News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM - Pequeno ensaio sobre a cegueira

Started by cardoso, 04 de February de 2010, 14:01

Previous topic - Next topic

cardoso

Alguns seres vivos habitam quase permanentemente debaixo da terra. Autênticas maravilhas da natureza, desenvolveram uma visão nocturna apuradíssima e meios de orientação fascinantes. Sobrevivem graças a inteligentes métodos de captura das presas, atraindo-as para túneis meticulosamente construídos, onde são devoradas com eficácia e sem piedade. Estes seres são por vezes capazes de sobreviver à luz do dia. No entanto, a sua vida subterrânea garante-lhe também uma defesa inexpugnável contra eventuais predadores. Escondidos nos seus túneis conseguem assim escapar de qualquer lobo, leão ou até dos seres humanos.
Para identificar estes seres bastará consultar qualquer enciclopédia do mundo animal ou ver os programas do National Geographic.
Obviamente, esta introdução, embora pitoresca e possivelmente enriquecedora da cultura geral do leitor, nada tem a ver com futebol. No entanto, às vezes, o mundo da zoologia faz lembrar o dos homens. E as recentes notícias dessa coisa obscura a que chamam "futebol português" fez-me lembrar os programas sobre o mundo animal (peço desde já desculpa aos nossas amigos irracionais pela possível injustiça da comparação).
Na verdade, estes seres, à luz da razão humana, são considerados praticamente cegos. No entanto, o que é que entendemos por "cegueira". Ausência de visão? Acontece que a visão é um meio de orientação, portanto, na perspectiva destes seres, eles não são cegos; apenas "vêem" de uma forma diferente. Dessa forma, podemos até deduzir que, nessa perspectiva, os "cegos" são as presas, porque não se podem orientar nos tais túneis, uma vez que a sua visão está preparada para a luz natural. Por outras palavras: quer se trate de seres "subterrâneos" quer de habitat à superfície, a verdadeira cegueira é sempre a dos outros.
Assim acontece no "futebol português": aqueles que não são capazes de se orientar nos túneis são incapazes de sobreviver; e mais, acabam por ser tratados como cegos e estúpidos.
Eu, pessoalmente, acho que ficaria totalmente desorientado se me perdesse num emaranhado de túneis habitados por toupeiras; a minha visão nocturna, de tão reduzida que é, tornar-me-ia completamente estúpido.
A questão fundamental está então nisto: como sobreviver no "futebol português" sem visão nocturna? Começo a compreender que é muito difícil senão impossível.
Mas não se pense que este texto pretende apenas comparar os túneis dos estádios de futebol com os buracos das toupeiras. Não! Pretendo afirmar, com todas as letras, que essa coisa a que chamam "futebol português" se joga, em grande parte, num mundo subterrâneo, onde o comum dos mortais pouco mais enxerga do que as sombras de Platão. Vemos sombras que passam, ilusões, silhuetas que não são mais do que aquilo que nos deixam ver. E todos sabemos como as ilusões são enganadoras. Porque convém que sejam.
Neste país em que as aldrabices são institucionalizadas, em que a roubalheira se vai tornando oficial, em que os pobres pagam para compensar a ladroagem, é fácil que o "futebol" imite a realidade e não nos deixe enxergar mais do que sombras de seres horrivelmente feios que povoam as catacumbas deste país a saque.
Perante isto, pergunto a mim mesmo: o que fazer? Adaptar-me à cegueira? Ou revoltar-me contra ela. Hesito. Sinceramente, sinto-me perdido. Não consigo compreender como serei capaz de me adaptar a esta escuridão. Esta decepção quase me retira a vontade de lutar. Por outro lado, esta revolta interior quase me paralisa. E sinto uma incapacidade, uma impotência perante este negrume que só me ocorre baixar os braços e declarar-me, como os grandes Junqueiro, Queirós e Ortigão: vencido da vida. No que ao futebol e à política diz respeito, note-se.

Dracul

Este país é uma fraude. Desde a política até ao desporto, passando por práticamente todos os sectores, vence quem sabe manobrar e quem tem poder para influenciar a tomada de decisões.
Talvez por isso eu não me orgulhe de ser português.

