News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

15 dias = 5 jogos!! jogar quase de 3 em 3 dias. Será que havia necessidade?

Started by Zeus, 13 de January de 2010, 00:34

Previous topic - Next topic

Zeus

Ora vejámos os próximos jogos do Braga.
13/1-Trofense-Braga
17/1-Académica-Braga
20/1-Freamunde-Braga
23/1-Braga-Leiria
29/1-Braga-Sporting

Não sei porque é que há tanta pressa em se jogar esta fase da taça da Liga durante o mês de janeiro, acho que até Maio há tempo que chegue para ir colocando os jogos....
Eu até digo mais não percebo como é que os clubes aceitam toda esta palhaçada, e já nem estou a falar do formato do sorteio porque então isso é mesmo de 3º Mundo :o :o :o :o
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

lipe

Não, não havia necessidade. A taça da bejeca, deveria ter sido disputado durante o mês de Dezembro, mês esse tão pobre em competição. Agora, e num mês só, vão ser disputados 7 jogos.

Esta é a triste realidade do nosso futebol!!!
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Bracaro Augusto

Quote from: lipe on 13 de January de 2010, 00:38
Não, não havia necessidade. A taça da bejeca, deveria ter sido disputado durante o mês de Dezembro, mês esse tão pobre em competição. Agora, e num mês só, vão ser disputados 7 jogos.

Esta é a triste realidade do nosso futebol!!!

Uma total falta de organização !!!
BRAGA SEMPRE !!!

6000

Por mim havia jogos todos os dias! O que eu quero ver é jogos, quantos mais melhor.
Não acredito nessa história do cansaço. Considero que quatro dias é perfeitamente aceitável para atletas profissionais. Mesmo que não fosse por alguma razão o plantel dá para formar duas equipas, não deve ser só para fazer número.

Olho Vivo

E mais. Caso passemos à seguinte eliminatória da Taça de Portugal...

03/02 Taça de Portugal

07/02 Belenenses - Braga

10/02 Meia-final da Taça da Liga (poucas hipóteses de marcar presença)

14/02 Braga-Marítimo


Em minha opinião, este calendário deveria reforçar a opção por reservas e alguns juniores na Taça da Liga...


Quote from: 6000 on 13 de January de 2010, 00:49
Por mim havia jogos todos os dias! O que eu quero ver é jogos, quantos mais melhor.
Não acredito nessa história do cansaço. Considero que quatro dias é perfeitamente aceitável para atletas profissionais. Mesmo que não fosse por alguma razão o plantel dá para formar duas equipas, não deve ser só para fazer número.

A prova de que os jogos a meio da semana fazem mossa, tivemo-la na época passada. Imensas vezes jogos europeus eram seguidos por resultados menos bons. E, note-se, com um plantel bem mais rico que este. Com este, em algumas posições (sobretudo a meio-campo), basta a lesão de um jogador para obrigar o treinador a "inventar". Não temos plantel para suportar a alto nível todas as competições...

6000

Quote from: Pedro Ribeiro on 13 de January de 2010, 00:59
A prova de que os jogos a meio da semana fazem mossa, tivemo-la na época passada. Imensas vezes jogos europeus eram seguidos por resultados menos bons. E, note-se, com um plantel bem mais rico que este. Com este, em algumas posições (sobretudo a meio-campo), basta a lesão de um jogador para obrigar o treinador a "inventar". Não temos plantel para suportar a alto nível todas as competições...

Também se pode provar que é possível a redução do intervalo evocando o campeonato inglês. Nem digo que seja o campeonato todo com dois jogos por semana mas pelo menos que se torna-se a regra e não a excepção.
Talvez por as nossas equipas terem um ritmo de jogos mais lento no campeonato se ressentem quando jogam na europa, como o Braga o ano passado.
Se queremos ser um clube competitivo e vencedor em qualquer competição temos de ter um plantel que aguente dois jogos por semana. Se não queremos, e fazemos um plantel para um jogo por semana mais vale escolher uma prova no inicio da época e abdicar do resto. Teoricamente os favoritos a vencer seriam os que tivessem planteis mais homogéneos, não vejo nada de mal nisso, pelo contrário, até se evitava o problema dos jogadores insatisfeitos e a aposta em jovens. Se o João Pereira não tivesse saído provavelmente o Filipe Oliveira nunca teria a oportunidade de ser considerado o melhor lateral direito da jornada.
Seria igual para todas as equipas... (não para as que não estavam na europa ou ficavam pelo caminho nas taças mas caramba! Se ficaram pelo caminho é porque são piores!

