News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Aproveitar ou não as oportunidades...

Started by ric, 01 de February de 2010, 10:31

Previous topic - Next topic

ric

Já aqui o disse N vezes.
O nosso SCB tem de aproveitar oportunidades de se afirmar no panorama nacional.
Ao longo destes últimos anos temos perdido algumas excelentes oportunidades de conquistar adeptos. Felizmente que , também o recordo, muito se tem feito em termos de promoção da imagem do clube. As visitas às escolas, o merchandising , a aproximação dos serviços aos associados... Pode ser pouco ainda mas há 4/6 anos, mesmo com o Braga a morder os calcanhares aos grandes nada se fazia neste capítulo...

Mas vem este tópico na sequencia do actual momento do SCBraga.
Confesso que diquei desiludido com as bancadas do Braga-Sporting. 15 mil almas num jogo entre 1º e 4º classificado era digno de se esperar melhor...Se pensarmos que 1500 a 2 mil pessoal eram lagartos, teriamos braguistas cerca de 13 mil pessoas. Nada mau podem alguns dizer ao olhar para alguns recentes confrontos.... Mas para mim é evidente que nem com o 1º lugar a cidade desperta e apoia o clube mais representativo.

Quer isto dizer que nem sequer a liderança e um futebol de fino quilate levam as pessoas ao estádio...

Ora isto requer uma reflexão apropriada e sobretudo colocar a mão no peito e dizer alguma "mea culpa"...

Nunca o Braga esteve a esta qualidade em termos de campeonato. Nunca teve equipa melhor e mais recheada. Nunca o Braga conseguiu ter os  2 requisitos que falei agora e incluir neles um estádio moderno e atrractivo ...

O que falta então? Que raio terá que fazer o Braga para merecer o apoio dos bracarenses? Será que mesmo com a consumação do título nacional ou a conquita da Taça de Portugal , este "status quo" não se modificará?

Estará o Braga incapaz de chamar a si adeptos e mostrar que vale a pena ser braguista e assíduo no AXA?

Sei bem que este é um problema que pode ser de segunda importãncia para a SAD agora que o empenho na LIGA está ao rubro. Mas tb acho que é agora ou nunca! Depois não adianta chorar pelo leite derramado se não aproveitamos o momento actual para congregar esforços.

A liderança de AS é elogiada por todos. Eu incluo-me nesse lote de bragusitas que lhe reconhece muito mérito. Mas Salvador não consegue reunir sinergias para unir os bracarenses em torno da equipa? Porquê? O que faz falta a este líder para não o ser no contacto com os adeptios e na chamada da cidade a este projecto?

Penso que , mesmo com as atenções das lutas pelo t+itulo e manutenção do Braga nos lugares cimeiros, se poderiam começar a debruçar-se sériamente sobre este problema. Sob pemna de até termos um clube campeão e um +úblico de 2º apanha....

O Braga merece muito mais da cidade. A cidade não corresponde. O Porque será? Não estaremos todos á altura de passar a mensagem? Não estaremos todos a necesitar de uma profunda reflexão e com base na ci~encia actual tentar encontrar motivos, razões e meios de inverter esta situação.

à cerca de um m~es o Braga fez 89 anos. Estav ana frente do campeonato, podia aproveitar ao máximo este dia na promoção e projecção do clube junto das suas gentes. O que fez? a tradiconal romagem ao cemit+erio , o desfradar da bandeira. Resultados: cummpriu-se o habituaç e a regra de homegrear quem serviu este clube mas reuniu uma vintena de associados. Que expressão teve na congregação de esforços e animo? ZEEROOOO

Ou seja, perdemos mais uma exclente oportunidade para reunir os associados nem que seja num simples jantar convivio de forma a solidificar laços e tentar passar mais uma mensagem de união e de ambição.

Agora, no aerranque da segunda volta mantemo-nos no topo.
E continuamos a ter as mesmas assistencias no AXA, sem a equipa sentir que galvanizou as gentes de Braga e que estas correspondem ao esforço de todos os profissionais.

Era imperioso MEXER COM A CIDADE.

Como?

