News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Modalidades amadoras - infraestruturas

Started by ric, 04 de January de 2010, 10:42

Previous topic - Next topic

ric

caros amigos:

Volto "á carga" com uma das questões que me parece pertinente para o nosso clube: a qualidade do desporto praticado pelas modalidades amadoras.

Apesar de todos estarmos centralizados na temporada do futebol - e agora cada vez mais depois da nossa boa prestação - o certo é que o clube não é só futebol!
Entendo até que o facto do clube ter o mesmo presidente da SAD não é a situação masi correcta caso o presidente seja "homem do futebol"...O que me parece é que apesar dos vice-presidentes, poucos são os que "puxam" para as suas modalidades a ayenção do clube e sobretudo do presidente (que é quem dita as leis...).
Quero no entanto, avançar com uma palavra de apreço na capacidade de AS para acolher as modalidades e incutir-lhes responsabilidades e autonomia.
No entanto- e aqui aparece o assunto que queria discutir com todos vós - os seccionistas, por mais autonomia que tenham, representam o SCBraga, o clube é a entidade máxima e muitas das realizações devem ter o "selo" do presidente (leia-se direcção).

Com maior ou menor esforço, as modalidades amadoras do clube lá vão levando a a´gua ao seu moinho. Com excepção do futsal que teve ascensão ráida e veio a cair "no real", o voleibol, atletismo e basquetebol lá vão tendo as suas alegrias e , sobretudo, resultados. Com a prata da cas , diga-se e com muito esforço - que poucas vezes é salientado - de uma enorme equipa de seccionistas, técnicos e funcionários.

Com a natação sendo uma modalidade á parte - pelas receitas próprias que aufere e pelo direito a usufruir de uma infraestrutura "dada" pela CMB, todas as outras modalidades se v~em com enormes problemas em termos de infraestruturas.
Voleibol e basquetebol, que movimentam as duas mais de 300 atletas e várias equipas por escalão, andam de "maço para cabaço" de casa nas mãos , sem terem um local proprio para que a organização e o trabalho seja mais rentável e frutuoso.
Espalhados por vários pavilhões da cidade e sem saberem ainda o que lhes irá acontecer quando os pavilhões escolares passarem para as mãos do "PARQUE ESCOLAR" , o que poderá carretar um aumento dos valores dos alugueis, ambas as modalidades vivem um momento critico. Estão com uma base de crescimento bem sustentado, têm jovens e técnicos credebciados. faltam-lhes pavilhões próprios para que possam desenvolver a sua actividade e alcançarem o sucesso.
Em termos comparativos, alguém pode pensar que o Braga estaria onde estã na Liga do nosso futebol se todos os dias tivessem de treinar na ponte, em merelim ou nas camélias?

Pois é isto que se passa com estas modalidades.

é necessário que clube e CMB unam esforços para conceber uma das grandes ambições de sempre do clube : um pavilhão próprio.

Mas agora, face a esta frenética actividade desportiva, talvez a ideia de um pavilhão (como o concebemos( talvez não seja a solução. E isto porque não daria para resolver os verdadeiros problemas que são os treinos e o excepcional movimento de atletas entre as 18h e as 24h.

por isso, porque não avançar-se para uma solução mais económica que seria a concepção de naves (tipo pavilhão industrial) com áreas de treinos largas de forma  a ter em simultaneo 3 campos de basquet e numa outra ala, 3 campos de voleibol? assim, com uma infraestrutura mais "leve" e menos onerosa, com balneáriso comuns poderiamos suprir a escassez de espaços e unificar infraestruturas para as duas modalidades. A ideia seria usar  a normal configuração de uma pavilhão industrial cuja construção e implantação é mais barata. Interessaria também que fosse na a´rea citadina de forma a rentabilizar os transportes já que são os pais de todos os atletas que t~em, diariamente de transportar os atletas. ora ir para a ponte do Bico é impraticável.

deixo ficar este alerta, precisamente num momento de grande exaltação clubista em que o Braga está a liderar o campeonari para que possamos olhar para o clube e notar que também de modalidades amafdoras se faz a história e se fez a hist
oria deste grandioso clube.


E acima de tudo, é um dever de todos nós poder proporcionar a prática desportiva  aos nossos jovens

ric

estranho a ausência de qq resposta a este tópico...

ou será que a boa prestação da equipa nos deixa off-clube e sem olhos para vermos e discutirmos o futuro do clube?

