News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/01

Started by JotaCC, 14 de January de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga fora da Taça da Liga após derrota com o Trofense



Jogo para duros, condições impróprias para consumo no palco da Taça da Liga, a terceira competição no quadro das metas do líder do campeonato, um objectivo riscado a partir da segunda jornada da competição. A arte ou a felicidade de marcar primeiro, a colocação num patamar de clara vantagem e também algumas notas importantes para a gestão do plantel para Domingos Paciência.

Entrando na análise mais a fundo, no plano mais formatado da crónica, o cardápio apresentado pelos minhotos esteve longe de ser aquele que se tem assistido para a Liga. O treinador dos guerreiros tem vindo a defender que o Sporting Clube de Braga tem mais do que onze/doze jogadores, todavia a imagem esteve bastante distante da habitual da marca registada esta temporada.

Naturalmente, as diversas alterações provocadas retiraram equilíbrio ao conjunto arsenalista, bem como ficou patente a ausência de qualidade individual. Domingos Paciência procurou montar um conjunto de combate, mas também nesse capítulo faltou fibra aos arsenalistas, que sentiram dificuldades perante a massa muscular apresentada pelo Trofense. Se era um teste à segundas linhas arsenalistas ficou claro que chumbaram a toda a largura. Aliás, as diferenças foram notórias no último terço do terreno e muitos suspiraram pelos rasgos de velocidade de Alan e pela classe de Mos-soró, não só na forma de construção, mas também na ocupação dos espaços.

À excepção dos momentos iniciais, aquela fase de estudo mútuo, onde Diogo Valente teve uma soberana ocasião, e poste-riormente na recta final, devido às alterações realizadas, que partiram o desafio por completo, o Sporting Clube de Braga foi uma equipa previsível, fácil de domar, com o meio-campo do conjunto da Trofa, munido por um Hélder Sousa em grande plano, a lançar as redes aos pou-cos, perdendo o respeito ao líder da Liga portuguesa, até ao aga rrar-se com unhas e dentes a uma magra vantagem, a um golo que apareceu na recta final da primeira parte.

Foi já depois de Kieszek ter visto o ferro negar a abertura de contagem, esse claro aviso à navegação, que surgiu o golo do encontro, com Mércio, agora convertido por Vítor Oli-veira a lateral direito, mas em tempos um médio de luxo, a encostar ao segundo poste, dando sequência a um golpe de Hélder Sousa, um magnífico cruzamento na marcação de um pontapé de canto. Parou a defesa, apareceu tarde o guarda-redes polaco, que viu o esférico sobrevoar-lhe a cabeça e seria esse o golpe letal que atirou o comandante do campeonato para fora da competição.

Mais velocidade, mais armas

Foi com a introdução de três novas unidades que se viu lampejos do líder da Liga portuguesa, nomeadamente com a forma como Paulo César assumiu a batuta da equipa. As mudanças levaram a bruscas alterações posicionais, que acabaram por confundir o colectivo contrário, em danças pela chuva e a favor do vento, em oportunidades criadas e oportunidades perdidas. Os nervos adversários redundaram numa entrada dura de Filipe Gonçalves, que culminou num Trofense reduzido a dez unidades à entrada do último quarto de hora. E foi nessa fase que se sucederam as ocasiões.

Homens de ataque e elementos da defesa tiveram a sua chance para lançar o encontro, para procurar resgatar o tempo perdido e acender ainda a chama da competição, contudo tudo redundou em travos amargos. Desperdício de uns, brilho de outros, até porque apareceu Marco também a vincar a sua presença, a garantir os três pontos para o Trofense.

Em suma, o Sporting Clube de Braga despede-se de mais um objectivo da temporada, fica pelo caminho uma possibilidade de conquistar um troféu, de o próprio grupo de trabalho deixar o seu nome gravado na história do futebol nacional.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Um líder da Sagres não bebe Carlsberg

Dois jogos, duas derrotas e o Braga acaba eliminado da 3ª edição da Carlsberg Cup. Depois de perder em Alvalade, o líder da Liga Sagres caiu na Trofa, perante um adversário que, ao longo de toda a primeira parte, foi muito mais forte. Um golo de Mércio, a dez minutos do intervalo, chegou e sobrou para vencer o Braga num jogo disputado quase sempre debaixo de chuva intensa e num relvado impróprio para dar espectáculo.

Não foi espectacular, mas foi, por vezes, emotivo. Especialmente pela forma como o Trofense, que segue no meio da tabela da Liga Vitalis, encarou, de peito feito, um adversário de outra dimensão e também pela exibição de Marco, guarda-redes que na segunda parte contribuiu para um resultado que permite aos trofenses sonhar com a passagem às meias-finais.