1- Maçssiça dinamização juntos das escolas com jogadores a distribuirem bilhetes aos miudos e a sensibilizarem o seu apoio. Que interessa as vbancadas cvazias quando temos milhares de jovens a poder acompanhar o clube e dar -lhe a sua força? Esta acção seria apenas para escolas secundárias

2- A direcção da SAD, o treinador e o capitão da equipa deveriam solicitar recepções junto das forlas vivas do clube. AIM, ACB, CMB. Bombeiros, Policia, quartel, Governo Civil... Seriam reuniãoes para lhes fazer ver a importancia do actual momento e a possibilidade de virmos a ser campeões. Estas acções realizadas dia sim dia não motivariam noticias nos jornais, falar-se-ia do Braga e pelo menos far-se-ia sentir que o clube CONHECE os parceiros da cidade. Nessas reuniões poder-se-ia discutir a possibilidade de bilhetes especiais empresas para dinamizar a ida ao estádio.

3- deveriamos apostar num marketong proprio para esta altura. J´+a repararam que não existem autocolantes do Braga? Uma frase apelativa e jovem fazia furor na miudagem

4- O Braga devia, assumidamente e sem receios, abrir-se á cidade. Eu colocaria um mini campo de futebol na arcada, onde diáriamente passaria os craques bracarenses para dar uns toques com a miudagem e graúdos, dar autografos, apelar a acompanhar a equipa. O que isto faria de mal aos nossos jogadores? o contacto com a sociedade e a cidade na sua praça principal era sinónimo de abertura

5- A SAD deveria tentar arranjar autocarros gratuitos para asos jogos no extreior , criando desde já uma grande onda braguista de apoio.

6- riar um esquema de possibiytar aos jovens passarem aum dia com a equipa. Estar no balneario, ir aos treinos, almoçar com os craques...
São apenas alguns exemplos de exercícios de participação CLUBE/ Cidade de forma a APROVEITARMOS A OPORTUNIDADE.

Desperdiçá-la é asneira

PAF

Os 15mil acho que é o máximo que o Braga consegue hoje em dia(e diga-se já é um crescimento exponencial relaticamente à 10/15anos atrás), para mim é um mercado exlporado ao máximo, apesar da cidade ter 180mil pessoas ou por aí! Isto porque para o braga crescer muito teria de ir buscar adeptos aos ditos grandes, e como sabem mudar de clube é uma coisa anti natura, que nunca acontece, podemos ter os biclubistas, mas mesmo esses este ano têm o slb para torcer!
O investimento do Braga terá que ser sempre a longo prazo, muito longo, 15/20anos pelo menos, isto para que os jovens de hoje, aí até aos 15anos, sejam os adeptos de amanhã com 30anos e daí possam incutir o gosto pelo Braga aos filhos e assim sucessivamente...
Hoje em dia o Braga já está a tirar frutos dos finais dos anos 90 em que conseguiu alguns resultados animadores e jogos na UEFA.
Resta continuar a investir no futuro, porque ele está já aí ao virar da esquina, e sendo assim concordocom o Ric, o Braga farta-se de desperdiçar oportunidades de se fazer notar, de aparecer, de se promover!

spinto

concordo e absoluto, deviamos juntar o maximo de forças possiveis para pelo menos chegar ao 20 a 25 mil por jogo até ao fim no axa.

Era absolutamente fundamental já que cada vez mais começam as jogadas de bastidores, ora vejam:

Como foi impossivel o Benfica estar desportivamente em 1ºLugar, vai realizar-se (antecipadamente) na próxima 4ªfeira o Benfica-Leiria correspondente á 20ªjornada, jornada essa que vamos ao porto.

Se o Benfica ganhar ao leiria é lider da classificação (embora com 1 jogo a mais), mas é lider e mais pressão coloca no Braga e a imprensa já vai falar de lider isolado.

Já não é a mesma coisa, já não seremos lideres isolados há 19 ou 20 jornadas, ou 1/3 do campeonato á frente .....

O palhaço do judas que fale agora das sobrecargas dos jogos...

Preparemo-nos para mais destabilizações e ruídos e bota-abaixismos.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Lipeste

Quote from: Lipeste on 02 de December de 2009, 18:12

Tenho constatado a "revolta" e indignação de muitos Braguistas pela pouca afluência de publico nos jogos do enorme Sp. Braga...mas com jogos a horas e dias impróprios dificilmente levaremos mais adeptos ao estádio...e em pleno Inverno se os horários dos jogos não forem convidativos (á tarde) o cenário não se avizinha melhor.
Nós adeptos que gostámos de ir ao estádio deveremos fazer algo no sentido de fazer regressar os jogos para os Sábados e Domingos à tarde...é a ditadura da TV...REVOLUÇÃO!!!

