News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/02

Started by JotaCC, 18 de February de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Moisés: "Queremos os três pontos"



Em caso de vitória no próximo domingo, no Estádio do Dragão, o Sp. Braga não só recupera a liderança do campeonato, como pode deixar o FC Porto a onze pontos na corrida pelo título, mais a vantagem no confronto directo na luta por uma vaga na Liga dos Campeões. Mas o central brasileiro Moisés nem pensa nisso. O pensamento de um dos capitães da equipa está, neste momento, única e exclusivamente virado para o triunfo, dei-xando as contas finais para o final do campeonato.
"Não pensamos nisso. Nem na distância de pontos para o Porto, nem para o Benfica. O importan-te para nós é a forma como estamos a trabalhar para nos mantermos em cima na classificação. De resto, as contas só se fazem no final do campeonato. Agora, o que está em discussão são mais três pontos e que queremos somar, frente a um adversário que nos merece todo o respeito. Mas vamos procurar, como sempre, a vitória", afirmou o defesa do Sp. Braga, ontem, após o trei-no matinal da equipa bracarense, que marcou o arranque da preparação do ataque ao Dragão.

Pressão não mora em Braga

Um 'xerife' ambicioso, patrão de qualidade suprema no eixo da defesa do Sp. Braga, Moisés não espera, porém, vida fácil na casa dos tetra-campeões nacionais, mas rejeita qualquer tipo de pressão no seio dos guerreiros do Minho. "Estamos a fazer uma grande temporada", replicou.
No entanto, e com o discurso bem estudado, Moisés reconheceu: "sempre o próximo jogo é decisivo para nós, pois os três pontos que valeram no jogo com o Marítimo, valem agora também contra o FC Porto. É um jogo importante contra um adversário de indiscutível qualidade, joga no seu campo, sabemos das dificuldades que vamos encontrar, mas não sentimos pressão nenhuma. No nosso grupo não entra pressão nenhuma do exterior. Pensamos agora no jogo com o FC Porto porque é o pró-ximo. Responsabilidade sim, a de queremos fazer mais um jogo bom. Esta é a mentalidade da nossa equipa, pensar jogo a jogo, tranquilos, e com espírito vencedor", destacou Moisés, prometendo que o Sp. Braga vai ao Dragão para jogar "de igual para igual, e procurar a vitória".

Título? É jogo a jogo...

A resposta tem sido sempre a mesma, mas como não podia deixar de ser, lá surgiu a pergunta inevitável: o Sp. Braga já pensa no título? E se vencer o FC Porto saem reforçados nessa luta, que ficará reduzida a dois, com o Benfica?
"A gente luta a cada jornada para nos mantermos em cima. Este é o nosso pensamento desde o início, e vai continuar assim", foi a resposta do Moisés.

Arbitragens... "fala-se muito"

Candidato assumido ou não, o Sp. Braga está na luta histórica pelo título nacional. Muito se tem falado de arbitragens, ultimamente, nomeadamente foi muito empolgado o lance de Fi-lipe Oliveira que deu a vitória sobre o Marítimo, no domingo passado. Moisés foi categórico: "Estamos a provar dentro de campo, que estamos a praticar um bom futebol. Não me cabe a mim dizer se as arbitragens são problema ou solução. Acho que o Braga só tem que pensar em jogar cada jogo com a mentalidade que temos tido até aqui, e onde conquistamos os resultados que estão à vista de todos, com todo o mérito", rematou, certei-ro, o 'xerife' do Sp. Braga.


No campeonato...
Só vitórias contra os três 'grandes' esta temporada

À excepção de uma derrota em Alvalade (2-1) para a Taça da Liga, no campeonato o Sp. Braga venceu, até ao momento, todos os jogos contra os três 'grandes' candidatos ao título: Sporting (2-1 fora e 1-0 em ca-sa), FC Porto (1-0 em casa) e Benfica (2-0 em casa). "É um dado importante, olhar-mos para trás e vermos que vencemos todos os jogos dis-putados contra o Porto, Benfica e Sporting. Mas não é surpresa para nós. Sabemos que temos um grupo forte e com condições de jogar de igual para igual com qualquer adversário".

