News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/01

Started by JotaCC, 03 de January de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC





"Queremos ganhar o campeonato"


Discurso forte, peito aberto e ambição nos píncaros. Domingos Paciência assumiu ontem pela primeira vez a luta pelo título de campeão nacional, contudo não descarta o assalto à Taça de Portugal, nem à Taça da Liga. O técnico quer começar o ano a vencer e para isso precisa de repetir o feito do arranque da temporada e vencer novamente em Alvalade.
Para o técnico dos arsenalistas "há muito a ganhar em Janeiro" e este mês assume importância vital para as aspirações dos minhotos. O arranque da Taça da Liga e a entrada num novo ciclo no campeonato levam Domingos Paciência a destacar que a equipa "está focalizada em novos objectivos" e que passam por "ganhar estabilidade e somar triunfos".

O Sporting Clube de Braga entra no novo ano totalmente centralizado no conceito vitória e aposta em manter a velocidade e a cultura apresentada na recta final do ano de 2009.
À segunda jornada o emblema minhoto venceu no Estádio de Alvalade. Na altura o Sporting apresentava índices psicológicos distintos, estava sob o comando de outro timoneiro, facto que leva o treinador dos arsenalistas a traçar um cenário totalmente distinto para o jogo desta noite. "É um jogo totalmente diferente. Foi um jogo na segunda jornada no campeonato, numa altura totalmente diferente. O Sporting está à procura de crescer e nota-se que há um crescimento de rendimento. Sabemos que é um jogo totalmente distinto, até porque vamos a Alvalade com uma responsabilidade muito maior. Pelo simples facto de estarmos na liderança da Liga é por si só um facto que torna este desafio totalmente diferente", destaca Domingos Paciência, que espera agora maiores dificuldades, mas mostra confiança num triunfo.

João Pereira
"Braga tem outras soluções"


Para Domingos Paciência as dificuldades de um treinador centram-se "nas escolhas para os jogos" e não nas entradas e saídas do plantel. Acerca de João Pereira destacou que o Sporting Clube de Braga "tem outras soluções e opções válidas e viáveis". "Abriu-se uma porta para Filipe Oliveira e Miguel Garcia", destaca ainda o técnico.

Rodriguez: "Esteve lesionado e a equipa não ficou parada"

Uma eventual saída de Rodriguez não altera o curso da equipa para o técnico. "Não condicionada nada. O futebol actual é assim. Os jogadores estão sempre a saltar e as equipas já estão preparadas. Felizmente tivemos poucas situações para mexer na equipa, devido a lesões e castigos, mas o Rodriguez esteve lesionado e a equipa não ficou parada e continuou".

Mercado: "Braga não se resume a onze ou doze jogadores"

"O tempo é que pode dizer o que pode acontecer a uma equipa. Nós temos que procurar fazer com que no fundo se encontre o equilibrio. O Braga nunca será resumido a onze ou doze jogadores. Tive a facilidade de mudar pouco a equipa, porque em catorze jornadas apenas sofremos uma derrota. Há outros jogadores que são opções válidas e que podem aparecer na equipa a qualquer momento", destacou Domingos Paciência, analisando eventuais saídas.

"Kieszek vai ser titular"

Muda a competição, muda o guarda-redes. Eduardo vai dar lugar a Kieszek, garantia de Domingos Paciência.


Nível de 'alcoolemia' no vermelho

O ano de 2009 terminou em celebração para o Sporting Clube de Braga. O trono foi celebrado com espumante, próprio das festevidades natalícias. Agora abre-se uma nova era, com a segunda metade da temporada e logo na entrada há desafio de grau de dificuldade elevada, numa competição onde o risco é superior, já que a margem é bem menor. Em Braga há a clara ambição de manter os níveis de alcoolemia no vermelho e entrar em 2010 a saborear o néctar dos triunfos.
Na temporada passada, o conjunto arsenalista não chegou à terceira fase da competição. Por força de uma classificação inferior ao sexto lugar, a equipa arsenalista entrou na segunda fase da prova e não conseguiu vencer o grupo. Curiosamente entrou a golear o Leixões, formação que foi a grande sensação do ano transacto, mas depois acabou por perder em Vila do Conde, resultado que colocou os arsena-listas no segundo lugar do grupo e que resultou na consequente eliminação.
Este ano, e por força do quinto posto da temporada passada, o passaporte do Sporting Clube de Braga tinha entrada directa na terceira fase da competição. Sem jogar os minhotos já têm o melhor registo de sempre na competição.
Nos próximos tempos o emblema minhoto vai procurar jogar fortes cartadas na Taça da Liga e também no campeonato, sendo que a Taça de Portugal também vai surgir a médio prazo no horizonte dos minhotos. Janeiro é tido como um mês importante na carreira dos arsenalistas e o próprio técnico Domingos Paciência fez questão de vincar essa importância na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting.
A segunda metade do ano de 2009 foi mágica para os minhotos, regado com vitórias, sendo mesmo uma autêntica rampa de a melhor temporada de sempre dos arsenalistas. O objectivo passa por finalizar a época em cenário de celebração e para isso, entrar a vencer e saborear o primeiro néctar do ano é a grande meta.

