News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/01

Started by JotaCC, 20 de January de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos Panciência: "Jogar nos limites"


Jogar nos limites. Com concentração, atitude e agressividade. É esta a receita de Domingos Paciência para vencer hoje, em Freamunde, o jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro é decisivo para as aspirações do Sp. Braga na prova rainha do futebol nacional e o facto de, pela frente, estar um adversário da Liga de Honra (11.º classificado) não servirá de relaxamento. Pelo contrário. O técnico dos arsenalistas não espera facilitismo e mantém um discurso prudente, claramente ao ataque e de olho na vitória.

"Hoje em dia não há jogos fáceis, principalmente contra equipas da Liga de Honra, que são equipas muito competitivas. A prova é a diferença de pontos que existe nas equipas que disputam a Liga Honra, mostra a competitividade", sublinhou o técnico, deixando claro que a Taça de Portugal é objectivo do Sp. Braga para esta época.

"Sabemos que é um jogo a eliminar e, nestes jogos, é natural que muita gente esteja à espera de surpresas. Vamos fazer tudo para que isso não aconteça, temos de estar preparados. E o estar preparados é jogar nos limites. Esta passagem da eliminatória é muito importante para um grande objectivo que nós também pretendemos alcan çar, que é a Taça de Portugal", frisou Domingos Paciência.

Depois do afastamento da Taça da Liga, esta competição assume-se como uma das grandes ambições da equipa líder do campeonato. Por isso, para vencer, Domingos sabe qual será o trunfo: "concentração, atitude, agressividade, eficácia, tudo isso tem de estar no jogo de amanhã [hoje] para conseguirmos passar".

E como não há margem para erros, o técnico vai manter a aposta no mesmo onze de sucesso que garante o primeiro lugar da Liga, sem espaço para mudanças. "É o segundo troféu a nível nacional e a segunda competição mais importante a nível nacional e, como tal, queremos ganhar. Não vou fazer grandes mexidas no sentido de rodar outros jogadores. É um objectivo que quero conseguir. Vou, não é com os melhores, vou com aqueles que se encontram no melhor momento, porque para mim todos eles são bons se estão no plantel do Braga", revelou.

Domingos espera um jogo em Freamunde "com um grau de dificuldade muito grande", pela "atitude e disponibilidade que as equipas da Liga de Honra colocam em campo". E espera que o estado do relvado ajude ao espectáculo e à vitória.


Título nacional seria a concretização de um sonho"


Fé, crença e esperança num ano de ouro para o Sp. Braga. A comemoração do 89.º aniversário do clube arsenalista serviu de mote para um desejo especial: "a conquista do título nacional". A excelente campanha do clube na Liga faz sonhar alto e enche de orgulho os corações dos adeptos e também dirigentes. Durante as cerimónias - que começaram com o hastear da bandeira no Estádio Municipal, seguindo-se uma missa e romagem às campas dos sócios fundadores - João Gomes Oliveira (presidente da Assembleia Geral) confessou que a melhor prenda seria a conquista do campeonato nacional.

"Como prenda, todos sabemos que os sócios, a cidade e os dirigentes gostariam que pudéssemos vir a ser campeões, bastava que fizéssemos uma segunda volta igual à primeira, conquistando os mesmos pontos. Seria a concretização de um sonho de todos os sócios, atletas, equipa técnica, administração, direcção e de uma cidade inteira", revelou o dirigente, acresc entando que mesmo a nível nacional "iríamos ter muitos mais adeptos do futebol encantados e emocionados por verem um clube que não os tradicionais ser campeão".

Apesar do bom momento que a equipa atravessa, o dirigente lembra que, "num campeonato tão longo, não se pode projectar a tanta distância", no entanto, acredita "que a equipa está a trabalhar jogo-a-jogo para que esse projecto seja conseguido".

Ausente no estrangeiro, o presidente da direcção, António Salvador, deixou uma mensagem aos sócios no site do clube, onde se congratula pela grandeza alcançada. "Temos a noção de que as nossas responsabilidades sociais, desportivas, humanas e económicas são cada vez maiores, mas também temos a firme consciência de que este clube está cada vez mais organizado, profissional, competitivo e, acima de tudo, mais pujante nacional e internacionalmente", frisou, deixando uma palavra especial aos sócios.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Catalães rendidos à superdefesa
MENOS GOLOS SOFRIDOS QUE O BARÇA
         
Itália, Inglaterra, Alemanha e França: em nenhuma das grandes ligas europeias há uma defesa menos batida do que a do Barcelona. Mas em Portugal há... O diário catalão "Sport" fez ontem uma reportagem onde mencionava os 6 golos sofridos pelos arsenalistas, menos 4 do que a superequipa de Pep Guardiola.

RECORD

JotaCC

Domingos sem sorte nas taças

Estar nos oitavos-de-final é já o melhor registo de sempre de Domingos Paciência na Taça de Portugal. Pouco, para as ambições do Braga, e também para si próprio, desejoso de oferecer um troféu a António Salvador e coroar os bons desempenhos que tem acumulado nos campeonatos com boas figuras nas provas a eliminar.

