News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/01

Started by JotaCC, 12 de January de 2010, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Renteria chega hoje

Chegada do colombiano mexe com o programa bracarense e "atira" a conferência de Imprensa de Domingos para o final do dia.

Wason Renteria chega esta manhã a Portugal, proveniente do Brasil, onde nos últimos dias acertou a sua desvinculação do Atlético de Minas Gerais.

O atacante vai acertar os últimos pormenores da mudança para Braga, no âmbito da cedência já acertada entre os minhotos e o FC Porto, dono dos seus direitos desportivos.

Renteria passará todo o dia no Estádio Axa, o que terá motivado uma mudança de horários no que respeita à conferência de imprensa de Domingos Paciência, de antevisão ao jogo com o Trofense, amanhã, para a Taça da Liga.

Normalmente, o treinador fala à comunicação social antes do treino. Desta vez, contudo, Domingos irá à sala de imprensa depois da sessão, às 18 horas. Presume-se que já sem o colombiano por perto...

A BOLA

JotaCC

Rentería regressa hoje a Braga

O dia de hoje marca o regresso de Rentería a Braga. O avançado colombiano deverá ser oficializado nas próximas horas, após a reunião agendada com a SAD arsenalista e o presidente António Salvador para ultimar os pormenores do empréstimo do ponta-de-lança.

Rentería será cedido pelo FC Porto, com quem tem contrato até 2011, e vai vestir a camisola do Sporting de Braga até ao final da temporada.
Acertad os os últimos detalhes entre o empresário do jogador e a SAD minhota, Rentería será oficializado nas próximas horas e amanhã já se juntará aos novos colegas de equipa.

Rentería regressa, assim, ao Sporting de Braga depois de ter representado o clube arsenalista na última época 2008/09. Recorde-se que o avançado colombiano apontou seis golos com a camisola do Sp. Braga, em 28 jogos disputados para o campeonato.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Rentería decide hoje
PAULO CÉSAR COM RENOVAÇÃO À VISTA
   
Rentería está neste momento em trânsito, oriundo da Colômbia, onde esteve nos últimos dias para tratar de questões particulares, depois de chegar a acordo com o Atlético Mineiro para a rescisão do contrato. O avançado, como se sabe, ainda pertence aos quadros do FC Porto e entre dragões e bracarenses está tudo tratado para um acordo de cedência até ao final da época. Repete-se o que sucedeu na temporada 2008/09, quando o colombiano jogou por empréstimo no Sp. Braga (marcou 6 golos em 28 jogos), fazendo dupla de ataque com Meyong que se pode agora repetir.

O jogador é esperado esta tarde em Braga para ultimar o acordo, naquela que foi a célere resposta da SAD arsenalista à "fuga" de Maazou, o avançado do Níger apontado ao Minho, mas desviado para França, em princípio para o Monaco.

Alvos

Entretanto, a renovação do contrato de Paulo César, por mais duas épocas, deve ser confirmada ainda esta semana. O próximo alvo é André Leone.


RECORD

JotaCC

"Vou para ser campeão"

Ainda está no Brasil, mas não pensa noutra coisa que não seja chegar a Portugal. O processo de Renteria atrasou-se ontem pelo facto de o jogador ter ficado retido em Minas Gerais, onde ainda não resolveu todos os assuntos particulares que tem pendentes. A rescisão com o Atlético Mineiro já está assinada, como contou o empresário Jorge Machado a O JOGO, e agora é tudo uma questão de dias.

"Espero que amanhã [hoje] já esteja em Portugal. Está tudo certo, ele já rescindiu com o anterior clube e só falta assinar", disse. "Até já está em viagem", continuou, ainda desconhecedor do atraso que Renteria nos explicou. "Tenho coisas para resolver para poder viajar tranquilo", frisou. "Se está tudo certo? O meu empresário é que sabe", prosseguiu, não negando, contudo, as "muitas saudades" que tem de Braga e de Portugal e o contentamento por ser o reforço de Inverno mais desejado por uma equipa que deixou no 5º lugar e recupera na liderança do campeonato. "Vou para ser campeão!", atirou então, recusando outro tipo de objectivos e comentários, pois não pode falar até ser apresentado.

Os dias que está a demorar prendem-se com o facto de não querer voltar ao Brasil depois de aterrar no Porto. A ideia é começar imediatamente a treinar para poder jogar o mais rapidamente possível, especialmente nesta altura em que o Braga tem um calendário tão apertado. Renteria ficará no Minho emprestado pelo FC Porto.


Colombiano é três-em-um

Renteria ao Braga garante a Domingos Paciência solução para mais do que uma posição. Além de alternativa a Meyong, Renteria pode também jogar numa ala, com funções semelhantes às de Paulo César. Além disso, permite jogar em 4x4x2, se tal for necessário.



Três reforços na calha para a estreia na Trofa

Miguel Garcia, Tiago Pinto e Rafael Bastos esperam pela convocatória de hoje para saberem se poderão ou não estrear-se amanhã na Trofa. Dos três reforços, a chamada de Garcia é praticamente certa. Rafael Bastos aguarda pelo certificado internacional.



Agente confirma interesse do Braga em Paulo César

António Teixeira, empresário de Paulo César, confirmou à Rádio Renascença a notícia de O JOGO que dava conta do interesse do Braga em renovar com o jogador. "Sabemos disso. Dependendo das condições, pode renovar. Ambas as partes têm essa vontade", confirmou.



