News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 07/01

Started by JotaCC, 07 de January de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Maazou está garantido

É ponto assente: Moussa Maazou vai jogar no Sporting Clube de Braga até ao final da temporada. A garantia foi dada no site oficial dos moscovitas. A presença do atleta na cidade dos arcebispos ainda não se verificou, devido ao facto das festividades de Natal na Rússia. Burocracias em torno do visto adiaram por alguns dias a chegada do jogador.

O avançado do Níger deve apresentar-se apenas na próxima semana na capital minhota. Há a esperança de contar com o jogador após o desafio com o Nacional da Madeira, todavia o facto de Meyong não ter sido convocado para a CAN ofereceu maior margem de manobra aos minhotos.
Maazou vai jogar por empréstimo até ao final da temporada e o Sporting Clube de Braga fica com uma cláusula de opção de compra na ordem dos 4,8 milhões de euros. Verba considerada demasiado elevada em Braga, mas uma imposição do CSKA, que não quer perder o dinheiro investido no jovem atleta.
Na próxima semana deve seguir igualmente Yazalde para Olhão.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Preço de Evaldo assusta Atlético
INTERESSE A ESBARRAR NAS EXIGÊNCIAS DE SALVADOR
   
Evaldo interessa mesmo ao At. Madrid, conforme adiantámos na edição de ontem, mas a abordagem dos colchoneros à SAD presidida por António Salvador assustou pelos valores exigidos. Os arsenalistas não estão em saldo e elevaram a fasquia pelo esquerdino de 26 anos, o que esfriou os contactos com a equipa orientada por Quique Flores, um admirador das qualidades do brasileiro que também tem, desde o ano passado, nacionalidade portuguesa.

O At. Madrid tem observado Evaldo com insistência e está convencido das suas qualidades e da mais-valia que poderia constituir para o 12.º classificado da Liga espanhola, mas não acredita que possa demover Salvador e baixar as suas exigências.

Por seu turno, o Sp. Braga já fez um encaixe precioso com a venda de João Pereira e não quer perder fulgor na luta pelo título, sendo Evaldo uma peça verdadeiramente fundamental no xadrez de Domingos Paciência. As necessidades espanholas podem levar a direção de Enrique Cerezo a entrar em loucuras, mas não é esse o cenário que está a desenhar-se no imediato.

Maazou complica-se

Ainda não foi ontem que Maazou se apresentou em Portugal e o Sp. Braga começa a inquietar-se com tantas demoras. Os minhotos têm acordo com o CSKA de Moscovo, mas o atleta, natural do Níger, está a encravar a operação, seduzido por outras possibilidades, pelo que não será de estranhar que a SAD inverta agulhas e avance para um novo nome para o reforço do ataque.



Meio-campo cheio inclui Hugo Viana
ESQUERDINO RECUPERA PARA O NACIONAL E RESOLVE UM PROBLEMA
   
Afinal, Hugo Viana entra nas contas de Domingos Paciência para o jogo de amanhã frente ao Nacional. A recuperação do esquerdino só estava prevista para a próxima semana, mas nos últimos três dias Hugo Viana reintegrou de forma progressiva os trabalhos normais do plantel e a equipa técnica bate palmas à célere recuperação do médio, dado que fica com um problema resolvido.

Tal como aconteceu em Alvalade, Madrid estava apontado para render Viana no trio do meio-campo, mas o argentino está agora de baixa devido precisamente a uma lesão sofrida no jogo da Taça da Liga frente ao Sporting.

Hugo Viana, recorde-se, sofreu uma entorse com lesão ligamentar no tornozelo direito, problema suficientemente grave para o deixar fora dos relvados durante duas semanas, mas o trabalho do departamento clínico do Sp. Braga, aliado à vontade expressa do jogador, surtiu efeito.

Naturalmente, o facto de o Nacional ser um adversário de respeito para o líder também teve o seu peso, até porque depois vem a Taça da Liga e o estratego da equipa pode voltar a descansar...

