News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Nova lei impede utilização de imagens de vigilância para processos disciplinares

Started by Lipeste, 24 de January de 2010, 13:56

Previous topic - Next topic

Lipeste

Nova lei impede utilização de imagens de vigilância para processos disciplinares a jogadores
In:http://desporto.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1419388
"As imagens de circuitos internos de televisão não podem ser utilizadas para fazer prova em processos disciplinares contra agentes desportivos, segundo a lei contra a violência no Desporto de 30 de Julho de 2009.

Como consequência, as imagens do túnel da Luz dos jogos Benfica-FC Porto, quer as do jogo de 20 de Dezembro, quer as do jogo de 30 de Agosto de 2008, não podem ser consideradas pela Comissão Disciplinar da Liga, pois o seu uso apenas é permitido para fins penais.

De acordo com o Artigo 18.º, n.º 6, do regime Jurídico do Combate à Violência, ao Racismo, à Xenofobia e à Intolerância nos espectáculos Desportivos "o organizador da competição desportiva pode aceder às imagens gravadas pelo sistema de videovigilância para os efeitos exclusivamente disciplinares desportivos previstos na presente lei", que são clubes ou sociedades anónimas desportivas.

A lei não prevê qualquer tipo de sanção disciplinar para agentes desportivos que se envolvam em situações de violência, captadas por imagens de videovigilância.

Assim, as imagens das alegadas agressões no final do encontro entre o Benfica e o FC Porto, da 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, não poderão ser utilizadas para punir disciplinarmente os jogadores envolvidos, mas apenas os clubes.

Para este género de infracções os meios de prova válidos são os relatórios dos diferentes agentes (árbitro, polícia, delegados), bem como outros testemunhos presenciais.

Na lei que esteve em vigor até Agosto de 2009 e que vigorava desde pouco antes do Euro 2004 era possível às entidades da justiça desportiva considerar as imagens como meio de prova, o que deixou de acontecer com a publicação da nova legislação.

Os incidentes que se registaram no jogo de Agosto de 2008, que a Lusa ontem divulgou, ainda se verificaram quando vigorava uma legislação que permitia o uso de imagens como meio de prova, mas como só agora foram conhecidas e se aplica o regime mais favorável, também ficam fora da alçada da Comissão Disciplinar."
..................................................................................................

Liga: lei proíbe imagens como prova em processos disciplinares
Agentes desportivos só podem ser punidos mediante prova de relatório
In: http://www.maisfutebol.iol.pt/superliga-geral/tunel-video-lei-liga-iol-maisfutebol/1133678-1676.html
"As imagens de circuitos internos de vigilância não podem ser utilizadas como prova em processos disciplinares contra agentes desportivos. Esta situação está definida na lei contra a violência no desporto, aprovada em 30 de Julho de 2009, escreve a Agência Lusa.

Desta forma, as imagens do túnel da Luz relativas ao último Benfica-F.C. Porto, por exemplo, apenas podem ser usadas para fins penais contra clubes ou SAD¿s e nunca contra jogadores. No Artigo 18.º, n.º 6, do regime Jurídico do Combate à Violência, ao Racismo, à Xenofobia e à Intolerância nos espectáculos Desportivos pode ler-se o seguinte:

«O organizador da competição desportiva [Liga ou FPF, consoante a prova] pode aceder às imagens gravadas pelo sistema de videovigilância para os efeitos exclusivamente disciplinares desportivos previstos na presente lei». Esta mesma lei não prevê qualquer tipo de sanção disciplinar para agentes desportivos que se envolvam em situações de violência, captadas por imagens de videovigilância.

Para eventuais agressões, os únicos meios de prova válidos são os relatórios do árbitro, da polícia e dos delegados, além de eventuais testemunhos presenciais."

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

Lipeste

Mas quem escreve o relatório do jogo...arbitro(s) e delegado(s) da Liga...não terão eles acesso in loco a tais imagens servindo-se delas para escreverem tais relatórios na PRIMEIRA PESSOA???

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

fmrabit

  A ser verdade, pode ser uma boa noticia para três jogadores do SCBraga, que estavam para ser castigados pelo novo poder instalado!

