News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/01

Started by JotaCC, 29 de January de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Luís Aguiar e Paulo César em cena

Luís Aguiar e Paulo César entram em cena para o embate com os leões. O certificado internacional do uruguaio chegou ao princípio da tarde de ontem e Domingos Paciência incluiu o médio ofensivo na lista de convocados. Já o avançado brasileiro foi suspenso por um jogo pela Federação Portuguesa de Futebol, jogo que foi cumprido para a Taça da Liga, diante da União de Leiria, facto que o coloca em cena para o jogo com o conjunto de Carlos Carvalhal. O peruano Alberto Rodriguez figura também nos eleitos de Domingos Paciência.

Paulo César vai mesmo manter-se no onze inicial dos minhotos, enquanto que Luís Aguiar deve iniciar o desafio no banco de suplentes, ao lado do colombiano Rentería. São duas peças de luxo, que procuram queimar etapas e entrar no ritmo dos companheiros.
Para a baliza Domingos Paciência chamou os guarda-redes Eduardo e Pawel Kieszek. No sector defensivo o técnico volta a contar com Miguel Garcia e Alberto Rodriguez, que havia falhado os últimos desafios da Liga, e chamou ainda Moisés, Filipe Oliveira, Paulão e Evaldo.

Para o miolo do terreno, o Sporting de Braga apresenta a sua armada, com Vandinho, Hugo Viana, Márcio Mossoró, Luís Aguiar, Rafael Bastos e ainda Peña, venezuelano que deu nas vistas, sendo mesmo o melhor em campo no triunfo para a Taça da Liga, diante da União de Leiria.
Por último, ao nível das opções ofensivas, Domingos Paciência conta com a totalidade dos elementos. Alan, Matheus, Adriano, Paulo César, Rentería e Meyong figuram nas escolhas do técnico dos arsenalistas.


Domingos Paciência: "Deixem-nos jogar!"

Domingos Paciência quer o grupo de trabalho afastado das polémicas que têm assolado o futebol português, mas o técnico arsenalista confessa que o plantel está avisado desde o início da temporada. "Os meus jogadores sabem que por vezes não basta ganharmos dentro de campo", justifica, demonstrando a necessidade de blindar o grupo. O jogo com o Sporting é tido como "decisivo para a campanha histórica que o Sporting Clube de Braga está realizar" e o técnico dos minhotos assume o favoritismo.

Realidade dá favoritismo

Domingos Paciência alertou para deixarem os jogadores arsenalistas em paz, de forma a apresentar o seu futebol pleno de vitalidade e de acordo com as capacidades que têm sido demonstradas. Nesse sentido o técnico confessou que o Sporting de Braga está a incomodar. "Se calhar muita gente não pensava que podíamos estar na liderança de forma tão prolongada, por isso deixem-nos jogar", frisou o timoneiro.

Noutro âmbito, a conferência de imprensa ficou marcada também pelas declarações de Paulo César, que assumiu o favoritismo para o lado d os minhotos. Domingos Paciência não só assina por baixo as declarações do avançado brasileiro, como garante que "é o sentimento de todo o grupo de trabalho". "Ele disse isso porque tem consciência da realidade e do momento. Jogamos em casa, estamos na liderança e, se vencermos, deixamos o adversário a 15 pontos. Não é só o Paulo César a pensar assim, mas toda a equipa", considerou.

Jogo decisivo


Nesse plano Domingos Paciência sublinhou que é um jogo decisivo para os arsenalistas. "É um cenário igual ao que existia antes do jogo com o Nacional da Madeira. Se vencêssemos a nossa vantagem passava para doze pontos. Com o Sporting se vencermos ficamos com quinze pontos de avanço e é um jogo decisivo para a campanha histórica que estamos a realizar".

"Esse é o risco que corremos", até porque, na opinião do técnico, este Sporting está "diferente" na "confiança" e na "motivação". "Sabemos que o Sporting quer entrar na luta pelo título e encurtar distâncias, mas nós queremos vencer", concluiu.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Em defesa do oitavo triunfo

Esta é uma história em que se inverteram os factores. A começar pelas posições: é o Braga, primeiro e cada vez mais mais candidato, que recebe o Sporting, quarto, e com candidatura comprometida, apesar dos sinais de retoma, com doze pontos de vantagem. São os leões que procuram surpreender onde ainda ninguém ganhou esta época e os arsenalistas a não terem pejo em assumir o favoritismo. São os crónicos candidatos de Alvalade que ainda pagam a factura de uma crise devastadora e procuram reduzir para nove a vantagem de doze pontos construída graças a um arranque demolidor (e continuado) dos "surpreendentes" - para os mais distraídos - líderes da Cidade dos Arcebispos.

Mas a inversão dos factores da história - do prólogo - do jogo desta noite no Axa é extensiva à campanha diametralmente oposta dos dois oponentes e do registo de triunfos consecutivos que ambos (também) discutem. O Braga partiu decidido em 2009/10, derrotando de uma assentada Académica... Sporting, Belenenses, Marítimo, FC Porto, Olhanense e Setúbal para a Liga e o Sporting da Covilhã para a Taça de Portugal, resgatando o maior registo de vitórias consecutivas da época, que os leões perseguem, depois de levarem de vencida, Naval, Leixões e Nacional para a Liga, Braga, Leiria e Trofense, para a Carlsberg Cup, e o fatídico jogo com o Mafra para a Taça de Portugal - procuram o oitavo triunfo seguido em Braga.

A história desta época é, todavia, inequívoca: no Axa, mandam os que lá estão. Invictos em casa, os arsenalistas, que recebem pela primeira vez os leões esta época, apesar dos dois confrontos já realizados (em Alvalade, com triunfos repartidos), foram implacáveis ao receber FC Porto e Benfica. Os leões seriam visitantes também invictos, não fosse a única derrota sofrida fora, no Dragão.

Os motivos de interesse são muitos e estão todos lá. Só precisam da confirmação dos protagonistas, no relvado. Esta noite, pelas 20h45.

Rodriguez e Paulo César serão titulares

Alberto Rodriguez e Paulo César serão as novidades na equipa que hoje Domingos vai apresentar contra o Sporting. Apesar de titulares indiscutíveis, ambos têm uma história para contar a propósito deste jogo. O avançado esteve até ontem à espera da deliberação do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e, ao fim da tarde, recebeu a excelente notícia: um jogo de castigo, já cumprido contra o Leiria, para a Carlsberg Cup.

Quanto ao central, não deixa de ser curioso que regresse aos eleitos um mês depois e logo com o adversário contra o qual falhou o primeiro jogo após lesão. A mesma lesão que chegou a provocar dúvidas, por ter acontecido antes do jogo contra o Sporting que, é público, quis contratá-lo por empréstimo durante este mês de Janeiro. O peruano ocupa o lugar de Leone, parado durante toda esta semana. Luis Aguiar, já com certificado, estreia-se nos eleitos.

Braga | Sporting

20h45 | RTP 1

Estádio AXA

Árbitro João Ferreira [AF Setúbal]

Assistentes Pais António e Nuno Roque

Treinador Domingos Paciência

1 Eduardo GR

27 Filipe Oliveira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

30 Alan AD

19 Meyong AV

9 Paulo César AE

31 Kieszek GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

21 Luis Aguiar MO

20 Peña MO

22 Rafael Bastos MO

99 Matheus AV

18 Renteria AV

81 Adriano AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em risco de exclusão: Rodríguez, com quatro amarelos

Treinador Carlos Carvalhal

1 Rui Patrício GR

21 João Pereira LD

13 Tonel DC

3 Carriço DC

18 Grimi LE

6 Adrien MD

28 João Moutinho AD

14 Matías Fernández MO

24 Miguel Veloso AE

31 Liedson AV

9 Saleiro AV

16 Tiago GR

5 Pedro Silva LD

4 Polga DC

7 Izmailov AD

20 Yannick Djaló AV

22 Pongolle AV

23 Postiga AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em risco de exclusão: Daniel Carriço, com quatro amarelos, e João Pereira, com oito.


Figura Braga
Hugo Viana | O dono da batuta

Apesar de não recuperar as bolas que um médio também com responsabilidades defensivas deveria recuperar (apenas 14 em 14 jogos), Hugo Viana assume em Braga um destaque difícil de igualar. A preponderância que tem assumido em termos ofensivos é muito grande e traduz-se em quatro golos e muitos outros lances com intervenção directa nos golos. Cada livre ou pontapé de canto que aponta é sinónimo de perigo e, quando é preciso ter a bola... coloquem-lha nos pés. Não falha um passe.

Jogos como titular | 14

Bolas paradas cobradas | 123

Golos marcados | 4

Figura Sporting
Liedson | Destino é marcar


Na Trofa, no último domingo, Liedson respondeu com uma cabeçada vitoriosa à polémica em que dias antes se envolvera com Sá Pinto, director demissionário, mas disse mais. O 31, que sublinhou não ter nada a reclamar com os adeptos que o idolatram, prometeu golos, tal como em 2005, quando sujeito a multa, como agora, desatando a marcar nos jogos que se seguiram. Hoje, em Braga, os leões esperam que a história se repita, pois a fasquia dos 153 golos de Liedson à Sporting é mesmo para continuar a subir.

Jogos efectuados | 15

Minutos jogados | 1382

Golos na Liga Sagres | 6



João Ferreira sempre a abrir


João Ferreira continua a merecer total confiança por parte do presidente da Comissão de Arbitragem (CA) da Liga, Vítor Pereira. Depois de ter sido o responsável pelo relatório dos acontecimentos no já famoso túnel da Luz, no final do Benfica-FC Porto disputado a 20 de Dezembro, o árbitro de Setúbal volta a ser chamado pela CA para um jogo de reconhecida importância e de elevado grau de dificuldade.

Depois dos incidentes na Luz, o árbitro, que hoje, em Braga, vai completar 130 jogos na Liga principal, foi nomeado para o Académica-FC Porto, da Carlsberg Cup, disputado a 13 deste mês, e para o Marítimo-Benfica, a contar para a 16ª jornada da Liga Sagres, no dia 17. Apesar das pressões, tanto num jogo como no outro o internacional de Setúbal fez arbitragens consideradas positivas pela crítica.