O Braga apareceu a jogar em 4x4x2 e com cinco habituais titulares: Leone, Evaldo, Vandinho, Hugo Viana e Filipe Oliveira que, com a estreia de Miguel Garcia no seu lugar, foi utilizado como médio-direito. Um naipe de jogadores que não chegou para fazer valer a sua categoria perante um Trofense que, a jogar num 4x3x3 (com dois médios de características defensivas e um, Hélder Sousa, mais ofensivo), entrou sem medo e com uma louvável capacidade de adaptação ao relvado encharcado, conseguindo mais posse de bola e mais jogadas de perigo.

Não foi, por isso, de estranhar que, pouco depois dos primeiros 20', o Trofense tenha estado muito perto de marcar depois de já ter criado duas boas oportunidades: uma cabeçada de Filipe Gonçalves fez a bola bater na barra. Incapaz de acompanhar o ritmo - umas vezes, calculista, outras mais rápido - do Trofense, o Braga foi permitindo espaços e, sem estupefacção, sofreu o golo, que haveria de ser o único, na sequência de um canto bem de Hélder Sousa e concluído por Mércio.

Dos trunfos lançados por Domingos após o intervalo, apenas Paulo César remou contra a maré que foi sorrindo ao Trofense. Mesmo em inferioridade numérica no último quarto-de-hora, por expulsão de Filipe Gonçalves, aguentou a vantagem com sacrifício e mérito.

Trofense 1 | Braga 0

Estádio Trofense | Relvado encharcado | 300 espectadores

Árbitro Bruno Paixão (setúbal) Assistentes Paulo Ramos e António Godinho | 4º árbitro João Capela

Treinador Vítor Oliveira

1 Marco GR

77 Mércio LD

30 Pedro Ribeiro DC

5 Ginho DC

13 Igor LE

6 Romeu Ribeiro MD

12 Jorge Luiz MD

7 Hélder Sousa MO 72'

8 Filipe Gonçalves AD

28 Charles Chad AV 82'

20 Willams AE 90'

27 Vítor GR

4 Nuno Mendes DC 90'

24 Rafa MD

19 Thiago Bento MD

87 David Caiado AD 90'

21 Silas AV 72'

11 Reguila AV

Golo [1-0] 38' Mércio

Amarelos | 37' Mércio, 77' Pedro Ribeiro

Vermelhos | 74' Filipe Gonçalves

Treinador Domingos Paciência Treinador

31 Kieszek GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

4 Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MD 58'

27 Filipe Oliveira AD 67'

11 Diogo Valente AE 63'

99 Matheus AV

14 Yazalde AV

1 Eduardo GR

20 Peña MO

8 Mossoró MO

7 Osvaldo AD 67'

9 Paulo César AV 58'

81 Adriano AV 63'

19 Meyong AV

Amarelos | 21' Hugo Viana, 66' Filipe Oliveira

Vermelhos | Nada a assinalar


ARBITRAGEM
Julgamentos sempre justos

Bruno Paixão e os seus assistentes não se deram mal com o estado do relvado e do tempo. As decisões mais complicadas foram acertadas. Como por exemplo no golo não validado a Adriano, que estava, de facto, em fora-de-jogo, e na expulsão de Filipe Gonçalves por ter ceifado Paulo César por detrás.


MOMENTO


85'| Voo felino evita empate

A jogar em superioridade numérica desde os 74', o Braga estava completamente ao ataque, procurando chegar, pelo menos, ao empate. A principal oportunidade foi superiormente negada por Marco, guarda-redes que, qual felino, voou para desviar uma bola cabeceada por Yazalde. As aspirações do Braga terminavam nesse momento fantástico.



FILME DO JOGO

8' Charles Chad, isolado e à entrada da área, remata ao lado

10'

Filipe Gonçalves que, em boa posição, não acerta no alvo

22'

Livre de Hélder Sousa do lado esquerdo, cabeçada de Filipe Gonçalves, a bola bate na barra e sai por cima

31'

Assistência de Hugo Viana para Evaldo, na área, atirar pouco ao lado

38'

[1-0] Canto da esquerda, por Hélder Sousa, Kieszek deixa passar a bola e Mércio, ao segundo poste, cabeceia para golo

61'

Confusão na área, a bola sobra para Matheus que chuta e Marco defende com dificuldade

72'

Livre de Paulo César na esquerda, defesa incompleta de Marco, Vandinho remata e Marco desvia para canto

84'

Cruzamento de Matheus, Leone atira a bola por cima da baliza

85'

Marco faz uma defesa fantástica após cabeçada de Yazalde.


