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Marketing - A marca SCB

Started by Guru Braga, 11 de October de 2006, 23:37

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Guru Braga

Vou-vos falar neste post sobre aquilo que deve ser feito, no meu ponto de vista, quando se quer promover uma marca como por exemplo a "marca Sporting Clube de Braga"

Um dos grandes erros que muitas empresas cometem quando querem lançar ou aumentar a notoriedade de uma marca, gastando (e provavelmente não investindo) milhares de euros, é lançando-se no mercado sem terem definido concretamente quais são os seus OBJECTIVOS.

E então qual é o primeiro passo que uma empresa deve dar quando quer promover a sua marca?

O primeiro passo deverá ser identificar qual é a RAZÃOo que leva os consumidores a optar pela marca em detrimento da sua concorrente. Uma marca que não apresenta claramente VANTAGENS relativamente a outras concorrentes está condenada a não vender e a morrer mesmo antes de ser lançada. Atençao que concorrente não é necessariamente outro clube de futebol...

Hoje em dia existem tantas opções no mercado que a luta de mercado deve ser travada com muita PREPARAÇÃO (PROJECTO) e com muita COMPETÊNCIA (misto de empenho/atitude e experiência profissional), qualidades que estando ausentes, condenam as apostas feitas pelas empresas.

Outro ponto que considero fulcral é as empresas identificarem claramente qual é o seu TARGET DE MERCADO, que no caso do Sporting de Braga é algo que nunca foi devidamente definido. Sem essa definição, todas as abordagens ao mercado são tiros no escuro, entrando em jogo os factores aleatórios´que sempre foram inimigos da gestão eficiente!

Quem pretendemos cativar para associados do clube? Os bracarenses? E quais? Os que moram na cidade ou nos arredores? Os nortenhos? Os portugueses? As mulheres com mais de 18 anos? Os que vestem de escuro? E os que não ligam muito ao futebol, também interessam? E os que têm mais que uma preferência clubista, também interessam?

O target, ou público alvo tem de ser suficientemente grande que justifique o investimento na promoção da marca. 

Outro ponto importante é a HERANÇA que a marca tem. Tradicionalmente a marca Sporting de Braga é vendida aos seus associados dando em troca vantagens que se resumem ao assistir aos jogos de futebol. (excluindo a parte emotiva - orgulho em ser associado,...)

O que se pretende? Continuar a oferecer essa vantagem, ou deve-se apostar em oferecer vantagens diferentes dessa. Aqui podem entrar as PARCERIAS com outras marcas que permitem aos associados terem descontos nas empresas que representam essas marcas. Aí estaremos a a ALARGAR A OFERTA COMERCIAL, tornando aquilo que se oferece mais apetecível para os associados, FIDELIZANDO-OS, e apostando em novos NOVOS ASSOCIADOS - OFERECENDO NOVAS RAZÕES DE ADESÃO.

Por hoje é tudo. noutros posts irei aprofundar alguns dos conceitos aqui abordados ao de leve como: DEFINIÇ
AO DE OBJECTIVOS, RAZÃO DA ADESÃO A ASSOCIADO, TARGET DE MERCADO, HERANÇA DA MARCA, PARCERIAS, FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES, NOVAS ADESÕES,...

Um abraço

Nuno

Ricardo

Enquanto que o SCB estiver preocupado em vender e comprar jogadores vai ser tudo o mesmo. A direcção deste clube ainda pensa que pôr nos jornais todos "Venham apoiar o clube" move alguém a levantar o traseiro do sofá que lhe custou uma pipa de massa e até tem um apoiozinho para o pé para ir à chuva para o estádio...

Antes de trabalhar no marketing para atrair mais sócios tem que se tratar dos sócios que neste momento se têm. Com isto incluo, cobradores, bengaleiro para guarda-chuvas, parques de estacionamento condignos, bares minimamente decentes, etc...

Para quê atrair sócios se eles se fartam logo ao início? Compreendo que a tua ideia também passa por angariar sócios que venham pelos benefícios que lhes poderá causar a filiação mas no caso do futebol acho que esses serão poucos.

Não deixas de ter razão absoluta Nuno, mas antes de convidar as visitas é preciso arrumar a casa!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Guru Braga

Claro Ricardo.

