News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/10

Started by Kintaro, 06 de October de 2006, 07:57

Previous topic - Next topic

Kintaro

Marcel quer muito mais
AVANÇADO FAZ HORAS EXTRAS PARA APURAR FINALIZAÇÃO


Às 10 horas em ponto, o plantel iniciou o treino que durou mais de uma hora, tendo Carlos Carvalhal orientado uns miniconjuntos. No final, autógrafos e um banho retemperador. Mas faltava... Marcel! O avançado brasileiro ficou mais alguns minutos no relvado a apurar a finalização. Cruzamentos da direita, remate de primeira; bola da esquerda, cabeceamento; umas vezes mais perto da área, outras bastante afastado da baliza. Foram remates para todos os gostos e feitios que Marcel treinou ontem e muitos, muitos golos para os que se mostraram mais atentos e dispensaram o período destinado aos autógrafos.

Emprestado pelo Benfica, onde não demonstrou a pontaria revelada ao serviço da Académica (13 golos em 32 jogos para a Liga), o brasileiro quer mostrar muito mais em Braga. O primeiro golo, que se diz ser o mais difícil de conseguir, já está. E jamais será esquecido! Foi contra o FCPorto, numa titularidade para muitos inesperada e que abriu caminho à vitória frente aos campeões nacionais.

in Record





Médio vai reaparecer em breve sem limitações
Vandinho é que sabe quando pode regressar

   Jogador está em processo de auto-análise
   Foi no dia 15 de Agosto, corria o minuto 73 do jogo com o Bétis, quando Vandinho, com queixas no pé esquerdo, se viu forçado a ceder lugar a Castanheira

Aos 28 anos, e na sua terceira época no Braga, Vandinho experimenta um dos períodos mais longos de ausência, por lesão, da sua carreira. Um afastamento que começou numa tarde de alegria, mas que terminou da pior forma para o médio com perfil de... carteiro. No dia seguinte ao jogo ficou a saber que tinha uma entorse na tibiotársica, mas não esperava dois meses de afastamento. Pelo meio, várias foram as tentativas para que retomasse os treinos, mas as dores persistiam e o desejado regresso à competição foi adiado, surgindo notícias de que sofrera uma rotura parcial do ligamento, não confirmada, de resto, pelo departamento médico.

Conhecido e elogiado pela sua disciplina táctica, Vandinho transportou-a para o trabalho que (continuava) a ser preciso fazer e Carvalhal foi somando alternativas em campo à medida que os jogos surgiam no horizonte, à média de um esquema por jogo (ver quadro à parte). Nos últimos dias, no entanto, ainda que sob um manto de secretismo por parte do departamento médico do clube, começou, finalmente, a pairar uma luz ao fundo do túnel com o aumentar da carga e variedade do treino. Sempre com o jogador a repetir respostas positivas, como ontem aconteceu. Neste cenário, informações ontem recolhidas por O JOGO dão conta de que o atleta se encontra num processo de auto-análise e que lhe cabe a ele, agora, decidir quando estará em condições, limitando-se a equipa médica a apoiá-lo no quotidiano.

Carvalhal espera-o, de braços abertos, mas quem esteve quase dois meses sem competir terá ainda que readquirir ritmo, razão pela qual o jogo com o Beira-Mar, aquele que se segue, ainda não marcará o regresso de Vandinho aos relvados.



