News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/02

Started by JotaCC, 19 de February de 2010, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Mossoró está ansioso por regressar

O jogador do Sporting de Braga, Márcio Mossoró, está em vias de confirmar o seu regresso à competição, depois de três jogos ausente devido ao castigo aplicado pela Comissão Disciplinar. O futebolista, ainda hoje, sente-se injustiçado, permanece de "consciência tranquila" e "só quer ajudar os seus companheiros no campo", conta o seu irmão, Pedro Mossoró.

Este último está em Portugal, em vias de competir nos distritais da AF Braga (ver caixa em baixo) e viveu de perto as últimas semanas do craque do Braga. "Foi difícil para ele (Márcio Mossoró) estar em casa a ver os jogos, sem possibilidade de ajudar a equipa. Estava a atravessar um bom momento, a crescer com a equipa, e foi difícil estar de fora, pois ele queria estar no campo a ajudar o Sp. Braga. Estas semanas foram complicadas, mas já passou e agora está a trabalhar para voltar e, se Deus quiser, regressar no seu melhor", realçou o irmão de Márcio Mossoró. Acredita, ainda, que o jogador do Sporting de Braga não foi afectado pela decisão da Comissão Disciplinar, isto porque Mossoró "esteve sempre muito calmo", referiu Pedro.

"É claro que ficou um pouco triste, estar três jogos sem ajudar a equipa. Ele está de consciência tranquila, permaneceu sempre calmo, teve a ajuda da família e os colegas de equipa. Esse tempo passou rápido e agora só está ansioso para voltar logo os jogos", vincou Pedro Mossoró. "Nunca deixou de treinar a cem por cento, acredito que continua em boa forma e vai ser muito importante o seu regresso nesse jogo com o Porto, que é muito importante para ele e para o Braga", vincou o irmão de Márcio Mossoró.



Sp. Braga: dois mil bilhetes voaram para o jogo no Dragão


Os adeptos do Sporting de Braga estão a mobilizarem-se na máxima força para apoiarem a equipa no Estádio do Dragão.

No final da tarde de ontem confirmou-se a venda de dois mil bilhetes na cidade de Braga e aguarda-se que nas próximas horas seja disponibilizado mais ingressos, perante o pedido expresso pelo clube bracarense à SAD do FC Porto.

O 'pack' inicial disponibilizado pelo clube aos associados, que contemplava a viagem de autocarro mais bilhete, pelo preço de 17 euros, teve uma enorme procura e esgotou ainda na quarta-feira. Foram vendidos 1500 bilhetes e o clube arsenalista teve direito, ainda, a mais 500 ingressos. Estes últimos bilhetes já foram vendidos pelo preço de 20 euros, mas a oferta tornou-se reduzida para a procura.

A corrida às bilheteiras foi intensa durante o dia, perante a vontade de agarrar um ingresso na iminência dos últimos bilhetes voarem.

Ao final da tarde de ontem, já estavam preenchidos mais de uma dezena de autocarros, o que garante desde logo um forte apoio de adeptos no Estádio do Dragão, a torcer pela clube bracarense.

À margem dos dois mil bilhetes vendidos em Braga, estão a ser desenvolvidas iniciativas paralelas por alguns bracarenses para adquirir ingresso na invicta. Entretanto, fica em aberto a possibilidade do clube garantir mais algumas centenas de bilhetes que, a confirmar-se, serão colocados hoje à venda.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mossoró lança debate sobre onze inicial
MÉDIO REGRESSA APÓS CASTIGO
   
O plantel arsenalista prosseguiu a preparação para o embate com o FC Porto e Domingos Paciência começou a testar o onze que vai lançar em campo. Mossoró regressa de castigo e pela 1.ª vez vai ter a concorrência de Luís Aguiar.