É necessário dar melhores condições aos associados que temos (fidelização) ou como tu dizes, e muito bem, arrumar a casa para depois se convidarem outros.

As carteiras de clientes de uma empresa são como uma banheira, em que pela torneira entram novos clientes. Para mal das empresas e dos seus directores comerciais a banheira tem sempre fugas por ounde saiem os clientes que mudam para a concorrência, que desistem do negócio, que se deslocalizam, que se extinguem, etc.

Aquilo que tu sugeres em que se tapem os furos da banheira evitando as saídas de associados. Esses furos tapam-se melhorando as condições oferecidas, ou seja, dando conforto no estádio (que não existe, principalmente quando chove), melhorando acessibilidades e estacionamento (veja-se que o estacionamento é sempre um factor que vem em qualquer Manager de futebol!), criando bares condignos (é mais uma fonte de receitas para o clube), disponibilizando cartões de sócio em menos de uma semana e porque não no momento (será impossível?), motivando sócios por correspondência, não tendo porteiros mal formados (que são pagos pelos sócios!!!), criando bengaleiros (não será outra fonte de receita?), bla ,bla ,bla ...

Se algumas condições estruturais são mais difíceis de serem aplicadas, dados os custos e tempo necessário para a sua construç
ao (estacionamentos e coberturas) outras acções são viáveis de se aplicarem no curto prazo e que só não são feitas por falta de vontade ou por falta ideias.

Quanto às parcerias, lembras-te de eu ter falado aqui sobre elas (e já agora honra seja feita ao Bracarus que na altura até deu o exemplo do comércio tradicional)? Pois o Benfica, meses depois, começou a apostar nelas com sucesso. Pois é como eu disse aqui em tempos: A roda está inventada!

Gilberto

Boas

Quero reforçar esta ideia:

"Antes de trabalhar no marketing para atrair mais sócios tem que se tratar dos sócios que neste momento se têm. Com isto incluo, cobradores, bengaleiro para guarda-chuvas, parques de estacionamento condignos, bares minimamente decentes, etc...

Devemos preocupar-nos em atrair novos sócios para novos sócios serem actraídos temos de criar condições para que os que ja são associados não fujam e tenham gosto em ser socios e assim tragam novos sócios !
S.C. BRAGA -CONTIGO ATÉ MORRER !!

ric

estes tópicos sobre estratégias estão plenamente actuais e até plausiveis de seguir , tendo em atenção os proximos tempos ("assalto á Liga e UEFA)

Mafalda

Tudo isto corresponde à máxima: um cliente satisfeito atrai mais um, mas um cliente insatisfeito afasta 100 (é mais ou menos isto).
Mafalda

TRINCADO

#6
Quote from: Ricardo on 12 de October de 2006, 00:45
Enquanto que o SCB estiver preocupado em vender e comprar jogadores vai ser tudo o mesmo. A direcção deste clube ainda pensa que pôr nos jornais todos "Venham apoiar o clube" move alguém a levantar o traseiro do sofá que lhe custou uma pipa de massa e até tem um apoiozinho para o pé para ir à chuva para o estádio...

Antes de trabalhar no marketing para atrair mais sócios tem que se tratar dos sócios que neste momento se têm. Com isto incluo, cobradores, bengaleiro para guarda-chuvas, parques de estacionamento condignos, bares minimamente decentes, etc...

Para quê atrair sócios se eles se fartam logo ao início? Compreendo que a tua ideia também passa por angariar sócios que venham pelos benefícios que lhes poderá causar a filiação mas no caso do futebol acho que esses serão poucos.

Não deixas de ter razão absoluta Nuno, mas antes de convidar as visitas é preciso arrumar a casa!

Bem visto.





Quote from: Mafalda on 24 de October de 2006, 10:15
Tudo isto corresponde à máxima: um cliente satisfeito atrai mais um, mas um cliente insatisfeito afasta 100 (é mais ou menos isto).

Também está muito bem visto!

nandes

Quote from: Mafalda on 24 de October de 2006, 10:15
Tudo isto corresponde à máxima: um cliente satisfeito atrai mais um, mas um cliente insatisfeito afasta 100 (é mais ou menos isto).

Ei "afilhada", grande máxima... ;)
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL