News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02

Started by JotaCC, 25 de February de 2010, 07:42

Previous topic - Next topic

JotaCC

Calendário do Sp. Braga: título ganha-se fora de casa
Duas frentes e algumas visitas complicadas na Liga

Dos quatro candidatos ao título, o Sporting de Braga é o que tem o calendário mais aliviado. Isto porque já não pensam na Europa, na Taça da Liga e na Taça de Portugal, apostando apenas numa única frente: a Liga.

Depois da derrapagem em Fevereiro no Dragão, Março vai trazer a deslocação à Luz. Pontos altos entre alguns outros jogos de nível de dificuldade alto, no Restelo, no Bonfim, em Leiria e na Choupana.

Calendário do Sp. Braga até final da época:

Fevereiro
Sp. Braga-Olhanense, Liga, 21ª jornada, dia 28

Março
V. Setúbal-Sp. Braga, Liga, 22ª jornada, dia 7
Sp. Braga-Rio Ave, Liga, 23ª jornada, dia 14
Benfica-Sp. Braga, Liga, 24ª jornada, dia 28

Abril
Sp. Braga-V. Guimarães, Liga, 25ª jornada, dia 3
U. Leiria-Sp. Braga, Liga, 26ª jornada, dia 11
Sp. Braga-Leixões, Liga, 27ª jornada, dia 18
Naval-Sp. Braga, Liga, 28ª jornada, dia 25

Maio
Sp. Braga-P. Ferreira, Liga, 29ª jornada, dia 2
Nacional-Sp. Braga, Liga, 30ª jornada, dia 9

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Dragão fortaleceu a equipa

A goleada sofrida no Dragão (5-1) apelou à união do grupo e, depois de Domingos Paciência ter dito que podia estar ali a base do sucesso do Braga, Eduardo alinhou ontem pelo mesmo discurso do treinador. O número 1 arsenalista está extremamente confiante numa reacção afirmativa por parte da equipa frente ao Olhanense, num jogo marcado para sábado.

"Foi um resultado anormal, mas posso garantir que, depois de tudo o que falámos e rectificámos, a equipa vai apresentar-se ainda mais forte e vai dar uma reposta com a ajuda dos nossos adeptos, que têm sido fundamentais no apoio que nos têm prestado", referiu o guarda-redes, apontando objectivamente ao primeiro lugar, desperdiçado na última jornada e agora nas mãos do Benfica. "Queremos fazer um bom jogo com o Olhanense e limpar um pouco a imagem que ficou no Dragão, porque não é a nossa. E, acima de tudo, queremos ganhar e reconquistar a liderança, porque estivemos lá durante muito tempo e vamos continuar a lutar por ela", prosseguiu, reconhecendo que a noite de domingo passado é para riscar do trajecto bracarense. "O último jogo foi um pouco atípico, realmente muito mau para nós. Assumimos as nossas responsabilidades, mas não é um jogo que vai manchar tudo aquilo que fizemos até aqui. Estamos confiantes no futuro, porque sabemos que valemos muito mais e a imagem da equipa vai voltar a ser a que era", sublinhou.

Na qualidade de um dos capitães de equipa, Eduardo recebeu ontem, juntamente com Moisés, o prémio fair play atribuído pelo Sindicato dos Jogadores ao Braga. Uma distinção relativa ainda ao mês de Janeiro e com uma ponta de ironia, já que pouco tempo depois (2 de Fevereiro) os arsenalistas passaram a ficar privados de Vandinho e Mossoró, castigados pela Comissão Disciplinar da Liga com três meses e três jogos de suspensão, respectivamente. Neste contexto, o guarda-redes da Selecção Nacional enalteceu o comportamento exemplar do Braga, que já tinha sido, para o Sindicato, a equipa mais disciplinada da Liga Sagres em Outubro. "É uma imagem de marca desta equipa. Somos uma equipa correcta, temo-lo sido ao longo do campeonato, e de homens responsáveis", vincou. De resto, Eduardo fez questão de dedicar o prémio a Vandinho, que só poderá voltar a competir a partir de Maio. "Antes de mais, é de lamentar não estar aqui o nosso capitão [Vandinho] para receber este prémio. É com muito prazer que lhe dedicamos este prémio, por tudo aquilo que ele representa no balneário e por tudo o que deu e continua a dar a este grupo", afirmou o guardião.

