News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 05/10

Started by Kintaro, 05 de October de 2006, 09:08

Previous topic - Next topic

Kintaro

Castanheira: «Somos todos estrelas»
UM OPERÁRIO QUALIFICADO SEM COMPLEXOS EM CAMPO


No futebol actual, é cada vez mais difícil encontrar um jogador que se mantenha ligado a um clube por mais de uma década. Castanheira nem sequer nasceu em Braga. Transmontano, mudou-se para o Minho e, com o passar dos anos, tornou-se uma referência do balneário.

Se alguém duvidava da sua utilidade no plantel, viu passar-lhe as dores quando o médio, lançado por Carvalhal como titular contra o FC Porto, foi decisivo para a agressividade evidenciada pelos minhotos a meio-campo na etapa inicial. Como se sente um "operário qualificado" como Castanheira num balneário cada vez mais recheado de estrelas por via do crescimento do Sp. Braga? "Somos todos iguais. Somos todos estrelas. Por isso é que temos um grupo forte", responde.

in Record





Castanheira sente-se confortável na perseguição aos lugares do pódio
"Queremos andar lá em cima a incomodar"
   O esquerdino não se recorda de uma semana tão feliz com o Braga
   Diz que será difícil manter o nível demonstrado frente ao FC Porto


Nem antes, nem depois. Ou melhor, nunca. Desengane-se quem pensar que terá de olhar para o céu para encontrar o plantel do Braga, escondido entre as nuvens, ou então que os minhotos cresceram, repentinamente, mais dez centímetros graças ao uso de saltos altos. É verdade que o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA e a recente vitória sobre o FC Porto, dois brilharetes obtidos numa única semana, mexeram com o grupo de Carlos Carvalhal de forma positiva, mas ninguém se mostra exageradamente exultante, o que seria altamente desaconselhável para quem ainda está no começo da época. "Não andamos nas nuvens, a equipa esteve sempre consciente do seu valor. Preparámo-nos bem e tudo correu pelo melhor. Conseguimos o apuramento para a fase de grupos da Taça UEFA, vencemos o FC Porto, mas continuamos com os pés bem assentes no chão. Ainda não conseguimos nada, apenas um apuramento histórico e uma vitória para o campeonato", sublinha Castanheira, embora assumindo que não se recorda "de uma semana tão feliz".

Apesar da vitória frente ao campeão nacional, o Braga continua a suscitar uma questão clássica. É desta que terá potencial para ultrapassar, definitivamente, os três grandes? O drible de Castanheira é de mestre. "O campeonato é uma prova de longa duração; as contas fazem-se no fim. Temos um grupo forte, excelentes soluções e, obviamente, queremos andar lá em cima, a incomodar. Só que nesta altura o FC Porto, Benfica e Sporting também não podem dizer que vão ser campeões; só poderão dizer que jogarão para ser campeões. E nós também queremos andar lá em cima, a incomodar e temos plantel para isso", reage. Dobrada a primeira provocação, o esquerdino ataca de frente o eterno trauma de que as equipas portuguesas não se dão bem quando envolvidas em várias competições, incluindo jogos internacionais. "Há anos que já não se pensa dessa forma em Inglaterra. Quem vai para lá jogar, enquadra-se perfeitamente, sem problemas. É uma questão de mentalidade", observa. Uma boa prova disso foi a exibição esforçada do centrocampista no duelo com os dragões. Castanheira sorri. "É para isso que trabalhamos diariamente", assevera.

Mesmo certo de que o Braga "foi superior ao FC Porto", que se viu encurralado numa série de "dificuldades" criadas pelos minhotos, Castanheira reconhece que não será fácil "manter o mesmo nível de jogo" nos próximos duelos. "Por enquanto, estamos a apenas dois pontos do líder", o que já não é nada mau. Sobre os próximos adversários na Taça UEFA, duas ideias incontestáveis. "Estamos motivados para os quatro jogos, mas defrontar o campeão em título em Sevilha será especial", confessou. Em suma, "é um grupo forte", onde o Braga fará por "discutir a vitória em todos os jogos".

Destaque

Pelo seu prestígio, o Sevilha é o adversário mais aguardado na Taça UEFA



Não moram estrelas no plantel
Todos diferentes todos iguais


De volta às luzes da ribalta, Castanheira é o paradigma do jogador que tão depressa aparece em grande como desaparece. Tem sido assim pelo menos nos últimos dois anos e o esquerdino, que no passado chegou a ser equacionado pelo Benfica e Boavista, é o primeiro a reconhecê-lo. "Não tenho sido utilizado como desejaria, mas devo respeitar as decisões dos técnicos. Só tenho de mostrar o meu desagrado por não jogar nos treinos a trabalhar", avaliou, assegurando que não se sente ofuscado por ninguém em especial. "Aqui não há estrelas; trata-se de um grupo forte, onde todos são iguais", completou. Como não é diferente dos outros, Castanheira diz ser "ainda cedo" para discutir uma eventual renovação do contrato.