A figura

MARCO
Herói no sítio certo


Fantástico. Assim se resume a exibição de Marco, um guarda-redes que, em especial, na segunda parte, contribuiu decisivamente para afastar o Braga da Carlsberg Cup. A defesa, fenomenal, após cabeçada de Yazalde, é apenas um dos bons exemplos de muita classe.


Braga um a um

Kieszek 4

Exibição marcada pelo lance do golo , no qual deveria ter afastado a bola.

Miguel Garcia 6

Sem virar a cara à luta, preocupou-se em jogar na antecipação e com êxito.

Paulão 5

Se na primeira parte sentiu problemas na abordagem da bola, na segunda destacou-se a dobrar os centrais.

André Leone 6

Seguro e preocupado em lançar a bola na perfeição. Esteve perto da igualdade com um desvio na pequena área contrária.

Evaldo 5

Sempre que possível tentou ajudar o ataque, mas os cruzamentos nem sempre lhe saíram da melhor maneira.

Vandinho 5

Bem a anular a organização do adversário, mas nem sempre conseguiu passar a bola de forma correcta.

Hugo Viana 5

Tentou contornar o mau estado do relvado, com um jogo simples e de bola directa para o ataque.

Filipe Oliveira 4

Agarrou-se em demasia à bola, sem nunca conseguir levar a equipa para a frente. Na recuperação esteve bem melhor.

Diogo Valente 4

Sentiu dificuldades para chegar à linha de fundo. Ainda tentou o remate de longe, mas sem sucesso.

Matheus 5

Sempre que conseguiu imprimir velocidade criou perigo.

Yazalde 5

Jogo de sacrifício. Podia ter inaugurado o marcador logo no início e nunca deu descanso aos centrais.

Paulo César 5

Com a sua entrada a equipa cresceu. Bem na procura de jogo e algumas assistências perigosas.

Adriano 2

Muito encostado ao centrais, raramente ganhou uma bola.

Osvaldo 2

Fez pela vida. Os remates saíram-lhe sempre por cima.


Domingos Paciência
"Não somos de jogar pontapé para a frente"

Com a derrota na Trofa, um dos objectivos do Braga caiu por terra. "Queríamos conquistar esta taça, mas depois da derrota em Alvalade não era fácil jogar aqui, com estas condições", disse. Para o treinador do Braga, o estado do terreno prejudicou mais a sua equipa. "Como não somos uma equipa de pontapé para a frente e fé nas segundas bolas, foi muito complicado jogar". Se na primeira parte, Domingos Paciência até concordou com a falta de ideias dos seus jogadores, a segunda poderia, no seu entender, ter sido diferente . "Criámos várias oportunidades de golo. Não podemos sofrer golos como aquele e tínhamos a obrigação de concretizar algumas oportunidades.". Para Domingos, a derrota vai conferir ainda mais responsabilidades. "Não vamos fugir às nossas responsabilidades, estávamos em três frentes e agora temos de lutar pelos dois objectivos que nos restam".


Estreia de Miguel Garcia

Pouco mais de seis meses depois de estar a treinar com a selecção dos de-sempregados, Miguel Garcia estreou-se com a camisola do Braga. O defesa-direito que passou a primeira metade da época a mostrar em Olhão que ainda tem qualidade para jogar ao mais alto nível fez ontem, na Trofa, o primeiro jogo pelos bracarenses.


O JOGO

JotaCC

Dor imensa de Sony

Haitiano do Leixões não sabe dos familiares, enquanto Peterson (Sp. Braga) já falou com a família depois do terramoto no Haiti que terá matado 100 mil pessoas.

O sismo de grau 7 na escala de Richter que ontem devastou Port au Prince, capital do Haiti, e que terá matado 100 mil pessoas, teve também repercussões em Matosinhos.

Jean Sony vive momentos de grande angústia. O jogador haitiano do Leixões não sabe do paradeiro dos familiares e amigos que residem naquela ilha das Caraíbas, uma vez que ainda não foi possível estabelecer contacto com ninguém.

«Ele está muito transtornado, não sabe ainda se aconteceu alguma coisa aos familiares, aos amigos... Como calculam, passou um dia horrível. Temos estado a tentar estabelecer contactos com o Haiti através de alguns amigos nos Estados Unidos, mas não temos conseguido e neste momento não sabemos do paradeiro de ninguém», expressou o treinador José Mota - ontem, o porta-voz de Jean Sony, sem condições para falar - com um semblante naturalmente carregado, expressando a dor também sentida por todos os elementos do clube:

- Estamos todos solidários com o Sony. Queria aproveitar para, em nome do Leixões, expressar a nossa solidariedade ao povo haitiano, apresentar também condolências àqueles que perderam alguém.