Ao contrário do que aconteceu no Marítimo-Benfica, para o qual estava disponível apenas mais um internacional - o portuense Artur Soares Dias -, desta vez a lista de escolhas até era extensa, pois eram nomeáveis árbitros como Olegário Benquerença, Duarte Gomes, Pedro Proença e Carlos Xistra. Mas o presidente da CA da Liga volta a querer mostrar que não vale a pena exercer pressões para nomear este ou aquele árbitro. É verdade que nenhuma destas equipas está directamente relacionada com o caso da Luz, mas encontrando-se o Braga em primeiro, seria natural que o critério adoptado fosse outro.

Com sete jogos dirigidos esta época na Liga Sagres, esta será, curiosamente, a primeira vez que o árbitro, de 42 anos, vai apitar um jogo do Sporting. Será, no entanto, o seu terceiro jogo no Estádio AXA, tendo o Braga ganho nas duas ocasiões anteriores. Na 3ª jornada, a 30 de Agosto, os arsenalistas venceram o Belenenses por 3-1, tendo João Ferreira mostrado apenas um amarelo a um jogador bracarense (Vandinho). Exactamente dois meses depois, no Braga-Leiria (2-0), da 11ª jornada, voltou a mostrar um amarelo, sendo o contemplado João Pereira, que agora representa o Sporting.

Um major reservado

João Ferreira costuma ser de poucas falas quando está em grupo, como acontece, por exemplo, nos cursos. O major que há um ano esteve no Líbano em serviço para a ONU não gosta muito de se dar a conhecer. Diz quem esteve com ele na missão que, quando está com pouca gente por perto, parece totalmente diferente, pois entra facilmente em brincadeiras e até gosta de contar umas anedotas. Também em campo procura não dar nas vistas.


Sequência lógica dá empate

Domingos Paciência e Carlos Carvalhal defrontaram-se até hoje cinco vezes como treinadores, com duas vitórias para cada lado e um empate. Aliás, os resultados sucederam-se numa sequência irrepreensível. Domingos ganhou o primeiro confronto, Carvalhal respondeu com vitória no segundo, registando-se um empate no terceiro. Como Domingos voltou a ganhar o quarto e Carvalhal a impor-se no quinto, manda a lógica que se diga que no sexto se verificará novo empate. Eis a lista de resultados:

18.09.06 Braga 0, Leiria 1 Liga Domingos

11.11.07 Setúbal 3, Académica 1 Liga Carvalhal

05.04.08 Académica 0, Setúbal 0 Liga Empate

13.09.09 Marítimo 1, Braga 2 Liga Domingos

03.01.10 Sporting 2, Braga 1 Taça Liga Carvalhal

Histórico de Domingos confirma

Domingos Paciência já ganhou ao Sporting - na primeira volta da actual Liga, pelo Braga -, mas empatou sempre que recebeu os leões no seu estádio. E foram três vezes, uma pelo Leiria (0-0 em 2006/07) e duas pela Académica (1-1 em 2007/08 e 0-0, em 2008/09). Nas deslocações, além da vitória por 2-1 na actual Liga, soma mais um empate (0-0 em 2008/09, pela Académica) e duas derrotas (0-2, pelo Leiria, em 2006/07 e 1-2 já pelo Braga, no mais recente confronto, a contar para a Taça da Liga).

Foram colegas no FC Porto

Carlos Carvalhal é três anos e um mês mais velho do que Domingos Paciência. Como futebolistas, o primeiro era defesa-central, o segundo ponta-de-lança. Ambos foram internacionais, mas Carvalhal chegou apenas aos sub-21 e fez grande parte da carreira em clubes de dimensão média. Mesmo assim, os dois foram colegas no FC Porto em 1988/89: na equipa que arrancou com Quinito e acabou a época com Artur Jorge, Carvalhal fez apenas uma aparição, como suplente utilizado, ao passo que Domingos alinhou em 26 partidas, marcando cinco golos.

Carvalhal em vantagem contra Braga

O jogo de hoje será o 11º em que Carlos Carvalhal defronta o Braga, clube da sua cidade natal. Nos dez anteriores, ganhou por seis vezes e só perdeu três. Destaque para o facto de três das seis vitórias de Carvalhal terem sido obtidas em provas a eliminar: ganhou 2-1 em Braga, pelo Leixões, nas meias-finais da Taça de Portugal de 2001/02; repetiu o sucesso pelo Setúbal, na Taça da Liga de 2007/08 (2-0), e este mês, pelo Sporting, de novo para a Taça da Liga (2-1). Só pelo Belenenses (1-2 e 0-2 em 2004/05) e pelo Marítimo (1-2 esta época) Carvalhal perdeu com o Braga.


O JOGO

JotaCC

Há um grande na forja

A cidade de Braga está a viver de forma empolgada a carreira brilhante da sua equipa de futebol na Liga Sagres, cuja tão inédita quanto surpreendente liderança não deixa ninguém indiferente. Com mais de metade do campeonato cumprido (hoje começa a jornada 2 da segunda volta), há muito que o Braga se faz passar por grande, pelo menos em termos de aspirações, porque se não larga o Benfica, até agora tem deixado para trás tanto o FC Porto como o Sporting. E se em campo não lhe têm faltado argumentos para ser um grande, no resto precisa de mais quê para consolidar tal estatuto? Não é de muito, não senhor, consideram personalidades bracarenses de diversos quadrantes ouvidas por O JOGO, até porque muitos desses passos rumo à dimensão ambicionada pelo clube da terceira cidade do País têm sido dados, de modo consistente, nos últimos anos.

Portanto, as bases estão lançadas, e a distância, quer a nível de estruturas quer de organização, que outrora separava o Braga dos três grandes foi encurtada a partir do final da década de 1990. É, contudo, no capítulo económico que ela se acentua e faz a diferença na hora de puxar os cordões à bolsa... quando são necessários reforços. Aí, Benfica, FC Porto e Sporting ainda ficam claramente na frente, mas o clube minhoto tem vindo de algum modo a recuperar protagonismo e a ver subir o número de adeptos. Aliás, a onda de entusiasmo em torno do trajecto da equipa arsenalista continua em crescendo, com os bracarenses a acreditarem cada vez mais que o título não será afinal tão utópico quanto isso.

A concretizar-se o sonho de um Braga campeão nacional, o que poderá acontecer pela primeira vez na sua história, então sim, pode definitivamente entrar no "clube dos grandes" e com estatuto para captar os fluxos financeiros que agora lhe faltam.

Jesualdo e Jesus foram quem mostrou caminho

Antes da chegada de Domingos Paciência no início desta época, houve dois técnicos nos tempos mais recentes que colocaram o Braga nos lugares cimeiros do futebol português, fazendo uma espécie de ensinamento de qual era o caminho a seguir em termos de futuro. Dois nomes que estão hoje em despique directo com o seu antigo clube: o primeiro foi Jesualdo Ferreira, ao longo de três épocas (2003 a 2006), seguindo-se-lhe na última temporada Jorge Jesus.


A maior conquista foi a Taça de Portugal'66

Ao longo dos seus 89 anos de história, o Braga nunca se sagrou campeão nacional no escalão principal do futebol português, e a maior conquista a esse nível (no seu palmarés, soma um título na II Divisão) foi alcançada em 1966, quando derrotou o Setúbal (1-0) na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor.

O golo apontado pelo argentino Perrichon permitiu-lhe vencer aquela que ainda hoje é a segunda competição mais importante e prestigiada do futebol português. E o Braga conseguiu-o deixando para trás adversários como o Benfica, que nesse ano se sagrara campeão europeu, ou o Sporting, que concluiu a época como campeão.

Se, nas últimas temporadas, o Braga tem conquistado, com regularidade, os chamados lugares europeus no termo do campeonato, olhando para trás no tempo não deixa de ser curioso verificar que a partir de 1975 houve um longo período em que quase passou despercebido. Ou seja, durante 11 anos a equipa arsenalista terminou a época com classificações abaixo do 10º lugar.

A década de 1980 ficou marcada pela sua ascensão paulatina aos lugares cimeiros, sendo um candidato quase permanente à participação nas competições europeias e em 2008/2009 até brilhou ao mais alto nível na Taça Intertoto.


Inquérito VIP: O que falta ao Braga para ser um dos grandes do futebol português?


António Marques (presidente da Associação Industrial do Minho)

"Há um trabalho invisível que o país desconhece"


Faço uma correcção: o Braga já é um grande, tendo em conta as condições, o orçamento e a ambição que tem. Se calhar falta ganhar um campeonato, mas isso não basta. Só é grande quem tem resultados de primeiro plano com sustentabilidade e ambição. O Braga pode estar no início da sua formatação para ser grande, até porque há um trabalho invisível que o País desconhece e que envolve as camadas jovens, o atletismo ou a natação. Nesse sentido, o Braga já é um grande do desporto nacional.

José Miguel Pereira (director do "Diário do Minho")

"Há que ganhar estatuto e ter influência"

O Braga tem tudo: treinador, equipa e estrutura, mas falta-lhe ganhar estatuto e conseguir ter a influência, a pressão que faz ganhar campeonatos. Não sei se o Benfica se vai aguentar ou se o meu FC Porto, que está em crise, conseguirá ser campeão, mas não acredito que o Braga ganhe o campeonato. A comunicação social devia levar o Braga mais ao colo, como faz com o Benfica. As pessoas na rua comentam que o Braga vai na frente, mas não se nota. Se tiver condições, gostava que o Braga ganhasse e que o FC Porto fosse segundo.

D. Jorge Ortiga (arcebispo primaz de Braga)

"Os resultados falam por si"


Neste momento, e para este ano, creio que não lhe falta nada. Os resultados falam por si. É de esperar uma consistência para o futuro e que se aceite a evidência do presente. O passado apresenta muitos dados estatísticos; o futuro pode alterar muita coisa. É uma hipótese que está em aberto. Que o trabalho confirme estas perspectivas e que tudo seja construído na verdade e sem desconsiderar outras causas igualmente importantes.

Fernando Migaitas (empresário de restauração)

"Só precisa mesmo é de se sagrar campeão"


O Braga já é grande, e o que lhe falta é apenas manter o ritmo e o apoio da cidade para ser campeão, porque, mesmo com os árbitros a prejudicar, este ano vai sê-lo! Possui a melhor equipa e precisa somente de se sagrar campeão para o resto da cidade acreditar no clube. A sociedade portuguesa está de acordo que há apenas três grandes, mas Braga está a caminho de se afirmar cada vez mais como o terceiro pólo desportivo do País. É a primeira vez na minha vida que vejo a cidade empolgada. Estou confiante em que vamos mesmo ser campeões.