Madrid faz de Hugo Viana Leone no lugar de Rodriguez

As lesões de Alberto Rodriguez e Hugo Viana obrigam Domingos Paciência a alterações no onze inicial dos arsenalistas. O técnico dos minhotos vai chamar o brasileiro André Leone para fazer dupla com Moisés no eixo da defesa, enquanto que Andrés Madrid vai ocupar o lugar de Hugo Viana no miolo dos arsenalistas.
O peruano falha o primeiro jogo do ano devido a problemas musculares, enquanto que o criativo está com uma entorse no pé esquerdo. A esta dupla junta-se ainda o guarda-redes Cristiano e o médio Peterson, também lesionados.
Contudo o jogo em Alvalade marca também duas mudanças no onze inicial: uma por opção técnica e outra devido à saída de João Pereira.
Na Taça de Portugal, Domingos Paciência optou por conceder as redes da baliza ao polaco Pawel Kieszek e agora volta a colocar o habitual suplente no onze inicial, com o internacional português Eduardo a sentar-se no banco de suplentes.
A outra novidade no onze inicial prende-se com o lado direito da defesa. O habitual titular João Pereira deixou o Sporting Clube de Braga, reforçando o Sporting, curiosamente o adversário dos minhotos esta noite. Abriu-se a porta a Filipe Oliveira, que, para já, é o único lateral direito do grupo de trabalho. Miguel Garcia é reforço dos minhotos, mas ainda não foi inscrito, facto que oferece de bandeja a titularidade ao bracarense.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Reforços estão por confirmar
RAFAEL BASTOS E MAAZOU
      
Há muito que por Braga se deseja um médio de características ofensivas e Domingos também nunca escondeu que gostava de contar com mais um ponta-de-lança. Rafael Bastos e Maazou foram dados como certos no clube, mas, até ontem, os responsáveis escusaram-se a confirmar (ou negar...) qualquer um dos nomes. Oesquerdino brasileiro já esteve no Nacional e Belenenses e encontra-se a representar um emblema do segundo escalão do Japão. Quanto ao avançado, de 21 anos, nascido no Níger, despontou na Bélgica e está vinculado ao CSKAde Moscovo.



Lesões misteriosas
VIANA E RODRÍGUEZ DE FORA E ADEPTOS REAGEM NA NET
   
Nem mesmo os adeptos arsenalistas entendem os recentes casos clínicos no plantel principal. Num dos mais participados fóruns do clube, a mialgia de Rodríguez foi catalogada de "conveniente" e "manhosa". O central peruano está a ser negociado com o Sporting e, anteontem, foi o grande destaque no boletim clínico, religiosamente divulgado à sexta-feira.

Com os treinos à porta fechada e sem mais informações oficias, as dúvidas pairam no ar e desagradam aos indefetíveis guerreiros que querem ver sempre a melhor equipa em campo. Tal como o peruano, também Hugo Viana vai falhar o jogo com o Sporting.

O médio até nem constava do rol de lesionados, mas, ontem, Domingos Paciência confirmou que não seria convocado. O clube apressou-se a explicar o silêncio em relação a este caso, argumentando que só depois de realizados os exames clínicos a lesão pode ser divulgada. Carlos Carvalhal orientou o último treino sem esta informação. Resta saber quem vai adaptar-se melhor a mais uma baixa de última hora...


RECORD

JotaCC

Entrar com o pé direito

É um arranque de gala, o de 2010, em Alvalade. O Sporting, finalista vencido das duas Taças da Liga já disputadas e obrigado a "limpar" a cara no novo ano, por força (também) do esforço para reforçar a equipa em marcha, recebe o Braga, líder do campeonato com responsabilidades renovadas em 2010 precisamente pela excelente campanha que vem realizando. Aliás, há sempre o jogo do campeonato como pano de fundo de novo duelo entre leões e arsenalistas: a 22 de Agosto, os golos de Alan e Meyong anularam o tento de Djaló - que está de regresso - e deram a vitória ao primeiro classificado da Liga, que Domingos já assumiu querer conquistar.

A prova de hoje é distinta, e Carlos Carvalhal, único técnico português a erguer a Taça da Liga, explicou a reforma do plantel leonino e as investidas no mercado de transferências - antes dos 6,5 milhões investidos em Pongolle, já tinham sido gastos três milhões na contratação de João Pereira... ao Braga (os reforços não serão hoje opção, na medida em que só amanhã serão inscritos) - sustentando que a equipa não pode ser sustentada pelos meninos da Academia. Figura maior da cantera que, realmente, tem sustentado a equipa nos últimos anos, João Moutinho não se deixou abater pela pancada que o pôs em dúvida para o jogo de hoje e volta a ser "reforço" para a manobra da equipa - tal como tem feito em todos os jogos já disputados esta época (26). O 28 não pára e procura (como todos) entrar com o pé direito em no novo ano.


Sporting - Sp.Braga

20h15 SIC

Estádio José Alvalade

Árbitro Jorge Sousa [AF Porto]

Assistentes José Ramalho e José Luís Melo

-
Sporting

Treinador Carlos Carvalhal

1 Rui Patrício GR

78 Abel LD

3 Carriço DC

4 Polga DC

18 Grimi LE

24 Miguel Veloso MD

28 João Moutinho MD

14 Matías Fernández MO

10 Vukcevic AD

7 Izmailov AE

9 Saleiro AV

-

16 Tiago GR

5 Pedro Silva LD

13 Tonel DC

6 Adrien MD

25 Pereirinha AD

20 Yannick Djaló AV

23 Postiga AV

Braga

Treinador Domingos Paciência

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

5 Moisés DC

4 Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

23 Madrid MD

8 Mossoró MO

30 Alan AD

9 Paulo César AE

19 Meyong AV

-

1 Eduardo GR

3 Paulão DC

20 Peña MO

7 Osvaldo AD

11 Diogo Valente AE

9 Matheus AE

81 Adriano AV


À procura de três vitórias seguidas para fazer história

Se hoje vencer em Alvalade, Domingos quebra mais um recorde interno e volta a escrever o seu nome na história arsenalista. Nunca o Braga conseguiu ganhar três vezes consecutivas em casa de um grande e, mesmo intercalando com os jogos em casa, só duas vezes foi possível festejar três triunfos consecutivos sobre um adversário de peso. Entre 1996 e 1997, o Braga recebeu o Sporting em três ocasiões sem ter de ir a Lisboa pelo meio. Ganhou os três desafios e um deles valeu até o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, que a equipa perderia contra o FC Porto na final.

Há muitas décadas, os arsenalistas também venceram o FC Porto três vezes seguidas: nos dois jogos do campeonato de 1948/49 e no primeiro da temporada seguinte. Desses, dois foram em casa e apenas um fora. Contra o Benfica, o historial arsenalista é claramente perdedor. A melhor série de sempre (repetiu-se algumas vezes) consiste em três jogos seguidos sem perder. Quanto a vitórias, nunca sequer duas seguidas. Dois triunfos em Alvalade (2-3 e 1-2) foi precisamente o que o Braga conseguiu em 2009. Com o de hoje seriam três e outro recorde.



Viana também é baixa


Depois de Rodriguez, Hugo Viana. O número de titulares na primeira volta indisponíveis para Alvalade aumenta para três, pois além destes já João Pereira havia sido vendido aos leões. Domingos não pode, porém, lamentar-se de ter de improvisar. Leone no lugar de Rodriguez é uma troca habitual. Madrid também já fez de Hugo Viana e o técnico teve dois treinos para reforçar essa opção, uma vez que, apesar de o Braga ter omitido essa informação no último boletim clínico, em que só constam os nomes de Petterson, Rodriguez e Yazalde; Hugo Viana já não trabalha com o grupo desde quinta-feira. Uma entorse no pé esquerdo deve afastar o médio também da recepção ao Nacional, que fecha a primeira volta. Com sorte, o criativo bracarense volta à equipa na Trofa, dia 13 deste mês.


Olhanense espera por Maazou para levar Yazalde

Certo em Olhão, na qualidade de jogador emprestado pelo Braga, Yazalde aguarda que Maazou, recentemente anunciado por O JOGO como reforço do Braga, se junte à equipa para poder partir. Se nada de anormal se passar com o reforço minhoto, o internacional sub-21 português poderá finalmente voltar a jogar e marcar com regularidade. Em Braga, ficaria tapado por Maazou, Adriano e Meyong, que não chegou a ser convocado para a Taça das Nações Africanas.


Situação de Rodriguez suscita dúvidas

A súbita lesão de Rodriguez, que é público estar debaixo do interesse do Sporting, suscitou algumas dúvidas na blogosfera e nos fóruns arsenalistas. Se parte dos adeptos não crê que as duas situações estão relacionadas, muitos há que acreditam que o negócio estará quase a concretizar-se e essa seja a verdadeira razão porque Rodriguez não joga.


Diogo Valente pode ser lateral esquerdo

Completamente debilitado nas zonas laterais do terreno, Domingos Paciência terá de improvisar se Filipe Oliveira e/ou Evaldo se lesionarem. No caso do lateral-direito não é fácil adivinhar quem possa desempenhar tais funções se for necessário. Para a esquerda, a solução é simples e até já foi experimentada durante a semana: Diogo Valente. Entre a permanência e o empréstimo, a polivalência pode ajudar a ficar.


Domingos já pensa em ganhar tudo

Fazer mais e melhor do que Jorge Jesus sempre foi o principal objectivo de Domingos Paciência, que há muito não conseguia esconder o sonho de campeão. Mas só agora, na viragem de ano, e no dia em que completou 41 anos de idade, falou abertamente. O treinador quer ganhar o campeonato. Mas também a Taça de Portugal e a Carlsberg Cup. "São competições que queremos ganhar. Não é fácil, pois estar envolvido em todas as competições requer determinação e sacrifício do grupo. Todas as competições são prioritárias. Queremos ganhar a Taça da Liga e de Portugal e estamos nelas com todo empenho", começou por dizer. "Ganhar o campeonato? Claro que quero. Vamos lutar para manter esta posição até à última jornada", continuou.

O momento em Braga é agitado. Os dias são feitos de nomes apontados para entrar e para sair. O Sporting, que já foi o destino de João Pereira, tem sido apontado também como possibilidade para Rodriguez e Evaldo. Para o universo arsenalista, importa saber que as soluções no plantel abundam. "Felizmente não tivemos ainda que mexer muito na equipa. Mas quando tivemos, com o Rodriguez, a equipa continuou a ganhar", aponta como exemplo. "O Braga é muito mais do que 11 ou 12 jogadores. Há outras opções muito viáveis e com muita qualidade. Por cada jogador que sai, abre-se uma porta para outro", resumiu, certo que só o tempo dirá o que se ganha ou perde: "A entrada de jogadores pode acrescentar ou nada mudar. Quando saem jogadores também pode não se sentir."


"Responsabilidade muito maior"


O Braga já esta época ganhou em Alvalade, mas os jogos não podem ser comparados. "Nota-se algum crescimento no Sporting. Sabemos que é um jogo totalmente distinto do último que fizemos lá. Amanhã [hoje] vamos lá com uma responsabilidade muito maior, por sermos líderes da Liga", justificou, certo de que o grupo está imune às notícias de entrada e saída de jogadores. "Nada nos desviará dos objectivos", disse.


O JOGO

JotaCC

Hóquei recupera jogos em atraso

O campeonato tem três jogos em atraso agendados para Janeiro. O vírus da gripe A tinha impedido a equipa do Barcelos de se deslocar ao Porto Santo para disputar a oitava jornada, pelo que os minhotos devem regularizar o calendário no próximo dia 16, com início da partida marcado para as 21 horas. Na mesma jornada, o Oeiras viu adiado o seu jogo de recepção ao Física, devido às más condições do rinque provocadas pelo mau tempo. O encontro disputa-se também no dia 16 (18 horas). Na próxima quarta-feira (dia 6), o HC Braga SAD deve deslocar-se à ilha do Pico, nos Açores, para cumprir o jogo em atraso da quarta jornada frente ao Candelária. Em Outubro, as condições atmosférias não permitiram que o avião, em que seguia o Braga, aterrassse.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Domingos Paciência revela objectivo
"Claro que quero ser campeão"

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, assumiu ontem pela primeira vez esta época o desejo de chegar ao título. "Claro que quero ser campeão. Enquanto pudermos vamos lutar por manter esta posição até à última jornada", disse ontem, em conferência de imprensa.

O técnico da equipa líder do campeonato confessou ainda que a ambição dos bracarenses não tem limites, confessando a enorme sede de títulos: "Queremos ganhar a Taça da Liga e a Taça de Portugal, mas sabemos que não é fácil estar envolvidos em todas as competições. Requer muito empenho e sacrifício do grupo".

