News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/01

Started by JotaCC, 21 de January de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga sonha com Jamor

O Sporting de Braga está presente nos 'quartos de final' da Taça de Portugal, depois de ter ultrapassado com alguma dificuldade a formação do Freamunde, no jogo disputado ontem à noite, construindo uma vitória por 3-1... mas sofrida.
O Freamunde entrou mais ofensivo para surpreender o líder. Ainda assim, o primeiro sinal coube ao Braga com um remate de Paulo César (5 m) às malhas laterais. Mas a partir daí o Freamunde tomou conta do jogo. No minuto seguinte, Ema-nuel chegou mesmo a obrigar o guarda-redes Eduardo a uma defesa apertada. O Braga denotou algumas dificuldades para chegar à baliza de Tó Figueira, perante a muralha defensiva montada pelos locais, composta por cinco elementos.
O Freamunde causou algumas dores de cabeça à equipa arsenalista, sobretudo pelo corredor direito com Raviola em destaque.

Na segunda parte voltou o sofrimento dos arsenalistas, logo no reatamento, Marco Cláudio viu o poste travar um remate potente, já com Eduardo pregado ao relvado. A resposta surgiu com alguma sorte à mistura, com um cruzamento de Filipe Oliveira que terminou com a bola no fundo da baliza de Tó Figueira.

O Freamunde ainda alimentou a esperança, quando fez o empate por Bertinho (69 m), na sequência de um pontapé de canto, onde foi determinante um ligeiro desvio de Luís Pedro ao primeiro poste. A equipa do Freamunde parecia dar sinal de perigo, e apenas com dez elementos em campo, depois da expulsão de Marco Tiago (65 m). Faltavam 20 minutos para o final da contenda, e ainda tudo estava em aberto, com o empate a subsistir (1-1). Foi então que a qualidade do Sporting de Braga veio ao de cima, já com Matheus em campo e uma vez mais a destacar-se. No entanto, o segundo golo do Braga surgiu na sequência de um cruzamento de Hugo Viana, e Moisés (outra vez) a assinar com a cabeça (71 m), sem hipótese de defesa para o guarda-redes do Freamunde.

Tudo parecia correr bem para os arsenalistas, na caminhada para os 'quartos' da Taça de Portugal, mas as contas ainda se complicaram com expulsão de Paulo César (78 m), perante os protestos que manifestou ao árbitro Carlos Xistra.
Com as duas equipas em igualdade no número de jogadores (ambas com dez), a equipa da casa ainda acreditou em anular a vantagem dos Guerreiros do Minho. Mas acabou por ser apanhada em contra-mão, na medida em que Alan teve um rasgo de génio pela direita, após uma recuperação de bola, e isolou Matheus, que converteu o terceiro golo do Braga
Assim, o Sporting de Braga segue caminhando, de cabeça bem alta, na condição de líder do campeonato e ainda com aspirações intocáveis no que diz res-peito à Taça de Portugal. Quatro anos depois, o Braga volta a marcar presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Domingos Paciência: "É com este sacrifício que se chega a uma final da Taça"

Domingos Paciência disse que não ia arriscar e cumpriu. Tinha razão, pelas dificuldades que o Freamunde impôs ao Sporting de Braga. No final, respirou fundo por mais uma conquista, a qual atribuiu ao empenho dos atletas.
"Quero dar os parabéns aos meus jogadores pela forma como se adaptaram ao campo, em termos de exigência física é maior. Nisso eles foram uma equipa com atitude e espírito de sacrifício muito grande, para levar de vencida este jogo", referiu. "Sabiamos que ia ser um jogo difícil, num campo complicado para os adversários. As condições do relvado também não ajudaram ao espectáculo, sobretudo para uma equipa como o Braga, que gosta de ter a posse da bola", apontou o treinador dos bracarenses.
Domingos Paciência mantém vivo o sonho de marcar presença na final da Taça. "É evidente que sim, porque é um dos objectivos que gostaria de concretizar. A final de uma Taça de Portugal é um jogo único, diferente de todos os outros. Para lá chegar temos de passar por estes desafios difíceis, como o que se passou no Freamunde. Só uma equipa com o espírito de sacrifício que demonstrou neste jogo pode lá chegar", apontou o treinador do Sporting Clube de Braga.

Jorge Regadas proibido de falar de futebol nacional
O treinador do Freamunde, Jorge Regadas, marcou presença na sala de imprensa e centrou o seu discurso em torno do CAN. Parece estranho e despropositado, mas não... Os jornalistas ficaram incrédulos. Mas isto só aconteceu porque o técnico do Freamunde está a cumprir um castigo de 60 dias em que não pode fazer qualquer decalaração sobre o futebol nacional. Assim, Jorge Regadas expressou o seu protesto, deixando passar o agrado "por ainda existir liberdade de expressão em Angola".

