News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Associação Braguista

Started by Legião, 07 de February de 2010, 02:48

Previous topic - Next topic

Legião

Tópico sobre a Associação Braguista para debate de ideias, iniciativas etc.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Bragamo-te

Defendo que se devia agendar uma reuniao ou assembleia geral para tentar perceber da voz dos responsáveis pela associação qual o actual ponto de situação. E todos em conjunto encontrar soluções para que a A.Braguista tenha um peso maior na vida do SCB e de todos os braguistas.

Nemec

Já tinha alertado para esta situação noutro tópico, precisamos da AB mais do que nunca, e precisamos dela com vida e visibilidade!

QuoteTambém estive no estádio, e confesso que me senti de certa forma desapontado com a fraca aderência, digo de certa forma porque havia algo dentro de mim que me dizia e quase fazia prever os rostos (não os nomes porque não os sei todos) que lá iriam estar. Não éramos muitos, mas éramos genuínos! Não é fácil organizar algo em nome de meia dúzia de simples e anónimos adeptos (desta vez talvez nem meia dúzia organizou), e em conversa com outro valente, tentávamos encontrar formas de não deixar morrer este tipo de acções e levar cada vez mais a sério, mas depressa chegámos à conclusão que não nos podemos manifestar "legalmente" em nome de um grupo de adeptos porque a credibilidade e adesão seria semelhante à de hoje, e não teriamos acesso a facilidades e autorizações necessárias para marcar a diferença. Porém existe algo que nos poderia ajudar e muito nesta batalha que diz respeito só aos adeptos, a Associação Braguista! Já passou bastante tempo desde a última vez que ouvi falar de uma acção da Associação Braguista, e no site oficial a mais recente actualização refere-se ainda a uma AG realizada em Novembro do ano passado, o que me leva a crer que Associação esteja parada. Penso que urge dar vida à Associação, estar mais presente nestas causas, dar a cara (nome) a estas iniciativas. É muito mais fácil organizar um evento seja ele qual for em nome de uma Associação que em nome de um grupo de adeptos anónimos. Se o superbraga é um ponto de encontro da grande familia braguista porque não aproveitar essa mesma familia e renovar a Associação? Eu desconheço totalmente a realidade da AB, lembro-me do inicio em que foram criadas e realizadas algumas actividades, mas acabou por entrar numa monotonia e num esquecimento que a está a tolher. Corro o risco de estar a dizer uma data de atrocidades, mas penso que a AB precisa de vida nova, e disponho-me aqui a ajudar, porque nós precisámos dela e o SC Braga precisa de nós!
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Bragamo-te

Quote from: Nemec on 07 de February de 2010, 14:19
Já tinha alertado para esta situação noutro tópico, precisamos da AB mais do que nunca, e precisamos dela com vida e visibilidade!

QuoteTambém estive no estádio, e confesso que me senti de certa forma desapontado com a fraca aderência, digo de certa forma porque havia algo dentro de mim que me dizia e quase fazia prever os rostos (não os nomes porque não os sei todos) que lá iriam estar. Não éramos muitos, mas éramos genuínos! Não é fácil organizar algo em nome de meia dúzia de simples e anónimos adeptos (desta vez talvez nem meia dúzia organizou), e em conversa com outro valente, tentávamos encontrar formas de não deixar morrer este tipo de acções e levar cada vez mais a sério, mas depressa chegámos à conclusão que não nos podemos manifestar "legalmente" em nome de um grupo de adeptos porque a credibilidade e adesão seria semelhante à de hoje, e não teriamos acesso a facilidades e autorizações necessárias para marcar a diferença. Porém existe algo que nos poderia ajudar e muito nesta batalha que diz respeito só aos adeptos, a Associação Braguista! Já passou bastante tempo desde a última vez que ouvi falar de uma acção da Associação Braguista, e no site oficial a mais recente actualização refere-se ainda a uma AG realizada em Novembro do ano passado, o que me leva a crer que Associação esteja parada. Penso que urge dar vida à Associação, estar mais presente nestas causas, dar a cara (nome) a estas iniciativas. É muito mais fácil organizar um evento seja ele qual for em nome de uma Associação que em nome de um grupo de adeptos anónimos. Se o superbraga é um ponto de encontro da grande familia braguista porque não aproveitar essa mesma familia e renovar a Associação? Eu desconheço totalmente a realidade da AB, lembro-me do inicio em que foram criadas e realizadas algumas actividades, mas acabou por entrar numa monotonia e num esquecimento que a está a tolher. Corro o risco de estar a dizer uma data de atrocidades, mas penso que a AB precisa de vida nova, e disponho-me aqui a ajudar, porque nós precisámos dela e o SC Braga precisa de nós!

