News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICÍAS DO ENORME 10/10/06

Started by miguel_afonso, 10 de October de 2006, 09:19

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

Marcel
"Somos candidatos"
O brasileiro manifestou desta forma a sua confiança no potencial do grupo que integra, ao mesmo tempo que sublinhava a importância do golo que marcou ao FC Porto e que serviu de moralização do plantel para as jornadas que se avizinham


Marcel acredita que o Braga pode ser o próximo campeão nacional. A candidatura foi ontem assumida pelo atacante brasileiro, na sequência de uma repescagem das declarações de Jesualdo Ferreira, que antes da deslocação do FC Porto à Cidade dos Arcebispos afirmou que a sua equipa iria defrontar um dos candidatos ao título. Estatuto que Marcel, na sequência da passagem à fase de grupos da UEFA e do posterior triunfo sobre os portistas, não enjeitou. "Temos que assumir isso... Temos consciência das dificuldades mas a verdade é que o Braga está a fazer grandes campanhas desde há três anos e possui condições para ter sucesso. Tem um plantel rico, constituído por jogadores de grande qualidade, experientes, e que já passaram por grandes clubes. Por isso vamos continuar a trabalhar com a mesma ambição e determinação, e ver no que vai dar", declaração.

Os desfechos recentes, nomeadamente do triunfo sobre o FC Porto, sustentam a convicção do ponta-de-lança. "Foi uma boa vitória, que serviu para elevar a confiança do grupo para a maratona de jogos importantes que se aproximam", esclareceu, confessando-se "um jogador que trabalha com o objectivo de ajudar a equipa e só depois pensa em fazer golos. Mas é óbvio que o golo com o FC Porto foi importante porque me fez sentir que estou a voltar à minha forma", explicou.

Recusa, entretanto, revelar a meta pessoal que estabeleceu. "Tenho o meu objectivo, mas só vou dizer que vou tentar fazer o máximo de golos possíveis... Acima dos dez", deixou escapar. Marcel disputa com Zé Carlos um lugar no eixo do ataque arsenalista e, para além de considerar a "concorrência positiva", assinala que "quem fica a ganhar é o Braga". "Somos dois jogadores de qualidade, mas antes de profissionais somos amigos. Damos o nosso melhor e a decisão é do treinador", explicou.

O jogo com o Beira-Mar, em Aveiro, é para vencer. "Tanto em casa como fora o Braga jogar sempre para ganhar, apesar do respeito que todos os adversários nos merecem. Sabemos que todos os jogos são difíceis e por isso temos que jogar com muita determinação para conquistar os três pontos", sustentou. A concluir, referiu que Jardel dispensa apresentações pelo seu historial em Portugal, considerou-o como "um perigo para todas as equipas e não só para o Braga", mas sublinhou que os cuidados a ter é com todos e não só com o SuperMário.


Vandinho jogou à bola e não se ressentiu

Vandinho integrou ontem os trabalhos de grupo. O centrocampista, que está restabelecido da entorse na tibiotársica esquerda, participou nos dois aprontos do dia, mas, por precaução, fê-lo com alguns condicionalismos. Vandinho cumpriu na íntegra as duas sessões, evitando apenas o choque e a disputa de lances que pudessem colocar em causa a sua integridade física. A reacção do esforço, após cerca de dois meses de ausência de competição - o brasileiro lesionou-se no jogo de preparação com o Bétis de Sevilha, realizado a 14 de Agosto, tendo na ocasião sido substituído por Castanheira -, foi bastante positiva e o facto de não se ter ressentido da mazela significa que está recuperado e apenas à procura da condição física para voltar a ser opção para Carlos Carvalhal.

As possibilidades de ser chamado para o jogo de Aveiro são por isso bastante reduzidas, embora o treinador possa equacionar a sua utilização no embate com o Az Alkmaar. Em virtude da influência de Vandinho no meio-campo da equipa da Cidade dos Arcebispos - ainda que seja pouco provável... -, o técnico Carlos Carvalhal poderá optar por o convocar para o banco, aguardando por uma oportunidade de lhe dar alguns minutos de competição...

Entretanto, Castanheira prosseguiu ontem a recuperação do estiramento sofrido na face posterior da coxa esquerda, detectado na ecografia entretanto realizada, tendo permanecido de manhã no departamento médico e à tarde subido ao relvado, onde realizou alguns exercícios físicos.