RECORD

JotaCC

Evaldo não sai para Madrid

Evaldo é pretendido pelo Atlético de Madrid, mas para já não há qualquer possibilidade de avançarem as negociações entre a SAD do clube minhoto e a Direcção do clube da capital espanhola.

Tal como O JOGO adiantou ontem, gorada que ficou a hipótese de contratar o italiano Cristian Molinaro, cedido pela Juventus ao Estugarda, Quique Flores queria Evaldo na equipa onde jogam Simão, um dos capitães da Selecção Nacional, o também ex-benfiquista Reyes e o ex-portista Paulo Assunção.

Segundo apurado por O JOGO, Enrique Cerezo, presidente do Atlético de Madrid, procurou saber da disponibilidade do Braga para negociar de imediato a transferência do lateral-esquerdo, que beneficia da dupla nacionalidade, contando por isso como jogador comunitário.

A primeira abordagem não poderia ter corrido pior, atendendo a que os responsáveis pelo clube líder da Liga Sagres responderam não estarem minimamente dispostos a prescindir de mais um jogador do quarteto defensivo que foi fundamental no comportamento exemplar dos bracarenses até Dezembro do ano passado. Depois de João Pereira, a palavra de ordem é não vender mais.

Depois de na época passada ter falhado apenas um jogo da Liga Sagres, o lateral brasileiro, de 27 anos, é um dos quatro totalistas da equipa de Domingos Paciência (os outros são Eduardo, Moisés e Alan), tendo-se estreado a marcar pelo Braga - e para o campeonato - a 24 de Outubro do ano passado, em Vila do Conde.

O desejo do ex-treinador do Benfica está relacionado com o facto de não ter um lateral-esquerdo que lhe ofereça garantias de qualidade, tal como ficou confirmado, por exemplo, nos jogos da Liga dos Campeões, com o FC Porto. Antonio López, experiente, é o mais utilizado (14 jogos na Liga espanhola e seis na Chamipons), mas tem sido muitas vezes criticado; Álvaro Domínguez, de 20 anos, fez seis jogos na liga espanhola e quatro na Liga dos Campeões; e tanto Perea como o checo Ujfalusi, defesas-centrais, já foram adaptados ao lado esquerdo da defesa.

Resta agora saber se, depois do primeiro "não" dos bracarenses, Enrico Cerezo voltará a tentar cumprir o desejo de Quique Flores, que procura colmatar uma das principais lacunas da equipa, que ainda ontem perdeu em Huelva, por 3-0, com o Recreativo, da segunda liga, para a Taça do Rei. Ao que parece, a posição da SAD bracarense é irreversível, tendo em conta que corre esta época para atingir uma meta histórica. Evaldo é, para isso, essencial.



Diego Costa colchonero via Minho

Já não é de agora a relação negocial entre o Braga e o Atlético de Madrid. Em 2007, o clube português vendeu Diego Costa ao emblema da capital espanhola por uma verba a rondar os três milhões de euros. O jovem avançado brasileiro (21 anos), porém, nunca jogou no Atlético, pois foi emprestado primeiro ao Celta de Vigo (2007/08) e depois ao Albacete (2008/09). No último defeso assinou pelo Valhadolid, incluído na transferência do guardião Asenjo para o Atlético, mas os colchoneros já anunciaram que querem o jogador de regresso na próxima época, accionando a cláusula de recompra estipulada no contrato.



Rodriguez está mesmo lesionado

A garantia foi dada ontem pela SAD e Direcção do Braga: Rodriguez está lesionado, ponto final parágrafo.

No sítio oficial do clube, na habitual rubrica "boletim clínico", divulgada à terça e sexta-feira, é esclarecido que, ao contrário do que foi escrito na Imprensa, o defesa-central peruano não está ausente dos treinos por estar perto de se vincular ao Sporting, clube que estará interessado no seu concurso.