Também gostava de saber um pouco mais da actual realidade da A. Braguista.

Pareceu-me um projecto bastante interessante quando arrancou mas infelizmente com o tempo parece ter perdido força. Na conjuntura actual era importante uma A.Braguista forte.

Legião

Quem são os actuais responsáveis pela Associação?
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

SimpLe-Kid

Presidente: paulop
Vice-Presidente: ric
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Bracarense

Associação Braguista: flop plagiado

Bragamo-te

Quote from: Bracarense on 07 de February de 2010, 23:08
Associação Braguista: flop plagiado

Não acredito que seja um flop acredito que precisa de ser dinamizada.

darkshines

senão se dinamizam na altura em que podemos ser campeões, não sei então quando o farão!

ric

Amigos:

A Associação Braguista não morreu.
Estamos num momento de indefinição pois não apareceu uma lista candidata aos corpos sociais conforme convocatória prevista nos seus regulamentos internos.
É uma situação igual à de muitas outras associações sobretudo quando ainda são jovens e a começar a trilhar o seu caminho.
A AB tem ap+roximadamente 50 associados. Destes, alguns são sócios não residentes em Braga o que dificulta ainda mais as coisas.
Neste momento, o presidente da AG, o nosso amigo forista pereira, está a encetar contactos para que surjam elementos para a criação de uma lista de consenso para a liderança da Associação.

è óbvio que sofremos também com uma crise de falata de associados, com dinamismo e disponibilidade. Muitos dos actuais sócios têm também outros projectos e nem sempre podem dedicar a esta causa todo o carinho que merece.
Apesar de não ser desculpa, a realidade é esta. Sem tirar nem pôr.

Sei que entre os foristas, temos muitos elementos cheios de força, que têm ideias óptimas e sobretudo criticam a inactividade da AB embora lhe reconheçam interesse nos seus ideiais e objectivos. A esses solicito que se aproximem da AB no sentido de avançarmos com o retomar da actividade. Em breve existirá uma direcção que terá um programa de acção e que verá com muitos bons olhos a chegada de "gente nova" e Braguista QB. A associação não é uma loja maçõnica nem um "antro" inexploráverl. está a aberto a todos os braguistas que queiram contribuir com o seu trabalho em prol dos ideais do clube.Somos parceiros do clube . Não somos um "braço" do clube. Mantemos a nossa independencia e não contribuimos para que a AB seja  rampa de lançamento de qq interesse. O que nos move e motiva é o clube e tenho a consci~encia qque algumas das nossas iniciativas "mexeram" com o clube e e a prova é que algumas dessas actividades foram "chamadas" ao clube.

Como disse acima,  em breve terão mais noticias. E espero contar com todo o v/ apoio e adesão a esta causa.

krugger

Quote from: ric on 08 de February de 2010, 10:22
Amigos:

ASei que entre os foristas, temos muitos elementos cheios de força, que têm ideias óptimas e sobretudo criticam a inactividade da AB embora lhe reconheçam interesse nos seus ideiais e objectivos. A esses solicito que se aproximem da AB no sentido de avançarmos com o retomar da actividade.

Concordo, acho que temos neste forum muita e boa gente que poderá dar o seu contributo de forma mais activa na defesa dos interesses do ENORME, a todos aqueles que com tanta veemencia criticam a AB penso que a unica coisa coerente que podem fazer é assumir-se como alternativa activa ou então participar activamente no reacender da associação, se for so para mandar bocas mais vale estar calado.

jacm

Quote from: ric on 08 de February de 2010, 10:22
Amigos:

A Associação Braguista não morreu.
Estamos num momento de indefinição pois não apareceu uma lista candidata aos corpos sociais conforme convocatória prevista nos seus regulamentos internos.
É uma situação igual à de muitas outras associações sobretudo quando ainda são jovens e a começar a trilhar o seu caminho.
A AB tem ap+roximadamente 50 associados. Destes, alguns são sócios não residentes em Braga o que dificulta ainda mais as coisas.
Neste momento, o presidente da AG, o nosso amigo forista pereira, está a encetar contactos para que surjam elementos para a criação de uma lista de consenso para a liderança da Associação.