Romeu Maia (ex-médico do Braga)

"Falta-lhe ter 30 ou 40 mil sócios"


Falta-lhe participar no "Trio de Ataque" e nessas coisas do género. O Braga já devia ser o quarto grande pelos cinco anos de brilhantes resultados. Faltam-lhe apoio da Imprensa e a pressão da comunicação social de que alguns beneficiam. Estar há 17 jornadas em primeiro e ter a melhor defesa da Europa significa que o trabalho desta gente tem de ser levado a sério. O Braga cresceu, mas falta-lhe ter 30 ou 40 mil sócios. Não é fácil lutar com 15 milhões de benfiquistas... Lutar com o Benfica investindo bastante menos é um orgulho.

Sameiro Araújo (treinadora de atletismo)

"Precisa de mais dois ou três anos a este nível"


Julgo que lhe faltará consistência de resultados ao longo de vários anos. O Braga está a fazer uma campanha muito boa, tal como no ano passado e há dois anos. Para nós, bracarenses, já é considerado um grande, mas para que o seja por toda a gente, precisa de mais dois ou três anos a este nível. E penso que, para ser considerado um dos grandes, basta estar entre os três primeiros do campeonato de forma regular. É importante aumentar o número de sócios, pois isso também faz crescer a grandeza de um clube.

Aleksander Donner (treinador de andebol)

"Tem que ter dinheiro como os outros"


Para o Braga fazer concorrência aos grandes, falta só uma coisa: dinheiro. Qualquer que seja o plantel do Braga, tem de trabalhar muito mais para jogar taco a taco com os outros três, porque esses têm plantéis muito mais ricos e valiosos. O problema dos clubes de menor dimensão é não poderem contratar tanto como os grandes. Já com o Cajuda e o Jesualdo Ferreira se notava que a equipa era forte. Se tivesse o orçamento dos três grandes, lutaria de igual para igual e ganharia títulos, pois não trabalha menos, só que o plantel é curto.

Rui Lages (ex-piloto de automóveis)

"Estruturas e massa adepta já tem"

Ao Braga apenas lhe falta mais dinheiro e jogadores, porque quanto ao resto, designadamente estruturas e massa adepta, já tem tudo. E a tendência, a nível nacional, com a obtenção de bons resultados, será sair cada vez mais do anonimato. Na cidade, é evidente que o entusiasmo em torno da equipa não pára de crescer e, dessa forma, julgo que a tendência também será surgirem mais apoios. O actual presidente tem feito um trabalho extraordinário, muito acima do que era habitual em Braga.


Ordem para apreender autocarro do Braga


O autocarro do Braga deverá ser apreendido, esta noite, pela Polícia de Segurança Pública (PSP), no seguimento do despacho judicial de 14 de Janeiro para que seja cumprida com urgência a penhora do veículo, por dívida da SAD ao GD Vitorino de Piães, relativa a direitos de formação de um jogador. O caso arrasta-se desde 2008, quando o Braga foi condenado a pagar cerca de 43 mil euros ao clube dos distritais de Viana do Castelo. Em Novembro do ano passado, o juiz determinou a penhora do autocarro, sem sucesso. Em Dezembro, novo despacho ordenava à PSP de Braga a colocação de selos e imobilizadores, mas também nada foi feito. Anteontem, o representante do Vitorino de Piães, o solicitador de execução e a PSP estiveram no AXA, onde ninguém soube dizer onde parava o autocarro que transporta o líder da Liga. O Comando Nacional da PSP e o de Braga foram alertados para proceder à apreensão, hoje, no jogo com o Sporting. A menos que o veículo continue desaparecido.


O JOGO

JotaCC

Domingos Paciência: "Deixar o Sporting 15 pontos atrás"

Domingos Paciência assume o favoritismo e sublinha que uma vitória deixará o Sporting a 15 pontos de distância. O técnico do Braga também diz que "o jogo é decisivo para a histórica caminhada bracarense", mas remete a pressão para a equipa leonina.

Quem se diz favorito, afinal? Braga ou Sporting? O atacante Paulo César já tinha apontado o favoritismo aos bracarenses. Ontem, Domingos ratificou essa ideia. "Somos os primeiros, jogamos em casa e queremos continuar na frente. Este é o pensamento de toda a equipa. Se o Sporting perder, fica a 15 pontos de distância", destacou, optando por não se pronunciar acerca do actual estado leonino, quanto às hipóteses de chegar ao título. "As primeiras páginas são vocês que as fazem", referiu.

A seguir, apelou à presença dos adeptos, justificando que "o jogo é decisivo para a histórica caminhada bracarense". Também retirou pressão à sua equipa e remeteu-a para o adversário. "Se há pressão, é do lado do Sporting. O risco que corremos é deixar o Sporting a 15 pontos", insistiu, revelando que a maior preocupação é afastar os jogadores do Braga das tentativas de desestabilização. "Aí é que temos de ser fortes. Deixem o Braga jogar!", realçou, fazendo votos para que o árbitro João Ferreira tenha um desafio sem casos.

Reencontro com João Pereira

Quanto ao Sporting de Carvalhal, disse estar "diferente, pela motivação e pela confiança". Já sobre o reencontro com João Pereira, desejou "muitas felicidades"para a carreira do atleta, "mas não para amanhã (hoje), obviamente". Relativamente a reforços, deu o dossiê por terminado. "Já fizemos as contratações. Não há espaço para entradas. São estes os 25 atletas com que contamos até ao resto da temporada", garantiu.


JN

JotaCC

Braga procura manter pleno de vitórias com os "grandes"


O líder Sporting de Braga e o Sporting defrontam-se, esta sexta-feira, no Minho. Os "arsenalistas" procuram manter o pleno de vitórias com os três "grandes".

O líder Sporting de Braga e o Sporting jogam, esta sexta-feira, no Minho na abertura da 17.ª jornada da Liga, na qual os "arsenalistas" procuram manter o pleno de vitórias com os três "grandes".

Depois do triunfo 2-1 em Alvalade - em casa venceu por 2-0 o Benfica e 1-0 o FC Porto -, a equipa de Domingos Paciência procura acabar de vez com o sonho do Sporting na conquista do título (está a 12 pontos) e manter-se na liderança da prova, que reparte com o Benfica, com 39 pontos.

Os "encarnados" jogam apenas sábado, recebendo o Vitória de Guimarães, que esta época já surpreendeu em plena Luz, quando afastou o Benfica da Taça de Portugal (1-0).

Também sábado, o FC Porto, a seis pontos dos comandantes, tem uma complicada deslocação à Madeira, onde defronta o Nacional.

Programa da 17ª jornada:


- Sexta-feira, 29 de Jan:


Sporting de Braga - Sporting, 20:45 (RTP).

TSF

JotaCC


A maturidade do Sp. Braga contra a juventude do Sporting


Minhotos têm a melhor defesa; ambos gostam de marcar nos 15 minutos finais

Dois dos segredos do bom campeonato do Sporting de Braga são a eficácia defensiva e os bons resultados em casa. A equipa de Domingos Paciência tem a melhor defesa do campeonato (seis golos) e só perdeu dois pontos em casa (empate com a Naval). Como visitado, aliás, o Sp. Braga apenas concedeu um golo, logo na terceira jornada, e curiosamente apontado pelo pior ataque do campeonato (o Belenenses).

Já o Sporting não se destaca em nenhum destes capítulos: leva apenas 19 golos marcados (o Sp. Braga tem 23) e tem 13 sofridos. Fora de casa, os "leões" também não acumulam um registo especial: três vitórias, três empates e uma derrota (no Dragão).

Olhando para as duas equipas, e além do percurso no campeonato, há algo que as distingue claramente: a média etária. No "onze" provável dos bracarenses para o encontro de hoje, há três "trintões" (Moisés, Vandinho e Alan), o que empurra a média etária dos minhotos para os 27,9 anos. O Sporting está no pólo oposto. Apenas Liedson ultrapassou a barreira dos 30 e a média etária do "onze" provável para hoje fica-se pelos 24,4 anos.

O Sporting tem a fama de ser uma das equipas mais baixas do campeonato. E, de facto, é, embora as entradas de Tonel e Saleiro dêem mais centímetros à formação de Carvalhal (média de 1,79m). O Sp. Braga é mais alto (1,81m), mas nem por isso é mais eficaz no jogo aéreo: os minhotos marcaram quatro golos de cabeça, contra cinco do Sporting. A defender, os papéis invertem-se e os números mostram que os bracarenses só encaixaram dois cabeceamentos contra cinco dos "leões".

Ainda no capítulo dos golos, vale a pena sublinhar que os avançados têm cumprido a missão. Liedson (seis) e Meyong (cinco) são os goleadores destas duas equipas, que têm uma especial atracção pela baliza adversária nos 15 minutos finais: o Sp. Braga apontou seis golos no último quarto de hora e mais três nos descontos, enquanto o Sporting leva sete golos apontados nos últimos 15 minutos.


Domingos Paciência
"Queremos afastar o Sporting do título"

Domingos Paciência já assumiu a candidatura do Sporting de Braga à conquista do título nacional mas, ontem, adoptou também um discurso consonante ao de treinador de um "grande", atribuindo à sua equipa total favoritismo para a recepção ao Sporting, num jogo onde pretende "afastar definitivamente" os "leões" da corrida pelo título.

"O jogo é decisivo nessa perspectiva", analisou o técnico na antecipação da 17.ª jornada da Liga, confessando que aguarda uma equipa lisboeta "mais motivada e confiante" face ao conjunto de bons resultados que tem somado nas últimas semanas. "Sabemos que o Sporting quer reentrar na luta pelo título e encurtar a distância, mas esperamos que a supremacia do Sp. Braga se possa evidenciar", desejou.

O favoritismo dos minhotos passará também pela pressão acrescida que pesa sobre a equipa lisboeta, como explicou Domingos: "Se há pressão neste momento, ela é do Sporting, sabendo que se perder são 15 pontos de diferença, que são cinco vitórias." Apesar do contexto em que vivem os jogadores minhotos, que lideram o campeonato em igualdade pontual com o Benfica e com seis pontos de vantagem sobre o tetracampeão nacional FC Porto, o treinador apelou à "humildade" e à manutenção da sua "identidade".