Um milhar de bracarenses


Cerca de um milhar de adeptos do Sporting de Braga marcaram presença no Estádio do Freamunde, a manifestar o apoio à equipa neste jogo da Taça.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Braga: A fórmula do costume...
Braga segue na Taça, com vitória mais difícil do que aparenta o resultado

O Braga apurou-se para os quartos-de-final da Taça de Portugal, mas teve de se aplicar em Freamunde (3-1), perante um adversário esforçado, que deu réplica e equilibrou o jogo quase até ao fim. Filipe Oliveira, Moisés e Matheus marcaram os golos dos arsenalistas.

Domingos Paciência não repetiu as poupanças do jogo da Taça da Liga na Trofa, onde perdeu e foi afastado da prova, e o Braga apresentou a fórmula que lhe vale resultados sensacionais na Liga: consistência defensiva e eficácia total no ataque. O Freamunde tentou fazer o mesmo que o Trofense, surpreendendo os bracarenses com uma exibição de grande raça. Enquanto teve forças, colocou em dúvida o apuramento arsenalista.

Durante a primeira parte, e até sofrer o primeiro golo, a equipa da casa povoou a defesa, apostando na velocidade dos dois únicos jogadores do onze com características ofensivas (Bock e Marco Cláudio) para tentar chegar ao golo. O segundo podia tê-lo feito a seguir ao intervalo, num remate que Eduardo só conseguiu desviar com os olhos para o poste... Depois de ter sobrevivido a este lance, e a um primeiro tempo em que não existiu no ataque, o Braga acordou. Com sorte à mistura, o golo apareceu a seguir, num cruzamento de Filipe Oliveira, transformado em remate perfeito. O Freamunde perdeu, por momentos, o Norte, e o lateral Marco Tiago foi expulso ao ver dois amarelos em três minutos, mas ainda teve arte para chegar ao 1-1, num canto bem concluído por Bertinho. Nesta altura, já os anfitriões tinham apostado tudo no ataque, abandonando a estratégia cautelosa, e o Braga manteve a calma para voltar a fazer golos (apesar de Paulo César ter visto vermelho directo). Primeiro, num cabeceamento de Moisés, após passe teleguiado de Hugo Viana, e depois num contra-ataque delineado por Alan, finalizado de forma magistral por Matheus. Domingos pôde, finalmente, pensar no Sporting...


JN

JotaCC

Alan: «Fomos muito unidos»
BRASILEIRO DESTACOU ESPÍRITO DE GRUPO DOS ARSENALISTAS
   
Rubricou mais uma boa exibição, o que, de resto, vem sendo hábito nesta temporada, e até assistiu Matheus para o terceiro golo do Sp. Braga, mas, no final, Alan preferiu dar ênfase à alma da equipa.

"Decisiva foi a equipa. Eu sou apenas mais um a ajudar. Estamos de parabéns porque conseguimos um triunfo num campo bastante complicado. Fomos muito unidos e isso é que é muito importante", destacou o extremo, assegurando que a palavra "dobradinha" está ainda fora do balneário arsenalista: "Nada disso. Pensamos apenas jogo a jogo e vê-se que estamos num bom caminho. Se chegarmos à final vamos querer ganhar, mas o futuro vê-se depois. Importante é ir vencendo."

Alguma imprensa britânica noticiou esta semana um eventual interesse do West Ham nos serviços do brasileiro. Alan diz estar contente, mas com os pés assentes no chão. "Fico feliz. Porém estou no Sp. Braga e apenas focado nesta equipa. Fico feliz...", sentenciou.


Moisés: «Adaptámo-nos bem»
VINCOU CAPACIDADE PARA LIDAR COM ADVERSÁRIO E O RELVADO
   
Moisés considerou que o Sp. Braga encontrou pela frente, ontem à noite, dois grandes obstáculos: o adversário e o terreno de jogo. Ambos foram ultrapassados graças à capacidade de superação da sua equipa.

"Adaptámo-nos bem a tudo. Ao Freamunde, que foi um conjunto bastante aguerrido e que se fechou muito lá atrás; e ao campo, que devido às zonas maltratadas dificultou o futebol de pé para pé que é tão típico da nossa equipa.Ainda assim conseguimos o que queríamos, a vitória, e por isso penso que estamos de parabéns", afirmou o defesa-central, que voltou a envergar a braçadeira de capitão: "Não é nada que me preocupe. Eu sou sempre o mesmo atleta, com a mesma atitude e responsabilidade dentro de campo, quer use a braçadeira de capitão ou não."