António Salvador, o mentor da obra

Fez ontem sete anos desde que António Salvador assumiu os destinos do Braga e Eduardo não se conteve nos elogios ao presidente. "Toda a gente sabe o que ele trouxe a este clube. Tem sido sempre um presidente presente, não deixa que falte nada a este clube responsável e credível. Dá toda a confiança ao grupo para só pensar no futebol. É um suporte para os atletas e é o grande mentor desta obra que tem sido o crescimento do Braga", comentou o guarda-redes.


Mossoró admite que passou fase dolorosa

No dia em que foi premiado pelo sindicato como o melhor jogador da Liga Sagres durante o mês de Janeiro, Mossoró reconheceu que passou um mau bocado por causa do castigo de três jogos que lhe foi aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga. "Esse momento já passou. É lógico que fiquei triste e foi muito doloroso", desabafou o médio-ofensivo brasileiro, que não poderá defrontar o Olhanense, por ter visto o quinto amarelo contra o FC Porto. "Estou com os meus companheiros para que consigam mais uma vitória, porque o mais importante é o Braga dar continuidade a essa campanha que tem vindo a fazer", referiu, considerando que o prémio de melhor jogador significou "valorização profissional e reconhecimento do trabalho" que tem vindo a ser desenvolvido, tanto por ele como por " toda a equipa", que tem "ajudado bastante".



Domingos às voltas

A sucessão de Vandinho ganhou mais importância depois do desastre que foi a exibição do meio-campo arsenalista no jogo com o FC Porto. O ex-maritimista está longe de revelar o melhor entendimento com os colegas de sector e as suas características não são, de todo, iguais às do capitão. Domingos não sabe como resolver o problema e vai experimentando soluções: há cinco possibilidades e, nesta fase, ainda não sabe o que vai fazer.

Filipe Oliveira é a solução mais emergente, até porque Miguel Garcia é quase certo na defesa e o treinador não quererá puni-lo logo ao fim do primeiro jogo mal conseguido. Aliás, foi esta a solução apresentada em Belém. Apesar de massacrado todo o jogo (Moisés foi expulso cedo), o Braga venceu e isso é um tónico importante. Segurar Olberdam no onze é hipótese que também não está descartada, até para lhe reforçar os índices de confiança, abalados no Dragão.

Outra das soluções já apresentadas este ano é a partilha do lugar por Hugo Viana e Luis Aguiar. Sem Mossoró para jogar à frente da dupla é pouco crível que ela se possa repetir, até porque contra o Rio Ave, para a Taça de Portugal, não se viu muita dinâmica.

Por fim, as possibilidades mais improváveis, mas já testadas em curtos períodos. Rafael Bastos foi o substituto de Olberdam nos últimos 23' frente ao FC Porto e, pela presença física, está a ser equacionado. O uso de um central também. Mas depende da disponibilidade de Rodriguez.


Madrid acelera para regressar antes que seja tarde demais

O regresso de Andrés Madrid ao trabalho no relvado é um indicador claro de que o argentino está cada vez melhor. As previsões apontavam para uma paragem de três meses (já vai em mês e meio), mas a forma como decorre a recuperação pressupõe que esse prazo seja superado, de forma a permitir ao jogador ser opção para a recta final da temporada. Se tudo correr bem, Madrid poderá fazer ainda cinco ou seis jogos e ajudar a resolver os problemas no meio-campo, uma vez que é o preferido de Domingos para o lugar de Vandinho. Os adeptos pedem por ele e apontam-no como a chave para a estabilização da equipa. A oportunidade é vista como única para o jogador voltar aos níveis de épocas anteriores e conquistar, novamente, a titularidade de que há muito anda arredado em Braga.