Refere a nota informativa que, "por ser verdade, e face às notícias publicadas", o departamento clínico do Braga "esclarece que o atleta Alberto Rodriguez realizou no dia 4 deste mês exames complementares de diagnóstico (ressonância magnética)" que acusaram "uma lesão muscular (rotura com extensão de cinco milímetros) na face posterior da perna esquerda". Por esse motivo, o defesa-central continua apenas a realizar tratamento, não tendo sido divulgado um prazo para o regresso do atleta ao trabalho de campo.

Rodriguez lesionou-se precisamente na antecâmara do jogo entre o Sporting e o Braga, a contar para a Taça da Liga e que determinou o triunfo leonino por 2-1. Nessa altura, dava-se como praticamente consumado o negócio entre as três partes, o que não veio a acontecer, pelo que João Pereira continua a ser o único elemento bracarense que rumou para Alvalade. Desta forma, e ainda que lesionado, Rodriguez continua a constar da lista de opções de Domingos Paciência.



Hugo Viana deve voltar

Uma boa notícia para Domingos Paciência: Hugo Viana deverá estar apto para ser opção para a recepção de amanhã ao Nacional. O médio participou ontem, quase sem limitações, no treino que decorreu à porta fechada e se hoje, no ensaio geral para o jogo com o 4º classificado da Liga Sagres, continuar a dar sinais de recuperação da entorse com lesão ligamentar no tornozelo direito, será utilizado inicialmente amanhã à noite.

O regresso de Hugo Viana é naturalmente uma boa notícia, pela importância que ele tem tido na estrutura da equipa. Com 13 jogos disputados (12 como titular), Hugo Viana fez quatro golos, estando, juntamente com Alan e Meyong, no topo da lista de melhores marcadores do líder do campeonato. Curiosamente, quando esteve impedido de jogar - domingo, em Alvalade, para a Carlsberg Cup - o Braga perdeu. E, em Matosinhos, com o Leixões, para a Liga Sagres, entrou ao intervalo e o Braga empatou nos últimos minutos por Alan.


Leone preparado para jogar a trinco

Se Hugo Viana não puder ser utilizado amanhã, frente ao Nacional, Domingos Paciência não tem muitas soluções para ocupar a vaga do meio-campo.

Com Madrid de fora devido a uma pancada no pé direito sofrida no jogo de domingo, em Alvalade, com o Sporting, o treinador do Braga encontraria em André Leone uma solução credível para jogar ligeiramente mais recuada do que Vandinho, que ocuparia assim o lugar de Hugo Viana, ou seja, descaído para a esquerda. Nesse caso, Paulão faria dupla com Moisés no eixo da defesa. Não seria, aliás, a primeira vez que Leone jogaria à frente do sector mais recuado, pelo que a adaptação seria provavelmente rápida e eficaz.

As outras hipóteses passariam por Diogo Valente (titular em Alvalade) ou Matheus, trunfos que implicariam a mudança de esquema normalmente utilizado por Domingos Paciência, uma vez que tanto o internacional sub-21 como o brasileiro são jogadores de características ofensivas.

A possibilidade mais remota passaria por entregar a Rafael Bastos essa missão, o que, tendo em conta o pouco tempo de trabalho do jogador em Braga, dificilmente passaria pela cabeça de Domingos Paciência utilizá-lo inicialmente. Perante estes cenários, não custa acreditar que a recuperação total do médio Hugo Viana seja capaz de atenuar as dores de cabeça do treinador.



Objectivo: adquirir passe do número 45


Um grupo de adeptos do Braga lançou uma petição pública em que solicita à Direcção do clube a aquisição do passe de Hugo Viana. De recordar que o médio internacional português foi emprestado aos arsenalistas esta época pelo Valência, ao qual está ligado até 2011.