Nemec

Esse é talvez um dos "problemas" que sempre viveu de mão dada com o clube e sempre afectou as modalidades amadoras. Muito sinceramente não acompanho de perto todas as modalidades amadoras, mas vou-me tentando manter informado acerca de cada uma. Noto que por tras de cada modalidade existe muito sacrificio por parte de atletas e equipa técnica. Como vivemos práticamente da prata da casa custa ver ano após ano atletas que buscam melhor e sorte e melhores condições em clubes vizinhos (ou mais distantes), basta ver o que se passa com a secção de atletismo, todas as atletas de fundo e meio-fundo da selecção nacional passaram pelo Braga mas grande parte já cá não está.

A ideia de se criar uma nave tipo industrial seria realmente uma boa solução, talvez a localização perto do centro da cidade não exista, mas existem várias zonas na periferia com facilidade de acessos. Enquanto lia o texto do Ric, algumas questões me vieram à cabeça:

1- Estará o SCBraga à espera da conclusão do Parque Norte e das infraestruturas que lá vão nascer?

2- Serão essas infraestruturas suficientes para acolher todos os que pertecem às modalidades amadoras do SCBraga?

3- Estará a Direcção do SCBraga à espera da localização definitiva e inicio de obras da Academia para transferir e dar as melhores condições a todos?

[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

jacm

Oh Ric, sabes o que eu estranho: é este forúm cheio de bracarenses preocupados com as contas do clube, com o seu futuro, com a falta de candidatos, tantos foristas com tantas ideias...e até pasme-se agora com petições públicas. Mas quando caímos na realidade, quando há assembleias seja para pedir contas; seja para eleger alguém, aquilo está as moscas. Conclusão: grande parte dos foristas preocupa-se com o futuro do clube é aqui, porque no sítio que devia ser o certo aquilo mais parece um clube da regional com 20/30 associados.
 
POR UM BRAGA CAMPEÃO

bragaénosso

Eque tal o espaço do Dolce Vita?
Já que eles não sabem o que fazer daquilo, e como o grupo Chamartin já disse que não vai cumprir as contrapartidas assumidas com a CMB, nomeadamente a construção do nó de acesso para a nova variante de Braga, a Câmara fazia-lhes o favor de ficar com o mamarracho e tinha pano para mangas para dividir em espaços para as modalidades.

OK, estou a brincar.
Mas estou solidário com o basquet e o volei, sempre a saltar de pavilhão para pavilhão, e, apesar disso, com um fantástico trabalho.

Bracaro Augusto

É preciso o quanto antes, dotar as nossas modalidades, com as devidas infra-estruturas !
BRAGA SEMPRE !!!

Ricardo

(desculpem a falta de acentos)

Se calhar e' melhor fazer como no Japao, onde atletas Olimpicos sao patrocinados por companhias que lhes pagam ordenados e premios em troca de publicidade. E isto liberta os poucos fundos das modalidades amadoras para os mais novos e para que se criem infrastructuras para que grassem as modalidades.
Mas infelizmente, as modalidades amadoras so' sao lembradas durante os jogos Olimpicos... ???
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

krugger


Infelizmente tenho algumas duvidas que o clube por si só tenha capacidade de dotar as suas modalidades com melhores infraestruturas, penso que a solução passará por fazer uma parceria com a Camara, a nossa capacidade de endividamento penso que não nos permite voos tão altos.

O proprio projecto da academia so seguiria para a frente se a Camara se chegasse à frente, e como a nossa Camara não deve andar a nadar em dinheiro, não sei se haverá viabilidade, no curto prazo, para avançarmos para tal projecto.

José Soares

Tens toda a razão RIC. O Braga não é só futebol e as modalidades amadoras são parte importante do clube e também merecem ser apoiadas.Mas a realidade é que são muitas as dificuldades que sentem no dia a dia.E o orgulho de vestir a camisola com o emblema do Braga é igualmente imenso em todas essas modalidades.E é muito meritório o esforço que muitos bracarenses fazem e veêm fazer os seus filhos para poderem praticar essas modalidades.