O mesmo totalista em anos diferentes

As diferenças entre esta época e a anterior são por demais evidentes no Braga. A equipa é nova, o treinador também e até a sensação de serem campeões de Inverno é algo que os bracarenses estão a experimentar pela primeira vez. No entanto, há coisas que definitivamente nunca mudam. É o caso de Evaldo, que, tal como na temporada transacta, chegou a Janeiro como o único totalista dos arsenalistas. O lateral-esquerdo era indiscutível para Jorge Jesus e manteve o estatuto com a chegada de Domingos Paciência, que o fez alinhar do início ao fim em todos os jogos, de todas as competições (Liga Sagres, Taça de Portugal Millennium, Carlsberg Cup e Liga Europa) em que participaram os guerreiros do Minho. Ao todo, o brasileiro naturalizado português contabiliza 20 aparições ininterruptas em 2009/10, enquanto em 2008/09 somava 28, pelo facto de o clube minhoto ter sido obrigado a disputar a Taça Intertoto para chegar à extinta Taça UEFA, prova na qual realizaram oito encontros.



Atlético de Madrid ficou seduzido

Os ecos da regularidade que Evaldo tem revelado ao serviço do Braga já chegaram a outros campeonatos europeus, como o espanhol e o turco, dos quais surgiram rumores do interesse do Atlético de Madrid e do Burzaspor no lateral. E não é para menos. Afinal, este só falhou um jogo oficial em duas temporadas com a camisola dos arsenalistas, que, ao todo, realizaram 68 (48 em 2008/09 e 20 em 2009/10). O luso-brasileiro foi suplente de Edimar no empate (1-1) cedido pelos bracarenses, em casa, frente à Académica, na última época.


A "ameaça" Tiago Pinto


Com a abertura das inscrições, Evaldo passou a ter um concorrente directo para o lugar de lateral-esquerdo. Tiago Pinto já recebeu luz verde por parte da Liga de Clubes para participar em jogos oficiais e a estreia até poderá acontecer amanhã, frente ao Trofense. Resta saber se Domingos o lançará para o sector mais recuado ou se para o meio-campo.



O JOGO

JotaCC

Sp. Braga tornou-se o segundo "pequeno" a conquistar o título de "campeão de Inverno"

O Sporting de Braga tornou-se o segundo "pequeno" a conquistar o título de "campeão de Inverno" em 35 anos, ao terminar a primeira volta da edição 2009/2010 na liderança da Liga Sagres.

Depois de sete anos consecutivos de domínio do FC Porto ao "intervalo", os "arsenalistas" conseguiram um feito que, nas derradeiras três décadas e meia, apenas o Boavista tinha logrado, por duas vezes, em 1975/76 e 2000/2001.

Desta forma, Domingos Paciência junta-se a dois ilustres treinadores, o malogrado José Maria Pedroto e Jaime Pacheco, os dois últimos técnicos a roubar o "título" de Inverno aos três "grandes" (Benfica, FC Porto e Sporting).

Em 1975/76, os "axadrezados" encerraram a primeira volta com mais dois pontos (26 contra 24) do que o Benfica e em 2000/2001, já com as vitórias a três pontos e em 17 jornadas, totalizaram 38, mais um do que o FC Porto.

O Boavista caiu para segundo na primeira ocasião, ao ser ultrapassado pelos "encarnados", mas, na segunda, acabou mesmo por chegar ao título - repetindo o sucesso único entre os "pequenos" do Belenenses, na longínqua temporada de 1945/46 -, um ponto à frente dos portistas.

Nas restantes 32 temporadas, o FC Porto "virou" à frente em 21 ocasiões, o Benfica em oito (última vez em 1993/94) e o Sporting apenas em três (2001/2002).

Chegar à frente no final da primeira metade, não significa, no entanto, acabar na frente e conquistar o título, embora isso aconteça na grande maioria das ocasiões.

Em 35 anos, o "campeão de Inverno" acabou por chegar à frente em 25 ocasiões, o que significa que aconteceram 10 mudanças de líder, metade das quais protagonizadas pelo Benfica (1975/76, 76/77, 86/87, 90/91 e 2004/2005).

Por seu lado, o FC Porto, que perdeu o comando em cinco ocasiões, conseguiu três recuperações, a última em 1985/86, e o Sporting duas, a derradeira em 1999/2000, rumo a um título que lhe fugia desde 1981/82.


A ascensão de Braga e Rio Ave e a queda do Leixões

O Sporting de Braga, com mais 13 pontos, e o Rio Ave, que "trepou" oito lugares, são as equipas da Liga Sagres que mais progrediram na primeira volta em relação à época passada.

A formação "arsenalista", segunda que subiu mais posições (do sexto para o primeiro lugar), selou o primeiro "título" de Inverno com 36 pontos, contra 23 em 2008/2009, época em que o FC Porto liderava, com 31.

Apesar desta excelente primeira volta, em que apenas cedeu nove pontos (três empates e uma derrota, no reduto do vizinho Vitória de Guimarães), a vantagem do Sporting de Braga é mínima, pois Benfica e FC Porto também estão melhor.

Os "encarnados", que continuam em segundo, somam mais seis pontos (36 contra 30) e só perdem para os bracarenses devido ao confronto directo (desaire por 2-0 na "pedreira"), enquanto o FC Porto caiu de primeiro para terceiro, mas contabiliza mais um "pontinho".