Quaresma e Vágner Love desejados pelos adeptos

Na mesma petição em que é pedida a compra do passe de Hugo Viana, os bracarenses sugerem as contratações de Quaresma, internacional português do Inter, e Vágner Love, avançado brasileiro do Palmeiras. Até ao fecho desta edição, a petição tinha mais de 40 assinaturas.


Diogo Valente foi pai

Diogo Valente está de parabéns. Aos 25 anos, o atleta nascido em Aveiro foi pai de um menina, baptizada de Inês. Uma prenda de Natal recebida já em ano novo e que deixou o atleta nos píncaros da felicidade, como seria de esperar. Uma bênção que pode dinamizar o desempenho do atleta na segunda metade da Liga Sagres.


O JOGO

JotaCC

Líder do campeonato deverá fazer mais uma contratação para o ataque

Rafael Bastos assina pelo Sporting de Braga

Médio brasileiro regressa a Portugal, depois de ter passado pelo Belenenses e pelo Nacional da Madeira. Mouzza está mais perto.

O Sporting de Braga anunciou a contratação por uma temporada e meia do médio ofensivo Rafael Bastos, de 25 anos, futebolista que em Portugal já representou o Belenenses e o Nacional da Madeira. Em declarações ao «site» do clube minhoto, o jogador brasileiro mostrou-se muito satisfeito por regressar. 'Fiquei bastante feliz por saber que o líder do campeonato português me queria contratar e nem pensei duas vezes em responder afirmativamente', frisou Rafael Bastos, que ontem realizou o primeiro treino com o restante plantel, depois de na véspera ter formalizado a sua ligação ao clube bracarense
O jogador «canarinho» revelou ainda que procurou saber mais do clube minhoto através de Matheus e Meyong, seus antigos colegas de equipa no Brasil e no Belenenses, que lhe deram 'as melhores referências e frisaram que o Sporting de Braga é um dos grandes do futebol nacional ': 'Espero rapidamente começar a trabalhar bem para poder ajudar a equipa e dar muitas alegrias aos adeptos', referiu Rafael Bastos.
A mais recente contratação do Sporting de Braga chegou a Portugal para jogar no Belenenses, na época 2007/08, então sob o comando do agora técnico benfiquista, Jorge Jesus. Na temporada seguinte, o médio ofensivo alinhou pelo Nacional tendo agora sido contratado pelo clube minhoto depois de uma curta experiência no Japão, no Consadole Sapporo.
Já com duas contratações no Mercado de Inverno (o lateral Miguel Garcia foi o primeiro), o Sporting de Braga, líder do campeonato, deve ainda reforçar-se com mais um jogador, provavelmente um avançado, como pretende o treinador, Domingos Paciência. Neste sentido, o avançado nigeriano, Moussa Maazou, de 21 anos, é apontado pela imprensa como o novo reforço «arsenalista», emprestado pelos russos do CSKA de Moscovo, alvo que ainda não foi confirmado, mas também nunca desmentido, pelos responsáveis minhotos.
Por outro lado, continua em aberto a possibilidade do Sporting de Braga vender mais um ou dois jogadores, para além de João Pereira que já assinou pelo Sporting. O «central» Rodriguez, o lateral Evaldo e o médio Alan são alguns dos jogadores mais cobiçados do plantel bracarense.

Mexidas no ataque. Com a ida de Meyong para a CAN, o Sporting de Braga vai contratar outro avançado em Janeiro


PRIMEIRO DE JANEIRO

A.COSTA

[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

Hugo Viana coloca-se às ordens de Domingos

É a alma de um verdadeiro guerreiro! Vítima de uma entorse na antevéspera do jogo com o Sporting, para a Taça da Liga, Hugo Viana falhou o compromisso com os leões, mas irá, ao que tudo indica, ser utilizado por Domingos Paciência no desafio com o Nacional, amanhã.

Em condições normais, o jogador só estaria fisicamente apto depois da visita do conjunto madeirense a Braga, mas nos últimos dias Hugo Viana desenvolveu tratamento intensivo à lesão e fez questão de subir à relva para queimar etapas na recuperação.