è óbvio que sofremos também com uma crise de falata de associados, com dinamismo e disponibilidade. Muitos dos actuais sócios têm também outros projectos e nem sempre podem dedicar a esta causa todo o carinho que merece.
Apesar de não ser desculpa, a realidade é esta. Sem tirar nem pôr.

Sei que entre os foristas, temos muitos elementos cheios de força, que têm ideias óptimas e sobretudo criticam a inactividade da AB embora lhe reconheçam interesse nos seus ideiais e objectivos. A esses solicito que se aproximem da AB no sentido de avançarmos com o retomar da actividade. Em breve existirá uma direcção que terá um programa de acção e que verá com muitos bons olhos a chegada de "gente nova" e Braguista QB. A associação não é uma loja maçõnica nem um "antro" inexploráverl. está a aberto a todos os braguistas que queiram contribuir com o seu trabalho em prol dos ideais do clube.Somos parceiros do clube . Não somos um "braço" do clube. Mantemos a nossa independencia e não contribuimos para que a AB seja  rampa de lançamento de qq interesse. O que nos move e motiva é o clube e tenho a consci~encia qque algumas das nossas iniciativas "mexeram" com o clube e e a prova é que algumas dessas actividades foram "chamadas" ao clube.

Como disse acima,  em breve terão mais noticias. E espero contar com todo o v/ apoio e adesão a esta causa.

Liderar e trabalhar uma Associação não é tarefa fácil: requer dedicação e empenho e, muitas vezes, isso nem sequer é reconhecido.
A Associação Braguista, está adormecida, aliás como parece que sempre teve desde o seu inicio: pouco ou nada foi feito.  A fraca aderência de Braguistas à  sua causa  deve-se certamente a este adormecimento. Conheço várias pessoas, incluindo algumas aqui do forúm, que em conversas muitas vezes veio à baila o tema AB.  E à conclusão que sempre chegávamos é que ninguém sabe como funciona e que apenas existe em nome e que não poderiamos tornar-nos sócio de um "nado-morto".
Eu não sou associado e nunca serei se ela continuar neste adormecimento. Se há gente aqui no forúm disposto a fazer crescer a visibilidade da associação é de valorizar e aproveitar.
Agora, Ric, só uma pequena nota se quiseres explicar, pois como disse não sou associado e não me posso pronunciar sobre isso, todavia posso alertar: é que não percebi essa de já se estar a formar uma direcção. Porque ainda ontem em conversa com alguém que, por acaso até é sócio da AB me disse que não sabia em que ponto estava a situação da AB e que quotas pagou na primeira vez, depois nunca mais, porque nunca mais nada foi dito e feito.
Ora se a AB é tem associados, pelos vistos  uns 50 como dizes, não era normal todos os associados serem avisados que a Associação vai ter eleições? É que mesmo não sendo sócio, estou a questionar-me como se esta a fazer isso de a AB em breve terá uma nova direcção. Com base em quê?
Vai haver eleições?
Os 50 associados vão reunir-se para decidir a Direcção?
Os associados foram informados para poderem, se quisessem formar listas?
Ou 3/4/5 decidiram que vão fazer uma nova direcção?
Como disse não sou sócio, cabe a eles sócios da AB questionar estas coisas. Eles melhores do que ninguém devem saber, os estatutos da AB, se eles existem ou não existem, e como funciona
isso de mudança de direcção.
Por mim e por mais alguns que sei que existem, só digo uma coisa: estamos dispostos a trabalhar na dinamização da AB, para isso, não temos problemas em tornar-nos sócios, mas o certo é que para isso as coisas têm que funcionar como deve ser.
Isto não é uma crítica, são só umas dúvidas que me vieram à cabeça quando li a tua resposta ao tópico.

POR UM BRAGA CAMPEÃO

magico21

Jacm, pelo que li no site da AB (http://www.abraguista.com/), a assembleia que elegeria os novos órgãos de direcção realizou-se em 3 de Novembro de 2009, de qualquer forma estou de acordo contigo, se existir mais dinamismo serei um futuro sócio e deixo-te desde já um desafio que como grande Braguista, que sei, que és .......´poderias ser um bom presidente

ric

Caro JACM:
Agradeço os teus reparos e terei muito gosto em responder. Até porque a Associação, como disse atrás, não é uma qq Associação secreta. Não tem segredos e portanto nada temos a temer nem nunca é nossa intenção esonder o que quer que seja.

vamos por partes:

1- AS ACTIVIDADES
A Ab tem ao longo do seu curto historial uma série de actividades que, apesar da juventude e dos vários empecilhos que tivemos de ultrapassar . Entre os mais visiveis, destaca-se a elaboração de um video sobre a taça de portugal 66 (que em breve e assim que eswteja remontado o SCB irá adoptar e distribuir e o concurso de fotografia que se realizou o ano passado e que muitos tiveram a opoortunidade de concorrer).
Pesquisar aqui neste fórum ou no site (embora o actual esteja renovado e não contenha as actividades desenvolvidas ) as nossas actividades não é dificil...

