News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Que bem falam os senhores!

Started by cardoso, 11 de October de 2006, 21:00

Previous topic - Next topic

cardoso

Ir à bola no sábado ou domingo e assistir a um programa sobre futebol à noite, na televisão, podem ser duas experiências completamente diferentes. Uma das grandes diferenças reside na linguagem usada pelos adeptos que vão estádio em relação àquela que se usa nos debates televisivos. Aí são feitas análises e "escalpelizações" profundas e eruditas, de tal maneira que às vezes a gente até fica a pensar se aqueles senhores de gravata serão todos doutores e engenheiros.
No estádio, a "música" é outra. Muito mais divertida e fácil de entender. Acho até que se aprende mais em 90 minutos na "superior" do que em todos os fóruns e debates da televisão. Tentar perceber os analistas da bola pode ser, pelo contrário, uma experiência torturante se cairmos na tentação masoquista de os ouvir. Enquanto no estádio os bons são craques e os maus são amélias, na televisão fala-se de "jogadores evoluídos nos planos técnico e táctico" ou de "atletas com dificuldades na transição defesa-ataque". No estádio um jogador lento é um azelha, ou um sostra. Para os analistas ele tem "dificuldades de movimentação e de posicionamento táctico". Para estes senhores, por exemplo, uma equipa nunca joga ao ataque, "revela dificuldades de penetração causadora de desequilíbrios no último terço do terreno". É caso para perguntar: para quê tanta treta? Se o árbitro faz um trabalho no estilo apito dourado, ele é, para o "tribunal", um pulha ou ladrão, ou então usa-se uma expressão ainda mais clara mas que não posso transcrever aqui por razões óbvias. Pelo contrário, para os teóricos há sempre explicações científicas: ou não percorria correctamente a diagonal no terreno, ou teve dificuldades na aplicação da lei da vantagem, ou sentiu a pressão do jogo... quer dizer, para os teóricos o árbitro nunca faz asneiras; apenas revela dificuldades em percepcionar os lances.
E depois há as tácticas: é o 4x3x3 que se desdobra em 4x4x2 suficientemente flexível para se adaptar a um esquema defensivo de 5x3x2 mas assaz elástico para se transformar num esquema pressionante de 4x5x1 e por aí fora. Para o sofredor do tribunal é tudo muito mais simples: há o ferrolho, quando a equipa estaciona o autocarro em frente da baliza, há o tudo ao molho, há o tudo p'á frente, etc.
Mas além destas duas formas de expressão, duas formas de futebolês, há um terceiro tipo de linguagem: a dos jogadores. Chega a ser penoso ver os jornalistas ansiosos no final de um jogo, amontoados à saída do relvado ou na sala de imprensa, esbaforidos, à espera das declarações do craque que marcou dois golos e que, para encanto de todos, vem à sala de imprensa dizer bagatelas tão banais que se tivessem gravado uma cassete no início da época poupariam imenso trabalho no final de cada jogo. Aliás este é um dos grandes mistérios do futebol: porquê esta euforia toda para ouvir os comentários dos jogadores e treinadores? Não é para isso que existem os adeptos e os analistas? Pôr um jogador a falar é como pôr o Gabriel Alves a ponta de lança da selecção.
Bem, mas já me desviei daquilo que queria hoje deixar bem claro: é que o futebol é uma festa do povo! O futebol é um jogo simples e divertido, não é uma ciência exacta nem uma arte abstracta. Ir ao futebol, ir ao magnífico Estádio Bracara Augusta, para além de uma manifestação de defesa daquilo que é nosso, pode ser uma experiência muito mais divertida do que se imagina; ouvir os comentários e desabafos dos adeptos pode ser mais gratificante do que o próprio jogo. Lembro-me, por exemplo, de um jogo muito aborrecido com a União de Leiria, em que empatámos a zero. O jogo foi uma desgraça: mal jogado, sem interesse nenhum. Mas o bandeirinha tinha o hábito de responder às graçolas dos adeptos com gestos um tanto afectados. Posso garantir que foi uma das melhores paródias a que assisti. Depois há adeptos que são mais eficazes a provocar gargalhadas do que os moços do Gato Fedorento! Podem crer: ir ao futebol é uma verdadeira festa. E quem ouve os comentários televisivos fica com uma ideia bem pálida e triste do que é o verdadeiro futebol, no estádio. É por isso que eu não troco o tribunal por nada!

El Che

Cardoso fantástico esta tua crónica.
Uma vez mais estás de parabéns.

Helena

Resumindo: mais estadio menos sofa!
Excelente Cardoso!