Os riscos de agravamento da lesão foram cuidadosamente ponderados e Hugo Viana estará em condições mínimas para alinhar de início. Sem essa garantia o número 45 do Sp. Braga nunca seria lançado na relva. No entanto, defrontar o Nacional não deixará de ser uma missão de sacrifício para um jogador que na cidade dos Arcebispos redescobriu o prazer de jogar futebol e vencer.

ABOLA

JotaCC

Yazalde "preso" pela chegada de Mazzou
AVANÇADO ESPERADO NO ALGARVE NAS PRÓXIMAS HORAS
   
      
As dificuldades burocráticas sentidas por Mazzou (avançado de 21 anos, natural do Níger e cedido pelo CSKA Moscovo ao Sp. Braga) para viajar rumo a Portugal estão a adiar a mudança de Yazalde do Minho para Olhão. O dianteiro é esperado no Algarve nas próximas horas, jogando no Olhanense cedido até final da temporada, no âmbito do acordo que viabilizou a ida de Miguel Garcia para Braga. Assim que Mazzou chegar a Portugal, Yazalde seguirá para Olhão.

Por definir estão ainda três vagas: para os postos de lateral-direito e médio surgem várias possibilidades (Diogo, do Portimonense, é desejado no meio-campo), e o defesa-central deverá vir do estrangeiro, depois de gorada a possibilidade Valdomiro e face à previsível indisponibilidade de FC Porto e Benfica para cederem Nuno André Coelho ou Miguel Vítor. No capítulo das dispensas, está por definir o futuro de Gomis e Guga, com este a poder ser incluído (assim como Messi) num negócio que viabilize a mudança de camisola do portimonense Diogo.

RECORD

JotaCC

Domingos quer manter «jogadores com grande influência na equipa»

Domingos Paciência reconheceu, esta quinta-feira, que gostaria de manter os «jogadores com grande influência» na equipa, defendendo que a cobiça de outros clubes reflecte a valorização dos atletas no Sp. Braga.

«Para já, o único jogador que saiu foi o João Pereira. É um belíssimo jogador, na minha opinião o melhor lateral-direito a jogar em Portugal», afirmou Domingos, esta tarde, na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Nacional.

Sobre Rodríguez, central peruano que pode estar de saída para o Sporting, o técnico referiu que, «se acontecer alguma coisa, é sinal de que temos valorizado os atletas». «Depois, estarão cá o presidente e a administração para decidir o que será melhor para o clube», observou.

«No entanto, não gostaria de perder jogadores com grande influência na equipa», fez questão de frisar.

Quanto à recepção ao Nacional, o técnico do Sp. Braga teceu rasgados elogios ao adversário - «tem uma bela equipa, com bons jogadores e pratica um futebol agradável e de qualidade» –, mas deixou a garantia: «Jogamos em casa e vamos procurar ganhar mais este jogo».

No final do treino desta tarde, será divulgada a lista de convocados para o jogo de amanhã, que marca o arranque da 15.ª jornada da Liga.

A BOLA

JotaCC

Decididos árbitros para jogos da 15ª jornada

O primeiro jogo da 15ª e última jornada da primeira volta da Liga Sagres, o Sp. Braga contra o Nacional, vai ser arbitrado por Artur Soares Dias.

Paulo Baptista, da AF Portalegre, foi o escolhido para orientar o jogo do Sporting contra o Leixões. Bruno Paixão, árbitro da AF Setúbal, foi escolhido pela Comissão de Arbitragem da Liga para avaliar a partida de Sábado, do Rio Ave contra o Benfica.

Já o jogo do FC Porto contra o Leiria, no domingo vai ser arbitrado por Elmano Santos, da AF Madeira.