2- AS ELEIÇÕES
Se tiveres a oportunidade de leres o regulamento interno da associação, verás que existe um prazo para os mandatos das direcções e para a apresentação das novas listas candidatas. o Presidente da AG emite um comunicado a anunciar o periodo de candidatura. Foi o que aconteceu e está no site (www.abraguista.com) em que a convocação para uma AG dedicada a eleição dos corpos gerentes é marcada para finais de Novembro.
Nessa reunião, não apareceram listas candidatas e , como é normal, caiu-se num vazio directivo (acontece a todos...)
Desde aí, o P. da AG tem tentado alguns contactos mas não pode fazer omeletas sem ovos.
Devo dizer que a convocat´pria par a a dita AG esteve no site nas datas precisas e foram todos os associados convocados através de mail conforme reza o RI.

3- FUTURA DIRECÇÃO
Durante este tempo, não nos tem sido possível adiantar mais nada mas recentemente, um dos elementos da AB poderá avançar para uma lista e temos já contactado alguns elementos para formarmos a lista candidata. Eu estarei tb disponível e irei integrar a lista. é natural que ainda não haja publicação desta intenção pois todos são livres de constituir uma lista o ,
Oportunamente faremos chegar ao P da AG a nossa intenção e será marcada nova AG com fins eleitorais.
Esta é a actual situação e portanto esta é a vida "hoje" da AB.

Após ser constituida uma direcção , passaremos a a ter um programa de acção, ir-se-á, (pelo menos será minha intenção) avançar para um aumento de associados de maneira a que todos possamos realizar as acções para as que a AB foi criada.

Penso ter respondido a todos e estou tb ao dispor para mais informações.

Informo ainda que no site da AB estão contactos e até uma ficha de inscrição para que se possa ser associado. Para qq informação, podem utilizar o mail.

jacm

Quote from: magico21 on 08 de February de 2010, 14:42
Jacm, pelo que li no site da AB (http://www.abraguista.com/), a assembleia que elegeria os novos órgãos de direcção realizou-se em 3 de Novembro de 2009, de qualquer forma estou de acordo contigo, se existir mais dinamismo serei um futuro sócio e deixo-te desde já um desafio que como grande Braguista, que sei, que és .......´poderias ser um bom presidente
Eu não quero ser Presidente de nada...apenas vejo com pena uma Associação, que neste momento e numa altura crucial:
- Podia e devia estar a dar um contributo, por exemplo, em promoções de viagens para os jogos do Braga fora e não está.
- Podia e devia ter emitido um comunicado em relação a toda este processo do túnel, que visa o Braga e também não o fez.
- Podia e devia chegar-se à frente numa possível convocatória/organização de manifestações de apoio, que poderiam decorrer durante esta semana, terminando no Domingo no Axa e também (ainda) não vi nada. Era bom que as pessoas soubesses que já houveram tentativas por parte individual de alguns Braguistas,para promoverem algumas coisas, mas a receptividade não foi a melhor.
Tal como o Ric referiu há fichas de inscrição no site da AB(se bem que eu abro para ficha de inscrição e não aparece nada). Eu quando constatar que ela está em pleno funcionamento, vou enviar a proposta. Poderei estar disponivel para ajudar (se assim o desejarem) naquilo que souber e puder. Era bom que outros foristas também o fizessem, pois todos somos poucos para ajudar a elevar o nome do Braga. Neste momento que o Braga atravessa, quer na luta que está envolvido, quer perante os constantes ataques  de que tem sido alvo, era necessário uma AB em força, mas a verdade é que não está - e apesar da dificuldade que pelos vistos estão a ter em formar uma direcção, pelo não aparecimento de listas, a AB nunca deveria ter caído neste vazio de ideias e actividades - espero por isso, novos desenvolvimentos da AB.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

ELSA

Significa, portanto, que podem aparecer ou apresentar-se mais listas...

Quem se sente capaz e com vontade de fazer mais e melhor do que até aqui (até porque parece que não é difícil!), que avance com força! É a altura certa para o fazer!