O técnico aproveitou ainda para responder ao seu homólogo benfiquista Jorge Jesus, que tem defendido a possibilidade de uma recandidatura do Sporting ao título, caso vença em Braga. Para Domingos, o que se passa é que a liderança prolongada dos arsenalistas na tabela classificativa começa a "incomodar" os outros "grandes" do futebol português.

O técnico bracarense vai reencontrar nesta partida João Pereira, o seu antigo defesa direito, transferido para Alvalade na reabertura do mercado de transferências de Inverno: "Ele era um elemento fundamental da equipa, mas agora está do outro lado, vamos esperar que não faça um bom jogo."

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga: Em causa uma dívida de 50 mil euros ao Vitorino de Piães
Braga esconde o autocarro

O autocarro do Sp. Braga desapareceu, na passada quarta-feira, para que não fosse penhorado em sequência de uma dívida do emblema bracarense ao clube Vitorino de Piães (em causa os direitos de formação do jogador Vítor Hugo Trindade no valor de 50 mil euros). Quando o solicitador e o agente da autoridade chegaram para colocar imobilizadores e os selos na viatura, o autocarro não estava no local onde habitualmente está estacionado.

José Rebelo da Silva, advogado do Vitorino de Piães, disse ao CM que a PSP colocou entraves à execução "dos três despachos da juíza" que obrigavam a que o autocarro fosse penhorado. José Santiago, solicitador do processo, considerou também "muito estranho" o facto do veículo ter "desaparecido" das imediações do Estádio AXA, uma situação que os responsáveis do clube não souberam explicar.

"Hoje [ontem] enviei novo fax e falei com o a PSP de Braga para que a penhora seja efectuada no jogo com o Sporting [hoje, às 20h45], mas não acredito que a diligência seja efectuada", referiu o advogado ao CM.

Entretanto, no plano desportivo, Domingos Paciência assumiu o "favoritismo no jogo com o Sporting", mas sempre foi dizendo que a pressão está do lado dos leões "pela diferença pontual" [12 pontos] que levam para os minhotos. Domingos considera que a vitória afasta completamente os leões da luta pelo título.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Domingos reitera que Sporting de Braga é favorito no jogo desta noite

Pressão está toda do lado do Sporting

O técnico do líder do campeonato explica que os «leões» ficarão a 15 pontos da liderança caso não consigam derrotar o líder.


O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, colocou a pressão no lado do Sporting e disse que a equipa minhota é favorita para a recepção aos «leões», concordando com as declarações do avançado Paulo César. 'Ele disse isso porque tem consciência da realidade e do momento. Jogamos em casa, estamos na liderança e, se vencermos, deixamos o adversário a 15 pontos. Não é só o Paulo César a pensar assim, mas toda a equipa', confidenciou o técnico bracarense.
O Sp. Braga lidera o campeonato com 39 pontos, enquanto o Sporting ocupa a quarta posição com 27, pelo que, para Domingos, 'se há pressão neste momento, ela é do Sporting, sabendo que se perder são 15 pontos de diferença, que são cinco vitórias', Considerando o jogo 'decisivo', para colocar o Sporting mais longe do título, Domingos Paciência disse esperar uma equipa sportinguista 'diferente', devido à 'motivação e confiança', que o actual ciclo de vitórias trouxe à turma orientada por Carlos Carvalhal.
'Sabemos que o Sporting quer entrar na luta pelo título e encurtar a distância, mas esperamos que a supremacia do Braga se possa evidenciar', desejou o ex-treinador da Académica. Para isso, o técnico quer que a equipa mantenha a 'identidade', e continue a abordar os jogos com o 'querer e humildade com que tem feito até aqui, porque se o conseguir estará mais perto de ganhar',
Por outro lado, defrontar o até há pouco tempo jogador «arsenalista», João Pereira, não era expectável 'há uns tempos atrás ': 'Ele era um elemento fundamental da equipa, mas agora está do outro lado, vamos esperar que não faça um bom jogo', adiantou Domingos Paciência.
O técnico desejou ainda 'um bom jogo', ao árbitro João Ferreira, 'sobretudo que os jogadores facilitem a vida e que seja a equipa com menos problemas em campo',
Reconhecendo sentir que a prolongada liderança do Sporting de Braga 'incomoda', os outros grandes do futebol português, Domingos Paciência formulou um pedido: 'deixem-nos jogar',
A partida entre Braga e Sporting realiza-se às 20h45 de hoje, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrada por João Ferreira, de Setúbal.

Sem pressão. Domingos acredita que pode derrotar uma equipa do Sporting pressionada por estar longe do primeiro lugar.


Castigos

Rodriguez e Paulo César disponíveis


Cristian Rodriguez (FC Porto) e Paulo César (Sporting de Braga) foram suspensos com um jogo pelo Conselho de Disciplina (CD) da FPF, e assim poderão actuar na jornada de fim-de-semana do campeonato. Os dois jogadores foram expulsos nos encontros da quinta eliminatória da Taça de Portugal e já cumpriram o castigo nos jogos da Taça da Liga.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Domingos e Jesus apontados ao Liverpool


Rafael Benítez, treinador dos reds, deve sair já no final da época. Técnicos do Benfica e do Sporting de Braga são veiculados como hipóteses para a eventual sucessão.

Jorge Jesus, treinador do Benfica, e Domingos Paciência, treinador do Sporting de Braga, são apontados pelo jornal inglês Telegraph como hipóteses para o cargo de treinador principal do Liverpool, de Inglaterra, para a próxima temporada (2010/2011).

Rafael Benítez, espanhol e actual técnico dos reds, deve abandonar a formação britânica no final desta época, sendo que o comando técnico da Juventus de Turim, de Itália, orientada por Ciro Ferrara, poderá ser o seu destino.

Além de Jesus e de Domingos, outros treinadores, tais como Jurgen Klinsmann, Laurent Blanc e Unai Emery, são igualmente veiculados pelo Telegraph como eventuais sucessores de Rafael Benítez no Liverpool. 



A velha pergunta de quem vai gerir melhor a tolerância zero

O duelo dos Sportings em Braga promete aquecer, não só este fim-de-semana como todo o campeonato. Ambas as equipas sabem que não podem perder pontos; os bracarenses, para não perderem a liderança da Liga, ao passo que o Sporting, depois de muitos deslizes, precisa de aligeirar a má temporada que está a realizar. Ainda assim, o Sporting, o de Lisboa, sabe que pode jogar com a pressão que se fará sentir sobre o seu congénere bracarense, pouco habituado a estas andanças na liderança da prova.

Nas três últimas temporadas, o saldo pende para o Sporting - dois triunfos por 1-0, golos de Postiga e Nani. Pelo meio, uma derrota esclarecedora - 0-3. Este encontro promove ainda o regresso de João Pereira e Carlos Carvalhal à cidade de Braga. O lateral foi mesmo figura proeminente no triunfo dos arsenalistas em Alvalade na primeira volta da presente edição da Liga. E hoje, como será?

sporting

sp. Braga

Local: Estádio AXA, Braga

Hora: 20.45 (hoje)

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)

Transmissão: RTP 1

Últimos três jogos

2008/09 0-1

2007/08 3-0

2006/07 0-1



À espera de uma ajuda do inimigo


Alguém já imaginou um benfiquista a torcer pelo Sporting ou um bracarense a torcer pelo Vitória de Guimarães? É algo à partida impossível, mas que hoje e amanhã pode acontecer. Tudo em nome da liderança isolada na Liga. Ao Benfica interessa a vitória dos leões, esta noite, com o Sp. Braga, enquanto estes irão, depois, torcer por um triunfo vimaranense na Luz.

Ricardo Rocha, actual jogador do Standard Liège que representou os dois primeiros da classificação, garante que "ninguém vai torcer verdadeiramente, simplesmente vão preferir que os rivais tenham bons resultados nesta jornada". Mais desconfiado sobre esta possibilidade é Andrade, que passou por Sporting, Benfica e Sp. Braga. "Não vão torcer... Só se fosse a última jornada", diz o actual médio do Odivelas, de 36 anos, garantindo que "nunca" viu um benfiquista a torcer por um triunfo dos leões nem um bracarense a desejar o sucesso do Vitória.

Andrade diz mesmo que "a rivalidade é muito grande" e, em sua opinião, muito semelhante entre os minhotos e os lisboetas. Ricardo Rocha concorda, acrescentando que se tratam de "rivalidades muito antigas". Ainda assim, o defesa, que se assume como benfiquista, diz que "nunca torceu pelos rivais", pois sempre esteve preocupado com a sua equipa.

Pela experiência que teve em três dos quatro clubes que vão defrontar-se nesta 17.ª jornada, Andrade lança para a mesa um dado significativo e que exemplifica que um rival é sempre um rival. "Se aqueles adeptos mais fanáticos estão sempre a torcer para que o rival fique fora das provas europeias... Não estou a ver que agora os benfiquistas e bracarenses apoiem os vizinhos", assumiu.

E como vão lidar, por exemplo, os sportinguistas com a possibilidade de oferecerem de mão beijada o primeiro lugar ao Benfica? Andrade soltou uma gargalhada, mas mostrou-se convicto de que eles "não vão pensar nisso". Pior, em sua opinião, seria se o triunfo do Sporting desse o título ao eterno rival. "Iria custar mais, mas não acredito que nenhum adepto torcesse pela derrota da sua equipa...", assumiu.

Independentemente de qualquer tipo de rivalidade, Ricardo Rocha acha que serão "dois grande jogos", pois considera que Sporting de Braga e Benfica "estão em grande nível" enquanto Sporting e V. Guimarães "estão a melhorar". Andrade concorda, mas avisa que neste tipo de confrontos "o factor casa é muito importante", mas ainda assim não arrisca em vencedores por se tratarem de duas partidas "imprevisíveis". "Sou como o João Pinto: prognósticos só no fim!", disse em tom de brincadeira e com um sorriso pelo meio.



Domingos quer atirar os leões para fora da luta pelo título

Sp. Braga Domingos Paciência parece estar a encarar o jogo com o Sporting com muitas cautelas, pois considera que o adversário vai entrar em campo com "mais motivação e confiança".

