News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 09/10

Started by Kintaro, 09 de October de 2006, 08:30

Previous topic - Next topic

Kintaro

Brasileiro volta aos treinos em semana de alterações para Carvalhal
Vandinho regressa hoje
o brasileiro Vandinho, um dos motores do meio-campo do Sp. Braga nas duas últimas épocas, deve retomar hoje o trabalho normal com o restante grupo. O médio, afastado da competição desde o início da temporada devido a uma lesão — entorse na tibiotársica esquerda — sofrida na pré-época, reintegra hoje os treinos com os colegas, embora o faça com algumas limitações.


Vandinho será reintegrado progressivamente e no final desta semana já deve trabalhar sem quaisquer condicionalismos. À partida o número 88 do Sp. Braga deverá estar disponível para o embate da Taça UEFA com o AZ Alkmaar, aprazado para o próximo dia 19, na Holanda. De onde se conclui, face ao exposto, que o antigo jogador do Rio Ave não vai estar em condições de jogar esta sexta-feira, com o Beira-Mar, em Aveiro.

Castanheira out

De resto, e além de Vandinho, Carvalhal já sabe que também não vai poder contar com Castanheira no próximo encontro do campeonato, ao mesmo tempo que projecta a ausência de Nem no embate com a turma agora orientada por Louis van Gaal. Perspectivam-se, por isso, mudanças no onze bracarense... pela oitava vez consecutiva. O plantel é vasto, a qualidade e quantidade abundam em muitos sectores e, até agora, o técnico dos minhotos tem feito uma gestão cuidadosa e equilibrada do grupo que lidera.
O maestro João Pinto, por exemplo, cumpre um programa personalizado de gestão de esforço e, por isso, não estranha que comece alguns jogos no banco. Nas próximas semanas, mais uma vez, Carlos Carvalhal vai ter de vestir a pele de gestor de recursos humanos...

Maurício ou Nem?

A resposta a esta pergunta tem sido Nem mas, face ao castigo aplicado a um dos capitães de equipa — Nem foi expulso no jogo com o Chievo —, é provável que o técnico dos minhotos promova Maurício à titularidade diante dos holandeses e, provavelmente, com os aveirenses.

in ABOLA





Dois galos para um poleiro
Zé Carlos e Marcel disputam um lugar

   Subida de forma do avançado cedido pelo Benfica aumenta competitividade e poder de fogo ao ataque arsenalista

Os brasileiros Zé Carlos e Marcel constituem o lote de pontas-de-lança do plantel de Carlos Carvalhal, na sequência da cedência do sul-coreano Kim aos russos do Rubin Kazan, depois de, pouco dias antes, João Tomás se ter transferido para o futebol das Arábias. A polivalência de João Pinto foi, na altura, assumida como razão para que o coreano não fosse substituído no plantel, ficando Marcel e Zé Carlos como primeiras opções, sendo que se trata de avançados com características diferentes: um de maior presença de área, Marcel, e o outro de maior mobilidade, Zé Carlos, situação que permite ao treinador apostar em diversas dinâmicas ofensivas. A aposta inicial recaiu em Zé Carlos, titular nas duas primeiras jornadas, com o Paços de Ferreira e Aves, sendo que na seguinte, como Leiria, foi chamado Marcel, embora apenas durante a primeira metade, uma vez que ao intervalo foi substituído por... Zé Carlos. Que no embate seguinte, diante do Estrela da Amadora, voltou a relegar o compatriota para o banco. O mesmo sucedendo nos confrontos com o Chievo, que permitiram ao Braga estar na fase de grupos da UEFA.

O desgaste provocado pelo decisivo confronto da segunda mão com o Chievo, em Verona, acabou por fazer com que Zé Carlos se ressentisse de uma mazela na face posterior o joelho esquerdo, resultante de uma pisadela no decorrer do jogo da Vila das Aves, facto que, aliado às características de Marcel e às intenções do técnico, levou Carlos Carvalhal a fazer deste a sua aposta para o confronto com o FC Porto. E em boa hora o fez porque o internacional brasileiro surgiu no embate extremamente motivado e determinado a aproveitar a oportunidade. Um golo e uma exibição de grande fulgor e enorme entrega serviram para confirmar junto do treinador as melhorias registadas na performance do jogador e, por inerência, da validade da alternativa em termos futuros. Ou seja, Carlos Carvalhal possui agora duas boas soluções para o eixo do ataque, que utilizará consoante as necessidades e as características de cada adversário, sendo que, em virtude do elevado número de jogos resultantes das provas em que os arsenalistas estão inseridos, ambos terão oportunidades para explanarem as suas potencialidades.