Sp. Braga não vence no Dragão há 5 anos...
Basta um empate para recuperarem a liderança


Reza a história recente que o Sp. Braga não vence no Estádio do Dragão há cinco épocas. No entanto, da última vez que os bracarenses venceram na casa do FC Porto, por 3-1 (bis de João Tomás e um de Wen-der), esse triunfo correspondeu a um salto dos arsenalistas para a liderança no campeonato.
Foi na 19.ª jornada da edição de 2004/05 e o treinador do
Sp. Braga era na altura Jesualdo Ferreira, agora ao comando dos portistas.
Domingo, só precisam de um empate para serem novamente líderes do campeonato.
Mas Moisés quer a vitória. "Jogar no estádio do Porto nunca é fácil para nenhuma equipa. Mas só estamos focalizados em vencer no próximo domingo. A nossa postura e ambição para este jogo será apenas esta: ganhar no Dragão".


Paulo César reforça ataque ao Dragão

Uma mialgia na coxa direita impediu-o de participar na vitória frente ao Marítimo (2-1), mas Paulo César já está recuperado e pronto para o 'ataque' do Sp. Braga ao Dragão, jogo grande da 20.ª jornada da Liga Portuguesa, no próximo domingo, às 20h15. O avançado brasileiro já treinou reintegrado no plantel arsenalista, apresentando-se motivado e a cem por cento às ordens do treinador Domingos Paciência. Esta foi a principal novidade no início da preparação do Sp. Braga para o duelo com o FC Porto, e que saltou à vista, ontem de manhã, na 'pedreira', no único treino aberto da semana.
Se o regresso do melhor marcador do arsenal de Braga no campeonato, com cinco golos — os mesmos que o camaronês Meyong — ao lote dos disponíveis de Paciência é uma dor de cabeça a menos para o treinador do Sp. Braga, já quanto às utilizações do central Rodriguez e do avançado Rentería, as dúvidas mantêm-se. O peruano, a recuperar de uma mialgia na coxa esquerda, nem sequer subiu ao relvado, ficando em tratamento no departamento clínico. Já o colombiano esteve presente na sessão, embora a trabalhar à parte com o fisioterapeuta Francisco Miranda, tendo também a companhia do médio ainda júnior Guilherme.
Também lesionados e a efectuar somente tratamento continuam Madrid, Tiago Pinto e Diogo Valente.
Depois da folga no feriado de Carnaval, Domingos Paciência orientou ontem uma sessão mais virada para a recuperação fisíca dos jogadores. Pawel, Miguel Garcia, Peña, Rafael Bastos, Adriano, Mossoró, Matheus, Leone e Osvaldo, que foram titulares, à tarde, no jogo da Liga Intercalar com o P. Ferreira, abandonaram a sessão mais cedo. Os restantes ficaram a treinar no duro, revelando elevados níveis de motivação, apoiados por meia centena de adeptos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Matheus, Mossoró e Bastos brilham na Intercalar
VITÓRIA (3-1) SOBRE O P. FERREIRA
      
Às vezes é preciso entrar a perder para dar o "litro" e foi isso que os arsenalistas fizeram para responder a um livre direto de Candeias, logo nos segundos iniciais. Guiada por Mossoró e Matheus, a reviravolta no marcador deu-se mesmo antes do intervalo chegar e foi selada com uma "chapelada" de Rafael Bastos a Cássio (81'). Pizzi ainda tentou trair a equipa que detém os seus direitos desportivos, mas não teve acompanhamento e o Sp. Braga acabou por vencer na 2.ª jornada da Liga Intercalar (Zona Norte).