Árbitros para a 15.ª jornada da Liga:

Sp. Braga-Nacional: Artur Soares Dias (Porto)
Académica-Naval: Jorge Sousa (Porto)
Sporting-Leixões: Paulo Baptista (Portalegre)
Rio Ave-Benfica: Bruno Paixão (Setúbal)
Olhanense-P. Ferreira: Hugo Miguel (Lisboa)
FC Porto-U.Leiria: Elmano Santos (Madeira)
Belenenses-V. Setúbal: Rui Costa (Porto)
Marítimo-V. Guimarães: Duarte Gomes (Lisboa)

O JOGO

JotaCC

Domingos não gostava de perder mais jogadores no mercado de Inverno

O treinador do Sporting de Braga disse que não gostaria de perder mais futebolistas neste mercado de Inverno e que preferia que a transferência de João Pereira para o Sporting tivesse acontecido apenas no final de Janeiro.

Domingos Paciência frisou que as notícias sobre as eventuais saídas de Evaldo e Rodriguez "só acontecem porque o que tem sido feito tem sido valorizado", mas acrescentou que o presidente "arsenalista" é que decidirá o que é melhor para o clube.

No entanto, esclareceu que não gostaria de ter perdido o defesa João Pereira, nem gostará de perder Evaldo e Rodriguez, que considera terem grande influência na equipa.

O técnico disse ainda que quando saem "dois, três jogadores é natural que se sinta alguma quebra no rendimento".

"Mas não se sentiu isso em Alvalade. A equipa fez um belíssimo jogo e esteve por cima do Sporting", frisou.

Negando que tivesse vetado o nome do avançado Hélder Postiga como moeda de troca na ida de Rodriguez para Alvalade, o técnico lamentou ainda o "timing" de saída de João Pereira, "o melhor lateral direito português a jogar em Portugal".

"O mercado ainda não tinha sido aberto e a situação já estava resolvida. Mas as pessoas é que sabem se devem aproveitar as situações. Fico satisfeito, por um lado, e insatisfeito, por outro, mas se tivesse ido no final de Janeiro tinha o João Pereira para o Sporting e para o Nacional, que são jogos importantes", observou.

Sobre a recepção ao Nacional, sexta-feira, às 20:15, da 15.ª jornada da Liga, Domingos Paciência destacou a "belíssima equipa" madeirense e elogiou as suas prestações, quer no campeonato quer na Liga Europa.

"É uma equipa forte, com bons jogadores. Joga um futebol agradável e de grande qualidade onde quer que seja. Estamos à espera disso, mas jogamos em casa, perante o nosso público", disse.

O treinador quis ainda esclarecer que, quando disse que gostava de vencer o campeonato e as taças da Liga e de Portugal, não estava a assumir a luta pelo título.

"Continuo a manter o que digo aos jogadores: jogo a jogo, tentar manter a liderança o mais tempo possível, porque o que temos feito tem sido muito positivo".

Sobre a derrota em Alvalade (2-1) para a Taça da Liga, o técnico voltou a defender que Miguel Veloso devia ter sido expulso por agressão a Filipe Oliveira e, se assim tivesse sido, "já não marcaria o golo da vitória do Sporting".

"Os árbitros não erram intencionalmente, mas há situações que não podem passar em claro", disse.

O JOGO

JotaCC

Hugo Viana volta aos convocados

O médio debelou entorse contraída na preparação do jogo com o Sporting, para a Carlsberg Cup, e foi chamado por Domingos Paciência para a recepção ao Nacional, agendada para esta sexta-feira, no arranque da 15.ª jornada da Liga.

Em sentido inverso, Andrés Madrid, a contas com forte traumatismo sofrido em Alvalade, ficou de fora da convocatória.

Ausente da deslocação à capital, o jovem avançado Yazalde, que pode vir a ser cedido ao Olhanense até final da época, regressou ao lote dos eleitos.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Kieszek e Eduardo,

Defesas: Paulão, Leone, Moisés, Evaldo e Filipe Oliveira,

Médios: Vandinho, Mossoró, Diogo Valente, Hugo Viana e Peña;

Avançados: Paulo César, Osvaldo, Meyong, Alan, Adriano, Yazalde e Matheus.