O treinador do Sporting de Braga espera que a sua equipa demonstre a sua força com o objectivo de "afastar em definitivo" os leões da luta pelo título. "O jogo é decisivo nessa perspectiva e por isso espero um Sporting diferente, com vontade de reentrar na luta pelo título". Ainda assim, assume que os bracarenses são "claros favoritos" para a partida desta noite, sobretudo tendo em conta "a realidade e o momento". "Jogamos em casa, estamos na liderança e, se vencermos, deixamos o adversário a 15 pontos", justificou Domingos Paciência, acrescentando que a liderança do Sp. Braga "incomoda" os três clubes considerados grandes em Portugal. Por essa razão, o técnico lançou um apelo: "Deixem-nos jogar!"

Esta partida marca o reencontro com João Pereira, que este mês trocou Braga por Alvalade. Domingos admite que se tratava de "um elemento fundamental da equipa, mas que agora está do outro lado", razão pela qual expressou o desejo de que "não faça um bom jogo".

Entre os convocados bracarenses para esta partida está o uruguaio Luis Aguiar, que regressou este mês a Braga por empréstimo do Dínamo Moscovo. De fora por lesão ficam André Leone, Andrés Madrid, Peterson e Bruno Tiago.


DN

JotaCC

Paulo Jorge admite
Jogo deixa tudo em aberto
O ex-capitão do Braga, Paulo Jorge, é da opinião que só há três pontos em jogo e o futuro das duas equipas, no campeonato, não ficará definitivamente marcado, pelo resultado do jogo desta noite.

Paulo Jorge, ex-capitão do Braga, considera que se a equipa perder continua na luta

O ex-futebolista admite: "Se perder três pontos acho que o Braga não fica arredado do título. O Sporting se ganhar fica motivado para lutar pelo 3.º lugar".

O ex-futebolista reconhece, em declarações à Antena 1, que é legítimo as pessoas do Braga, nesta altura, sonharem com a conquista do título face à carreira que a equipa está a fazer.

RTP

JotaCC

Sp. Braga-Sporting: o melhor Sporting estará em Braga?
Silêncio, é hora de futebol!

Silêncio, hora de futebol. Nos relvados. Esqueçam-se os túneis, as jogadas de bastidores, a Taça de Portugal e a Taça da Liga. A Liga, a menina dos olhos dos adeptos portugueses, está de volta. Sp. Braga e Sporting levantam o pano da 17ª jornada, nesta sexta-feira (20h45).

Qual é, actualmente, o melhor Sporting? Dúvida para tirar após este jogo no Estádio AXA. O de Portugal ou o de Braga? O outro, o Olhanense, luta pela permanência. Leões e Guerreiros em duelo pelo título. Pelo título de melhor Sporting da actualidade, claro está. O título da Liga ainda não surge na linha do horizonte.

«A nossa liderança incomoda os grandes do futebol português mas deixem-nos jogar!», exclama Domingos Paciência, na antevisão do encontro. Nada mais acertado. O povo discute as polémicas, mas alimenta-se essencialmente de futebol, da beleza do desporto no seu estado puro.

Sporting de Portugal ainda mexe

O Sporting, o de Lisboa com nome de Portugal, atravessa o melhor período da temporada. Carlos Carvalhal redimensionou o futebol leonino, amarrado ao obsoleto losango, e restituiu a confiança dos jogadores.

«Há dois meses a equipa era fraquíssima, os jogadores estavam desvalorizados, o Sporting tinha a época comprometida. As coisas têm sido invertidas no campeonato, na Taça de Portugal, Taça da Liga e Europa, mas, em função de estarmos a ter um bom comportamento, não somos os melhores do mundo», lembra Carlos Carvalhal.

Simana-Pongolle recuperou de lesão e está na lista de convocados do Sporting. Com o avançado e o lateral João Pereira, o clube de Alvalade gastou cerca de 10 milhões de euros. Chega a altura de colher frutos do investimento. No momento crítico da reabertura do mercado de transferências, Sá Pinto e Liedson envolveram-se numa cena vergonhosa, culminando na saída do director-desportivo. Com que reflexos?

João Pereira contra Hugo Viana

João Pereira regressa a casa. O Sporting de Braga manteve a estratégia financeira e cedeu o seu lateral ao homónimo lisboeta, apostando em Filipe Oliveira e Miguel Garcia, um ex-leão. Nesta visita do Estádio AXA, Pereira irá defrontar novamente Hugo Viana.

Recuando a Janeiro de 2005, os adeptos recordam certamente um jogo entre Benfica e Sporting, para a Taça de Portugal, quando João Pereira provocou a expulsão e Hugo Viana, então leão. Pazes feitas, garante-se em Braga.

Domingos Paciência recebeu uma boa notícia nesta quinta-feira. Paulo César foi apenas punido com um jogo de castigo, já cumprido na Taça da Liga, e estará à disposição do técnico.
Andrés Madrid, Peterson, Andre Leone e Bruno Tiago são baixas por lesão.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

SP. BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, Rodriguez, Moisés e Evaldo; Vandinho, Alan, Hugo Viana e Mossoró; Paulo César e Meyong.
Outros convocados: Kieszek, Miguel Garcia, Paulão, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Peña, Matheus, Adriano e Rentería.

SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Tonel e Grimi; Adrien, João Moutinho, Matías Fernandez e Miguel Veloso; Carlos Saleiro e Liedson.

Outros convocados: Tiago, Pedro Silva, Polga, Izmailov, Yannick, Pongolle e Hélder Postiga.

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

Sp. Braga-Sporting, 1-0 (destaques)
A noite em que Paulo César decidiu


Paulo César, sem intermitências
Bola na esquerda, a procurar sempre o centro. Cabeça levantada, fisicamente poderoso. Belo pormenor sobre Miguel Veloso e logo depois sobre João Pereira, antes do golo inaugural. Grande temporada deste brasileiro no Sp. Braga, depois de tantos e tantos anos em preocupante intermitência. Mais participativo do que Meyong, mais assertivo do que Alan. Decisivo, pois.

Márcio Mossoró, massacrado
Massacrado uma, duas e mais vezes com entradas duras. Enleante, subtil, corajoso. Bola no pé, direcção única: a baliza contrária. Defesas e mais defesas em estado de sítio, apavorados com o futebol técnico e perturbador de Mossoró. Belo jogo, outro, deste brasileiro que o Marítimo descobriu um dia no Internacional Porto Alegre. Pensa rápido, executa de forma sublime. É um dos melhores jogadores deste campeonato.

Hugo Viana, geómetra obsessivo
Os passes do esquerdino são tão certeiros quanto a mais calibradas das tacadas de snooker. Geómetra obsessivo, esteta e diletante, possuidor de um riquíssimo naipe de soluções na hora das decisões. Livre perigosíssimo aos 39 minutos, a rasar a trave mestra da baliza leonina; mais um remate venenoso logo a seguir, para defesa de Rui Patrício. A este nível, não é utópico pensar com o regresso à Selecção Nacional.

João Moutinho, esclarecido
Primeiro como organizador, depois na posição de médio-defensivo, a mesma qualidade na distribuição de jogo. Terá sido, porventura, o mais regular leão na noite de Braga. Sem fazer uma actuação de encher o olho, teve o condão de equilibrar e dar esclarecimento ao jogo do Sporting.

Liedson, dura ressaca
Em plena ressaca pós-Sá Pinto, sente que os adeptos lhe exigem, mais do que nunca, golos. Em Braga falhou um de forma escandalosa aos 40 minutos, após erro crasso do guarda-redes Eduardo. Na segunda parte movimentou-se muito, procurou a bola, mas a sua equipa não lhe facilitou a tarefa. Este quase sempre demasiado longe das zonas de finalização.

Eduardo, grande susto
Lance arrepiante a dez minutos do final. Esperemos que o guarda-redes da selecção não tenha contraído qualquer lesão grave, ao nível do joelho. As imagens televisivas assustam, de facto. Antes disso, estava a ter uma noite tranquila, mas com um deslize grave perto do intervalo. Liedson não aproveitou, é certo, mas Eduardo deve ser mais criterioso naquele tipo de saídas da baliza. Fica o reparo e os votos de rápidas melhoras.

Luís Aguiar e Renteria, sejam bem aparecidos
Dois homens influentes na campanha anterior, de regresso a uma casa onde deixaram saudades. Poucos minutos diante do Sporting, mas a certeza do carinho da massa adepta e da confiança do técnico Domingos Paciência.

João Pereira, longe do habitual
Longe, muito longe, do lateral que despertou o interesse leonino. No estilo habitual, carregado de dinamismo, nem sempre decidiu bem e não se pode falar num regresso feliz a Braga.


MAIS FUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga-Sporting, 1-0 (crónica)
Ave César: a noite em que os Guerreiros abateram um leão


O melhor Sporting da actualidade mora em Braga. Os Guerreiros do Minho venceram mais uma batalha das grandes, colocando os leões de Lisboa a 18 pontos da liderança. A César o que é de César. O lance de génio do avançado brasileiro (31m) decidiu o duelo na Pedreira. Eduardo segurou a vantagem com um joelho a pedir descanso. Guarda-redes de selecção, seguramente.

Em Braga, mora um grande. Se continua com dúvidas, passe pelo Estádio AXA num domingo qualquer. Domingo não, que agora há futebol toda a semana, tanto que se perde a conta. Sexta-feira à noite, pedreira muito bem composta, ambiente de clássico.

O público arsenalista cresce em comunhão com a sua equipa. O clube potencia o entusiasmo, contribuindo para uma características sonoridade que fica no ouvido. Ouvem-se os hinos do Sp. Braga antes do encontro, ensurdece-se com milhares de leques que ecoam em uníssono, puxando pelo onze de Paciência.

O Sporting de Portugal soube reagir a este ambiente efervescente e entrou bem em campo. Muito bem aliás. Domingos aposta no corrupio desde o apito inicial mas terá ficado surpreendido com a fórmula apresentada pelo adversário. Pressão alta e agressividade acima do habitual, desmistificando a ideia de uma equipa verdinha. Havia ali verdadeiros leões.

A César o que é de César

A primeira meia-hora foi um somatório de cortes arriscados, passes precipitados perante o temor de uma perda de bola, muita parra e pouca uva. E de repente, Ave César! O nulo desapareceu do gigantesco ecrã electrónico, o Sp. Braga que pouco fizera chegou à vantagem. Mérito tremendo para o artista.