RECORD

JotaCC

Benfica recebe TBV Lemgo; ABC recebe VfL Gummersbach e Sporting joga na Grécia

ABC Braga e SL Benfica disputam, no sábado, a 2ª mão dos 1/8 final das competições europeias em casa, enquanto o Sporting CP joga na Grécia, no domingo.

Vindo de uma derrota, no jogo da 1ª mão dos 1/8 final da Cup Winners Cup (30-26), disputado na Alemanha, o ABC de Braga recebe agora o VfL Gummersbach no próximo sábado, 20 de Fevereiro, pelas 17h00, no Pavilhão Flávio Sá Leite. Este resultado deixa tudo em aberto para o jogo da segunda-mão.

O jogo da 2ª mão vai ser arbitrado pelos montenegrinos Predrag Pavicevic / Nebojsa Vujisic e o delegado EHF é Ramon Gallego (Espanha).

Também o SL Benfica disputa o jogo da 2ª mão dos 1/8 final da EHF Cup, em casa. O SL Benfica, que regressou da Alemanha com uma vitória por 30-27, recebe o TBV Lemgo no sábado, pelas 18h00. A dupla de arbitragem vem de Montenegro - Ivan Pavicevic / Milos Raznatovic - e o delegado é Ton Meijers (Holanda). Este jogo é decisivo para apurar qualquer das duas equipas para os quartos-de-final da prova.

O Sporting CP, que em Lisboa ganhou por 39-24, viaja com esta confortável vantagem até Peraia-Thessaloniki, na Grécia, onde, a 21 de Fevereiro, pelas 18h00 locais (menos 2h em Portugal), é recebido pelo A.O. Dimou Thermaikou para o jogo da 2ª mão. Os árbitros de Israel Yaron Ben-Dan / Assaf Faran dirigem o jogo e o delegado EHF é Mustafa Balak, da Turquia.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Avançado está apto para defrontar o FC Porto no domingo
Paulo César recuperado

Domingos Paciência vai poder contar com Paulo César na visita ao FC Porto. Recuperado de dores na coxa direita, que o impediram de jogar frente ao Marítimo (2-1), o avançado foi reintegrado no treino de ontem e trabalhou sem limitações.

Paulo César é o melhor marcador do Sp. Braga, com cinco golos na Liga, e a sua presença no onze titular aumenta exponencialmente os ataques da equipa.

Bem diferente é a situação do colombiano Rentería, que ainda não se livrou de uma entorse e trabalha com limitações. O mesmo acontece com Rodríguez (lesão muscular na coxa direita), apesar do esforço do 'staff' médico para o recuperar a tempo do jogo. Tudo indica que Leone e Moisés sejam as opções para o eixo defensivo, sendo que a única dúvida de Domingos é a utilização ou não de Mossoró no triângulo do meio-campo, em face do bom rendimento do uruguaio Luís Aguiar.

O jogo de domingo (20h15, Sport TV1) está a entusiasmar os minhotos, de tal modo que já voaram os 1500 bilhetes atribuídos pelo FC Porto. Depois de terem proporcionado, na última jornada, a maior enchente da época na Pedreira (30 186 espectadores – os bilhetes eram grátis), os bracarenses esperam invadir o Dragão, até porque uma vitória deixaria a equipa à frente do Benfica, com dois pontos de vantagem.

MOISÉS: "NO DRAGÃO PARA GANHAR"

"É um jogo importante, contra um adversário de indiscutível qualidade e que joga no seu campo. Sabemos as dificuldades que nos esperam, mas vamos ao Dragão para ganhar", foi desta forma que Moisés, defesa central do Sp. Braga, abordou ontem o jogo da 20ª Jornada da Liga com o FC Porto no domingo (20h15 Sport TV1) .

