemos chegar e se podemos ser campeões", confessou o avançado. Até porque, acrescentou, "conquistar o título seria uma alegria enorme para nós e para toda a cidade de Braga, porque é uma coisa que nunca aconteceu aqui".

Mesmo demonstrando o estado de espírito de confiança que reina no plantel, Meyong lembra que faltam ainda nove jogos "e ainda não estamos lá". No pensamento está sim o jogo da próxima jornada, em Setúbal.
Quanto ao triunfo frente ao Olhanense, o ponta-de-lança camaronês reconheceu que o Sporting de Braga não entrou bem no jogo, "mérito" do adversário, no entanto, "demonstrámos que te-mos uma boa equipa, que temos cabeça e, com calma, consegui-mos sair da situação, marcar e ganhar o jogo", rematou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Casos para avaliação
PAULO CÉSAR E MIGUEL GARCIA SAÍRAM TOCADOS
   
Paulo César e Miguel Garcia saíram tocados do jogo com a Olhanense, obrigando Domingos a fazer alterações na sua equipa. Os dois irão ser hoje avaliados mas em princípio não terão sequelas que os afastem da próxima ronda.

Recorde-se que Paulo César teve, no início da semana, um problema num joelho (entorse) que motivou alguma preocupação mas que não o afastou da partida da última ronda, onde mais uma vez a sua ação foi importante, tendo sido ele a assistir Evaldo e Meyong nos lances do 2.º e 3.º golos da equipa bracarense.

Quem reforça as escolhas para a receção ao Rio Ave é Mossoró. O avançado brasileiro cumpriu um jogo de castigo frente à Olhanense.


Domingos 100 limites
CENTENÁRIO DE JOGOS ATINGIDO COM O TÍTULO NA MIRA
   
O ciclone Sp. Braga é o único que não responsabiliza a deslocação para sul do anticiclone do Açores. A sua origem está localizada: Leça da Palmeira, local de nascimento de Domingos José Paciência de Oliveira. Provavelmente o último grande avançado português do FC Porto, hoje um treinador de créditos firmados quando atinge o seu primeiro centenário no comando técnico de uma equipa do escalão principal, isto depois de cumprido um tirocínio de duas épocas no FC Porto B.

"É bom chegar a esta marca mas continuo igual, não vou mudar", reagiu o treinador ao facto de ter entrado nos três dígitos, no final do êxito sobre o Olhanense, instado por Record, e destacando uma palavra para definir o seu percurso: "Dignidade." A que acrescentou uma reflexão: "Tenho a consciência de que nesta profissão apenas se valorizam as vitórias."

Percurso

"Quero continuar a fazer um caminho tranquilo e acima de tudo digno", concluiu Domingos Paciência. O treinador, de 41 anos feitos em janeiro, "pegou de estaca" no Sp. Braga e o seu nome começa a ser cogitado para outros emblemas. Mas não será propriamente uma notícia espantosa se, mais dia menos dia, todos ficarmos a saber que vai continuar em Braga.

Faltam, como sublinhou, nove batalhas para se conhecer o desfecho desta guerra na qual os "guerreiros do Minho" surgem em vantagem sobre potenciais vencedores. Um Sp. Braga que em casa apenas cedeu 2 pontos e que na próxima jornada vai a Setúbal, defrontar o Vitória.

RECORD

JotaCC

Centenário já ataca Jesualdo

Completar 100 jogos na Liga Sagres em menos de quatro anos não é para qualquer um. Para Domingos Paciência é sinónimo de uma carreira bem sucedida, na qual só abandonou um projecto a meio, mesmo estando bem classificado. "Alguns jogadores fizeram sacanagem com ele", recorda Valdomiro, que integrou o plantel do Leiria em 2006/07, época de estreia do treinador na divisão principal. O primeiro jogo não podia ter sido mais especial: no Dragão, contra o FC Porto do seu coração. "Ele disse isso na palestra. Disse que queria sempre ganhar, mas mais aquele jogo, por ser o seu primeiro e contra o clube onde cresceu como jogador", recorda o central brasileiro, que chegou a Portugal pela mão do treinador. "Também foi a minha estreia. Nunca me esqueceria", completou. E com razão. Três anos depois, acertou 10 dos 11 titulares. Esqueceu-se de Paulo Machado, mas até as substituições guardou. O Leiria viria a perder 2-1, com Sougou a reduzir após golos de Adriano e Quaresma. Sim, o mesmo Adriano que hoje não é opção em Braga.