Ao invés, o outro jogador haitiano a actuar em Portugal, Peterson, do Sp. Braga, foi contactado pela família, ficando a saber que, apesar do susto, tudo está bem com eles.


A BOLA

JotaCC

Taça da Liga
Relvado prejudica minhotos


O Sp. Braga ficou praticamente afastado da próxima fase da Taça da Liga depois de perder no terreno do Trofense, num jogo marcado pela forte intempérie. Domingos Paciência colocou de início alguns dos titulares, que sentiram dificuldades de adaptação ao estado do relvado. A equipa da Trofa aproveitou bem essas fragilidades e chegou à vantagem, após um canto.

Domingos apostou tudo na 2ª parte e lançou três jogadores ofensivos, que foram determinantes para exercer uma forte pressão sobre a defensiva local e criar algumas boas oportunidades de golo, que foram desaproveitadas.

O resultado premeia a eficácia e determinação do Trofense que foi obrigado a segurar o 1-0 em inferioridade, após a expulsão de Filipe Gonçalves.


CORREIO DA MANHA

JotaCC


Sp. Braga diz adeus à Taça da Liga com uma derrota na Trofa


O Sp. Braga lidera o campeonato, mas ontem despediu-se Taça da Liga, com uma derrota (1-0) frente ao Trofense, da Liga de Honra. O terceiro jogo da equipa de Domingos nesta competição irá servir apenas para cumprir calendário, muito por culpa do guarda-redes da equipa da casa, Marco, que realizou uma exibição exemplar e permitiu segurar a vantagem conseguida com o golo de Mércio, quando estavam decorridos 38". Uma festa para os 857 adeptos que resistiram ao mau tempo e assistiram na bancada a um jogo que, apesar de tudo, foi agradável.

A primeira parte contou com vários lances de perigo, com as duas equipas apostadas em ganhar o jogo. O Trofense acabou por ter mais sorte e colocou-se em vantagem no marcador. Foi na sequência de um canto de Hélder Sousa: Mércio aproveitou uma falha de marcação e cabeceou ao segundo poste. Kieszek, Vandinho e Leone ficaram de mãos nos bolsos.

Os bracarenses dominaram toda a segunda parte. Domingos lançou dois avançados (Paulo César e Adriano), mais um extremo (Osvaldo), terminando o jogo com cinco jogadores de características ofensivas. Mas sem resultados práticos, até porque o técnico tinha deixado de fora boa parte dos elementos que fazem a diferença na equipa, como Moisés, Mossoró, Paulo César, Alan e Meyong.

Além disso, também teve contra o seu futebol mais técnico um relvado encharcado e uma expulsão que deixou o Sp. Braga reduzido a dez unidades a partir dos 75" (Filipe Gonçalves viu cartão vermelho). O Sp. Braga ainda haveria de chegar ao golo, mas o lance acabaria por ser anulado por fora-de-jogo de Adriano. "Cometemos dois erros: o primeiro no golo sofrido e o segundo nas várias situações de finalização que falhámos", justificou Domingos Paciência, no final.

PUBLICO

JotaCC

Sp. Braga afastado da Taça da Liga

Um golo de Mércio, aos 38 minutos, foi suficiente para o Trofense derrotar o Sporting de Braga e traçar o afastamento precoce do líder do campeonato da competição. Os bracarenses somaram a segunda derrota em outros tantos jogos e ficaram sem hipóteses de chegar ao primeiro lugar. Por seu lado, o Trofense aumentou a sua pontuação para quatro pontos.

Sp.Braga garante avançado

Renteria emprestado pelo FC Porto

O Sporting de Braga já anunciou no seu «site» ter chegado a acordo com o FC Porto para a cedência, a título de empréstimo, do avançado Renteria. O internacional colombiano regressa assim a um clube que conhece bem, uma vez que já na temporada passada jogou no Sporting de Braga, também emprestado pelos portistas, onde marcou nove golos (seis no campeonato e três na Taça UEFA)
Renteria, de 24 anos, começou esta temporada emprestado ao Atlético Mineiro, mas volta agora à Europa para jogar até ao final da época 2009/10 no Sporting de Braga. Este é o terceiro reforço do Sporting de Braga no mercado de Inverno depois das contratações do defesa direito Miguel Garcia e do médio ofensivo Rafael Bastos.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Sporting de Braga eliminado da Taça da Liga
FC Porto e Benfica empatam com Académica e V. Guimarães

Esta quarta-feira jogou-se a 2ª jornada da terceira fase da Taça da Liga, com o Sporting de Braga a ser eliminado, ao perder com o Trofense, depois da derrota da 1ª jornada frente ao Sporting.