SimpLe-Kid

Está mesmo fantástico, parabéns... ri-me muito...  ;D
Mas em tudo é verdade!
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

ZGANDULO

>Para estes senhores, por exemplo, uma equipa nunca joga ao ataque, "revela dificuldades de penetração causadora de desequilíbrios no último terço do terreno". É caso para perguntar: para quê tanta treta?

Se esta frase não estivesse no teu texto, sobre futebol... ::)

;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D :D :D ;D :D ;D :D

Mais uma vez, PARABÉNS pelo texto CARDOSÃO!!! ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

BRAGA FOREVER

Grande crónica Cardoso!

Estive presente nesse jogo contra o Leiria mesmo junto ás grades, e posso dizer que perguntei ao árbitro assistente se era Gay...e para minha surpresa ele responde-me com uma "pose" um pouco duvidosa que não era sempre com o sorriso maroto!! ;D ;D ;D

Ir ao estádio é uma festa por tudo o que enumerou o Cardoso e muito mais.Viva o futebol ao vivo!!

Menos sofá mais estádio! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Vlad

Mais um texto com bastante humor, e incisivo como sempre!
Boa Cardoso!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

karon

Quote from: cardoso on 11 de October de 2006, 21:00
. Depois há adeptos que são mais eficazes a provocar gargalhadas do que os moços do Gato Fedorento! Podem crer: ir ao futebol é uma verdadeira festa. E quem ouve os comentários televisivos fica com uma ideia bem pálida e triste do que é o verdadeiro futebol, no estádio. É por isso que eu não troco o tribunal por nada!

Ora nem mais. Agora que penso, tenho saudades de quando ia para o "tribunal"  :'(
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Manuel Pereira

Excelente... como sempre.

Humor do melhor.

Parabéns! Sr. Cronista-Mor do Reino Braguista.

Saudações braguistas.

Ricardo

Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

André Vitorino

É da festa do futebol que o povo gosta!
Está lindo!

Apenas_Braga

Sem dúvida amigo Cardoso

Se agora nem tanto na Bancada Poente porque o pessoal que estava junto no 1º de Maio separou-se, ainda há quem mande uns "bitatites" para o povo se rir. Me lembro bem que no 1º de Maio não havia jogo nenhum em que o pessoal à nossa volta não se ria durante o jogo fruto desses mesmos "bitatites" que sempre alguém mandava.
Conclusão: O futebol é para ser visto no Estádio com milhares à nossa volta e uns tantos "humoristas" pelo meio. VIVA O FUTEBOL NOS ESTÁDIOS
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

cardoso

Quote from: Apenas_Braga on 12 de October de 2006, 11:24
Sem dúvida amigo Cardoso

Se agora nem tanto na Bancada Poente porque o pessoal que estava junto no 1º de Maio separou-se, ainda há quem mande uns "bitatites" para o povo se rir. Me lembro bem que no 1º de Maio não havia jogo nenhum em que o pessoal à nossa volta não se ria durante o jogo fruto desses mesmos "bitatites" que sempre alguém mandava.
Conclusão: O futebol é para ser visto no Estádio com milhares à nossa volta e uns tantos "humoristas" pelo meio. VIVA O FUTEBOL NOS ESTÁDIOS
Pois é caro amigo, o velhinho PRIMEIRO de Maio deixa-me saudades, mas olha que na nascente actual ain da há muitos cromos. Até me rio com o meu vizinho de cadeira que é daqueles que antes me enervavam: para ele o Braga joga sempre mal e depois quando o Braga marca só falta atirar-se pela bancada abaixo aos saltos. E durante 5 minutos o Braga é o melhor do mundo e arredores. Passados esses 5 minutos volta a rezingar... e começa tudo de novo...

braguista365

Este homem é um senhor!

O premio nobel da literatura deveria ter sido entregue ao Sr Cardoso! E nao ao turco!  ;D

Em todo o texto nao ha uma falha,genial ,é tudo da mais pura realidade! Nao me canso parabens!

Apenas_Braga

Quote from: cardoso on 12 de October de 2006, 13:53
Quote from: Apenas_Braga on 12 de October de 2006, 11:24
Sem dúvida amigo Cardoso ...
Pois é caro amigo, o velhinho ...

Pior estou eu pois tenho um senhor que desde  o início do jogo até ao fim esteja o Braga a ganhar ou não está, sempre, AOS GRITOS
- Vai, vai, vai
- Passa, passa a bola
- Preciona, preciona, preciona

São as 3 frases mais ouvidas, EM GRITOS, em 90 minutos é dureza, num campeonato inteiro é quase mortal.