Rodriguez em dificuldade

"El Mudo" Rodriguez dificilmente recuperará a tempo de ser primeira opção de Domingos contra o Olhanense. Ontem, o peruano ainda cumpriu plano específico de recuperação e hoje voltará a não trabalhar em pleno. Parado há tantos dias, só num cenário remoto se pode imaginar que fique apto e, ainda por cima, que o técnico lhe devolva a titularidade.



Matheus vai bater simplício

Se for suplente utilizado frente ao Olhanense, como em 19 dos 20 jogos já disputados pelo Braga na Liga, Matheus garante automaticamente a ultrapassagem a Michel Simplício, da Naval, que na época passada foi o suplente mais utilizado do campeonato, com 20 saltos a partir do banco. Em 2004/05, o avense Fredy saiu do banco por 24 ocasiões.


O JOGO

JotaCC

A dupla batalha de Yazalde

O confronto com o Braga do próximo sábado vai ser encarado de forma diferente por um dos jogadores do plantel algarvio. Yazalde já esteve nos dois lados da barricada e, depois de ter estado sentado no banco de suplentes do Braga no jogo da primeira volta, em Olhão, no qual não chegou a ser utilizado na vitória do Braga (0-1), agora é a vez de visitar o estádio dos bracarenses, mas envergando as cores do Olhanense. "Claro que vai ser um jogo especial, foi o clube que me contratou, já defendi as suas cores no início desta época, mas sou um profissional e visto a camisola do Olhanense, por isso tudo irei fazer para ajudar o clube a atingir os seus objectivos", refere o avançado que, desde que chegou a Olhão, no último mês de Janeiro, foi sempre utilizado, como suplente, mas ainda não se estreou a marcar. Algo que gostaria de ver concretizado já no próximo jogo, frente à equipa detentora do seu passe. "Gostava de marcar um golo ao Braga, sou avançado, e o meu objectivo é sempre marcar golos, mas trocava um golo meu por uma vitória", salientou.

O internacional sub-21 destaca que o Olhanense "está a atravessar uma fase muito boa" e que o facto de o Braga ter sofrido uma goleada no Dragão poderá tornar-se numa vantagem para os algarvios, que nos últimos oito jogos sofreram apenas uma derrota. "É complicado uma equipa sofrer 5-1, por isso podemos tirar partido do mau momento que o Braga teve na semana passada, mas vai ser um jogo complicado", reconhece, ao mesmo tempo que considera que "o Braga é uma grande equipa, está a fazer um grande campeonato". "Mas nós também temos o nosso valor", realça.

A chegada de Yazalde a Olhão foi recebida com muito agrado pelos dirigentes do clube, que já tinham visto o avançado marcar em duas ocasiões ao Olhanense em jogos da II Liga, quando alinhava pelo Varzim. "Finalmente está na nossa equipa, na época passada marcou-nos um golo e fomos derrotados na Póvoa, e já em 2007/08 também marcou um golo no nosso estádio. Agora os seus golos podem significar pontos, mas para a nossa equipa", regozijou-se Isidoro Sousa, o líder dos algarvios, no momento da sua aquisição. Agora só falta Yazalde estrear-se a marcar pelo Olhanense, algo que poderá acontecer já no próximo sábado, frente ao Braga.


Belenenses vence ABC


O Belenenses foi a Braga conquistar três pontos, frente ao ABC, naquela que é a segunda derrota dos minhotos em menos de uma semana.

Apesar da boa exibição de Hugo Figueira, o ABC deparou-se com a habitual rapidez dos de Belém, que aproveitaram o maior desgaste físico da equipa de Jorge Rito, após o duro embate frente aos alemães do Gummersbach, para chegar ao primeiro lugar da classificação, mesmo que à condição.