SimpLe-Kid

Quote from: fmrabit on 24 de January de 2010, 14:07
 A ser verdade, pode ser uma boa noticia para três jogadores do SCBraga, que estavam para ser castigados pelo novo poder instalado!

Não é, porque a nova lei não inclui as imagens televisivas, ou seja, vão ser penalizados na mesma.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

HappyBraga

Quote from: SimpLe-Kid on 24 de January de 2010, 14:25
Quote from: fmrabit on 24 de January de 2010, 14:07
 A ser verdade, pode ser uma boa noticia para três jogadores do SCBraga, que estavam para ser castigados pelo novo poder instalado!

Não é, porque a nova lei não inclui as imagens televisivas, ou seja, vão ser penalizados na mesma.

Como assim? E provas?
http://img692.imageshack.

Lipeste

Quote from: HappyBraga on 24 de January de 2010, 14:30
Quote from: SimpLe-Kid on 24 de January de 2010, 14:25
Quote from: fmrabit on 24 de January de 2010, 14:07
 A ser verdade, pode ser uma boa noticia para três jogadores do SCBraga, que estavam para ser castigados pelo novo poder instalado!

Não é, porque a nova lei não inclui as imagens televisivas, ou seja, vão ser penalizados na mesma.

Como assim? E provas?


As imagens televisivas continuam a poder ser usadas pela CDL para castigar quem lhes convem (sumaríssimos...por exemplo quando ha infracção e o arbitro não a sanciona)...já as imagens de videovigilância não podem ser usadas para abrir processos disciplinares a jogadores.

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

Machado_87

E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

Cici

Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 14:54
E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(

Aqui não falaste no caso do Hulk por exemplo, que segundo o que vem hoje na Record, em principio vai apanhar uma sanção no mínimo de 6 meses e esta não depende da utilização de imagens das câmaras de vídeo vigilância, porque as agressões de que ele é acusado, constam em vários relatórios desde do árbitro, polícia e delegados.

Machado_87

Quote from: Cici on 24 de January de 2010, 17:56
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 14:54
E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(

Aqui não falaste no caso do Hulk por exemplo, que segundo o que vem hoje na Record, em principio vai apanhar uma sanção no mínimo de 6 meses e esta não depende da utilização de imagens das câmaras de vídeo vigilância, porque as agressões de que ele é acusado, constam em vários relatórios desde do árbitro, polícia e delegados.

Pois, já estive a ver esse castigo do Hulk. Mas nesse caso eu não sei exactamente o que aconteceu, é algo que está nos relatórios, por isso não posso dizer nada.
Já em relação ao Vandinho não está nos relatórios, é uma queixa do benfica. E nem sequer há imagens que o comprovem, até porque da SAD do Braga disseram que foi o Vandinho a ser agredido e não o contrário...

É tudo um jogo de interesses que nos deixa sem saber o que pensar...  :-\
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

Pé Ligeiro

Uma questão que se coloca nesta situação dos túneis é saber onde é que acaba o acontecimento desportivo. Acaba dentro das quatro linhas? Acaba no acesso aos balneários? Acaba dentro dos balneários? Acaba à saída das instalações do clube anfitrião? Acaba no autocarro do clube visitante?....???

Tudo o que se passa para além do apito final, fora das quatro linhas deveria ser da responsabilidade civil e não da desportiva! Quem fosse ofendido ou agredido que fizesse queixa aos tribunais civis e eles que resolvessem.

BRAGA SEMPRE MAIS!

SimpLe-Kid

Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 18:06
Quote from: Cici on 24 de January de 2010, 17:56
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 14:54
E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(

Aqui não falaste no caso do Hulk por exemplo, que segundo o que vem hoje na Record, em principio vai apanhar uma sanção no mínimo de 6 meses e esta não depende da utilização de imagens das câmaras de vídeo vigilância, porque as agressões de que ele é acusado, constam em vários relatórios desde do árbitro, polícia e delegados.

Pois, já estive a ver esse castigo do Hulk. Mas nesse caso eu não sei exactamente o que aconteceu, é algo que está nos relatórios, por isso não posso dizer nada.
Já em relação ao Vandinho não está nos relatórios, é uma queixa do benfica. E nem sequer há imagens que o comprovem, até porque da SAD do Braga disseram que foi o Vandinho a ser agredido e não o contrário...