O criativo uruguaio foi determinante no triunfo frente ao Marítimo e não é crível que salte do onze, assim como Hugo Viana (o 1.º construtor de jogo e homem das bolas paradas) e Olberdam (o tampão, na ausência de Vandinho). Restam, então, duas opções: deixar Mossoró no banco, protegendo-o do tempo de paragem e reservando-o para os desequilíbrios no decorrer da 2.ª parte, ou abdicar de uma unidade da frente do ataque. Alan é intocável, mas Meyong e Paulo César não tanto. O camaronês até marcou na última ronda, depois de um jejum preocupante, enquanto o brasileiro recuperou apenas há 2 dias de lesão e poderá ainda não estar nas condições físicas recomendáveis.

À defesa

Para além da dúvida na frente, Domingos terá também de substituir o lesionado Rodríguez. Moisés cumpriu castigo e vai jogar de início, devendo Paulão manter-se no eixo da defesa.



Nova remessa de bilhetes já esgotou
DOIS MIL ADEPTOS NO ESTÁDIO DO DRAGÃO
   
As boas relações entre as direções de Sp. Braga e FC Porto dão para tudo, mesmo nas vésperas de um escaldante encontro que pode afastar os azuis e brancos da corrida pelo título. Nesse sentido, esta quinta-feira a SAD minhota solicitou mais 500 ingressos para depois de amanhã, pedido prontamente aceite pelos azuis e brancos. Poucas horas depois, as bilheteiras recebiam a segunda remessa (a 15 euros cada) e... voaram todos!

Vão ser, assim, 2 mil os adeptos arsenalistas nas bancadas do Estádio do Dragão a puxar pela equipa de Domingos Paciência, visto que no dia de ontem os primeiros 1.500 ingressos já tinham sido vendidos em pouco tempo.

Grande parte dos minhotos que se vão deslocar à cidade Invicta seguem em excursão, aproveitando os autocarros disponibilizados pelo clube. A partida está marcada para as 18 horas, no Estádio 1.º de Maio.

RECORD

JotaCC

No fundo eles são todos azuis

Um castelo de ouro e outro de prata, o mesmo Jesus ao colo da Mãe, sob um fundo azul. Rui Veloso diria que muito mais é o que os une do que aquilo que os separa, se, nas contas do campeonato que FC Porto e Braga discutem no Dragão, oito pontos não representassem o limite da distância razoável para chegar ao título em primeiro lugar e levar para a cidade que trazem no nome e no emblema a celebração de uma conquista que, no caso dos minhotos, seria inédita. É isso que os une, esse fundo azul, que até pode soar a provocação, mas é comum ao brasão das cidades de que fizeram bandeira, sendo que, na História de Portugal, ao contrário do que sucede na das proezas futebolísticas, Braga vem primeiro, antes de todas - ou quase, porque absorveu a que a antecedeu, em termos históricos, Dume (a primeira diocese), onde foi construída a casa da equipa que, depois do Belenenses, na década de 50, e do Boavista, no início deste século, ameaça o domínio tripartido de FC Porto, Benfica e Sporting, na luta pelo título nacional.

No fundo, bem no fundo do emblema, são ambos azuis e, ao contrário do que vão acusando por aí, são eles próprios quem exibe Jesus ao colo - salvaguardando a distância de Cristo para o treinador que ameaça Jesualdo e Domingos, na frente da disputa -, com a particularidade de, no caso do Porto, surgir vestido de vermelho e de ser azul em Braga. Um olhar detalhado nos emblemas pode dar azo a muitas leituras - poderia mesmo dizer-se que o azul os uniu muito antes da aliança que, há dois anos, juntou António Salvador a Pinto da Costa, na estratégia para evitar que o Benfica (com o Guimarães) ganhasse na secretaria da UEFA a vaga na Liga dos Campeões garantida pelos dragões em campo.