Sobre a importância da partida – pode deixar os bracarenses isolados na liderança –, Moisés assegurou que não está a causar ansiedade na equipa. "Não há pressão nenhuma, pensamos só no próximo jogo. Essa é a mentalidade da equipa e do clube, a pressão que vem de fora não entra cá dentro. Há é a responsabilidade de fazer um bom jogo", frisou o capitão dos minhotos, que deve voltar à titularidade depois de ter cumprido um jogo de castigo.

Segundo Moisés, o facto de o Sp. Braga ainda não ter perdido com os 'grandes' (1-0 em casa frente ao Sporting e 2-1 em Alvalade; 1-0 na recepção ao FC Porto e 2-0 ao Benfica) "não foi uma surpresa". " Temos um grupo forte", justificou.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sp. Braga não sente pressão

No Dragão para ganhar

O «central» do Sporting de Braga, Moisés, garante que a equipa vai ao Estádio do Dragão para conquistar os três pontos. O defesa brasileiro reconhece o respeito pelo FC Porto e diz que a diferença pontual não vai pesar no desenrolar da partida, agendada para domingo. 'Não pensamos muito na questão nos pontos de diferença para o FC Porto e para o Benfica. São mais três pontos importantes que vamos procurar ganhar, com todo o respeito que o adversário merece', referiu Moisés.
Moisés reiterou que o plantel não sente a pressão de estar na luta pelo título, garantindo que a equipa vai continuar a pensar 'jogo a jogo', 'A gente pensa é no próximo jogo com o FC Porto. A pressão que vem de fora não entra aqui dentro. A gente sabe que o Braga tem condições e sabe o que vem fazendo, está tudo tranquilo. Temos a responsabilidade de fazer um bom jogo', completou o jogador brasileiro.
Depois de ter falhado a recepção ao Marítimo, o «central» deverá regressar à equipa titular do Sporting de Braga.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Sp. Braga vai ao Dragão jogar "de igual para igual"


O defesa central Moisés disse ontem que o Sporting de Braga vai ao Estádio do Dragão, domingo, para vencer o FC Porto, no jogo grande da 20.ª jornada da Liga, e ficar isolado na liderança.

"É um jogo importante, contra um adversário de indiscutível qualidade e que joga no seu campo. Sabemos as dificuldades que vamos ter, mas o Sp. Braga vai para alcançar a vitória e jogar de igual para igual", frisou o brasileiro, em conferência de imprensa.

Moisés rejeitou existir qualquer pressão pela classificação da equipa: "Não há pressão nenhuma, pensamos só no próximo jogo. Essa é a mentalidade da equipa e do clube, a pressão que vem de fora não entra", disse.

O Sp. Braga venceu os quatro jogos que realizou com os "grandes" no campeonato (1-0 em casa e 2-1 fora, com o Sporting, 1-0 na recepção ao FC Porto e 2-0 ao Benfica), o que, admite Moisés, defesa central que deve voltar ao "onze" do treinador Domingos Paciência depois de ter cumprido um jogo de castigo, é um factor de confiança.

PUBLICO

JotaCC

Moisés
"No Dragão será olhos nos olhos"

Imune à pressão e adverso a polémicas, Moisés não altera uma vírgula ao discurso que adoptou desde que começou a temporada. No Braga continua a pensar-se "jogo a jogo" e a lutar-se apenas para "estar no topo no final de cada jornada". Pois bem, então a próxima é contra o FC Porto, adversário que até poderá ficar a 11 pontos dos bracarenses se estes vencerem no domingo. O central foi confrontado com essa possibilidade, mas adoptou uma postura defensiva na hora de responder. "Não pensamos muito na questão da vantagem com que poderemos ficar em relação ao FC Porto ou na luta com o Benfica. O mais importante é trabalhar da mesma forma. No final do campeonato veremos o que vai acontecer", reafirmou ontem o agora capitão dos arsenalistas, numa tentativa clara de baixar as expectativas em relação à corrida pelo título. Aliás, o brasileiro alerta para a necessidade de a equipa "manter os pés no chão e encarar todos os jogos como se fossem uma final". Por isso, o que será disputado com os dragões não será excepção. "É um jogo importante, contra um adversário de indiscutível qualidade, que joga no seu estádio. Sabemos que vamos encontrar algumas dificuldades, mas o Braga vai lá para buscar a vitória e para jogar olhos nos olhos", garantiu.