É tudo um jogo de interesses que nos deixa sem saber o que pensar...  :-\

O Mossoró agride, acho que não há dúvidas nesse ponto. Quanto ao Vandinho, se vires bem as imagens vês uma tentativa de agressão do Vandinho ao Raúl José mas se lhe toca ou não é impossível de ver nas imagens.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Lipeste

Quote from: SimpLe-Kid on 24 de January de 2010, 18:23
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 18:06
Quote from: Cici on 24 de January de 2010, 17:56
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 14:54
E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(

Aqui não falaste no caso do Hulk por exemplo, que segundo o que vem hoje na Record, em principio vai apanhar uma sanção no mínimo de 6 meses e esta não depende da utilização de imagens das câmaras de vídeo vigilância, porque as agressões de que ele é acusado, constam em vários relatórios desde do árbitro, polícia e delegados.

Pois, já estive a ver esse castigo do Hulk. Mas nesse caso eu não sei exactamente o que aconteceu, é algo que está nos relatórios, por isso não posso dizer nada.
Já em relação ao Vandinho não está nos relatórios, é uma queixa do benfica. E nem sequer há imagens que o comprovem, até porque da SAD do Braga disseram que foi o Vandinho a ser agredido e não o contrário...

É tudo um jogo de interesses que nos deixa sem saber o que pensar...  :-\

O Mossoró agride, acho que não há dúvidas nesse ponto. Quanto ao Vandinho, se vires bem as imagens vês uma tentativa de agressão do Vandinho ao Raúl José mas se lhe toca ou não é impossível de ver nas imagens.

És um homem cheio de certezas...eu não vi o mesmo que tu.

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

Machado_87

Quote from: SimpLe-Kid on 24 de January de 2010, 18:23
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 18:06
Quote from: Cici on 24 de January de 2010, 17:56
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 14:54
E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(

Aqui não falaste no caso do Hulk por exemplo, que segundo o que vem hoje na Record, em principio vai apanhar uma sanção no mínimo de 6 meses e esta não depende da utilização de imagens das câmaras de vídeo vigilância, porque as agressões de que ele é acusado, constam em vários relatórios desde do árbitro, polícia e delegados.

Pois, já estive a ver esse castigo do Hulk. Mas nesse caso eu não sei exactamente o que aconteceu, é algo que está nos relatórios, por isso não posso dizer nada.
Já em relação ao Vandinho não está nos relatórios, é uma queixa do benfica. E nem sequer há imagens que o comprovem, até porque da SAD do Braga disseram que foi o Vandinho a ser agredido e não o contrário...

É tudo um jogo de interesses que nos deixa sem saber o que pensar...  :-\

O Mossoró agride, acho que não há dúvidas nesse ponto. Quanto ao Vandinho, se vires bem as imagens vês uma tentativa de agressão do Vandinho ao Raúl José mas se lhe toca ou não é impossível de ver nas imagens.

Eu não digo que o Mossoró não agrediu Pedro... Só acho que o que ele fez não é nada de mais comparado com a maioria das agressões que acontecem. Em relação ao Vandinho não tinha visto isso, vou ver com atenção...

De qualquer maneira, isto é apenas uma maneira de tentar deitar o nosso clube abaixo, já está a incomodar muito... Penso que aí não temos duvidas nenhumas  ::) ::)
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre

SimpLe-Kid

Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 18:40
Quote from: SimpLe-Kid on 24 de January de 2010, 18:23
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 18:06
Quote from: Cici on 24 de January de 2010, 17:56
Quote from: Machado_87 on 24 de January de 2010, 14:54
E o Vandinho faz alguma coisa? É que eu ainda não vi nada...

E não percebo uma coisa... O Mossoró tocar com dois dedos na cara do Cardozo são 3 a 6 meses. Mas uma agressão à Bruno Alves/Javi Garcia ou um pontapé à Luisão dão 1/2 jogos...