Paulo César viu o carrinho de Miguel Veloso e picou a bola por cima do loiro leonino. Encarou João Pereira, antigo parceiro, com autoritarismo e ganhou espaço. O contributo de Tonel, desviando a bola com as suas pernas, assemelhou-se a um reconhecimento da beleza do lance. Rui Patrício batido de forma infeliz.

O Sp Braga, repete-se, não tinha comprovado o favoritismo reclamado de véspera. Contudo, após o golo inaugural, recuperou a pose de líder e ficou por cima. Mossoró, outro craque acima da média, levou Carriço e Adrien ao desespero, conquistando dois cartões amarelos.

Carlos Carvalhal queria uma resposta imediata. Cinco minutos depois, Carlos Saleiro inventava um lance de perigo, com um remate do meio da rua para bela defesa de Eduardo. O mesmo Eduardo que falharia antes do intervalo, atrapalhando-se com Rodriguez para colocar Liedson em posição vantajosa para decidir. Desta vez, o levezinho decidiu mal.

Mudar para continuar na mesma

O Sporting precisava de mudar, para a segunda metade. Izmailov regressara ao onze mas pouco acrescentara, colocando estranhamento no lado esquerdo do típico losando, com Miguel Veloso à direita. Opção controversa e contraproducente. Yannick e Matías Fernandez substituíram Izmailov e Adrien, após o reatamento. Domingos foi refrescando a sua equipa.

No rectângulo de jogo, pouco a acrescentar. Crescentes quezílias, simulações bracarenses à procura de desvario contrário e um leão acossado pela distância pontual. O Sporting queimou cartuchos mas não seria nesta noite que iria recuperar todo o tempo perdido ao longo da época.

Eduardo em pânico

Corria o minuto 80, numa pressão leonina sem resultados práticos, quando o regressado Luís Aguiar faz um mau passe. Pongolle entrou com a corda toda e fez-se ao lance. Eduardo, em esforço, cortou de carrinho e torceu o joelho direito. Seguiram-se minutos de aflição, com o Mundial no horizonte. O Sp. Braga queimara as substituições e Eduardo levantou-se para defender a coxear. Aguentou-se como um Guerreiro, até ao apito final. Miguel Veloso ficou a centímetros do empate no sétimo minuto de compensação. Não chegou.

MAIS FUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga impõe-se ao Sporting (1-0) e cimenta liderança

O Sp. Braga venceu o jogo grande da jornada 17 e reforçou a liderança, deixando o Sporting a 15 pontos do primeiro lugar. Recorde aqui as incidências da partida.

Sólido, o Sp. Braga jogou «à lider», segurou mais três pontos em casa e continua apenas com um golo sofrido em casa. Pode apontar-se alguma sorte no golo obtido por Paulo César, com ressalto em Tonel, mas o Sp. Braga mostrou-se tranquilo no resto do jogo, mesmo que Eduardo tenha acabado a partida a voar de um lado para o outra da baliza - já depois de se ter lesionado num choque com Pongolle.

Carvalhal fez entrar Matias, Yannick e Pongolle, Domingos Paciência respondeu com Luís Aguiar, Matheus e Renteria, segurou a pressão leonina, mostrou, sem o assumir por palavras, que a disputa do título passa mesmo por Braga, uma vez que FC Porto e Benfica têm ainda de entrar em campo.

Com arbitragem de João Ferreira, as equipas actuaram com:

Sp. Braga: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez, Evaldo; Vandinho, Hugo Viana, Mossoró (Renteria, 76); Alan, Meyong (Luís Aguiar, 62) e Paulo César (Matheus, 62)
Suplentes: Kieszek, Paulão, Luís Aguiar, Miguel Garcia, Renteria, Adriano e Matheus

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Tonel, Daniel Carriço, Grimi; Adrien (Matias, 60), Izmailov, Miguel Veloso, João Moutinho; Carlos Saleiro (Pongolle, 70) e Liedson.
Suplentes: Tiago, Polga, Pedro Silva, Matias, Yannick, Pongolle e Postiga.

Marcador: 1-0 por Paulo César (30) 22:38 - 29-01-2010

A BOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

«Temos de continuar com esta garra» - Hugo Viana

Sem querer entrar em euforias após a vitória frente ao Sporting, Hugo Viana elogiou a «garra» dos arsenalistas e sublinhou a necessidade de continuar a «pensar jogo a jogo».

Questionado na flash interview após o encontro sobre os 15 pontos de vantagem que o Sp. Braga conquistou face ao Sporting, Viana admitiu que «é uma distância considerável», mas lembrou que «já vimos muita coisa no futebol».

Por isso mesmo, o médio bracarense destacou a importância de «continuar com esta garra, continuar fortíssimos em casa e tentar melhorar nos jogos fora de casa».
A BOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

SP. BRAGA 1 - 0 SPORTING
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA COM O JORNAL RECORD 


22:40   FIM DO JOGO

90'+7   
Miguel Veloso remata de longe, a bola desvia num defesa contrário, mas o árbitro assinala pontapé de baliza. 
90'+6   
Eduardo nega o golo a Matías Fernandez, ao desviar com uma palmada um cabeceamento do chileno. 
90'+5   
Miguel Veloso "enche o pé" de longe, mas só ganha canto após a bola tabelar num contrário. 
90'+4   
Lance sensacional de Alan, a desmarcar Filipe Oliveira com um toque de calcanhar. O lateral, já dentro da área, falhou o passe para um companheiro. 
 
Vão jogar-se 7 minutos de compensação. 
90'   
Passe de Matías e Yannick, já dentro da área bracarense, a "disparar" ao lado. 
88'   
Matheus salta com Patrício e "carrega" o guarda-redes. O juiz nada assinala, mas a bola perde-se... 
87'   
Matías Fernandez tenta um cruzamento já dentro da grande área contrária, mas a bola ultrapassa a linha de fundo. 
86'   SPORTING
Polga

Por protestar. No banco de suplentes! 
80'   
Oportunidade para o Sporting. Mau passe de Luís Aguiar e Pongolle quase chegava primeiro que Eduardo à bola. O guarda-redes faz o alívio mas fica lesionado, aparentemente no tornozelo. 
77' 
SP. BRAGA
Sai: Mossoró
Entra: Rentería


 
Entramos no derradeiro quarto de hora, com o Sporting em dificuldades para anular a desvantagem de um golo. Carvalhal já fez as três substituições, mas a equipa não cria verdadeiras situações de golo. 
75'   
Canto para o Sp. Braga. Viana cobra, mas a defesa anula o perigo. 
72'   
Canto para o Sporting. Sem consequências para a defesa local, devido ao corte de Mossoró. 
71' 
SPORTING
Sai: Carlos Saleiro
Entra: Sinama-Pongolle


 
Os jogadores estão muito nervosos. Primeiro Luís Aguiar e Liedson e logo depois Filipe Oliveira e Grimi envolvem-se em "picardias". 
68'   SP. BRAGA
Mossoró

Por falta sobre Liedson. 
67'   
Canto para os minhotos que a defesa visitante afasta. 
66'   SPORTING
Carlos Saleiro

Por dar um pontapé em Alan. 
65'   
Canto para o Braga, com Viana a levantar e Patrício a afastar com os punhos. 
64'   
Regresso de Luís Aguiar a Braga aplaudido de pé pelos adeptos minhotos. 
64'   
Livre de Hugo Viana, cabeceamento de Alan e defesa de Rui Patrício. 
63' 
SP. BRAGA
Sai: Meyong
Entra: Luís Aguiar


63' 
SP. BRAGA
Sai: Paulo César
Entra: Matheus


62'   SPORTING
Miguel Veloso

Por derrubar Paulo César que procurava sair em contra-ataque. 
61' 
SPORTING
Sai: Adrien
Entra: Matías Fernández


56'   SP. BRAGA
Meyong

Por puxar Yannick. 
54' 
SPORTING
Sai: Izmailov
Entra: Yannick


 
Os locais entram mais fortes e dominam os primeiros minutos da segunda parte. O Sporting sente dificuldades para assumir o jogo. 
53'   
Remate de Paulo César ao lado. 
50'   
Canto para o Braga. Moutinho afasta, Filipe Oliveira insiste, mas o cruzamento passa pela linha de fundo. 
21:47   RECOMEÇA O JOGO

21:32   INTERVALO

45'+1   
Equívoco do árbitro que transforma um canto favorável ao Sp. Braga num pontapé de baliza. 
45'   SPORTING
Adrien

Por derrubar Mossoró. 
43'   
O Sp. Braga "cheira" o segundo golo. Hugo Viana libertou-se e já na grande área contrária rematou para defesa de Patrício. Alan não teve espaço para a recarga, cruzou para o lado contrário, mas nenhum dos vários companheiros logrou a emenda. 
41'   
Falhanço incrível de Liedson! Grimi cruzou da esquerda, Eduardo saltou mais alto mas, de repente, deixou escapar a bola. O avançado luso-barsileiro rematou à meia volta, sem ninguém na baliza, mas a bola passou por cima da trave. Oportunidade flagrante para os leões empatarem. 
39'   
O Sporting tentou reagir de imediato ao golo sofrido, mas os locais estão cada vez mais afoitos no ataque. 
38'   
"Bomba" de Hugo Viana, do meio da rua, na marcação de um livre directo, com a bola a passar perto da baliza sportinguista. 
37'   SPORTING
Daniel Carriço

Por entrada dura sobre Mossoró. 
36'   
Canto para o Sporting, com o guarda-redes bracarense a afastar. 
36'   
"Tiro" de Saleiro, de fora da área, a obrigar Eduardo a defesa atenta por cima da trave. 
35'   
Remate de Alan que sai à figura de Patrício. 
33'   
Canto para o Sporting. Sem perigo. 
31'    SP. BRAGA
GOOOOOLO de Paulo César
Lance individual de Paulo César, na esquerda, passando por Miguel Veloso e João Pereira para, já dentro da área, rematar com a bola a tabelar em Tonel e, com isso, a deixar o guardião leonino fora do lance.

30'   
Desatenção da defesa leonina, perdendo a bola em zona proibida, mas que acaba por não levar muito perigo à rede à guarda de Rui Patrício. 
28'   
Rápida iniciativa de João Pereira, na direita, que culmina com um cruzamento adiantado para o lado contrário. Os companheiros não chegaram a tempo... 
 