Domingos não tem sido feliz neste género de competições. A saída da Liga Europa, ainda numa fase preliminar, e aos pés do Elfsborg, é um bom exemplo. A eliminação já consumada da Carlsberg Cup, quando ainda falta uma jornada para disputar, ainda mais. A derrota contra o Trofense agravou o buraco que falta preencher no currículo do treinador, claramente a precisar de brilho noutras provas.

A época 2006/07, no Leiria, foi a melhor nesse capítulo. A primeira eliminatória que jogou na Taça de Portugal reservou viagem a Paços de Ferreira, para defrontar uma equipa que viria a apurar-se para a já extinta Taça UEFA. Domingos venceu por 2-1 e carimbou o bilhete para o jogo seguinte, contra o Benfica. Na Luz acabaria por perder (2-1), mas pode queixar-se do árbitro.

Na Académica, na época pasada, o treinador também não foi feliz: caiu uma ronda mais cedo e contra um adversário menor - o Estrela da Amadora - que ameaçou greve mas acabaria por comparecer e ganhar por 1-0. A Carlsberg Cup permitiu aos estudantes manterem outra competição durante mais algum tempo, mas Domingos voltou a cair antes da fase decisiva. Mas apanhou o FC Porto no seu grupo.

Agora, não há desculpa possível. O Braga já não tem Carlsberg Cup e Liga Europa com que se preocupar e, no campo desportivo, é favorito contra o Freamunde. Se chegar aos quartos-de-final, pode sonhar com a dobradinha.

"Se queremos passar precisamos de condições"

A eliminação da Carlsberg Cup, pelo Trofense, não caiu bem, principalmente porque Domingos sentiu que a sua equipa foi impedida de fazer melhor. "Esse jogo foi diferente pois o estado do relvado não permitiu que se pudesse jogar. Espero que amanhã [hoje] seja diferente", disse, juntando-se ao coro que Jesualdo Ferreira iniciou, quando reclamou condições para o FC Porto defrontar a Oliveirense, para a mesma competição. "Se queremos passar, precisamos de condições para isso. E essas passam pelo estado do relvado", reforçou.


SAD e plantel unem-se para ajudar família de Peterson

Solidários com as famílias que ficaram em situação delicada no Haiti, depois do terramoto que destruiu a capital Port-au-prince, os jogadores do Braga, em comunhão com equipa técnica e toda a SAD, uniram-se para enviar uma ajuda financeira para esse país. Foi Domingos Paciência que o comunicou, no final da conferência de Imprensa de ontem.

"Esta situação tocou-nos", referiu, ele que a sentiu de perto, pois do seu plantel faz parte Peterson, um jovem desse país, que não perdeu ninguém, mas viu os familiares perderem tudo. Por isso, do valor a distribuir, parte ficará para a família Peterson. "Para que a família possa ter as condições mínimas para se reerguer", explicou o treinador.

Título para festejar 89 anos


Sem António Salvador, no estrangeiro, foi o presidente da Assembleia Geral que hasteou a bandeira do Braga no Estádio AXA na comemoração do 89º aniversário do clube. João Gomes Oliveira pediu "o título nacional" como presente. Já Salvador, publicou uma mensagem no sítio oficial do clube, destacando o facto de o Braga ser cada vez "mais pujante".



António Duarte
"Um processo vergonhoso"

António Duarte é mais um ex-destacado dirigente arsenalista a criticar o comportamento da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes na condução dos processos que opõem Braga e Benfica, a propósito dos incidentes registados no túnel no jogo do Estádio AXA. Também ex-membro da Comissão Executiva da Liga, António Duarte acusa Ricardo Costa e seus pares. "Devemos estar preocupados, pois isto é um processo vergonhoso", disse à Antena 1, a propósito do caso que opõe Vandinho e Raul José, no qual tem a certeza de que o capitão minhoto não agrediu o adjunto de Jorge Jesus. "Ricardo Costa é uma pessoa desfasada do futebol. Parece um justiceiro, pouco interessado em transportar para o futebol algo de positivo", frisou.

Antes, ao mesmo órgão, Pedro Machado, ex-presidente do clube, garantiu que as imagens mostram agressão, mas de Raul José a Vandinho. "Há imagens que provam que o Raul José agrediu o Vandinho e não há uma que mostre o contrário", vincou.


O JOGO

JotaCC

Domingos Paciência assume que ganhar a Taça de Portugal é um objectivo

Na máxima força para evitar surpresas

Treinador do líder da I Liga não espera facilidades frente ao Freamunde, adiantando que o estado do relvado pode ser determinante.

O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, quer conquistar a Taça de Portugal, antevendo, porém, dificuldades em casa do Freamunde, clube da Liga de Honra, nos oitavos-de-final da prova. Domingos Paciência frisou que, ao contrário do que fez na Taça da Liga, há uma semana, na deslocação a casa do Trofense e onde o Sporting de Braga foi derrotado, perdendo quaisquer hipóteses de seguir em frente nessa prova, na partida de hoje não vai fazer grandes mexidas no «onze». 'A Taça de Portugal é o segundo troféu mais importante a nível nacional e que queremos ganhar, como tal, não vou fazer grandes mexidas nem rodar jogadores, não vai acontecer isso. Vou com os que se encontram no melhor momento', confidenciou o treinador bracarense.
No entanto, Domingos diz que não está à espera de um jogo fácil, porque as equipas da Liga de Honra 'são muito competitivas, como o prova a escassa diferença de pontos entre as equipas nesse campeonato', O treinador apelou aos jogadores para terem presente os 'aspectos básicos no êxito: concentração, atitude e eficácia', e desejou um bom relvado comparando com o que disse ter encontrado na Trofa. 'Esse jogo foi diferente por causa do estado do relvado. Espero que isso não aconteça amanhã (ndr: hoje). Que se possa jogar futebol e ser um bom jogo. Temos de ter condições e isso passa muito pelo estado do relvado', frisou Domingos Paciência.
Quanto aos últimos reforços, os regressados Luís Aguiar e Renteria, revelou que o primeiro está numa fase mais adiantada da sua preparação e 'já pode competir', enquanto que o segundo está mais atrasado, porque 'vem de uma paragem muito longa',
Domingos Paciência anunciou ainda que o grupo de trabalho vai enviar para o Haiti uma ajuda financeira para aquele país na sequência do sismo que provocou milhares de mortos. O dinheiro servirá também para o jogador haitiano do Sporting de Braga Peterson ajudar a família a 'restabelecer as condições mínimas de vida depois daquela tragédia',
Em relação à lista de convocados, o treinador do líder do campeonato chamou os mesmos 19 jogadores que foram a Coimbra. Os reforços Luís Aguiar e Renteria ficaram de fora e viram, assim, a sua estreia ser adiada.

Solidariedade. Domingos Paciência adiantou que o plantel do Sporting de Braga vai doar algum dinheiro para o Haiti


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Braga: "Conquista da Taça é grande objectivo"
Domingos não facilita em Freamunde. Vandinho com inquérito na Liga

Depois do afastamento algo inesperado da Taça da Liga, o técnico Domingos Paciência pretende que o Braga conquiste a Taça de Portugal, mas, para já, terá de afastar, hoje, o Freamunde. Por isso, a sua equipa vai "jogar nos limites". Para "evitar surpresas".

"Sabemos que é um jogo a eliminar. É natural que muita gente espere surpresas, mas vamos fazer tudo para que estas não aconteçam. Temos de estar preparados e jogar nos limites, pois esta eliminatória é muito importante para alcançarmos o grande objectivo que é a conquista da Taça", garantiu Domingos. "É a segunda prova mais importante a nível nacional e, como tal, queremos ganhá-la. Vou apostar nos jogadores que se encontram, no melhor momento, e não nos melhores porque, para mim, todos são bons". Sobre os reforços, Luís Aguiar e Rentería, realçou que, enquanto o médio "está em perfeitas condições para competir", já o colombiano "vem de uma longa paragem e precisa de treinar mais".

Domingos convocou 19 jogadores, entre eles os habituas titulares, como Vandinho, que, soube-se agora, está sujeito a um inquérito pela Comissão Disciplinar da Liga, na sequência dos incidentes, no túnel de acesso aos balneários, do Estádio AXA, no fim do jogo com o Benfica, e de uma denúncia de agressão por parte do adjunto de Jorge Jesus, Raúl José.

Marco Tiago defronta minhotos

O regresso do brasileiro Marco Tiago é a novidade na convocatória do Freamunde para o encontro com o Braga. O lateral esquerdo cumpriu um jogo de castigo e regressa directamente ao onze de Jorge Regadas, treinador que irá continuar a orientar a equipa na bancada, devido a castigo, e que tem a ambição de voltar a ser tomba-gigantes, depois de ter eliminado o Benfica, em 2002/03, na Luz, quando orientava o Gondomar.

CONVOCADOS

Freamunde: Tó Figueira, Peraltinha, Romaric, João Paulo, Luís Pedro, Raviola, Marco Tiago, Pinto, Tarcísio, Brandão, Kika, Junior Maranhão, Luiz Carlos, Marco Cláudio, Gustavo, Barbosa, Emanuel, Cascavel, Bock e Bertinho.

Indisponíveis: Bruno Ferraz (lesionado)

Braga: Eduardo, Kieszek, Filipe Oliveira, Miguel Garcia, André Leone, Moisés, Paulão, Evaldo, Vandinho, Hugo Viana, Mossoró, Rafael Bastos, Peña, Alan, Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César e Meyong.

Indisponíveis: Rodriguez, Peterson, Andrés Madrid, Bruno Tiago (lesionados).


JN

JotaCC

Dirigentes pedem título como prenda no 89.º aniversário

Os presidentes da Assembleia Geral (AG) e do Conselho Geral (CG) do Sporting de Braga pediram como "prenda", nas comemorações do 89.º aniversário do clube, o título de campeão nacional de futebol.

"Como prenda, todos sabemos que os sócios, a cidade e os dirigentes gostariam que pudéssemos vir a ser campeões e se conseguirmos os mesmos resultados da primeira volta, conseguimos", observou João Gomes de Oliveira, líder da AG bracarense.