Talento de Zizov não bastou

O Braga somou mais uma derrota na Liga Intercalar. Os bracarenses apresentaram uma equipa formada por juniores e a sua menor experiência foi decisiva para a derrota com um Feirense que apresentou alguns elementos menos utilizados do plantel sénior. Na equipa de Dito destaque para o talento do israelita Zizov, que marcou o primeiro golo do Braga com um exuberante pontapé de bicicleta. O médio-ofensivo foi substituído ao intervalo, altura em que se registava um empate a dois golos. A segunda parte foi muito menos atractiva, período em que apenas merece destaque o lance que resultou no golo de Alex e que ditou a vitória feirense.

Feirense 3 - Braga 2

>> Campo nº 5 do Complexo Desportivo do Feirense

>> Árbitro Fernando Nunes (AF Porto)

Treinador Vasco coelho

Chico; Bruno, Mika, Pereira (João Pedro int) e Diogo Oliveira (Ministro int); João Ricardo (Luís 70'), Diogo Cunha e Sylvain (Magno 83'); Jonathan (Seminha 74'), Ludovic e Paulinho (Alex int)

Treinador Dito

Cristiano; Tiago (André int), Lucas, Gale (Marco Vaz 65') e Fernando; Paulo Jorge, Veiga (Rui Luís 65'), Cardoso e Nuno Valente (Januário int); Zizov (Toumany int) e Luís (João Manuel 65')

GOLOS 23' Ludovic; 27' Zizov; 31' Paulinho; 37' Lucas; 57' Alex

CARTÕES amarelos 19' Bruno, 59' João Pedro e 61' Cardoso


O JOGO

JotaCC

Após goleada no Dragão
Eduardo promete Braga forte

"Estamos confiantes no futuro porque sabemos que valemos muito mais e vamos voltar ainda mais fortes." Foi assim que Eduardo, guarda-redes do Sp. Braga, reagiu ontem à derrota frente ao FC Porto (5-1), durante a entrega do prémio fair-play à formação arsenalista. "Foi um mau jogo para nós, assumimos as nossas responsabilidades, mas não é isso que vai manchar tudo o que fizemos antes", frisou.

O internacional português considerou o "resultado anormal", reforçou a candidatura ao título – "a equipa só pensa em regressar à liderança" – e aproveitou para dedicar o prémio a Vandinho (três meses de castigo, devido a agressão a Raul José, adjunto de Jorge Jesus no Benfica), "por tudo o que ele representa no balneário". No final, deixou elogios a António Salvador, presidente do Sp. Braga: "É o mentor do crescimento do clube."

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Eduardo garante que a derrota no Estádio do Dragão está esquecida

Regressar mais fortes

Guarda-redes do Sp. Braga acredita que foi um acidente de percurso e que a equipa vai voltar ao seu nível e lutar pelo título.

O guarda-redes do Sporting de Braga, Eduardo, lamentou a 'partida atípica', com o FC Porto (derrota por 5-1), mas assegurou que a equipa ressurgirá 'mais forte', e com vontade de voltar a liderar o campeonato. 'Foi um mau jogo para nós, assumimos as nossas responsabilidades, mas não é um mau jogo que vai manchar tudo o que fizemos antes. A imagem da equipa é tudo o resto. Estamos confiantes no futuro porque sabemos que valemos muito mais e vamos voltar a ser o que éramos', referiu Eduardo, depois de, em representação do Sporting de Braga, ter recebido o prémio Fair-Play do mês de Janeiro atribuído pelo Sindicato dos Jogadores,
Em relação ao jogo com o FC Porto, a pesada derrota 'foi um resultado anormal', mas Eduardo recusa outras consequências. 'O que posso garantir é que depois de tudo o que falámos e rectificámos a equipa vai apresentar-se ainda mais forte e vai dar uma resposta com a ajuda dos nossos adeptos que têm sido fundamentais no apoio que nos têm prestado', defendeu o internacional português.
Eduardo elogiou ainda o trabalho do presidente «arsenalista», António Salvador, que ontem cumpriu sete anos de à frente dos destinos do clube minhoto. 'Toda a gente sabe o que o presidente trouxe a este clube, a forma como cresceu deve-se muito ao que ele tem feito. Tem sido um presidente sempre presente, não deixa faltar nada', explicou o guarda-redes bracarense.
Quanto ao prémio recebido, dedicou-o ao «capitão» Vandinho 'por tudo o que ele representa no balneário', aproveitando para lamentar a sua ausência devido ao castigo de três meses imposto. Sobre se considerava irónico o Sporting de Braga receber o prémio Fair-Play depois de serem conhecidos esses castigos (Vandinho e Mossoró), respondeu: 'Somos uma equipa correta, temo-lo sido ao longo do campeonato, somos homens responsáveis e corretos',
Também Mossoró recebeu das mãos dos responsáveis do Sindicato de Jogadores o prémio para melhor jogador do mês de Janeiro. 'É uma valorização profissional e o reconhecimento do trabalho que tem sido feito por mim e por toda a equipa que me tem ajudado bastante para que possa fazer o melhor dentro de campo', referiu o médio brasileiro. Sobre o recente castigo de três jogos reconheceu ter ficado 'triste', mas frisou que 'esse momento já passou',
A equipa orientada por Domingos ocupa a segunda posição, com 48 pontos, menos um que o Benfica e mais cinco que o FC Porto.