Zeus

Quote from: 6000 on 13 de January de 2010, 01:45
Quote from: Pedro Ribeiro on 13 de January de 2010, 00:59
A prova de que os jogos a meio da semana fazem mossa, tivemo-la na época passada. Imensas vezes jogos europeus eram seguidos por resultados menos bons. E, note-se, com um plantel bem mais rico que este. Com este, em algumas posições (sobretudo a meio-campo), basta a lesão de um jogador para obrigar o treinador a "inventar". Não temos plantel para suportar a alto nível todas as competições...

Também se pode provar que é possível a redução do intervalo evocando o campeonato inglês. Nem digo que seja o campeonato todo com dois jogos por semana mas pelo menos que se torna-se a regra e não a excepção.
Talvez por as nossas equipas terem um ritmo de jogos mais lento no campeonato se ressentem quando jogam na europa, como o Braga o ano passado.
Se queremos ser um clube competitivo e vencedor em qualquer competição temos de ter um plantel que aguente dois jogos por semana. Se não queremos, e fazemos um plantel para um jogo por semana mais vale escolher uma prova no inicio da época e abdicar do resto. Teoricamente os favoritos a vencer seriam os que tivessem planteis mais homogéneos, não vejo nada de mal nisso, pelo contrário, até se evitava o problema dos jogadores insatisfeitos e a aposta em jovens. Se o João Pereira não tivesse saído provavelmente o Filipe Oliveira nunca teria a oportunidade de ser considerado o melhor lateral direito da jornada.
Seria igual para todas as equipas... (não para as que não estavam na europa ou ficavam pelo caminho nas taças mas caramba! Se ficaram pelo caminho é porque são piores!

Qdo se fala de sobrecarga de jogos vem logo á baila o campeonato inglês...mas se reparares em Inglaterra todos os clubes têm planteis de 29/30 jogadores e os suplentes são jogadores comprados por milhões, como foi o caso do R.Rocha que foi para o Tottenham poe 5 milhões para ser suplente e até acabou por ser mto poucas vezes suplente....n se pode comparar o incomparável.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

6000

Quote from: Zeus on 13 de January de 2010, 02:40
Qdo se fala de sobrecarga de jogos vem logo á baila o campeonato inglês...mas se reparares em Inglaterra todos os clubes têm planteis de 29/30 jogadores e os suplentes são jogadores comprados por milhões, como foi o caso do R.Rocha que foi para o Tottenham poe 5 milhões para ser suplente e até acabou por ser mto poucas vezes suplente....n se pode comparar o incomparável.

Realmente é difícil comparar com a nossa realidade quando não se experimenta.
Mesmo assim, a transferência do Ricardo Rocha para o futebol inglês por €5M deve equivaler a uns, vá, 100 mil para o futebol português (no caso especifico do Ricardo nem oferecido).
Mas quanto é que custou um Filipe Oliveira, um Leone, um Rodriguez, um Paulo Cesar? Quanto custou o plantel do Braga?  Será que não se podem encontrar mais três ou quatro se soubermos que vamos precisar?
E a formação? Não é o que todos nós nos queixamos? Que não se dão oportunidades? O Possebon o ano passado não fez oito jogos pelo Manchester? Será que o Zizov tem mais condições para mostrar o seu potencial se jogar integrado com 8 ou 9 jogadores do esqueleto principal do que jogar com uma equipa totalmente nova, sem rotinas, como muitos defendem para a Trofa? Eu acho tem. Será que o Filipe Oliveira fazia o bom jogo que fez se não tivesse entrado numa equipa com rotinas? Não me parece.
Eu não acompanho detalhadamente o futebol inglês mas duvido que eles usem 11 jogadores ao domingo e outros 11 à quarta.
Independentemente da qualidade e do preço do jogador, se na inglaterra há jogadores que aguentam muitas séries de dois jogos por semana porque é em portugal não aguentam? são feitos de material diferente?
Pelo que li da conferência de imprensa é um pouco o que o Domingos quer fazer, manter a estrutura e fazer pequenas alterações. Para a próxima já não ficam de fora o Moisés e o Alan mas fica o Hugo Viana e o Evaldo por exemplo.
No final do ano quem recebe as faixas de campeões são os 24 ou 25 e não os 11 ou 14.
E o melhor, pelo menos para mim, não tinha de esperar 8 dias para ver o braga novamente a jogar. Um jogo por semana em casa.

sheli

É esperar que isso não se reflita em baixo desempenho agora na segunda volta. Ou o mister roda os jogadores ou então temo que a equipa perca o ritmo. Há campeonatos fora que em que as equipas estão habituadas a isso...mas quanto a nós isto vai custar um pouco sobretudo na adaptação fisica em tão pouco tempo...péssimo calendário. Lamentável.