Para o também antigo presidente da direcção do clube, "isso seria a concretização de um sonho de todos os sócios, administração, equipa técnica, jogadores e direcção e de uma cidade". "Iríamos ter muitos adeptos encantados por verem um clube que não os tradicionais a ser campeão", considerou. "À 16.ª jornada, o Sp. Braga lidera, sendo que o Benfica tem os mesmos pontos (39), mas o dirigente concorda com o treinador quando afirma que o título "não se pode projectar a tanta distância".

DN

JotaCC

Acabou o recreio agora é a sério

Não fosse o clima - bem mais fresco - e uma ou outra mudança nas equipas e este jogo podia perfeitamente ser uma cópia daquele que Braga e Freamunde realizaram a 9 de Julho de 2009. A diferença estaria sempre na importância deste, uma vez que está em causa a qualificação para os quartos-de-final da Taça de Portugal Millenium, competição que os arsenalistas estão apostados em vencer. Logo, e por muito que a tentação de fazer descansar alguns dos jogadores mais utilizados seja muita, Domingos Paciência avançará com o seu "onze" mais forte - Kieszek, o guarda-redes das taças, poderá ser a excepção -, pois sabe que a partir de agora não há espaço para experiências. Doravante é a doer e só a repetição do resultado (vitória 3-1) obtido na pré-época permitirá aos primodivisionários continuarem a alimentar o sonho de conquistar a "dobradinha". Meyong, que no Verão marcou o terceiro e último golo dos minhotos, será uma das armas a lançar pelo técnico, numa altura em que Renteria aguarda ansiosamente por novo período negro do camaronês - esteve dez jogos seguidos sem marcar para a Liga - para lhe roubar o lugar.


Freamunde | Braga

19h30 | Estádio do SC Freamunde

Árbitro Carlos Xistra [AF Castelo Branco]

Assistentes Jorge Cruz e Celso Pereira

-
Freamunde

Treinador Jorge Regadas

1 Tó Figueira GR

25 Raviola LD

15 Romaric DC

20 Luís Pedro DC

4 Marco Tiago LE

6 Tarcísio MD

23 Brandão MO

3 Kika MO

11 Brandão MO

29 Cascavel AV

9 Bertinho AV

-

12 Peraltinha GR

44 João Paulo LD

5 Júnior Maranhão DC

14 Pinto LE

18 Luiz Carlos MD

10 Marco Cláudio MO

7 Barbosa AD

31 Gustavo AV

8 Bock AV

-

Excluídos: Nada a assinalar
Braga

Treinador Domingos Paciência

1 Eduardo GR

27 Filipe Oliveira LD

5 Moisés DC

4 André Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MO

8 Mossoró MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

19 Meyong AV

-

31 Kieszek GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

20 Peña MO

22 Rafael Bastos MO

7 Osvaldo AD

99 Matheus AE

81 Adriano AV

-

Excluídos: Nada a assinalar


Em destaque

2 | Cascavel fulcral

Falar em Cascavel é o mesmo que falar no pai, Paulinho, mas não é só por causa do apelido. Nas veias de Guilherme também corre aquela apetência que o ex-avançado de FC Porto, Guimarães e Sporting tinha para marcar golos, como provam os quatro apontados por este brasileiro, de 23 anos, nos últimos quatro jogos do Freamunde para a Liga Vitalis. Na Taça de Portugal Millennium já leva dois e cruciais para os "capões", pois ajudaram-nos a afastar Carregado e Leiria.

9 | Falta de golos

Apesar de ter o apoio dos adeptos, o Freamunde tem sentido algumas dificuldades para marcar golos em casa para a Liga Vitalis. A equipa de Jorge Regadas surge apenas no 11º lugar das mais concretizadoras da prova como visitadas, com nove golos obtidos, embora na condição de visitante seja perigosa: já fez por 11 tentos em nove jogos.

4 | Tão longe dos "quartos"

O Braga não tem sido propriamente feliz nas provas a eliminar nos últimos anos, e a Taça de Portugal Millennium não tem sido excepção. Os arsenalistas já não chegam aos quartos-de-final de segunda maior prova do panorama futebolístico nacional há quatros épocas (2006/07), altura em que ficaram isentos nos "oitavos".


Bertinho dá 25 por cento aos capões

O Braga ocupa o primeiro lugar da Liga Sagres, só perdeu três vezes nas provas internas e não sofreu golos nos últimos quatro jogos para o campeonato. Contudo, Bertinho acredita numa gracinha. "Penso que não teremos mais que 25 por cento de hipóteses, mas essa matemática pode ser contrariada. Contra o Leiria também não éramos favoritos e vencemos", lembra, sem querer comparar as equipas. "O Braga é muito forte, mas também terá pontos menos fortes que tentaremos aproveitar", explica, esperando tirar partido da maior habituação ao relvado do estádio. "Fomos forçados a jogar um futebol mais directo e com bons resultados, pelo que eles podem ter mais dificuldades de adaptação", refere.