A BOLA

JotaCC

Domingos não quer perder mais jogadores
TREINADOR GOSTARIA DE TIDO JOÃO PEREIRA MAIS UMAS SEMANAS
         
O treinador do Sporting de Braga disse quinta-feira que não gostaria de perder mais futebolistas neste mercado de Inverno e que preferia que a transferência de João Pereira para o Sporting tivesse acontecido apenas no final de Janeiro.

Domingos Paciência frisou que as notícias sobre as eventuais saídas de Evaldo e Rodriguez "só acontecem porque o que tem sido feito tem sido valorizado", mas acrescentou que o presidente arsenalista é que decidirá o que é melhor para o clube. No entanto, esclareceu que não gostaria de ter perdido o defesa João Pereira, nem gostará de perder Evaldo e Rodriguez, que considera terem grande influência na equipa.

O técnico disse ainda que quando saem "dois, três jogadores é natural que se sinta alguma quebra no rendimento". "Mas não se sentiu isso em Alvalade. A equipa fez um belíssimo jogo e esteve por cima do Sporting", frisou.

Negando que tivesse vetado o nome do avançado Hélder Postiga como moeda de troca na ida de Rodriguez para Alvalade, o técnico lamentou ainda o "timing" de saída de João Pereira, "o melhor lateral direito português a jogar em Portugal".

"O mercado ainda não tinha sido aberto e a situação já estava resolvida. Mas as pessoas é que sabem se devem aproveitar as situações. Fico satisfeito, por um lado, e insatisfeito, por outro, mas se tivesse ido no final de Janeiro tinha o João Pereira para o Sporting e para o Nacional, que são jogos importantes", observou.

Sobre a recepção ao Nacional, sexta-feira, às 20:15, da 15.ª jornada da Liga, Domingos destacou a "belíssima equipa" madeirense e elogiou as suas prestações, quer no campeonato quer na Liga Europa. "É uma equipa forte, com bons jogadores. Joga um futebol agradável e de grande qualidade onde quer que seja. Estamos à espera disso, mas jogamos em casa, perante o nosso público", disse.

O treinador quis ainda esclarecer que, quando disse que gostava de vencer o campeonato e as taças da Liga e de Portugal, não estava a assumir a luta pelo título. "Continuo a manter o que digo aos jogadores: jogo a jogo, tentar manter a liderança o mais tempo possível, porque o que temos feito tem sido muito positivo".

Sobre a derrota em Alvalade (1-2) para a Taça da Liga, o técnico voltou a defender que Miguel Veloso devia ter sido expulso por agressão a Filipe Oliveira e, se assim tivesse sido, "já não marcaria o golo da vitória do Sporting".

"Os árbitros não erram intencionalmente, mas há situações que não podem passar em claro", disse.



Barcelona é a melhor equipa de 2009
FC PORTO CONTINUA A SER O MELHOR PORTUGUÊS NO RANKING DA IFFHS

   
O Barcelona lidera o ranking de clubes da Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), enquanto o FC Porto continua como o melhor português.

A classificação do Barça não causa surpresa, uma vez que a equipa de Pep Guardiola e Messi conquistou seis títulos em 2009 (Mundial de clubes, Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Liga Espanhola, Taça do Rei e Supertaça espanhola), terminando o ano com 341,0 pontos.

Na lista dos melhores clubes em 2009, divulgada esta quinta-feira pela IFFHS, o pódio completa-se com duas equipas inglesas: Chelsea ocupa o segundo lugar (292,0 pontos) e o Manchester United o terceiro (291,0).

No que se refere às equipas portuguesas, a que se encontra melhor classificada é o FC Porto, que ocupa o 29.º lugar na tabela de 2009, depois de uma queda de 11 posições face à última lista.