E sejamos claros, há modalidades em que é muito difícil o dia a dia. Por exemplo, o basquetebol, que é recente no SCBraga, e é já a segunda modalidade do clube em número de atletas federados, sente dificuldades imensas para assegurar locais de treino aos seus 216 atletas (numero de 2008/2009). Tem que realizar treinos em quatro pavilhões diferentes e a horas muitas vezes inconvenientes para os horários escolares dos jovens atletas. Pavilhões que são distantes da cidade (Panoias, por ex.). E as despesas que estes pavilhões acarretam são enormes e acabam por se repercutir nos pais desses atletas que pagam a mensalidade à secção.
Esta secção, que conheço bem, tem 15 equipas em actividade (minibasquete, formação masculina e feminina e seniores masculinos), realiza anualmente cerca de 16.000 horas de treino, perto de 220 jogos oficiais e deslocações de mais de 22.500 km( nos carros dos familiares dos atletas e treinadores). Tudo isto com a entrega e dedicação dos atletas e seus familiares, treinadores (que não são remunerados) e seccionistas.

Não se pense que teria que ser gasto muito dinheiro para melhorar consideravelmente as condições de trabalho desta secção( bem como das outras). A proposta que apresentas é aquela que poderia resolver o principal problema e garantir a centenas de jovens bracarenses a prática desta modalidade. Um local de treino com três ou mais campos (tipo pavilhão industrial )seria muito mais útil do que um pavilhão luxuoso em que apenas uma equipa poderia treinar.É que, por força dos horários escolares, disponibilidade profissional dos treinadores e transporte dos pais, os atletas só podem treinar das 19 horas em diante. Está visto que um só campo não chega. 

O crescimento do SC BRAGA passa por esta aproximação dos bracarenses ao clube. E dar aos jovens bracarenses a possibilidade de praticarem uma modalidade com as cores e emblema do SC Braga é, como todos certamente reconhecerão, a melhor forma de intensificar a ligação ao clube.Atletas e familiares serão cada vez mais bracarenses e transportarão esse fervor clubistas para todas as modalidades e , inevitavelmente, para a sua equipa de futebol profissional.

Talvez esteja aqui a forma mais fácil de fazer crescer o SC BRAGA. O desporto não é só para se ver, mas sobretudo para se praticar. E é obrigação do SC BRAGA dar cada vez mais atenção aos seus praticantes de agora e aos muitos que anseiam por condições para poderem praticar desporto com as cores e emblema do seu BRAGA. Assim sim, o Braga seria mesmo ENORME.


Ben-u-ron

Quote from: José Soares on 08 de January de 2010, 12:15
Tens toda a razão RIC. O Braga não é só futebol e as modalidades amadoras são parte importante do clube e também merecem ser apoiadas.Mas a realidade é que são muitas as dificuldades que sentem no dia a dia.E o orgulho de vestir a camisola com o emblema do Braga é igualmente imenso em todas essas modalidades.E é muito meritório o esforço que muitos bracarenses fazem e veêm fazer os seus filhos para poderem praticar essas modalidades.

E sejamos claros, há modalidades em que é muito difícil o dia a dia. Por exemplo, o basquetebol, que é recente no SCBraga, e é já a segunda modalidade do clube em número de atletas federados, sente dificuldades imensas para assegurar locais de treino aos seus 216 atletas (numero de 2008/2009). Tem que realizar treinos em quatro pavilhões diferentes e a horas muitas vezes inconvenientes para os horários escolares dos jovens atletas. Pavilhões que são distantes da cidade (Panoias, por ex.). E as despesas que estes pavilhões acarretam são enormes e acabam por se repercutir nos pais desses atletas que pagam a mensalidade à secção.
Esta secção, que conheço bem, tem 15 equipas em actividade (minibasquete, formação masculina e feminina e seniores masculinos), realiza anualmente cerca de 16.000 horas de treino, perto de 220 jogos oficiais e deslocações de mais de 22.500 km( nos carros dos familiares dos atletas e treinadores). Tudo isto com a entrega e dedicação dos atletas e seus familiares, treinadores (que não são remunerados) e seccionistas.