O FC Porto deslocou-se a Coimbra para defrontar a Académica, um jogo que terminou nulo. Também o Benfica empatou, a uma bola, nesta jornada frente ao V. Guimarães, no reduto dos vimaranenses.

O Sporting venceu a União de Leiria por 2-1, já os encontros entre o Estoril e o Leixões e o Rio Ave e o Nacional terminaram empatados a uma bola.

No grupo A, a Académica e FC Porto somam igualmente quatro pontos, seguindo-se o Estoril e o Leixões que têm um ponto cada um.

Os «leões» lideram o grupo B com 6 pontos, seguindo-se o Trofense que soma quatro, a União de Leiria com um e o Sporting de Braga, já eliminado, com zero.

No grupo C, Rio Ave e Benfica têm respectivamente quatro pontos, seguindo-se o Vitória de Guimarães e o Nacional que somam um ponto.

A 3ª jornada da terceira fase disputa-se entre 23 e 24 de Janeiro.

FABRICA DE CONTEUDOS

JotaCC

Trofense 1-0 Sp. Braga
"Campeão de Inverno" está fora de prova

O Trofense bateu ontem o Sp. Braga, por 1-0, com um golo solitário de Mércio. A derrota termina com as ambições dos minhotos ("campeões de Inverno" do campeonato) na Taça da Liga.

O Trofense, 9.º da Liga de Honra, começou melhor a partida, enquanto o Braga só respondia em iniciativas tímidas de Matheus e Yazalde. Aos 22', Filipe Gonçalves rematou à barra. E, apesar da resposta bracarense, num remate perigoso de Evaldo (aos 31'), foi Mércio abriu o marcador, ao minuto 38. Como? Aproveitando uma desatenção da defesa visitante: Leone e Vandinho desentenderam-se com Kieszek e permitiram que o activo Hélder Sousa assistisse o brasileiro, que marcou de cabeça.

Na segunda parte, a muita chuva que caiu na Trofa começou a fazer-se sentir no estado do relvado. Filipe Oliveira (51'), Matheus (61') e Yazalde (67'), Paulão (84') e, novamente, Yazalde (85') ainda deram muito trabalho ao guardião Marco, mas não conseguiram chegar ao golo. Ao minuto 70, Adriano ainda meteu a bola dentro da baliza... mas viu o lance anulado, por alegado fora de jogo.

Resultado: nem contra 10 (após expulsão de Filipe Gonçalves) o Sporting de Braga conseguiu marcar. Sofreu a segunda derrota na (após o 2-1 em Alvalade, ante o Sporting) e diz adeus à Taça da Liga. Já o Trofense decide o futuro dia 23, ao receber os leões.

DN

JotaCC

Elmano Santos fora das nomeações
APÓS POLÉMICA ARBITRAGEM NO FC PORTO-U. LEIRIA

   
O árbitro madeirense Elmano Santos ficou hoje fora das nomeações da 16.ª jornada da Liga, depois da polémica arbitragem no encontro entre o FC Porto e a União de Leiria, na última ronda.

Apesar do processo disciplinar na sequência do Benfica-FC Porto, da 14.ª jornada, o setubalense Lucílio Baptista volta a arbitrar um jogo da Liga principal, dirigindo domingo a visita do Sp. Braga ao terreno da Académica.

O Benfica, 2.º classificado, visita domingo o Marítimo, num jogo que será arbitrado pelo setubalense João Ferreira.

Sábado, o portuense Rui Costa dirige a receção do FC Porto ao Paços de Ferreira, enquanto o setubalense Bruno Paixão estará no encontro entre Sporting e Nacional.

Árbitros para os jogos da 16.ª jornada da Liga Sagres:

Sábado

Olhanense-Naval, Vasco Santos (Porto)
Vitória de Guimarães-Vitória de Setúbal, João Capela (Lisboa)
FC Porto-Paços de Ferreira, Rui Costa (Porto)
Sporting-Nacional, Bruno Paixão (Setúbal)

Domingo

Belenenses-Leixões, Duarte Gomes (Lisboa)
Rio Ave-União de Leiria, Paulo Baptista (Portalegre)
Académica-Sp. Braga, Lucílio Baptista (Setúbal)
Marítimo-Benfica, João Ferreira (Setúbal)

RECORD