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

ric

PAF, é precisamente por saber que não podemos conquistar "burros velhos" , perdoem-me a expressão, que centralizo o máximo da atenção do SCBRAGA para a juventude.

Uma alargada e eficaz campanha junto das escolas AGORA com o objectivo primordial de levar jovens ao estádio seria fundamental. Até incutir nas escolas a ideia de se fazer um concurso de clauqes com prémios valiosos....

A ideia era encher a bancada superior nos jogos que nos faltam disputar no AXA.
Não seria dar bilhetes a adultos e suscitar inrigas entre sócios que pagam sempre o seu bilhete e a sua cadeira.
Seria dar entradas livres a TODOS OS JOVENS ATÉ AOS 16/18 ANOS. Até bastando a amostragem do cartão escolar....
Ganahriamos em apoio, não perdiamos nada em termos de receitas....

Será assim tão dificil? para que queremos uma bancada de 7500 pessoas ás moscas?
Caramba, será tão dificil ver isto???

Contra o Sporting, levei uma das minhas filhas que não tinha cadeira mas que é sócia. Paguei bilhete... é inadmissivel... para mim, a miudagem DEVERIA  ter sempre lugar livre no estádio

Lipeste

Quote from: Pedro Ribeiro on 02 de December de 2009, 23:27
(...)
Os sócios têm de decidir o que querem. Se querem ser um clube de "verdadeiros" (detesto esta expressão!), mas um clube de meia dúzia, uma espécie de "elite" com um discurso contra aqueles que não são mas poderiam ser; ou se têm o sonho de congregar à sua volta boa parte dos bracarenses e das gentes que vivem (ou nasceram ou já viveram) à volta de Braga. Se têm este sonho, têm também de se sacrificar por isso. Não estar constantemente a recriminar aqueles que supostamente querem atrair. Não estar constantemente com um discurso de auto-elogio (nós, os "verdadeiros", os "puros").

É que hoje não é fácil atrair mais pessoas aos estádios. As pessoas têm uma gama variada de alternativas de lazer que não existiam há uns anos. Há por outro lado um cada vez maior desenraizamento das pessoas: dificilmente alguém nasce, cresce, estuda, trabalha e vive indefinidamente na mesma terra. Quantos dos que aqui escrevem ou por aqui já passaram foram "obrigados" por circunstâncias da vida a mudar para outros locais onde fazem hoje as suas vidas?

Isto obriga a que o clube tenha de ser extremamente pro-activo na conquista destes adeptos. Os resultados ajudam, mas pelo que atrás foi dito, é curto e só tem efeitos práticos a prazo - pessoalmente, não tenho dúvidas de que se a equipa de futebol mantiver o actual nível, daqui a uns dez anos teremos uma geração de bracarenses completamente doutrinada. Não é fácil trazer estas pessoas ao estádio - mas não porque a maioria seja adepta de outro clube como por vezes se diz. Simplesmente, a maioria das pessoas não são adeptos, no sentido de ter uma relação regular com o clube e que tenham hábito de ir aos estádios. E isto verifica-se em toda a parte - dá-me vontade de rir quando oiço falar em 6 milhões de benfiquistas quando nem sequer há seis milhões de adeptos de futebol em Portugal!

Há que procurar entre os que são meros simpatizantes (mas que ligam pouco à bola e não estão dispostos a grandes esforços para ir ao estádio). Há que ir buscá-los a casa! E para esses, todos os pormenores contam! A distância, o preço, os horários, o conforto, tudo tem de ser considerado para fazer deles a prazo verdadeiros adeptos... Já em tempos dei uma sugestão que mantenho: o Braga deveria considerar uma categoria de sócio exclusiva para as mulheres, a preço simbólico, que desse acesso a todos os jogos excepto três ou quatro durante a temporada (de forma a que seja vantajoso ser sócio "sénior"). Há muitas mulheres que têm simpatia pelo clube mas não vêm ao estádio. E uma mulher no estádio, por norma, significa marido, filhos e outros mais também nas bancadas (sim, porque elas é que verdadeiramente mandam). Seria esta também uma forma de fazer render as campanhas que se fizeram (e, espero, continuem) entre os mais jovens. Há que fazer do jogo uma festa, proporcionando condições de segurança e erradicando focos de violência e procurando criar condições para que vir ao estádio seja aprazível.

O que acho mesmo essencial é que se deixe de lado o discurso de lamúria constante: o clube (e "nós") é que somos bons, a cidade é que não está à altura. Lamento, sou frontalmente contrário a este discurso porque ele é naturalmente imobilista - se a cidade não está à altura, não haverá nada a fazer, certo?

* É importante também que ser sócio proporcione facilidades para a prática desportiva ainda que de natureza não competitiva. O acesso dos miúdos à prática do desporto (várias modalidades), o acesso de miúdos e graúdos a recintos de prática desportiva (pistas de manutenção, ginásios, etc.) poderiam constituir um bom chamariz para aquelas pessoas que até possam nem ter grande afinidade com o clube (frequentemente pessoas de outras origens geográficas) mas que tomariam assim um primeiro contacto com o clube.

Lipeste

Quote from: Lipeste on 11 de January de 2010, 22:22
"Muito" se tem feito para levar mais gente ao estádio...mas muito mais se pode fazer nesse sentido...e algumas das coisas que ten sido feitas terão que ser repensadas...por exemplo...em determinadas campanhas que ao longo da época se vão fazendo em determinados jogos eu como sócio sem cadeira anual não gosto de pagar o meu bilhete mais caro que um não sócio, independentemente de esse não sócio ser sub 21, mulher, idoso(a) ou reformado(a)....nunca me parece razoavel que um sócio do enorme Sp. Braga pague um bilhete mais caro que um qualquer não associado....acho essas campanhas importantes mas quando feitas o preço dos bilhetes para associados sem cadeira anual tambem tera que ser diferenciado...contudo concordava por exemplo com a entrada gratuita a grupos de miudos dos mais diversos estabelecimentos de ensino da região, primario e secundario, quando acompanhados por um professor/responsavel...

Quote from: Lipeste on 03 de December de 2009, 17:32
(...)
A cidade merece-nos...a região tambem nos merece...parece-me haver por parte de alguns foristas alguma falta de humildade ou algum radicalismo relativamente a este assunto...não podemos inverter os papeis...não é a cidade nem a região que tem que conquistar o Sp. Braga...é precisamente o contrário...o enorme Sp. Braga juntamente com todos os seus associados e de forma precistente tem que continuar a investir na cativação de novos sócios...desde os mais jovens aos mais velhos...homens e mulheres...da cidade e fora dela...quando digo fora dela quero dizer todo o Minho...temos que invetir na implementação do ENORME por todos os concelhos do Minho...GVERREIROS DO MINHO não pode ser apenas um "slogan" tem que ser uma realidade...acredito no crescimeto do enorme Sp. Braga associado ao Minho e não apenas à cidade de Braga...quando conseguirmos aumentar o numero de associados então seremos mais no estádio.
(...)

rvx

Eu gostava, realmente, que tivéssemos 20000 por jogo. Mas, vendo bem as coisas, isso corresponde a 11% da população da cidade, o que é significativo. As pessoas não vivem para o futebol, nem nós temos o direito de as obrigar. É verdade que existe muito clubismo pelos três grandes, mas eu acho isso apenas puro falatório, só para ter conversa todos os dias. Porque, verdadeiramente, essas pessoas não são adeptas de futebol. Também, conheço muitos bracarenses, que, desde que me lembro, sempre o foram, mas não vão ao futebol por várias razões.

Antigamente, as coisas eram bem mais apelativas, devido aos horários e preços, e as pessoas estavam muito mais dispostas a ir ao futebol, mas isso não é necessariamente bom, pois há outras coisas importantes.

E se virmos clubes como o Benfica que, na melhor das hipóteses, mete 50000 (muito raramente). Isto é uma percentagem muito pequena deles.

Portanto, a meu ver, o que podemos fazer é continuar a tentar atrair mais pessoas com bons resultados e acções de propaganda, feitas pelo Braga ou por nós, em casa. E acho que devemos lutar por melhores horários e preços. Feito isto, não há muito mais que possamos considerar.

disco infiltrator

Concordo com tudo.

Mas na minha opinião existe "um detalhe" que muito pouco nos ajuda. Já se falou bastante no assunto, há quem concorde que seja um factor decisivo e há quem não concorde. Refiro-me ao EMB.