Domingos adiantou ainda que "o clube não definiu nenhuma competição como prioritária", mas, sublinhou, são muito difíceis de conquistar por serem provas a eliminar.

O Sp. Braga começou mal a época ao ser eliminado da Liga Europa pelo Elfsborg, da Suécia, mas tem tido uma prestação notável na Liga, que lidera com 33 pontos ao cabo de 15 jornadas. Os minhotos têm um orçamento de oito milhões de euros, um valor 5 vezes inferior ao do actual campeão nacional FC Porto e 3 vezes inferior ao de Benfica e Sporting. No Verão passado, a SAD minhota apontou como objectivo para 2009/10 melhorar a posição da época passada (5º) e voltar às provas da UEFA.

RODRIGUEZ E VIANA DE FORA

O Sp. Braga visita hoje o Sporting (20h15, SIC), em jogo a contar para a 1ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, e Domingos Paciência não poderá contar com o médio Hugo Viana – sofreu uma entorse no pé esquerdo e vai parar duas semanas – e também com Rodriguez, central que está a ser seguido pelo Sporting. "No futebol é normal os jogadores saltarem de um lado para o outro. Isso não mexe com qualquer grupo, muito menos com o meu", adiantou o técnico, frisando que, hoje, espera "um jogo diferente" daquele em que venceu os leões, para a Liga (2-1): "Houve algum crescimento no Sporting desde essa altura [22 de Agosto, 2ª jornada]".


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Domingos assume que quer o título

Domingos Paciência aproveitou o Ano Novo e a passagem do seu 41.º aniversário, ontem assinalado, para assumir publicamente, pela primeira vez, que quer ser campeão nacional pelo Sporting de Braga, já esta época.

"Claro que quero ganhar o campeonato! Enquanto pudermos, vamos lutar por manter esta posição até à última jornada", disse o treinador da equipa minhota, na conferência de Imprensa de antevisão do jogo de hoje, em Alvalade, com o Sporting, no arranque da terceira fase da Taça da Liga.

Apesar de falar, pela primeira vez, na vontade de chegar ao título, Domingos Paciência foi ainda mais longe no seu discurso, apontando outros planos, também para esta época. "Queremos ganhar a Taça da Liga e a Taça de Portugal, mas sabemos que não é fácil estarmos envolvidos em todas as competições. Isso requer muito empenho e sacrifício do grupo", salientou o técnico arsenalista. Afastado das provas europeias, mas a lutar em três frentes por internas, o treinador adiantou que o clube "não definiu" qualquer prova como prioritária, salientando, contudo, as dificuldades próprias "das provas a eliminar".

Cinco meses depois de ter ganho em Alvalade (2-1), para o campeonato, Domingos Paciência estabeleceu as inevitáveis comparações. "Acho que vai ser um jogo diferente. No Sporting, houve algum crescimento, mas, por outro lado, vamos a Lisboa com uma responsabilidade muito maior, porque somos líderes da Liga", realçou o técnico.

JN

JotaCC

Sp. Braga
Aniversariante Domingos quer título de campeão como prenda

Domingos Paciência completou ontem 41 anos e quando questionado sobre a prenda que gostaria de receber não hesitou: "Claro que quero ganhar o campeonato!". O treinador líder da Liga garante que a equipa bracarense vai "lutar por esta posição até à última jornada".

Hugo Viana e Rodriguez, lesionados, não são opção para a deslocação de hoje a Alvalade para jogar frente o Sporting, para a Taça da Liga. O médio contraiu uma entorse no tornozelo esquerdo e o central apresenta uma mialgia na perna esquerda, pelo que estão entregues ao departamento médico dos bracarenses. Também João Pereira é baixa para Domingos, já que se transferiu para o clube leonino há duas semanas. Vandinho, após cumprir castigo, e Peña são as duas novidades na lista para o encontro. O reforços Miguel Garcia ainda não foi inscrito, já que os serviços da Liga estiveram encerrados no dia 1 de Janeiro.

Domingos já ganhou esta época ao Sporting, para o campeonato, em Alvalade, mas acredita que o jogo de hoje "será diferente". Até porque, segundo o técnico do Sp. Braga o adversário "está a crescer de rendimento" . E se Rodríguez se juntar a João Pereira no Sporting, a equipa fica fragilizada? "O Sp. Braga não é apenas 11 ou 12 jogadores. Quando nos faltou alguém, por lesão ou castigo, mantivemos o rendimento. Temos soluções à altura no plantel".


DN

JotaCC

Sporting recebe o Sp. Braga no primeiro de dois confrontos das duas equipas em Janeiro
Por Paulo Curado

As duas equipas voltam a medir forças no Estádio de Alvalade, mas agora para a Taça da Liga e ainda sem contarem com os reforços de Inverno

Em Agosto do ano passado uma grande exibição do Sporting de Braga em Alvalade rendeu três pontos aos minhotos na segunda jornada do campeonato. Um resultado que deixou marcas nos dois conjuntos. Os nortenhos inspiraram-se para uma primeira volta gloriosa e comandam a prova à entrada de 2010, os lisboetas não recuperaram e continuaram a somar maus resultados, que os deixaram com doze pontos de atraso face ao topo da classificação. Esta noite (20h15, SIC), as duas equipas voltam a encontrar-se no mesmo palco, mas agora para a fase de grupos da Taça da Liga. Os "leões" terão uma oportunidade de redenção, antes da deslocação ao Municipal de Braga, ainda este mês, para a Liga.

"É um adversário difícil, que ganhou em Alvalade, ao Benfica e ao FC Porto", lembrou ontem Carlos Carvalhal, na antecipação do encontro, considerando que os minhotos poderão ser os adversários ideais para o regresso à competição, após a pausa natalícia: "Vamos tentar fazer aquilo que nenhum grande conseguiu e começar o ano a ganhar."

Sem poder contar com nenhum dos reforços já contratados este Inverno, na reabertura do mercado de transferências (nomeadamente João Pereira e Sinama-Pongolle, que só poderão ser inscritos a partir de amanhã), o técnico salientou que a política de contratações do clube visa "melhorar a estrutura competitiva do plantel" e está orientada para o futuro. "Os contratos são de média duração e o que estamos a perspectivar é uma mudança e uma tentativa de melhorar a estrutura do Sporting para vários anos. Aquela dinâmica que apresentou e que vai apresentar até 31 de Janeiro não pára e no defeso vão ter um Sporting activo no mercado", explicou.

De fora do encontro estará também Liedson, o principal goleador da equipa, a recuperar de uma intervenção cirúrgica ao joelho. Será uma oportunidade para o restante elenco de avançados mostrar serviço, numa altura em que grande parte dos jogadores deste sector têm sido apontados como potenciais dispensados ou moedas de troca em eventuais contratações. Casos de Hélder Postiga e Saleiro, que fazem parte dos convocados, mas também de Caicedo, ausente por se encontrar engripado. De regresso está Yannick Djaló, recuperado de uma paragem de dois meses por lesão.

Limitado apresenta-se ainda o Sporting de Braga, que não pode alinhar com Hugo Viana e Rodriguez (alvo do interesse dos "leões" nos últimos dias), lesionados, e também com o mais recente reforço da equipa, Miguel Garcia (ex-Olhanense), contratado para ocupar a vaga de João Pereira, a primeira "prenda" de Carvalhal neste Natal.

PUBLICO

JotaCC

Vão chegar mais craques
RESPONSÁVEIS LEONINOS EM BUSCA DE MAIS-VALIAS

   
Tal como Record já tinha assegurado, o Sporting está determinado em garantir mais dois ou três reforços, como um médio e um lateral-esquerdo no topo das preferências. Manuel Fernandes é o desejado para a zona intermediária e, apesar dos obstáculos colocados pelo Valencia, é um processo que não está ainda descartado. Porém, o ex-benfiquista não é a única opção - existem outras, entre elas Ruben Micael. O médio do Nacional é apreciado em Alvalade, mas os leões tem concorrência pelo alvinegro.

Reforçar o lado esquerdo da defesa é outro dos desejos dos leões (Evaldo e Del Horno são nomes falados), que não descartam fazer chegar a Alvalade um defesa-central (Rodríguez está na lista). Janeiro vai ser cheio de novidades. E ainda há as saídas.


Avançado Yazalde descartado
PRIMEIRO TREINO SEM OS REFORÇOS DESEJADOS
         
Yazalde, jogador que os azuis pretendiam contratar por empréstimo do Sp. Braga, não deverá ser reforço para o plantel do Restelo. Os minhotos têm várias propostas para o atacante, de 21 anos, e decidiram que este seria cedido ao Olhanense ou ao Leixões, pelo que o Belenenses terá agora de equacionar outras opções para reforçar o sector avançado. As prioridades dos azuis são a contratação de um defesa-central, um médio e um avançado.


RECORD

Somos Braga!

Agbossoumonde já está em Braga
Por Pascoal Sousa

Gale Agbossoumonde, defesa-central de 18 anos e 1,88 metros, internacional sub-20 dos Estados Unidos, já se encontra integrado no plantel dos juniores do Sp. Braga.

Como A BOLA anunciou em Novembro, o defesa chega ao clube minhoto cedido pela empresa brasileira Traffic, não implicando qualquer custo para os cofres da SAD. Nascido no Togo, Gale fugiu da instabilidade política no país e emigrou com a família para os Estados Unidos, quando tinha apenas oito anos.

Na terra das oportunidades, construiu uma carreira fulgurante no futebol: aos 17 anos agarrou a titularidade no Miami FC e foi o mais jovem integrante da selecção de sub-20 norte-americana que participou no recente Campeonato do Mundo da categoria, no Egipto. O central terá também possibilidade de se mostrar a Domingos Paciência e abrir as portas do plantel principal.


A BOLA
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Somos Braga!

Kalaba tem processo disciplinar e é para dispensar
Por Ricardo Quaresma

Vida muito complicada para Kalaba em Leiria. O jogador, emprestado no início da temporada pelo Sp. Braga aos leirienses, terá de responder a um processo disciplinar interposto pela administração, que acusa o futebolistas de comportamento inadequado a um profissional de futebol.

O médio, de 22 anos, está neste momento ausente ao serviço da selecção da Zâmbia, que competirá no Campeonato Africano das Nações (CAN) durante o mês de Janeiro, mas quando regressar a Portugal já sabe que terá de se apresentar em Braga para resolver o seu futuro.

O grande problema é que Kalaba, que por certo não entrará nos planos de Domingos Paciência, não pode ser inscrito por qualquer clube, porque já jogou pelos bracarenses na Liga Europa e pelos leirienses. Ou seja, ou o Sp. Braga inscreve-o para o que falta da temporada ou fica em Leiria, sendo este último cenário algo que não interessa de forma alguma à administração do União.

Um caso complicado para resolver, mais para o Sp. Braga, porque em Leiria o destino de Kalaba está traçado: o médio não entra nas contas de Lito Vidigal, está riscado pelos dirigentes e passará a ser, a partir deste momento, um problema do clube com que tem contrato. Porque no União, é certo, não fica...

A Bola

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

JotaCC

Sporting vence Sp. Braga no primeiro grande jogo do ano

O Sporting venceu este domingo o Sp. Braga por 2-1, em Alvalade, num jogo da primeira jornada do Grupo B da Taça da Liga. Com esta vitória, os 'leões' fixaram-se no primeiro lugar do grupo, com três pontos.

Saleiro inaugurou o marcador, aos 36 minutos, o que fez com que os 'leões' fossem para o intervalo com a vantagem.

Na segunda parte, os 'arsenalistas' responderam, com um tento de Alan aos 49 minutos, e restabelecem a igualdade. Mas, aos 64 minutos, o Sporting responde com um fantástico golo de Miguel Veloso.