Por seu lado, o Rio Ave foi a equipa que subiu mais posições, da 16.ª e última para a oitava, seguido pelo Sporting de Braga e do Vitória de Guimarães (do 10.º para o sexto), que também progrediu quatro pontos (22 contra 18).

A maior queda, tanto a nível pontual como no que respeita à tabela, foi protagonizada pelo Leixões, que cedeu 16 pontos (somava 27 e só tem 11) e 12 posições, de um sensacional quarto para o 16.º e último.

Destaque ainda, pela negativa, para o Sporting, que caiu nas duas vertentes: soma menos seis pontos, para os 24, e está um lugar abaixo, no quarto.


Classificação no final da primeira volta:

2008/2009 2009/2010

1. FC Porto 31 1. Sp. Braga 36

2. Benfica 30 2. Benfica 36

3. Sporting 30 3. FC Porto 32

4. Leixões 27 4. Sporting 24

5. Nacional 25 5. Nacional 24

6. Sp. Braga 23 6. V. Guimarães 22

7. Marítimo 23 7. U. Leiria 22

8. Estrela Amadora 19 8. Rio Ave 19

9. Naval 19 9. Marítimo 19

10. V. Guimarães 18 10. Académica 16

11. Académica 17 11. Naval 15

12. P. Ferreira 15 12. P. Ferreira 15

13. Belenenses 14 13. V. Setúbal 12

14. Trofense 12 14. Olhanense 11

15. V. Setúbal 12 15. Belenenses 11

16. Rio Ave 10 16. Leixões 11

Variações

Lugares

Rio Ave +8

Sporting de Braga +5

Vitória de Guimarães +4

Vitória de Setúbal +2

Académica +1

Benfica 0

Nacional 0

Paços de Ferreira 0

Sporting -1

Marítimo -2

Naval 1.º de Maio -2

Belenenses -2

FC Porto -3

Leixões -12

Pontos

Sporting de Braga +13

Rio Ave +9

Benfica +6

Vitória de Guimarães +4

FC Porto +1

Paços de Ferreira 0

Vitória de Setúbal 0

Nacional -1

Académica -1

Belenenses -3

Marítimo -4

Naval 1.º de Maio -4

Sporting -6

Leixões -16


O JOGO

JotaCC

No topo há 150 dias

A época começou torta mas depressa se endireitou e o Sp. Braga leva já meia volta a bater recordes e a arrasar os grandes. Faltam 117 dias para a Liga acabar.

Faz hoje 150 dias que o Sp. Braga está no topo da Liga Sagres.

Contra todas as previsões, mesmo as mais optimistas, a equipa de Domingos Paciência cavou alicerces na liderança.

Só por uma vez, no final da jornada 8, o Benfica conseguiu chegar ao primeiro lugar e mesmo assim em igualdade pontual com os bracarenses.

Considerando que faltam 117 dias para o Campeonato terminar - a 30.ª jornada disputa-se a 9 de Maio -, o Sp. Braga superou, em termos temporais, todas as expectativas. Pulverizou recordes internos com um arranque digno de um campeão, e numa primeira volta em que só por uma vez conheceu o sabor da derrota, em Guimarães, venceu os três grandes, uma proeza que confirmou (se dúvidas havia...) que na edição 2009/10 da Liga cabe mais um candidato ao título.

Líder à pressão

Foi debaixo de uma fortíssima pressão emocional que começou a escalada bracarense até ao topo. A eliminação precoce da Liga Europa, aos pés do modesto Elfsborg, deixou os adeptos descontentes e colocou Domingos Paciência numa posição muito delicada, apesar do apoio manifestado publicamente por António Salvador no final do segundo desafio com os suecos.

A vitória sobre a Académica, arrancada a ferros com um golo de cabeça de Meyong, aos 87 minutos, foi caso único numa jornada atípica em que todas as outras equipas empataram.

Mas foi o triunfo em Alvalade (2-1), com uma grande exibição colectiva dos minhotos, que deu à equipa índices de confiança para empreender uma primeira volta que entrou na história do clube.

Domingos Paciência disse recentemente que queria ganhar tudo pelo Sp. Braga, título nacional incluído.
Assumiu o desejo, não necessariamente a candidatura.

A BOLA

Olho Vivo

DESEJO

Benfica aposta em Eduardo para 2010/11

Jorge Jesus já fez saber quem quer para a baliza; futebolista sabe do interesse.

Está decidido. O principal objectivo do Benfica para a sua baliza na próxima temporada, sabe o DN, dá pelo nome de Eduardo, actual guarda-redes do Sporting de Braga e titular da selecção nacional, com presença assegurada no Mundial 2010 que se desenrola este ano na África do Sul.

Segundo o DN conseguiu apurar, Jorge Jesus fez saber, logo no início da temporada, junto de Luís Filipe Vieira e de Rui Costa, respectivamente presidente e director desportivo do clube da Luz, que Eduardo era o futebolista que podia assegurar qualidade e permanência para muitos e bons anos na baliza do Benfica. Na altura, com Quim e Moreira com mais um ano de contrato, para já não falar das "guerras" encetadas junto do Sporting de Braga pela aquisição do próprio Jorge Jesus e ainda de César Peixoto, a SAD preferiu deixar o assunto para segundas núpcias, porém, o DN está em condições de adiantar que na próxima época esse será um dos grandes objectivos tendo em vista o reforço do plantel.