Isto é uma valente palhaçada!!!  >:( >:( >:(

Aqui não falaste no caso do Hulk por exemplo, que segundo o que vem hoje na Record, em principio vai apanhar uma sanção no mínimo de 6 meses e esta não depende da utilização de imagens das câmaras de vídeo vigilância, porque as agressões de que ele é acusado, constam em vários relatórios desde do árbitro, polícia e delegados.

Pois, já estive a ver esse castigo do Hulk. Mas nesse caso eu não sei exactamente o que aconteceu, é algo que está nos relatórios, por isso não posso dizer nada.
Já em relação ao Vandinho não está nos relatórios, é uma queixa do benfica. E nem sequer há imagens que o comprovem, até porque da SAD do Braga disseram que foi o Vandinho a ser agredido e não o contrário...

É tudo um jogo de interesses que nos deixa sem saber o que pensar...  :-\

O Mossoró agride, acho que não há dúvidas nesse ponto. Quanto ao Vandinho, se vires bem as imagens vês uma tentativa de agressão do Vandinho ao Raúl José mas se lhe toca ou não é impossível de ver nas imagens.

Eu não digo que o Mossoró não agrediu Pedro... Só acho que o que ele fez não é nada de mais comparado com a maioria das agressões que acontecem. Em relação ao Vandinho não tinha visto isso, vou ver com atenção...

De qualquer maneira, isto é apenas uma maneira de tentar deitar o nosso clube abaixo, já está a incomodar muito... Penso que aí não temos duvidas nenhumas  ::) ::)

Isso dos castigos nem vou comentar porque já sei o que nos espera, são mais que certos. Quanto às imagens só relatei o que vi no meio daquela confusão toda.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

yashavin

esta noticia é mais para os elementos da sad do benfica escaparem das acusaçoes do ano passado do tunel com o porto.
[url="http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL"]http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL[/url]
nunca foi tao facil ganhar dinheiro na ne

duasbancadas

Quote from: yashavin on 24 de January de 2010, 19:27
esta noticia é mais para os elementos da sad do benfica escaparem das acusaçoes do ano passado do tunel com o porto.
Atirar areia para os olhos da (estúpida) opinião pública é a especialidade da casa dos milhafres! Ontem andavam feitos virgens ofendidas por causa das tais imagens do túnel do ano passado, que era ilegal e que até (onde chega a soberba daqueles retrógados!) se iam queixar ao ministro Jorge Lacão (não sei porque não foram logo ao Sócrates, afinal não são eles que "são Portugal"?)!! >:( >:( >:( Mas na Benfica TV andam há meses todos feitos "rapazinhos a olhar pro balneário das raparigas" a mostrar as escutas entre o Pinto da Costa e o Major Valentão!! :o >:( >:(
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

Lipeste

Quote from: duasbancadas on 24 de January de 2010, 19:42
Quote from: yashavin on 24 de January de 2010, 19:27
esta noticia é mais para os elementos da sad do benfica escaparem das acusaçoes do ano passado do tunel com o porto.
Atirar areia para os olhos da (estúpida) opinião pública é a especialidade da casa dos milhafres! Ontem andavam feitos virgens ofendidas por causa das tais imagens do túnel do ano passado, que era ilegal e que até (onde chega a soberba daqueles retrógados!) se iam queixar ao ministro Jorge Lacão (não sei porque não foram logo ao Sócrates, afinal não são eles que "são Portugal"?)!! >:( >:( >:( Mas na Benfica TV andam há meses todos feitos "rapazinhos a olhar pro balneário das raparigas" a mostrar as escutas entre o Pinto da Costa e o Major Valentão!! :o >:( >:(

Cada vez me convenço mais que com justiça poderemos contar com todos os nossos Gverreiros até final da época...quanto aos metralhas que se matem uns aos outros.

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

jaimeh

É só hipocrisia! No benfica (esse clube de freguesia!) falam disto e daquilo e afinal mandaram o "bobi e o tareco" lá da luz levantar as câmaras de vigilância e armar a confusão como fizeram no aeroporto quando bateram ao outro.
Se calhar a partir de agora na "Contra Informação" o Orelhas também vai ter 1 cão e 1 gato a acompanhá-lo. Provavelmente é por isso que o Pinto quer um apito encarnado, para açaimarem o bobi e o tareco da luz.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Bracaro Augusto

BRAGA SEMPRE !!!