Se assim for, a postura é compreensível. Afinal, o Braga soma por vitórias os encontros realizados com os denominados três "grandes" para a Liga Sagres, e até já ganhou em Alvalade. Nada que Moisés não esperasse. "É sempre importante olhar para trás e ver os jogos que fizemos com essas equipas [FC Porto, Benfica e Sporting]. Mas isso não é nenhuma surpresa para nós, pois temos um grupo forte, que tem condições de jogar de igual para igual em qualquer lugar", frisou o brasileiro. De resto, essa é uma das razões que levam o central a considerar que os adversários já olham para os arsenalistas com mais receio que no começo do campeonato. "Quem joga com o Braga já vem com uma postura diferente, porque sabem que o Braga tem uma boa equipa e que é muito regular. De qualquer maneira, temos jogadores experientes para sair de certas situações e estamos preparados para tudo com que nos deparemos", afiançou.


Mais um Paço(s) para Mossoró

Se algumas dúvidas existissem sobre a condição física de Mossoró depois de duas semanas sem competir a qualquer nível, ontem ficaram completamente dissipadas. O médio está mais do que preparado para recuperar a titularidade no Braga, como ficou bem evidente nos 45 minutos que realizou no jogo da Liga Intercalar com o Paços de Ferreira. A capacidade para desequilibrar no último terço do terreno, seja com mudanças bruscas de velocidade ou com decisões cruciais para que o futebol ofensivo da equipa não encrave, continua lá, e os pacenses sentiram isso na pele. Por isso, o regresso do brasileiro depende exclusivamente de Domingos Paciência, que até aqui não abdicava da sua utilização de início. No entanto, as boas exibições de Luis Aguiar durante o tempo em que Mossoró esteve castigado, especialmente frente ao Belenenses e ao Marítimo, complicaram as contas ao treinador, obrigando-o a deixar um deles de fora - o que é pouco provável - ou a tentar encaixar os dois no onze, sacrificando unidades que estejam a render menos nesta fase da época.

Castigado pela Comissão Disciplinar da Liga com três jogos de castigo, devido ao envolvimento nos incidentes verificados no túnel do Estádio AXA à saída para o intervalo do encontro Braga-Benfica, de 31 de Outubro, Mossoró apareceu pela última vez na equipa inicial dos arsenalistas no embate contra o Sporting, a 29 de Janeiro. E o médio tratou de realizar uma exibição difícil de esquecer. Aliás, O JOGO nomeou-o mesmo como o melhor jogador em campo, tantas foram as acções que deixaram os leões a fumegar. Segue-se agora o FC Porto, no Estádio do Dragão. E pela vontade que o brasileiro demonstrou, vai regressar a cuspir fogo.

Saudades de Vandinho não param de aumentar

Ao contrário de Mossoró, Vandinho ainda poderá ter de aguardar uns tempos até ter autorização para participar num jogo oficial. O Braga já recorreu do castigo que lhe foi aplicado pela Comissão de Disciplina da Liga, mas enquanto a resposta não surge, a única coisa que o médio pode fazer é ver os colegas do lado de fora. E foi isso mesmo que fez ontem, marcando presença nas bancadas do 1º de Maio, onde também estiveram Domingos Paciência e Carlos Freitas.



Paulo César pode jogar

A integração de Paulo César foi a principal novidade do treino de ontem, o primeiro orientado exclusivamente para a preparação do jogo em casa do FC Porto.