FORÇA GUERREIROS!!
FcCastro

krugger

Quote from: sheli on 13 de January de 2010, 05:54
É esperar que isso não se reflita em baixo desempenho agora na segunda volta. Ou o mister roda os jogadores ou então temo que a equipa perca o ritmo. Há campeonatos fora que em que as equipas estão habituadas a isso...mas quanto a nós isto vai custar um pouco sobretudo na adaptação fisica em tão pouco tempo...péssimo calendário. Lamentável.

FORÇA GUERREIROS!!

Sinceramente acho que é mais uma questão animica do que outra coisa. É assim é evidente que o entrosamento numa equipa é muito importante, mas onde há qualidade há qualidade, e essa questão passa um pouco para segundo plano já que todos os jogadores são profissionais e sabem perfeitamente o que têm de fazer em campo.
Agora se me disserem que na volta tirando os juniores mais nng quer nada com aquilo, aí já acredito mais.

Olho Vivo

A Liga inglesa não é exemplo... pois é precisamente aí que grandes clubes como o Arsenal, Liverpool, o próprio United apresentam frequentemente equipas de segunda linha (e com muitos jovens) em jogos das Taças, em particular da Taça da Liga.

Veja-se o exemplo da eliminatória entre Arsenal e Liverpool, um clássico do futebol inglês:

ARSENAL

Lukasz Fabianski
Kerrea Gilbert
Philippe Senderos
Mikael Silvestre (c)
Kieran Gibbs
Fran Merida (87)
Craig Eastmond (75)
Samir Nasri
Aaron Ramsey
Eduardo
Nicklas Bendtner (75)

SUBSTITUTOS
Wojciech Szczesny
Kyle Bartley
Mark Randall(75)
Francis Coquelin(87)
Emmanuel Frimpong
Gilles Sunu
Sanchez Watt(75)


LIVERPOOL

Diego Cavalieri
Philipp Degen (88)
Sotirios Kyrgiakos
Martin Skrtel
Emiliano Insua
Jay Spearing
Damien Plessis (76)
Ryan Babel
Andriy Voronin
Dirk Kuyt (c)
David Ngog(74)

SUBSTITUTOS

Pepe Reina
Stephen Darby
Andrea Dossena
Daniel Sanchez Ayala
Nathan Eccleston(88)
Alberto Aquilani(76)
Yossi Benayoun(74)


Dos gunners que jogaram esta partida, apenas um jogador é indiscutível no onze habitual do Arsenal (Nasri), ainda que Ramsey e Bendtner e Eduardo joguem com alguma regularidade. Do Liverpool, apenas Insua e Kuyt são opções regulares no onze - embora Babel seja também uma opção utilizada frequentemente por Benitez.

Isto para dizer que a utilização de equipas novas em "competições menores" é vulgaríssimo entre as grandes equipas. O nosso problema é que não temos um plantel com qualidade em quantidade suficiente (à nossa dimensão), sobretudo em algumas posições críticas...

JotaCC

Quote from: Pedro Ribeiro on 13 de January de 2010, 11:13
A Liga inglesa não é exemplo... pois é precisamente aí que grandes clubes como o Arsenal, Liverpool, o próprio United apresentam frequentemente equipas de segunda linha (e com muitos jovens) em jogos das Taças, em particular da Taça da Liga.

Veja-se o exemplo da eliminatória entre Arsenal e Liverpool, um clássico do futebol inglês:

ARSENAL

Lukasz Fabianski
Kerrea Gilbert
Philippe Senderos
Mikael Silvestre (c)
Kieran Gibbs
Fran Merida (87)
Craig Eastmond (75)
Samir Nasri
Aaron Ramsey
Eduardo
Nicklas Bendtner (75)

SUBSTITUTOS
Wojciech Szczesny
Kyle Bartley
Mark Randall(75)
Francis Coquelin(87)
Emmanuel Frimpong
Gilles Sunu
Sanchez Watt(75)


LIVERPOOL

Diego Cavalieri
Philipp Degen (88)
Sotirios Kyrgiakos
Martin Skrtel
Emiliano Insua
Jay Spearing
Damien Plessis (76)
Ryan Babel
Andriy Voronin
Dirk Kuyt (c)
David Ngog(74)

SUBSTITUTOS

Pepe Reina
Stephen Darby
Andrea Dossena
Daniel Sanchez Ayala
Nathan Eccleston(88)
Alberto Aquilani(76)
Yossi Benayoun(74)


Dos gunners que jogaram esta partida, apenas um jogador é indiscutível no onze habitual do Arsenal (Nasri), ainda que Ramsey e Bendtner e Eduardo joguem com alguma regularidade. Do Liverpool, apenas Insua e Kuyt são opções regulares no onze - embora Babel seja também uma opção utilizada frequentemente por Benitez.