Títularíssimo com Jesualdo
Fechar o triângulo


Quando se lesionou, frente ao Bétis, Vandinho integrava o triângulo apontado por todos como natural no meio-campo de Carlos Carvalhal - depois de ter sido titularíssimo com Jesualdo Ferreira - jogando à esquerda de João Pinto, com Madrid nas costas. Uma equação que, ao que tudo indica, tem pernas para andar, assim Vandinho recupere a forma e se entregue ao jogo com a mesma paixão e disciplina que sempre patenteou. Com a lesão que o afastou a dias de ser ultrapassada em definitivo, importa readquirir o ritmo competitivo e até pode ser que no final de Outubro o triângulo



Com Vandinho haverá nova versão
As sete vidas diferentes de um só meio-campo


Não deve haver nenhum adepto do Braga que não sinta saudades de Vandinho e os números que a seguir apresentamos dão-lhe razão, na lógica de que, em sete jogos, o técnico Carlos Carvalhal experimentou outras tantas versões no meio-campo arsenalista. Uma leitura pormenorizada dos sete jogos oficiais disputados faz perceber e sustenta a lógica de alternativa constante a que o técnico se viu obrigado, o que, em outra leitura, pode levar à conclusão que, uma vez pronto a jogar, Vandinho poderá ter um lugar no meio-campo e torná-lo mais estável. Madrid (7 vezes), João Pinto e Hugo Leal (4) e Ricardo Chaves (3) foram os mais utilizados num meio-campo onde estiveram ainda Frechaut, Luís Filipe e Castanheira, este num regresso feliz à titularidade frente ao FC Porto, pois foi um dos melhores.



Para a Taça UEFA
Duelo com o amigo Adriano


Será duplamente especial para Marcel a deslocação do Braga a Sevilha, a contar para a fase de grupos da Taça UEFA. Por um lado, o avançado brasileiro terá a oportunidade de defrontar o actual detentor do título e vencedor da Supertaça Europeia; por outro, deverá cruzar-se em campo com o compatriota e amigo Adriano (lateral-direito), com quem jogou desde as camadas jovens até à equipa profissional do Curitiba. Aliás, juntos figuraram inclusivamente na equipa que obteve, em 2002/03, o título inédito de Campeão Paranaense, precisamente na mesma época em que Marcel logrou marcar um total de 20 golos no Brasileirão, sendo ainda hoje o maior artilheiro da história do clube da Coxa. Foi seguramente o ponto mais alto deste antigo praticante de futebol de salão, pois na mesma altura foi chamado por Ricardo Gomes à selecção pré-olímpica do Brasil.



Clubes e golos
2002/03

Curitiba
32 golos

2004/05

Suwon Samsung Bluewings
12 golos

Académica
4 golos

2005/06

Académica
9 golos

Benfica
-

2006/07

Braga
1 golo



Oito ausências no treino
João Pinto com gripe, Marcel factura


Subiram para oito o número de jogadores ausentes da preparação, ainda que os seus nomes não sejam exactamente os mesmos. Dito de outra forma, Marcel retomou a preparação sem limitações como, de resto, estava previsto, mas Zé Carlos, que realizou treino preventivo, e Paulo Santos, que trocou o relvado pelo ginásio, para treino específico, não acompanharam a sessão ministrada na manhã de ontem por Carlos Carvalhal. Contudo, a principal novidade saiu do lote de jogadores no departamento médico, com João Pinto - até quarta-feira a debelar um processo inflamatório num joelho - a faltar ao apronto por estar com gripe. Quanto aos restantes (Castanheira e Hugo Leal) dividiram-se entre o tratamento e o ginásio, enquanto Bruno Gama e Paíto, já se sabia, estão concentrados nas selecções portuguesa de sub-20 e de Moçambique, respectivamente. Depois de ter feito o primeiro golo ao FC Porto, Marcel continua a revelar pontaria, detalhe que exercitou no final do apronto, correspondendo aos cruzamentos de Rifa. Depois de três treinos abertos ao público, hoje é dia de treino à porta fechada, novamente de manhã, regressando os jogadores amanhã ao Estádio 1º de Maio, pelas 10h00, para um jogo-treino com o Vizela, ex-clube do adjunto Carlos Garcia.



Jornada a jornada

1ª Jornada

Braga-P. Ferreira (2-1)

Num meio-campo de cariz mais defensivo, Madrid e Ricardo Chaves apoiaram João Pinto na missão de atacar, num jogo ganho nos descontos com um autogolo de Geraldo.