Alan alvo do West Ham

O West Ham está, de acordo com a Imprensa inglesa, de olho em Alan. As boas exibições do extremo do Braga na primeira metade da época, aliada à necessidade da equipa do português Boa Morte em contratar um ala, são os motivos avançados pelos jornais para que o negócio pudesse ser concretizado por cerca de 1,7 milhões de euros. Os arsenalistas dizem desconhecer este interesse.



O JOGO

JotaCC

Ney pode afinal ser problema

Brasileiro pode ter levado para o Bonfim consequências do túnel de Braga. Seria uma das soluções, mas tudo pode mudar se for castigado. Direcção sadina está a par dos riscos.

Preocupação em torno de Ney, reforço importantíssimo no mercado de Janeiro que chegou a Setúbal por empréstimo do Sp. Braga. Que o lateral seria titular na estrutura táctica de Manuel Fernandes não restam dúvidas, o problema é que os incidentes do túnel do Estádio AXA, na recepção dos bracarenses ao Benfica, pode fazer estender os seus efeitos até... ao Bonfim.

As últimas informações, ainda que não oficiais, apontam o defesa brasileiro como um dos envolvidos nas cenas mais duras ao intervalo do encontro com os encarnados. Tudo terá sido apanhado pelas câmaras de vigilância do recinto do Sp. Braga, Ney terá sido, digamos assim, um dos jogadores mais activos nos minutos que se seguiram ao apito para o intervalo e arrisca, ou é pelo menos esse o receio dos dirigentes sadinos, uma sanção pesada, por outras palavras uma suspensão que o afastaria dos relvados durante alguns jogos. O que, tendo em conta o momento apertado que o Vitória atravessa - agora um pouco disfarçado pelos cinco pontos conquistados nos últimos três jogos, ainda assim insuficientes para afastar a equipa da zona de descida -, constituiria um rude golpe nas ideias de Manuel Fernandes.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga defronta Freamunde para a Taça de Portugal    

Está de regresso a festa da Taça de Portugal e o Sporting de Braga quer marcar presença no sorteio dos quartos-de-final da competição, agendado para o próximo dia 25. Para isso precisa de vencer esta noite o Freamunde.

O desafio entre arsenalistas e capões começa às 19.30 horas e tem relato na Rádio de Braga-Antena Minho.

ANTENA MINHO

JotaCC

Guarda-redes recusou proposta de renovação do SP. Braga
Eduardo quer jogar no Benfica

Eduardo recusou há dias uma proposta de renovação do contrato com o Sp. Braga (expira em Junho de 2012) e da respectiva cláusula de rescisão (4 milhões de euros), pois quer representar o Benfica, já na próxima temporada.

Ao que o CM apurou, o titular da baliza da Selecção Nacional pretende esperar pelo final da temporada para resolver o futuro, afastando a hipótese de deixar Braga em Janeiro. O Benfica está atento e surge como principal candidato à contratação do internacional português, que já fez saber, em círculos próximos, a vontade de reencontrar Jorge Jesus, depois da experiência na cidade dos arcebispos, na época transacta. Em sentido inverso, surge António Salvador, líder dos minhotos, que pretende aumentar o valor da cláusula, para salvaguardar a mais que provável saída do jogador no final da presente temporada.

Depois de Jorge Jesus e César Peixoto, que trocaram Braga pela Luz, no último defeso, e cujas transferências estiveram sempre envoltas em grande polémica, Eduardo prepara-se para ser o novo alvo da guerra 'Salvador-Vieira'.

O jogador já fez saber que pretende dar o salto no final da época, mesmo que se venha a sagrar campeão no Minho, e os encarnados tudo farão para colmatar as iminentes saídas de Moreira e Quim, cujo contrato termina no final da época.

Na Luz, o sentimento é de confiança absoluta, ainda que António Salvador pretenda valorizar o seu maior activo com a participação no Mundial 2010. Jorge Jesus quer garantir Eduardo antes de Junho, sendo que os quatro milhões de euros estipulados na cláusula não deverão ser um obstáculo. O jogador aufere em Braga cerca de 25 mil euros por mês, valor que poderá duplicar, caso se concretize a mudança para Lisboa.

Natural de Mirandela, Eduardo é, aos 27 anos, um dos indiscutíveis de Domingos Paciência e um dos onze jogadores que se pode gabar de ter actuado todos os minutos das 16 jornadas da presente edição da Liga, num total de 1440.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Jogos da Taça podem significar muitos euros

Os oitavos-de-final da prova trazem jogos entre duas equipas do topo da Liga e duas de escalões inferiores que podem trazer muitos euros aos apostadores online, segundo apurou o

A Taça de Portugal está de volta, já sem o Benfica (eliminado pelo V. Guimarães) mas com algumas oportunidades para os clubes de divisões inferiores defrontarem as principais equipas da Liga. É nos jogos entre equipas pequenas e grandes que mais hipóteses existe de ganhar mais dinheiro (ou perder) no mercado de apostas online, que continua em crescimento.