Isto para dizer que a utilização de equipas novas em "competições menores" é vulgaríssimo entre as grandes equipas. O nosso problema é que não temos um plantel com qualidade em quantidade suficiente (à nossa dimensão), sobretudo em algumas posições críticas...

E verdade concordo com o Pedro, começar a por os miudos a ganhar ritmo mais competitivo para passarem a seniores e estes tipo de jogos da-lhes isso mesmo.

6000

Pedro, no campeonato, quando jogam aos domingos e quartas também mudam completamente? Quando jogam na europa desculpam-se com o cansaço?   
Faz-me confusão que jogadores que treinam todos os dias, com todos os meios e mais alguns para uma boa recuperação, não aguentem jogar dois jogos por semana. Eu fico mais cansado quando treino do que quando jogo...

6000

Quote from: Jotacc on 13 de January de 2010, 11:22
E verdade concordo com o Pedro, começar a por os miudos a ganhar ritmo mais competitivo para passarem a seniores e estes tipo de jogos da-lhes isso mesmo.

Então este calendário faz todo o sentido. Ou queremos os titulares a jogar de quinze em quinze dias?

Olho Vivo

Quote from: 6000 on 13 de January de 2010, 16:46
Pedro, no campeonato, quando jogam aos domingos e quartas também mudam completamente? Quando jogam na europa desculpam-se com o cansaço?  

Presumo que não - embora no congestionado período natalício (em Inglaterra) haja alguma rotação do plantel. Nem eu o defenderia, caso estivessem em causa jogos da Liga ou mesmo da Taça de Portugal. Por exemplo, já não defenderei qualquer poupança no jogo de Freamunde daqui a 8 dias.

E não é uma questão de desculpa. É uma questão de racionalidade. Não me esqueço do que aconteceu na temporada passada quando acabámos a época com apenas 10 jogadores de campo aptos. Não me esqueço por exemplo da utilização incessante de Moisés até "estoirar". Não me esqueço da idade de Vandinho. Não me esqueço de que Viana esteve um ano e meio praticamente  parado...

O nosso plantel não é (ainda?) equilibrado. Quando em Paços de Ferreira, o treinador é obrigado a colocar Moisés como trinco por falta de opções; quando o técnico não tem qualquer possibilidade de mexer na equipa em Alvalade para a reequilibrar (após assumir o risco no início da segunda parte), por não ter sequer uma alternativa no banco para o meio-campo... torna-se evidente que há alguma falta de equilíbrio do nosso plantel. E por isso, em minha opinião, faz todo o sentido fazer opções, estabelecer prioridades, salvaguardando pelo menos aquelas posições em que as lesões e as quebras de forma trariam consequências mais gravosas.

Isto não impede que a equipa jogue para ganhar e que entre em campo com a máxima seriedade. Mas as escolhas do técnico devem ter, a meu ver, uma perspectiva de longo prazo, de acordo com prioridades - e ainda que as prioridades do clube fossem diferentes do que eu penso, o resultado de Alvalade deveria fazer o técnico pensar duas vezes...

Nem vou insistir nas questões do treino. Com jogos de três em três dias, os treinos são basicamente de recuperação. A preparação dos jogos não é tão cuidada...

Mas não adianta estarmos a insistir no assunto. Nesta altura, certamente o treinador já tem as suas ideias sedimentadas quanto a estas questões. Veremos o que fará.

khadafi

Quote from: Zeus on 13 de January de 2010, 00:34
Ora vejámos os próximos jogos do Braga.
13/1-Trofense-Braga
17/1-Académica-Braga
20/1-Freamunde-Braga
23/1-Braga-Leiria
29/1-Braga-Sporting

Não sei porque é que há tanta pressa em se jogar esta fase da taça da Liga durante o mês de janeiro, acho que até Maio há tempo que chegue para ir colocando os jogos....
Eu até digo mais não percebo como é que os clubes aceitam toda esta palhaçada, e já nem estou a falar do formato do sorteio porque então isso é mesmo de 3º Mundo :o :o :o :o

Não! Dirigentes burros=calendário absurdo...
Força Braga!

Ricardo

Tem a ver com a quantidade de jogadores, tem a ver com a qualidade dos jogadores mas também com a mentalidade!
O exemplo do Rochemback é paradigmático. Quando saiu do Sporting para o Middlesboro perdeu muita gordura e ganhou músculo. Mal veio para o Sporting engordou outra vez e joga o que se vê.
Também tem a ver com a calendarização dos jogos. É inconcebível que o futebol esteja parado 3 semanas para depois ter os meses de Janeiro e Fevereiro ensanduichdos com jogos. Aliás, se bem me lembro, esta competição era para preencher o vazio do Natal... Creio que não será só culpa da liga, interesses maiores devem ter influenciado a calendarização...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com