Entre selecções e lesionados
Sete ausências em dia de sessão dupla
   Com o regresso à competição aprazado para dentro de uma semana, o tempo é de gerir o esforço e recuperar jogadores

O regresso ao trabalho depois de comemorada a vitória sobre o FC Porto verificou-se em versão dupla, com os jogadores a participarem num treino ligeiro de manhã, que teve a duração aproximada de uma hora, comparecendo à tarde novamente nos relvados de apoio para um jogo-treino com a formação júnior arsenalista. Com (parte dos) os titulares na partida com o FC Porto a fazerem treino de recuperação, saindo ao cabo de meia hora, coube aos restantes completar o programa previsto para a manhã, ainda que alguns jogadores com algumas limitações, como foi o caso do avançado Zé Carlos. Contudo, o dia de trabalho ficou marcado pelas sete ausências verificadas, que se estendeu a oito assim que o treino da tarde chegou. Mas vamos por partes! Sabendo-se de antemão que Paíto, na selecção de Moçambique, e Bruno Gama, na selecção Sub-20 que está a disputar os I Jogos da Lusofonia, e Vandinho, a recuperar de uma lesão, estariam ausentes, e que João Pinto, por força da inflamação num joelho, faz sempre tratamento a seguir aos jogos, a novidade surgiu com a não comparência do trio formado por Marcel, Castanheira e Hugo Leal. A explicação surgiu no final quando foi dito que os jogadores tinham feito ginásio mais tratamento. Com maior detalhe, Castanheira padece de uma mialgia de esforço, enquanto Hugo Leal sofreu uma entorse e Marcel queixa-se de um traumatismo. Deste lote final de jogadores, o autor do primeiro golo aos "dragões" já deverá comparecer ao treino matinal de hoje, mantendo-se os condicionalismos nos restantes. Quanto aos jogadores titulares que de manhã fizeram treino de recuperação, à tarde foram encaminhados para a piscina por forma a que hoje todos possam trabalhar sem restrições. Wender e Nem, que abandonaram o jogo com o FC Porto com queixas, estiveram no relvado, sendo ambos hoje reavaliados.



Mendes e Bruno brilharam
Cesinha bisa em dia de improviso
   Jogo-treino com os juniores "promoveu" Mendes e Bruno à equipa principal e acabou com uma goleada

Com apenas dez jogadores para treinar - incluindo os guarda-redes Eduardo e Dani Mallo -, Carlos Carvalhal promoveu ontem à tarde um jogo-treino com a formação júnior, aproveitando para dar competição aos disponíveis do plantel principal ao mesmo tempo que observou os valores da equipa do último escalão da formação. Decorrente disto - do número insuficiente de jogadores - o técnico "promoveu" dois juniores à formação principal (Bruno e Mendes), alinhando na primeira parte com Eduardo; Pedro Costa, Maurício, Irineu e Bruno; Ricardo Chaves, Frechaut e Davide; Mendes, Cesinha e Matheus. E começaram precisamente pelos juniores as sensações fortes do dia, com o extremo-direito a mostrar dotes de goleador, apontando dois golos, ainda que um tenha sido invalidado, no que foi imitado por Mendes, que logrou também bater os actuais companheiros por uma ocasião. Sem Zé Carlos - que foi fazer um exame de despistagem para perceber a razão das dores num joelho que já vem desde o jogo na Vila das Aves - nem Marcel, também a recuperar de uma queixa num pé em resultado da sua participação na partida frente ao FC Porto, a tarefa de ocupar a posição de avançado coube ao brasileiro Matheus, mas foi outro jogador do outro lado do Atlântico a revelar pontaria afinada, Cesinha, que bisou com dois remates de belo efeito. Com o resultado (5-0) feito ao intervalo, o técnico optou então por retirar Matheus do jogo, rendendo ainda Eduardo por Dani Mallo. Vandinho esteve também no relvado, mas para cumprir o programa habitual de recuperação, num processo que promete estar próximo do seu final. Hugo Leal, também com queixas, foi espectador atento.



Maciel criticou atitude de Jesualdo

O extremo Maciel, a viver ainda as emoções de dois jogos muito positivos para o Braga, fez declarações à sua assessoria de Imprensa em que dá conta da sua satisfação pelo sucesso alcançado na Taça UEFA e frente ao FC Porto, seu ex-clube. "Foi uma semana muito produtiva. A nossa equipa mostrou que pode lutar por coisas maiores nesta temporada. Na Taça UEFA ficamos num grupo que tem o campeão Sevilha, mas temos condições para chegar mais longe", disse. Quanto à Liga, começou por ser mais cauteloso na análise: "Em Portugal nada podemos prever. O campeonato é duro e imprevisível e uma equipa que está em baixo sobe e outra que vai na frente cai", defendendo que "a regularidade é a arma" e sublinhando a qualidade dos minhotos ao afirmar que "a equipa está bem montada e mostrou ao treinador do Porto que quem fala antes, quando disse que venceria a gente com tranquilidade, acaba derrotado". E completou: "Deu-se mal. Devem respeitar o Braga", concluiu reafirmando o sonho de ser campeão pelo Braga. "Por que não?", perguntou o atacante, uma das figuras em destaque na formação arsenalista.