Jogo disputado no Estádio José de Alvalade, em Lisboa

Sporting – Sp. Braga, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: 1-0 por Saleiro (35 m); 1-1 por Alan (49 m); 2-1 por Miguel Veloso (64 m)


Equipas:

Sporting: Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Tonel e Grimi; Izmailov (Yannick, 90+2 m), João Moutinho, Adrien e Miguel Veloso (Matias Fernandez (89 m); Saleiro e Hélder Postiga (Pereirinha, 73 m).

(Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Polga, Pereirinha, Matias Fernandez, Vukcevic e Yannick)

Sp. Braga: Kieszek; Filipe Oliveira (Paulão, 78 m), Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho e Madrid (Paulo César, 46 m); Alan, Mossoró e Diogo Valente (Paulo César, 46 m); Meyong.

(Suplentes: Eduardo, Paulão, Peña, Osvaldo, Matheus, Paulo César e Adriano)


Árbitro: Jorge Sousa, do Porto

Acção disciplinar: cartão amarelo a Vandinho, João Moutinho, Adrien (87 m), Matheus (87 m) e Tonel (90+3 m).


O JOGO

JotaCC

Sporting vence arsenalistas (2-1)

O Sporting entrou da melhor forma na Taça da Liga, recebendo e vencendo o Sp. Braga por 2-1, o mesmo resultado alcançado pelos arsenalistas em Alvalade há cerca de quatro meses, então para o Campeonato. Extraordinário golo de Miguel Veloso ditou o triunfo.

Recorde aqui as principais incidências da partida.

Ainda sem qualquer dos reforços contratados neste defeso (João Pereira e Sinama-Pongole), os «leões» estiveram sempre na frente do marcador, com Carlos Saleiro a marcar aos 35 minutos. Os bracarenses reagiram bem, entrando com todo o gás na segunda parte, e empataram por Alan. Surgiu então uma autêntica «bomba» de Miguel Veloso, que entrou no ângulo superior direito da baliza arsenalista, a decidir o encontro a favor dos comandados de Carlos Carvalhal.

Inversão no resultado alcançado pelo Sp. Braga em pleno Alvalade no Campeonato, logo no dia seguinte a Domingos Paciência ter assumido ambição de lutar por todas as competições. Os arsenalistas, na verdade, estiveram bem a reagir aos dois golos, mostraram-se afoitos, mas certo é que tiveram de correr atrás do prejuízo.

Já o Sporting, ainda passou por momento de grande adormecimento na partida, sacudido com o golo de Saleiro, fruto de boa assistência de Grimi. E, mesmo depois de ter chegado ao segundo golo, ainda teve oportunidade para ampliar.

Com arbitragem de Jorge Sousa (AF Porto), as equipas alinharam:

Sporting – Rui Patrício; Abel, Daniel Carriço, Tonel e Grimi; Izmailov (Yannick, 90+2 m), João Moutinho, Adrien e Miguel Veloso (Matias Fernandez (89 m); Saleiro e Hélder Postiga (Pereirinha, 73 m).

Suplentes: Tiago, Pedro Silva, Polga, Pereirinha, Matias Fernandez, Vukcevic e Yannick.

Sp. Braga – Kieszek; Filipe Oliveira (Paulão, 78 m), Moisés, Leone e Evaldo; Vandinho e Madrid (Paulo César, 46 m); Alan, Mossoró e Diogo Valente (Paulo César, 46 m); Meyong.

Suplentes: Eduardo, Paulão, Peña, Osvaldo, Matheus, Paulo César e Adriano.

Disciplina: cartão amarelo a Vandinho, João Moutinho, Adrien (87 m), Matheus (87 m) e Tonel (90+3 m).

Marcador: 1-0 por Saleiro (35 m); 1-1 por Alan (49 m); 2-1 por Miguel Veloso (64 m).


«Não ganhou a melhor equipa» - Domingos

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, não gostou de sair derrotado de Alvalade e considera que o Sporting acabou «por ser mais feliz num brilhante golo» marcado por Miguel Veloso (fez o 2-1 final).

Para o técnico, «não ganhou a melhor equipa». «Ganhou a equipa que fez dois golos em momentos decisivos do jogo», destacou.

Sobre a turma arsenalista, Domingos destaca o erro defensivo que «deixa Saleiro na cara do golo», mas também deixa o alerta: «Poderíamos ter sido mais equipa. Tivemos oportunidades para chegar ao golo. Chegamos à igualdade mas o Sporting acaba por ser feliz num brilhante golo», disse o técnico.

Domingo faz questão de salientar um factor, a seu ver, decisivo para o resultado final: «há que salientar que o Miguel Veloso faz esse golo numa altura em que se calhar não deveria estar em campo [por alegada agressão a Filipe Oliveira]».

O descontentamento de Domingos fica-se, no entanto, pelo resultado, pois a exibição e a vontade demonstrada pelos jogadores deixaram o técnico agradado. «A minha equipa fez tudo para ganhar este jogo. Não estou insatisfeito com os meus jogadores. Esta equipa tem muita qualidade», afirmou, concluindo reiterando que os objectivos da equipa se mantêm: «continuamos a querer ganhar alguma das competições em que estamos envolvidos».


«Faltou aproveitar as oportunidades» - Vandinho

O capitão do Sp. Braga considerou que a eficácia do Sporting fez a diferença, por isso, apesar da derrota, salientou a determinação dos seus companheiros.

«Penso que estamos de parabéns pela determinação que tivemos. Sabíamos que íamos ter dificuldades porque o Sporting é uma grande equipa, mas demonstrámos o nosso valor», disse Vandinho, na habitual flash interview.

Os bracarenses, na realidade, saem derrotados de Alvalade, onde já tinham vencido para o campeonato. Que diferença em relação a esse jogo? «Faltou aproveitar as oportunidades, por isso o Sporting foi mais feliz», rematou o médio brasileiro.