2ª jornada

Aves-Braga (0-1)

Frechaut apareceu a titular num apoio intermédio a João Pinto, com Madrid a continuar como o trinco de eleição. Wender criou e marcou o polémico penálti da vitória.

1ª Mão Taça UEFA

Braga-Chievo (2-0)

Hugo Leal estreia-se e é a novidade no onze. Ricardo Chaves deriva para esquerda na zona intermédia, num "miolo" que mistura a criatividade, músculo e muito pulmão.

3ª jornada

Braga-Leiria (0-1)

Luís Filipe é o senhor que segue na lista de experiências no meio-campo, com Hugo Leal à esquerda. O figurino não convence e, apesar da agressividade, o Braga perde o jogo.

4ª jornada

Estrela-Braga (0-0)

No meio-campo mais defensivo de sempre, o Braga fecha os caminhos para a baliza com dois "trincos": Madrid e Ricardo Chaves. João Pinto é o criativo, mas não se passa do nulo.

2ª Mão Taça UEFA

Chievo-Braga (2-1 a.p.)

Carvalhal surpreende e coloca dois criativos e apenas um trinco num jogo que se adivinhava de pressão. O sofrimento dura até ao prolongamento mas a qualificação acontece.

5ª jornada

Braga-FC Porto (2-1)

Substituto "natural" de Vandinho na época passada, Castanheira é a surpresa no onze, com Hugo Leal à sua direita. Faz um grande jogo e domina toda a sua área de acção.

in O Jogo





JOÃO PINTO DE NOVO AUSENTE

O camisola 10 voltou ontem a não subir ao relvado para o treino do Sporting de Braga, devido a uma síndrome gripal. Além de João Pinto, na sessão de trabalho à qual assistiram muitos adeptos bracarenses – que aproveitaram o feriado para assistir à forma como trabalha a equipa arsenalista, com um capital de confiança em crescimento após o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, seguido de um triunfo frente ao FC Porto para o campeonato da Liga –, mais três jogadores do plantel conduzido por Carlos Carvalhal não estiveram presentes.
O guarda-redes Paulo Santos realizou trabalho específico no ginásio, enquanto as ausências de Gama e Paíto se ficam a dever ao facto de os jogadores estarem ao serviço da Selecção de Sub-20 e de Moçambique, respectivamente. Para além destes quatro jogadores com os quais o técnico dos minhotos não pôde ontem contar, outros quatro trabalharam de forma condicionada, o que levou inclusivamente à chamada do guarda-redes júnior Daniel aos trabalhos do plantel principal.
O médio Vandinho cumpre o programa de reintegração progressiva e ontem foi acompanhado pelo ponta-de-lança Zé Carlos, que depois da corrida foi trabalhar para o ginásio. Já o médio Hugo Leal recupera de uma entorse na tibio-társica, tendo cumprido nova sessão de tratamento e ginásio. Castanheira prossegue o tratamento a uma distensão muscular, tendo também estado no ginásio. Amanhã, o Braga disputa um jogo-treino com o Vizela a partir das 10h00, no Estádio 1.º de Maio.

O Sporting de Braga convocou para o próximo dia 12, quinta-feira, uma assembleia geral em sessão ordinária, a realizar pelas 20h30 no auditório da Associação de Futebol de Braga. Na ordem de trabalhos constam três pontos: a apreciação e votação do relatório e contas referente ao exercício anterior e respectivo parecer do Conselho Fiscal; a apreciação e votação do orçamento geral; deliberação sobre a alteração do local da sede social para o estádio Municipal de Braga.
Referência ainda para a filial número um do Sporting de Braga, o Arsenal do Minho de Toronto (que o plantel de Carvalhal visitou em Maio, quando esteve no Canadá) comemorou ontem 20 anos.

in O Norte Desportivo Online