Eduardo sabe do interesse do Benfica desde a primeira hora tendo mostrado agrado e disponibilidade para trocar a Cidade dos Arcebispos por Lisboa. No que seria a grande transferência do futebolista que, aos 27 anos, só representou três clubes: o Sp. Braga, Vitória de Setúbal e Beira-Mar.

O grande obstáculo ao desejo do Benfica chama-se Sporting de Braga que tem em mente valorizar o futebolista no Mundial 2010. Somente depois disso o actual líder da Liga principal está na disponibilidade de avaliar a saída do jogador mediante as melhores ofertas.

Aqui pode funcionar o desejo de Eduardo, que é casado com a fundista Jessica Augusto, logo a vontade de permanecer em Portugal pode ser mais forte do que a de emigrar, até porque o Benfica estaria na disposição de oferecer valores suficientemente sedutores para que o jogador rejeite uma mudança de país e, em simultâneo, possa continuar a lutar por títulos ao serviço do Benfica.

Fontes contactadas pelo DN asseguraram que o Sporting de Braga estabelece para início de negociação um valor a rondar os cinco milhões de euros, contudo, este montante tem possibilidades de ser inflacionado caso os bracarenses decidam resistir ao assédio e esperar pelo Mundial 2010.

O facto de Eduardo estar devidamente "sinalizado" para 2010/2011 foi uma das razões pela qual o Benfica optou por não contratar qualquer jogador para a sua baliza nesta reabertura do mercado, em Janeiro. Jorge Jesus é um confesso admirador de guarda-redes italianos, mas desde que treinou Eduardo em Braga identificou no titular da baliza nacional qualidades. Por isso, prefere esperar por um futebolista que conhece bem e está perfeitamente adaptado ao futebol português.

Eduardo é também o "culpado" por o Benfica ainda não ter chegado a acordo com Quim para uma eventual renovação do seu contrato - o actual titular dos encarnados termina contrato no final da actual temporada. Ainda assim, o DN apurou que o Benfica não coloca de lado, para já, a possibilidade de ter Quim e Eduardo a lutar pela baliza em 2010/2011.

Descartado está Moreira, guarda-redes que nunca colheu grande admiração junto de Jorge Jesus. O futebolista, que chegou a ser convocado para o Campeonato da Europa de 2004, vai terminar o seu ciclo na Luz no final da presente época. Certo, certo é novo round negocial entre Benfica e Sporting de Braga no próximo defeso com Eduardo no centro de todas as atenções.

Diário de Notícias

Olho Vivo

O incontornável Braga e os outros candidatos

12.01.2010 - 09:17 Luís Octávio Costa

O Braga é a grande surpresa da primeira volta do campeonato

O balanço da primeira volta do campeonato nacional de futebol pode muito bem começar pela lista de treinadores que sobreviveram às primeiras 15 jornadas. Domingos Paciência, Jorge Jesus, Jesualdo Ferreira, Carlos Brito, Jorge Costa e José Mota - inclua-se também Manuel Machado, longe da Liga por motivos de saúde. Trata-se de um grupo restrito o lote de resistentes na primeira metade de uma temporada que teve tanto de agitada como de atípica.

Foram quase tantas trocas de treinador como jornadas. Mas José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, tão depressa fala de "alguma anormalidade" e de "sinais de desmotivação" na Liga, como do "trabalho extraordinário" desenvolvido pelo "jovem promissor" Domingos Paciência entre um lote de treinadores que em Agosto se gabava de ser cem por cento nacional.

Não há volta a dar. O balanço da primeira volta do campeonato passa obrigatoriamente pelo Sporting de Braga e pelo facto de esta ser apenas a oitava vez desde que a prova existe em que o líder da primeira volta não é um dos três grandes (e nos últimos 20 anos, só por três vezes é que o líder da primeira volta não foi campeão nacional). O Belenenses conseguiu esse feito quatro vezes, o Boavista duas e a Académica uma, antes de o Braga se intrometer nas contas dos grandes.

O topo da classificação está apertado? Que o diga nomeadamente o FC Porto, que nos últimos 20 anos só não foi líder à 15.ª jornada em duas ocasiões (o Sporting em 2001/02; o Benfica em 1993/94) e que continua a ser a equipa mais vezes líder à viragem do campeonato (27 vezes). A equipa de Jesualdo Ferreira até soma mais um ponto (32) do que em igual número de jogos no ano passado (31), mas há que ter em conta a concorrência e o facto de este ser o terceiro pior pecúlio dos "dragões" à 15.ª ronda nos últimos dez anos.

O melhor Benfica

Até ver, 2009/2010 tem sido o campeonato da estabilidade do surpreendente Braga, a tal equipa que já foi primeira classificada à 19.ª jornada (decorria a temporada de 2004/05), mas que nunca fez melhor do que um quarto lugar. Paralelamente, tem sido também o campeonato do Benfica, versão Jesus, do melhor Benfica desde que uma vitória vale três pontos. Nunca os benfiquistas tinham feito mais de 33 pontos nas 15 primeiras jornadas. Desta vez já levam 36 na sua contabilidade e com direito a 39 golos marcados, o melhor ataque da competição. Despertou Cardozo, melhor marcador da prova com 14 golos, acompanha Saviola, prova viva do forte investimento das "águias" para esta maratona. E reagem os adeptos. Pouco espantará se a taxa de ocupação dos estádios aumentar nesta segunda volta...