Exemplo disso é a recepção do Sporting ao modesto Mafra (da II Divisão). Um dos sites de apostas (Betfair) indicou ontem que, em caso de vitória do Mafra - ou seja, se houver "Taça" -, o apostador vencedor ganha 15,5 euros por cada euro apostado. Já na deslocação do líder Sp. Braga a Freamunde (da Liga de Honra) o valor baixa para 7,2 euros, explicou ao Destak um responsável de comunicação do site de apostas.

Sem poder divulgar os jogos, até ao momento, que mais fizeram ganhar a um apostador, o responsável indicou que o Sp. Braga, «nos últimos tempos, tem sido dos clubes mais apostados» e que «os jogos entre os três clubes grandes são os que mais dinheiro envolvem e onde os apostadores mais gostam de apostar».

O grande embate dos oitavos-de-final será, no entanto, no Restelo: Belenenses-FC Porto. Jesualdo Ferreira, que não falou ontem devido à presença de jornalistas d'A Bola na sala, convocou o guardião Nuno e o defesa Maicon, mas não fez poupanças de maior. Quem também não poupou jogadores na convocatória foi Domingos, após o afastamento do Sp. Braga da Taça da Liga.

DESTAK

Pé Ligeiro

Rodriguez e Djalma nos planos portistas

Depois de um início de reabertura de mercado mais calma por parte dos dragões, o final de Janeiro poderá trazer mais movimentações. Depois da contratação de Ruben Micael para a zona intermediária da equipa, o ataque será também alvo de reforço com Djalma como possível reforço, e na defesa a saída de Rolando poderá levar Rodriguez de Braga para o Porto.

Já no caso de Rodriguez, o interesse portista tem como ponto de partida a possível saída de Rolando, que segundo noticia insistentemente a imprensa inglesa poderá estar mesmo a caminho do Man. United por uma verba a rondar os 18 milhões de euros. Caso se concretize o negócio o FC Porto já elegeu o substituto do internacional português: Alberto Rodriguez, central peruano de 25 anos do Sp. Braga, é o alvo dos campeões nacionais e as negociações poderão mesmo já estar em estado avançado precavendo precisamente a venda de Rolando.

IN ZEROZERO.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sp. Braga supera Freamunde sem dificuldade

O Sp. Braga carimbou a passagem para os quartos-de-final da Taça de Portugal, graças à vitória fora de portas ante o Freamunde (3-1).

Os bracarenses enfrentaram um Freamunde muito defensivo, a conseguir estancar o caudal ofensivo dos arsenalistas até sofrer o primeiro golo, marcado por Filipe Oliveira, num cruzamento que acabou dentro da baliza dos locais.

A partir deste momento, a formação da casa não mais se encontrou, mas ainda conseguiu a igualdade, aos 70 minutos, por Bertinho.

Dois minutos depois o central Moisés subiu às alturas, num canto, para marcar o 2-1, assistido por Hugo Viana.

Matheus terminou com a partida, à passagem do minuto 79, fazendo o 3-1 final.

A BOLA

JotaCC

Alan (Sp. Braga): «Fico feliz pelo interesse do West Ham»
Taça de Portugal: Freamunde-Sp. Braga, 1-3 (reportagem)


A pergunta surgiu de rajada, como os raides do extremo brasileiro sobre a direita, mas na hora da verdade, Alan preferiu defender. O tema é o suposto interesse do West Ham da Premier League inglesa na sua contratação, mas Alan não encara o assunto de peito aberto: «Fico feliz por isso, mas estou no Braga e só penso no Braga.»

Quanto aos novos companheiros de equipa, que é como quem diz as mais recentes aquisições bracarenses no mercado de Inverno, Alan salientou que todos são bons jogadores.

Questionado sobre o entendimento com o avançado colombiano Wason Rentería, que deu frutos na época passada, o carioca salientou a valia dos outros reforços: «Todos os bons jogadores são bem-vindos. Tal como também acontece com o Luis Aguiar, Miguel Garcia e o Rafael Bastos.»



Moisés capitão: «Forma de estar em campo é sempre a mesma»
Taça de Portugal: Freamunde-Sp. Braga, 1-3 (reportagem)

O defesa-central Moisés estreou-se como capitão na equipa bracarense e teve um papel decisivo na vitória, ao apontar o segundo golo que deu a vantagem definitiva sobre o Freamunde. No final, o brasileiro lamentou as condições do relvado, salientando que para o Braga foi «difícil jogar, trocar bem a bola, devido às condições do campo»: «Tivemos dificuldades, mas adaptámo-nos à relva e à equipa adversária. Mesmo assim há que dar os parabéns ao Freamunde, que foi um grande adversário e dificultou muito a nossa vitória.»

Quando ao facto de ter envergado a braçadeira de capitão neste jogo, Moisés sublinhou que a sua responsabilidade em campo não depende desse facto: «Tenho uma forma de estar dentro de campo, que é sempre a mesma.»

Relativamente à Taça, Moisés mostrou que não tem qualquer tipo de preferência por um adversário no sorteio da próxima quarta-feira: «Não é necessariamente mais fácil se nos calhar um adversário da Segunda Liga, como o Freamunde provou hoje aqui. Além disso, a Taça é uma competição especial, onde existe a grande dificuldade de, se nos correr mal alguma coisa, não termos jogo para recuperar.»