Terça-feira, dia de folga, o nome do brasileiro ainda aparecia no boletim clínico, mas ontem Paulo César apresentou-se em pleno e não falhou nenhum dos exercícios a que os restantes colegas também foram sujeitos. Por isso, é certo que Paulo César será convocado para o importante jogo no Dragão e até é provável que regresse directamente para o onze titular, tal a sua importância no esquema de Domingos Paciência nos jogos mais recentes.

Ao contrário de Paulo César, o colombiano Renteria ainda não trabalha sem limitações e, por isso, mantém-se em dúvida para o jogo contra o clube que o emprestou ao Braga. Ontem, o avançado fez apenas corrida.

5 | Com cinco golos na Liga Sagres, Paulo César está a um apenas de atingir a marca do ano passado e a dois de bater os sete que marcou em 2005/06 pelo Leiria. O melhor registo é mais difícil de superar: nove golos na época de estreia em Portugal, em 2000/01, no Gil Vicente.

Luis Aguiar vê Mundial cada vez mais longe

Luis Aguiar voltou a Braga com esperança de jogar e mostrar-se para estar no Mundial, mas até agora continua sem convencer Oscar Tabarez e ontem sofreu um duro golpe nas suas ambições. Nem o golo da vitória apontado contra o Marítimo influenciou o seleccionador daquele país, que ontem mesmo divulgou a lista de convocados para o particular com a Suíça, a 3 de Março, último jogo de preparação antes do estágio final. Sem alguma vez ter feito parte dos eleitos de Tabarez, não é crível que possa fazê-lo na fase final, numa situação que lhe provocará enorme desgosto, mas até pode ajudar o Braga a segurá-lo no futuro. O Dínamo de Moscovo, a quem pertence o seu passe, não o verá valorizado.



Leone contra Paulão e o que não deveria ter dito

André Leone seria a escolha óbvia para, face à indisponibilidade de Rodriguez, fazer dupla com Moisés. Mas o eleito deve ser Paulão e, se André Leone só tem de compreender a escolha do treinador, que está agradado com a excelente exibição do compatriota na recepção ao Marítimo, deve também assumir parte da culpa no porquê de, nesse jogo, ter sido suplente. Em declarações ao Esporte Interactivo, disse que regressar ao Brasil é a sua vontade e só não o faz agora porque o Braga não deixa. Leone desmentiu essas declarações, mas há registos áudio que provam o contrário. Numa altura em que o Braga luta para ser campeão, o treinador quer em campo aqueles que estejam de corpo e alma no clube. Não se sabe se foi por esse motivo que ontem, na Intercalar, o defesa perdeu a braçadeira de capitão para Matheus.



Rodriguez longe da vista

O peruano Rodriguez ficou no ginásio e confirma o quadro clínico de difícil recuperação até domingo, dia do jogo com o FC Porto. O defesa sofre de uma mialgia na coxa esquerda e vai intensificar o programa de recuperação, mas para que não sofra qualquer recaída, como Paulo César, deve ver o jogo na bancada. Moisés e Paulão devem ser os dois centrais.

Guerreiros em calendário


Domingos é o mês de Janeiro, os outros guerreiros seguem-se até Dezembro. Todos os jogadores do plantel foram fotografados no Estádio AXA, a sós ou em grupo, e estão agora disponíveis sob a forma de calendário, para que os adeptos recordem diariamente esta equipa que está a fazer história. O calendário de 2010 custa 10 euros.

Rafael também parou


Não se pode dizer que a sua falta atormente Domingos, uma vez que não é, habitualmente, primeira opção. Mas, com o plantel em permanente estado de ebulição, mais uma baixa não é boa de registar. Rafael Bastos foi substituído no jogo da Liga Intercalar com queixas na coxa esquerda e será hoje reavaliado, no regresso aos treinos.