A facilidade de adaptação mostrada pelos seus companheiros agradou ao brasileiro. Um ponto bastante positivo para quem quer chegar longe numa competição como a Taça de Portugal. "Esperamos chegar à final, ao Jamor, mas temos de ter muito cuidado. Numa prova como esta, a eliminar, um dia menos bom da equipa, um campo difícil ou um outro percalço qualquer pode deitar todo um bom trajeto a perder", comentou


RECORD

JotaCC

Na hora da emoção ganhou a concentração

Três trincos (o quarto jogou como avançado) e cinco defesas não tornam obrigatoriamente uma equipa defensiva. É estranho que assim seja, mas o Freamunde de ontem provou-o. Jorge Regadas alterou radicalmente um onze que não perdia há quatro jogos. Ainda assim, e pese uma configuração que impedia qualquer saída para o contra-ataque, deve dar-se à sua equipa o mérito de não ter sido submissa e de se ter batido, de igual para igual, na larga maioria do tempo. Valorizou a vitória do Braga e obrigou o líder da Liga Sagres a jogar como Domingos pediu: nos limites.

Vencer a Taça de Portugal é um objectivo evidente e, ao contrário do título nacional, claramente assumido. O Braga não poupou ninguém mas, pelas características diferentes de um jogo a eliminar, não foi o rolo compressor que habitualmente é contra equipas de menor envergadura. Desconfiado da estratégia, aparentemente defensiva, dos capões, o respeito foi a principal qualidade exibida. Seguiu-se a concentração, o empenho e a intensidade. Só no fim, e já depois do 3-1, apareceu a velocidade, o requinte e os preciosismos técnicos.

O primeiro tempo, de estudo mútuo, terminou com o resultado certo: nulo, quase correspondente às oportunidades criadas por ambas as equipas. O intervalo mudou tudo e muito por culpa da subida dos laterais do Freamunde, que abriram o jogo e descoordenaram os encaixes já estabelecidos. O jogo entrou num ritmo frenético, que atingiu o auge no quarto de hora que começou no golo de Filipe Oliveira e terminou com a sentença final de Moisés. Pelo meio, Bertinho empatou e Marco Tiago foi expulso. Isto além de outros lances de golo e da contestação ao árbitro, que ainda que dispensável ajuda sempre ao ambiente. Foram 16 minutos de total emoção e nesses ganhou... a concentração. Ou o valor daqueles que mais estão habituados a tamanha intensidade. Foi no exagero dos festejos do Freamunde que o Braga recuperou a vantagem. E foi no desnorte da estocada que ditou a sentença final. O Braga está nos quartos e merece-o. Até porque o Freamunde valorizou o apuramento. E em situação alguma se rendeu.

Freamunde 1-3 Braga

Estádio do Freamunde

relvado mau

2 mil espectadores

Árbitro Carlos Xistra (Castelo Branco)

Assistentes Jorge Cruz e Celso Pereira

4º árbitro Nuno Roque

FREAMUNDE

Treinador Jorge Regadas

1 Tó Figueira GR 4

25 Raviola LD 5

20 Luís Pedro DC 4

5 Romaric DC 5

44 João Paulo DC a 64' 5

4 Marco Tiago LE 3

11 Emanuel MD 6

18 Luiz Carlos MD 6

6 Tarcisio MD 4

10 Marco Cláudio AV a 60' 4

8 Bock AV a 69' 5

12 Peraltinha GR

14 Pinto DC

7 Barbosa MD d 69' 3

3 Kika MO

31 Gustavo AE

9 Bertinho AV d 64' 5

29 Cascavel AV d 60' 5

Golo

[1-1] 70' Bertinho

amarelos 30' Bock, 62' e 65' Marco Tiago

vermelhos 65' Marco Tiago

Remates à baliza 5 [2+3] Remates para fora 4 [2+2] Foras de jogo 6 [5+1] Cantos 2 [1+1]

Faltas cometidas 20 [11+9]

BRAGA

Domingos Paciência Treinador

1 Eduardo GR 6

27 Filipe Oliveira LD 6

5 Moisés DC 7

4 Leone DC a 59' 5

6 Evaldo LE 5

88 Vandinho MD 5

45 Hugo Viana MO 6

8 Mossoró MO a 78' 4

30 Alan AD 7

19 Meyong AV a 61' 3

9 Paulo César AE 3

31 Kieszek GR

15 Miguel Garcia LD d 78' 4

3 Paulão DC d 59' 5

22 Rafael Bastos MO

7 Osvaldo AD

81 Adriano AV

99 Matheus AE d 61' 6

Golos

[0-1] 59' Filipe Oliveira [1-2] 72' Moisés

[1-3] 79' Matheus

amarelos 39' Filipe Oliveira, 75' Evaldo, 84' Hugo Viana

vermelhos 76' Paulo César

Remates à baliza 5 [2+3] Remates para fora 5 [0+5X] Foras de jogo 2 [1+1] Cantos 5 [2+3]