Rui Águias analisa

O ex-adjunto de Jesualdo Ferreira no Braga olha o plantel e Carlos Carvalhal e considera as opções válidas, porque permitem diferentes soluções: um garante mobilidade e dinâmica e o outro uma referência forte na área


Zé Carlos: "Dinâmico e oportunista"

"É um jogador de grande mobilidade, dinâmico e tecnicamente evoluído, e com um bom sentido de oportunidade. Possui uma boa impulsão, através da qual consegue disfarçar a falta de estatura, e é, por outro lado, um jogador que necessita de contacto com a bola, pelo que sai amiúde da área para posições mais recuadas. Mas é na mesma um finalizador "


Marcel: "´Referência do ataque"

"É um jogador com características de área, mais fixo, a que normalmente apelidamos de referência no ataque. Possui um bom poder de choque, é pelo menos aparentemente mais forte no jogo aéreo, mas é menos rápido e menos dinâmico. Por outro lado, possui um bom remate de meia-distância e na área é um finalizador"

in O Jogo Online





Luís Filipe ganha áurea de homem providencial
HERÓI DO JOGO COM O FC PORTO JÁ FEZ 4 POSIÇÕES DISTINTAS


Indiscutível no último ano da era Jesualdo Ferreira – ao ponto de ganhar imediato ascendente sobre o anterior titular, e abrindo espaço à venda de Abel ao Sporting –, Luís Filipe já adquiriu o estatuto de homem providencial no reinado, ainda curto, de Carvalhal como responsável técnico do Sp. Braga.

Para lá da circunstância de formar, com Andrés Madrid, a dupla de jogadores de campo que são totalistas absolutos nos sete jogos disputados, Luís Filipe apresenta a curiosidade de já ter feito quatro lugares distintos, ao sabor das necessidades da equipa. Ele, que não esconde a preferência por alinhar na ponta direita do quarteto defensivo, já confirmou em campo a disponibilidade para fazer qualquer uma das demais posições do "seu" corredor. E, em situações de extrema necessidade, também não tem problemas em variar até ao flanco oposto, como sucedeu na recepção ao Chievo Verona, para a Taça UEFA.

in Jornal Record





Sp. Braga: Operação arranca com sessão dupla
O Sporting Clube de Braga regressa hoje ao trabalho. Carlos Carvalhal dirige duas sessões, dando arranque ao confronto da próxima sexta-feira com o Beira-Mar. O objectivo dos bracarenses é manter a onde vitoriosa.


Ainda com a passagem a passagem à fase de grupos da Taça UEFA e o triunfo diante do campeão nacional em men-te, os bracarenses começam hoje a preparar oficialmente o desafio com o Beira-Mar.
Carlos Carvalhal agendou duas sessões de trabalho no arranque da Operação Aveiro.
De manhã, o técnico minhoto vai dirigir um apronto à porta aberta, e da parte da tarde acelera a preparação do confronto com os aveirenses, sob o sígno da tranquilidade e longe de todos os olhares, uma vez que as portas do Estádio Municipal vão fechar-se.

O Sporting Clube de Braga está no quarto lugar da tabela classificativa, com dez pontos conquistados e a dois pontos de distância do primeiro lugar, que é ocupado pelo Futebol Clube do Porto. Pelo meio surgem Sporting - igualmente com doze pontos - e Naval 1.º Maio, que possui os mesmos dez pontos que o emblema minhoto.
O Beira-Mar, que vem de uma derrota na Figueira da Foz, ocupa o 12.º posto, com cinco pontos somados e pretende regressar aos triunfos, contando para isso com a vertente goleadora do brasileiro Mário Jardel.
Para o jogo da próxima sexta-feira (20:30 horas, com transmissão televisiva) Carlos Carvalhal não conta com os médios Vandinho e Castanheira. O jogador brasileiro está na recta final de uma recuperação prolongada, enquanto que o médio ofensivo está ainda sujeito a tratamento a um problema muscular. Maurício está igualmente em dúvida.

in Correio do Minho