Conheço não uma nem duas pessoas mas várias pessoas que não acompanham os jogos do SCB devido às péssimas condições de acesso e outras que esse estádio oferece. Acreditem que se tivessemos outras condições iriamos captar muitos que assistem a futebol na TV e outros que têm vontade em frequentar o estádio mas não se sujeitam ao desconforto e falta de acessibilidade daquele estádio. Não é por Braga ser fria que as pessoas não vão ao estádio. Vejo estádios cheios na Alemanha com neve mas essas pessoas têm transporte para o estádio, têm onde estacionar, o estádio está preparado para o frio e neve, têm bons bares no estádio, a zona envolvente tem atractivos etc Além que o preço dos bilhetes deverá estra mais de acordo com o nível de vida da maioria da população..mas isso é outra estória.

Caso se consiga remediar e disfarçar alguns dos problemas do EMB associado a um trabalho sério de marketing, com certeza que se conseguiria trazer mais gente para o estádio.

José Soares

É claro que gostava de ver o estádio cheio. Mas, bem vistas as coisas, até somos dos que vão mais ao estádio. A cidade de Braga é bem mais pequena do que o Porto e do que Lisboa. Proporcionalmente os 12 a 15 mil bracarenses por jogo são muito mais do que os portistas e benfiquistas e muitíssimo mais do que os sportinguistas. E valem muito mais no apoio à sua equipa.

Mas também me parece que devemos continuar a atrair mais gente ao estádio. Os horários, as condições de acesso,os estacionamentos, a falta de bengaleiros( não entendo como se pode pedir a uma pessoa que vá para o estádio à chuva e se lhe negue a possibilidade de entrar com guarda-chuva no estádio) e a falta de dinheiro explicam as muitas ausências.

Continuo a achar que é um processo lento e que passa pela cada vez maior ligação do clube à cidade/região. As vitórias e a  prática de desporto no Braga (no futebol e nas diferentes modalidades amadoras) trará muitos novos adeptos ao Braga. E é nos mais novos que vai criar-se a paixão pelo clube. Muitos dos mais velhos serão deste e daquele clube  porque se habituaram ser dos ditos grandes para poderem cantar vitória. O Braga também pode ganhar e, mais do que isso, pode ser um clube efectivamente grande se continuar a ligar-se cada vez mais à sua cidade e fomentar a prática do desporto.   

ZGANDULO

Penso que já foram referidos vários factores que condicionam a grande afluência aos jogos do SCBRAGA em casa. Um dos factores mais fortes é mesmo a falta de dinheiro que as pessoas sentem e têm... como também os horários dos jogos..?!

Tenho visto com olhos de ver que cada vez mais os Braguistas existem e até aqueles que pouco ligavam a futebol deixaram-se empolgar por a excelente época que o ENORME está a fazer. Vejo também portistas e sportinguistas rendidos à nossa equipa a gritarem golo do Braga como que fosse esse o seu clube de sempre...Aqui em Moure já coverti alguns e cada vez mais vejo convertidos disfarçadamente a interessarem-se cada vez mais com os resultados positivos, combatendo aquele clubezeco da ditadura, não arreiando pé do 1º lugar...

Contudo, A.Salvador está atento e concerteza que pode fazer melhor mas não exijámos o prato cheio de uma hora pra outra porque, se existem equipas de trabalho que se preocupam com o marketing e divulgação do clube, isso não vai mudar fabulosamente de um momento pro outro, terá que se dar tempo ao tempo e garanto-vos que se o SCB for campeão ou ganharmos a taça de Portugal, a cidade e arredores virar-se-á muito mais para o clube, logo mais afluência e interesse pelas andanças de um clube moderno que já faz lembrar, um Valencia, um Chelsea, um AZ Alkhmar e outros que cresceram de forma sustentada como o nosso Clube.

Num universo de 200 000 habitantes, termos 12 a 15 000 por jogo já não é mau num país tão desanimado como o nosso...?!
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

magico21

Aproveito este tópico, não só para dizer que concordo, como está aí uma oportunidade para a Associação Braguista intervir, acho que está na hora de fazer valer o seu nome Associação BRAGUISTA.
Aproveito para dizer tambem ao autor do tópico que com ou sem autocarros gratuitos é muito bom ir ver o Braga fora.

ric

Eu volto a reforçar , umas ideias essenciais e que foram (re) confirmadas nos posts.