A BOLA

JotaCC


Taça da Liga
Arte de Miguel Veloso faz a diferença em Alvalade

Minuto 65': Miguel Veloso recebe a bola fora da área, rodopia o corpo e, sem grande preparação, remata forte ao canto superior direito da baliza de Kieszek. Um grande golo, que rendeu a primeira vitória (2-1) de um "grande" frente ao Sp. Braga nesta temporada. Os "leões" começaram 2010 com uma boa exibição e ainda sem os reforços de Inverno, assumindo a liderança isolada do Grupo B, no arranque da terceira fase da Taça da Liga.

Enquanto não chegam jogadores mais experientes para equilibrarem o plantel de Carlos Carvalhal, continuam a ser os "meninos da Academia" (utilizando a expressão do próprio treinador) a sustentar a equipa. Saleiro e Miguel Veloso garantiram o triunfo de uma equipa que começou o encontro com dez jogadores portugueses (tantos quantos os estrangeiros do Sp. Braga).

Os instantes iniciais da partida prometeram um jogo disputado e emocionante, mas teve de se esperar até ao segundo tempo para o confirmar. Um golo (bem) anulado a Meyong, por fora-de-jogo logo no primeiro minuto, deixou claro que os minhotos procuravam mais um bom resultado em Lisboa. A equipa de Domingos Paciência foi mesmo a formação mais organizada em campo nos 45' iniciais, mas uma falha defensiva comprometedora, numa altura em que controlava o encontro, levou o conjunto minhoto a sair em desvantagem para o intervalo. Grande mérito para Grimi, na primeira vez que se envolveu na construção atacante, a isolar Saleiro (fez dupla com Hélder Postiga no ataque), que voltou a marcar.

Sem muito para o justificar até então, os "leões", adiantaram-se no marcador aos 36'. Altura em que acordou o seu futebol atacante. Até então, a equipa esteve quase sempre dependente dos cruzamentos de Miguel Veloso para a área, criando pouco perigo. O médio, que alinhou no lado esquerdo do meio-campo, foi um dos jogadores em destaque na partida, como a justificar o interesse que continua a despertar nos principais campeonatos europeus nesta reabertura do mercado. Hoje, juntou-se à corrida o Barcelona que, segundo a edição online do jornal A Marca, o inclui no lote de possíveis reforços.
Para o segundo tempo, Domingos arriscou tudo, reforçando o ataque com Paulo César e Matheus. Os resultados foram imediatos, com a equipa a encostar às cordas o Sporting, acabando por igualar o jogo logo aos 50' (por Alan) e criando mais alguns lances de grande perigo.

Reagiu o Sporting, com a partida a ganhar grande ritmo, com perigo nas duas áreas, mas seria a arte de Miguel Veloso a fazer a diferença no resultado final. Uma derrota minhota no mesmo recinto onde em Agosto, na segunda jornada do campeonato, derrotara os "leões", iniciando o ataque à liderança do campeonato. No final deste mês, os dois conjuntos têm novo encontro agendado, para a Liga, desta vez em Braga.

PUBLICO

JotaCC

Taça da Liga: Sporting-Sp. Braga, 2-1 (crónica)
Festejar 2010 à bomba

Rugido de leão a abrir o ano, exibição colorida com um golaço de Miguel Veloso e primeira vitória num troféu agridoce para um Sporting que parece renascer do cinzentismo com que deixou 2009. A Taça da Liga sempre foi boa conselheira para os leões (pelo menos até à final), também para Carlos Carvalhal, e a combinação foi quase perfeita perante um adversário difícil, que aposta em 2010 como um ano histórico.

A vitória leonina traz interrogações, mas não tem reparos. Os leões responderam ao desafio e as dúvidas que ficam são para ser respondidas mais à frente, com gente nova como Pongolle ou João Pereira, que deixou a equipa minhota a coxear na lateral-direita, como se viu em Alvalade. Domingos Paciência assumiu que quer ganhar títulos, mas apesar de exibição condigna, o Sp. Braga entrou com o pé esquerdo para os seis meses finais de uma temporada já de si brilhante.

Não há Liedson, há Saleiro

Um susto logo a abrir, uma resposta morna, um avançado cheio de moral e¿ golos. O Sporting teve aviso logo no primeiro minuto, com Meyong a ter um golo invalidado. Reagiu com pressão que se foi esvaziando à medida que o tempo passou, no primeiro tempo. Com Liedson fora de combate Carvalhal voltou a reforçar o ataque com dois avançados: Saleiro e Postiga. Ambos tentavam incomodar a defesa líder do campeonato português, mas ao fim de algumas jogadas bem definidas, o leão perdeu gás, recuou e os minhotos entraram em controlo.

É certo que o Sp. Braga também não criou mais do que um par de sustos para Rui Patrício, que com saídas seguras deixou os 45 minutos iniciais sem grande trabalho. Sim, viu uma bola cruzada por Diogo Valente passar à frente da baliza, mas Mossoró e Meyong estavam atrasados para a melhor ocasião minhota no jogo. De resto, pouco mais houve, até Grimi ter decidido dar um pouco de velocidade num contra-ataque.

Os minutos iniciais do jogo mostraram um leão determinado a esquecer o fim de 2009, tão acidentado que foi. Com um onze «velho», sem caras novas que já chegaram, o 4x1x3x2 é mais adequado à composição do plantel. Mas é preciso, em qualquer sistema, quem defina, quem resolva. Ora, sem Liedson, um menino da Academia suportou o esquema e, após brilhante passe de Grimi disparou para o 1-0. Saleiro encheu-se com mais confiança, com o segundo golo em dois jogos, e contagiou, por momentos, a equipa. O Sporting acabou por cima o primeiro tempo frente a um adversário que, sabia-se, vale mais que os 45 minutos iniciais demonstrados nesta Taça da Liga. O segundo tempo provou-o. Em cinco minutos.

Deixar a poeira assentar

Domingos trocou peças, deu fulgor atacante. Mossoró entendeu-se com compatriotas e serviu Alan para o empate. Um golo repetido, quase em modo «replay», daquele que fizera para a Liga, neste mesmo estádio, embora este menos vistoso. O Sp. Braga igualou o encontro, mas também despertou o leão.