A primeira metade teve de tudo. "Chicotadas" a torto e a direito, a queda de Paulo Bento, os problemas de saúde de Manuel Machado que deixaram o europeu Nacional à deriva e a aparição de André Villas-Boas, treinador que era-e-não-era do Sporting e que foi direitinho para o leme desgovernado da Académica. E casos: da secretaria aos túneis, passando por decisões controversas nos relvados.

De volta ao epicentro da questão. O Braga foi o último clube de Jorge Jesus, treinador do Benfica, segundo classificado, e de Jesualdo Ferreira, técnico do FC Porto, terceiro. O benfiquista diz que uma segunda volta igual à primeira chega para o título. O portista admite duas falhas e promete rectificar em 2010. Tem a palavra Domingos.


OS DESTAQUES DA 1.ª VOLTA

Sobe

Sporting de Braga
Falar da passagem de década sem falar do Sporting de Braga é como ir ao Minho e não comer rojões. Em Junho, António Salvador apresentou o treinador que ocuparia a vaga de Jorge Jesus como o "novo guerreiro" e Domingos Paciência respondeu ao presidente, prometendo fazer "melhor" do que na época que ficara para trás. Quinze jornadas depois, os objectivos do treinador de 40 anos são bem distintos e António Salvador será um presidente bem mais ambicioso. O Braga, competente, terminou a primeira volta na primeira posição. Fala-se em título.

Saviola (Benfica)
Quem é que acha que cinco milhões de euros por Saviola, argentino de 27 anos (pequeno para o Barcelona, invisível para o Real Madrid), é um investimento desproporcionado? Hoje, a resposta seria uma fila de clubes interessados nos préstimos de "el conejo", jogador responsável por 16 golos com a camisola do Benfica, mas principalmente protagonista de alguns dos mais belos movimentos (e momentos) da primeira metade do campeonato português. Fica uma ideia: comprar o bilhete para um jogo e acompanhar Saviola do início ao fim. Valerá a pena.

André Villas-Boas (Académica)
A Académica, já se sabe, tem um problema crónico: anda ao sabor da maré, sujeitando-se ao veredicto final do campeonato. A sétima jornada desta época foi marcante para muitas equipas, mas o clube de Coimbra foi o que melhor apostou. Desencantou André Villas-Boas, até então braço direito de José Mourinho, e a Académica, um iôiô em movimento descendente, apresentou resultados, acabando a primeira volta com quatro vitórias consecutivas em casa e um respeitável décimo lugar. Villas-Boas voltou às bocas do campeonato (Sporting?), mas este coelho ficou na cartola da Académica.

Desce

Sporting
A segunda metade do campeonato até pode correr muito bem ao Sporting e menos bem ao Braga, ao Benfica, ao FC Porto... Mas dificilmente esta deixará de ser uma das temporadas mais frustrantes para os sportinguistas, que viram o seu clube despedir-se demasiado cedo das suas principais metas. Falhado o objectivo Liga dos Campeões, Paulo Bento não resistiu a uma série interminável de maus resultados e de exibições constrangedores. Os "leões" estão a 12 pontos do topo (no ano passado estavam a apenas um de distância). E isso diz quase tudo.

Leixões
Diz a estatística que o Leixões é a equipa que mais margem de manobra perdeu no espaço de um ano. Se na primeira metade de 2008/09 se falava da equipa de Matosinhos à boca cheia (excelentes resultados frente aos três grandes, quarto lugar com 27 pontos), hoje os seus adeptos olham para a equipa orientada por José Mota com desconfiança. O Leixões, versão 2009/2010, perdeu muitas peças e ressente-se disso mesmo. Soma 11 pontos, menos de metade do que em igual número de jogos do ano passado. E só o Vitória de Setúbal sofreu mais golos.

Casos
Quando se pensava que este campeonato já tinha visto de tudo, a Naval 1.º de Maio ameaça assumir o protagonismo entre os casos da época. A equipa da Figueira da Foz é alvo de uma acção criminal (por suspeitas de falsificação na declaração de cumprimento salarial) que pode ditar a sua exclusão da Liga. Mas não foi este o único caso escondido com o rabo de fora. O mais mediático dos vários "túneis" é o do Estádio da Luz, um processo que continua a arrastar-se entre as pastas da Comissão Disciplinar da Liga. Hulk e Sapunaru estão parados. Os adeptos da Liga sem respostas.

Público

JotaCC

A equipa da 15ª jornada para o Maisfutebol
Sp. Braga com três representantes

O líder Sp. Braga, com três jogadores, é a equipa mais representada no onze da 15ª jornada para o Maisfutebol. Numa ronda sem notas máximas, os minhotos terminam da melhor maneira uma primeira volta notável, graças à vitória por 2-0 sobre o Nacional. F.C. Porto, Sporting e Académica têm dois jogadores cada, com Saviola e Sereno a assegurarem as representações dos outros clubes contemplados, Benfica e V. Guimarães.

Eis a equipa da 15ª jornada para o Maisfutebol:

Rui Patrício (Sporting), 4

Filipe Oliveira (Sp. Braga), 4
Bruno Alves (F.C. Porto), 4
Tonel (Sporting), 4
Sereno (V. Guimarães), 4

Sougou (Académica), 4
Vandinho (Sp. Braga), 4
Hugo Viana (Sp. Braga), 4
Lito (Académica), 4

Saviola (Benfica), 4
Falcao (F.C. Porto), 4

Como critérios de desempate, no caso de jogadores com a mesma nota, definem-se os seguintes aspectos: 1-Influência directa do jogador em causa no resultado, através da marcação de golos; 2-Pontos conseguidos pela sua equipa; 3-No caso dos defesas e dos guarda-redes, o número de golos sofridos pela sua equipa e, só depois, o número de golos marcados; 4-No caso dos médios e avançados, o número de golos marcados pela sua equipa e, só depois, o número de golos sofridos; 5-Minutos jogados; 6-Critério disciplinar; 7-Classificação das respectivas equipas .