O que esse fundo comum dos emblemas realmente representa é o bairrismo, o orgulho de serem bandeiras das respectivas cidades, as maiores do Norte de um país que raramente consegue tirar os olhos de Lisboa. O campeonato consegue ser exemplo de descentralização, ainda que nem sempre o mérito seja reconhecido: Braga nunca festejou um título, mas, certamente, não fecharia as portas nem rodearia de polícia a câmara municipal, se os adeptos saíssem à rua com o campeão - como passou a ser regra no Porto.

Território de paixão

O brasão do Porto junta aos símbolos da Nação e da tradição católica os títulos da bravura. O apoio a D. Pedro IV ganhou para a "antiga, mui nobre e sempre leal" cidade o coração do rei. "Invicta" viria a ser acrescentado pela filha, D. Maria II.

No início eram verdes

Fundado há 89 anos, o Braga começou por equipar de verde e branco, mas a paixão pelos ingleses do Arsenal mudou as cores que acompanham o brasão emprestado da cidade, mais antiga ainda do que Portugal.


O árbitro que irrita o poder

Era a escolha lógica, inevitável: Olegário Benquerença, profissional de seguros, de Leiria, 40 anos, estava destinado ao jogo do título, como poderá ser este FC Porto-Braga. Ao topo das decisões do campeonato só faz sentido remeter o árbitro de elite que representará Portugal no Mundial da África do Sul, o mais prestigiado da categoria - ainda que esse estatuto não lhe garanta simpatia, a nível interno. É um mal-amado do poder, diz-se nos bastidores, descontando-se já a dose de polémica que qualquer juiz acumula ao longo da carreira - salvo os que conseguem ser unanimemente considerados maus - pelo facto de ter escolhido o papel mais ingrato do jogo. Porque nem todas as polémicas beliscam os árbitros, é justo referir que da história deste que fará no Dragão o oitavo jogo do campeonato faz parte um episódio, no início da era de Vítor Pereira na Comissão de Arbitragem, no qual todos os árbitros da primeira categoria se impuseram ao ex-internacional que os lidera na Liga, em defesa de Olegário Benquerença, injustiçado num teste escrito. Todos por ele - esta semana, também Alex Ferguson o defendeu, no rescaldo do Milan-Manchester United, da Liga dos Campeões.



Filipe Oliveira para renovar

A saída de João Pereira para o Sporting mudou-lhe radicalmente a vida. Filipe Oliveira esteve para ser dispensado, mas o destino obrigou-o a ficar para fazer esquecer o lateral que muitos pedem para a Selecção. A verdade é que poucos se lembram agora de João Pereira e este é o melhor elogio que se pode fazer ao seu substituto. A melhor recompensa está para chegar. E oferecida pela SAD. Na próxima semana, Filipe Oliveira vai ser convidado a prolongar o seu vínculo ao clube, que termina no dia 30 de Junho próximo. Pela juventude do atleta (25 anos) e por ser prática arsenalista, o convite deve contemplar mais dois anos.

O desejo de Domingos Paciência é continuar a contar com a revelação desta segunda fase da época. Filipe Oliveira não tem dado espaço à afirmação de Miguel Garcia, que foi contratado para entrar directamente na equipa. A polivalência do jogador (também pode ser extremo ou até trinco) é um trunfo que agrada a qualquer treinador, mas são a combatividade e segurança que tem revelado no lado direito da defesa que mais contribuíram para a decisão de o convidar a renovar.

Nesta altura não se pode afirmar se Filipe Oliveira vai aceitar. Mas é provável, até porque a SAD está empenhada em segurar o jogador e este sente-se bastante feliz no novo papel que desempenha junto do grupo. Filipe Oliveira até é dos mais antigos jogadores do plantel e, para a estrutura minhota, também é importante preservar essa identificação. É que além de estar em Braga há duas épocas, o lateral é bracarense de gema e produto da formação do clube. O jogador não irá responder no imediato, mas o acordo é o cenário mais natural.