Faltas cometidas 16 [9+7]


ARBITRAGEM
Um bem expulso outro não se sabe

Foi mais difícil a acção disciplinar do que a leitura técnica do jogo. Sem lances polémicos nas áreas e com a maioria das faltas bem assinaladas, destacou-se na distribuição de cartões. Marco Tiago (duas simulações) foi bem expulso. Quanto a Paulo César, só ele sabe o que lhe terá dito.


MOMENTO

72' [1-2]
Moisés mata total euforia


O Freamunde tinha acabado de empatar e o empolgamento, na bancada e no campo, era máximo. Nessa fase, o Braga estava a ser encostado e se não marcasse poderia ter problemas. Mas Moisés depressa colocou travão na euforia e de cabeça, após excelente cruzamento de Hugo Viana, fulminou Tó Figueira. A estabilidade voltou.


A FIGURA

Moisés 7
General sem piedade


Fez o segundo golo consecutivo na Taça de Portugal Millennium, recolocando a equipa no trilho do apuramento para os quartos-de-final após o tento ameaçador do Freamunde. Não deu tréguas a quem lhe apareceu pela frente e formou com Leone e Paulão duplas de betão.


BRAGA UM A UM

Eduardo 6

Teve mais trabalho neste jogo do que em alguns da Liga Sagres. Salvo pelo poste aos 51', acabou batido num lance em que foi apanhado de surpresa.

Filipe Oliveira 6

Um golo (acidental?) e um par de incursões no ataque, ao estilo de João Pereira, numa exibição positiva.

Leone 5

Na retina ficou um grande corte que impediu Marco Cláudio de ficar na cara de Eduardo. Saiu de maca.

Evaldo 5


Sentiu problemas para travar as inúmeras investidas do Freamunde pela direita e, por isso, quase não atacou.

Vandinho 5


Esteve impecável na missão de correr atrás do adversário, fechar as linhas de passe e recuperar a bola. Podia ter-se soltado para o ataque um pouco mais na primeira parte.

Hugo Viana 6

A nota tem mais por base o passe teleguiado que efectuou para o 2-0 do que aquilo que jogou. Raramente se aproximou da zona de disparo e teve dificuldades para construir jogo.

Alan 7

Foi dos que melhor se adaptaram ao relvado. Não parou um minuto e ainda esteve na origem do terceiro golo.

Mossoró 4

Colado à esquerda devido à táctica ultradefensiva do adversário, foi uma sombra do médio imparável que se tem mostrado.

Paulo César 3

Podia ter prejudicado a equipa com uma atitude irreflectida (palavras ao assistente) que lhe custou a expulsão.

Meyong 3

Fez figura de corpo presente.

Paulão 5

Entrou a frio para render Leone, mas não comprometeu.

Matheus 6


Redimiu-se da passividade revelada no único golo dos capões com o golo que selou o triunfo. E só não bisou por muito pouco.

Miguel Garcia 4

Para segurar a vantagem.


Domingos Paciência

"Estou satisfeito pela entrega "

Garantida a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, Domingos Paciência, treinador do Braga, não escondeu a satisfação. Sobre o jogo, considerou que o relvado complicou a tarefa da sua equipa. "Sabíamos que jogar neste estádio, com este adversário, era complicado e pior ficou devido ao mau estado do relvado. O Braga é uma equipa que gosta de ter bola, de assumir o jogo, e o relvado não o permitiu. Estou sobretudo satisfeito pela entrega e atitude da equipa, que foi enorme e necessária para vencer este tipo de jogos", comentou. Agora, o técnico do Braga gostaria de defrontar "a equipa mais acessível e de preferência em casa", porque na plano teórico "facilitaria a tarefa de chegar à próxima eliminatória". A terminar deu os parabéns a Carlos Xistra por uma "bela arbitragem".