Depois de uma entrada mais forte do Sporting, os bracarenses responderam e, agora, a partida está equilibrada. 
20'   
Cruzamento perigoso de Izmailov, na esquerda, com Eduardo a atirar-se para o solo de forma a controlar a bola. 
19'   
Livre na direita para Hugo Viana, com a defesa leonina, à segunda tentativa, a conseguir afastar. 
18'   
Canto para o Sporting. Moutinho levanta directamente para as mãos de Eduardo. 
16'   
João Moutinho remate de longe, com a bola a passar ao lado. 
7'   
Livre de Hugo Viana na esquerda, após mão de João Pereira. Alain surge em boa posição de remate mas Rui Patrício chega primeiro e segura. O brasileiro fica a queixar-se de uma eventual falta de Adrien na área. João Ferreira manda jogar... 
3'   
Boa iniciativa de João Pereira na direita, a passar por Vandinho e a combinar com Liedson, mas depois a não passar por Paulo César. O lateral, que trocou recentemente os minhotos pelo Sporting, é sempre brindado com muitos assobios. 
20:46   INÍCIO DO JOGO
Sai o Sp. Braga com a posse de bola. 
 
Depois de ter sentido problemas musculares durante a semana, Izmailov viajou para Braga e deve mesmo alinhar de início. Do outro lado, as "novidades" Rentería e Luís Aguiar foram chamados por Domingos. 
 
Na conferência de imprensa de antevisão ao encontro o treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, assegurou que o seu balneário está imune a alegadas manobras de desestabilização nesta fase do campeonato e deixou .um pedido: "Deixem-nos jogar!". Já Carlos Carbalhal, técnico dos visitantes, comentou alguns rótulos colados à qualidade da sua equipa da seguinte forma: "Não somos nem tão fracos nem os melhores." Carvalhal disse ainda não ter pedido qualquer informação sobre os arsenalistas a João Pereira, ex-jogador dos minhotos. 
 
Sp. Braga e Sporting defrontam-se daqui a pouco em partida a contar para a 17. jornada da Liga Sagres. Os bracarenses são líderes da competição a par do Benfica, que só amanhã recebe o V. Guimarães. Por sua vez os leões ocupam a 4.ª posição na tabela, a 12 pontos do topo. 

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Braga bate Sporting e mantém pleno de triunfos sobre "grandes"

O Sporting de Braga cimentou a liderança da Liga Sagres, ao vencer o Sporting, com um golo de Paulo César (1-0), e aumentar para 15 pontos a diferença em relação à equipa lisboeta.

Com este triunfo, a equipa bracarense continua a sua caminhada rumo ao título, ainda que esse objectivo não seja ainda assumido pelos responsáveis da equipa.

Com mais um jogo disputado, já que abriu hoje a 17.ª ronda, conta mais três pontos do que o Benfica (recebe o Vitória de Guimarães) e nove em relação ao FC Porto (desloca-se ao reduto do Nacional), que jogam sábado.

Já o Sporting terá dito, em definitivo, adeus ao título, já que 15 pontos (e desvantagem no confronto directo com o Braga) são uma distância considerável quando faltam jogar 12 jornadas.

A equipa "leonina" até entrou melhor no jogo, personalizada, com a posse da bola e a comandar os destinos do jogo, sendo que a da casa só em lances de bola parada chegava à área contrária.

Aos 27 minutos, nota para uma combinação entre Saleiro e Liedson, mas Eduardo antecipou-se ao luso-brasileiro e anulou o perigo.

Mas, o Sporting de Braga sofre muito poucos golos (apenas um em casa) e é uma equipa muito eficaz, pelo que aos 31 minutos, num lance algo fortuito, tendo em conta a corrente de jogo, Paulo César inaugurou o marcador.

O experiente avançado brasileiro tirou Miguel Veloso e João Pereira do caminho e rematou forte, a bola ainda tocou em Tonel e a trajectória da bola enganou Rui Patrício.

A equipa orientada por Domingos Paciência ganhou ânimo e, pouco depois (35 minutos), Alan rematou com algum perigo, mas Rui Patrício defendeu com segurança.

O Sporting respondeu logo a seguir (36 minutos), com uma excelente iniciativa de Carlos Saleiro culminada com um remate de muito longe que obrigou Eduardo a aplicar-se.

Mas, o Braga já tinha "acordado" e Hugo Viana esteve muito perto de aumentar o marcador na conversão de um livre directo - a bola saiu a rasar o poste esquerdo.

O Sporting, contudo, só não empatou porque Liedson falhou uma grande oportunidade aos 41 minutos: Grimi centrou da esquerda, Eduardo deixou escapar a bola e o ponta-de-lança rematou de imediato para a baliza deserta, mas a bola saiu um tudo ou nada por cima.

No minuto seguinte, novamente Hugo Viana em foco a rematar cruzado e rasteiro para uma grande defesa de Rui Patrício.

A segunda parte continuou a ser jogada a um ritmo elevado, mas com menos motivos de interesse, ou seja, menos lances de perigo ou oportunidades de golo.

O Sporting queria, mas era incapaz de desmontar a teia defensiva dos bracarenses, que controlavam o jogo a seu bel-prazer, ainda que sem arriscar minimamente no ataque.

Aos 80 minutos, Eduardo lesionou-se e teve que ser assistido o que originou sete minutos de descontos e foi nesse período que o Sporting dispôs de duas boas oportunidades para empatar por Matias Fernandez (90+6) e Miviel Veloso (90+7).

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Paulo César, 31 minutos.

Equipas:

Sporting de Braga: Eduardo, Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Hugo Viana, Mossoró (Renteria, 77), Alan, Paulo César (Matheus, 63) e Meyong (Luís Aguiar, 63).
(Suplentes: Kieszek, Paulão, Miguel Garcia, Luís Aguiar, Matheus, Renteria e Adriano).

Sporting: Rui Patrício, João Pereira, Tonel, Daniel Carriço, Grimi, Adrien (Matias Fernandez, 61), Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Yannick, 54), Carlos Saleiro (Sinama Pongolle, 70) e Liedson.
(Suplentes: Tiago, Polga, Pedro Silva, Matias Fernandez, Yannick, Sinama Pongolle e Hélder Postiga).

Árbitro: João Ferreira (Setúbal).

Acção disciplinar: cartão amarelo para Daniel Carriço (37), Adrien (45), Meyong (56), Miguel Veloso (62), Carlos Saleiro (66), Mossoró (68) e Polga (86, no banco).

Assistência: 14.761 espectadores

OJOGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Domingos fala em solidez, Carvalhal diz que podia ter ganho

Domingos Paciência e Carlos Carvalhal, respectivamente, treinadores de Sp. Braga e Sporting comentam o resultado do jogo inaugural da 17ª ronda, nesta sexta-feira, em declarações ao «flash interview» da RTP.

Domingos Paciência:

«Tivemos bons momentos no jogo, acabámos por ser felizes na obtenção do golo, que ajudou em muito. Foi um jogo com muita posse de bola do Sporting mas com solidez do Sp. Braga. Foi uma equipa muito compacta, muito solidária dentro de campo, pena que não conseguíssemos sair mais vezes para o ataque devido ao número exagerado de faltas em momentos de transição.»

[Menos um candidato ao título na corrida] «Tínhamos consciência que este jogo seria importante, há três equipas a lutar pelo primeiro e vamos continuar com a mesma humildade. Não foi um jogo bem conseguido, mas de grande querer. Vamos continuar a trabalhar da melhor forma e dar alegrias a estes adeptos que bem merecem.»

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga só sabe vencer

O Sp. Braga continua imparável no confronto com os chamados grandes do futebol português. Esta Sexta feira derrotou o Sporting por 1-0 e continuará assim líder da classificação geral independentemente do resultado do Benfica na recepção ao V. Guimarães.

O único golo do jogo foi apontado por Paulo César aos 32 minutos, num movimento em diagonal da esquerda para o centro e que culminou num remate de pé direito que ainda desviou em Tonel.

Durante os primeiros 45 minutos os arsenalistas foram sempre mais dominadores na partida, apesar de um início positivo por parte dos «leões». No segundo tempo o Sporting tentou reagir à desvantagem, mas Eduardo e a organização defensiva da equipa comandada por Domingos Paciência conseguiu suster as investidas da equipa verde e branca.

Com a vitória conquistada o Braga fica agora com 15 pontos de vantagem sobre o Sporting.

O Sporting desloca-se agora ao terreno do FC Porto em jogo a contar para a Taça de Portugal, enquanto o Sp. Braga jogará na condição de visitado frente ao Rio Ave para a mesma competição.
ZEROZERO.COM
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Ao minuto