Há mais de um mês que O JOGO antecipou a vontade de a SAD tomar decisões em relação aos jogadores cujo contrato está para terminar. Filipe Oliveira era, nessa fase, um caso cuja evolução já fazia os bracarenses equacionarem seriamente uma proposta. Os últimos jogos provaram que esse era o único caminho a seguir. A bola está agora do lado do jogador.

Uma afirmação tardia


Filipe Oliveira foi desde pequeno apontado como um dos valores mais seguros da sua geração (a de 1984). De tal forma que cedo saiu de Braga para o FC Porto, onde completou a maior parte da sua formação. Nos dragões era o extremo que mais brilhava e o Chelsea contratou-o para acabar de o trabalhar. Em Inglaterra, e apesar de ter apanhado José Mourinho no fim deste processo, a carreira de Filipe Oliveira estagnou. Ainda se estreou pela equipa principal, mas alinhava quase sempre pelas reservas e até esteve cedido ao Preston North End. De regresso a Portugal, foi irregular no Marítimo e acabou dispensado ao Leixões, que tinha acabado de subir. Desde então assumiu-se como lateral-direito, mas tardou em solidificar uma posição de respeito num clube forte. Agora parece bem encaminhado.

6 | Os seis jogos que realizou em Janeiro são o seu recorde em apenas um mês desde que chegou a Portugal. Curiosamente, foram tantos quantos os que disputou em toda a época passada. Filipe beneficiou da partida de João Pereira e do facto de Miguel Garcia ter estado dois jogos castigado.



Paulo César discutido na próxima semana

Outro jogador que em breve terá de responder a uma proposta do Braga é Paulo César. Quanto a este, a vontade da SAD já é pública e o seu empresário, António Teixeira, também já confirmou que foi chamado para uma reunião. Essa foi adiada, em virtude de uma doença que atingiu o empresário. Agora que está recuperado, o Braga volta à carga e deve discutir novamente o assunto, mas de forma mais concreta, também na próxima semana. André Leone, Kieszek e Meyong são situações também a considerar, mas nenhuma tão urgente como as já descritas. Deste trio, só o último é titular indiscutível, mas com um rendimento aquém daquele a que nos habituou. Paulo César tem propostas de Espanha e já sabe, exactamente, em que moldes pretende o novo contrato. A negociação pode não ser tão fácil como com Filipe Oliveira.



Eduardo e Evaldo no duelo habitual

A ausência de Moisés, por castigo, no jogo contra o Marítimo, deixou Eduardo e Evaldo a sós entre os recordistas bracarenses de minutos na Liga Sagres. Os dois são agora totalistas únicos, com 1710 minutos, mais sete do que Alan, que foi substituído perto do fim do jogo com o Nacional, último da primeira volta.

Estes nomes não constituem particular surpresa entre o universo minhoto. Afinal, por esta altura, na época passada, eram exactamente os mesmos que figuravam como únicos totalistas de Jorge Jesus. Nenhum se aguentou até ao fim, mas Eduardo quase o conseguia. Terminou a saga nos 2690 minutos, pois deixou que Mário Felgueiras se estreasse, precisamente no Dragão, nos últimos 10 minutos da temporada. Evaldo saltou da corrida dois meses antes. A 15 de Março, Jesus poupou-o contra a Académica para que pudesse estar a 100 por cento na eliminatória europeia que se seguiu, contra o Paris Saint-Germain. Agora não haverá poupanças, até porque não há mais provas nem sequer um lateral substituto.

Para Eduardo e Evaldo há ainda outro desafio. Manterem-se líderes nos minutos jogados, mas no plano nacional e não apenas bracarense. De momento, há 11 jogadores sem qualquer pausa. Apenas quatro são guarda-redes.



Renteria e Rodriguez fora

Rodriguez e Renteria são mesmo cartas fora do baralho. Nenhum treinou ontem e não há condições para que o possam fazer hoje. Um milagre poderia recuperá-los a tempo de jogarem contra o FC Porto, mas Domingos não os utilizaria sem que antes treinassem. As duas baixas serão substituídas na convocatória por dois regressos: Moisés e Mossoró.