Desde esse Agosto, Domingos subiu vários patamares. O Dragão que o acolheu na estreia é agora apontado recorrentemente como o próximo pouso. O treinador do Braga integra a lista de prováveis sucessores de Jesualdo Ferreira, precisamente o homem que está debaixo de mira no Braga. Com 51 pontos somados após vencer o Olhanense, Domingos ultrapassou os 50 de Jorge Jesus, está em 10º na história do clube e caminha a passos largos para a melhor pontuação de sempre: 58, em 2004/05 e 2005/06, pelas mãos do técnico do FC Porto. Tem nove jornadas para isso e é quase garantido um novo recorde.

Voltando à estreia, Valdomiro recorda que sentiu o treinador "ansioso", mas não nervoso. "Quem foi jogador de alto nível não treme. Comentou o jogo com o adjunto, mas não com os jogadores. E não me lembro de ouvir palavrões", pormenoriza. "Disse-lhe várias vezes que já cheirava o topo. Nos métodos de treino e na leitura de jogo era excelente. E nem tinha de o estar a elogiar, porque nem jogava com ele. Acredito que seja ainda melhor, pois deve ter amadurecido. Às vezes sentia-o desconfiado", termina.

E o conhecimento de causa é grande, até porque os dois sedimentaram uma amizade, ao ponto de no Verão de 2008 Domingos lhe ter ligado quando foi passar férias a Salvador da Bahia, terra natal de Valdomiro, e as duas famílias terem jantado juntas.

Fortíssimo em casa e antigoleadas

No jogo de estreia como treinador, Domingos defrontou Alan, Jorginho e Adriano. Completou 25 partidas contra Filipe Oliveira e 50 no lado oposto a Fernando Alexandre. Só aos 75 não defrontou nenhum dos jogadores que esta época orienta ou orientou. Estes factos não passam de coincidência, mas os registos acumulados em 100 jogos revelam tendências que ajudam a traçar-lhe o perfil. Apesar de ter sido um excelente avançado, Domingos é avesso a goleadas e mesmo tendo ganho bem mais jogos do que aqueles que perdeu (40 contra 29), a média de golos marcados e sofridos é quase igual: 1,07 contra 0,98. Em casa é fortíssimo, pois só perdeu quatro dos 51 jogos disputados, três deles contra os grandes.

Números de Domingos Paciência
Total Casa Fora


Jogos 100 51 49

Vitórias 40 25 15

Empates 31 21 10

Derrotas 29 5 24

Golos marcados 107 59 48

Golos sofridos 98 37 61

Pontos 151 96 55

Sempre ele

Jesualdo Ferreira está sempre no caminho do treinador e foi o seu primeiro adversário. Contra o FC Porto, o Leiria perdeu por 2-1. Nessa equipa estava Paulo César, que reencontrou este ano. Estávamos em Agosto de 2008 e alguns meses mais tarde, no 16º jogo, os leirienses venceram mesmo os dragões.

Nova derrota

O jogo 50 do treinador também teve lugar num início de época, no caso a de 2008/09. A Académica perdeu na Amadora por 1-0, com golo de Celsinho e não mostrou nada da brilhante campanha que se seguiria. Miguel Cardoso já estava ao seu lado e na equipa destacava-se Sougou, o extremo que melhor conhece.

71%

Ainda que nem sempre empatar seja bom, é esta a percentagem de jogos sem derrotas, nos 100 que Domingos já disputou na Liga Sagres. Para quem só agora chegou a um clube desta dimensão, o valor é meritório.


Miguel Garcia é preocupação

Não se pode dizer que Miguel Garcia tenha sido brilhante contra o Olhanense, mas a exibição agradável, a que se juntou a segunda vitória com o herói de Alkmaar a lateral e Filipe Oliveira como trinco, parecem ter resolvido, pelo menos para já, a ausência de Vandinho. Por isso, a lesão que obrigou o lateral a ser substituído por Olberdam, aos 73 minutos, torna-se preocupante. Miguel Garcia saiu a mancar, com queixas musculares, e será hoje reavaliado, para saber se pode ou não ser opção para Setúbal.

Miguel Garcia não tem tido sorte nos últimos anos, pois as lesões recorrentes após sair do Sporting têm dificultado a sua afirmação. No Braga esta é apenas a segunda e, ainda que possa ser impeditiva para pouco tempo, chega numa péssima altura. É que desde que chegou tem sido suplente de Filipe Oliveira e a oportunidade de segurar o lugar só agora chegou.

Se tiver sido apenas um susto, Domingos Paciência tem o problema resolvido na próxima jornada. Caso contrário, Filipe volta a recuar para a entrada de Olberdam.

O regresso ao trabalho (hoje às 15h30) servirá para reavaliar também Rodriguez e Diogo Valente. O peruano vai intensificar o processo de recuperação, que pode finalizar até ao final da semana.