1- Não adianta esperar que a cidade se mexa. yem que ser o SCBraga a mexer-se e a "puxar" pelo povo.
2- Os interessados pelo futebol não V~em ao estádio. Com ou sem "boa figura" do Braguinha, continuamos os indefectíveis 12 a 15 mil. isto varia com a hora do jogo, a data, o tempo, etc
3- A SAD há muito tempo que está impotente quanto aos horários dos jogos, vendidos que estão à toda poderasa OLIVEDESPORTOS. Por isso, não temos forma de arranjar o melhor horário face ao "dinheiro que a tranmissaõ nos faz chegar á SAD"
4- Não creio que , mesmo com este fabtastico ano, os numeros subam muito mais.
5- para mim, o que interessa aqui é ter a possibilidade de fazer uma acção concertada com 2 grandes ohjectivos:
a) Trazer juventude ao estádio enchendo as enormes clareiras. esta juventude aparece a qualquer hora desde que devidamente instigados e desde que lhes seja incutida esta "moda". Se for "cool" e "in" ir ao estádio ajudar o Braga a ser campeão, a juventude aparece. E paralelamente estamos a insistir na criação do "bichinho" do futebol a esta juventude
b)Por outro lado, existe o enorme factor humano e de 12º jogador. 15 mil almas a aplaudir são doferentes de 23 mil. Um estádio cheiro é sempre um estádio cheio e ajuda, impele e até quase que marca um golo aos nossos adversários.

Ora temos um estadio  enorme, com lugares vagos.
Não conquistamos o pessoal que pague bilhete.
Vamos apostar em força na animação juvenil e na captação dos mais jovens. Não digo as escolas básicas mas o secundário tem "população" que chegue para encher uma bancada.

Sinceramente não percebo o que cuta fazer isto. Não percebo porque não se aposta tudo neste 6/ 7 jogos em casa. para levar a equipa ao colo e ajudar na luta pelo título.

é que para o ano.... tudo se pode esvair e...as oportunidades , mais uma vez, passam a 200...

Nas escolas secundárias da cidade e arredores devemos ter cerca de 10 mil alunos. Se conquistarmos 15% seremos mais 3 mil almas a puxar pelo clube. Mesmo que não fiquem sócios nem mordidos pela "mosca da bola", o importante é ajudar nesta conquista actual.

Pedro Ferreira

De não esquecer que o crescimento de Braga-cidade é vital para o crescimento de Braga-clube, relembro que as maiores cidades do país, Lisboa, Porto, Braga, "Espanha"( :D ) são as que ficam lá por cima no campeonato (à excepção dos últimos) porque são as maiores cidades do país. Se a cidade de Braga crescer exponencialmente o Braga-clube cresce com mais ou menos a mesma proporção ;)

Quanto à estratégia de MKT parece me adequada, só melhorava o site do Braga e aumentava a gama de produtos para venda (lembrei-me hoje de um bonequinho braguista como película para os vidros laterais do carro do meu irmão, que se costuma usar para proteger os bébés do sol...). Devia haver mais artigos para crianças :-\

Aquiles

Boas,

Compreendo perfeitamente, quando se diz que esta é uma oportunidade a não perder para dinamizar o crescimento do SCBraga.

Já aqui se apresentou no início da época um tópico em que foram tecidas diversas sugestões de melhorias para o E M B e como todos sabem nada aconteceu...
No entanto não posso deixar de apresentar algumas sugestões.
Recriar o painel amovível e pintado á mão que passava a semana anterior a cada jogo, ali na Arcada a anunciar o próximo jogo do Enorme. É uma coisa muito barata e que na minha opinião teria um impacto muito superior a anúncios nos jornais e na net.
Nos jogos em que os adversários não trazem adeptos, que são praticamente todos daqui até final, excepção aos espanhóis, ceder bilhetes diferenciados, para jovens das escolas do concelho, para as bancadas superiores, mas apenas na sua parte inferior que é aquela em que se vê melhor o futebol.
Continuar a promover as visitas ás escolas, agora mais do que nunca o impacto da visita dos nossos jogadores poderá cativar a miudagem.

Mas tudo o que se possa fazer será sempre bem-vindo em prol do Enorme...

superbracarense

Quote from: spinto on 01 de February de 2010, 11:15
concordo e absoluto, deviamos juntar o maximo de forças possiveis para pelo menos chegar ao 20 a 25 mil por jogo até ao fim no axa.

Era absolutamente fundamental já que cada vez mais começam as jogadas de bastidores, ora vejam:

Como foi impossivel o Benfica estar desportivamente em 1ºLugar, vai realizar-se (antecipadamente) na próxima 4ªfeira o Benfica-Leiria correspondente á 20ªjornada, jornada essa que vamos ao porto.