Mas tem uma particularidade interessante, quando o Braga marca, cala-se como se tivesse tomado uma dose enorme de relaxante, é incrivél, não grita golo nem se manisfesta, apenas se descomprime, e no final dá-nos um sorriso diz até amanhã e vai embora. Impressionante.
Em todos os jogos lhe dizemos eu e todos os que estão à volta "tenha calma, tenha calma", mas é coisa que ele não tem até ao golo do Braga.
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Reis

Excelente!

Só acho que ninguém é "cromo" por ver e estar num jogo de futebol...

Eu conheço imensos (alguns deles daqui do forum), que no jogo são autenticas almas possuidas e depois quando acaba o jogo, vamos beber uns canecos, estão já exorcizados...

Acho que o futebol é isso mesmo...
Mas não aquele futebol de rádio, tv e jornais... Não!

E é isso que muitos dos "não adeptos" do Braga não conseguem sentir num jogo do Braga... É preciso mais do que uma ida ao estádio para o bichinho do tormento de ver o Braga a jogar e a não marcar fazer parte do jogo.

Quem é que ontem sentiu o peito apertado por ver a selecção aos 20 minutos estar a perder por 2-0?
E se estivem no estádio, sentiriam? Eu respondo sinceramente... Não!
Por muito que queira ver a selecção a ganhar... Não, não sinto!

Percebem agora a dureza de conquistar adeptos para o Braga?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Anabela

braguista365

Quote from: Reis on 12 de October de 2006, 15:01
Excelente!

Só acho que ninguém é "cromo" por ver e estar num jogo de futebol...

Eu conheço imensos (alguns deles daqui do forum), que no jogo são autenticas almas possuidas e depois quando acaba o jogo, vamos beber uns canecos, estão já exorcizados...

Acho que o futebol é isso mesmo...
Mas não aquele futebol de rádio, tv e jornais... Não!

E é isso que muitos dos "não adeptos" do Braga não conseguem sentir num jogo do Braga... É preciso mais do que uma ida ao estádio para o bichinho do tormento de ver o Braga a jogar e a não marcar fazer parte do jogo.

Quem é que ontem sentiu o peito apertado por ver a selecção aos 20 minutos estar a perder por 2-0?
E se estivem no estádio, sentiriam? Eu respondo sinceramente... Não!
Por muito que queira ver a selecção a ganhar... Não, não sinto!

Percebem agora a dureza de conquistar adeptos para o Braga?
Essa é a mais pura realidade.por muito que custe a admitir,o coraçao ,nao digo que bate mais forte,mas bate de uma maneira diferente quando é o Enorme a jogar,o sofrimento é maior.

jaimec

Não posso deixar de relatar a minha experiência .O meu vizinho de cadeira anual ( desde que há jogos no EMB ) é um senhor de uns provectos 60/65 anos, de dimensão corporal um bocado pró avantajado ... digamos que ocupa 2 lugares, o dele, meio do vizinho da esquerda e meio do da direita .Além de ser um eterno zangado !!! Sempre a reclamar .Reclama, reclama, reclama, o Braga marca, ele festeja, segue o jogo e ele reclama, reclama,reclama ...
Até aqui tudo mais ou menos, pior é que o meu vizinho tem o hábito de se inclinar pró lado onde estiver a bola .Quando a bola está na baliza da pedreira é um alívio, mas quando está do lado de cá ... é uma tortura .Ou pelo menos era ... depois de duas temporadas a lutar com um rinoceronte, decidi desistir .Agora até danço com ele ... ele empurra, eu deixo-me ir, ele vai pró outro lado e eu acompanho ... resumindo, um fartote de riso .O que vale é que o senhor quase não vai a jogos depois do pôr-do-sol ( a essa hora, na rua é só put@s e vagabundos diz ele ) e por isso não me queixo .

Saudações Bracarenses

p.s. - Parabéns Cardoso ... mais uma vez .

cardoso

Apenas e Jaime
já houve tempos em que eu me passava completamente com esses tipos. Agora rio-me deles. Encaro-os como uns tristes sofredores mas é a maneira deles se sentirem realizados. Piores são aqueles que assobiam a torto e a direito. Com esses eu irrito-me mesmo. Uma coisa é ser sofredor e difícil de contentar, outra coisa é assobiar os nossos.
Mas o que me deixa absolutamente fulo é quando sinto um bi-clubista; aí eu passo-me mesmo e passo a picar o tipo. Felizmente nunca descambou, até porque levo sempre as costas quentes (os meus irmãos) mas já andou perto...

Reis, um "cromo" é uma figura que se destaca, nada mais...