O JOGO

JotaCC

Rafael Bastos de chapéu no festival de Matheus

Quem pensa que marcar cedo é meio caminho andando para a vitória, que se desengane, pois nem sempre é assim. E este jogo é o melhor exemplo disso. Candeias até colocou o Paços de Ferreira em vantagem no minuto inicial, mas a partir daí foi o Braga quem mandou. Com uma equipa recheada de membros do plantel principal, apesar de domingo defrontarem o FC Porto, os bracarenses assumiram o controlo das operações e ao intervalo já ganhavam, muito por mérito de Matheus, que esteve na origem do 1-1 e ainda consumou a reviravolta no resultado. O melhor, porém, ficou guardado para o 80º minuto, com Rafael Bastos a fechar a participação no jogo com um chapéu a Cássio.

Braga 3 | Paços de Ferreira 1

Estádio 1º de Maio

Árbitro Rodrigo Vieira (AF Porto)

Treinador miguel cardoso

Kieszek; Miguel Garcia (Tiago, 62'), Leone (Aníbal, INT), Gale, Fernando, Rafael Bastos, Peña (Veiga, 68'), Mossoró (Nuno Valente, INT); Osvaldo, Adriano (Luís, 67') e Matheus (Zizov, INT)

Treinador Rui Rodrigues

Cássio; Mário, Celso (Jason INT), Kelly, Jorginho (Rafael Sorriso, 80'); Fábio Pacheco, Marco Leal, José Coelho (João Gouveia, 65'); Candeias (Leandrinho, INT), Romeu Torres (Berlin, INT) e Pizzi (Carlitos, INT)

Ao intervalo | 2-1

Golos | 1' Candeias, 28' Kelly (a.g.), 45' Matheus e 81' Rafael Bastos

Cartões amarelos | 14' Kelly


Campeonato da Primavera

Zona Norte

Resultados 2ª jornada

Leixões 2- 0 Feirense

Varzim 0-2 FC Porto

Braga 3-1 P. Ferreira

Guimarães 2-0 Trofense

Classificação

J V E D GM GS P

1º Guimarães 2 2 0 0 3 0 6

2º FC Porto 2 1 0 1 2 1 3

3º Trofense 2 1 0 1 4 4 3

4º P. Ferreira 2 1 0 1 3 3 3

5º Braga 2 1 0 1 4 5 3

6º Varzim 2 1 0 1 2 3 3

7º Leixões 2 1 0 1 0 4 3

8º Feirense 2 0 0 2 1 4 0

O JOGO

JotaCC

Benquerença no FC Porto-Sp. Braga

A Liga nomeou Olegário Benquerença para dirigir o FC Porto- Sp. Braga, encontro da 20.ª jornada do campeonato português que vai decorrer, domingo, no Estádio do Dragão.

Já o árbitro Rui Costa foi destacado para dirigir o Olhanense-Sporting, jogo marcado para sábado.

Bruno Paixão (apitou o Leixões-FC Porto no último fim-de-semana) e Pedro Proença (dirigiu o Marítimo-Sp. Braga) não foram nomeados para qualquer desafio da 20.ª jornada.

Programa da 20.¦ jornada:

Sexta-feira (19 Fevereiro):
Marítimo – Nacional: Artur Soares Dias (AF Porto)

Sábado (20 Fevereiro):
V. Guimarães – Leixões: Paulo Baptista (AF Portalegre)
Olhanense – Sporting: Rui Costa (AF Porto)

Domingo (21 Fevereiro):
V. Setúbal – Naval: Duarte Gomes (AF Lisboa)
Rio Ave – P. Ferreira: João Capela (AF Lisboa)
FC Porto – Sp. Braga: Olegário Benquerença (AF Leiria)

Segunda-feira (22 Fevereiro):
Belenenses – Académica: Vasco Santos (AF Porto)
12:46 - 18-02-2010

A BOLA

JotaCC

FC Porto com teste quase decisivo frente à surpresa Sporting Braga

O FC Porto tem domingo um teste praticamente decisivo às aspirações ao "penta" na Liga Sagres, ao receber o Sporting de Braga, que chega ao Dragão vitorioso nos quatro embates que já fez com os "grandes".