Kilo

Perante isto, pergunto a mim mesmo: o que fazer? Adaptar-me à cegueira? Ou revoltar-me contra ela. Hesito. Sinceramente, sinto-me perdido. Não consigo compreender como serei capaz de me adaptar a esta escuridão. Esta decepção quase me retira a vontade de lutar. Por outro lado, esta revolta interior quase me paralisa. E sinto uma incapacidade, uma impotência perante este negrume que só me ocorre baixar os braços e declarar-me, como os grandes Junqueiro, Queirós e Ortigão: vencido da vida. No que ao futebol e à política diz respeito, note-se.


Neste parágrafo traduziste exactamente o que sinto! Sem mais nem menos!  :-\ :-\

Pedrocol@

No meu caso, também é sem dúvida o sentimento que mais exprime o que sinto.
Hoje pensei já por 5 ou 6 vezes se vale a pena ver futebol... estou completamente desiludido com tudo isto.

ELSA

Excelente, Cardoso! Senão a melhor, talvez das melhores crónicas por ti escritas ultimamente...

E traduz metaforica, mas exemplarmente o que me vai na alma por estes dias...e o já citado último parágrafo, então...

Permites-me que o divulgue pela net, incluindo redacções de jornais e tv's? Agora dá-me pra isto, vou intupir aquelas caixas de mail's!!!




21braga21

Muitos parabéns ao forista cardoso pelo excelente post aqui escrito!!!
Conseguiste passar para o "papel" na integra o verdadeiro sentimento de revolta que vai em todos os Braguistas!!!
Acho que em quanto não nos proibirem de falar e revoltar contra este poder central não nos devemos calar!!!
Parabéns pelo artigo!!!Continua...

CONTRA O PODER CENTRAL
LUTAR , LUTAR!!!!!!!!!!!!!!!!

kiklm

Quote from: cardoso on 04 de February de 2010, 14:01
Alguns seres vivos habitam quase permanentemente debaixo da terra. Autênticas maravilhas da natureza, desenvolveram uma visão nocturna apuradíssima e meios de orientação fascinantes. Sobrevivem graças a inteligentes métodos de captura das presas, atraindo-as para túneis meticulosamente construídos, onde são devoradas com eficácia e sem piedade. Estes seres são por vezes capazes de sobreviver à luz do dia. No entanto, a sua vida subterrânea garante-lhe também uma defesa inexpugnável contra eventuais predadores. Escondidos nos seus túneis conseguem assim escapar de qualquer lobo, leão ou até dos seres humanos.
Para identificar estes seres bastará consultar qualquer enciclopédia do mundo animal ou ver os programas do National Geographic.
Obviamente, esta introdução, embora pitoresca e possivelmente enriquecedora da cultura geral do leitor, nada tem a ver com futebol. No entanto, às vezes, o mundo da zoologia faz lembrar o dos homens. E as recentes notícias dessa coisa obscura a que chamam "futebol português" fez-me lembrar os programas sobre o mundo animal (peço desde já desculpa aos nossas amigos irracionais pela possível injustiça da comparação).
Na verdade, estes seres, à luz da razão humana, são considerados praticamente cegos. No entanto, o que é que entendemos por "cegueira". Ausência de visão? Acontece que a visão é um meio de orientação, portanto, na perspectiva destes seres, eles não são cegos; apenas "vêem" de uma forma diferente. Dessa forma, podemos até deduzir que, nessa perspectiva, os "cegos" são as presas, porque não se podem orientar nos tais túneis, uma vez que a sua visão está preparada para a luz natural. Por outras palavras: quer se trate de seres "subterrâneos" quer de habitat à superfície, a verdadeira cegueira é sempre a dos outros.
Assim acontece no "futebol português": aqueles que não são capazes de se orientar nos túneis são incapazes de sobreviver; e mais, acabam por ser tratados como cegos e estúpidos.
Eu, pessoalmente, acho que ficaria totalmente desorientado se me perdesse num emaranhado de túneis habitados por toupeiras; a minha visão nocturna, de tão reduzida que é, tornar-me-ia completamente estúpido.
A questão fundamental está então nisto: como sobreviver no "futebol português" sem visão nocturna? Começo a compreender que é muito difícil senão impossível.
Mas não se pense que este texto pretende apenas comparar os túneis dos estádios de futebol com os buracos das toupeiras. Não! Pretendo afirmar, com todas as letras, que essa coisa a que chamam "futebol português" se joga, em grande parte, num mundo subterrâneo, onde o comum dos mortais pouco mais enxerga do que as sombras de Platão. Vemos sombras que passam, ilusões, silhuetas que não são mais do que aquilo que nos deixam ver. E todos sabemos como as ilusões são enganadoras. Porque convém que sejam.
Neste país em que as aldrabices são institucionalizadas, em que a roubalheira se vai tornando oficial, em que os pobres pagam para compensar a ladroagem, é fácil que o "futebol" imite a realidade e não nos deixe enxergar mais do que sombras de seres horrivelmente feios que povoam as catacumbas deste país a saque.
Perante isto, pergunto a mim mesmo: o que fazer? Adaptar-me à cegueira? Ou revoltar-me contra ela. Hesito. Sinceramente, sinto-me perdido. Não consigo compreender como serei capaz de me adaptar a esta escuridão. Esta decepção quase me retira a vontade de lutar. Por outro lado, esta revolta interior quase me paralisa. E sinto uma incapacidade, uma impotência perante este negrume que só me ocorre baixar os braços e declarar-me, como os grandes Junqueiro, Queirós e Ortigão: vencido da vida. No que ao futebol e à política diz respeito, note-se.