O Sporting foi à luta, sem contratações, com seis «academistas» e após esbarrar por duas vezes nas luvas de Kieszek, festejou 2010 com uma bomba lançada pelo pé esquerdo de Miguel Veloso: só parou no fundo das redes do polaco. Um murro na mesa que fez estremecer Alvalade, mas que colocou ordem no marcador.

O Sporting renasce na Taça da Liga, pode tirar apontamentos para o campeonato, mas sem ilusões. O pontapé de Veloso fez o edifício tremer, talvez tenha colocado os alicerces no devido sítio, mas só quando a poeira deixar de cair do tecto se saberá, ao certo, se este leão se mantém firme.



Domingos: «Momento do jogo acaba por ser o golo de Veloso»
Taça da Liga: Sporting-Sp. Braga, 2-1 (reportagem)

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, comenta a derrota em Alvalade, na primeira jornada da terceira fase da Taça da Liga, neste domingo:

«O que falhou foi que o Sporting fez dois golos e nós um. O Sporting fez um belíssimo golo na segunda parte contra a corrente do jogo, um golo que faz a diferença no futebol. Foi um jogo muito equilibrado, com maior número de momentos do jogo em que o Sp. Braga esteve por cima e podia ter marcado e não marcou. É como digo, foi um jogo muito equilibrado, com o Sporting a ter a sorte do jogo, porque golos daqueles não se conseguem todos os dias. Acabou por vencer o Sporting porque foi mais feliz na finalização, com um golo brilhante de Veloso, mas o empate seria o resultado mais justo.»

[Sobre Jorge Sousa] «Pelo que o Filipe Oliveira me disse, o Miguel Veloso já não devia estar em campo na altura do golo e o resultado podia ser outro.»

[Se a derrota pode afectar o Sp. Braga] «De maneira nenhuma. Temos consciência do que fazemos e do que podemos fazer e, como viram aqui, podemos jogar contra qualquer equipa, grande ou pequena, sempre com o pensamento de ganhar o jogo em qualquer momento, sempre à procura da vitória.»

[Sobre Rodríguez e a eventual saída de mais jogadores] «Hoje em dia há que aproveitar situações que podem ser favoráveis para um clube em termos financeiros. Eu não quero perder mais ninguém, perder um jogador logo a seguir ao Natal é complicado, isto aconteceu muito cedo, mas o futebol é mesmo assim.»


Vandinho: «O Sporting foi mais feliz»
Sporting-Sp. Braga, 2-1 (reportagem)

Vandinho, capitão do Sp. Braga, comentou desta forma a derrota com o Sporting. Declarações na flash interview da SIC Notícias:

«Estamos de parabéns pela determinação. Sabíamos que íamos encontrar um adversário complicado, viemos disputar o jogo pelo jogo, mas faltou aproveitar as oportunidades. O Sporting foi mais feliz.»


Taça da Liga: Sporting-Sp. Braga, 2-1 (destaques)
Grande golo de Veloso sela primeira vitória do ano


Miguel Veloso
Um grande golo, o melhor da noite (e de muitos jogos) e uma exibição a garantir a primeira vitória do ano, ainda que na Taça da Liga, mas sempre importante para reforçar o ânimo de uma equipa debilitada psicologicamente. Descaído para a esquerda do meio-campo, já que Adrien assumiu o posto mais recuado, Miguel Veloso voltou a ser decisivo num lugar que reflecte a sua polivalência e numa altura em que se sucedem as especulações de possíveis clubes ingleses e espanhóis na sua transferência. Não terá defraudado as expectativas de quem o segue¿

Daniel Carriço
Muito do que não chegou a Rui Patrício foi filtrado pelo central, sempre ele, para não dizer exclusivamente, a fazer frente ao ataque do Sp. Braga e a compensar a inoperância dos laterais da sua equipa. De cabeça ou de pé, na esquerda, na direita ou no meio, esteve sempre presente, mas muito sozinho.

Saleiro
Segundo golo do jovem avançado em três jogos consecutivos a titular, registo valioso para quem ainda procura o seu espaço na equipa e numa altura em que o Sporting contratou um avançado de peso, como provam os 6,5 milhões desembolsados. Revela vontade, técnica e capacidade na frente, resta saber se as oportunidades vão manter-se. Para já, soube aproveitar o passe de Grimi e que colocou o Sporting na frente do marcador.

Mossoró e Alan
Dupla de peso no Sp. Braga e responsável por muito do sucesso alcançado pela equipa nesta temporada. Domingos Paciência não prescindiu de duas das suas melhores unidades e os dois brasileiros, como sempre acontece, estiveram em bom plano. Sem Hugo Viana, com quem costumam repartir as despesas no meio-campo, ainda que Madrid, primeiro, e Paulo César, depois, tenham tido exibições positivas, foram responsáveis pela condução do ataque dos minhotos e por mostrar, uma vez mais, por que o Sp. Braga lidera o campeonato. Mossoró esteve perto de marcar na primeira parte, após combinação com Diogo Valente; Alan marcou na segunda, assistido por Mossoró.

Kieszek
Boa exibição do guarda-redes polaco na estreia a titular. Na sombra de Eduardo desde que regressou a Braga, após cedência ao V. Setúbal, Kieszek respondeu da melhor forma ao primeiro desafio da temporada: três grandes defesas em apenas 17 minutos e sem culpa nos dois golos sofridos. Negou primeiro o golo a Izmailov (55), evitou o autogolo de Leone (60) e defendeu o cabeceamento de Moutinho (72) à queima-roupa. Nos golos, sem hipóteses no frente-a-frente com Saleiro e na bomba de Miguel Veloso.

Filipe Oliveira
Estreia a titular do substituto natural de João Pereira, apesar da concorrência de Miguel Garcia, contratado recentemente. Não teve muito trabalho, não fez esquecer o lateral agora no Sporting, mas não comprometeu e ainda se destacou nas manobras ofensivas, como, aliás, acontecia com João Pereira.

MAIS FUTEBOL