Não temos que estar à espera uns dos outros pra fazer alguma coisa...o que é preciso é gente com capacidade de iniciativa e com disponibilidade e disposição para trabalhar/ajudar/contribuir para o seu melhoramento/desenvolvimento...

E a mim parece-me que o que não falta é pessoal com perfil aqui no forum...pelo menos no que toca a "botar faladura"...

Nemec

Na minha opinião faz falta mais visibilidade e "publicidade" à AB. Uma vez que estou disposto a ajudar no que puder e souber para contribuir com o crescimento da AB e já que as fichas de inscrição no site não funcionam, gostava de saber de que outra forma me posso fazer sócio da associação.

Uma ideia: Sendo o forum do superbraga um bom meio de comunicação da familia braguista, porque não lançar o repto aqui no forum a quem se quer juntar à lista? Informar sobre os lugares que faltam preencher e qual o rumo que pretendem dar à associação. Era uma forma de lhe dar mais visibilidade....
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

jacm

Quote from: Nemec on 08 de February de 2010, 19:01
Na minha opinião faz falta mais visibilidade e "publicidade" à AB. Uma vez que estou disposto a ajudar no que puder e souber para contribuir com o crescimento da AB e já que as fichas de inscrição no site não funcionam, gostava de saber de que outra forma me posso fazer sócio da associação.

Uma ideia: Sendo o forum do superbraga um bom meio de comunicação da familia braguista, porque não lançar o repto aqui no forum a quem se quer juntar à lista? Informar sobre os lugares que faltam preencher e qual o rumo que pretendem dar à associação. Era uma forma de lhe dar mais visibilidade....
Também não consigo aceder à ficha de inscrição ???

Quote from: ELSA on 08 de February de 2010, 18:08

Quem se sente capaz e com vontade de fazer mais e melhor do que até aqui (até porque parece que não é difícil!), que avance com força! É a altura certa para o fazer!

Não temos que estar à espera uns dos outros pra fazer alguma coisa...o que é preciso é gente com capacidade de iniciativa e com disponibilidade e disposição para trabalhar/ajudar/contribuir para o seu melhoramento/desenvolvimento...

E a mim parece-me que o que não falta é pessoal com perfil aqui no forum...pelo menos no que toca a "botar faladura"...
Tanto dizes para as pessoas se aproximarem, como ao mesmo tempo crticas. Se ninguém mostra interesse é porque não querem nada, se o mostram é só "botar faladura". Se estão interessados em receber o contributo de quem está na disposição de o fazer, muito bem, se não pronto continuem...
POR UM BRAGA CAMPEÃO

ELSA

Quote from: jacm on 09 de February de 2010, 13:39

Tanto dizes para as pessoas se aproximarem, como ao mesmo tempo crticas. Se ninguém mostra interesse é porque não querem nada, se o mostram é só "botar faladura". Se estão interessados em receber o contributo de quem está na disposição de o fazer, muito bem, se não pronto continuem...

Estás equivocado, meu caro jacm...eu não critico quem mostra interesse...critico quem vem aqui fazer insinuações e criticas gratuitas...que não é o teu caso, nem de nenhum outro post deste tópico...
Agora, efectivamente, eu acho que "botar faladura" só, não chega e daí o meu apelo para apareceram mais listas ou mais pessoas com vontade de ajudar...porque, realmente, como se tem visto, todos somos poucos!

E já agora esta é uma posição pessoal como sócia da AB e forista - não estou a falar por, nem em nome de ninguém! Por isso, agradeço que não fales no plural...;)

jacm

Quote from: ELSA on 09 de February de 2010, 18:31
Quote from: jacm on 09 de February de 2010, 13:39

Estás equivocado, meu caro jacm...eu não critico quem mostra interesse...critico quem vem aqui fazer insinuações e criticas gratuitas...que não é o teu caso, nem de nenhum outro post deste tópico...
Agora, efectivamente, eu acho que "botar faladura" só, não chega e daí o meu apelo para apareceram mais listas ou mais pessoas com vontade de ajudar...porque, realmente, como se tem visto, todos somos poucos!

E já agora esta é uma posição pessoal como sócia da AB e forista - não estou a falar por, nem em nome de ninguém! Por isso, agradeço que não fales no plural...;)

Ok, também não foi minha intenção dizer o que pensaste. Não me pronuncio mais sobre a AB, cabe a quem de direito, dizer se querem ou não o contributo de outros e como podem/devem fazer, até porque como já aqui foi dito o ficheiro das inscrições não funciona.
POR UM BRAGA CAMPEÃO