Não se pense que teria que ser gasto muito dinheiro para melhorar consideravelmente as condições de trabalho desta secção( bem como das outras). A proposta que apresentas é aquela que poderia resolver o principal problema e garantir a centenas de jovens bracarenses a prática desta modalidade. Um local de treino com três ou mais campos (tipo pavilhão industrial )seria muito mais útil do que um pavilhão luxuoso em que apenas uma equipa poderia treinar.É que, por força dos horários escolares, disponibilidade profissional dos treinadores e transporte dos pais, os atletas só podem treinar das 19 horas em diante. Está visto que um só campo não chega.  

O crescimento do SC BRAGA passa por esta aproximação dos bracarenses ao clube. E dar aos jovens bracarenses a possibilidade de praticarem uma modalidade com as cores e emblema do SC Braga é, como todos certamente reconhecerão, a melhor forma de intensificar a ligação ao clube.Atletas e familiares serão cada vez mais bracarenses e transportarão esse fervor clubistas para todas as modalidades e , inevitavelmente, para a sua equipa de futebol profissional.

Talvez esteja aqui a forma mais fácil de fazer crescer o SC BRAGA. O desporto não é só para se ver, mas sobretudo para se praticar. E é obrigação do SC BRAGA dar cada vez mais atenção aos seus praticantes de agora e aos muitos que anseiam por condições para poderem praticar desporto com as cores e emblema do seu BRAGA. Assim sim, o Braga seria mesmo ENORME.




Está tudo dito...

Fui atleta do basquetebol do Braga durante uns 5 anos e nunca tive condições de treino que se aproximassem às dos outros clubes do distrito. Eram os espanhóis, o Barcelos, o ATC-Joane, GDAS, Celorico...todos com um campo inteiro para cada treino dos seus escalões. Já a minha equipa e todas as outras que naquela altura representavam o Braga...meu deus! Era impossível fazer um treino decente no pavilhão da ESCA tal era o número de gente que lá estava. Eram iniciados, cadetes, juniores e algumas vezes as atletas das Leoas das Enguardas (sim...as atletAs de outro clube!). Tudo misturado...em apenas meio campo! Sim, porque muitas vezes ainda se encontravam a decorrer aulas de Educação Física ou treinos de desporto escolar que nos tiravam parte dos nossos 2 pequenos campos (não tinham tamanho oficial) ou então nos atrasavam os treinos.


Hoje em dia o panorama está um pouco melhor devido a utilização de outros pavilhões (mas mesmo assim tive que treinar, no meu último ano, a Junior A, no Externato carvalho Araújo em 1/4 de campo). No entanto, estes pavilhões encontram-se muito distantes  da cidade o que faz com que muitos atletas desistam por não terem como se deslocar para os treinos...e acreditem que é bastante triste ver sair gente, que amava o clube e o desporto, por pura e simplesmente não ter como se deslocar para o local de treinos.  :-\

Enfim, é esta a realidade do basket do Braga. Até o Grupo Desportivo da André Soares tem mais "peso" que nós nesta cidade (conseguiram um acordo para usar o ginásio da UM, coisa que nós não conseguimos...).

A única coisa que a Direcção do SCBraga dá ao basket é o nome, os cartões de atleta para o futebol e as águas que se bebem durante os jogos.

É triste esta falta de ecletismo por parte de um dos maiores emblemas do panorama desportivo nacional.

esb

Bem a colocação deste tema no tópico do futebol ...é um pouco desajustada mas creio que entendo o porquê.
É verdade que as modalidades andam sempre com a casa às costas e com dificuldades orçamentais, mas como forma de ajudar a construir um espaço amplo para as modalidades ou a aliviar os encargos porque não instituir a cota de sócio das modalidades (0,50 ou 1 Euro) ?

DM92

Tal como o Ric disse, o Volei e o Basquetebol andam a mostrar resultados.. De relembrar que temos Voleibol com campeas nacionais na epoca passada e basquetebol a fazer os primeiros titulos, este ano ja vao com um distrital de iniciados e tem mais dois escaloes na fase final (os juniores masculinos disputam domingo de tarde o 1º jogo da final do campeonato e os cadetes estao na meia final do campeonato distrital)
E digo-vos, o Basquetebol apresentou hoje no estadio AXA muitos atletas.. Mais atletas do que aquilo que se pensavam ter..

Por isso falta de qualidade nao ha.. Falta mesmo é casa propria..


Belo Topico Ric.. ;)
Sempre Contigo .. BRAGAAAA