Sp. Braga foi quem mais ganhou, Leixões fez menos 16 pontos

Quem subiu e quem desceu na comparação com a época passada

Os três primeiros classificados da Liga tiveram melhor rendimento na primeira volta, na comparação directa com a época passada. O líder Sp. Braga foi a equipa que mais subiu (13 pontos), com o Benfica a registar igualmente uma melhoria assinalável (mais seis pontos do que com Quique Flores. Mesmo virando em terceiro (há um ano estava na frente), o F.C. Porto tem mais um ponto do que no fim da primeira volta da época passada.

Já o Sporting baixa de forma tão acentuada como a subida do Benfica: menos seis pontos nas 15 primeiras jornadas, que lhe valem, ainda assim, o quarto lugar. O Nacional, em igualdade com os leões, também tem menos um ponto do que há um ano por esta altura. V. Guimarães e Rio Ave são as outras equipas com rendimento melhorado, enquanto o U. Leiria leva vantagem na comparação com o E. Amadora, cuja vaga ocupou.

Entre as equipas que perdem terreno, destaque para a queda abrupta do Leixões (menos 16 pontos): há um ano, por esta altura, a equipa de José Mota estava em quarto lugar, a quatro pontos do líder. Agora, partilha a lanterna vermelha com Belenenses e Olhanense.

Sp. Braga, 36 (+13)
Benfica, 36 (+ 6)
F.C. Porto, 32 (+1)
Sporting, 24 (-6)
Nacional, 24 (-1)
V. Guimarães, 22 (+ 4)
U. Leiria, 20 (+1*)
Rio Ave, 19 (+9)
Marítimo, 19 (-4)
Académica, 16 (-1)
Naval, 15 (-4)
P. Ferreira, 15 (=)
V. Setúbal, 12 (=)
Olhanense, 11 (-1**)
Leixões, 11 (-16)
Belenenses, 11 (-3)

* Comparação com o E. Amadora
** Comparação o Trofense

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Braga: Rentería chega esta terça-feira


O avançado colombiano está de regresso aos arsenalistas.

Rentería, está de regresso ao Minho e em concreto ao Sporting de Braga. O avançado colombiano chega, proveniente do Brasil, onde nos últimos dias acertou a sua desvinculação do Atlético Mineiro.

Rentería vai cumprir a habitual sessão de testes médicos, passará todo o dia no Estádio Axa e não haverá apresentação pública, sendo que deverá já participar na sessão vespertina orientada por Domingos Paciência.

RTP

JotaCC

Após deixar o Atlético-MG, Rentería volta ao Braga-POR
Atacante chegaria a Portugal na manhã desta terça

O atacante colombiano Rentería, campeão da Libertadores de 2006 pelo Inter, voltará a defender o Braga-POR, após uma passagem sem brilho pelo Atlético-MG em 2009. O jogador é esperado para chegar a Portugal na manhã desta terça, no horário local, e acertar os detalhes da transferência para o clube lusitano.

A transferência já foi acertada entre Braga e Porto, clube que detém os direitos econômicos sobre o jogador.

Após deixar o Inter no final de 2006, Rentería voltou ao Brasil no ano passado. O colombiano não repetiu com a camisa atleticana as boas atuações pelo Colorado, clube pelo qual marcou gols decisivos para a conquista da Libertadores, contra Nacional e LDU. Já pelo time alvinegro, marcou apenas um gol em 16 partidas.


ZERO HORA

JotaCC

Rentería nega indisciplina no Atlético Mineiro

BOGOTÁ — O artilheiro colombiano Wason Rentería disse que deseja voltar ao português Braga, e destacou que não teve qualquer problema disciplinar com o técnico Vanderlei Luxemburgo durante sua permanência no Atlético Mineiro.

"Quero deixar claro que em nenhum momento tive problema de disciplina no Atlético Mineiro", garantiu o jogador, de 24 anos, ao site "Futbolred".

Rentería destacou que o problema no Atlético foi de "continuidade". "Lá (Belo Horizonte) não tive a continuidade necessária e decidi buscar novos ares".

O jogador, que integrou a seleção da Colômbia nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul e cujos direitos esportivos pertencem ao Porto, estava cedido ao Atlético Mineiro até meados de 2010, mas chegou a um acordo para rescindir o contrato.

"O mais provável é que volte ao Sporting Braga, clube que conheço e no qual fui muito bem em Portugal. De qualquer forma, vamos esperar para resolver temas importantes".


AFP

JotaCC

Braga imita "bis" do Boavista
2.º "PEQUENO" A SER CAMPEÃO DE INVERNO EM 35 ANOS
   
O Sporting de Braga tornou-se o segundo "pequeno" a conquistar o título de "campeão de Inverno" em 35 anos, ao terminar a primeira volta da edição 2009/10 na liderança da liga.

Depois de sete anos consecutivos de domínio do FC Porto ao "intervalo", os "arsenalistas" conseguiram um feito que, nas derradeiras três décadas e meia, apenas o Boavista tinha logrado, por duas vezes, em 1975/76 e 2000/2001.