Pormenores tácticos ensaiados à tarde

Com Vandinho integrado e Castanheira sob os cuidados do departamento clínico, para além das ausências de Paíto e Bruno Gama, ainda nas respectivas selecções, o plantel do Braga iniciou ontem a preparação da deslocação a Aveiro, jogo que está marcado para as 20h30 da próxima sexta-feira. Se a sessão incidiu sobre os aspectos físicos e técnicos, a vespertina, efectuada à porta fechada, consistiu no aperfeiçoamento da vertente técnico-táctica. Para hoje de manhã, a partir das 10h00, está projectado o único treino do dia, à porta fechada.


Suplemento para três


Na sequência do trabalho individual que tem vindo a ser realizado, Cesinha, Matheus e Davide foram ontem sujeitos a trabalho suplementar correspondente às suas funções, ou seja, relacionados com a velocidade que lhes é característica.


IN OJOGO

************************************************************************




Ponta-de-lança brasileiro eleva a fasquia bracarense
Marcel quer o título

DISCURSO arrojado, confiança nos níveis máximos e a certeza de que em Braga há uma equipa com potencial suficiente para elevar uma fasquia que inicialmente apontava a Europa como destino primário. Marcel acha que isso não chega e diz que o título é meta.
Contradição absoluta com o código de valores previamente elaborado pelo Sp. Braga? Rebobinada a conversa com Marcel, brasileiro a viver em estado de graça, facilmente se percebe que não era essa a sua intenção. Trata-se tão somente de uma adaptação discursiva, garantidamente revista e melhorada, imposta com naturalidade suprema pelo presente do clube e realidade envolvente.
«Sim, porque não lutar pelo título? Acredito, muito sinceramente, que somos capazes de nos batermos em igualdade de forças com qualquer adversário. Basta recordar o que aconteceu na última jornada, marcada pelo nosso triunfo sobre o FC Porto, que é assumidamente candidato ao título», aponta Marcel.

Europa em grande

Autor do primeiro golo frente aos dragões, o ponta-de-lança junta mais uns dados ao manifesto de intenções que começa a circular pelo balneário:
«Temos um plantel formado por grandes jogadores, a maioria com experiência em clubes de dimensão superior e bem habituados a lutar por enormes conquistas. Mais: não se esqueçam das últimas campanhas do Sp. Braga, que tem andado sempre nos lugares cimeiros. Não digo que vamos ser campeões, mas creio que podemos lutar por isso.»
Esclarecedora e superconfiante também a abordagem de Marcel à continuidade da campanha europeia, iniciada com momento histórico e ilustrada pela presença inédita da equipa minhota na fase de grupos da UEFA:
«Saíram-nos em sorte alguns adversários de renome internacional, caso do Sevilha, vencedor da última Taça UEFA e da Supertaça Europeia, mas contrariamente ao que possam imaginar isso é mais um suplemento de motivação para o nosso grupo do que factor de risco ou de receio.»
Bravo e destemido, o brasileiro sugere que a Europa não termina com a fase de grupos: «Temos condições para fazer algo em grande.»


IN ABOLA


***********************************************************************


Marcel: «Temos qualidade e somos candidatos»
AMBICIONA LUTAR PELO TÍTULO


Embalado pela autoria do golo que abriu caminho à vitória sobre o líder FC Porto, o ponta-de-lança Marcel assume sem rodeios que o Sp. Braga é candidato à vitória da Liga.

"Acredito que somos candidatos ao título e temos que assumir isso. O Sp. Braga tem feito grandes campanhas e construiu, neste ano, um plantel rico, recheado de jogadores com muita qualidade e experiência, que já passaram por grandes clubes. Assim sendo, há que assumir que somos candidatos e lutar pelo título com todas as nossas forças. No final veremos o que dá", sustenta Marcel.

Saudável

Após ser segunda opção nos primeiros jogos – integrou a equipa a poucos dias do arranque da Liga – Marcel sente que está "de volta à melhor forma" e a atravessar "um grande momento para jogar e fazer golos". Por isso, vê com tranquilidade a concorrência de Zé Carlos: "Antes de tudo, Zé Carlos é um amigo. Mantemos uma disputa saudável e quem sai a ganhar com isso é o Sp. Braga. A decisão sobre quem joga é problema do treinador."

Pela sua parte, facturou ao primeiro jogo completo e espera "ter uma sequência de jogos que permita ganhar ritmo e confiança". Mais o primeiro do que a segunda, dada a fase de alto astral que se vive no balneário: "A vitória sobre o FC Porto elevou os níveis de confiança e só pensamos ganhar já em Aveiro."

Mais informação na edição impressa de Record