Domingos Paciênca: «Paulo César errou, como eu já errei»
Taça de Portugal: Freamunde-Sp. Braga, 1-3 (reportagem)


Sem qualquer castigo a pender-lhe sobre os ombros, Domingos preferiu mesmo abordar o jogo, sem derivar para considerações sobre a CAN, como havia feito o seu homólogo do Freamunde.

O técnico bracarense aludiu para as más condições do relvado do Freamunde, «que não ajudou em nada o espectáculo» e evocou a justiça do resultado que lhe permite continuar a ter como objectivo a final da Taça de Portugal: «A exigência física é muito maior com um campo assim. Pelo nosso espírito de sacrifício e pela forma como nos adaptámos ao campo, penso que vencemos com justiça.»

Relativamente à expulsão de Paulo César, por palavras dirigidas ao árbitro Carlos Xistra, Domingos salientou a boa arbitragem do juiz da Covilhã e lamentou a expulsão do seu atleta: «Por vezes os jogadores têm certos desabafos, que não devem ter. Convém é que haja um critério de igualdade. Hoje aconteceu com o Paulo César, que errou, como eu errei, quando o fiz.»



Taça de Portugal: Freamunde-Sp. Braga, 1-3 (crónica)
Meia hora à líder chegou para abater os capões


O Sp. Braga puxou dos galões, aproveitou a expulsão de um jogador adversário e tornou fácil um jogo que durante uma hora prometia tornar-se numa surpresa monumental (1-3). A fortuna de Filipe Oliveira, a garra de Moisés e a frieza de Matheus acabaram por colocar tudo na sua ordem natural: passou o Braga, naturalmente, mas com um resultado que serve de máscara à pálida exibição. Freamunde fica em casa.

O jogo ainda não desabrochara e já Paulo César se via com meio-golo nos pés. Mossoró descobriu-o pelo canto do olho, mas o extremo bracarense deslumbrou-se frente a Tó Figueira e rematou ao lado. Isto foi aos quatro minutos. Prometia o Braga. Mas a promessa não foi cumprida durante os primeiros 45 minutos. Se os líderes da Liga vinham com pose de grande, depressa a perderam.

O Freamunde, que já eliminara a União de Leiria na quarta eliminatória, decidiu devolver o remoque, não mediu distâncias, esqueceu-se do peso do adversário, partiu para a frente e numa luta desigual resistiu uma hora.

Falta de inspiração durou uma hora

O caminho para a área adversária passava invariavelmente pela direita, onde o lateral Raviola empilhava o jogo da formação de Jorge Regadas. Driblou Evaldo por mais de uma vez, cruzou, chutou e quase teve direito a um brinde quando a bola bateu no relvado e quase traía Eduardo.

A Raviola juntava-se Bock, um super-avançado, recordista de golos nas divisões inferiores do futebol nacional, que prendeu os dois centrais bracarenses ao sector mais recuado. E do lado do Braga cada virtuoso só aparecia a espaços: a visão de jogo de Mossoró, o pique de Alan e os passes de Hugo Viana estiveram por uma hora inteira alheados do jogo. Pelo que a história da primeira parte, prometia ser a da segunda, caso o Freamunde não quebrasse, primeiro física e depois animicamente. Aliás, no recomeço da segunda parte Marco Cláudio, de costas para a balizam rodou e rematou em jeito à entrada da área, com a bola a embater com estrondo na baliza de Eduardo.

Reacção à líder mascara o resultado

Foi o canto do cisne na terra dos galos capões. O Braga parece ter olhado para o relógio e visto que tinha pouco mais de meia-hora para desequilibrar um jogo que tinha obrigação de vencer. E a lógica impôs-se pela fortuna de Filipe Oliveira, que num cruzamento largo inaugurou o marcador.

Pior ficou o Freamunde quando Marco Tiago fez duas simulações em quatro minutos, viu um cartão amarelo por cada uma delas e acabou expulso. Porém, a formação de Jorge Regadas ainda tinha um cartucho, único: esgotou-o aos 70m, quando Bertinho desviou de cabeça para fazer o empate. Pairava a sombra do prolongamento. Por pouco tempo.

O Braga puxou os galões de líder e de favorito a passar esta quinta ronda da Taça de Portugal. Na jogada seguinte, veio a resposta: Hugo Viana cruzou, Moisés, de acordo com os mandamentos, cabeceou e voltou a colocar em vantagem os arsenalistas. O 2-1 estava feito e a sentença chegaria momentos depois, por Matheus, que aproveitou uma excelente recuperação de bola de Alan para driblar Tó Figueira e empurrar para o fundo das redes e fechar um resultado enganador.

Ficha de jogo:

Complexo Desportivo de Freamunde
Espectadores: 2.500
Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco), auxiliado por Jorge Cruz e Celso Pereira. 4.º árbitro: Nuno Roque.