Desta forma, Domingos Paciência junta-se a dois ilustres treinadores, o malogrado José Maria Pedroto e Jaime Pacheco, os dois últimos técnicos a roubar o "título" de Inverno aos três "grandes" (Benfica, FC Porto e Sporting).

Em 1975/76, os "axadrezados" encerraram a primeira volta com mais dois pontos (26 contra 24) do que o Benfica e em 2000/2001, já com as vitórias a três pontos e em 17 jornadas, totalizaram 38, mais um do que o FC Porto.

O Boavista caiu para segundo na primeira ocasião, ao ser ultrapassado pelos "encarnados", mas, na segunda, acabou mesmo por chegar ao título - repetindo o sucesso único entre os "pequenos" do Belenenses, na longínqua temporada de 1945/46 -, um ponto À frente dos portistas.

Nas restantes 32 temporadas, o FC Porto "virou" à frente em 21 ocasiões, o Benfica em oito (última vez em 1993/94) e o Sporting apenas em três (2001/2002).

Chegar à frente no final da primeira metade, não significa, no entanto, acabar na frente e conquistar o título, embora isso aconteça na grande maioria das ocasiões.

Em 35 anos, o "campeão de Inverno" acabou por chegar à frente em 25 ocasiões, o que significa que aconteceram 10 mudanças de líder, metade das quais protagonizadas pelo Benfica (1975/76, 76/77, 86/87, 90/91 e 2004/2005).

Por seu lado, o FC Porto, que perdeu o comando em cinco ocasiões, conseguiu três recuperações, a última em 1985/86, e o Sporting duas, a derradeira em 1999/2000, rumo a um título que lhe fugia desde 1981/82.


RECORD

JotaCC

A equipa
Braga campeão

Há um ano, o Sporting de Braga chegava ao final da primeira volta com 23 pontos, tinha por esta altura 4 derrotas, lutava por aquilo que habituou os adeptos do futebol a traçar-lhe como meta: um lugar europeu.

Agora, com uma conjuntura completamente desfavorável – Benfica empolgado e empolgante e FC Porto sem poder relaxar devido à pujança do arqui-rival – dobra o campeonato em primeiro lugar, tem apenas uma derrota, soma 36 pontos. Além disso, projecta jogadores, faz negócios, abre novos 'apetites'. O Braga é grande campeão da primeira volta da Liga. O título vale o que vale (é apenas simbólico). Mas assenta-lhe como uma luva.



Mário Pereira

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Alan e o "seu" Sporting de Braga comandam ataques ao fim da primeira volta

O Sporting de Braga domina as estatísticas no capítulo de mais ataques ao fim da 15.ª jornada, última da primeira volta, da Liga Sagres, liderando destacado as contas individuais (com Alan) e colectivas.

Totalista nos jogos da primeira volta, o avançado brasileiro contabiliza 173 ataques, que perfaz uma média de 11,53 ataques por jogo, seguido à distância por Targino, do Vitória de Guimarães, com 130 em 14 jogos (média de 9,29).

O "ranking" colectivo também tem assinatura bracarense, com os "campeões de Inverno" a totalizarem 633 ataques na primeira volta (média de 42,20 por jogo), seguidos dos três grandes: FC Porto, com 625 (média de 41,67), Benfica, com 597 (38,80) e Sporting, com 566 (37,73).


Mais Ataques:

Pos Jogador Equipa Valor Jogos Média / Jogo

1 Alan Sp. Braga 173 15 11,53

2 Targino V. Guimarães 130 14 9,29

3 Marinho Naval 130 15 8,67

4 Di Maria Benfica 127 13 9,77

5 Bruno Gama Rio Ave 127 15 8,47

6 Hulk FC Porto 123 12 10,25

7 Sougou Académica 118 15 7,87

8 Mossoró Sp. Braga 114 15 7,60

9 Varela FC Porto 113 10 11,30

10 Ukra Olhanense 95 14 6,79

11 Cristiano P. Ferreira 94 11 8,55

12 Saviola Benfica 92 15 6,13

13 Carlão U. Leiria 90 14 6,43

14 Keita V. Setúbal 90 15 6,00

15 Liedson Sporting 87 14 6,21

16 Manú Marítimo 84 13 6,46

17 Nuno Assis V. Guimarães 79 12 6,58

18 Fredy Belenenses 78 14 5,57

19 Lima Belenenses 77 12 6,42

20 Paulo César Sp. Braga 71 15 4,73


Por Equipa: Valor Jogos Média/Jogo

1 Sp. Braga 633 15 42,20

2 FC Porto 625 15 41,67

3 Benfica 597 15 39,80

4 Sporting 566 15 37,73

5 V. Guimarães 526 15 35,07

6 P. Ferreira 488 15 32,53

7 Académica 480 15 32,00

8 Naval 473 15 31,53

9 Rio Ave 454 15 30,27

10 Nacional 438 15 29,20

11 Leixões 413 15 27,53

12 Olhanense 410 15 27,33

13 Marítimo 409 15 27,27

14 Belenenses 406 15 27,07

15 V. Setúbal 339 15 22,60

16 U. Leiria 337 15 22,47


O JOGO

JotaCC

Balanço da primeira volta: veja quem é o jogador mais pontuado
Sp. Braga e Benfica dominam a lista do Maisfutebol


O médio do Sp. Braga Márcio Mossoró é o jogador mais pontuado pelos jornalistas do Maisfutebol ao longo da primeira volta. Presente em todos os jogos da sua equipa, o criativo dos minhotos tem dois pontos de avanço sobre o benfiquista Saviola, que falhou uma partida. O pódio fica completo com a presença de Alan (Sp. Braga) e ainda do médio do U. Leiria, André Santos.