Se o Benfica ganhar ao leiria é lider da classificação (embora com 1 jogo a mais), mas é lider e mais pressão coloca no Braga e a imprensa já vai falar de lider isolado.

Já não é a mesma coisa, já não seremos lideres isolados há 19 ou 20 jornadas, ou 1/3 do campeonato á frente .....

O palhaço do judas que fale agora das sobrecargas dos jogos...

Preparemo-nos para mais destabilizações e ruídos e bota-abaixismos.

épa,eu acho que temos de levar isto para o nosso lado e nao pensar dessa forma,se queremos ser campeoes isso de certeza que nao nos impedirá de o ser,até pode ajudar,caso o benfica nao vença o jogo ou os jogos que faz antes de nós,e isso é tbm um motivo para os nossos jogadores ganharem mais forças e nao para pensarem da forma que tu estás a pensar,porque isso é muito derrotista,no final fazemos todos 30 jogos e isso é que realmente é importante,em outros campeonatos isso de jogos em atraso tbm acontece,veja se inglaterra italia e por aí fora.a pensar assim,tbm os jogadores do benfica ficariam desmotivados,porque pensariam que esta é a unica maneira de irem em primeiro,nem que seja por umas semanas,e daí tirarem tbm o valor deles,que queiramos quer nao,eles tem o seu valor tbm,e será na minha opiniao muito dificil até final,mas eu acredito que seremos campeoes,e acredito que vai ser vantajoso para nós o facto de eles anteciparem o jogo,e todos nós braguistas deveriamos pensar desta forma,vitoriosa e nao derrotista,nao podemos estar á espera que mais cedo ou mais tarde um arbitro nos roube nem a comentar isso porque estariamos a dar lhes ideias e depois la vinhamos com lamentaçoes de que ja estavamos á espera e tal,nem podemos estar á espera que a nossa equipa claudique mais cedo ou mais tarde,temos sim,que acreditar que iremos aabar em primeiro com muito trabalho que vai ser muito dificil mas qiue com nossa raça iremos conseguir,até porque sem duvida alguma,merecemos,saudaçoes.
Quem não sente,não entende!

Zeus

O Braga podia fazer como os vizinhos espanhois...fazer protocólos com os clubes do concelho e oferecer bilhetes a diretores e jogadores.
Pq acham q o bitória tem sempre 15 e 16 mil, é devido ás borlas.
Se repararem nos jogos da taça e taça da liga onde n há borlas vejam a média de assistências deles.
E o Braga futuramente tiraria vantagem com possíveis permuta de jogadores dos escalões de formação.....quer para emprestar quer para "contratar".
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Nelecoborgas

E uma mascote, tipo isto?

Junior de Barranquilla mascot Willie disgraces opponents football shirt - Gets Fired

certo é que esta mascote "estica-se", mas na América Latina e nos EUA, pelo que sei, é habitual. A "personagem" podia ser uma forma de animar as bancadas, o que levaria mais pessoas e mais fidelizdas. Claro que não podia ser uma mascote "molenga", teria se ser alguém com energia para saltar os 90 e tal minutos.

Além disso, iria ser a primeira equipa a ter uma mascote.

É só uma ideia.

Cumprimentos

Zeus

E temos o Bracaro.......que acho que seria uma excelente mascote.

Aliás acho que o bracaro n está a ser devidamente aproveitado como imagem do braga junto dos miudos.
Há uma imensidão de produtos para criança que podia, ser criados com a imagem do Bracaro.
Chapéus, puzles, protetores solares p/carro, bolas.....resumindo e concluindo, anda tudo a dormir.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

ric

amigos
algumas ideias são para serem levadas a cabo a médio / longo prazo.

o que me passou na cabeça na abertura deste topico é :

O QUE VAMOS FAZER AGORA PARA APROVEITAR ESTA ONDA DE EUFORIA E TRAZER GENTE AO ESTÁDIO?

Na minha modesta opinião, e para não ir contra aqueles associados que compram cadeira e não gostam de borlas, a solução seria a avbertura das portas a jovens até 16 anos (aí os filhos dos sócios seriam beneficiados) e ter-se-ia a "tal moldura" humana capaz de meter "meio golo" e ajudar na conquista do título.

Para isso só mesmo uma manifestação forte dos jogadores e dirigentes junto  das escolas secindárias do concelho. Não numa acção de trazer associados mas solicitar apoio. SÒ!