Kalaba rendeu quase 500 mil euros e pode trocar Zamalek pelo Al-Ahly

Não tem sido fácil a vida de Kalaba pós-Braga. O empréstimo ao Leiria terminou após problemas disciplinares. Agora cedido ao Zamalek, do Egipto, o médio-ofensivo ainda nem se apresentou. E tudo porque o clube não lhe pagou o prometido após o negócio que rendeu ao Braga 450 mil euros, de acordo com o empresário do jogador. Foi o mesmo Ahmed Soweilam que o revelou ao sítio Filgoal. "Kabala teve alguns desentendimentos com o Zamalek nas últimas semanas e tentou rescindir contrato", anunciou. A ideia é assinar pelo grande rival egípcio, o histórico Al-Ahly, já treinado por Manuel José. De acordo com o agente, o Al-Ahly apresentará uma proposta ao Braga para novo empréstimo, a partir de Junho. Até lá, Kalaba apenas treinaria. "O Al-Ahly já chegou a um acordo inicial com Kalaba. Se o negócio for para a frente e o contrato com o Zamalek estiver desfeito, o jogador começará a treinar nas "águias do Cairo" ainda esta época", prosseguiu. Da parte do Zamalek, a história é desmentida. "O jogador apresentar-se-á em 48 horas para integrar a nossa época. Ele vai respeitar o contrato", terá dito fonte oficial.



Matheus cumpriu promessa à filha de 2 anos

Os mais atentos à transmissão da Sport TV ouviram Matheus gritar para o ecrã que ama a filha Yuki. O jogador tinha prometido à pequenina Stephanie Yuki, com dois anos e três meses, que se marcasse lhe dedicaria o golo. Para que não restassem dúvidas, gritou bem alto o seu nome, para que a grande paixão da sua vida o pudesse sentir e ouvir em casa. "Yuki, o papai te ama", foi a frase exacta que despertou a curiosidade de muitos. Numa noite de dedicatórias, também André Leone estava preparado para oferecer um golo ao capitão e grande amigo Vandinho. Por isso vestiu por baixo do equipamento uma camisola com o número 88, que só pode exibir após o apito final, pois não chegou a facturar. Vale a intenção.


O JOGO

JotaCC

Braga: Piscar de olho à Champions

A derrota, ontem, do F. C. Porto em Alvalade, contra o Sporting (3-0), permitiu ao Braga alargar de cinco para oito pontos a vantagem sobre os dragões, na vice-liderança do campeonato, posição que dá acesso à terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

A um ponto do Benfica, equipa que visita dentro de três jornadas (dia 28 deste mês), ou seja, a depender apenas de si própria para se sagrar, pela primeira vez, campeã nacional, a turma bracarense detém uma vantagem significativa sobre os outros dois clubes grandes, tendo adquirido um ânimo redobrado, depois da derrocada no Dragão (5-1), na ronda anterior.

À vitória de anteontem contra o Olhanense (3-1), em que concretizou a sua segunda reviravolta na Liga, o Braga juntou a derrota dos portistas diante dos leões e, apesar de faltarem nove jornadas para o fim do campeonato, a equipa parece embalada para, no mínimo, sonhar com uma também inédita entrada na Champions.

Em relação ao quarto classificado, que continua a ser o Sporting, a vantagem do Braga mantém-se em 19 pontos, o que significa que aos minhotos basta somar mais oito pontos para garantir a sua melhor classificação de sempre.

Já com 51 pontos, mais um do que o pecúlio que a equipa obteve na época passada, com Jorge Jesus, o Braga está assim perto de uma classificação histórica, algo que poderá cimentar na próxima jornada, na deslocação ao reduto do Vitória de Setúbal (sábado, 21.15 horas, SportTv1). A disponibilidade de Mossoró, que regressa após castigo, é uma boa notícia para uma equipa que acusa a ausência de Vandinho, que cumpre três meses de suspensão.

Em termos de preparação, o técnico Domingos Paciência agendou para esta tarde (15.30 horas) uma sessão de treino à porta aberta, nos campos de apoio do Estádio AXA.