Fair-Play. Eduardo recebeu o prémio do Sindicato dos Jogadores

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Boletim médico sem evolução

O plantel do Sp. Braga voltou a trabalhar na manhã desta quinta-feira à porta fechada no relvado adjacente ao Estádio Axa. Ao que foi possível apurar, o boletim médico continua inalterado, não registando praticamente qualquer evolução.

Bruno Tiago, Diogo Valente e Tiago Pinto continuam parados, enquanto Rodriguez, André Madrid e Peterson estão na parte final dos respectivos programas de recuperação. O «central» peruano seria o que maiores probabilidades tinha de estar disponível para o encontro com o Olhanense, mas Domingos Paciência prefere não arriscar, optando por contar com o jogador quando este estiver a 100 por cento. Desta forma, é crível que a dupla de «centrais» para a recepção aos algarvios seja formada por Moisés e Leone.

Certo também é que Mossoró vai cumprir um jogo de suspensão, juntando-se a Vandinho no rol de castigados.


João Ferreira apita «clássico» Sporting-FC Porto

A Comissão de Arbitragem da Liga nomeou João Ferreira, da AF Setúbal, para dirigir o «clássico» do próximo domingo entre Sporting e FC Porto, referente à jornada 21 do Campeonato.

Este oficial do exército, de 42 anos, repete assim a nomeação da época passada, quando dirigiu este mesmo «clássico» na segunda volta da época passada, então no Estádio do Dragão, que terminou empatado a zero. Na presente época, João Ferreira já dirigiu um encontro de cada equipa, em que curiosamente tanto Sporting como FC Porto não conseguiram vencer. A derrota em Braga dos «leões» e o empate a zero dos «dragões» em Coimbra, frente à Académica, para a Taça da Liga.

Lucílio Baptista no Leixões – Benfica

Nas restantes nomeações realce para a chamada de Luís Baptista para o Leixões – Benfica, sendo então o regresso do também árbitro da AF Setúbal a jogos do actual líder do Campeonato depois de ter estado no «clássico» com o FC Porto no final do ano passado, que terminou com as polémicas expulsões de Hulk e Sapunaru.

O Sp. Braga- Olhanense terá arbitragem de Carlos Xistra, da AF Castelo Branco.

Eis a lista completa de nomeações:

26-02 (sexta-feira)
U. Leiria - V. Guimarães, Jorge Sousa (AF Porto)
27-02 (sábado)
Naval – Marítimo, André Gralha (AF Santarém)
Sp. Braga – Olhanense, Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
Leixões – Benfica, Lucílio Baptista (AF Setúbal)
28-02 (domingo)
Académica - Rio Ave, Luís Catita (AF Évora)
P. Ferreira - V. Setúbal, Hugo Miguel (AF Lisboa)
Sporting - FC Porto, João Ferreira (AF Setúbal)
01-03 (segunda-feira)
Nacional – Belenenses, Luís Reforço (AF Setúbal)


A BOLA