Sem surpresa, os líderes Sp. Braga (sete jogadores) e Benfica (cinco) dominam o top-30, que conta apenas com dois jogadores do F.C. Porto, devido à rotatividade na equipa de Jesualdo Ferreira.

Confira os jogadores mais pontuados da primeira volta:

Mossoró (Sp. Braga), 54 pontos

Saviola (Benfica), 52
Alan (Sp. Braga), 49
André Santos (U. Leiria), 49
Javi Garcia (Benfica), 48
Moisés (Sp. Braga), 48
Ruben Micael (Nacional), 48
Bruno Gama (Rio Ave), 48
Baba (Marítimo), 48
Diego (Leixões), 48
David Luiz (Benfica), 47
Quim (Benfica), 47
Rui Patrício (Sporting), 47
Nilson (V. Guimarães), 47
Bruno Miguel (U. Leiria), 47
Sougou (Académica), 47
Peiser (Naval), 47
João Pereira (Sp. Braga/Sporting), 46
Bruno Alves (F.C. Porto), 46
Raul Meireles (F.C. Porto), 46
Bracalli (Nacional), 46
Gaspar (Rio Ave), 46
João Tomás (Rio Ave), 46
Djuricic (U. Leiria), 46
Cássio (P. Ferreira), 46
Leonel Olímpio (P. Ferreira), 46
Cardozo (Benfica), 45
Vandinho (Sp. Braga), 45
Eduardo (Sp. Braga), 45
Evaldo (Sp. Braga), 45

João Moutinho (Sporting), 45
Liedson (Sporting), 45

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

18 CONVOCADOS PARA JOGO COM O TROFENSE


O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, convocou 18 jogadores para o jogo com o Trofense (quarta-feira, dia 13 de Janeiro, às 18h00, no Estádio CD Trofense) a contar para a 2ª jornada da III Fase da Taça da Liga.



A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Kieszek, Filipe Oliveira, Miguel Garcia, André Leone, Paulão, Evaldo, Vandinho, Hugo Viana, Mossoró, Peña, Diogo Valente, Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César, Yazalde e Meyong.


IN SCBRAGA.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

BOLETIM CLÍNICO

Rodriguez



Rotura muscula na face posterior da perna esquerda. O atleta efectua tratamento.



Moisés



Mialgia na face posterior da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio.



Peterson



Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.



Andrés Madrid



Traumatismo no pé direito com contusão óssea. O atleta efectua tratamento.



Bruno Tiago



Sequelas de fractura dos ossos da perna esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.



Braga, 12 de Janeiro de 2010



Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.



O Director Clínico do SC Braga



Drº João Pedro Araújo

IN SCBRAGA.PT
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Leões visitam Braga a 29 de janeiro
NA ABERTURA DA 17.ª JORNADA DO CAMPEONATO 

A 17.ª ronda da Liga Sagres arranca no dia 29, uma sexta-feira, com o Sporting de Braga a receber o Sporting, às 20:45, num jogo transmitido em direto na RTP1. Nas alterações à jornada anunciadas esta terça-feira pela Liga, ficou ainda a saber-se que o Nacional-FC Porto será no dia 30 (17 horas), enquanto o Benfica recebe o Vitória de Guimarães, no mesmo dia, às 19:15.

Programa da 17.ª jornada:

LIGA SAGRES:

- Sexta-feira, 29 de janeiro:
Sporting de Braga - Sporting, 20:45 (RTP1)

- Sábado, 30 de janeiro:
União de Leiria - Olhanense, 16:00
Naval - Belenenses, 16:00
Nacional - FC Porto, 17:00 (Sport TV1)
Benfica - Vitória de Guimarães, 19:15 (Sport TV1)

- Domingo, 31 de janeiro:
Vitória de Setúbal - Rio Ave, 16:00
Paços de Ferreira - Académica, 18:00 (Sport TV1)

- Segunda-feira, 1 de fevereiro:
Leixões - Marítimo, 20:15 (Sport TV1)

IN RECORD

BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Sp. Braga: estreia para Miguel Garcia
Domingos chama reforço de Inverno e faz descansar Moisés e Alan


A estreia de Miguel Garcia e as ausências de Alan e Moisés são as novidades na convocatória do Sp. Braga para a deslocação à Trofa, relativa à segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga, nesta quarta-feira, às 18 horas.

Contratado ao Olhanense no mercado de Inverno para suprir a saída de João Pereira, o defesa, que habitualmente alinha na direita, tem, assim, oportunidade de estrear-se no onze bracarense. Já os brasileiros Alan e Moisés, jogadores com mais minutos no Sp. Braga (o central é totalista), vão poder descansar da competição. Moisés tem, ainda, uma mialgia na face posterior da coxa.

O treinador Domingos Paciência continua sem poder contar com o central Rodriguez (rotura muscular) e o médio Andrés Madrid (traumatismo no pé direiro), além do jovem Peterson, que recupera de operação ao joelho.

Lista de convocados

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone, Paulão e Miguel Garcia;
Médios: Vandinho, Mossoró, Peña e Hugo Viana;
Avançados: Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Diogo Valente e Yazalde.

MAIS FUTEBOL