JN

JotaCC

Braga vence Olhanense e mantém-se na luta

Faltam nove finais para fazer história

O treinador do Sporting de Braga admitiu que a equipa entrou 'nervosa', frente ao Olhanense, devido à goleada sofrida com o FC Porto, mas está 'orgulhoso', por continuar a lutar pela liderança da Liga.
'A equipa entrou com dificuldades em acertar na marcação dada a mobilidade do Olhanense. Há que dar mérito ao adversário que nos criou muitas dificuldades', reconheceu Domingos. Ainda assim, depois de ter equilibrado o jogo e ter empatado, o técnico considerou que o Braga 'fez um bom jogo', o que sabia que 'não era fácil depois do que aconteceu na semana passada',
Segundo o técnico a derrota (5-1) no Dragão 'mexeu com o orgulho e o caráter da equipa', pelo que 'é natural que tenha entrado nervosa e desconfiada', no jogo com os algarvios, a quem ganhou (3-1). Domingos repetiu a ideia de que 'existem três equipas que estão a lutar pelo título e o Braga é uma delas', Com o triunfo de sábado, o Braga passou a somar mais pontos do que o total na época passada.
'É motivo de orgulho para a equipa e para os adeptos porque no ano passado, nesta altura, não lutávamos pela liderança. Há que alimentar este caminho e este sucesso, sabendo que faltam nove finais para fazer história neste clube', concluiu.
Já o treinador do Olhanense lamentou a falta de eficácia no ataque e as desconcentrações defensivas, que, frisou, estiveram na origem dos golos bracarenses.
'Saio daqui relativamente satisfeito, porque viemos ao estádio de uma equipa que luta pelo título e em algumas fases do jogo fomos superiores, mas estivemos desconcentrados nos golos, foram erros individuais e coletivos', analisou Jorge Costa.

Sporting de Braga. Minhotos continuam na luta pela liderança da Liga.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Na casa de Madrid

Andrés Madrid pode ser a solução a apresentar já no próximo encontro do Sp. Braga, no sábado, em Setúbal.

Domingos Paciência anda com essa fé e bem precisa de ter no meio-campo alguém que conheça muito bem as obrigações de um trinco, porque já chega de adaptações, até porque não há muito tempo para dar minutos a quem chegou de novo e conhece a missão, como é o caso de Olberdum. Hoje Madrid voltará a treinar normalmente e quem sabe se o sucessor natural de Vandinho já não vai estar em condições para ajudar a passar o Sado.

A ressaca da vitória sobre o Olhanense foi passada com a família. Domingos Paciência abriu o dia para uma folga do plantel, merecida e profiláctica, porque um domingo sabe muito bem mesmo a quem tem de trabalhar normalmente nesse dia de descanso por excelência. Mas Domingos talvez não tenha tido tanto tempo para descansar. Percebeu-se no encontro com os de Olhão que o meio-campo não anda bem. Falta Vandinho, já se sabe, e isso vem provocando uma revolta entre os adeptos, que foi manifestada através de tarjas expostas ao público, com indirectas à Comissão Disciplinar a propósito do castigo de três meses ao brasileiro, durante o encontro de anteontem.

A BOLA

JotaCC

Eduardo a «contar os dias», Hilário com «esperança» numa chamada para o Mundial

O guarda-redes Eduardo confessou que a ansiedade vai crescendo à medida que se caminha a passos largos para o Campeonato do Mundo, que vai decorrer entre 11 de Junho e 11 de Julho na África do Sul. Já Hilário, que regressa aos eleitos para o jogo com a China, espera entrar na lista final.

«Estamos a contar os dias que faltam, porque é uma competição bastante importante. Mas estes jogos são todos importantes para fortalecer o grupo. As vitórias dão confiança e esperamos um bom resultado», disse o jogador do Sporting de Braga durante a concentração em Coimbra, onde a equipa das "quinas" vai defrontar a China, na quarta-feira, naquele que será o primeiro teste na caminhada para o Mundial.

Já Hilário, guarda-redes do Chelsea que regressa à Selecção para o jogo de preparação com a China, considerou que esta chamada «é a confiança demonstrada pelo professor [Carlos Queiroz]» no seu trabalho. «É com grande orgulho que cá estou mais uma vez e com esperanças de que possa estar presente no Campeonato do Mundo. É o desejo de todos os jogadores», atirou.

A BOLA

Pé Ligeiro

Andrés Madrid reintegrado
MAIS UMA OPÇÃO PARA DOMINGOS 

   
No regresso do Sp. Braga aos treinos, a grande novidade foi a reintegração do médio Andrés Madrid. O argentino lesionara-se a 3 de janeiro, aquando o Sporting-Sp.Braga para a Taça da Liga (vitória leonina por 2-1), e este retorno aumenta as opções de Domingos para o meio-campo -- ainda deficitário em função do castigo de Vandinho.

A sessão ficou marcada pelo trabalho condicionado de Miguel Garcia. Se este não recuperar a cem por cento, é provável o regresso de Filipe Oliveira à condição de lateral direito.

Amanhã há novo treino (10 horas, porta aberta), sendo que Eduardo e Peña estão ausentes dos trabalhos por se encontrarem ao serviço das seleções.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!