Moisés
"Esperamos estar na final"

A conquista da "dobradinha" passou, desde ontem, a ser um objectivo do Braga esta época. Domingos Paciência revelou-o na conferência de Imprensa e Moisés alinhou pelo mesmo discurso. "A Taça é uma competição diferente, em que uma equipa pode cair se tiver um dia mau. Mas esperamos atingir a final", confirmou o capitão dos arsenalistas, que abriu caminho à qualificação para os quartos-de-final da prova com um golo numa altura complicada para a equipa. "É sempre importante marcar. Por vezes também dá gosto deixar de andar sempre atrás dos adversários e ir lá à frente fazer de atacante", referiu, ansioso por conhecer o próximo adversário. Desejos não tem. "Não posso pedir um adversário de um escalão inferior, porque o Freamunde também o é e criou-nos problemas", lembrou.



Estado de graça encerra longo jejum


Há poucos dias, Vandinho quebrou um jejum de quase dois anos sem golos. Nesse mesmo dia, Leone estreou-se a marcar na Liga Sagres. Ontem foi a vez de Filipe Oliveira matar o borrego. E um borrego daqueles bem gordos: foram três anos sem golos, repartidos por jogos em três clubes: Marítimo, Leixões e Braga. Desde 29 de Janeiro de 2007, dia em que o Marítimo foi ganhar ao Nacional por 3-2, que o lateral não sabia o que era o sabor do golo. No último jogo no AXA, e curiosamente também contra o Nacional, esteve quase. Ontem conseguiu, mas por acidente. Quase tão inesperado como o facto de ser titular indiscutível do Braga nesta fase. Há dois meses, Filipe Oliveira estava lesionado e lutava com Ney para evitar a dispensa em Dezembro. Isto depois de uma época em que apenas jogou cinco vezes. A venda de João Pereira mudou tudo e recuperou um lateral que no Leixões chegou a empolgar. Bem psicologicamente, Filipe Oliveira dá, semana a semana, resposta à contratação de Miguel Garcia. A tormenta já lá vai e a bonança chegou para durar.



Alan confessa-se feliz pelo interesse do West Ham


De Inglaterra surgem notícias sobre o interesse do West Ham em Alan e o extremo não negou que gostou de as ler. "O mais importante é que estou no Braga e só penso no Braga, mas fico feliz com isso", confessou o brasileiro, que também sonha chegar à final da Taça.



André Leone saiu lesionado e inspira preocupação


André Leone teve de ser substituído devido a uma lesão muscular na coxa esquerda que não o deixava correr. Hoje será reavaliado, mas preocupa Domingos Paciência. É que Rodriguez também está parado e, para o eixo da defesa, restam apenas Moisés e Paulão.


O JOGO

JotaCC


Sp. Braga sofreu para acabar com sonho do Freamunde na Taça

Domingos Paciência avisou que não iria facilitar. Que apresentaria em Freamunde a sua melhor equipa. Foi o que aconteceu. Mas o técnico do Sp. Braga, por certo, não esperava tantas dificuldades. Só nos últimos minutos é que viu a sua equipa ser superior a um Freamunde, da Liga de Honra, que jogou sempre de igual para igual com o líder da Liga. Só quebrou a dez minutos do final quando Mateus, num contra-ataque, colocou o resultado em 1-3. Foi o fim do sonho dos homens da casa e a festa dos bracarenses, que seguem para os quartos-de-final da Taça.

Um relvado complicado. Uma equipa bem organizada e com jogadores experientes. Somando a tudo isto um esquema táctico de tracção atrás, temos os ingredientes suficientes para complicar a vida a um líder da Liga que não se deu bem com a estratégia do Freamunde, assente num sistema de três centrais, dois laterais (Raviola e Marco Tiago, que subiam muito) e um trio no meio-campo. Na frente, Marco Cláudio, um jogador dotado de uma técnica apreciável, surgia no apoio ao veterano goleador Bock.

O Sp. Braga não conseguiu ganhar verdadeiramente o meio-campo, embora tenha sido sempre a equipa que tentou controlar o jogo. Hugo Viana esteve distante de ser o maestro que o técnico Domingos Paciência gostaria. Os dois alas (Alan e Paulo César) também raramente conseguiam espaços, até porque tinham algumas dificuldades perante as subidas constantes dos laterais. Mossoró também se perdia no meio dos adversários.

O resultado foi uma primeira parte quase sem oportunidades de golo. O Sp. Braga teve o seu melhor lance aos 4", quando Mossoró conseguiu isolar Paulo César, que rematou às malhas laterais. O Freamunde respondeu com um punhado de contra-ataques, mas aquele que mais calafrios causou aos poucos adeptos minhotos nas bancadas surgiu (6") num remate de Emanuel de fora da área, que Eduardo não segurou à primeira.

Na segunda parte esperava-se uma maior pressão do Sp. Braga e um recuo do Freamunde. Não aconteceu nada disso. Teve mesmo algum ascendente. E aos 51", Marco Cláudio enviou a bola à barra da baliza de Eduardo.