Mais 500 rumo ao dragão

O Braga vai disponibilizar mais 500 bilhetes aos seus adeptos além dos 1500 previamente estabelecidos por acordo com o FC Porto. A intensa procura é responsável por este reforço de ingressos, que serão vendidos a 15 euros e também não devem demorar muito a voar. O sector visitante do Dragão estará muito bem composto.


O JOGO

JotaCC

VOLEIVOL

Sem jogos grandes

O sorteio das meias-finais da Taça de Portugal em voleibol adiou a possibilidade de haver um jogo grande. O Castêlo da Maia recebe o Clube K, que afastou o Sp. Espinho, enquanto o Benfica vai a casa do Marítimo. Em femininos, o Trofa recebe o Clube K e o Câmara de Lobos o Braga.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Minhotos escondem a estratégia para o FC Porto
Leone quer deixar Braga

André Leone não deverá jogar frente ao FC Porto por ter falado demais. Em causa estão declarações do central à televisão brasileira Esporte Interativo, nas quais diz ter "vontade de regressar ao Brasil" e que não o faz agora "porque o Sp. Braga não deixa".

Ao que o CM apurou, é verdade que o Goiás apresentou uma proposta, só que os minhotos não só impediram a saída do central como o proibiram de comentar publicamente a investida. A velha máxima de que 'o peixe morre pela boca' já está a ter repercussões na carreira de Leone, sobretudo porque Domingos Paciência só conta com os jogadores que estão de corpo e alma no clube.

No jogo com o Paços de Ferreira (3-1), para a Liga Intercalar, na 3ª feira, o defesa perdeu a braçadeira de capitão para Matheus. E também deve perder a titularidade no Dragão para Paulão, mesmo tendo sido a opção mais utilizada ao lado de Moisés, quando Rodríguez esteve lesionado. Os responsáveis minhotos não compreendem o comportamento do jogador, tanto mais que o Sp. Braga luta pelo título. No Brasil, os jornais ainda admitem a ida de Leone. Acreditam que a idade do jogador (31 anos) e o facto de se desligar do Sp. Braga em Julho poderão facilitar o negócio. Também lembram que Leone trabalhou com o técnico do Goiás (Wladimir Araújo) no Vila Nova, em 2008.

À margem dos desejos de Leone, o plantel prepara o duelo com o FC Porto à porta fechada. Domingos quer esconder o meio-campo que vai utilizar no Estádio do Dragão e prolongar as dúvidas quanto à utilização de Mossoró, que regressa após castigo de dois jogos. Os adeptos prometem acompanhar a equipa à cidade invicta: já voaram 1500 bilhetes e o Sp. Braga já pediu um reforço de mais 500.


CORREIO DA MANHA

Pedrocol@

#5
Campeões à moda do Porto



Por Augusto Bernardino

São seis os guerreiros do plantel de Domingos Paciência, também ele campeoníssimo de dragão ao peito, que guardam em casa a faixas de campeão nacional, num plantel que possui ainda outros galardoados... mas com cores diferentes.

O que coloca este grupo restrito verdadeiramente em destaque é o facto de todos eles se terem sagrado campeões ao serviço do FC Porto, o próximo alvo a abater e que poderá desempenhar um papel crucial na história dos minhotos.

O regresso à casa azul-e-branca não deverá, por isso, ser encarado de forma leviana, ao abrigo de um simples quadro de mera coincidência ou capricho do destino. A avaliar pelo trajecto da equipa, a maioria destes guerreiros foi mesmo forjada em moldes de insuspeita qualidade e que podem ajudar a explicar porque está o Sp. Braga em posição invejável e privilegiada para sonhar com um feito ímpar. Proeza que passa, no imediato, por assaltar - antes mesmo de assumir abertamente a candidatura ao título - um lugar na milionária Champions, bastando-lhe para tanto repetir a proeza da primeira volta... o que obrigaria o FC Porto a recuperar 12 pontos, caso o Benfica não ceda entretanto.