90'  FINAL DO JOGO! Sp. Braga - 1 Sporting - 0. Um golo de Paulo César aos 32 minutos assegurou a liderança dos minhotos, agora com 42 pontos, antes de Benfica e F.C. Porto entrarem em campo. Os leões estão cada vez mais afastados do título. 
90'  Miguel Veloso atira ao lado da baliza de Eduardo, com a bola a desviar num defesa, após passe para trás de Grimi!
90'  MAIS UMA EXCELENTE DEFESA de Eduardo! Matías cabeceou e o guarda-redes evitou o empate!!!
90'  GRANDE DEFESA de Eduardo, a remate de Djaló, ainda que tenha sido assinalado o fora-de-jogo a Grimi, que fez a assistência.
90'  Sete minutos de descontos, por causa da assistência a Eduardo.
90'  Djaló atira ao lado do poste esquerdo da baliza de Eduardo! Matías Fernandez cruzou da direita, o avançado encontrou espaço para rematar na área, mas acaba por acertar ao lado. 
89'  Rui Patrício choca com Matheus, isolado no ataque, mas a bola acaba por cair longe!
86'  CARTÃO AMARELO para Anderson Polga (Sporting ), no banco de suplentes.
80'  Eduardo magoa-se após disputa de bola com Pongolle! Ao tentar afastar a bola da baliza, o guarda-redes acertou na relva e pediu de imediato assistência médica. 
77'  SUBSTITUIÇÃO Sp. Braga . Sai Márcio Mossoró entra Rentería
77'  Pongolle em fora-de-jogo...
77'  Estão 14.761 espectadores no municipal de Braga.
73'  Livre de Veloso que Eduardo defende com os punhos, apesar de sofrer falta de Carriço na pequena área.
70'  SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Carlos Saleiro entra Sinama-Pongolle
70'  «Sururu» entre Liedson e Luis Aguiar, após falta do uruguaio sobre o «levezinho».
68'  O jogo está algo tenso, sobretudo da parte do Sporting, que perde por uma bola a zero.
68'  CARTÃO AMARELO para Márcio Mossoró (Sp. Braga )
66'  CARTÃO AMARELO para Carlos Saleiro (Sporting )
63'  SUBSTITUIÇÃO Sp. Braga . Sai Paulo César entra Matheus
63'  SUBSTITUIÇÃO Sp. Braga . Sai Meyong entra Luis Aguiar
62'  O médio do Sporting travou Paulo César em falta, quando o avançado seguia praticamente isolado para o ataque, após falha de João Pereira. 
62'  CARTÃO AMARELO para Miguel Veloso (Sporting )
61'  SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Adrien Silva entra Matías Fernandez
60'  Entrada dura de Grimi sobre Meyong. O argentino escapa ao amarelo.
59'  Carvalhal vai voltar a mexer. Matías Fernandez é o próximo a entrar.
56'  CARTÃO AMARELO para Meyong (Sp. Braga )
54'  SUBSTITUIÇÃO Sporting . Sai Izmailov entra Yannick Djaló
53'  Remate de Paulo César ao lado! O Sp. Braga está muito bem no jogo.
52'  Yannick vai entrar!
51'  Filipe Oliveira ganha bem a linha, na direita, mas o cruzamento sai muito longo!
50'  Alan remata, sobre a direita, mas a bola bate num defesa e sai.
49'  Carvalhal manda Matías, Sinama-Pongollo e Yannick para aquecimento.
46'  RECOMEÇA A PARTIDA
45'  CARTÃO AMARELO para Adrien Silva (Sporting ), por falta feia sobre Mossoró <br />
45'  INTERVALO NA PARTIDA ENTRE Sp. Braga e Sporting. Jogo muito interessante no Estádio AXA. Os leões entraram melhor, mas o Sp. Braga soube potenciar o belo golo de Paulo César e terminou a primeira parte em cima do adversário. <br /> 
43'  Hugo Viana remata na área para defesa incompleta de Rui Patrício, segue-se um período de insistência mas o último do Sporting acaba por resolver a questão 
42'  Grimi cruza na esquerda, Eduardo larga a bola ao chocar com Rodriguez mas Liedson, com a baliza à sua mercê, remata em rotação com o pé esquerdo, errando o alvo! 
41'  O Sporting, que tinha sinal mais até ao golo do Sp. Braga, tenta reagir à desvantagem
39'  Belo remate de Hugo Viana, na cobrança de um livre direito, mas ligeiramente ao lado!
38'  CARTÃO AMARELO para Daniel Carriço (Sporting ), por falta sobre Mossoró <br />
37'  Excelente defesa de Eduardo após remate portentoso de Saleiro, do meio da rua! Pouco antes, Alan atirara à figura de Patrício
34'  O público faz a festa no Estádio AXA!
32'  GOOOOOOOLLLLLOOOOOOO!!! SP. BRAGA ! 1-0 por Paulo César. O avançado pica a bola sobre Miguel Veloso, finta para dentro ganhando na luta corpo-a-corpo com João Pereira e remata com o pé direito. A bola desvia nas pernas de Tonel e trai Rui Patrício! Ainda assim, um belo lance de futebol 
31'  Bela jogada de Evaldo, passando por dois adversários e entrando na área do Sporting, mas o cruzamento do lateral foi desviado por Grimi 
30'  Saleiro queixa-se após lance com Moisés junto à linha lateral. Um pouco de teatro do avançado leonino
29'  Moutinho toca de calcanhar para a corrida de João Pereira, mas este cruza sem nexo, quando tinha Izmailov sem oposição à entrada da área! 
27'  Moutinho lançou Saleiro, com a ajuda de Moisés, e este serviu Liedson de cabeça, mas Eduardo saiu bem da baliza e conseguiu anular um lance de muito perigo! 
26'  O público local está descontente com algumas decisões do árbitro João Ferreira
24'  Face mais cinzenta, com muitas faltas e pouco futebol
24'  Meyong cabeceia sem perigo, após livre cobrado por Hugo Viana
21'  Izmailov entra na área do Sp. Braga pela esquerda e faz um cruzamento/remate, mas Eduardo lança-se e agarra a bola
19'  O Sp. Braga começa finalmente a assentar o seu jogo
18'  Meyong foge pela direita e conquista um lançamento de linha lateral
16'  Remate rasteiro de João Moutinho, sem perigo
16'  Poucos espaços para se jogar, nesta altura
13'  O Sporting faz pressão alta e tem conseguido anular a habitual entrada forte dos arsenalistas.
11'  Liedson conquista espaço na esquerda e tira o cruzamento, mas Eduardo segura sem dificuldades
9'  Início interresante de partida, com muito entusiasmo nas bancadas. Ambiente de jogo grande!
8'  Alan domina bem na área, após livre cobrado por Hugo Viana, mas não consegue rematar, queixando-se de falta de Adrien. Rui Patrício recolhe o esférico 
4'  O Sporting entra melhor no encontro e conquista o primeiro canto
1'  COMEÇA A PARTIDA ENTRE Sp. Braga e Sporting
0'  Sp. Braga e Sporting sobem ao relvado para o início da partida. Belo cenário no Estádio AXA
0'  Tudo a postos para o início do encontro!
0'  SPORTING: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Tonel e Grimi; Adrien, Izmailov, João Moutinho e Miguel Veloso; Carlos Saleiro e Liedson. Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Polga, Matías Fernández, Yannick, Pongolle e Hélder Postiga. 
0'  SP. BRAGA: Eduardo; Filipe Oliveira, Rodriguez, Moisés e Evaldo; Vandinho, Alan, Hugo Viana e Mossoró; Paulo César e Meyong.<br />Suplentes: Kieszek, Miguel Garcia, Paulão, Luís Aguiar, Matheus, Adriano e Rentería. 
0'  JÁ HÁ EQUIPAS OFICIAIS
0'  A equipa do Sp. Braga regressa aos balneários, findo o aquecimento
0'  O Sporting chegou nesta sexta-feira a acordo com o Glasgow Rangers, tendo em vista a contratação de Pedro Mendes. «O Pedro está a voltar para Portugal. Vai falar com o Sporting para finalizar detalhes do contrato e fazer exames médicos, depois de os clubes terem acertado o valor da transferência», revelou o técnico da equipa escocesa 
0'  Perspectiva de boa casa no recinto minhoto, para um duelo com vários motivos de interesse
0'  Os jogadores de campo das duas equipas também já aquecem
0'  Noite fria em Braga, com alguns períodos de chuva. Tapete em condições aceitáveis, mas abaixo do nível habitual no Estádio AXA 
0'  Os guarda-redes das duas equipas já aquecem no relvado do Estádio AXA
0'  João Ferreira, árbitro da Associação de Futebol de Braga, recebe nova prova de confiança, depois de ter elaborado o relatório dos incidentes no túnel do Estádio da Luz, na condição de quarto árbitro desse encontro. 
0'  O dia fica ainda marcado pela ameaça de apreensão do autocarro do Sp.Braga, devido a uma dívida de 43 mil euros ao GD Vitorino de Piães, por direito de formação do jovem Vítor Hugo 
0'  Carlos Carvalhal foi companheiro de equipa de Domingos Paciência no F.C. Porto, na temporada 1988/89, sob o comando técnico de Artur Jorge. O actual treinador do Sporting fez apenas um jogo, como suplente utilizado 
0'  Domingos Paciência recebeu uma boa notícia na quinta-feira. Paulo César foi apenas punido com um jogo de castigo, já cumprido na Taça da Liga, e estará à disposição do técnico.<br />Andrés Madrid, Peterson, Andre Leone e Bruno Tiago são baixas por lesão. 
0'  João Pereira regressa a casa. O Sporting de Braga manteve a estratégia financeira e cedeu o seu lateral ao homónimo lisboeta, apostando em Filipe Oliveira e Miguel Garcia, um ex-leão. Nesta visita do Estádio AXA, Pereira irá defrontar novamente Hugo Viana. Recuando a Janeiro de 2005, os adeptos recordam certamente um jogo entre Benfica e Sporting, para a Taça de Portugal, quando João Pereira provocou a expulsão e Hugo Viana, então leão. Pazes feitas, garante-se em Braga. 
0'  Simana-Pongolle recuperou de lesão e está na lista de convocados do Sporting. Com o avançado e o lateral João Pereira, o clube de Alvalade gastou cerca de 10 milhões de euros. Chega a altura de colher frutos do investimento. No momento crítico da reabertura do mercado de transferências, Sá Pinto e Liedson envolveram-se numa cena vergonhosa, culminando na saída do director-desportivo. Com que reflexos? 
0'  «Há dois meses a equipa era fraquíssima, os jogadores estavam desvalorizados, o Sporting tinha a época comprometida. As coisas têm sido invertidas no campeonato, na Taça de Portugal, Taça da Liga e Europa, mas, em função de estarmos a ter um bom comportamento, não somos os melhores do mundo», lembra Carlos Carvalhal. 
0'  O Sporting, o de Lisboa com nome de Portugal, atravessa o melhor período da temporada. Carlos Carvalhal redimensionou o futebol leonino, amarrado ao obsoleto losango, e restituiu a confiança dos jogadores. 
0'  «A nossa liderança incomoda os grandes do futebol português mas deixem-nos jogar!», exclama Domingos Paciência, na antevisão do encontro. Nada mais acertado. O povo discute as polémicas, mas alimenta-se essencialmente de futebol, da beleza do desporto no seu estado puro. 
0'  Qual é, actualmente, o melhor Sporting? Dúvida para tirar após este jogo no Estádio AXA. O de Portugal ou o de Braga? O outro, o Olhanense, luta pela permanência. Leões e Guerreiros em duelo pelo título. Pelo título de melhor Sporting da actualidade, claro está. O título da Liga ainda não surge na linha do horizonte. 
0'  O Sp. Braga lidera a classificação, com 39 pontos, mais doze que o Sporting, colocado na quarta posição
0'  Boa tarde. O Sp. Braga recebe o Sporting a partir das 20h45, na 17ª jornada da Liga 2009/10. Acompanhe todas as incidências do encontro, ao minuto, no Maisfutebol! 

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!