Este ascendente teve um colapso, aos 58", num lance fortuito de Filipe Oliveira, que subiu pela direita e, quando toda a gente esperava o cruzamento, incluindo o guarda-redes Tó Figueira, a bola acabou por entrar directamente na baliza. Mesmo a perder, com menos um jogador (expulsão de Marco Tiago, aos 67"), o Freamunde reagiu e, aos 71", empatou num cabeceamento de Bertinho, depois de um canto. Mas, logo de seguida, Hugo Viana tirou um bom cruzamento e Moisés recolocou os bracarenses a vencer. Aos 79", num contra-ataque, Matheus acabou com as dúvidas no marcador. Foi o ponto final.


PUBLICO

JotaCC

A Europa ao virar da esquina

A Supertaça de Portimão arranca esta tarde com dois aperitivos de luxo em termos competitivos. Benfica e Belenenses abrem as hostilidades da nova prova que encerra o dia com outro prato forte que ABC e FC Porto servirão na Arena local.

Esta nova prova, contudo, que substitui a Taça da Liga que tão boa conta do recado deu em termos de animação e envolvimento, aparece com um novo figurino pensado à medida para outras ambições. Pela primeira vez, o evento, jogado em concentração entre os seis melhores classificados da primeira volta da fase regular, oferece um prémio final aliciante: a entrada directa numa competição europeia, nomeadamente na Challenge Cup da época de 2010/11.

Além disso, este ano, o formato de disputa da competição sofreu algumas alterações, com todas as equipas a realizarem três jogos em quatro dias, ordenados posteriormente numa classificação, cujo líder terá acesso à final.


A BOLA

JotaCC

Meia hora à Braga foi suficiente em Freamunde



O Braga é líder da Liga e o Freamunde anda pelo meio da tabela da Honra. Durante uma hora ninguém notou diferença, tendo até os anfitriões mostrado mais "poderio". O jogo ameaçava continuar com esta cadência no reatamento e Marco Cláudio até enviou uma bola aos ferros do Braga para confirmar a ameaça. O estrondo do poste da baliza de Eduardo parece ter feito acordar o Braga, que a meia-hora do final da partida decidiu começar a começar a fazer valer o seu estatuto. Filipe Oliveira, com toda a sorte do mundo, cruzou largo e viu a bola entrar na baliza. Em seguida, o Freamunde ficou a jogar com menos um jogador na sequência da expulsão de Marco Tiago, que viu o cartão amarelo em duas jogadas praticamente seguidas por simular falta.

O Freamunde ainda reagiu e igualou por Bertinho, mas o Braga estava determinado e na jogada seguinte voltou a marcar a diferença: Hugo Viana cruzou para o cabeceamento imponente de Moisés. A vantagem só se tornou definitiva minutos depois, quando Alan soltou para a Matheus que, isolado, contornou o guardião Tó Figueira e sentenciou a partida.

Estava feito o resultado enganador, numa partida que ainda teve dois momentos dignos de registo. Um em campo: Paulo César viu o cartão vermelho directo por palavras a Carlos Xistra. Outro já na sala de imprensa, com Jorge Regadas, castigado pela Comissão de Disciplina da Liga, a marcar figura de corpo presente e permanecer calado à medida que lhe iam sendo colocadas perguntas sobre o jogo. O técnico do Freamunde só abriu a boca para falar sobre a Taça das Nações Africanas. Um momento pleno de humor.

DN

JotaCC

Sp. Braga e Rio Ave seguem em prova

O Sporting de Braga bateu fora a formação do Freamunde por 3-1, e seguiu em frente na Taça de Portugal, tal como o Rio Ave - bateu o Vitória de Guimarães nos penáltis após 2-2 durante 120 minutos.

Em Freamunde, Filipe Oliveira deu vantagem aos forasteiros já na segunda parte (60'), mas Bertinho recolocou a igualdade no resultado aos 71 minutos.

Moisés, no minuto seguinte, e Matheus, aos 80, voltaram a colocar no marcador um certo de nível de previsibilidade, e logo chegou o apito final - não sem antes Paulo César ser expulso, depois de Tiago também já o ter sido, no lado da casa.

No segundo duelo do dia entre primodivisionários, Rio Ave e Vitória de Guimarães só desempataram a partir da marca de penáltis, e aí foi mais forte a formação vilacondense - ganhou 4-2.