Evaldo, Diogo Valente, Madrid, Adriano, Renteria e Alan são os campeões à moda do Porto, estatuto que podem vir a partilhar com os restantes companheiros caso os bracarenses mantenham a viseira baixa e a guarda alta.


in A BOLA

JotaCC


FC Porto e Sp. Braga em mais uma corrida para o título



A 20.ª jornada da I Liga de futebol tem como ponto alto o embate de domingo no Estádio do Dragão, onde o FC Porto recebe o Sporting de Braga, às 20h15.

Na classificação, o Benfica lidera com 49 pontos, mas tem mais um jogo disputado do que o Sporting de Braga, segundo, com 48, e o FC Porto, terceiro, com 40.

É perante este cenário que vai arrancar o desafio entre portistas e bracarenses.

Entre os "dragões" a principal novidade será a entrada de Mariano Gongalez no "onze" inicial em detrimento de Hulk, castigado nas provas nacionais.

Nos "arsenalistas" está de regresso aos disponíveis após castigo.

O capitão Moisés volta à equipa, depois de ter cumprido um jogo de castigo.

Já se sabe que  dois mil adeptos da equipa minhota estarão no estádio do Dragão para assistir à partida.

O ex-futebolista, Artur Jorge, que capitaneou a equipa do Sp. Braga, em declarações à Antena 1, é da opinião que se o FC Porto perder fica afastado do título.

O médio Wender, integrava a equipa do Sp. Braga em 2004/05, quando os bracarenses venceram por 3-1, no estádio do Dragão, e o brasileiro marcou o 2.º golo.
Era treinador dos minhotos Jesualdo Ferreira.

Agora, em declarações à Antena 1, Wender, considera que as equipas partem em igualdade de circunstâncias.

O destacado elemento portista, Pôncio Monteiro, em declarações à Antena 1, está esperançado num bom resultado para a equipa azul e branca e espera que o árbitro Olegário Benquerença seja isento.

Sobre os castigos a anunciar esta tarde pela liga de clubes a Hulk e Sapunaru o ex-dirigente admite que, nesta altura, só servirá para destabilizar ainda mais.



Artur Jorge, ex-capitão do Sp. Braga, é um jogo mais importante para o FC Porto
O antigo futebolista considera: "É um jogo muito importante para ambas as equipas mas na minha opinião decisivo para o FC Porto".

O antigo líder da defesa bracarense admite: "Eu acredito que os regressos de Moissoró e Moisés sejam muito saudados pelo técnico, uma vez que dão mais consistência à equipa".

O ex-jogador está convicto: "Em caso do Sp. Braga vencer acredito que o FC Porto fique afastado da luta pelo título".


Wender lembra-se da última vitória do Sp. Braga no Dragão
O futebolista recorda: "Foi um jogo difícil como são todos os jogos no Dragão. Entrámos bem, saímos na frente do marcador e depois soubemos gerir o resultado".

O futebolista explica: "Eu acho que entram em igualdade. O Braga está na frente do campeonato e o FC Porto joga perante os seus adeptos".


RTP

JotaCC

Mesquita Machado quer vitória no "Dragão" e no final do campeonato

O presidente da câmara de Braga e antigo dirigente do Sporting de Braga acredita na conquista do título e espera uma vitória, domingo, no "Dragão", frente ao FC Porto, na 20.ª jornada da Liga Sagres.

Em declarações à agência Lusa, Mesquita Machado disse-se "optimista" e com "expectativas positivas" para a importante partida: "No final espero que a vitória seja do meu clube", desejou.

De resto, espera "um jogo bem disputado e, acima de tudo, um resultado resultante do esforço dos atletas nas quatro linhas", além de uma "arbitragem correcta" do trio chefiado por Olegário Benquerença.

Para Mesquita Machado, há 34 anos no poder, "vão estar em campo duas excelentes equipas e qualquer uma delas pode ganhar o título", avançou.