No treino
Miúdos em manhã serena


Pouco mais de meia dúzia de adeptos assistiram ontem de manhã ao treino da equipa numa ausência que colide com o clima de euforia que se vive na cidade depois da qualificação para a fase de Grupos da Taça UEFA e da derrota imposta ao FC Porto. A juntar a isto a ausência do médico, do director desportivo e de parte dos jogadores, tornou o apronto quase intimista, só alterado perto do final quando crianças de um jardim de infância local fizeram uma visita rápida para ver os jogadores. Eles bem gritaram e pediram a bola, mas os craques, ao longe, nada puderam fazer até que a chuva se interpôs e lá prosseguiram a visita para as bancadas do Estádio Municipal, onde se abrigaram.



Traumatismo
Médico ficou ko


Acontece raramente, mas acontece. Álvaro Couto, médico do Braga, está impossibilitado de dar o seu contributo à equipa, tudo por causa de uma... lesão num pé. A sua ausência no treino matinal despertou a curiosidade e a pergunta nasceu, respondendo o clínico ter sido "vítima de um traumatismo e que... não estava convocado para o próximo jogo", brincou.



No final do treino
Carvalhal correu


Findo o treino matinal, o técnico Carlos Carvalhal não acompanhou os jogadores no regresso ao balneário, preferindo aproveitar o tempo para fazer uma corrida, na companhia do adjunto Rifa. Insensíveis à chuva que começou a cair fizeram o seu treininho, completando várias voltas aos relvados de apoio do Estádio Municipal, mostrando preocupações também com o... físico.



Em equação
Mais um jogo-treino


A tarde de ontem foi ocupada com um jogo-treino frente à equipa de juniores, mas pode não ser tudo no que concerne a competição até ao final da semana, já que está em equação o agendamento de um jogo por forma a manter o ritmo aos jogadores, com particular ênfase os menos utilizados. Decisões ainda não há, mas Carvalhal tem ainda tempo e margem de escolha.



Pela manhã
Trabalho continua


Depois da sessão dupla de ontem, o dia de hoje servirá para aligeirar a carga de esforço com o técnico a agendar uma única sessão, pela manhã, e novamente à porta aberta, num apronto que servirá para avaliar a condição física de alguns dos jogadores ontem ausentes.



Taça UEFA
Espionagem adiada


O calendário de espionagem aos adversários do Braga na Taça UEFA está, por ora, adiado por força da paragem dos campeonatos em função das partidas de qualificação para o Euro'2008. Com o jogo frente ao AZ Alkmaar agendado para o próximo dia 19, ainda há tempo para a equipa técnica se documentar recorrendo aos vídeos dos jogos já que quanto à visualização em directo, essa não acontecerá antes do dia 14, altura em que o AZ defronta o Sparta, para a Eredivisie. Por definir está se a observação será feita por Carlos Carvalhal ou por Miguel Leal.

in O Jogo Online





Muitos sorrisos e dois treinos depois da folga

Cumprido o dia de descanso que se seguiu ao triunfo sobre o F. C. Porto, o plantel do Braga voltou ao trabalho, tendo realizado dois treinos abertos ao público, que permitiram constatar o ambiente de boa disposição que se vive na equipa arsenalista. De manhã, os minhotos fizeram uma ligeira sessão de recuperação física,que não contou com a presença de Hugo Leal (tem uma ligeira entorse num tornozelo), Castanheira (sofreu uma distensão muscular sem gravidade), João Pinto e Marcel (ambos em trabalho de ginásio).

O central Nem treinou à parte, mas também não tem nada de grave, enquanto Vandinho continua a recuperar da lesão que o afastou da competição nas últimas semanas. À tarde, os jogadores menos utilizados fizeram um jogo-treino com a equipa de juniores, ganhando por 5-0 (Cesinha marcou dois golos). Hoje, o plantel às ordens de Carlos Carvalhal volta a treinar de manhã (10 horas), a exemplo do que acontecerá nos próximos dias.

in JN





SESSÃO DUPLA NO REGRESSO AO TRABALHO

O grupo às ordens de Carlos Carvalhal regressou ontem ao trabalho numa sessão dupla. O apronto matinal serviu de recuperação para os jogadores que jogaram com os «dragões», ao passo que os restantes realizaram treino normal. Da parte da tarde, os não utilizados na segunda-feira realizaram um treino conjunto com os juniores. Num jogo bem disputado, os séniores venceram, por 5-0. Entretanto, Vandinho continua o trabalho de reintegração progressiva, Hugo Leal realizou tratamento e trabalho de ginásio e Castanheira fez tratamento a uma distenção muscular. João Pinto e Marcel também não subiram ao relvado, realizaram recuperação no ginásio. Hoje há novo treino (10h00).

in O Norte Desportivo Online