DESTAK

Pé Ligeiro

Eduardo renova contrato até 2013
ARSENALISTAS SEGURAM GUARDA-REDES DA SELEÇÃO 

 
O Sporting de Braga anunciou esta quinta-feira a renovação do contrato com Eduardo até ao final da temporada 2012/13. O guarda-redes titular da Seleção Nacional estava ligado aos arsenalistas até 2012, pelo que prolongou por mais uma época o vínculo com a formação que lidera a Liga Sagres.

O guardião transmontano, de 27 anos, não escondeu a satisfação pelo acordo e frisou estar "bastante grato" ao clube minhoto. "É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos no Sporting de Braga. Estou no meu clube do coração, onde me formei como homem e jogador", frisou o jogador, em declarações publicadas no site oficial dos arsenalistas.

Eduardo, que chegou a Braga aos 16 anos para jogar nos juvenis, sofreu apenas 6 golos em 16 jogos do campeonato desta temporada e é um dos activos mais importantes da equipa liderada por Domingos Paciência. A renovação surge poucos meses antes da previsível participação no Mundial'2010, na África do Sul, onde se perfila como principal candidato para ser o número 1 da Seleção Nacional.

O guarda-redes natural de Mirandela - deixou o clube local para integrar as camadas jovens dos arsenalistas - esteve emprestado ao Beira-Mar em 2006/07, repetindo depois nova época de rodagem, no Vitória de Setúbal. Em 2008/09 regressou definitivamente à cidade dos arcebispos e, pouco depois, o selecionador nacional, Carlos Queiroz, confiou-lhe a titularidade na Seleção, cuja baliza nunca mais largou.

IN RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

EDUARDO RENOVOU ATÉ 2013


O SC Braga chegou a acordo para a renovação do contrato de trabalho com Eduardo, que está agora ligado aos Gverreiros do Minho até ao final da época 2012/13 – o actual vínculo terminava na temporada 2011/12.



O camisola 1 do SC Braga e da Selecção Nacional manifestou a sua enorme satisfação pelo acordo assinado, frisando estar "bastante grato". "É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos no SC Braga", destaca Eduardo, que entrou no Clube aos 16 anos, para jogar nos Juvenis. "Estou no meu Clube do coração, onde me formei como homem e jogador", sublinha.



Titular no SC Braga, Eduardo tem assumido também a defesa da baliza da Selecção Nacional, onde conta com 12 internacionalizações e apenas dois golos sofridos, tendo ajudado Portugal a qualificar-se para o Campeonato do Mundo, que decorrerá este ano na África do Sul.

IN SCBRAGA.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Eduardo «preso» até 2013

O Sp. Braga anunciou, esta quinta-feira, ter chegado a acordo com o guarda-redes Eduardo para renovar por mais uma temporada, ou seja, ficará ligado aos «arsenalistas» até 2012/2013.

«É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos no Sp. Braga», afirmou Eduardo, no «site» oficial do clube.

O internacional português chegou ao Braga aos 16 anos e não esquece as origens: «Estou no meu clube do coração, onde me formei como homem e jogador.»

A BOLA

JotaCC

Guarda-redes Eduardo renova até final de 2012/13

O Sporting de Braga, líder da Liga Sagres, anunciou hoje a renovação do contrato com o guarda-redes Eduardo, de 27 anos, até ao final da temporada 2012/13.

Titular da baliza bracarense (com apenas seis golos sofridos em 16 jogos da Liga) e da selecção nacional, Eduardo prolongou o seu vínculo com o clube minhoto por mais uma temporada, já que o anterior terminava na época 2011/12.

Em declarações ao sítio do Sporting de Braga na internet, o guarda-redes manifestou a sua satisfação pelo acordo e frisou estar "bastante grato" ao clube.

"É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos no Sporting de Braga", afirmou Eduardo, que entrou no clube aos 16 anos para jogar nos juvenis: "Estou no meu clube do coração, onde me formei como homem e jogador".

Visto como um dos activos mais importantes da equipa, a renovação de Eduardo surge poucos meses antes da previsível participação no Mundial2010, na África do Sul, onde se perfila como principal candidato para ser o número um da selecção nacional.

Eduardo é natural de Mirandela, mas cedo rumou a Braga para integrar as camadas jovens dos "arsenalistas".

Em 2006/07, foi emprestado ao Beira Mar e, na época seguinte, ao Vitória de Setúbal, equipas orientadas pelo actual treinador do Sporting, Carlos Carvalhal.

O guarda-redes foi mesmo determinante na conquista da Taça da Liga pelos sadinos na final com os "leões", definida no desempate por marcação de grandes penalidades.

Em 2008/09, regressou à cidade dos arcebispos e, pouco depois, o seleccionador nacional, Carlos Queiroz, confiou-lhe a titularidade na selecção, cuja baliza nunca mais largou.