Confrontado com o facto dos responsáveis bracarenses ainda não assumirem a luta pelo campeonato, respondeu: "Eu sou um adepto e julgo que o Sporting de Braga tem grandes hipóteses de ganhar o título, tem menos um ponto que o Benfica e menos um jogo, portanto...".

O autarca lembrou que um empate basta para a equipa minhota voltar à liderança "por direito próprio", já que "o Benfica lidera o campeonato há três semanas porque antecipou um jogo", frisou.

Mesquita Machado destacou ainda a ausência de Vandinho, "uma pedra fundamental no meio campo". "O Conselho de Justiça [da FPF] ainda não decidiu sobre o recurso e ele não pode jogar, infelizmente, mas o Sporting de Braga já provou que tem substitutos à altura".

Da cidade dos arcebispos vão viajar cerca de 2000 adeptos, mas o edil não estará entre eles: "Os jogos em casa assisto-os todos no estádio, fora vejo pela televisão", disse, admitindo que "sofre mais" desta última forma.

"Estou sempre nervoso e ansioso, mas pela televisão sinto-me mais nervoso e fumo mais [charutos]", revelou.

Ricardo Amorim, um dos responsáveis pelo www.superbraga.com, sítio com quase 15 mil visualizações diárias e principal fórum cibernauta dos adeptos bracarenses, afirmou à Lusa que, "como bom braguista", está "confiante na equipa técnica e nos jogadores" para uma vitória em pleno Dragão.

"Vamos vingar o outro Arsenal, o de Londres, e vamos ganhar precisamente por 2-1, golos de Meyong e Hugo Viana", atirou em tom de brincadeira.

Sobre a candidatura ao título confessa que "estava algo céptico" no princípio da caminhada, mas que a crença foi fortificando-se com a passagem das jornadas e agora julga que, depois do jogo de domingo, passará a ser uma luta entre "4 e 6 milhões de portugueses".

Para o engenheiro informático de 46 anos, se o Braga fosse campeão poria termo a "anos de bafio" e podia originar "uma mudança de ciclo para bem do futebol português, seria a sua emancipação", considera.

Segundo fonte do clube, os 2000 bilhetes pedidos ao FC Porto estão practicamente esgotados.

Primeiro "desapareceram" os 1500 iniciais em poucos dias, tendo sido depois solicitados mais 500 dos quais restam muito poucos, pelo que o Sporting de Braga terá um forte apoio nas bancadas do estádio portista.


O JOGO

JotaCC

MAPA DE JOGOS – DEPT. FUT. FORMAÇÃO (20 e 21 de Fevereiro)


·         Juniores:         Merelinense vs SCB – Sábado às 15h00m no C.J. Merelinense;

·         Juvenis A:      Vitória SC vs SCB – Domingo às 11h00m no Campo Nº 2;

·         Juvenis B:      Vilaverdense vs SCB – Sábado às 18h30m no Estádio Vila Verde;

·         Iniciados A:     Vitória SC vs SCB – Domingo às 11h00m no Campo Nº 3;

·         Iniciados B:     SCB vs Sandinenses – Sábado às 15h00m no C.J. S. Paio d´Arcos;

·         Iniciados C:    Merelim S. Paio vs SCB – Sábado às 10h00m;

·         Infantis A:       SCB vs Ceramistas – Domingo às 10h15m no C.J. S. Paio d´Arcos;

·         Infantis B:       SCB vs FC Amares – Domingo às 11h30m no C.J. S. Paio d´Arcos;

·         Infantis C:       SCB vs Acd. Bragafut – Domingo às 9h00m no C.J. S. Paio d´Arcos;

·         Infantis D:       Folga;

·         Escolas A:      UD S. Veríssimo vs SCB – Sábado às 11h00m no P.D. Tamel S. Veríssimo (Barcelos);

·         Escolas B:      Fintas Acd. Vs SCB – Domingo às 11h00m no C.J. Pedralva;

·         Escolas C:      Catel/Cunha vs SCB – Domingo às 11h00m no C.J. Ruílhe.