Freamunde: Tó Figueira; Raviola, João Paulo (Bertinho, 65), Romaric e Marco Tiago; Luiz Carlos, Luís Pedro, Tarcísio e Emanuel; Marco Cláudio (Cascavel, 61); Bock (Barbosa, 69)

Sp. Braga: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Leone (Paulão, 59) e Evaldo; Vandinho, Hugo Viana e Márcio Mossoró (Miguel Garcia, 79); Alan, Meyong (Matheus, 61) e Paulo César.

Ao intervalo: 0-0
Golos: Filipe Oliveira (58); Bertinho (70); Hugo Viana (72); Matheus (79)

Disciplina: cartão amarelo para Bock (30); Marco Tiago (62 e 66); Hugo Viana (75). Cartão vermelho para Marco Tiago (66), Paulo César (75)


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga vence Freamunde e passa aos 'quartos'

O Sporting de Braga, revelando excelente eficácia, apurou-se, esta quarta-feira, para os quartos-de-final da Taça de Portugal, ao vencer em casa do Freamunde, da Liga Vitalis, por 3-1, num jogo marcado por duas expulsões.

A formação minhota, que lidera a Liga de futebol (ainda que em igualdade pontual com o Benfica), marcou praticamente em todas as oportunidades que criou, beneficiando ainda da contestada expulsão de Marco Tiago, por acumulação de cartões amarelos (62 e 70 minutos), a segunda por suposta simulação, que refreou a capacidade de resposta dos locais.

O Sporting de Braga iniciou o encontro em 4-4-2 e com o mesmo "onze" que derrotou a Académica, em Coimbra, para a Liga, enquanto no Freamunde, em 5-3-2, Marco Tiago, Luiz Carlos, Marco Cláudio e Bock foram as novidades relativamente à vitória fora frente ao Desportivo das Aves, para a Liga de Vitalis.

E bem pode dizer-se que o técnico freamunde, Jorge Regadas, foi feliz ao mexer na equipa, aquela que melhor se apresentou na maior parte do tempo.

A linha de cinco defesas encurtava para três nas acções ofensivas, o que permitia reequilibrar os sectores, ocupar os espaços e até criar superioridade numérica, em especial na zona de construção.

O Sporting de Braga, pouco pressionante e com Mossoró e Hugo Viana algo "escondidos" no jogo, sentiu dificuldades e só criou perigo por uma vez, logo aos cinco minutos, na sequência de um alívio defeituoso de Luís Pedro, que isolou Paulo César, para um remate às malhas laterais.

O Freamunde voltou a entrar melhor no segundo tempo e podia ter-se adiantado no marcador aos 51 minutos, num remate ao poste de Marco Cláudio, que ganhou a bola perto da área, após Filipe Oliveira ter calculado mal a entrada ao lance.

O lateral direito do Braga, promovido a titular após a saída de Pereira para o Sporting, redimiu-se sete minutos depois, aos 58, ao inaugurar o marcador, com um centro largo da direita que surpreendeu completamente Tó Figueira, ligeiramente adiantado.

Obrigado a correr atrás do resultado, o técnico da formação da casa lançou em campo os avançados Cascavel e Bertinho, tendo de emendar as intenções ofensivas após a expulsão de Marco Tiago, fazendo entrar o médio defensivo Barbosa. Mas foi nesse período que os locais merecidamente chegaram ao empate, num cabeceamento de Luís Pedro, aos 70 minutos, após canto da direita.

Os adeptos do Freamunde ainda festejavam a igualdade quando o central Moisés, três minutos depois, aos 73, respondeu na mesma moeda e marcou de cabeça para o Braga, na sequência de um pontapé de canto. Matheus resolveu o jogo aos 79, num lance de contra-ataque, anterior à expulsão de Paulo César, por palavras.

Ficha técnica:

Jogo no Complexo Desportivo do Freamunde.

Freamunde - Sporting de Braga, 1-3.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Filipe Oliveira, 58 minutos.

1-1, Luís Pedro, 70.

1-2, Moisés, 73.

1-3, Matheus, 79.

Equipas:

- Freamunde: Tó Figueira, Raviola, Luís Pedro, Romaric, João Paulo (Bertinho, 69), Marco Tiago, Emanuel, Luiz Carlos, Tarcísio, Marco Cláudio (Cascavel, 60) e Bock (Barbosa, 69).

(Suplentes: Peraltinha, Pinto, Barbosa, Kika, Gustavo, Bertinho e Cascavel).

- Sporting de Braga: Eduardo, Filipe Oliveira, Moisés, Leone (Paulão, 59), Evaldo, Vandinho, Hugo Viana, Alan, Paulo César, Mossoró (Miguel Garcia, 79) e Meyong (Matheus, 62).

(Suplentes: Kieszek, Miguel Garcia, Paulão, Osvaldo, Rafael Bastos, Matheus e Adriano).

Árbitro: Carlos Xistra (Castelo Branco).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Bock (30), Filipe Oliveira (39), Marco Tiago (62 e 70), Evaldo (75) e Hugo Viana (84). Cartão vermelho para Marco Tiago (70), por acumulação de amarelos, e para Paulo César (76), directo.

Assistência: Cerca de 2000 espectadores.

O JOGO