Supertaça: FC Porto vence ABC (27-22)

O FC Porto venceu hoje o ABC por 27-22, no encontro da primeira jornada do Grupo B da Supertaça de andebol masculino, a decorrer entre hoje e domingo no Pavilhão Arena, em Portimão.

A superioridade do campeão nacional e líder do campeonato, que aos cinco minutos vencia por 4-1, foi evidente ao longo de todo o encontro, apresentando grande disciplina táctica nos vários sectores, e com a prestação do guarda-redes Hugo Laurentino - a figura do jogo - com 22 defesas efectuadas.

Depois dos minutos iniciais demolidores, os "azuis-e-brancos" abrandaram o ritmo, permitindo que o ABC reduzisse a desvantagem, mas mantendo sempre a liderança no marcador, que ao intervalo registava 14-11.

No segundo período, o FC Porto manteve a sua consistência defensiva e ofensiva, obrigando o ABC a remates de segunda linha, a maioria dos quais parados por Hugo Laurentino.

Aos seis minutos do segundo período, os campeões nacionais alcançaram a maior diferença no marcador, com seis golos de vantagem (19-13), e até final foram gerindo a marcha do marcador, diante do segundo classificado do campeonato.

A vitória coloca o FC Porto na liderança do Grupo B, que precisa apenas de vencer o Xico Andebol - equipa com a qual averbou uma das derrotas no campeonato - para garantir a presença, domingo, na final da prova.

O Grupo A é liderado pelo Belenenses, que hoje bateu o Benfica, por 29-27, no encontro que abriu a edição de 2010 da Supertaça.

A segunda jornada da competição decorre sexta-feira, com os jogos FC Porto-Xico Andebol (Grupo B), às 15:00, e Madeira SAD-Benfica (Grupo A), às 17:00.

Jogo no Pavilhão Arena, em Portimão.

ABC-FC Porto, 22-27.

Ao intervalo: 11-14.

Sob arbitragem de Roberto Martins e Daniel Martins, as equipas alinharam e marcaram:

- ABC (22): Hugo Figueira, Fábio Antunes (1), Tiago Pereira (5), Jaime Barreiros (2), Levko Naumovsky (3), Miguel Sarmento, Mário Peixoto (2), Carlos Matos (4), Hugo Rosário, Jovan Stankov (1), Luís Bogas (1), Eduardo Ferreira (2) e Eduardo Gaifém (1).

- FC Porto: Dragan Jerkovic, Hugo Laurentino, Nuno Grilo, Gilberto Duarte, Sérgio Martins, Filipe Mota (2), Filipe Martins (1), Pedro Spínola (1), Tiago Rocha (8), Dário Andrade (1), Ricardo Moreira (5), Wilson Davyes (6) e Inácio Carmo (3).

Marcha do marcador: 1-4 (05 minutos), 2-5 (10), 4-7 (15), 6-10 (20), 9-12 (25), 11-14 (intervalo), 13-16 (35), 15-19 (40), 17-21 (45), 20-23 (50), 21-25 (55) e 22-27 (final).


O JOGO

JotaCC

Eduardo mantém-se no Sp. Braga até 2013
Guarda-redes terminava contrato na temporada 2011/12.


Eduardo e os responsáveis do Sp. Braga chegaram a acordo para a prorrogação do contrato do guarda-redes, que terminava na temporada 2011/12. Assim, o jogador ficará ligado ao clube até ao final da época 2012/13, lê-se no site oficial dos minhotos.

Eduardo está no Sp. Braga desde os 16 anos e mostrou-se satisfeito por prolongar o vínculo que o une ao clube, como demonstram as declarações reproduzidas na página dos bracarenses: «Estou no meu clube do coração, onde me formei como homem e jogador. É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver ao longo dos anos.»

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

Leone KO; Rodriguez OK

André Leone contraiu uma lesão muscular na coxa esquerda durante o jogo com o Freamunde (foi substituído por Paulão aos 59 minutos), tendo falhado, esta tarde, o treino do Sp. Braga que assinalou o regresso de Rodriguez ao trabalho sem limitações.

O central peruano deve assim entrar directamente no "onze" do jogo da Carlsberg Cup com o U. Leiria, agendado para domingo, ao contrário de Leone, que não deverá ser opção.

Entretanto, a utilização de Renteria e Luís Aguiar na recepção ao conjunto leiriense está dependente da chegada, até sexta-feira, dos respectivos certificados.

Domingos Paciência, que hoje chamou aos trabalhos os juniores Veiga, Guilherme, Aníbal e Tiago Gomes, agendou nova sessão para esta sexta-feira, às 10 horas, no estádio.

IN ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!