Sem duvida Cardoso Granda texto!

Se me das licença vou começar a passar isto na net.

Saudações Guerreiros do Minho

Reis

Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

euxinha

Muito bem conseguido este texto...como sempre o são os textos do Cardoso... ;)


cardoso

Elsa e kiklm, estejam à vontade, mas este texto foi escrito para o DM, por isso, por favor se divulgarem coloquem "in Diário do Minho". Pode ser?
E obrigado pelos vossos elogios. Um abraço.

gomes

O verdadeiro amor da minha vida bragaaaaaaaaaa!

lince

O Mesquita machado também lhes caiu em cima, todos juntos venceremos, mas para isso, temos de ser acima de tudo e todos uma cidade unida,

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Ricardo-Costa-e-o-homem-de-mao-do-Benfica.rtp&article=316375&visual=16&layout=55&tm=45

Mesquita parte a louça toda.

Saudações Braguistas

Kramer

Grande texto Cardoso.
Tanto no futebol como na politica há muito trabalho realizado na escuridão que passa completamente despercebido à maioria dos seres vivos.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

C.P.

Quote from: Pedrocol@ on 04 de February de 2010, 15:36
No meu caso, também é sem dúvida o sentimento que mais exprime o que sinto.
Hoje pensei já por 5 ou 6 vezes se vale a pena ver futebol... estou completamente desiludido com tudo isto.

Também já pensei várias vezes nisso.

A conclusão que tiro é a seguinte:
  PELO FUTEBOL EM GERAL, MAIS VALE FICAR EM CASA

  PELO AMOR AO BRAGA, LUTAR ATÉ MORRER

BRAGA E SÓ BRAGA
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA

Anabela

Mais uma vez, Cardoso em grande!
Então aquele último parágrafo...divinal!

FIDELIS

tu dá-lhe Cardosão

excelente

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Afonso Matos

Desculpa lá amigo Cardoso, mas já fiz este texto dar a volta ao mundo!!!

Bvna

Este rapaz acerta sempre no "olho-do-boi"!

Bob_Marley

Bons dias,

Sr. Cardoso, infelizmente não o conheço, mas agradeço os seus textos, que tanto prazer me dão quando os leio! Continue assim, sem medo, e se possivel sempre a defender a honra deste enorme clube!!

Um abraço a todos, em especial para si Sr. Cardoso

JotaCC

Cardoso como era de esperar mais uma vez um grande texto e a comparação usada assenta como um luva a situação do nosso futebol, uma resposta a altura dos acontecimentos que afecta todos os BRAGUISTAS.