Depois do compromisso na "Champions" a meio da semana, no qual venceu em casa o Arsenal (2-1), o campeão nacional enfrenta um dos encontros mais importantes do calendário nacional, num jogo em que está quase obrigado a ganhar terreno.

Os "dragões" encontram-se a oito pontos do Sporting de Braga e as suas aspirações ao título fazem com que esta partida, que será dirigida por Olegário Benquerença, assuma contornos cruciais à 20.ª jornada.

Do outro lado está um Sporting de Braga que pode voltar à liderança na Liga (tem menos um jogo que o Benfica e está a um ponto) e que esta época já venceu o Sporting, tanto em casa como fora, e venceu em casa o FC Porto e o Benfica.

A equipa de Domingos Paciência é candidata ao título e, ao contrário do que se podia prever no início da Liga, esteve quase sempre na frente do campeonato, somando 15 vitórias, três empates e uma derrota.

As contas de domingo à noite no Dragão podem projectar vários cenários: uma vitória do FC Porto reduzirá distâncias (e deixa o Benfica na liderança), um empate recoloca o Braga na frente (com os mesmos pontos do Benfica) e uma vitória minhota complica as metas do campeão e isola os bracarenses.

As atenções estarão todas nas decisões do jogo de domingo, numa fase da Liga em que o FC Porto no fim de semana imediatamente a seguir (28 de Fevereiro) visita o Sporting na 21.ª jornada.

Para este jogo o Braga voltará a contar com Mossoró, depois de ter cumprido três jogos de castigo na sequência dos incidentes no túnel de Braga, enquanto o FC Porto tem de volta Raul Meireles, Alvaro Pereira e Fernando.

O Benfica, líder com mais um jogo (mais um ponto que Braga e nove do que o FC Porto), aproveita para gozar uma "folga" neste fim de semana, depois de ter antecipado e vencido o jogo da ronda frente à União Leiria (3-0, a 03 de Fevereiro).

Os poucos dias que intervalam entre a visita ao Hertha Berlim e a receção na próxima terça feira aos alemães, em jogos da Liga Europa, levaram a equipa a antecipar a jornada e por isso a ter mais um jogo disputado.

O Sporting, que na terça feira perdeu na visita ao Everton (2-1, 16 avos de final da Liga Europa), visita sábado à noite (21h15) o Olhanense, num momento em que o "leão" continua, a nível interno, a lamber feridas.

Perdida a Taça de Portugal, a Taça da Liga e o campeonato a ser uma autêntica "miragem", o Sporting chega a Olhão sem vencer para a Liga desde 16 de janeiro, após perder fora com o Braga, em casa com a Académica e empatar fora com o Paços de Ferreira.

Os "leões", quartos classificados, estão a 21 pontos do líder Benfica (com mais um jogo) e arriscam-se a ter que lutar pelo acesso à Liga Europa (têm mais um ponto que a União Leiria e três do que Marítimo e Nacional).

Esta 20.ª ronda abre, aliás, com o derby insular na sexta feira, com o Marítimo a receber o Nacional, num jogo decisivo para a decisão do sexto ou mesmo do quinto lugar, tendo em conta que a União de Leiria também folga (defrontou o Benfica).

Cabe ao "lanterna vermelha" (último classificado), Belenenses, fechar na segunda feira a ronda, com os "azuis" a receberem a Académica, num momento em que o último terço do campeonato está à porta e a equipa precisa de pontos.

A equipa de Belém (11 pontos), que trocou já no decorrer da época o técnico João Carlos Pereira por António Conceição, apenas conseguiu uma vitória em 19 jornadas, quando recebeu e venceu a Naval à segunda ronda (a 24 de Agosto).


O JOGO