JotaCC

Por que é que Braga foi diferente do túnel da Luz?
Ricardo Costa explica os dois processos

Houve incidentes no túnel no Sp. Braga-Benfica e no Benfica-F.C. Porto. No primeiro caso, não houve suspensões automáticas e os castigos a Vandinho, Mossoró e Ney foram conhecidos três meses depois dos acontecimentos. No clássico, Hulk e Sapunaru foram suspensos preventivamente e conheceram agora os castigos, dois meses depois. O que torna os dois casos diferentes?

Foi a essa pergunta que respondeu Ricardo Costa na conferência de imprensa de divulgação dos castigos do clássico. Explica o presidente da Comissão Disciplinar da Liga que a diferença está no facto de, em Braga, os jogadores em causa não terem sido expulsos.

«Há uma diferença fundamental. Os jogadores do Sp, Braga não foram expulsos e os do F.C. Porto foram. Todo o processo segue uma tramitação diferente. O caso de Braga teve um processo de inquérito, que durou um mês e meio. Depois é que foi convertido em processo disciplinar contra o Sp. Braga, jogadores do Braga e agentes do Benfica», historiou Ricardo Costa.

«Durante esse período não estavam suspensos porque não foram expulsos. A suspensão preventiva é só para o caso de jogadores expulsos e de haver processos disciplinares», acrescenta.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Luís Aguiar lesionou-se e está em dúvida
ENTORSE NO TORNOZELO DIREITO
   
O Sp. Braga realizou esta manhã o penúltimo treino antes da deslocação ao Dragão e Domingos Paciência não contou com Luís Aguiar. O médio uruguaio tem uma entorse no tornozelo direito e realizou apenas tratamento.

Rentería e Rodríguez continuam a fazer trabalho condicionado e não devem ir ao Dragão. Tiago Pinto, Madrid e Diogo Valente são as outras baixas por lesão, enquanto Paulo César e Rafael Bastos não fazem parte do boletim clínico e treinaram sem condicionalismos.

De regresso às opções (e muito provavelmente ao onze inicial) estão Moisés e Mossoró, após cumprirem castigo. Amanhã, pelas 15.30, o plantel volta a trabalhar, seguindo para estágio no final da sessão.


RECORD

Pé Ligeiro

Luís Aguiar em dúvida para o Dragão


O médio uruguaio Luís Aguiar poderá estar em dúvida para o jogo do próximo domingo, frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. O jogador contraiu entorse no tornozelo direito, estando limitado a fazer tratamento.

O departamento médico do Sp. Braga passa assim a ter mais um cliente, juntando-se a Rodriguez, Renteria, Diogo Valente e Andrès Madrid, para além de Peterson, Tiago Pinto e Bruno Tiago. Vandinho também será «baixa», mas devido ao longo castigo que lhe foi imposto na sequência do jogo com o Benfica.

Domingos Paciência, no entanto, já poderá contar com Paulo César (falhou a última jornada devido a lesão) e com Mossoró (cumpriu três jogos de castigo).

Haverá ainda mais uma sessão de treino antes do jogo com o FC Porto, agendada para as 15.30 horas nos campos anexos ao Estádio Axa. Antes, Domingos Paciência vai fazer a antevisão da partida em conferência de Imprensa.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Marcelo Rebelo de Sousa em vídeo:«O Braga merecia ser campeão»

É adepto confesso do Sp. Braga e acredita que o título há muito que deixou de ser uma miragem para a equipa minhota. Mesmo assim, em entrevista a A BOLA TV realizada a poucos dias do importante confronto entre FC Porto e Sporting de Braga, na cidade invicta, Marcelo Rebelo de Sousa diz que este vai ser um jogo decisivo... mas apenas para os dragões.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!