A segunda melhor equipa portuguesa deste ranking é o Sporting, que desceu 13 posições, ocupando agora a 62.ª posição. O Benfica, que registou uma subida de 30 posições, é a terceira melhor equipa classificada, ao ocupar a 66ª posição.

Nos primeiros 300 lugares do ranking de clubes da IFFHS estão ainda mais três equipas portuguesas, o Nacional (142.º), o Sporting de Braga (176.º) e o Paços de Ferreira (261.º).

O prémio de equipa do ano da IFFHS vai ser entregue ao Barcelona no próximo dia 1 de fevereiro, em Londres, na Gala do Futebol Mundial.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Domingos admite «quebra» se saírem mais jogadores
Treinador preferia que João Pereira tivesse saído apenas no final de Janeiro


Domingos Paciência não quer perder mais jogadores no decorrer do mercado de Inverno e diz mesmo que no caso de João Pereira, preferia que o lateral tivesse saído apenas no final de Janeiro.

As notícias sobre as eventuais saídas do lateral Evaldo e do central Rodríguez «só acontecem porque o que tem sido feito tem sido valorizado», mas acrescenta que o presidente António Salvador é toma decisões quanto a entradas e saídas.

Apesar de tudo, Domingos destaca a importância dos dois defesas, tal como João Pereira, na sua equipa. «Quando saem dois ou três jogadores é natural que se sinta alguma quebra no rendimento», referiu, abrindo um parênteses para o último jogo com o Sporting. «Fizemos um belíssimo jogo e estivemos por cima do Sporting», acrescentou.

Quanto às negociações com o clube de Alvalade, o treinador negou que tivesse recusado Postiga como moeda de troca por Rodríguez e lamentou o «timing» da saída de João Pereira. «O mercado ainda não tinha sido aberto e a situação já estava resolvida. Mas as pessoas é que sabem se devem aproveitar as situações. Fico satisfeito, por um lado, e insatisfeito, por outro, mas tivesse ido no final de Janeiro, tinha o João Pereira para o Sporting e para o Nacional, que são jogos importantes», insistiu.

Ainda sobre o jogo de Alvalade, para a Taça da Liga, o treinador voltou a defender que Miguel Veloso devia ter sido expulso. «Os árbitros não erram intencionalmente, mas há situações que não podem passar em claro», referiu.

Quanto ao próximo jogo com o Nacional, Domingos destaca a «belíssima equipa» madeirense. «É uma equipa forte, com bons jogadores. Joga um futebol agradável e de grande qualidade onde quer que seja», referiu.

A finalizar, o treinador quis esclarecer que quando disse que gostava de vencer o campeonato e as taças da Liga e de Portugal, não estava a assumir a luta pelo título. «Continuo a manter o que digo aos jogadores: jogo a jogo, tentar manter a liderança o mais tempo possível, porque o que temos feito tem sido muito positivo», explicou.



MAIS FUTEBOL

JotaCC

Hugo Viana regressa aos convocados

Os regressos de Hugo Viana e Yazalde e a saída de Madrid são as novidades dos convocados do Sporting de Braga para a recepção,sexta-feira, ao Nacional

O grande destaque é a chamada do médio português, uma vez que se previa um tempo de paragem mais longo devido à entorse com lesão ligamentar no tornozelo direito que o afastou do jogo de domingo com o Sporting, para a Taça da Liga.

No entanto, Hugo Viana recuperou a tempo de poder ser opção para o treinador, Domingos Paciência, no previsivelmente difícil jogo com o Nacional, actual quarto classificado, com 24 pontos. Os bracarenses são líderes, com 33 pontos.

Em sentido contrário está o também médio Madrid que não defrontará os madeirenses devido ao traumatismo no pé direito sofrido no jogo com os "leões".

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Moisés, Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone, Paulão.

Médios: Vandinho, Mossoró, Pea, Hugo Viana.

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo, Adriano, Diogo Valente, Yazalde.

RTP